GEOGRAFIA / HISTÓRIA
A lenda do milho
Tabajara
era um velho índio muito bondoso e querido pelo seu povo.
A
tribo estava passando por muita dificuldade. Não havia caça e a pesca estava
difícil.
O
velho índio, sentindo que ia morrer, reuniu os homens de sua tribo e disse: —
Enterrem meu corpo numa cova bem rasa. Cubram-me com palha seca e pouca terra.
Esperem vir o sol e a chuva. Ali nascerá alimento para toda tribo.
Após
a morte de Tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado. Sobre a cova do
velho guerreiro, apareceu uma planta. Suas folhas compridas lembravam a lança
de tabajara.
Sua
flor vistosa parecia o cocar do chefe índio e a tribo descobriu que sua espiga
era um delicioso alimento.
Foi
assim que surgiu o milho.
(Adaptação do folclore brasileiro)
Vocabulário
a) Cocar; enfeite de penas coloridas que os
índios usavam na cabeça.
b) Cova: buraco.
c) Dificuldade: aperto, apuro
d) Lança: arma pontuda parecida com uma
flecha.
e) Rasa: pouco funda.
f) Tribo: conjunto de índios.
g) Vistosa: bonita, admirável.
De
acordo com o texto, responda as questões abaixo:
1-Quem
era Tabajara?
2-Quais
eram as dificuldades que a tribo estava passando?
3-Qual
foi o pedido que o velho índio fez ao perceber que iria morrer?
4-O que nasceu na cova do velho índio?
5-Numere
as frases na ordem do texto, depois escreva-as em seu caderno.
a.
(___) Não havia caça e a pesca estava difícil.
b.
(___) Após a morte de tabajara, seu povo fez o que ele havia mandado.
c.
(___) A tribo descobriu que a espiga era um delicioso alimento.
d.
(___) Sua tribo estava passando muita dificuldade.
e.
(___) O velho pediu: “Enterrem meu corpo numa cova bem rasa.”
f. (___) Tabajara era um velho índio muito
bondoso.
g.
(___) Sobre a cova do velho guerreiro apareceu uma planta.
6-O que conta o texto?
7-Segundo
a lenda dos índios como surgiu o milho?
8-Você
conhece alguma outra lenda indígena sobre alimentos? Qual? Elas são parecidas?
Justifique.
9-Escreva
as frases verdadeiras em seu caderno.
a.
O corpo de tabajara foi enterrado numa cova bem rasa.
b.
Sobre a cova do velho guerreiro apareceu uma planta.
c.
A flor vistosa não parecia o cocar do chefe índio.
d.
A espiga era um delicioso alimento.
10-Complete de acordo com o texto.
a.
Tabajara era um ______ índio muito __________ e __________pelo seu povo.
b.
Sua flor_______ parecia o cocar do chefe índio.
c.
A tribo descobriu que a espiga da planta era um ___________ alimento.
LÍNGUA PORTUGUESA
Folclore
Fonte: site Significados
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. A pala é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).
O
folclore simboliza a cultura popular e grande importância na identidade de um
povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que
as manifestações culturais sejam transmitidas através de gerações.
O
folclore é o produto da cultura de um país e por isso, cada país tem elementos
únicos de folclore.
Folclore
brasileiro
O
folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações
culturais em todo o Brasil. Apenas alguns exemplos:
Festas populares: Carnaval, Festas
Juninas, Cavalhadas, Festas do Divino;
Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho
do Pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
Música e dança: Frevo, Samba,
Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau de fita, Quadrilha;
Cantigas de roda: Atirei o Pau no
Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.
No
Brasil, o Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.
Copie
as palavras abaixo em seu caderno, separando-as em colunas.
BOITATÁ
–CARNAVAL – SACI – FREVO – ESCRAVOS DE JÓ – XOTE – SAPO CURURU – QUADRILHA – O
CRAVO BRIGOU COM A ROSA SAMBA – CAVALHADA - LOBISOMEM – CIRANDA –CIRANDINHA –
CURUPIRA.
MÚSICAS E
DANÇAS FESTAS LENDAS E MITOS
Ao
longo dos anos as brincadeiras e brinquedos foram modificando-se a cada
geração, muitas dessas mudanças tem ligação direta com os avanços tecnológicos.
Entreviste
5 pessoas com mais de 50 anos e pergunte o brinquedo e brincadeira preferidos
dessa pessoa.
Forme
colunas em seu caderno.
No. |
Nome |
Idade |
Brinquedo |
Brincadeira |
1 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
Agora responda:
A) Algumas brincadeiras ou brinquedos acima citados na pesquisa você não conhecia? Se sim, quais?
B) Há diferença entre os brinquedos de antigamente e os de agora? Se sim, quais diferenças?
C) Qual a sua brincadeira preferida?
D) Qual seu brinquedo preferido?
Escreva
detalhadamente, como se brinca de: A
DANÇA DAS CADEIRAS.
Crie
uma história utilizando os seguintes personagens folclóricos: Negrinho do
Pastoreio – Lobisomem – Curupira
Peça
ajuda para sua mãe, avó ou tia e escreva uma receita bem gostosa, de comida do
nosso folclore.
