quarta-feira, 5 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 3º ANO - PERÍODO DE 03 À 07/08/2020





LÍNGUA PORTUGUESA

FÁBULA



   Fábula é um tipo de texto muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. São histórias contadas e passadas de geração em geração.

        Quem não se lembra de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são animais? A cigarra e a formigaO leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral, ou seja, trazem uma lição.


Principais características de uma fábula

        A fábula é uma história de ficção, ou seja, não é real.  Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc. Por meio dessas características, as personagens movimentam-se e a história desenrola-se, levando à construção de um ensinamento.


     Considerando que a fábula pode ser contada oralmente, sabemos que há diferentes versões de uma mesma história, o que não compromete a sua função: a de levar as pessoas a refletirem sobre o comportamento em sociedade.

As fábulas podem ser escritas em prosa (texto em parágrafos) ou em versos. Os títulos geralmente fazem referência às personagens, e o tempo e o espaço relacionam-se ao habitat delas.

Referências: Fábula – Por Sara de Castro – disponível em: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-fabula.htm


O mês de junho já se foi, mas a festança continua…

Leia o texto abaixo e conheça a festa junina da bicharada!

FESTA JUNINA NA FLORESTA

      Na floresta o alarido era imenso, o papagaio todo envaidecido foi incumbido de ir anunciando por todos os lugares, que no próximo dia de lua cheia haveria uma linda festa caipira, pois era noite de são João, e que todos estavam convidados, só que teriam que comparecer vestidos a caráter.

     O local escolhido era uma clareira no centro da floresta, lugar suficiente grande para abrigar a todos.

       O macaco imediatamente já providenciou a sua roupa e os seus instrumentos musicais, ele era o maestro de uma banda, todo contente corria de um lado para outro chamando os componentes da banda para o último ensaio.

      - Nossa comadre, porque esse imenso girassol?
      -
Ah! Eu quero ser a mais bela caipirinha dessa festa! Você não acha?

     O leão olhou, balançou a cabeça e disse com seus botões essa pata é mesmo danada, e foi se arrumar, pois iria marcar a quadrilha.
     A raposa quando viu o corre-corre alegre da bicharada, quis saber o que havia acontecido, e ficou sabendo da festa.

   Botando a mão no queixo pensou, vou me regalar nessa festa, quero chegar primeiro e começar a comilança. E só de pensar já estou com água na boca.

        Chegou o grande dia, a alegria reinava em toda a floresta.
     Lá já estava a raposa toda vestida com uma calça rasgada e um grande chapéu de palha que cobria todo o rosto, quem a visse não a reconheceria.
       Só que não lhe avisaram em que qual clareira seria o evento. Ela pensou que só poderia ser essa das reuniões de sempre. Esperou, esperou e nada, ninguém aparecia. Foi quando prestando mais atenção, começou a ouvir ao longe música que ressoava alegre pela mata, e ficou furiosa e partiu para lá.
       Na clareira a alegria era geral: o gato com sua sanfona embalava um gostoso arrasta-pé; o galo com sua zabumba toda enfeitada ia marcando o compasso; o tatu com o pandeiro fazia miséria; o sapo, que pulava de um lado para outro, tocava o reco-reco; a cegonha toda emplumada afinava o seu bandolim; o lobo dedilhava com muito sentimento o seu violão; e o macaco com sua batuta comandava com alegria o som melodioso que pairava no ar dando alegria ao lugar.

       Todos vestidos a caráter já se preparavam para dar início à quadrilha com seus pares a postos.
         O leão com sua voz impostada e imponente anunciava:
         -
Pessoal todos com seus pares, porque a quadrilha vai começar. Olhou para a orquestra e deu o sinal:

        - Se preparem!
       Era uma agitação nas árvores, as aves batiam suas asas alegres e cantavam para acompanhar. No chão batido lá estavam todos os que iam dançar e os que só queriam apreciar.
       A cigarra toda entusiasmada gritou a todo pulmão:

     - Viva Santo Antônio! - E o povo delirava. Era uma gritaria feliz, as palmas e os gritos ressoavam por todo o imenso espaço da floresta.
     O ratinho tomado por tanta alegria e com seu chapelão maior que ele, subiu nas costas do elefante e gritou:

      - Pessoal, viva nóis e a festança! Comecem logo, que eu quero me acabar!

