sábado, 29 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 2º ANO - PERÍODO DE 31/08 À 04/09/2020

 


  OLÁ CRIANÇAS TUDO BEM! ESPERO, QUE SIM!

EM UMA ATIVIDADE QUE TRABALHAMOS; RELEMBRAMOS UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO NOSSO FOLCLORE BRASILEIRO, VIMOS QUE ELE É O RESULTADO DAS CRIAÇÕES DE UMA COMUNIDADE CULTURAL, BASEADA NAS TRADIÇÕES DE UM GRUPO OU DE INDIVÍDUOS, QUE EXPRESSAM SUA IDENTIDADE CULTURAL E SOCIAL, ALÉM DOS COSTUMES E VALORES QUE SE TRANSMITEM, ORALMENTE PASSANDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

COMO O TEMA FOLCLORE É ASSUNTO QUE TEM MUITO A NÓS ENSINAR. E VOCÊS DEVEM TER PERCEBIDO, AO PESQUISAR SOBRE ELE. QUE TAL REALIZAR MAIS ALGUMAS ATIVIDADES NESTA SEMANA?  



LÍNGUA PORTUGUESA


AS ADIVINHAS, TAMBÉM CONHECIDAS COMO ADIVINHAÇÕES OU “O QUE É QUE É”. SÃO PERGUNTAS EM FORMATO DE CHARADAS DESAFIADORAS QUE FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR E DO FOLCLORE BRASILEIRO.

SÃO MUITO COMUNS ENTRE AS CRIANÇAS, MAS TAMBÉM FAZEM SUCESSO ENTRE OS ADULTOS. PORTANTO LEIA AS ADIVINHAÇÕES ABAIXO E RESPONDA - AS NO CADERNO. NÃO SE ESQUEÇA DE PEDIR AJUDA A UM ADULTO DE SUA CASA.

    A) O QUE É O QUE É TEM BICO, MAS NÃO BICA. TEM ASA, MAS NÃO VOA?


B) QUEM É QUE SEMPRE VAI DORMIR CALÇADO?



C) QUEM É QUE TEM LUZ, MAS SÓ VIVE NO ESCURO?



D) QUEM É QUE NÃO PESCA NADA E FICA A BEIRA DO RIO COMENDO MOSCA?


E) O QUE É O QUE É QUANTO MAIS TIRA, MAIOR FICA?



ALÉM DAS PARLENDAS, BRINCADEIRAS, ADIVINHAS, FESTAS E ETC.. NÃO PODEMOS ESQUECER DAS LENDAS, POIS ELAS MISTURAM ACONTECIMENTOS REAIS E HISTÓRICOS COM ELEMENTOS DE FANTASIA. CADA REGIÃO DO PAÍS ASSUME UMA HISTÓRIA TÍPICA DE DETERMINADA PERSONAGEM DO FOLCLORE. INCLUSIVE NA AULA ANTERIOR VIMOS A LENDA DO SACI.

LEIA A SEGUIR MAIS UMA LENDA DO NOSSO FOLCLORE E RESPONDA AS PERGUNTAS A SEGUIR, EM SEU CADERNO.

O CURUPIRA


NO FUNDO DAS MATAS, BEM LONGE DAS CIDADES E DAS ALDEIAS,QUANDO SOAM GRITOS LONGOS E ESTRIDENTES, É O CURUPIRA QUE SE APROXIMA.

O MELHOR QUE SE FAZ É SAIR DALI CORRENDO.

O CURUPIRA É UM ANÃO DE CABELOS VERMELHOS, DENTES VERDES E COM OS PÉS VIRADOS PARA TRÁS. PARA OS ÍNDIOS ELE É O PERALTA DA FLORESTA. CORRE ATRÁS DELES, ENFURECIDO, PARA BATER. PARA SE PROTEGEREM, QUANDO SE AFASTAM DE SUAS ALDEIAS, OS ÍNDIOS DEIXAM PELO CAMINHO PENAS DE AVES, ABANADORES E FLECHAS.

O CURUPIRA É O PROTETOR DAS ÁRVORES E DOS ANIMAIS. BATENDO NOS TRONCOS DAS ÁRVORES COMO SE FOSSEM TAMBORES, TESTA A RESISTÊNCIA DELAS, QUANDO AMEAÇA CAIR UMA TEMPESTADE.

ELE ODEIA OS HOMENS QUE CAÇAM E DESTROEM AS MATAS. POR ISSO, GOSTA DE DEIXAR OS CAÇADORES PERDIDOS DENTRO DA FLORESTA. QUEM VÊ O CURUPIRA PERDE TOTALMENTE O RUMO, NÃO SABE MAIS ACHAR O CAMINHO DE VOLTA.

PARA ATRAIR SUAS VÍTIMAS O CURUPIRA, ÁS VEZES, CHAMA AS PESSOAS COM GRITOS QUE IMITAM A VOZ HUMANA.

AS HISTÓRIAS DO CURUPIRA SÃO CONTADAS EM TODO BRASIL. EM ALGUMAS REGIÕES, ELE TEM O NOME DE CAIPORA OU CAAPORA, E APARECE FREQUENTEMENTE MONTADO EM UM PORCO-DO-MATO.

(MARCELO XAVIER)  


A) COMO É O CURUPIRA?

