quarta-feira, 5 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 03 À 07/08/2020






Todas as atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno de Língua Portuguesa.


 Sono pesado

Cláudio Thebas

O sono, que estava bom,

fica ainda mais pesado.

Como eu posso levantar

com o bichão aí sentado?


O meu pai não vê o bicho,

deve estar ruim da vista.

Podia me deixar dormindo,

enquanto ia ao oculista...


-Espera um pouco, papai...

Não precisa ser agora.

Daqui a cinco minutos

o elefante vai embora!


Mas meu pai insiste tanto,

que eu levanto, carrancudo.

Vou pra escola, que remédio,

com o bicho nas costas e tudo!


1)Este texto é :

a) uma propaganda   b) uma peça teatral c) uma carta d) um poema


2) Qual é o assunto do poema?


3)Na frase –“ Levanta, filho, levanta, tá na hora de acordar.” A repetição

da palavra levanta significa:

  1. a insistência do pai.

  2. a preguiça do filho.

  3. os gritos do pai.

  4. o desânimo do filho.


4) Você consegue imaginar o que está acontecendo no poema? Explique com suas palavras o que você acha que está acontecendo.

5) Quem está falando no poema? O pai? A criança? Copie do poema uma expressão que justifique sua resposta.

6) O que o pai quer que o filho faça?

7) O filho consegue cumprir a ordem do pai? Por quê?

8) O elefante de fato existe? O que ele representa? (Marque a opção correta)

  1. A raiva do pai pela demora do filho.

  2. O bichinho de pelúcia do menino.

  3. A chateação do menino pelo elefante estar em suas costas .

  4. O sono pesado do menino e a vontade de ficar dormindo.9) Você já passou por uma situação semelhante a do poema acima? Explique como foi.

    10) Quantos versos e quantas estrofes há no poema?

    11) Identifique as rimas presentes no poema e copie 3 pares de rima em seu caderno.

    12) Nos versos “Vou pra escola, que remédio, com o bicho nas costas e tudo!”

    O ponto de exclamação no final da frase enfatiza que o menino ficou:

aa) conformado b) admirado c) assustado d) desconfiado


Se cuide .... Fique bem... Deus te abençoe!




Olá galerinha!

Como você já sabe, quem conta um conto… aumenta um ponto! Então o assunto desta semana será Propriedades da Multiplicação.

Assista ao vídeo abaixo e depois, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Matemática. Eu sugiro que você copie, pois o ato de copiar, ajudará na fixação do conteúdo.






Agora, copie as atividades abaixo e resolva em seu caderno de Matemática.


1) Resolva, aplicando a propriedade comutativa.

a) 6 x 5 =                e) 1000 x 9 =

b) 9 x 8 =                f) 136 x 8 =

c) 120 x 4 =            g) 12 x 10 =

d) 16 x 3 =              h) 7 x 85 = 


2) Aplique a propriedade distributiva da multiplicação e descubra o resultado.


a) 2 x (4 + 5 + 6) =            e) 5 x (9 + 6) =

b) 5 x (3 – 2) =                   f) 4 x (15 – 2) =

c) 7 x (10 + 4) =                g) 9 x (9 + 4) =

d) 6 x (12 – 7) =                h) 8 x (6 – 2) =


3) Aplique a propriedade associativa da multiplicação e resolva as expressões abaixo:

a) 4 x (2 x 3) =                e) 6 x (4 x 2) =

b) (5 x 3) x 2=                 f) (7 x 2) x 3 =

c) 9 x (2 x 5) =                g) 8 x (3 x 5) =

d) (6 x 6) x 3 =                h) (3 x 9) x 4 =


4) Resolva os problemas, se necessário reveja os passos de resolução de problemas que já postamos aqui no blog.

a) Marcela comprou 204 engradados de refrigerante para seu aniversário. Em cada engradado há meia dúzia de garrafas. Quantas garrafas há ao todo?


    b) Guta ganhou 93 cartelas de selos. Cada cartela tem 12 selos. Quantos selos ela ganhou?


    c) Os animais de um zoológico consomem 523 quilos de alimento por dia. Quantos quilos de alimento são consumidos em um mês?


    d) Um feirante recebeu 7 dúzias de tangerinas. Já vendeu 2 dúzias e meia. Quantas tangerinas ainda não foram vendidas?


