Você sabia que existe um dia dedicado à Amazônia? É o dia 5 de setembro. A Amazônia é a maior floresta tropical do planeta.
Ela ocupa um território muito extenso e tem uma variedade de animais, plantas e rios tão grande que ajuda a controlar o clima na terra. Lá estão 50% de todas as espécies do planeta! Estima-se que a região possui:
• 50 mil espécies de plantas;
• 3 mil espécies de árvores;
• 1.200 espécies de aves;
• 320 espécies de mamíferos;
• 3 mil espécies de peixes;
• 400 espécies de anfíbios;
• 300 espécies de répteis e
• 10 milhões de espécies de insetos!
Uma região tão importante assim para a natureza merecia mesmo ganhar um dia especial. Parabéns Amazônia!
Fonte:5 de setembro dia da Amazônia. Disponível em: www.smartkids.com.br. Acesso em: 17 de agosto de 2020.
1) Vamos explorar o texto:
Copie as perguntas no caderno de língua Portuguesa e responda tudo com muita atenção.
a) Qual é o tema do texto?
b) Qual é o dia e o mês dedicado a homenagear a Amazônia?
c) O que a floresta Amazônica ajuda a controlar no planeta Terra?
d) Quais espécies são encontradas na Amazônia?
e) Pesquise e responda: A floresta Amazônica do lado brasileiro fica situada a maior parte em qual estado?
f) Escreva um pequeno texto sobre a Amazônia e fale sobre a sua importância para o planeta Terra. (O texto deverá ter no mínimo 8 linhas, ter início, meio e fim).
🙊🙊🙊🙊🙊🙊🙊
No caderno de Matemática, copie as atividades abaixo e resolva:
Escreva os numerais que aparecem no texto,” Dia 5 de setembro, dia da Amazônia”, por extenso (em palavras):
a) 320-
b) 400-
c) 300-
Resolva:
a) Se somarmos a quantidade de mamíferos e anfíbios que existem na Amazônia, segundo o texto, este número será maior ou menor que 950?
b) Faça a operação para conferir a resposta acima.
c) Se eu somar a quantidade de anfíbios e répteis, o número será maior ou menor que 630?
d) Faça a operação para conferir a resposta acima.
e) No mês de setembro é comemorado o dia da Amazônia. Este mês é o ________ mês do ano. (Número ordinal).
f) Escreva quais os nomes dos meses do ano.
g) Continue:
Janeiro é o 1º mês do ano.
Fevereiro é o ____ mês do ano.
______________ é o 3º mês do ano.
Abril é o ______ mês do ano.
O 5º mês do ano é_______________.
O 6º mês do ano é________________.
O ____mês do ano é julho.
Agosto é o ___mês do ano.
Setembro é o ___ mês do ano.
Outubro é o ____ mês do ano.
Novembro é o ____mês do ano.
O 12º mês do ano é ________________.
Junto com um adulto, leia o texto abaixo com atenção:
Vamos conhecer um pouquinho sobre a importância da nossa floresta Amazônia.
AMAZÔNIA
Amazônia é um dos biomas brasileiros e abrange territórios de países vizinhos. Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, a Amazônia possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país.
O bioma Amazônia é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo. Esse conjunto de ecossistemas é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez ais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração.
Atividades:
Responda em seu caderno:
a) Em sua cidade, existe algum lugar cheio de árvores, onde todos passeiam? Como se chama esse lugar?As árvores:
( ) poluem o ar ( ) purificam o ar
c) Escreva o nome de uma Floresta brasileira que está sendo destruída.
d) Escreva uma sugestão para salvar nossas florestas da destruição.
Atividade de Matemática
1)
2- Hora da diversão.
Junte com mais alguém e realize a brincadeira abaixo.
Sistema Solar
UNIVERSO – existem duas grandes teorias sobre a formação do universo:
1ª – Teoria bíblica: Deus criou o universo em 7 dias
2ª – BIG BANG: houve uma grande explosão e pequenas partículas se juntaram e formaram o SISTEMA SOLAR.
SISTEMA SOLAR – É formado por uma estrela central, o sol, ao redor do qual giram os PLANETAS: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esta trajetória em torno do Sol, chama-se ÓRBITA.
PLANETAS – não emitem luz e radiação como as estrelas. Além disso, para que um corpo celeste seja chamado de planeta ele deve:
1 – Estar em órbita ao redor do Sol;
2 – Ter uma forma arredondada
3 – Ser um objeto de dimensão predominante entre os demais que estiverem em órbitas vizinhas. (Ter um tamanho aproximado aos outros).
4 – Ter a sua vizinhança limpa ao longo de sua órbita.
No caderno de Ciências, copie as atividades e responda :
1- Como é formado o sistema solar ?
2- Quais são as duas teorias sobre a formação do universo ?
3- Quantos e quais são os planetas ?
4- Em qual planeta um ano tem 365 dias ?
5- Faça uma ilustração do sistema solar.
ATIVIDADE DE ARTE
MOSAICO
Você sabe o que é um MOSAICO?
É um tipo de arte decorativa das mais antigas. Teve sua origem na antiga civilização egípcia.