B) O QUE FAZEM OS ÍNDIOS PARA SE PROTEGEREM, QUANDO SE AFASTAM DE SUAS ALDEIAS?

C) O QUE FAZ O CURUPIRA COM AS ÁRVORES, QUANDO AMEAÇA CAIR UMA TEMPESTADE?

D) ESCREVA O QUE O CURUPIRA FAZ COM OS CAÇADORES DA FLORESTA.

E) O QUE O CURUPIRA FAZ PARA ATRAIR SUAS VÍTIMAS?

F) POR QUAIS NOMES O CURUPIRA TAMBÉM É CONHECIDO?    

MATEMÁTICA

A) ARME E EFETUE AS OPERAÇÕES NO CADERNO. SIGA O MODELO:


B) O CURUPIRA ESTÁ ESCREVENDO POR EXTENSO ALGUNS NUMERAIS. VAMOS AJUDÁ-LO! O PRIMEIRO ELE JÁ ARRISCOU. CONTINUE OS DEMAIS NO CADERNO.

A) 24 = VINTE E QUATRO

B) 29 =

C) 37 =

D) 46 =

E) = 53

F) 68 =

G) 75 =

H) 82 =

I) 90 =

J) 67 =

K) 85 =

L) 99=



C) AGORA AJUDE-O A COLOCAR OS NUMERAIS ACIMA EM ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE. NO CADERNO. PARA ISSO, LEIA PARA RELEMBRAR O QUE É ORDEM CRESCENTE DECRESCENTE:

ORDEM CRESCENTE: PARA ORGANIZAR COMEÇAMOS DO MENOR NÚMERO PARA O MAIOR NÚMERO.

ORDEM DECRESCENTE: PARA ORGANIZAR COMEÇAMOS DO MAIOR PARA O MENOR.


D) ELE ANIMOU E DECIDIU ESCREVER TAMBÉM, O ANTECESSOR E SUCESSOR DOS NUMERAIS ABAIXO. VEJA: 28 29 30. FAÇA O MESMO COM OS SEGUINTES NUMERAIS NO CADERNO:

29 – 53 – 67 -82 – 68 – 37 – 85 – 46 – 75 – 99 – 90 - 24

ARTE

    HORA DE USAR A CRIATIVIDADE.

    JUNTO COM UM ADULTO ASSISTA UMA HISTÓRIA DO CURUPIRA. 

    LOGO EM SEGUIDA CRIE UM FANTOCHE DO CURUPIRA. VOCÊ PODE FAZER USANDO SUA IMAGINAÇÃO, TENDO COMO BASE O MODELO DA IMAGEM A SEGUIR OU SEGUINDO AS INSTRUÇÕES DA PÁGINA SEGUINTE.


PARA FAZER O FANTOCHE VOCÊ PRECISARÁ DE: 

  • PAPEL CARTÃO VERMELHO 15 CM X 15 CM
  • SAIA: (PAPEL CARTÃO VERDE): 15 CM X 5 CM
  • ROLINHO DE PAPEL, OLHINHOS (VOCÊ PODE ELABORAR)
  • COLA, TESOURA SEM PONTA E CANETINHA.


VEJA O PASSO A PASSO:


EDUCAÇÃO FÍSICA

    HORA DA BRINCADEIRA!

    QUE TAL CONVIDAR ALGUÉM AÍ DE CASA PARA BRINCAR? ASSISTA MAIS ESTE VÍDEO:




A) COM LANTERNAS 


    VAMOS BRINCAR DE CURUPIRA USANDO LANTERNAS? PODE SER A LANTERNA DO CELULAR, OU IMPROVISADA. 

    CADA UM ESCOLHE UM LUGAR PARA SE ESCONDER NUM DOS CÔMODOS DA CASA COM SUA LANTERNA. UM FICA DE FORA. SERÁ O CAÇADOR. QUANDO O CAÇADOR CHEGAR PERTO DO CURUPIRA ELE PRECISA ACENDER A LANTERNA E TENTAR ASSUSTAR O CAÇADOR PARA LONGE!


B) BRINQUE TAMBÉM DE CINCO PEDRAS!

    NA PRIMEIRA FASE, AS PEDRAS SÃO JOGADAS NO CHÃO. A CRIANÇA ESCOLHE UMA DELAS E JOGA PARA O ALTO. COM A MESMA MÃO, PEGA AS OUTRAS E TENTA RECUPERAR A JOGADA ANTES QUE ELA CAIA NO CHÃO. 

    VAI PARA A PRÓXIMA ETAPA QUEM CONSEGUIR PEGAR TODAS. NELA, PRECISA PEGAR DUAS PEDRAS ANTES DE SEGUIR A QUE FOI JOGADA. 

    A BRINCADEIRA SEGUE ATÉ A QUARTA ETAPA, QUANDO A CRIANÇA RECOLHE AS QUATRO PEÇAS. NA QUINTA TODAS SÃO COLOCADAS DE VOLTA AO CHÃO.



CIÊNCIAS

SABENDO QUE O PERSONAGEM CURUPIRA É DEFENSOR DAS MATAS E DOS ANIMAIS, FAÇA UMA TABELA EM SEU CADERNO,  SEPARANDO OS ANIMAIS EM SELVAGENS E DOMÉSTICOS. PARA ISTO ANALISE E OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO:




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