LÍNGUA PORTUGUESA
Olá crianças, muitas saudades. Estamos torcendo para que tudo fique bem e possamos voltar logo. Beijos.
Como estamos em casa há bastante tempo, nossa tendência é relaxar quanto a alimentação. Não devemos fazer isto, pois acarreta graves consequências, como aumento de peso, diabetes, pressão alta e outros. Para sabermos um pouco mais e nos cuidarmos melhor, aí vão algumas informações importantes.
A alimentação tem um papel muito importante no desenvolvimento e saúde do nosso corpo.
É necessário uma alimentação adequada nas diversas fases da vida.
Conhecer os alimentos é importante.
Os nutrientes são encontrados nos alimentos responsáveis pelo bom funcionamento de nosso corpo.
As proteínas constroem nosso corpo. Veja os exemplos: carne,leite e seus derivados, soja, feijão, arroz, cereais integrais. São alimentos ricos em proteínas que constroem nosso corpo como os tijolos de uma casa.
Para estudar, brincar, andar e trabalhar precisamos de energia.
Essa energia é encontrada nos carboidratos e gorduras.
Veja essa lista:rapadura, mel, batata, mandioca, pães, farinhas e massas em geral são algumas das fontes de carboidratos. Já as gorduras podem ser encontradas na manteiga, margarina, óleos e outros alimentos.
As vitaminas, os sais minerais e as fibras são nutrientes essenciais para garantir o perfeito desenvolvimento e funcionamento do organismo.
Nas frutas, verduras, legumes e cereais encontramos a água, as vitaminas, os sais minerais e as fibras.
LEMBRE-SE: Beber água é muito bom para nossa saúde!
Precisamos ficar atentos, porque tudo que é demais faz mal. Então, vamos consumir somente a quantidade que nos faz bem. A quantidade que nosso corpo precisa.
A alimentação deve ser variada. Devemos comer todo tipo de alimento. Proteínas, gorduras, sais minerais, fibras, água, carboidratos e vitaminas.
Quanto mais colorido for o prato, mais completo e saudável será.
Observe essa pirâmide alimentar. Ela apresenta as quantidades adequadas para uma alimentação equilibrada. Caso você possa, faça um bonito colorido.
Partindo
dessas informações, construa um pequeno cardápio para sua família. Lembre-se:
prato colorido e completo tem que ter de tudo. Experimente, peça ajuda pra
mamãe e como treino, faça pra duas refeições.
Responda
em seu caderno. Dê respostas completas.
Como
é sua alimentação diária?
Você
tem o hábito de comer frutas? Quais as que mais gosta?
Você
aceita experimentar com facilidade coisas que nunca comeu?
Você
come verduras e legumes? Quais?
E
as carnes? Você come? Quais?
Tem
o hábito de tomar água? Com quê frequência?
Escreva
a receita de uma comidinha que você gosta muito.
Veja
os links abaixo. Assista e faça as atividades.
EDUCAÇÃO FÍSICA
O Folclore
Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam
aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas,
comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.
Aqui
, neste vídeo, eu separei algumas brincadeiras,
do nosso Folclore, para vocês se divertirem em casa. Chame a família e
aproveite um pouco de nossa cultura e o que, provavelmente, seus pais, avós
brincavam quando na idade de vocês.
Se
você conhece alguma ou todas , parabéns; caso não conheça alguma aproveite para brincar.
Lembrando
que em tempo de pandemia, as brincadeiras só podem ser com o pessoal de casa.
Uma pena... Né?
Mas
vamos torcer para tudo isso passar, pois estou com muitas saudades.
Divirtam-se!
ANA
LUCIA
CIÊNCIAS
Conhecer como nosso organismo
funciona é fundamental para mantermos a saúde e uma boa qualidade de vida. Para
isso, é preciso entender como trabalham os principais sistemas do organismo.
Nossos ossos fazem parte do Sistema Locomotor.
Leia o poema abaixo com atenção.
O esqueleto
–– Walter Nieble de Freitas
Por causa de um esqueleto
Corri a não poder mais:
Assustado entrei em casa
E contei tudo a meus pais
–
“O esqueleto, seu bobinho,
Nunca foi assombração:
É ele um conjunto de ossos
Dispostos em armação.
–
Sua função principal
É manter o corpo ereto;
Tem cabeça, tronco e membros
Todo esqueleto completo.
–
Preste, pois, muita atenção,
Guarde bem, jamais se esqueça:
Somente de crânio e face
Se constitui a cabeça.
–
O tronco tem só três partes,
Vou dizer-lhe quais são elas:
A coluna vertebral,
O esterno e as costelas.
