Vamos trabalhar esta semana
com um tema muito alegre, divertido e cheio de emoções!
O nosso tema será FOLCLORE.
Você sabe o que é Folclore?
Folclore é um conjunto de
mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da
pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do
interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens
importantes ou apenas para assustar as pessoas. O Folclore pode ser dividido em
lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos
quatro cantos do país.
Fonte: www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm
Um dos personagens que fazem
parte do nosso Folclore é o Saci Pererê.
Quem é o Saci Pererê?
É um menino negro que tem uma
perna só. Ele é muito levado! Usa um gorro mágico que tem poderes mágicos e
fuma cachimbo.
O Saci adora fazer
travessuras, como queimar a comida, espantar o gado, assustar viajantes
solitários e dar nós nas crinas dos cavalos.
Dizem que para pegar um Saci é preciso fazer uma armadilha com uma peneira. Depois que ele cair na cilada, é preciso tirar rapidamente seu gorro vermelho, colocar o Saci em uma garrafa e fechar bem com uma rolha.
Entendendo o texto
1) Escreva em seu caderno de Língua Portuguesa o que é Folclore.
2) Quais as características do
Saci Pererê?
3) Escreva como é que se pega
um Saci.
4) Você conhece outras lendas
do nosso Folclore? Quais?
5) O texto, cita que algumas
festas populares também fazem parte de nosso Folclore. Você conhece algumas dessas
festas? Quais?
Trabalhando
a ortografia
Agora vamos lembrar uma
regrinha muito fácil de ortografia:
Complete as palavras abaixo
escrevendo-as no caderno. Sempre que
tiver dúvidas, leia novamente a regra acima:
Le__da ba__bu domi__go ta__pa
i __porta__te ca__po to__to ciê__cias
cachi__bo vara__da ma__ga ga__bá
me__sagens mora__go me__te so__bra
Alfabeto maiúsculo e minúsculo
Ao
escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as
palavras.
As letras
maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem
escritas com letras minúsculas.
Se
no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais,
esse também deverá ser escrito com letra maiúscula.
Exemplo: Fui
passear na casa da tia Mariana e brinquei com sua gatinha Mimi.
As letras maiúsculas também são usadas
para escrever nomes de Países, Estados e Cidades, pois também são seus
nomes próprios. Isso deve acontecer, mesmo que tais nomes apareçam no meio ou
no final da frase.
Uso das maiúsculas
Circunstâncias |
Casos
representativos |
Nos nomes de
agremiações, repartições, corporações, edifícios e estabelecimentos públicos
ou particulares. |
Estádio Serra
Dourada, Banco do Brasil, Procuradoria Geral da República... |
Nos nomes de
vias e lugares públicos. |
Praça dos Três
Poderes, Avenida Guarapari, Rua do Atum... |
Nos nomes de
artes, ciências ou disciplinas. |
Geografia,
Matemática, Filosofia... |
Nos nomes de
corpos celestes |
Saturno, Netuno,
Plutão... |
No início de
períodos, versos ou citações diretas. |
Você é linda. As coisas não
mudam; nós é que mudamos. (Henry Ford) |
Nos nomes que
designam altos cargos, dignidades ou postos. |
Presidente da
República, Governador, Prefeito... |
Nas cartas, ao
nos dirigirmos, com ênfase, a alguém. |
prezado
Professor, querida Diretora... |
Nos nomes de
épocas históricas e datas oficiais. Não pare
agora... Tem mais depois da publicidade ;) |
Dia do
Trabalho, Proclamação da República... |
Nos nomes
próprios de pessoas. |
Beatriz, João,
Carlos... |
Nos nomes de
instituições, relacionadas ao ensino e demais segmentos. |
Colégio Santo
Agostinho, Universidade do Paraná... |
Nos títulos de
livros, jornais, revistas, produções artísticas, literárias e científicas. |
Correio Brasiliense,
Jornal O Popular, Dom Casmurro... |
Nos pronomes e
expressões de tratamento. |
Vossa Alteza,
Vossa Excelência, Vossa Majestade... |
Nos nomes dos
pontos cardeais, ao indicarem regiões. |
região Sul, eixo
Leste-Oeste, região Norte... |
Uso de minúsculas
Ocorrências |
Exemplos |
Nos nomes de
meses e dias da semana. |
terça-feira,
abril, agosto, domingo... |
Nos nomes comuns
que acompanham nomes geográficos. |
oceano Índico,
região Nordeste, baía de Todos-os-Santos... |
Nas palavras que
designam nacionalidade ou origem. |
carioca,
catarinense, inglês... |
No meio do nome
de obras, com exceção de nomes próprios. |
Memórias
sentimentais de João Miramar, Memórias póstumas de Brás
Cubas... |
Nas palavras
compostas, ainda que formadas por nomes próprios. |
joão-de-barro,
banho-maria... |
Após alguns
sinais de pontuação, tais como: ponto de interrogação (sem raciocínio
completo), interjeição, exclamação e dois pontos (sem nome próprio). |
O quê? não queres ajuda? |
- Leia o texto com atenção e responda tudo no caderno:
4) Retire do texto palavras iniciadas
com letras maiúsculas e
escreva-as usando a letra
cursiva.
