segunda-feira, 24 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3º ANO - PERÍODO DE 24 À 28/08/2020.





Olá, meus queridos e minhas queridas! Tudo bem com vocês? Esperamos que sim!

No dia 22 de agosto comemoramos o Folclore Brasileiro. Essa semana, desenvolveremos mais atividades sobre o folclore. E para começar, vamos conhecer uma lenda muito bacana que faz parte do nosso folclore. Leiam o texto com atenção!


Uirapuru

Conta a lenda, que em uma aldeia, havia uma índia que encantava a todos os índios com sua beleza. Porém, quem a conquistou, foi um índio flautista que ela adorava ouvir tocar e que tocou seu coração.

Ao se aproximar a data do casamento, o índio saiu sozinho para pescar. A índia, esperando ansiosa a volta do seu amado, ficou preocupada com sua demora. Então, ela resolveu comunicar aos guerreiros, que saíram à sua procura.

Para tristeza de todos, o índio foi encontrado morto embaixo de uma árvore, picado por uma cobra. Ao saber da tragédia, a índia chorava sem parar. A alma do índio não conseguia ter paz vendo sua amada chorando. Então, pediu ajuda a Tupã para diminuir aquele sofrimento. Tupã então transformou o índio no Uirapuru, um pássaro de pouca beleza, mas de um canto maravilhoso que ao soar pela mata, confortou a índia, fazendo-a parar de chorar. Todos os dias, bem cedinho, o índio, em forma de pássaro, cantava bem cedinho, perto da oca onde dormia sua amada.

A lenda diz ainda que quando o uirapuru canta, os outros pássaros silenciam para ouvi-lo cantar. Como essa, existem muitas outras lendas sobre o Uirapuru.


Após ler o texto com atenção, responda às questões no caderno de Língua Portuguesa.

  
  1 - Esse texto é:


( ) uma fábula      ( ) uma lenda    ( ) um bilhete



    2 - O índio gostava de tocar um instrumento                     musical. Que instrumento era esse?

______________________________________________________


3 - Em que lugar se passa a história?

_______________________________________


4 - O que aconteceu com o índio flautista, quando foi pescar sozinho?

_______________________________________

5 - Por que o índio flautista não teve paz depois de morrer picado pela cobra?

_______________________________________

6 - O que Tupã fez para que a índia parasse de chorar?

_______________________________________


Você já tinha ouvido falar sobre no Uirapuru? 

Saiba mais sobre esse pássaro lendário:


O uirapuru é um pássaro originário da Floresta Amazônica, que inspirou muitas lendas indígenas. É um pássaro pequeno, medindo apenas 12 centímetros. Se alimenta de pequenos frutos, larvas e insetos. É famoso pelo seu canto curto e forte e pelas lendas que o envolvem. Locomove-se com rapidez no solo ou nas folhagens.

Gostou da história do uirapuru? Então você pode pesquisar mais sobre esse passarinho, que já ganhou até música.



7 - Escreva novamente a lenda, do seu jeito.


Palavras escritas com

                     an, en, in, on, un                         

As palavras com sílabas terminadas em an, en, in, on e un, apresentam som nasal.

Leia as palavras abaixo:

an

       en

        in

on

       un

anjo

pente

inverno

onça

fundo

anta

dente

cinto

onze

mundo

antigo

fazenda

inchado

contra

nunca

angu

pensamento

infeliz

tonto

untado


1 – Releia o texto Uirapuru e copie dele todas as palavras com AN, EN, IN, ON, UN que você encontrar.


 2 – Leia as palavras abaixo e separe-as em sílabas no caderno circulando as sílabas terminadas em an, en, in, on, un.

conta                                       lendas

lenda                                     encontrado

índia                                      conseguia

encantava                              vendo

índios                                    chorando

conquistou                             então

casamento                             sofrimento

esperando                              canto

ansiosa                                  confortou               

então                                     fazendo

quando                                  cantava

silenciam                                onde


3 – Todas as palavras da atividade 2 foram tiradas do texto Uirapuru. Faça em seu caderno um quadro como o abaixo e distribua as palavras.