      De repente pula no centro da clareira a raposa.
     -
Como puderam fazer isso comigo, nem me convidaram para a festa, eu que sempre fui amiga de todos vocês.
     Houve um silêncio total. Não se ouvia nem o respirar de ninguém, era como se tudo tivesse parado.
     O leão se pôs a sua frente e pigarreando:

    - Sabe comadre raposa, a senhora já nos deu muitas provas de sua amizade e muitos de nossos amigos já a conhece muito bem e sabem quais são as suas intenções. Então, de comum acordo, resolvemos não convidá-la para que pudéssemos ter a nossa festa com alegria e sem desconfiança de que alguma coisa ruim iria acontecer.
     A raposa foi saindo de cabeça baixa, arrastando o seu chapelão.
     O leão gritou para a cegonha:
    -
Dê o tom que a quadrilha vai começar e vamos nós, com muita alegria minha gente.

     A música se espalhou pela floresta e todos se divertiram até o sol raiar. Foi o maior acontecimento que se tem notícia em toda floresta.

Moral: Nem sempre os espertos levam vantagem.

Profa. Neuza Razza - Pedagoga – professora do ensino fundamental e médio.

Depois de ler o texto, procure no dicionário o significado das palavras que você não conhecia. Volte ao texto e leia-o novamente.

Agora, em seu caderno de Língua Portuguesa, responda às questões seguintes. Para respondê-las volte ao texto sempre que necessário.

1 – Qual o título do texto?

2 – Quantos parágrafos tem o texto?

3 – Onde se passa a história?

4 – Quais são os personagens da história?

5 – No trecho abaixo há uma palavra escrita incorretamente, a autora utilizou a linguagem geralmente utilizada em ocasiões de festa junina. Qual é esta palavra e qual a forma correta de escrevê-la?

- Pessoal, viva nóis e a festança!”


6 – Quais eram as verdadeiras intenções da raposa?

7 – Você acha que a bicharada fez bem em não convidar a raposa?

8 – A moral da história é: “Nem sempre os espertos levam vantagem.” Na sua opinião, o que essa frase significa.

9 – De acordo com os aspectos do texto podemos dizer que ele é:

a) ( ) Um poema

b) ( ) Uma letra de canção

c) ( ) Uma fábula

d) ( ) Um anúncio

10 - Leia novamente a fábula “Festa junina na floresta”, e copie as palavras do texto que tenham ch, nh e lh. Escreva as palavras separando-as em colunas. Assim:

NH

CH

LH














Vamos relembrar ou aprender o significado das palavras

 antônimo e sinônimo:

Antônimo

Palavra de significação oposta à de outra, e nos ensina ás diferenças entre as coisas que vemos e sentimos. Quer dizer, sentido contrário.

Exemplos de algumas palavras:

vazio- cheio                            fechado- aberto

noite- dia                               bravo- manso

alto- baixo                             sentado- em pé

Sinônimo

Palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação que outra. Você leu a história “A festa junina na floresta”. Neste texto aparecem várias palavras da qual podemos dar exemplos de sinônimo como:

Palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação que outra. Você leu a história “A festa junina na floresta”. Neste texto aparecem várias palavras da qual podemos dar exemplos de sinônimo como:

ressoava - repetia, ecoava

furiosa - irada, impetuosa

melodioso- suave, agradável

delirava- exaltava

alarido- clamor de vozes, gritaria, algazarra

anunciado- noticiado, indicando, comunicando etc.

abrigar- resguardar, etc.

fofoqueiros- futriqueiro

Agora, com atenção, faça o que se pede:


1- Com ajuda de um adulto e auxílio do dicionário, de o sinônimo das palavras abaixo:

imenso-

enfeitada-

embalava-

apreciar-

entusiasmada-

envaidecido-

providenciou-


2- Dê o antônimo das palavras:

linda-

imenso-

contente-

bela-


3- Circule os nomes dos animais que aparecem no texto e escreva em seu caderno.


MATÉMATICA

Subtração


Copie os probleminhas abaixo em seu caderno de matemática e resolva-os, registrando a operação e a resposta:


1) Na festa junina da floresta, o papagaio comprou para ele e seus amigos duas canjicas, dois milhos cozidos e dois pedaços de bolo de fubá. Sua compra ficou em R$ 12,00 (doze reais). Ele entregou ao vendedor R$ 15,00 (quinze reais). Quanto recebeu de troco?


2) Na barraca da maçã do amor havia 48 maçãs. Foram vendidas 27. Quantas maçãs ainda restam para vender?


3) No jogo de argolas, o macaco fez 35 pontos e o leão 15 pontos. Quantos pontos o macaco fez a mais que o leão?


4) Observe o gráfico e faça o que se pede.


