FOLCLORE: CONJUNTO DE COSTUMES, LENDAS, PROVÉRBIOS, MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS EM GERAL, PRESERVADO POR UM POVO OU GRUPO POPULACIONAL, POR MEIO DA TRADIÇÃO ORAL; POPULÁRIO.
VAMOS OUVIR UM CONTO POPULAR MUITO INTERESSANTE. ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO, DEPOIS FAÇA AS ATIVIDADES:
AGORA FAÇA UM BELO DESENHO DA PARTE DO CONTO QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO!
SÍLABAS: AS PARTES MENORES DAS PALAVRAS SÃO CHAMADAS DE SÍLABAS.
NÓS PODEMOS CONTAR QUANTAS SÍLABAS UMA PALAVRA TEM. NESTA ATIVIDADE NÓS VAMOS FALAR AS PALAVRAS SÍLABA POR SÍLABA. ASSISTA AO VÍDEO COM ATENÇÃO:
ESCREVA AS PALAVRAS EM SEU CADERNO. AGORA FALE OS NOMES DAS FIGURAS SÍLABA POR SÍLABA, E FAÇA UM CÍRCULO PARA CADA SÍLABA:
FAÇA UM TRAÇO PARA CADA SÍLABA DO NOME DAS FIGURAS E DEPOIS ESCREVA O NÚMERO QUE REPRESENTA ESTA QUANTIDADE NO QUADRINHO.
RIMA É A REPETIÇÃO DE SONS SEMELHANTES NO FINAL DAS PALAVRAS PROPORCIONANDO SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE.
JÁ AS ALITERAÇÕES ACONTECEM QUANDO EXISTE A REPETIÇÃO DE SONS IDÊNTICOS OU PARECIDOS NO INÍCIO DA PALAVRA.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO. APÓS FAÇA A ATIVIDADE NO CADERNO:
DESENHE EM SEU CADERNO FIGURAS CUJOS NOMES RIMEM COM:
DESENHE EM SEU CADERNO FIGURAS CUJOS NOMES COMECEM COMO:
OLÁ TURMINHA!!!
VAMOS CONTINUAR BRINCANDO COM A ADIÇÃO?
CASCÃO E CEBOLINHA POSSUEM MUITOS BRINQUEDOS.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:
NO SEU CADERNO ESCREVA O NOME DOS BRINQUEDOS QUE APARECEM NA IMAGEM E COLOQUE A QUANTIDADE CORRESPONDENTE:
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONTOU CADA BRINQUEDO SEPARADAMENTE, VAMOS BRINCAR DE ADIÇÃO, JUNTANDO OS BRINQUEDOS.
NO SEU CADERNO, COLOQUE SOMENTE AS OPERAÇÕES E O RESULTADO. NÃO PRECISA DESENHAR.
VAMOS CANTAR?
AGORA É COM VOCÊ!
NO SEU CADERNO, COLOQUE EM ORDEM OS NÚMEROS DE 0 A 30. LEMBRE QUE USAMOS DUAS LINHAS PARA ESCREVER E SALTAMOS A TERCEIRA.
EU JÁ COMECEI!
FAÇA AS ATIVIDADES 3 E 4 NO CADERNO DE GEOGRAFIA/HISTÓRIA/CIÊNCIAS.
CIÊNCIAS
ÓRGÃOS DE SENTIDO
ASSISTA O VÍDEO:
VAMOS APRENDER A CANTAR A MÚSICA DOS SENTIDOS
LETRA DA MÚSICA
OS SENTIDOS
MEUS OLHINHOS SÃO PRA VER
MEU NARIZ É PRA CHEIRAR
MINHA BOCA É PRA COMER
MEU OUVIDO É PRA ESCUTAR
COMPLETANDO OS SENTIDOS
TENHO AS MÃOS PARA PEGAR
E OS BRACINHO BEM COMPRIDOS
PRA MAMÃE EU ABRAÇAR
AGORA VAMOS RECORTAR DE REVISTAS OS 05 ÓRGÃOS QUE REPRESENTAM OS SENTIDOS.
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
ZONA URBANA/ZONA RURAL
ASSISTA OS VÍDEOS:
DESENHE COMO ERA:
- A VIDA DO RATO DO CAMPO.
- A VIDA DO RATO DA CIDADE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.