segunda-feira, 24 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 24 A 28/08/2020

 






GEOGRAFIA / HISTÓRIA


AS PAISAGENS MUDAM PELA AÇÃO HUMANA OU PELOS FENÔMENOS DA NATUREZA.

As paisagens estão em constante transformação. Paisagens da cidade, do campo ou mesmo de florestas podem mudar ao longo do tempo, de maneira natural ou por ação humana. É possível pensarmos que algumas dessas transformações trazem melhorias, enquanto outras causam problemas ao meio ambiente e à vida no local.

A modificação das paisagens ao longo do tempo pode ocorrer por diversos fatores, mas principalmente para atender às necessidades dos seres humanos, tais como construção de estradas, construção de moradias, expansão das cidades, instalação de fábricas e áreas de esporte e lazer, novas áreas de plantio e pecuária, entre outras. Essa modificação pode ocorrer também por processos naturais, como chuvas, ventos, mudanças de temperatura, terremotos, tsunamis, erupção de vulcões, furacões, etc., sendo que, no território brasileiro, temos apenas a influência da chuva, do vento e das diferenças de temperatura, entre as modificações citadas.

As paisagens urbanas e rurais sofrem várias mudanças. No campo, as florestas  podem ser derrubadas para dar espaço a plantação de alimentos ou a criação de animais. Nas cidades, ruas são criadas, construções antigas são derrubadas para dar espaço a novas construções. Se observar o lugar onde moramos, provavelmente vamos presenciar algumas mudanças como construção e reformas de casa, melhoria das ruas, entre outras.

Modificar a paisagem nem sempre é fácil, muitas vezes, encontra-se vários obstáculos que terão que ser superados para atingir um certo objetivo.

 

De acordo com as informações sobre as mudanças nas paisagens, responda as questões abaixo em seu caderno de Geografia/História.

 

1-Leia as frases abaixo e coloque (v) para verdadeiro ou (F) para falso:

 

( ) A paisagem só pode ser modificada pela natureza.

( ) A paisagem só pode ser modificada pelo ser humano.

( ) A paisagem está sempre em transformação.

( ) As paisagens são transformadas pela ação humana e pelos fenômenos naturais.

( ) Nas paisagens rurais em que há atividades agropecuárias predominam elementos naturais, mas elas foram, muitas vezes, intensamente modificadas pela ação humana.

 

2-Dê exemplos de agentes transformadores das paisagens.

 

3-Leia as informações a seguir sobre as modificações das paisagens e escreva a alternativa correta em seu caderno.

 

a) As diferentes sociedades modificam igualmente as paisagens por uma necessidade de sobrevivência.

 

b) As comunidades indígenas não promovem nenhum tipo de alteração nas paisagens em que estão inseridas.

 

c) As grandes cidades apresentam uma intensa modificação na paisagem natural.

 

d) Independentemente da cidade, toda paisagem urbana pode ser alterada apenas por fatores humanos.

 

4-Faça uma breve pesquisa descubra quais mudanças aconteceram ao longo do tempo no bairro ou rua onde você mora. Registre essas mudanças em seu caderno.

 

5-Complete as frases abaixo com as palavras do quadro.

 

               POLUIÇÃO – SONORA – VISUAL -MUDANÇAS

 

a) A paisagem sofre diversas _____________________ promovidas por processos naturais e pela ação humana.

 

b) Algumas vezes, o ser humano pode provocar problemas ambientais, como a _____________________ do ar e da água. O excesso de propagandas pode causar poluição __________________ e o excesso de ruídos, a poluição ______________________.

 

6-Desenhe em seu caderno, em ordem cronológica, os processos de modificação de uma paisagem natural para uma zona industrial.

 

7-Observe as paisagens abaixo e escreva as mudanças que ocorreram da paisagem natural para a modificada.







 LÍNGUA PORTUGUESA


 Olá crianças, vamos continuar nossa jornada. Mesmo separados estamos conectados, não é?

Como estamos com tempo, vamos ajudar a mamãe, mantendo nossa casa organizada. Para isso, cooperar nas tarefas é muito importante.

Escolha aquelas com as quais você se identifica. Quando simpatizamos, fazemos com boa vontade. Há, ha,há!!! Outras vezes fazemos porque é necessário mesmo. Fazer o quê, né? Vamos lá, observe este quadro de tarefas e crie o seu, com sua família em sua casa. Boas tarefas  !!!

É compreensível que em cada Lar as coisas funcionem de uma forma.

Este é um modelo para você se inspirar, okay?

Comece aos poucos e vá ampliando com o passar dos dias.


