GEOGRAFIA
/ HISTÓRIA
07 de setembro – Independência do Brasil – Dia da Pátria
Habilidades e competências: Conhecimento do que é Pátria, o nome de nossa
Pátria e a importância da Independência do Brasil.
O dia da independência
No dia 07 de setembro comemora-se o Dia da Pátria. O Brasil está em
festa. Nesta data, D. Pedro I não era um rei, era um Príncipe. Ele deu o grito
da independência, libertando o Brasil do domínio de Portugal. D. Pedro estava
às margens do Riacho Ipiranga quando deu o grito da independência. Isso
aconteceu no dia 07 de setembro de 1822. Muitos brasileiros lutaram pela
independência do Brasil. Com a independência, o Brasil passou do período
Colonial para o período de Monarquia. O Brasil é a nossa querida Pátria.
Extraído de: EducacaoeTransformacao.com.br
Atividades
Copie e marque a
opção correta no caderno de Geografia e História.
1 – Por que no dia 07 de setembro o Brasil está em festa?
(A) Porque o Brasil tornou-se independente;
(B) Porque o Brasil ganhou a copa do mundo;
(C) Porque o Brasil foi descoberto;
(D) Porque é o dia do soldado.
2 – Com a independência, O Brasil passou do período Colonial para o
período da:
(A) Rebeldia;
(B) Colonização;
(C) Escravização;
(D) Monarquia.
3 – Complete as frases de acordo com o texto acima:
(A) Muitos brasileiros lutaram pela __________________________.
(B) D. Pedro estava às margens do Riacho ___________________.
(C) D. Pedro não era um ______________ ele era um _______________.
(D) O Brasil é a nossa querida ___________________.
(E) O país que colonizava o Brasil chamava-se _____________________.
(F) O nome do príncipe que deu o grito da liberdade era ______________.
4 – Marque com X a resposta correta:
a) A nossa Pátria chama-se:
( ) Estados Unidos (
) Brasil ( ) Portugal
b) A independência do Brasil foi
proclamada no dia:
( ) 04 de Março ( ) 10 de junho (
) 07 de setembro
c) Quem proclamou a independência do Brasil foi:
( ) D. Pedro I (
) Pedro Álvares Cabral ( ) D. Manuel
d) Qual foi a frase que D. Pedro I exclamou ao proclamar a independência
do nosso Brasil:
( ) “viva a pátria”
( ) “independência ou morte”
( ) “todos pelo Brasil”
5 – Copie e complete o texto abaixo no caderno de acordo com a história e
as imagens:
Este é __________________________________.
No dia _____________ de setembro ele foi até as margens do _________Ipiranga.
Foto: flickr.com
Ele gritou _________________ ou _______________ para que o _______
ficasse livre de Portugal.
“Independência ou morte” foto: al.sp.gov.br
6 - Observe a balança abaixo:
Escreva no caderno as palavras do lado da balança que na sua opinião, pesam mais na vida dos brasileiros.
7 – “Somos todos especiais! Com base nisso, escreva a frase abaixo no
caderno e depois complete com as palavras em destaque:
oportunidade – vida – diferenças – justo
Na ________________ somos todos iguais. Algumas ___________ não contam
mais. Mostre que você é ________________, dando sempre uma _________________ a
mais.
Não se esqueça:
Somente com
liberdade, respeito, educação, honestidade, justiça e igualdade seremos
verdadeiramente uma nação. (pinterest.com)
LÍNGUA PORTUGUESA
Olá Garotada! Nessa semana vamos falar sobre adjetivos. Vocês já
conhecem algumas coisas do ano passado. Vamos retomar?
Localize as
palavras no caça-palavras, em seguida, copie-as em seu caderno.
Você vai
encontrar as explicações nos sites abaixo.
Logo após,
faça as atividades em seu caderno.
a) Escreva um pequeno texto sobre você, utilizando as palavras encontradas no caça-palavras. Os meninos devem se lembrar de trocá-las para o gênero masculino, pois os adjetivos estão no feminino.
b) Faça uma lista com os nomes das
pessoas de sua família e escreva um adjetivo para cada uma delas.
c) Agora é você: escreva um adjetivo
para cada parte do seu corpo: nariz,
boca, sobrancelha, queixo, testa, orelha, pele, cabelo, tamanho do pé,
braços, pernas, barriga.
d) Existe algo muito especial em nós.
São nossas atitudes. Pense em como você reagiria às situações positivas e
também às negativas. Escreva dois pequenos parágrafos, um para cada.
e) Faça as atividades abaixo:
Até a próxima! Façam tudo com capricho
e boa vontade.
