sábado, 15 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 17 A 21/08/2020

 




LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

 

·         A atividade a seguir está nas páginas 79 a 83 do livro de Língua Portuguesa, caso você tenha o livro poderá fazer lá, caso não tenha é só copiar e responder a atividade abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

·         O livro de Língua Portuguesa utilizado em nossa escola é esse da imagem abaixo:










Para iniciar

Podemos buscar informações sobre algo que desconhecemos em jornais e revistas, no dicionário, na internet, etc.

Leia o texto informativo a seguir. Comece pelo título. Depois, conheça um pouco mais sobre esse gigante. Por que será que ele tem medo de abelha?



·         Leitura: Texto informativo


 

Um gigante que tem medo de Abelha!

 

Maior mamífero terrestre, o elefante passa cerca de 16 horas por dia mastigando!

Ele também é bom de memória e foge de abelhas (não de ratos). Quer saber mais? A gente conta!




Vamos ler juntos cada boxe de informação.

 

 

GPS embutido

A boa memória dos elefantes começa na relação entre fêmeas e filhotes, Elas ensinam aos jovens os caminhos para lugares com água e alimento. Eles aprendem e nunca mais esquecem.


 

 

 

Bons de natação

Esses mamíferos adoram tomar banho com água (para refrescar) e com lama (que forma uma camada protetora na pele enrugada contra carrapatos e parasitas).

 

Dormem em pé

Cerca de quatro horas de sono por noite são suficiente para os elefantes. Eles não deitam para dormir, porque conseguem relaxar apoiados nas pernas e nos pés fortes. Só os filhotes se espalham pelo chão.



 

É muito cocô! 

Elefantes fazem cerca de 90 quilos de cocô por dia! Tanta porcaria vem de tudo o que eles comem: entre 150 e 200 quilos de vegetais, como capim, folhas, casca de árvores e raízes.


 

 

Medo de quê? 

Por saberem que a picada da abelha é dolorida, os elefantes evitam o inseto. Quando há abelhas por perto, eles emitem um som, avisando aos outros – um grande enxame pode matar filhotes!

 

Dumbo? 

O tamanho das orelhas tem uma razão: refrescar o corpo. Ao abaná-las, o bicho abaixa a temperatura naquela região (cheia de veias), e o sangue resfriado circula.




 

Você sabia que... 

...quando encontramos ossos de antepassados, os elefantes emitem um som baixinho, como se estivessem chorando?

Christiane Oliveira, Um gigante que tem medo de abelha! Revista Recreio. São Paulo: abril, n. 733, p. 20-21, 2014.


 

Interpretação do texto

COMPREENSÃO DO TEXTO

Atividade oral e escrita

 

1-  De acordo com o texto informativo, por que os elefantes têm medo de abelhas?

 

2-  Responda de acordo com o texto: Por que o elefante...

 

a)   ... tem boa memória?

b)   ... dormem em pé?

c)   ... abana as orelhas?

d)   ... toma banho com lama?

 

3-  O elefante é um herbívoro. Do que ele se alimenta?

 

4-  Cada um dos boxes do texto informativo que você leu vem com um título. Observe este título.

 

  

GPS embutido

 

A boa memória dos elefantes começa na relação entre fêmeas e filhotes, Elas ensinam aos jovens os caminhos para lugares com água e alimento. Eles aprendem e nunca mais esquecem.


 

 

 

O GPS (do inglês Global Positioning System) é um sistema de posicionamento que utiliza satélites para enviar informações sobre localização

 

 

O autor escolheu o título “GPS embutido” para esse boxe, provavelmente porque os elefantes:

 

(   ) têm um aparelho embutido no corpo.

(   ) têm boa memória para guardar caminhos.

(   ) aprendem o caminho e não o esquecem.

(   ) dependem das mães para lembrar o caminho

 

5-  Abaixo do título “Um gigante que tem medo de abelha!” há esta informação:

 

[...] o elefante passa cerca de 16 horas por dia mastigando!

 

Você descobriu por que o elefante passa tanto tempo mastigando? Explique.

 

6-  De acordo com o texto informativo: Em que momento os elefantes emitem sons que lembram um choro?

 

7-  Observe agora o cartaz deste filme, em que o protagonista é um elefante.

 

 

 

 

Dumbo é o personagem de uma história infantil: um elefante que tinha orelhas tão grandes que lhe permitiam voar.



Por que foi dado o título “Dumbo?” a um dos boxes do texto informativo?

 

Dumbo?

O tamanho das orelhas em um razão: refrescar o corpo. Ao abaná-las, o bicho abaixa a temperatura naquela região (cheia de veias), e o sangue resfriado circula.

                                                 _________________________

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8-  Explique: Por que o título “Um gigante que tem medo de abelhas!” foi dado ao texto informativo?

