GEOGRAFIA / HISTÓRIA
O sujeito e seu lugar no mundo - A cidade e o campo: aproximações e diferenças
Leia, com atenção, a letra da canção abaixo:
Casa no campo
Zé Rodrix / Tavito
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa compor muitos rocks rurais
e tenha somente a certeza
dos amigos do peito e nada mais.
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa ficar do tamanho da paz
e tenha somente a certeza
dos limites do corpo e nada mais.
Eu quero carneiros e cabras
pastando solenes no meu jardim. [...]
Eu quero uma casa no campo,
do tamanho ideal, pau a pique e sapê,
onde eu possa plantar meus amigos,
meus discos e livros e nada mais. [bis]
Elis Regina. Casa no campo. In: Elis. (vol.1). Rio de Janeiro. Phonogram, 1972.
Releia a letra da canção acima e, em seguida, responda às perguntas abaixo no caderno de Geo/História..
1 - De que tipo de paisagem a música fala?
2 - Quais trechos o levaram a essa conclusão?
3 - Se você pudesse modificar algo na paisagem descrita, o que seria?
4 – ilustre no caderno a paisagem descrita da forma como você a imagina.
5 – Copie e relacione a segunda coluna de acordo com a primeira Colocando a letra correta:
A - Área rural
B - Área urbana
( ) Movimento intenso de veículos.
( ) Construções de estabelecimentos comerciais.
( ) Sítios, fazendas, chácaras.
6 - Quais as principais diferenças que você percebe entre os espaços urbanos e rurais? Escreva no caderno.
7 – Copie as frases abaixo e escreva no caderno V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.
B) ( ) Na área rural, em geral, as pessoas moram nas fazendas e nos sítios.
C) ( ) Na área urbana, encontramos intenso movimento de pessoas e veículos nas ruas e avenidas.
D) ( ) Na área urbana, a construção de casas e prédios é maior que na área rural.
8 – Copie e preencha no caderno as lacunas do texto a seguir com as palavras abaixo.
(vida – espaços – paisagens – lugar - diferentes – forma – varia).
As pessoas são ________________e. Além disso, elas vivem em diferentes _________________________.
Cada paisagem influencia no modo de ____________ das pessoas. Muitas vezes, por vivermos em determinada paisagem, achamos que todas as pessoas vivem da mesma _____________ que a gente.
LÍNGUA PORTUGUESA
Olá criançada, mais uma semana distantes, mas conectados.
Leia o texto abaixo:
Amizade
Amizade nasce de um sorriso sincero,
Cresce aos poucos,
E quando estimada fica, impossível de não tê-la mais.
A amizade é tão forte como o brilho do Sol,
Tão grande como a Lua,
Tão admirada como a paisagem mais bela.
A amizade cobiça fielmente a sinceridade,
Alimenta a cumplicidade e devora a alegria.
A amizade é algo indecifrável,
Como uma língua sem tradução.
Amizade é presente dos céus,
É uma chama a nos iluminar.
Ser amigo é ter prestígio,
Ter conceito de companheirismo,
Fraternidade perfeita.
A amizade é dotada de compreensão,
Completa de fiel felicidade,
Nos afasta da solidão.
Segundo o texto, como cresce a amizade? Responda em seu caderno.
Complete as frases de acordo com o texto.
A ____________________ é tão forte como o brilho do Sol.
Tão grande como a __________________.
Tão ________________ como a paisagem mais bela.
Nos ____________ da solidão.
Copie as frases em seu caderno completando as idéias.
Vamos falar sobre amizade. Qual é o seu conceito (ideia sobre) sobre amizade? Escreva um pequeno parágrafo explicando.
Vejam este quadro que coloquei acima. Crie seu próprio quadro com seus amigos, depois envie para eles. Com certeza vão ficar muito felizes.
Copie o quadro abaixo em seu caderno e complete-o.
|
Como sou? |
Como é meu(a) melhor amigo(a) da turma |
Olhos |
|
|
Nariz |
|
|
Cabelo |
|
|
Rosto |
|
|
Sorriso |
|
|
Procure no dicionário o sentido das palavras abaixo e escreva em seu caderno. Primeiro a palavra, depois o sentido dela.
Estimada - cobiça - cumplicidade - indecifrável - prestígio
1 - Fazer a atividade ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na área de serviço);Instruções:
2 - Use um colchonete ou uma colcha...uma toalha;
3 - Para cada movimento, conte até 10;
4 - Dê preferência a um lugar calmo; e fique voltado para o sol.Boa atividade!