Logo
estaremos juntos novamente. Beijos!
EDUCAÇÃO FÍSICA
1ª atividade “virtual”de
Educação Física
Tema:
Brincadeiras do Folclore
Queridas crianças e família,
Nas duas últimas semanas de nossas atividades aprendemos um pouco sobre Brincadeiras Folclóricas. Agora é hora de vocês nos mostrarem um pouco do que aprenderam. E para isto, nesta semana, faremos uma atividade “virtual” das brincadeiras.
TAREFA
Vocês vão escolher uma Brincadeira que mais gostaram nestas atividades anteriores (por exemplo: passa anel, amarelinha, rouba bandeira, etc...), e registrá-la com uma foto ou fazer um desenho, caso prefira.
Depois, basta enviar esta foto ou desenho, no no grupo de Whatsapp
da escola e no e-mail
do Blog (blogemvg@gmail.com);
NESTA SEMANA!
OBSERVAÇÕES
1 - Queremos publicar estas fotos em nosso Blog.
Então, caso não queira enviar sua foto , pode ser um desenho ! 2 - Para lembrar de nossas
brincadeiras anteriores, basta acessar nosso
blog!
3 - Você poderá também pesquisar na internet e descobrir outras Brincadeiras Folclóricas. |
|
Um grande abraço cheio de saudades.
SAÚDE DOS OSSOS
O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.
Os ossos são órgãos duros e muito resistentes. Eles são formados por células ósseas, que formam o tecido ósseo.
O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura, que é a quebra de um osso, provocada por uma pancada forte. Essa fratura causa dor, inchaço e deixa a pele com manchas roxas. Em alguns casos, pode ocorrer uma fratura exposta, ou seja, o osso pode romper a pele.
Em qualquer idade as ações preventivas para garantir ossos fortes, devem incluir uma combinação de exercícios físicos e uma alimentação saudável. A vitamina D e o cálcio são exemplos de substancias importantes para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da estrutura óssea.
A vitamina D pode ser encontrada no leite e seus derivados, no peixe e em alguns outros alimentos, além da exposição ao sol.
O cálcio é uma substância fundamental para o crescimento dos ossos. Pode ser encontrado no leite e seus derivados e em algumas verduras, como brócolis e espinafre.
Responda, baseado no que aprendemos sobre os ossos.
a) O que forma o sistema ósseo?
b) Quais são as principais funções do esqueleto?
c) Que cuidados devemos ter para garantir a saúde dos nossos ossos?
d) O que é uma fratura?
Complete as frases com as palavras do quadro.
Células - cálcio - óssea - esqueleto
a) O ________________________ de um ser humano adulto possui cerca de 206 ossos.
b) Os ossos são formados por ___________________________ ósseas, que constituem o tecido ósseo.
c) A vitamina D e o __________________ são exemplos de substâncias importantes para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da estrutura _____________________.
IMPORTANTE
O isolamento social necessário ao combate da pandemia do novo coronavírus, com as pessoas ficando o máximo de tempo possível em casa, pode comprometer a exposição ao Sol, resultando em deficiência de vitamina D. Então, certifique-se de que está tomando todos os cuidados para manter a saúde dos seus ossos.
E você? O que tem feito? Escreva em caderno.
MOSAICO
Você sabe o
que é um MOSAICO?
É um tipo de
arte decorativa das mais antigas. Teve sua origem na antiga civilização
egípcia.
Essa técnica
consiste em cortar pequenos pedaços de algum tipo de material (no nosso caso,
papel) de diversas cores e uní-los de forma harmoniosa formando um todo (uma
figura).
A arte do MOSAICO é uma técnica de muita
paciência, ela adquire maior beleza se observada a distânicia.
Veja alguns
exemplos:
Gostou? Agora é a sua vez, mostre sua criatividade no caderno de “ARTE” construindo um lindo MOSAICO.
Faça um
desenho de sua preferência e preencha com papéis coloridos. Vale utilizar
outros materiais como E.V.A., folhas de revistas, jornais, CD’s velhos, etc.
Para você ver
como é fácil, assista o vídeo abaixo.
MATEMÁTICA
1. Faça uma
tabuada de multiplicação no caderno, conforme o modelo e complete com atenção,
observando as linhas e colunas:
2. Resolva a atividade no caderno. Faça
com capricho e atenção:
Queridos
alunos e alunas, vocês já fizeram nove
desafios matemáticos através de áudios. Nessa semana proponho um total de 6 Desafios escritos. ATENÇÃO ao
responderem cada desafio!!! Façam: Operação,
Cálculo e Resposta
DESAFIOS MATEMÁTICOS
Faça no caderno com atenção e capricho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.