Essa técnica consiste em cortar pequenos pedaços de algum tipo de material (no nosso caso, papel) de diversas cores e uni-los de forma harmoniosa formando um todo (uma figura).
A arte do MOSAICO é uma técnica de muita paciência, ela adquire maior beleza se observada a distância.
Veja alguns exemplos:
Gostou? Agora é a sua vez, mostre sua criatividade no caderno de “ARTE” construindo um lindo MOSAICO.
Faça um desenho de sua preferência e preencha com papéis coloridos. Vale utilizar outros materiais como E.V.A., folhas de revistas, jornais, CD’s velhos, etc.
Para você ver como é fácil, assista o vídeo abaixo:
A RUA
As ruas podem ser separadas conforme a estrutura de um bairro. Algumas possuem somente casas, quando em bairros residenciais. Outras são somente de lojas, quando localizadas em bairros comerciais. Uma avenida é uma rua de maior importância para a cidade, pois é mais movimentada e tem acesso aos lugares mais admiráveis.
As
ruas são espaços físicos onde todas as vidas sociais das cidades
acontecem. As pessoas transitam diariamente pelas ruas, vão para
casa, para o trabalho, seja a pé ou por meio de transportes. No
Brasil, existe um grande número de pessoas que vive nas ruas
(meninos de rua, os moradores de rua), enquanto outras fizeram das
ruas seus locais de trabalho (camelôs, vendedores ambulantes,
motoristas, guardas de trânsito, entre outros).
Segundo o
depoimento de Dona Idalina, moradora da cidade de São Paulo, as ruas
mudaram muito de 1950 até os anos 2000.
Os espaços que os seres humanos constroem também contam histórias. Quem nasceu e viveu toda a vida na mesma rua pode notar as mudanças ocorridas nesse intervalo de tempo. Também pode perceber se alguns prédios, a iluminação ou o calçamento da rua foram modificados. O mesmo pode acontecer em ruas, praças ou avenidas por onde você passa com frequência.
Até cerca de 100 anos atrás, as ruas não eram asfaltadas, e somente aquelas consideradas mais importantes tinham calçamento.
Em alguns lugares, as ruas eram revestidas de pedra. Em outros, era comum o uso de seixos rolados (pedras arredondadas). A escolha do calçamento depende do material disponível nas proximidades.
No Brasil, existem ruas, praças, avenidas, largos, túneis e pontes que têm nome de personalidades do cenário político, religioso, científico e artístico, como Getúlio Vargas, José de Anchieta, padre Feijó, Santos Dumont, Castro Alves, Elis Regina.
Há também nomes de ruas que estão ligados a datas históricas, como Set fatos como, por exemplo, Praça da República, Rua da Abolição, Ladeira da Constituição etc.
Muitos desses nomes se repetem em várias cidades do Brasil, pois homenageiam pessoas, acontecimentos ou datas importantes para a história do país. Outros nomes, ligados a personagens e acontecimentos locais, existem apenas em alguns bairros, algumas cidades ou alguns municípios.
Responda as questões abaixo em seu caderno de Geografia/História:
1-Como é a rua onde você mora? Conte-nos um pouco sobre sua rua. Fale o que tem em sua rua, e o que falta. Quais as transformações que você gostaria que acontecesse em sua rua.
2-Como é o nome da sua rua?
3-Pergunte para uma pessoa mais velha, quais mudanças já ocorreram em sua rua ao longo do tempo. Anote em seu caderno essas mudanças.
4-Em sua rua existe mais estabelecimentos comerciais ou residenciais?
5-A sua rua é movimentada ou é mais calma?
6-Responda as questões seguintes de acordo com o poema abaixo: “Se essa rua fosse minha”.
a) O autor do texto sonha com rua perfeita. Quais os cuidados que devemos ter com nossa rua para que não haja problemas e incômodos?
b) Quais são os cuidados que o autor tomaria se a rua fosse dele?
7-Em sua rua existem serviços de coleta de lixo?
8-A prefeitura está cuidando bem de sua rua ou não? Quais os problemas que os moradores enfrentam devido à falta de serviços públicos?
9-Faça um desenho de sua rua.
1ª Atividade Virtual de Educação Física
Tema: Brincadeiras Folclóricas
Queridas crianças e família,
Nas últimas semanas de nossas atividades aprendemos um pouco sobre Brincadeiras Folclóricas. Agora é hora de vocês nos mostrarem um pouco do que aprenderam. E para isto, nesta semana, faremos uma atividade “virtual” das brincadeiras.
TAREFA
Vocês vão escolher uma Brincadeira que mais gostaram nestas atividades anteriores (por exemplo: passa anel, amarelinha, rouba bandeira, etc.), e registrá-la com uma foto.
Depois, basta enviar esta foto, no grupo de Whatsapp de sua sala NESTA SEMANA.
Observações:
1
- Queremos
publicar
estas
fotos em nosso Blog. Então, caso não queira que sua foto seja
publicada, nos avise!
2 - Para lembrar de nossas brincadeiras anteriores, basta acessar nosso blog!
3 - Você poderá também pesquisar na internet e descobrir outras Brincadeiras Folclóricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.