Leia o relato pessoal abaixo:
Meu nome é Rosemary mas todos me chamam de Rose. Nasci e cresci em Belo Horizonte. Gosto muito de ler e ouvir as mais diversas histórias.
Na minha infância todos os domingos eram dias
especiais para mim. Não apenas por ser domingo, mas porque era dia de almoçar
na casa da minha avó. E depois do almoço,
papo vinha, papo ia, e ela sempre acabava nos contando uma história. E
eram histórias incríveis, onde minha imaginação viajava.
Muito antes de saber o que era folclore, o que só
aprendi na escola, eu já conhecia muitas lendas e histórias fantásticas que
minha avó tinha aprendido com minha bisa. Ela falava do boitatá, da mula sem
cabeça, da Iara, do curupira e muitas outras, mas a que eu mais gostava era a
do Saci.
Que moleque danado! Tinha uma perna só, fumava
cachimbo e usava gorro vermelho. Fazia mil travessuras e tinha poderes mágicos.
Eu ficava ali imaginando se alguém algum dia conseguiria prendê-lo e colocá-lo
dentro de uma garrafa.
E assim foi boa parte da minha infância, que eu
relembro sempre com muito carinho.
Copie o quadro abaixo no caderno e preencha com as
informações que se pedem. Esses dados serão empregados na produção de texto.
Utilizando os dados do quadro, você vai produzir no caderno de Produção de Textos um relato pessoal escrito.
Não se
esqueça que no relato pessoal:
- Pode ser usada uma linguagem mais espontânea, do dia a dia.
- Emprega-se a primeira
pessoa.
- Contam-se experiências
e acontecimentos reais vividos.
- Se quiser, cole fotos
ou faça ilustrações para que tornem seu relato
mais rico.
💛💜💛💜💛💜💛💜💛💜
NÚMERO
ANTECESSOR E SUCESSOR
Vamos
assistir o vídeo abaixo para relembrar
a
história dos números que são vizinhos!
1 - Agora que você já
relembrou, ajude a sereia:
Desenhe as bolhas em seu caderno de matemática, de
acordo com a figura abaixo e preencha-as com os números antecessores e
sucessores.
2 - Ajude o Saci a completar os números que faltam. Escreva-os em seu caderno de matemática:
a)
200 - ___- 202- __- 204-__- 206-__- 208-___- 210
b) 376- ___- ___- 379-___- 381-___- 383-__-
385- __
c) 721- ___-___- 724- 725- ___- 727- 728-
___-800-__
d ) 400- ____- 402-___- 404-___- 406- 407-
___- 409-___
e) 100- ___102- ___104- 105- ____- ____- ___
109- 110
Relembrando o que são números pares e
ímpares.
1.
Observe a tabela abaixo:
a)
Colora de Vermelho os números ímpares.
b) Colora de Azul os números pares.
Horta comunitária
Andando pelo bairro onde mora, Amanda encontrou um terreno público que estava sendo utilizado para o descarte incorreto de lixo. Preocupada com os problemas que esse lixo causaria, ela reuniu os moradores do bairro, criaram uma horta comunitária no local.