–
Os membros são conhecidos:
Os de cima superiores;
E os que servem para andar,
São chamados inferiores”.
–
Até agora não compreendo
Como é que fui tolo assim:
Correr de um pobre esqueleto
Tendo outro esqueleto em mim!
***
Agora, com
base no texto que você leu, responda as questões em seu caderno.
1.O que é o esqueleto?
2. Você saberia citar a função
principal do esqueleto humano?
3. Como se chama a caixa óssea, em
nossa cabeça, que protege o cérebro?
4. Que ossos fazem parte do tronco? Você
saberia dizer para que eles servem?
Quer montar seu próprio esqueleto?
Reproduza a imagem, recorte e junte as partes com linha ou barbante. Você terá
um esqueleto articulável!!!
ARTES
O “Folclore Brasileiro” é muito rico, ele representa uma grande parte das nossas tradições e cultura, possui lendas e mitos, festas populares, danças e cantigas de roda, trava-línguas, brincadeiras, adivinhas..., mas não se trata apenas disso. Simboliza, de fato, a nossa cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.
Aproveitando que agosto é o mês do “Folclore” vamos dar sequência as nossas atividades de “Arte” seguindo esse tema.
Você já
brincou de “Adivinha”? Abaixo temos
45 para você tentar responder! Se achar muito difícil vale pedir ajuda, mas só
depois de tentar sozinho(a). Vamos ver quem acerta mais?
Quando terminar a “adivinhação” escolha duas adivinhas e faça uma ilustração bem criativa no seu caderno de “Arte”.
Você já criou
alguma “adivinha”? Agora é a sua vez, crie quantas “adivinhas” quiser, brinque
com seus familiares e as registre no caderno de Arte.
DESAFIO MATEMÁTICO
Resolva
o desafio no caderno de Matemática
Continuando os estudos sobre paisagens:
*Habilidades
e capacidades: Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares. (BNCC (EF03GE03).
1 - Analise as imagens abaixo e responda no
caderno:
Imagens
de: Joa Souza e Diego Grandi/shutterstock
A) Qual dessas
imagens é mais parecida com o lugar onde você mora? Por quê?
B) Em qual dos lugares
acima você acredita
haver mais qualidade de vida? Por quê?
2 - Observe as fotos abaixo:
Imagens de: Qurezende e Kamillok/shutterstock
A) Você acha que as paisagens acima são diferentes? Por quê?
B) Você consegue perceber algum elemento em comum entre os dois espaços? Qual?
3 - Observe abaixo a área urbana e a área rural de um município e escreva no caderno quais são os odores que podem ser sentidos em cada uma delas.
Imagens de: Dudarev Mikhail e Hidden
Catch/shutterstocky
4 - Observe as áreas das cidades abaixo e identifique-as
escrevendo no caderno o número e o nome correspondente.
Comercial Residencial Histórica Industrial
1
2
3
4
Imagens de: Jordi Cor, Raphael
de Barros Lima, Diego Grandi e ESB Professional/shutterstocky
5 - Você vive em qual meio: rural ou
urbano? Cite no caderno as características que definem o espaço em que você
vive.
6 – De acordo
com os numerais das figuras abaixo escreva
R, para as paisagens rurais, e U, para as paisagens urbanas.
1
7 - Copie e complete no caderno o
texto corretamente com as palavras que estão destacadas abaixo.
Relações – paisagens – “montado” – apenas – comerciais – identidade –
costumes – identidade – “rosto”.
Todo lugar tem características únicas: as paisagens , as atividades comerciais , as festas e os costumes .
À mistura de todas essas coisas, chamamos de
identidade do lugar.
Essa identidade é como se fosse um “rosto” .
Diferente de nosso rosto, que nos acompanha desde que nascemos, esse rosto do
local é constantemente
“montado” pelas relações
humanas que acontecem apenas nele.
8 - Agora, escreva no caderno um exemplo da relação entre
as pessoas e a paisagem.
9 - Escreva no caderno os fatores que contribuem para
que, às vezes, os espaços rurais não tenham uma educação de qualidade.
10 - Escreva no caderno o que você
faria para melhorar a qualidade da educação nos espaços urbanos e rurais?
11 - Escreva no caderno:
A) Duas vantagens de quem mora na área rural.
B) Dois problemas enfrentados por quem mora na área rural.
c) Se você morasse na área rural, como você acha que
seria?
12 - Responda com ajuda de um adulto.
Escreva as respostas no caderno.
A) Na
sua opinião, é possível transformar uma paisagem natural sem prejudicar a
natureza? Justifique sua resposta.
B) Você acha que as modificações feitas pelos seres humanos na
paisagem natural podem trazer benefícios para a natureza? Justifique sua resposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.