sábado, 29 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 4º ANO - PERÍODO DE 31/08 A 04/09/2020














GEOGRAFIA / HISTÓRIA

 

07 de setembro – Independência do Brasil – Dia da Pátria

 

Habilidades e competências: Conhecimento do que é Pátria, o nome de nossa Pátria e a importância da Independência do Brasil.

 

O dia da independência

 

No dia 07 de setembro comemora-se o Dia da Pátria. O Brasil está em festa. Nesta data, D. Pedro I não era um rei, era um Príncipe. Ele deu o grito da independência, libertando o Brasil do domínio de Portugal. D. Pedro estava às margens do Riacho Ipiranga quando deu o grito da independência. Isso aconteceu no dia 07 de setembro de 1822. Muitos brasileiros lutaram pela independência do Brasil. Com a independência, o Brasil passou do período Colonial para o período de Monarquia. O Brasil é a nossa querida Pátria.

Extraído de: EducacaoeTransformacao.com.br

Foto: unitycianorte.com.br

 

Atividades

Copie e marque a opção correta no caderno de Geografia e História.

 

1 – Por que no dia 07 de setembro o Brasil está em festa?

(A) Porque o Brasil tornou-se independente;

(B) Porque o Brasil ganhou a copa do mundo;

(C) Porque o Brasil foi descoberto;

(D) Porque é o dia do soldado.

 

2 – Com a independência, O Brasil passou do período Colonial para o período da:

(A) Rebeldia;

(B) Colonização;

(C) Escravização;

(D) Monarquia.

 

3 – Complete as frases de acordo com o texto acima:

 

(A) Muitos brasileiros lutaram pela __________________________.

(B) D. Pedro estava às margens do Riacho ___________________.

(C) D. Pedro não era um ______________ ele era um _______________.

(D) O Brasil é a nossa querida ___________________.

(E) O país que colonizava o Brasil chamava-se _____________________.

(F) O nome do príncipe que deu o grito da liberdade era ______________.

 

4 – Marque com X a resposta correta:

a) A nossa Pátria chama-se:

(   ) Estados Unidos           (   ) Brasil                   (   ) Portugal

 

 b) A independência do Brasil foi proclamada no dia:

(   ) 04 de Março              (   ) 10 de junho          (   ) 07 de setembro

 

c) Quem proclamou a independência do Brasil foi:

(   ) D. Pedro I             (   ) Pedro Álvares Cabral    (   ) D. Manuel

 

d) Qual foi a frase que D. Pedro I exclamou ao proclamar a independência do nosso Brasil:

(   ) “viva a pátria”

(   ) “independência ou morte”

(   ) “todos pelo Brasil”

 

5 – Copie e complete o texto abaixo no caderno de acordo com a história e as imagens:

 

 
Foto: monarquia.org.br


Este é __________________________________.   

No dia _____________ de setembro ele foi até as margens do _________Ipiranga.                                               

   Foto: flickr.com

 

Ele gritou _________________ ou _______________ para que o _______

ficasse livre de Portugal.

       

    “Independência ou morte” foto: al.sp.gov.br

 

6 - Observe a balança abaixo:

       


 Escreva no caderno as palavras do lado da balança que na sua opinião, pesam mais na vida dos brasileiros.

 

7 – “Somos todos especiais! Com base nisso, escreva a frase abaixo no caderno e depois complete com as palavras em destaque:

          

 oportunidade – vida – diferenças – justo

 

Na ________________ somos todos iguais. Algumas ___________ não contam mais. Mostre que você é ________________, dando sempre uma _________________ a mais.

 

Não se esqueça:

Somente com liberdade, respeito, educação, honestidade, justiça e igualdade seremos verdadeiramente uma nação. (pinterest.com)






LÍNGUA PORTUGUESA


Olá Garotada! Nessa semana vamos falar sobre adjetivos. Vocês já conhecem algumas coisas do ano passado. Vamos retomar?

 

Localize as palavras no caça-palavras, em seguida, copie-as em seu caderno.

Você vai encontrar as explicações nos sites abaixo.

       



        


Logo após, faça as atividades em seu caderno.


a) Escreva um pequeno texto sobre você, utilizando as palavras encontradas no caça-palavras. Os meninos devem se lembrar de trocá-las para o gênero masculino, pois os adjetivos estão no feminino.

b) Faça uma lista com os nomes das pessoas de sua família e escreva um adjetivo para cada uma delas.

c) Agora é você: escreva um adjetivo para cada parte do seu corpo: nariz,  boca, sobrancelha, queixo, testa, orelha, pele, cabelo, tamanho do pé, braços, pernas, barriga.

d) Existe algo muito especial em nós. São nossas atitudes. Pense em como você reagiria às situações positivas e também às negativas. Escreva dois pequenos parágrafos, um para cada.

e) Faça as atividades abaixo:



Até a próxima! Façam tudo com capricho e boa vontade.

Logo estaremos juntos novamente. Beijos!