Arredondamento de números

Em muitas situações do nosso dia-a-dia, é necessário fazermos estimativas (dar um valor aproximado a uma certa quantidade). Por exemplo:

Quando queremos saber a altura de uma casa, ou quando queremos saber a distância entre duas coisas,

Para isso, normalmente arredondamos os valores.

Para arredondarmos um valor à dezena:

  • Pensamos no valor que queremos arredondar, por exemplo 33;

  • Pensamos na dezena que vem antes (é o 30) e na que vem a seguir (é o 40);

  • Vamos pensar no valor que está entre o 30 e o 40, que é o 35;

  • Verificamos se o valor a arredondar está antes ou depois do 35;

  • Se estiver antes arredondamos para a dezena que vem antes (30), se estiver depois arredondamos para a dezena que vem depois (40);

  • Como o número que queremos arredondar é o 33 e vem antes do 35, a dezena mais próxima do 33 é o 30.

A dezena mais próxima do 33 é o 30;

A dezena mais próxima do 35 é o 40.


Agora é a sua vez! Escreva no caderno de matemática os numerais abaixo e arredonde para a dezena mais próxima:

21 -                 31-               28-              74-

37-                  73-               39-              86-

44-                  82-              41-              77-

69-                  85-              52-                8-

58-                  17-              63-              11-


CIÊNCIAS

Nas festas juninas sempre tem muita comida, não é mesmo?

Mas você sabe o que é comer do jeito certo? No vídeo abaixo vamos aprender.

Uma alimentação saudável previne várias doenças, ajuda a crescer, além de dar força e energia para manter o corpo funcionando. Observe a imagem de um prato saudável:

Fonte:https://images.app.goo.gl/rfauB6WEfBvu7tpG6

Um prato saudável precisa ter carboidratos, pois são a principal fonte de energia para o corpo.

Um prato saudável precisa ter proteínas, pois as proteínas cuidam dos nossos músculos, ossos, dentes, pele e sangue.

Um prato saudável precisa ter verduras e legumes, pois são fonte de vitaminas que nos protegem das doenças.

Os alimentos são combustíveis para nosso corpo. Por isso, devemos ter pelo menos 5 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar.

1-Faça em seu caderno de ciências um cardápio saudável e variado para cada dia da semana, contendo as 5 refeições diárias. Não esqueça de incluir os carboidratos, proteínas, verduras e frutas.

Quanto mais coloridas forem suas refeições mais você irá crescer com energia e tornar-se resistente às doenças.


Café da manhã

Lanche

Almoço

Lanche

Jantar

DOMINGO






SEGUNDA






TERÇA






QUARTA






QUINTA






SEXTA






SÁBADO







ARTE


Como o Brasil está vivendo em meio à pandemia do novo coronavírus — e o isolamento social é o melhor remédio possível —, infelizmente este ano não teremos “festas juninas” (e as julinas também) da forma como estamos acostumados. Em 2020 essas festas terão que ser virtuais com shows online. Então, para trazermos essa festividade um pouco mais para perto de nós, vamos fazer uma sanfona de caixa de leite? Afinal, esse é um dos principais instrumentos musicais das “Festa Juninas”.

Vamos lá! Mãos a obra!



Material:

  • 2 caixas de leite vazias
  • Tesoura
  • Cola
  • Papel branco, preto e mais uma outra cor de sua preferência.

Não esqueçam de postar as fotos da sua atividade!!!


GEOGRAFIA/HISTÓRIA

Vamos recordar um pouco sobre sua história de vida.


Você é uma criança como tantas outras que existem no mundo. Você gosta de brincar, você ri, chora, ama, sofre, faz malcriações…

Mas as crianças não são todas iguais. Cada uma tem um nome, uma aparência, um jeito de ser e agir, uma forma de sentir, uma história de vida.

Agora vamos saber um pouco sobre você. Responda em seu caderno de geografia/história as atividades abaixo:


1-Escreva seu nome.

2-Quem escolheu seu nome?

3-Você tem apelido? Qual?

4-Você tem um amigo ou parente de quem mais gosta?

5-Do que você tem mais medo?

6-Qual é o seu maior desejo?

7-Qual é sua brincadeira preferida?

8-Faça um lindo desenho, mostrando como você é.




EDUCAÇÃO FÍSICA





Depois de ver o vídeo, siga as instruções:

1. Fazer a atividade ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na área de serviço);

2. Use um colchonete ou uma colcha...uma toalha;

3. Para cada movimento, conte até 10;

4. Dê preferência a um lugar calmo; e fique voltado para o sol. Boa atividade.

💚💛💜💚💛💜




CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA SEMANA ANTERIOR:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.