ATENÇÃO: No seu livro de Matemática tem mais atividades relacionadas a Multiplicação e suas propriedades, leia e faça os exercícios das páginas 81 a 92. Quando retornarmos à escola você estará fera!


QUER APROVEITAR O SEU TEMPO EM CASA?

O que você acha de aprender a tabuada cantando? Quando voltarmos para a escola você estará fera na tabuada!

Clique no link abaixo e divirta-se.






ARTE

Livro das carinhas divertidas

Você já ouviu muito a frase "Estou entediado" nesta quarentena?

Que tal nos divertimos um pouco junto a família criando o “Livro das carinhas divertidas”?

Veja como é fácil.


Junte tiras de papel em branco, como no exemplo. Caso não tenha as argolas para uní-las, improvise com outro material que tiver em casa.

Faça desenhos com expressões diferentes de olhos, nariz e boca em cada tira de papel observando a sequência.


Caso queira, você também pode usar recortes de revistas para compor as expressões.

Quando tiver terminado de desenhar todos os seus diferentes recursos faciais, folheie o seu livro de rosto engraçado fazendo combinações engraçadas.

Isso pode se tornar uma atividade familiar combinada muito divertida. Todos podem se revezar para desenhar traços faciais e depois se revezam combinando os traços de todos juntos para um dia de risadas e diversão.

Divirta-se!!!



De olho na Região Sudeste


Capacidades e habilidades: Conhecer e reconhecer a região em que vivem.


Já aprendemos um pouco sobre as cinco regiões brasileiras. Vamos agora nos aprofundarmos mais sobre a região em que vivemos: a Região Sudeste. O Sudeste brasileiro é a região mais urbanizada e possui maior destaque nos setores industrial, financeiro e comercial do país. Faz parte da Região Sudeste os estados de: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Minas Gerais é o único estado da Região Sudeste que não é banhado pelo mar. O Sudeste é a região mais populosa do Brasil (80.915.332 habitantes), também é a mais povoada (87,5 habitantes por quilômetro quadrado). Essa concentração populacional necessita de maiores investimentos em alguns setores públicos, no entanto, esses investimentos não ocorrem de forma eficaz, o que gera uma série de problemas nos centros urbanos do Sudeste, tais como: problemas de trânsito, poluição, violência, tráfico de drogas, desigualdade social, hospitais superlotados, educação precária, falta de moradia, desemprego, subemprego, entre outros.

Extraído de: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-regiao-sudeste.htm

De acordo com o texto e o mapa acima, copie as perguntas e dê as respostas de todas as atividades abaixo no caderno de Geo/História:


1 - Quais os estados que compõem a região Sudeste do Brasil?

2 - Em que a Região Sudeste se destaca?

3 - Escreva alguns dos principais problemas nas cidades da região Sudeste.

4 – Escreva o nome da capital do seu estado.


5 – Copie as frases e complete as lacunas abaixo com a palavra correta no caderno:

A) A capital do estado de São Paulo é ____________________________________.


B) A capital do estado __________________________________ é Belo Horizonte.


C) A capital do estado do Rio de Janeiro é ____________________________________.


D) A capital do estado do __________________________ é Vitória.


6 – Copie e marque com um X no caderno o intruso na lista dos estados da Região sudeste:

a) São Paulo

b) Rio de Janeiro

c) Espírito Santo

d) Tocantins

7 – Copie e marque com um X no caderno a opção correta. Na Região Sudeste está três das cidades mais populosas do Brasil. São elas:

( ) São Bernardo do Campo, Santos e Jundiaí;

( ) São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


9 – Qual estado da Região Sudeste não é banhado pelo mar?

10 – Copie e relacione no caderno a segunda coluna de acordo com a primeira observando os numerais:

1 – ES                      ( ) Minas Gerais

2 – MG                     ( ) Espírito Santo

3 – RJ                      ( ) São Paulo

4 – SP                      ( ) Rio de Janeiro



Continuando nossos estudos sobre o AR, um dos Recursos Naturais, falaremos sobre a atmosfera, sua constituição, o efeito estufa e o aquecimento global.

Muitas pessoas confundem efeito estufa com aquecimento global, então para diminuir essa dúvida assista aos vídeos abaixo antes de fazer as atividades.






Agora que você já assistiu aos vídeos leia com bastante atenção os textos abaixo, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Ciências. Eu sugiro que você copie, pois o ato de copiar, ajudará na fixação do conteúdo.