CIÊNCIAS
QUE TAL SABER MAIS SOBRE O NOSSO CORPO?
ASSISTA AO VÍDEO PARA DESCOBRIR
Corpo Humano
O corpo
humano é
formado por um conjunto harmônico de órgãos e sistemas que
trabalham o tempo todo.
Cada sistema com sua função específica
é semelhante a uma máquina com várias peças: cada peça
individualmente não representa muita coisa, mas dentro de um
sistema, se uma
delas parar de funcionar, prejudica o
funcionamento das demais.
O cérebro é quem comanda tudo. Através de milhões de células nervosas, chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do corpo ocorre de forma dinâmica.
O coração é o responsável por bombear o sangue para todas as partes do nosso corpo.
Os pulmões são responsáveis pela nossa respiração.
Já o estômago e os intestinos, fazem parte do sistema responsável pela digestão dos alimentos que consumimos.
(Texto adaptado)
Saiba mais em: https://www.smartkids.com.br/
AGORA É SUA VEZ!
COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO E REESCREVA-AS EM SEU CADERNO DE CIÊNCIAS
ÓRGÃOS – CÉREBRO – CABEÇA – PULMÕES – SISTEMAS – TRONCO – SUPERIORES – MEMBROS – PERNAS – INFERIORES – BRAÇOS - CORAÇÃO
1 – O corpo humano é formado por 3 partes principais que são ____________________, __________________ e ______________.
2 – Os membros estão divididos em __________________ e __________________________ que são os ______________ e as __________________.
3 – Nosso corpo é formado por um conjunto de _________________.
4 - Na cabeça está o órgão que comenda todas as nossas funções que é o __________________________.
5 – Os ________________são responsáveis por proteger órgãos vitais do nosso corpo. O crânio protege o nosso cérebro. As costelas protegem o ____________________ e os ________________.
6 – O conjunto de órgãos responsáveis por determinadas funções do nosso corpo formam os _______________________.
EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE O TRECHO ABAIXO:
“Cada sistema com sua função específica é semelhante a uma máquina com várias peças: cada peça individualmente não representa muita coisa, mas dentro de um sistema, se uma delas parar de funcionar, prejudica o funcionamento das demais.”
USANDO RECORTES DE LIVROS OU REVISTAS, MONTE O CORPO HUMANO EM SEU CADERNO, IDENTIFICANDO CADA PARTE (VALE IDENTIFICAR ALGUNS ÓRGÃOS TAMBÉM!).
ARTE
“AMIZADE, é gostoso e divertido, a vida ganha
Sentido quando se tem um amigo!”
Este ano tivemos pouco tempo de convivermos com os nossos colegas de classe, você se lembra do nome de todos eles? Vamos fazer uma lista no caderno de Arte com o nome deles?
Agora, que tal construirmos a nossa “árvore da amizade”?
Pode incluir o nome das professoras também, viu?!
Veja alguns exemplos:
Esperamos que quando as aulas retornarem possamos fortalecer
cada vez mais os laços de amizade entre todos nós!
MATEMÁTICA
1) CALCULE SEM ARMAR:
a) 372 – 362 = ……. f) 2.435 – 2.335 = …….
b) 125 – 115 = ……. g) 463 – 270 = ……
c) 275 – 175 = ……. h) 1.789 – 1.210 = ……
d) 1.200 – 1.100 = ……. i) 2.879 – 1.900 = ……
e) 1.500 – 1.490 = …… j) 250 – 200 = ……
2) DESCUBRA OS NÚMEROS QUE FALTAM:
a) 234 - ……. = 1 d) 1.500 - …….. = 1
b) 178 - …… = 10 e) 1.500 - …….. = 10
c) 250 - …… = 100 f) 1.500 - …….. = 100
3) RESOLVA COM ATENÇÃO:
a) Dei 250 reais para pagar minhas compras e recebi 41 reais de troco. Qual foi o valor de minhas compras?
Cálculo Resposta
b) Numa vila com 316 casas, os moradores resolveram pintar as janelas das casas de azul. De todas as casas, 78 estão com as janelas de outra cor. Quantas casas já estão com suas janelas pintadas de azul?
Cálculo Resposta
DESAFIO MATEMÁTICO
Resolva o desafio no caderno de Matemática
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA DA SEMANA ANTERIOR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.