 

9-  Volte ao texto e reveja todos os boxes de informação sobre o elefante.

 

a)   Você conhecia alguma das informações lidas no texto? Quais?

 

b)   Qual foi a informação que mais chamou a sua atenção nesses boxes? Por quê?

 

 

c)   Escreva com suas palavras um novo boxe para comunicar a informação que mais lhe chamou a sua atenção. Faça um desenho para acompanhar seu texto e não se esqueça de dar um título ao boxe.


Resposta pessoal do aluno

 

 

 

 

 

Desenho do aluno

 

 

 

 

 







MATEMÁTICA

 

Oi, Turminha!

Para não perdermos o foco e ficarmos cada vez mais antenados, nesta semana vamos revisar as questões sobre ordens e classes, valor absoluto e posicional, escrita por extenso e as quatro operações.

Bom trabalho e lembre-se qualquer dúvida mande nos comentários do blog.

Beijos…

 

1)   Arme e efetue as operações abaixo com muita atenção:


a)   1 326 + 795 =

b)   4 841 + 1 649 =

c)   9 316 + 733 =

d)   121 + 1 999 =

e)   4 878 – 1 889 =

f)    2 598 – 1 724 =

g)   5 211 – 3 257 =

h)   4 728 – 3 635 =

i)    383 x 23 =

j)    1 234 x 9 =

k)   4 311 x 36 =

l)    3 267 x 17 =

m) 2 384 : 2 =

n)   2 739 : 3 =

o)   3 186 : 6 =

p)   7 895 : 5 =


1) Agora com o resultado das operações A; C; F; H; J; L; N; P, R, responda as questões abaixo:

 

a)   Escreva o resultado da operação.

b)   Quantas ordens têm esse número?

c)   Quantas classes?

d)   Qual é o algarismo de maior valor absoluto (VA)?

e)   Qual é o algarismo de maior valor posicional (VP)?

f)    Escreva por extenso esse número.



CIÊNCIAS

Olá, Amores!!

Continuando o nosso assunto sobre Recursos Naturais, ÁGUA, vamos aprender um pouco mais sobre consumo consciente, preservação, tratamento e saneamento básico.

Assista aos vídeos abaixo com bastante atenção, imagine que está na sala de aula e sua professora esta explicando a matéria. Depois leia o texto abaixo e responda as questões no seu caderno de Ciências.





SANEAMENTO BÁSICO

 

        Quando falamos em saneamento básico, logo imaginamos o abastecimento de água e o esgotamento sanitário. Entretanto, o saneamento básico inclui uma série de outros serviços fundamentais para a qualidade de vida de uma população.

        De acordo com a Lei 11.445/07, podemos definir como saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

        Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores de uma determinada população, ela deve ser captada e tratada para que se torne potável. Todos os processos necessários para enviar água de qualidade à população incluem-se no saneamento básico.

        O saneamento básico também se preocupa com os despejos de uma comunidade. Sendo assim, é fundamental que exista um sistema de esgotos eficiente para evitar a proliferação de doenças e de contaminação da água que está sendo consumida.

        Para muitos, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos não se enquadram em saneamento básico. Entretanto, eles são fundamentais para se manter um ambiente saudável. É essencial que exista em toda cidade um programa de coleta, tratamento e destinação adequada do lixo produzido pela população, bem como os lixos encontrados nas vias públicas.

        É comum que muitas cidades não tenham um programa eficaz de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Todavia, é um item importantíssimo do saneamento básico, pois o sistema de drenagem evita, por exemplo, as enchentes e alagamentos, que são responsáveis pela transmissão de inúmeras doenças, como a leptospirose.

        Sendo assim, de acordo com a lei, podemos concluir que saneamento básico é um termo muito mais amplo e que todas essas atividades estão relacionadas com um objetivo principal: promover a saúde da população.

        Quando nos preocupamos com a qualidade da água que é distribuída, com o tratamento correto do esgoto e o manejo adequado do lixo e das águas pluviais, estamos evitando a proliferação de diversas doenças, garantindo, assim, uma melhor qualidade de vida.

        Além de garantir uma melhoria na condição de vida da população, o saneamento básico de qualidade ajuda indiretamente o meio ambiente. Ao dar um destino adequado ao esgoto e aos resíduos sólidos, evitamos a poluição de rios e lagos, por exemplo.

        É importante destacar que todas as cidades devem garantir a universalização do acesso ao saneamento básico, ou seja, devem levar esses serviços a todas as residências. Entretanto, ainda muitas localidades no país não têm acesso a esses serviços tão importantes, sendo fundamentais investimentos nessa área.


Por Ma. Vanessa dos Santos

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "O que é saneamento básico?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-saneamento-basico.htm. Acesso em 11 de agosto de 2020.