    AN

EN

      IN

      ON

     UN

 

 

 

 

 


4 - Em seu caderno, forme palavras usando as sílabas correspondentes.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

AN

COR

REN

CIN

GEN

DO

TE

BAN

TA

MUN

11

12

13

14

15

16

 

 

 

 

PEN

FUN

LEN

TO

DA

CAN

 

 

 

 

1 + 9          5 + 7       8 + 6         4 + 9       2 + 3 + 6

10 + 6      11 + 7       12 + 6      13 + 15     16 + 14


5 – Complete as palavras abaixo, copiando no caderno:


Vamos relembrar!

        Todas as coisas têm nome: casa, animal, saudade, mesa, rua, loja, amigo. A palavra que dá nome a objetos, sentimentos, animais, lugares, pessoas e a tudo que existe, é chamada de SUBSTANTIVO.

          O substantivo pode ser COMUM, quando dá nome a seres de uma mesma espécie, como bola, casa, cachorro, criança. Os substantivos comuns são escritos com letra inicial minúscula.



        O substantivo também pode ser PRÓPRIO,  que é quando dá nome a um ser em especial, entre outros da mesma espécie, como Carlos, Belo Horizonte, Maria, Bob. Os substantivos próprios devem sempre ser escritos, iniciando com letra maiúscula.


1 – Reescreva o quadro abaixo em seu caderno e complete:

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS

SUBSTANTIVOS COMUNS

NOMES DE PESSOAS

OBJETOS ESCOLARES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – Copie as palavras abaixo em seu caderno e pinte, conforme a legenda:

Substantivos próprios = pintar de vermelho 

Substantivos comuns = pintar de amarelo


3 – Complete o quadro abaixo, copiando em seu caderno.



- O indiozinho está perdido na confusão de números, ele precisa colocar os números em ordem decrescente. Vamos ajudá-lo?

____________________________________


- Agora, vamos colocá-los em ordem crescente?


_____________________________________


- A índia quer enfeitar sua oca para homenagear Tupã. Ela quer enfeitar sua cabana com os maiores números de cada grupo. Circule ou colora esses números.



- O Uirapuru vai fazer um voo sobre os menores números de cada nuvem para chegar na tribo. Colora esses números e o ajude a chegar em casa.


- Escreva o antecessor e sucessor dos números abaixo:

Sabemos que o desenho é uma ferramenta muito importante durante a infância, através dele, a criança pode expressar sua criatividade.

Vamos colocar em prática essa semana uma forma simples e interessante de desenhar algo usando os números?

Como fazer isso? Olhe para esta imagem e você entenderá o quanto pode ser divertido transformar números em desenhos bem bonitinhos!




Assista o vídeo e reproduza no seu caderno de “Arte”.

Capriche!!!

Não se esqueça de nos enviar as fotos da sua atividade!





Diferença entre a escola antiga da atual

Escola antiga:

Há muitos anos, no tempo de nossos pais e avós, as escolas eram muito rigorosas. As crianças e adolescentes sofriam grandes pressões quando apresentavam alguma dificuldade, quando não conseguiam aprender. Minha avó dizia que era comum sofrerem castigos constantes por mau comportamento, responder a professora, eles nem sabia o que era isso se brigasse com os colegas ou não fazia tarefas ou trabalhos era castigo na hora.
Os professores eram muito rigorosos, bravos e faziam uso de um instrumento  chamado palmatória, para bater na mal das mãos dos seus alunos. Outra forma de castigar os alunos; era colocando de joelho em cima de feijão, arroz e milhos o que fazia doer muito. Os puxões de orelha também eram comuns na época.


