segunda-feira, 10 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 10 A 14/08/2020

 



GEOGRAFIA / HISTÓRIA


A lenda do milho

Tabajara era um velho índio muito bondoso e querido pelo seu povo.

A tribo estava passando por muita dificuldade. Não havia caça e a pesca estava difícil.

O velho índio, sentindo que ia morrer, reuniu os homens de sua tribo e disse: — Enterrem meu corpo numa cova bem rasa. Cubram-me com palha seca e pouca terra. Esperem vir o sol e a chuva. Ali nascerá alimento para toda tribo.

Após a morte de Tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado. Sobre a cova do velho guerreiro, apareceu uma planta. Suas folhas compridas lembravam a lança de tabajara.

Sua flor vistosa parecia o cocar do chefe índio e a tribo descobriu que sua espiga era um delicioso alimento.

Foi assim que surgiu o milho.

         (Adaptação do folclore brasileiro)

 

Vocabulário

 a) Cocar; enfeite de penas coloridas que os índios usavam na cabeça.

 b) Cova: buraco.

 c) Dificuldade: aperto, apuro

 d) Lança: arma pontuda parecida com uma flecha.

 e) Rasa: pouco funda.

 f) Tribo: conjunto de índios.

 g) Vistosa: bonita, admirável.

 

De acordo com o texto, responda as questões abaixo:

1-Quem era Tabajara?


2-Quais eram as dificuldades que a tribo estava passando?


3-Qual foi o pedido que o velho índio fez ao perceber que iria morrer?


4-O que nasceu na cova do velho índio?


5-Numere as frases na ordem do texto, depois escreva-as em seu caderno.

a. (___) Não havia caça e a pesca estava difícil.

b. (___) Após a morte de tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado.

c. (___) A tribo descobriu que a espiga era um delicioso alimento.

d. (___) Sua tribo estava passando muita dificuldade.

e. (___) O velho pediu: “Enterrem meu corpo numa cova bem rasa.”

f.  (___) Tabajara era um velho índio muito bondoso.

g. (___) Sobre a cova do velho guerreiro apareceu uma planta.


6-O que conta o texto?

 

7-Segundo a lenda dos índios como surgiu o milho?

 

8-Você conhece alguma outra lenda indígena sobre alimentos? Qual? Elas são parecidas? Justifique.

 

9-Escreva as frases verdadeiras em seu caderno.

a. O corpo de tabajara foi enterrado numa cova bem rasa.

b. Sobre a cova do velho guerreiro apareceu uma planta.

c. A flor vistosa não parecia o cocar do chefe índio.

d. A espiga era um delicioso alimento.

 

10-Complete de acordo com o texto. 

a. Tabajara era um ______ índio muito __________ e __________pelo seu povo.

b. Sua flor_______ parecia o cocar do chefe índio.

c. A tribo descobriu que a espiga da planta era um ___________ alimento.

 LÍNGUA PORTUGUESA

 Folclore 

Fonte: site Significados

 

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A pala é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

O folclore simboliza a cultura popular e grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através de gerações.

O folclore é o produto da cultura de um país e por isso, cada país tem elementos únicos de folclore.


Folclore brasileiro

 

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:

Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festas do Divino;

Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do Pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;

Música e dança: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau de fita, Quadrilha;

Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.

No Brasil, o Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.

 

Copie as palavras abaixo em seu caderno, separando-as em colunas.


BOITATÁ –CARNAVAL – SACI – FREVO – ESCRAVOS DE JÓ – XOTE – SAPO CURURU – QUADRILHA – O CRAVO BRIGOU COM A ROSA SAMBA – CAVALHADA - LOBISOMEM – CIRANDA –CIRANDINHA – CURUPIRA.


MÚSICAS E DANÇAS             FESTAS            LENDAS E MITOS

 


Ao longo dos anos as brincadeiras e brinquedos foram modificando-se a cada geração, muitas dessas mudanças tem ligação direta com os avanços tecnológicos.

Entreviste 5 pessoas com mais de 50 anos e pergunte o brinquedo e brincadeira preferidos dessa pessoa.


Forme colunas em seu caderno.


No.

Nome

Idade

Brinquedo

Brincadeira


1



 

 

 

 

2

 

 

 

 


3

 

 

 

 


4

 

 

 

 


5

 

 

 

 

 


Agora responda:


A) Algumas brincadeiras ou brinquedos acima citados na pesquisa você não conhecia? Se sim, quais?


B)    Há diferença entre os brinquedos de antigamente e os de agora? Se sim, quais diferenças?


C)    Qual a sua brincadeira preferida?


D)    Qual seu brinquedo preferido?

 

Escreva detalhadamente, como se brinca de: A DANÇA DAS CADEIRAS.

 

Crie uma história utilizando os seguintes personagens folclóricos: Negrinho do Pastoreio – Lobisomem – Curupira

 

Peça ajuda para sua mãe, avó ou tia e escreva uma receita bem gostosa, de comida do nosso folclore.

 

Adivinhe e escreva qual é a lenda?