1 - Responda (Dê respostas completas)

  1. Quais as tarefas que você já fazia em casa antes da pandemia?

  2. O que você gosta de fazer em casa para cooperar com seus pais?

  3. Como é seu quarto? Você o mantém organizado e limpo?

  4. Você encontra facilmente aquilo que procura?

  5. Suas gavetas são organizadas?

  6. Você guarda no mesmo lugar, suas coisas e as coisas da casa?

  7. Ajuda seus pais com boa vontade?


  1. Crie um pequeno quadro de tarefas fáceis para você cumprir em sua casa. Aos poucos amplie. Lembre-se, tudo que você aprender agora, será muito importante para seu futuro.


  1. Vamos falar de substantivo feminino e masculino. Assista as explicações em:


  1. Faça uma lista de substantivos femininos que você conhece e escreva em seguida os masculinos. Forme 15 pares. Mostre que você é craque!


  1. Agora vamos falar de singular e plural. Assista as explicações em:



  1. Escreva dez frases no plural, usando as figuras que aparecem no vídeo acima. Capriche!!! Você é demais!!!


  1. Você sabe o que é um coletivo? O Substantivo coletivo costuma estar em sua forma no singular, embora designe um conjunto de muitos seres...


Continuando com nossa atividade, vamos conhecer alguns substantivos coletivos? Essa lista não é difícil. Vamos lá? Faça em seu caderno esta atividade. Escreva o nome do conjunto e qual o seu coletivo. Na próxima semana, enviaremos a correção.





EDUCAÇÃO FÍSICA 

 

Queridas crianças,

 


Aprendemos na semana passada o que é o FOLCLORE! São manifestações da nossa cultura popular, como os ritmos musicais, as danças, as lendas, festas populares, BRINCADEIRAS, entre outras, e que são transmitidas de geração para geração.

 


Quais brincadeiras que estavam no vídeo da última atividade você já conhecia? Várias, não é mesmo!?


Agora é a vez de brincarmos com o JOGO DE MÃOS (ADOLETÁ).

 

INSTRUÇÕES:

  • Assista ao vídeo abaixo. Nele você irá ver o Jogo de Mãos chamado “Aonde vai Fifi”. Já brincou alguma vez? 

  • Depois, tente lembrar também algumas versões desta brincadeira que você já conhecia.
  • Pesquise no Youtube pelo termo Jogo de mãos” para descobrir outras versões desta brincadeira.
  • Converse com alguém mais velho (acima dos 30 anos) que você conheça e pergunte se já brincou ou conhece algum “Jogo de Mãos”.
  •  Chame alguém de sua casa para fazer algum “Jogo de Mãos”. Se puder, grave um vídeo (de aproximadamente 30 segundos) e envie para o blog na próxima segunda feira.

 

Um grande abraço!




CIÊNCIAS 


Podemos nos mover e nos locomover graças ao sistema locomotor!

 

Os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Os ossos, cartilagens e articulações são os componentes do esqueleto.

OS OSSOS


Os ossos sustentam nosso corpo: sem eles seríamos um amontoado de músculos incapaz de ficar em pé.Os ossos também são importantes porque protegem nossos órgãos. As costelas, por exemplo, abrigam dentro de nosso esqueleto o coração, o pulmão e muitos outros órgãos.

https://static.escolakids.uol.com.br/image/caixa%20torcica.JPG



Os ossos, também, guardam dentro deles uma substância muito importante para nosso organismo: o cálcio. Além disso, dentro deles, é encontrada a medula óssea, responsável pela formação de células do sangue.

Se você apalpar seu corpo poderá sentir os ossos da cabeça, pescoço, ombros, braços, mãos, tronco, costas, quadril, pernas, pés, enfim! São tantos, que somam 206 em uma pessoa adulta. Quando os bebês nascem, eles apresentam um número de ossos um pouco maior (aproximadamente 300). Aos poucos, alguns deles se unem, diminuindo esse número.


Disponível em : https://escolakids.uol.com.br/ciencias/sistema-locomotor.htm



Assista ao vídeo abaixo para saber mais.



https://i1.wp.com/onlinecursosgratuitos.sfo2.digitaloceanspaces.com/2019/11/atividades-esqueleto-humano-educacao-infantil-22.jpg?ssl=1





 ARTE


Sabemos que o desenho é uma ferramenta muito importante durante a infância, através dele, a criança pode expressar sua criatividade.


Vamos colocar em prática essa semana uma forma simples e interessante de desenhar algo usando os números?


Como fazer isso? Olhe para esta imagem e você entenderá o quanto pode ser divertido transformar números em desenhos bem bonitinhos!


COMO DESENHAR E COLORIR ANIMAIS COM NÚMEROS ❥ TV Kids - YouTube



Assista o vídeo e reproduza no seu caderno de “Arte”.

Capriche!!!

Não se esqueça de nos enviar as fotos da sua atividade!






MATEMÁTICA 


Resolva as atividades no caderno.




DESAFIO  MATEMÁTICO   

Resolva o desafio no caderno de Matemática







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.