Adivinhe e escreva
qual é a lenda?
a) Uma velha bruxa com forma de jacaré, mora em uma caverna escura e pega criancinhas que não querem dormir, existindo assim até uma canção de ninar com seu nome. Qual é a lenda? ___________________________
b) Planta
aquática, símbolo da Amazônia que segundo a lenda é uma índia que se afogou
após se inclinar na beira do rio para tentar beijar o reflexo da Lua, por quem
a índia estava apaixonada. Qual é a lenda? ____________________
c) É
muito brincalhão, faz travessuras, diverte-se com os animais e pessoas, possui
uma perna, usa gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca. Qual é a
lenda? __________________________
EDUCAÇÃO FÍSICA
Professora Ana Lucia na área!
Nesta semana
aprenderemos outras posturas do yoga;
só que agora com o gato Zen e outros animais!
Antes de iniciar, leiam as instruções abaixo!
Instruções:
Assista
ao vídeo com atenção; bastante atenção!
Fazer
a atividade ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na
área de serviço) e onde possa se movimentar sem esbarrar em nada!
Use
um colchonete ou uma colcha... uma toalha...
Para
cada movimento, conte até 10.
Dê
preferência a um lugar calmo!
Que
tal convidar alguém de sua casa para fazer com você?
Tente
escutar a mensagem que há no final desta história.
Depois
de ter aprendido os movimentos, repita-os quantas vezes desejar!
Se cuidem!
CIÊNCIAS
OS SENTIDOS
Nem
precisamos dizer que o cérebro é importante, não é? Ele controla a visão,
audição, olfato, paladar, movimentos, pensamentos e outros inúmeros sentidos
que nos mantêm vivos.
É
do cérebro que partem também as sensações e sentimentos, normalmente atribuídos
ao coração como, por exemplo, o amor, o ódio, a alegria e a tristeza.
O corpo humano possui cinco
órgãos responsáveis pelos sentidos:
• O
ouvido é o órgão do sentido da audição;
• O olho é o órgão do sentido da visão;
• A pele é o órgão do sentido tato;
• O nariz é o órgão do sentido olfato;
• A língua é o órgão do sentido paladar.
Desde
pequenos, percebemos o que está à nossa volta.
IDENTIFIQUE o
órgão do sentido mais usado em cada situação.
OLHOS — PELE — ORELHAS — LÍNGUA —
NARIZ
a) Guilherme
escolheu um tênis vermelho com listras azuis.
_______________________________
b) O telefone
está tocando, deve ser a mamãe.
________________________________
c) Ao fazer carinho no gato, Alice falou: — Que
pelo macio!
________________________________
d) Senti o
cheiro do pão de queijo sendo assado. Que delícia!
_________________________________
e) Coloquei
muito açúcar nesse suco.
_________________________________
f) Nas ruas
das cidades, os carros buzinam demais!
_________________________________
g) Que
perfume cheiroso que você está usando, Ana!
__________________________________
h) O sorvete
está muito gostoso!
_________________________________
i) A mochila
da Ana é toda vermelha.
_________________________________
j) Ganhei um
ursinho de pelo muito macio.
_________________________________
ARTES
Estamos no mês do “Folclore” e para comemorarmos vamos
fazer uma dobradura de um desses famosos personagens?
Que tal o “Boi
Tatá”?
Observe a imagem abaixo, inspire-se e faça a
sua cobra.
Bom trabalho!
MATEMÁTICA
1) A professora Priscila realizou algumas brincadeiras
folclóricas com seus alunos. Após as brincadeiras fez uma pesquisa para saber
qual brincadeira cada criança preferiu. O resultado está nessa tabela abaixo:
ALUNOS |
BRINCADEIRAS |
|||
Pula
corda |
Pega-pega |
Corrida
de sacos |
Esconde-esconde |
|
10 |
|
|
|
|
9 |
|
|
|
|
8 |
|
|
|
|
7 |
|
|
|
|
6 |
|
|
|
|
5 |
|
|
|
|
4 |
|
|
|
|
3 |
|
|
|
|
2 |
|
|
|
|
1 |
|
|
|
|
Analise a tabela e leia as sentenças,
coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(
) Corrida de sacos foi a brincadeira que menos recebeu votos.
(
) 21 alunos participaram da pesquisa.
(
) Não há brincadeiras que receberam a mesma quantidade de votos.
(
) Esconde-esconde recebeu mais votos que Pega-pega.
(
) Pega-pega foi a brincadeira que menos recebeu votos.
(
) Se juntarmos os votos da corrida de sacos e pula corda teremos
o total de 13 votos.
2)Com base na tabela da atividade
anterior, responda:
a) Qual foi a brincadeira que mais
recebeu votos na sala da professora Priscila?
b) Quantos votos a brincadeira corrida
de sacos recebeu a mais que a brincadeira pula corda?
c) Qual a brincadeira recebeu menos
votos?
d) O total de alunos que participaram
da pesquisa é um número par ou ímpar? Por quê ?
3) Após a análise da tabela da atividade 1, escreva a classificação das brincadeiras, considerando os votos:
1º Lugar:
________________________________
2º Lugar:
________________________________
3º Lugar:
________________________________
4º Lugar:
________________________________
DESAFIO MATEMÁTICO
Resolva
o desafio no caderno de Matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.