A horta comunitária é um local onde se cultiva diversos tipos de plantas, geralmente utilizadas na alimentação. Essas hortas são mantidas com o trabalho coletivo de pessoas da mesma comunidade.
Os alimentos colhidos na horta comunitária são distribuídos entre pessoas da comunidade. O que sobra, pode ser doado ou vendido para auxiliar na manutenção da horta.
Texto adaptado para fins educativos.
Vocabulário:
a) Por que você acha que Amanda ficou preocupada com o descarte do lixo incorreto?
b)Como são utilizadas as plantas cultivadas na horta comunitária?
c)Como são mantidas essas hortas?
O “Folclore Brasileiro” é muito rico, ele representa uma grande parte das nossas tradições e cultura, possui lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, trava-línguas, brincadeiras, adivinhas..., mas não se trata apenas disso. Simboliza, de fato, a nossa cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.
Aproveitando que agosto é o mês do “Folclore” vamos dar sequência as nossas atividades de “Arte” seguindo esse tema.
Você já brincou de “Adivinha”? Abaixo temos 45 para você tentar responder! Se achar muito difícil vale pedir ajuda, mas só depois de tentar sozinho(a). Vamos ver quem acerta mais?
Quando terminar a “adivinhação” escolha duas adivinhas e faça uma ilustrução bem criativa no seu caderno de “Arte”.
Você já criou alguma “adivinha”? Agora é a sua vez, crie quantas “adivinhas” quiser, brinque com seus familiares e as registre no caderno de Arte.
A Criança na Escola
A escola é o local onde estudamos. É formada pelos alunos, professores, direção, coordenação e funcionários.
Nela aprendemos a ler, escrever, calcular, desenhar, conhecer melhor o lugar em que vivemos e a conviver melhor com as pessoas, principalmente com nossos coleguinhas.
Na escola você faz novos amiguinhos, pois é o ambiente que favorece a ampliação das amizades.
A escola é o evento mais importante na vida da criança e do jovem, porque lá estão os amigos e é lá constroem sua autonomia, capacidade cognitiva e moralidade. Portanto, a escola deve ser o lugar mais interessante, mais instigante, mais divertido e mais protegido.
A escola também é um grupo social. Na escola, passamos a fazer parte de outro grupo social.
A escola é o lugar onde você aprende muitas coisas. Você adquire, todos os dias, conhecimentos novos.
O seu dia a dia é sempre repleto de novidades.
Na sociedade contemporânea, a escola é um marco na vida das pessoas. Além da significação simbólica, como sinal de um futuro mais ou menos promissor, é nela que todos passam um longo tempo de suas vidas a aprender costumes e convenções, hábitos, comportamento, acervo de saberes, visões de mundo.
Responda as questões abaixo no seu caderno de Geografia/História.
1-O que é a escola para você?
2-Com qual idade você começou a frequentar a escola?
3-Você tem muitos amigos na escola?
4-O que sua escola não tem que você pensa que deveria ter?
5-Do que você e seus colegas brincam na hora do recreio?
6-Qual é o nome da sua escola?
7-Desenhe o trajeto da sua casa até a sua escola.
8-Faça um pequeno texto contando como é sua escola.
O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Aqui , neste vídeo, eu separei algumas brincadeiras, do nosso Folclore, para vocês se divertirem em casa. Chame a família e aproveite um pouco de nossa cultura e o que, provavelmente, seus pais, avós brincavam quando na idade de vocês.
Se você conhece alguma ou todas , parabéns; caso não conheça alguma aproveite para brincar.
Lembrando que em tempo de pandemia, as brincadeiras só podem ser com o pessoal de casa. Uma pena... Né?
Mas vamos torcer para tudo isso passar, pois estou com muitas saudades.
Divirtam-se!
Bom dia!
ResponderExcluirMeu nome é Gabriela Cecilia.
Terceiro ano.
Sala 2.
Turno da manhã.
Professora Rose.
Estou gostando muito das atividades,estão muito faceis!
Estou com muitas saudades da escola!
Beijo!
Tchau!