 

a)  Uma velha bruxa com forma de jacaré, mora em uma caverna escura e pega criancinhas que não querem dormir, existindo assim até uma canção de ninar com seu nome. Qual é a lenda? ___________________________

b)   Planta aquática, símbolo da Amazônia que segundo a lenda é uma índia que se afogou após se inclinar na beira do rio para tentar beijar o reflexo da Lua, por quem a índia estava apaixonada. Qual é a lenda? ____________________

c)    É muito brincalhão, faz travessuras, diverte-se com os animais e pessoas, possui uma perna, usa gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Qual é a lenda? __________________________



EDUCAÇÃO FÍSICA

Olá galera! 

Professora Ana Lucia na área!

Nesta semana aprenderemos outras posturas do yoga; só que agora com o gato Zen e outros animais!

Antes de iniciar, leiam as instruções abaixo!                                                                                                                                                                                                                    

Instruções:

Assista ao vídeo com atenção; bastante atenção!

Fazer a atividade ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na área de serviço) e onde possa se movimentar sem esbarrar em nada!

Use um colchonete ou uma colcha... uma toalha...

Para cada movimento, conte até 10.

Dê preferência a um lugar calmo!

Que tal convidar alguém de sua casa para fazer com você?

Tente escutar a mensagem que há no final desta história.

Depois de ter aprendido os movimentos, repita-os quantas vezes desejar!


Boa atividade.

Se cuidem!

CIÊNCIAS


OS SENTIDOS

 

Nem precisamos dizer que o cérebro é importante, não é? Ele controla a visão, audição, olfato, paladar, movimentos, pensamentos e outros inúmeros sentidos que nos mantêm vivos.

É do cérebro que partem também as sensações e sentimentos, normalmente atribuídos ao coração como, por exemplo, o amor, o ódio, a alegria e a tristeza.

O corpo humano possui cinco órgãos responsáveis pelos sentidos:

•    O ouvido é o órgão do sentido da audição;
•    O olho é o órgão do sentido da visão;
•    A pele é o órgão do sentido tato;
•    O nariz é o órgão do sentido olfato;
•    A língua é o órgão do sentido paladar.

 

Desde pequenos, percebemos o que está à nossa volta.

IDENTIFIQUE o órgão do sentido mais usado em cada situação.

 

OLHOS — PELE — ORELHAS — LÍNGUA — NARIZ

 

a) Guilherme escolheu um tênis vermelho com listras azuis.

 _______________________________

b) O telefone está tocando, deve ser a mamãe.

________________________________

c)  Ao fazer carinho no gato, Alice falou: — Que pelo macio!

________________________________

d) Senti o cheiro do pão de queijo sendo assado. Que delícia!

_________________________________

e) Coloquei muito açúcar nesse suco.

_________________________________

f) Nas ruas das cidades, os carros buzinam demais!

_________________________________

g) Que perfume cheiroso que você está usando, Ana!

__________________________________

h) O sorvete está muito gostoso!

_________________________________

i) A mochila da Ana é toda vermelha.

_________________________________

j) Ganhei um ursinho de pelo muito macio.

_________________________________


 ARTES

 

Estamos no mês do “Folclore” e para comemorarmos vamos fazer uma dobradura de um desses famosos personagens?

Que tal o “Boi Tatá”?

Observe a imagem abaixo, inspire-se e faça a sua cobra.

Bom trabalho!



MATEMÁTICA

 

1) A professora Priscila realizou algumas brincadeiras folclóricas com seus alunos. Após as brincadeiras fez uma pesquisa para saber qual brincadeira cada criança preferiu. O resultado está nessa tabela abaixo:

 

 

ALUNOS

BRINCADEIRAS

Pula corda

Pega-pega

Corrida de sacos

Esconde-esconde

10

 

 

 

 

9

 

 

 

 

8

 

 

 

 

7

 

 

 

 

6

 

 

 

 

5

 

 

 

 

4

 

 

 

 

3

 

 

 

 

2

 

 

 

 

1

 

 

 

 


Analise a tabela e leia as sentenças, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

 

(   ) Corrida de sacos foi a brincadeira que menos recebeu votos.

(   ) 21 alunos participaram da pesquisa.

(   ) Não há brincadeiras que receberam a mesma quantidade de votos.

(   ) Esconde-esconde recebeu mais votos que Pega-pega.

(   ) Pega-pega foi a brincadeira que menos recebeu votos.

(   ) Se juntarmos os votos da corrida de sacos e pula corda teremos o total  de 13 votos.


2)Com base na tabela da atividade anterior, responda:

 

a) Qual foi a brincadeira que mais recebeu votos na sala da professora Priscila?

 

b) Quantos votos a brincadeira corrida de sacos recebeu a mais que a brincadeira pula corda?

 

c) Qual a brincadeira recebeu menos votos?

 

d) O total de alunos que participaram da pesquisa é um número par ou ímpar? Por quê ?

 

3) Após a análise da tabela da atividade 1, escreva a classificação das brincadeiras, considerando os votos:

 

1º Lugar: ________________________________

 

2º Lugar: ________________________________

 

3º Lugar: ________________________________

 

4º Lugar: ________________________________

 

DESAFIO  MATEMÁTICO   


Resolva o desafio  no caderno de Matemática



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.