VEJA OS TIPOS DE UNIFORMES QUE ERAM USADOS:

Os uniformes eram bem diferentes do atual

As meninas vestiam uma saia abaixo do joelho com meias grandes e um sapato preto elas usam também paletós e gravatas e um símbolo da escola no peito.

Os meninos usavam uma calça social, palitos e gravatas e sapatos preto bem diferente do uniforme de hoje.

Antigamente, nas escolas, a maneira de tratar as crianças era mais austera, exigia-se mais disciplina.

O bom aluno era o mais disciplinado. Ser disciplinado era ficar quietinho, não questionar nada em sala de aula e fazer todas as tarefas em dia.

A professora mantinha uma certa distância do aluno, muitas vezes impedindo que ele participasse, inibindo-o.

Às vezes, a professora mandava o aluno responder a alguma pergunta na lousa. Caso ele não soubesse, corria o risco de apanhar de palmatória ou ser mandado a ajoelhar no milho.

Ainda bem que esse tempo já acabou. O mundo mudou e hoje as professoras procuram conhecer melhor cada um de deus alunos, tratando-os com amizade e carinho. Assim, o aprendizado fica mais fácil e suave.


PALMATÓRIA


CASTIGO






Escola Moderna:

Hoje temos a nosso favor o mundo da tecnologia. O aluno em seu cotidiano tem contato com muitas informações e cabe ao professor filtrar essas informações e utilizá-la no ambiente escolar. O planejamento escolar é flexível e pode e deve ser mudado quando houver necessidades, pode ser acrescentado ou excluído determinados conteúdos que se fizerem necessários.

A escola se tornou um ambiente livre, onde pode e deve ser abordado qualquer assunto sem restrições políticas ou morais. É verdade que a família se tornou ausente no ambiente escolar, dizem que foi culpa da mudança dos tempos. Mães que saem para trabalhar fora para ajudar no orçamento doméstico e muitas vezes, são chefes de família. Hoje a escola se tornou um ambiente não só para ensinar, mais também para educar. Acabou assumindo o lugar da família.

Mas para a escola deve estar claro qual o seu papel, qual a sua função. Pois a escola tem como função formar cidadão com saberes indispensáveis para a sua inserção na sociedade. É preciso que a escola trabalhe com a realidade, com as tecnologias, etc. Que forme cidadãos que contribua ativamente da vida econômica e social do país. A escola deve levar o aluno a compreender a realidade de que faz parte, situar-se nela, interpretá-la e contribuir para essa transformação.

Por razões históricas, a escola sempre foi vista como um local para se aprender a ler, escrever e contar. Mas hoje a escola faz mais que isso. Mas a escola não pode fazer tudo sozinha, precisa de ajuda da comunidade escolar, do estado, ou seja, da sociedade em geral.

A escola deve e precisa ser agradável e prazerosa. Para que o processo ensino-aprendizagem aconteça, e para que isso seja possível professor, aluno e ambiente devem estar em sintonia.

As aulas devem ser planejadas para chamar atenção do aluno, pois hoje muita pouca coisa é novidade para eles. Na era da internet as novidades circulam muito rapidamente, há algumas décadas passadas as notícias demoravam até meses para circularem.

Hoje ter a atenção dos alunos é muito difícil, pois competimos com muitas coisas, rádio, tv, computadores, celulares com fone etc.

Professor deixou de ser o centro de tudo, passou a ser um mediador, e o aluno de mero expectador a colaborador, pois é a partir de seus conhecimentos prévios que a aprendizagem formal irá acontecer, e novos conceitos serão formados.

Para nós educadores refletir sobre a forma de se ensinar ontem e hoje, é repensar a forma de se praticar educação. Pois, são novos tempos, nova geração e é inadmissível pensar em educação como se fazia antes.


Família:

De nada adianta a escola trabalhar com um proposto de educar se a família não estiver em parceria no ensino com as escolas. Por isso, existe sempre atividades nas escolas com o intuito de trazer as famílias para participarem do processo ensino aprendizagem dos estudantes. É uma parceria que sempre dá muito certo nos estabelecimentos de ensino.