Atmosfera


Atmosfera é a camada gasosa que envolve toda a superfície do nosso planeta. Sem ela não existiria vida na Terra.

A atmosfera é um reservatório de materiais, ela é formada principalmente pelos gases nitrogênio, oxigênio, argônio, vapor de água, gás carbônico e pequenas quantidades de outros gases.

Durante o dia, a radiação solar penetra na atmosfera e aquece a superfície da Terra. A atmosfera absorve o calor irradiado da superfície da Terra, impedindo que ele escape totalmente de volta para o espaço. Sem a atmosfera os dias seriam muito mais quentes e as noites muito mais frias.

Quando queimamos combustíveis nas indústrias ou nos carros lançamos gases nocivos na atmosfera, esses gases impedem a saídas do calor para o espaço e isso causa o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura da Terra.

A atmosfera protege os seres vivos contra vários fenômenos como meteoros – que são corpos celestes rochosos que se queimam pelo atrito com o ar entra na atmosfera – e os raios ultravioleta, que são em parte absorvidos pela por uma camada de gás camada de ozônio.

A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve a terra, ela filtra os raios ultravioleta (UV) do sol que são nocivos para os seres vivos. Mas os seres vivos prejudicam a camada de ozônio a cada dia que passa, com a utilização de produtos que geram os gases CFCs (clorofluorcarbonos), utilizados na fabricação de aerossóis e geladeiras antigas.


Diferenças entre Efeito Estufa e Aquecimento Global

É muito comum a confusão entre os termos efeito estufa e aquecimento global. Eles não são processos iguais. Porém, estão relacionados.

Entenda agora a diferença entre os dois fenômenos:

O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na Terra. Ele consiste em uma camada de gases que envolve o planeta.

Podemos comparar o efeito estufa como um "cobertor" que envolve a Terra e a mantém em temperatura adequada para a vida.

Porém, nas últimas décadas, a emissão de gases poluentes, decorrentes de atividades humanas, aumentaram a concentração desses gases na atmosfera.

Com isso, a camada de gases ficou mais espessa, dificultando a dispersão da radiação solar e provocando maior retenção de calor.

É justamente essa retenção de calor que provocou o aumento de temperatura na Terra, o chamado aquecimento global.

Funcionamento do Efeito Estufa e Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno climático que consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos. Ele é o resultado da intensificação do efeito estufa.

Em resumo, o efeito estufa é processo natural que é intensificado pela ação humana e ocasiona o aquecimento global.

Consequências

Os cientistas acreditam que o aumento da temperatura média da Terra resultará em sérias consequências, das quais destacam-se:

Agora, copie e responda as questões abaixo, no seu caderno de Ciências, com bastante atenção.

Questões

1) O que é atmosfera?


2) Qual é a função da atmosfera?


3) Quais são os principais componentes da atmosfera?


4) O que aconteceria se não houvesse a atmosfera?


5) O que é o efeito estufa?


6) O que é o aquecimento global?


7) O que é a camada de ozônio?


8) Para que serve a camada de ozônio?


9) O que os seres vivos fazem para prejudicar a camada de ozônio?

10) Quais as consequências que resultará do aquecimento global da Terra?


Para complementar as atividades você poderá ler e responder as atividades do seu livro de Ciências, da página 42 a 47.

Na página 45 tem uma experiência muito interessante, se quiser fazer será um complemento a sua aprendizagem. Após terminar a experiência, tire uma foto e mande para o nosso e-mail: blogemvg@gmail.com .

DESAFIO

Assista o vídeo abaixo e acompanhe a letra da música: O Sal da Terra.

Depois faça um desenho inspirado na música, tire uma foto e mande para o nosso e-mail: blogemvg@gmail.com





O Sal da Terra

Beto Guedes

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão

Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra


EDUCAÇÃO FÍSICA

Assista ao vídeo, siga as instruções e tenha uma ótima atividade!

Se quiser, chame o papai e a mamãe para acompanhar, juntos vocês divertirão muito mais!


  1. Instruções:
  • Fazer a atividade ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na área de serviço);

  • Use um colchonete ou uma colcha...uma toalha;

  • Para cada movimento, conte até 10;

  • Dê preferência a um lugar calmo; e fique voltado para o sol.

Boa atividade!



CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA SEMANA ANTERIOR:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.