 

LEMBRE-SE QUE SE VOCÊ TIVER ALGUMA DÚVIDA PODE COLOCAR AQUI NOS COMENTÁRIOS.

 

Agora que você já assistiu aos vídeos e leu o texto, responda com atenção.

 

1) O que é Saneamento Básico?

 

2) Quais são os principais serviços de Saneamento Básico?

 

3) Para que servem as Estações de Tratamento de Água (ETE)?

 

4) Como é feita a coleta de lixo no lugar onde você mora?

 

5) Na sua região tem coleta seletiva de lixo? Você e sua família fazem a separação dos resíduos? Como?

 

6) O que o tratamento de esgoto evita?

 

7) No lugar onde você mora, existe rede de esgoto?

 

ATENÇÃO!!!

VOCÊ SE LEMBRA DO NOSSO DESAFIO? AINDA NÃO RECEBEMOS O SEU DESENHO. ESTAMOS AGUARDANDO ANSIOSAS!!!

 

Assista o vídeo abaixo e acompanhe a letra da música: O Sal da Terra.

Depois faça um desenho inspirado na música, tire uma foto e mande para o nosso e-mail: blogemvg@gmail.com




O Sal da Terra

Beto Guedes

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor




GEOGRAFIA/HISTÓRIA

Capital de Minas Gerais: a história de Belo Horizonte e sua escolha como capital do estado.

Capacidades e habilidades: compreender a história da cidade em que vivem.

 

A cidade de Belo Horizonte foi fundada em 1701, quando ainda era chamada de Arraial Curral Del Rey. O arraial foi escolhido para abrigar a nova capital de Minas pelos seguintes fatores: sua posição geográfica: estava localizada no centro de Minas Gerais; tinha um relevo mais plano e um clima bastante ameno e possuía uma rica bacia hidrográfica em seu interior.

Em 1893, o arraial foi elevado à condição de município e começou a ser construída, e mais tarde foi nomeada como a nova capital de Minas Gerais, ganhando o nome de Cidade de Minas. Em 1901, o governo do Estado alterou o nome para Belo horizonte, em função da capital ter o mesmo nome de sua unidade federativa.

No processo de planejamento da nova capital, foi determinado que ela abrigaria até 2000 cerca de 100 mil habitantes. Entretanto, foi a partir de 1940 que Belo Horizonte começou a crescer. A industrialização que chegou no país, predominantemente na Região Sudeste alcançou Belo Horizonte e promoveu o crescimento populacional da cidade. Junto com as indústrias, foi construído o Complexo Arquitetônico da Pampulha, que hoje é o principal ponto turístico da cidade.

Na década de 1960, a cidade crescia e sua paisagem se modificava radicalmente passando por um vertiginoso processo de verticalização. Nas décadas seguintes a cidade ganhou dimensão de metrópole nacional e continuou seu rápido crescimento populacional. Desse modo, em 1973, foi instituída a Região metropolitana de Belo Horizonte, que atualmente é composta por 34 municípios, e é a terceira maior região metropolitana do país, segundo o IBGE em 2018.

Belo Horizonte é considerada o um dos maiores centros financeiros do Brasil. Com o rápido crescimento populacional os problemas urbanos também chegaram. Um deles é o processo de favelização. Outros problemas: a quantidade de moradores de rua, longos congestionamentos, poluição ambiental causada pelas indústrias e automóveis, a violência como: roubos, homicídios e furtos na cidade.

 

Aspectos físicos-naturais de Belo Horizonte

 

Relevo

O relevo da cidade é bastante conhecido pela presença de morros e montanhas. O ponto mais alto da cidade encontra-se a Serra do Curral com 1538 metros de elevação.

 

Hidrografia

A cidade, apesar de estar localizada na Bacia de São Francisco, não é banhada por nenhum grande rio. Em seu interior passam por vários córregos e ribeirões, em que os principais cursos hídricos são o Ribeirão Arrudas e Ribeirão das Onças. Muitos córregos na cidade foram canalizados para a construção de acessos de via rápida, o que causa muitas inundações no período chuvoso, devido à impermeabilização do solo.

 

Clima

O clima característico de Belo Horizonte é o tropical caracterizado por verões quentes e chuvosos (ocorre entre novembro e março) e invernos secos e amenos (entre abril e outubro).

 

Atualmente Belo Horizonte preserva pouco de sua vegetação original e, como ocorre em toda a região metropolitana, grande parte dos ambientes naturais foram extensamente modificados pelo homem. Com o desenvolvimento industrial, também houve uma grande piora na qualidade do ar nos últimos anos. A Região Metropolitana de Belo Horizonte é a que mais emite ozônio no Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto há bastantes parques, áreas preservadas e reservas naturais. A capital mineira possui o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de áreas verdes.

