sábado, 15 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 17 A 21/08/2020







 LÍNGUA PORTUGUESA


Olá crianças, muitas saudades. Estamos torcendo para que tudo fique bem e possamos voltar logo. Beijos.


Como estamos em casa há bastante tempo, nossa tendência é relaxar quanto a alimentação. Não devemos fazer isto, pois acarreta graves consequências, como aumento de peso, diabetes, pressão alta e outros. Para sabermos um pouco mais e nos cuidarmos melhor, aí vão algumas informações importantes.


A alimentação tem um papel muito importante no desenvolvimento e saúde do nosso corpo.

É necessário uma alimentação adequada nas diversas fases da vida.

Conhecer os alimentos é importante.

Os nutrientes são encontrados nos alimentos responsáveis pelo bom funcionamento de nosso corpo.

As proteínas constroem nosso corpo. Veja os exemplos: carne,leite e seus derivados, soja, feijão, arroz, cereais integrais. São alimentos ricos em proteínas que constroem nosso corpo como os tijolos de uma casa.

Para estudar, brincar, andar e trabalhar precisamos de energia.

Essa energia é encontrada nos carboidratos e gorduras.

Veja essa lista:rapadura, mel, batata, mandioca, pães, farinhas e massas em geral são algumas das fontes de carboidratos. Já as gorduras podem ser encontradas na manteiga, margarina, óleos e outros alimentos.

As vitaminas, os sais minerais e as fibras são nutrientes essenciais para garantir o perfeito desenvolvimento e funcionamento do organismo.

Nas frutas, verduras, legumes e cereais encontramos a água, as vitaminas, os sais minerais e as fibras.

LEMBRE-SE: Beber água é muito bom para nossa saúde! 

Precisamos ficar atentos, porque tudo que é demais faz mal. Então, vamos consumir somente a quantidade que nos faz bem. A quantidade que nosso corpo precisa.

A alimentação deve ser variada. Devemos comer todo tipo de alimento. Proteínas, gorduras, sais minerais, fibras, água, carboidratos e vitaminas.

Quanto mais colorido for o prato, mais completo e saudável será.


Observe essa pirâmide alimentar. Ela apresenta as quantidades adequadas para uma alimentação equilibrada. Caso você possa, faça um bonito colorido. 


C:\Users\tania\Downloads\piramide-alimentar (1).png


Partindo dessas informações, construa um pequeno cardápio para sua família. Lembre-se: prato colorido e completo tem que ter de tudo. Experimente, peça ajuda pra mamãe e como treino, faça pra duas refeições.


Responda em seu caderno. Dê respostas completas.


Como é sua alimentação diária?


Você tem o hábito de comer frutas? Quais as que mais gosta?


Você aceita experimentar com facilidade coisas que nunca comeu?


Você come verduras e legumes? Quais?


E as carnes? Você come? Quais?


Tem o hábito de tomar água? Com quê frequência?


Escreva a receita de uma comidinha que você gosta muito.


Veja os links abaixo. Assista e faça as atividades.





 EDUCAÇÃO FÍSICA


Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

Aqui , neste vídeo, eu separei algumas brincadeiras, do nosso Folclore, para vocês se divertirem em casa. Chame a família e aproveite um pouco de nossa cultura e o que, provavelmente, seus pais, avós brincavam quando na idade de vocês.

Se você conhece alguma ou todas , parabéns; caso não conheça alguma  aproveite para brincar.

Lembrando que em tempo de pandemia, as brincadeiras só podem ser com o pessoal de casa. Uma pena... Né?

Mas vamos torcer para tudo isso passar, pois estou com muitas saudades.

Divirtam-se!

ANA LUCIA








CIÊNCIAS

 

Conhecer como nosso organismo funciona é fundamental para mantermos a saúde e uma boa qualidade de vida. Para isso, é preciso entender como trabalham os principais sistemas do organismo.

Nossos ossos fazem parte do Sistema Locomotor.

Leia o poema abaixo com atenção.

O esqueleto

––                                                      Walter Nieble de Freitas

Por causa de um esqueleto

Corri a não poder mais:

Assustado entrei em casa

E contei tudo a meus pais

“O esqueleto, seu bobinho,

Nunca foi assombração:

É ele um conjunto de ossos

Dispostos em armação.

Sua função principal

É manter o corpo ereto;

Tem cabeça, tronco e membros

Todo esqueleto completo.

Preste, pois, muita atenção,

Guarde bem, jamais se esqueça:

Somente de crânio e face

Se constitui a cabeça.

O tronco tem só três partes,

Vou dizer-lhe quais são elas:

A coluna vertebral,

O esterno e as costelas.

Os membros são conhecidos:

Os de cima superiores;

E os que servem para andar,

São chamados inferiores”.