Valorize seus professores, pois são eles que fazem todas as outras profissões.


Com base na leitura dos textos acima responda as questões seguintes:


1-Faça uma comparação entre a escola antiga e a escola moderna. Qual delas mais parece com sua escola. Responda em seu caderno de Geo/história.


2-Quais são as semelhanças entre a escola antiga e a escola moderna?


3-Quais são as diferenças?


4-Descreva a sua escola?


5- Nem todas as escolas são iguais! Algumas não têm biblioteca ou quadra de esporte. Outras escolas não têm espaço para os alunos fazerem a merenda.


Em algumas, faltam recursos e os alunos se sentam no chão! E há até escolas sem parede!

a) O que sua escola não tem que você pensa que deveria ter?


6-Observe as fotos abaixo e responda:



a) Com qual dessas fotos a sua escola se parece?


b) Faça uma pesquisa com seus avós ou pais e descubra como era a escola em que eles estudaram. Relate sua pesquisa em seu caderno de Geo/História.




A mágoa do Chico Bento

Coitado do ribeirão está tão sujo que até dá dó.

Os peixes sumiram tudo, não existe nada pior.

Os bichos lá do sertão.

Não aguentam o cheiro da água.

Tem gosto de detergente.

Por isso eu canto essa mágoa.

Jacaré foi para o zoológico.

Foi de cortar o coração.

Se ficar dessa maneira muitas coisas vão mudar.

Não vou ver mais os meus bichinhos.

Nem tomar banho de rio.

Nunca mais poder pescar.

Temos que arranjar um jeito de achar a solução.

Para salvar a natureza e ter de volta a beleza na cidade e no sertão.


1 - O texto que você acabou de ler é uma música que faz parte da trilha sonora da Turma da Mônica. Responda as questões de acordo com sua leitura.

a) De acordo com o texto, qual o motivo da mágoa do Chico Bento?

___________________________________________


b) Na música Chico Bento diz “Temos que arranjar um jeito de achar a solução”. O que você acha que devemos fazer para resolver o problema da poluição?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2) Marque com um X as afirmações corretas.

a) ( ) Posso deixar a torneira aberta enquanto escovo os dentes.

b) ( ) Posso usar a água da chuva para lavagem de quintais, calçadas.

c) ( ) Não posso jogar lixo em rios, mares para que não haja poluição das águas.

d) ( ) A água é essencial para a nossa vida.

3) Forme frase com as palavras abaixo.

a) lixo_____________________________________
__________________________________________

b) chuva____________________________________
___________________________________________

4) Escreva e ilustre uma forma de economizar água.

Escute a música:




Educação Física


Queridas crianças,


Aprendemos na semana passada o que é o FOLCLORE! São manifestações da nossa cultura popular, como os ritmos musicais, as danças, as lendas, festas populares, BRINCADEIRAS, entre outras, e que são transmitidas de geração para geração.


Quais brincadeiras que estavam no vídeo da última atividade você já conhecia? Várias, não é mesmo!?

Agora é a vez de brincarmos com o JOGO DE MÃOS (ADOLETÁ).


INSTRUÇÕES:

  • Assista ao vídeo abaixo. Nele você irá ver o Jogo de Mãos chamado “Aonde vai Fifi”. Já brincou alguma vez? 

  • Depois, tente lembrar também algumas versões desta brincadeira que você já conhecia.

  • Pesquise no Youtube pelo termo Jogo de mãos” para descobrir outras versões desta brincadeira.

  • Converse com alguém mais velho (acima dos 30 anos) que você conheça e pergunte se já brincou ou conhece algum “Jogo de Mãos”.

  •  Chame alguém de sua casa para fazer algum “Jogo de Mãos”. Se puder, grave um vídeo (de aproximadamente 30 segundos) e envie para o blog na próxima segunda feira.


Um grande abraço!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.