Belo Horizonte é uma das capitais mais arborizadas do país, sendo este um dos motivos de ter recebido o título de "Cidade Jardim". O Parque das Mangabeiras, na Serra do Curral, é a maior área verde de cidade e um dos maiores parques urbanos da América Latina. O Parque Ecológico da Pampulha, está localizado na Ilha da Ressaca, na Lagoa da Pampulha, ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, sendo umas das maiores áreas verdes da capital. A Lagoa da Pampulha é um local de grande procura para o lazer.

O município de Belo Horizonte está dividido em nove administrações regionais (Barreiro, Centro-Sul, Nordeste, Noroeste, Norte, Pampulha e Venda Nova sendo cada uma delas, por sua vez, dividida em vários bairros.

Extraído de infoescola.com/geografia/belo-horizonte/ e Wikipédia, a    enciclopédia livre.

Mapa de Belo Horizonte. Fonte: IBGE.



Parque das Mangabeiras – Belo Horizonte - Origem: Wikipédia




Parque Ecológico da Pampulha



Lagoa da Pampulha com o Mineirão


Vista aérea da cidade de Belo Horizonte com a presença de morros ao fundo.     

Foto: Breno Saturnino / Shutterstock.com


 Vista panorâmica de Belo Horizonte à noite


Atividades

Faça tudo no caderno de Geo/História

 

Copie e marque com um X a alternativa correta:

1 - A capital do estado mineiro é a cidade de:

a) Vitória

b) Belo Horizonte

c) Uberlândia

d) Curitiba

e) Palmas

 

2 – Em qual região do Brasil está localizada a cidade de Belo Horizonte?

a) Região Norte

b) Região Sul

c) Região Sudeste

d) Região Centro Oeste

e) Região Nordeste

 

Copie e responda no caderno as questões abaixo:

3 – Quando foi fundada a cidade de Belo Horizonte e como ela era chamada?

 

4 – Qual é o principal ponto turístico da cidade?

 

5 – Qual o motivo que levou Belo Horizonte a receber o título de cidade Jardim?

 

6 – Escreva os nomes das nove administrações regionais de Belo Horizonte?

 

7 – Copie o texto abaixo no caderno, preenchendo as lacunas de acordo com o texto acima:

Belo Horizonte é uma das ------------- mais arborizadas do país, sendo este um dos motivos de ter recebido o título de -------------. O Parque das -------------, na Serra do Curral, é a ------------ área verde de cidade e um dos maiores parques urbanos da ---------------. O Parque Ecológico da Pampulha, está localizado na Ilha da Ressaca, na Lagoa da ---------------, ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, sendo umas das maiores --------- verdes da -------.

 

8 – Você conhece algum ponto turístico importante de Belo Horizonte? Se sim descreva no caderno como é este local e o que você mais gostou nele.

 

9– Escreva no caderno os problemas urbanos causados pelo grande crescimento populacional de Belo Horizonte.




EDUCAÇÃO FÍSICA

 

O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

Aqui, neste vídeo, eu separei algumas brincadeiras, do nosso Folclore, para vocês se divertirem em casa. Chame a família e aproveite um pouco de nossa cultura e o que, provavelmente, seus pais, avós brincavam quando na idade de vocês.



Se você conhece alguma ou todas, parabéns; caso não conheça alguma  aproveite para brincar.

Lembrando que em tempo de pandemia, as brincadeiras só podem ser com o pessoal de casa. Uma pena... Né?

 Mas vamos torcer para tudo isso passar, pois estou com muitas saudades.

Divirtam-se!

ANA LUCIA


ARTE


O “Folclore Brasileiro” é muito rico, ele representa uma grande parte das nossas tradições e cultura, possui lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, trava-línguas, brincadeiras, adivinhas..., mas não se trata apenas disso. Simboliza, de fato, a nossa cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.

Aproveitando que agosto é o mês do “Folclore” vamos dar sequência as nossas atividades de “Arte” seguindo esse tema. 

Você já brincou de “Adivinha”? Abaixo temos 45 para você tentar responder! Se achar muito difícil vale pedir ajuda, mas só depois de tentar sozinho(a). Vamos ver quem acerta mais?

Quando terminar a “adivinhação” escolha duas adivinhas e faça uma ilustração bem criativa no seu caderno de “Arte”.

Você já criou alguma “adivinha”? Agora é a sua vez, crie quantas “adivinhas” quiser, brinque com seus familiares e as registre no caderno de Arte.








VÍDEO DE CORREÇÃO DE MATEMÁTICA DA SEMANA ANTERIOR


Um comentário:

  1. Alunos do 5º ano
    Estamos esperando o retorno de vocês. Principalmente o desenho sobre a música Sal da Terra.
    Queremos fazer uma surpresa para vocês no próximo mês.
    Continuem se cuidando!!!
    Saudades...
    Beijos e abraços virtuais...
    Professora Helena

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