Até agora não compreendo

Como é que fui tolo assim:

Correr de um pobre esqueleto

Tendo outro esqueleto em mim!

 

***

Agora, com base no texto que você leu, responda as questões em seu caderno.

1.O que é o esqueleto?

 

2. Você saberia citar a função principal do esqueleto humano?

 

3. Como se chama a caixa óssea, em nossa cabeça, que protege o cérebro?

 

4. Que ossos fazem parte do tronco? Você saberia dizer para que eles servem?

 

 

Quer montar seu próprio esqueleto? Reproduza a imagem, recorte e junte as partes com linha ou barbante. Você terá um esqueleto articulável!!!




 ARTES

O “Folclore Brasileiro” é muito rico, ele representa uma grande parte das nossas tradições e cultura, possui lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, trava-línguas, brincadeiras, adivinhas..., mas não se trata apenas disso. Simboliza, de fato, a nossa cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.

Aproveitando que agosto é o mês do “Folclore” vamos dar sequência as nossas atividades de “Arte” seguindo esse tema.

Você já brincou de “Adivinha”? Abaixo temos 45 para você tentar responder! Se achar muito difícil vale pedir ajuda, mas só depois de tentar sozinho(a). Vamos ver quem acerta mais?






Quando terminar a “adivinhação” escolha duas adivinhas e faça uma ilustração bem criativa no seu caderno de “Arte”.

Você já criou alguma “adivinha”? Agora é a sua vez, crie quantas “adivinhas” quiser, brinque com seus familiares e as registre no caderno de Arte.



 MATEMÁTICA

 

        1. Resolva as subtrações utilizando o quadro posicional. Faça no caderno.

 

DESAFIO  MATEMÁTICO    

Resolva o desafio   no caderno de Matemática



GEOGRAFIA/HISTÓRIA

Continuando os estudos sobre paisagens:

 

*Habilidades e capacidades: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. (BNCC (EF03GE03).

 

1 - Analise as imagens abaixo e responda no caderno:






Imagens de: Joa Souza e Diego Grandi/shutterstock

 

A) Qual dessas imagens é mais parecida com o lugar onde você mora? Por quê?

B) Em qual dos lugares acima você acredita haver mais qualidade de vida? Por quê?

2 - Observe as fotos abaixo:


           Imagens de: Qurezende e Kamillok/shutterstock

   

A) Você acha que as paisagens acima são diferentes? Por quê?

B) Você consegue perceber algum elemento em comum entre os dois espaços? Qual?


3 - Observe abaixo a área urbana e a área rural de um município e escreva no caderno quais são os odores que podem ser sentidos em cada uma delas.



     Imagens de: Dudarev Mikhail e Hidden Catch/shutterstocky

 

4 - Observe as áreas das cidades abaixo e identifique-as escrevendo no caderno o número e o nome correspondente.

 

   Comercial               Residencial            Histórica             Industrial

    


2  


3   


4   

Imagens de: Jordi Cor, Raphael de Barros Lima, Diego Grandi e ESB   Professional/shutterstocky


5 - Você vive em qual meio: rural ou urbano? Cite no caderno as características que definem o espaço em que você vive.

 

6 – De acordo com os numerais das figuras abaixo escreva R, para as paisagens rurais, e U, para as paisagens urbanas.

 

 1


2


3


4

7 - Copie e complete no caderno o texto corretamente com as palavras que estão destacadas abaixo.

Relações – paisagens – “montado” – apenas – comerciais – identidade – costumes – identidade – “rosto”.

Todo lugar tem características únicas: as       paisagens  , as atividades    comerciais        , as festas e os costumes      . À mistura de todas essas coisas, chamamos de       identidade  do lugar.

Essa     identidade               é como se fosse um   “rosto” . Diferente de nosso rosto, que nos acompanha desde que nascemos, esse rosto do local é constantemente “montado” pelas relações humanas que acontecem      apenas  nele.

 

8 - Agora, escreva no caderno um exemplo da relação entre as pessoas e a paisagem.

 

9 - Escreva no caderno os fatores que contribuem para que, às vezes, os espaços rurais não tenham uma educação de qualidade.

 

10 - Escreva no caderno o que você faria para melhorar a qualidade da educação nos espaços urbanos e rurais?

 

11 - Escreva no caderno:

A) Duas vantagens de quem mora na área rural.

 

B) Dois problemas enfrentados por quem mora na área rural.

 

c) Se você morasse na área rural, como você acha que seria?

 

12 - Responda com ajuda de um adulto. Escreva as respostas no caderno.

A) Na sua opinião, é possível transformar uma paisagem natural sem prejudicar a natureza? Justifique sua resposta.

B) Você acha que as modificações feitas pelos seres humanos na paisagem natural podem trazer benefícios para a natureza? Justifique sua resposta.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.