 EDUCAÇÃO FÍSICA

 


                              atividade “virtual”de Educação Física

Tema: Brincadeiras do Folclore

 

Queridas crianças e família,


Nas duas últimas semanas de nossas atividades aprendemos um pouco sobre Brincadeiras Folclóricas. Agora é hora de vocês nos mostrarem um pouco do que aprenderam. E para isto, nesta semana, faremos uma atividade “virtual” das brincadeiras.

 

TAREFA



Vocês vão escolher uma Brincadeira que mais gostaram nestas atividades anteriores (por exemplo: passa anel, amarelinha, rouba bandeira, etc...),  e registrá-la com uma foto ou fazer um desenho, caso prefira.

Depois, basta enviar esta  foto ou desenho, no no grupo de Whatsapp 
da escola e no e-mail do Blog (blogemvg@gmail.com);

NESTA SEMANA!

 

 


OBSERVAÇÕES

                   




1 - Queremos publicar estas fotos em nosso Blog. Então, caso não queira enviar sua foto , pode ser um desenho !

2 - Para lembrar de nossas brincadeiras anteriores, basta acessar nosso blog!

 

3 - Você poderá também pesquisar na internet e descobrir outras Brincadeiras Folclóricas.


 

Participem! Quero ver  todos vocês!

 

Um grande abraço cheio de saudades.




CIÊNCIAS

SAÚDE DOS OSSOS

 




O esqueleto é responsável por sustentar e dar forma ao corpo. Ele também protege os órgãos internos e atua em conjunto com os sistemas muscular e articular para permitir o movimento.

Os ossos são órgãos duros e muito resistentes. Eles são formados por células ósseas, que formam o tecido ósseo.

O osso é uma estrutura viva, muito resistente e dinâmica pois tem a capacidade de se regenerar quando sofre uma fratura, que é a quebra de um osso, provocada por uma pancada forte. Essa fratura causa dor, inchaço e deixa a pele com manchas roxas. Em alguns casos, pode ocorrer uma fratura exposta, ou seja, o osso pode romper a pele.

Em qualquer idade as ações preventivas para garantir ossos fortes, devem incluir uma combinação de exercícios físicos e uma alimentação saudável. A vitamina D e o cálcio são exemplos de substancias importantes para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da estrutura óssea.

A vitamina D pode ser encontrada no leite e seus derivados, no peixe e em alguns outros alimentos, além da exposição ao sol.

O cálcio é uma substância fundamental para o crescimento dos ossos. Pode ser encontrado no leite e seus derivados e em algumas verduras, como brócolis e espinafre.



Responda, baseado no que aprendemos sobre os ossos.

a)   O que forma o sistema ósseo?

b)   Quais são as principais funções do esqueleto?

c)   Que cuidados devemos ter para garantir a saúde dos nossos ossos?

d)   O que é uma fratura?

 

Complete as frases com as palavras do quadro.

Células -  cálcio -  óssea -  esqueleto

a) O ________________________ de um ser humano adulto possui cerca de 206 ossos.

b) Os ossos são formados por ___________________________ ósseas, que constituem o tecido ósseo.

c) A vitamina D e o __________________  são exemplos de substâncias importantes para  o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da estrutura _____________________.

 

IMPORTANTE

isolamento social necessário ao combate da pandemia do novo coronavírus, com as pessoas ficando o máximo de tempo possível em casa, pode comprometer a exposição ao Sol, resultando em deficiência de vitamina D. Então, certifique-se de que está tomando todos os cuidados para manter a saúde dos seus ossos.

E você? O que tem feito? Escreva em caderno.





ARTE


MOSAICO

 

Você sabe o que é um MOSAICO?

 

É um tipo de arte decorativa das mais antigas. Teve sua origem na antiga civilização egípcia.

 

Essa técnica consiste em cortar pequenos pedaços de algum tipo de material (no nosso caso, papel) de diversas cores e uní-los de forma harmoniosa formando um todo (uma figura).

 

A arte do MOSAICO é uma técnica de muita paciência, ela adquire maior beleza se observada a distânicia.

 

Veja alguns exemplos:



Gostou? Agora é a sua vez, mostre sua criatividade no caderno de “ARTE” construindo um lindo MOSAICO.

 

Faça um desenho de sua preferência e preencha com papéis coloridos. Vale utilizar outros materiais como E.V.A., folhas de revistas, jornais, CD’s velhos, etc.

 

Para você ver como é fácil, assista o vídeo abaixo.

 





MATEMÁTICA

 

1. Faça uma tabuada de multiplicação no caderno, conforme o modelo e complete com atenção, observando as linhas e colunas:



2. Resolva a atividade no caderno. Faça com capricho e atenção:


Queridos alunos e alunas,  vocês já fizeram nove desafios matemáticos através de áudios. Nessa semana proponho  um total de 6 Desafios escritos. ATENÇÃO ao responderem cada desafio!!! Façam:  Operação, Cálculo e Resposta

 

DESAFIOS MATEMÁTICOS

Faça no caderno com atenção e capricho







CORREÇÃO DAS ATIVIDADES ANTERIORES DE MATEMÁTICA





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.