sábado, 29 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 5º ANO - PERÍODO DE 31/08 A 04/09/2020

 






Olá galerinha do 5º ano

Como vocês estão?

Esperamos que estejam cuidando da saúde, seguindo as normas de higiene e fazendo todas as atividades do nosso Blog.

As atividades estão sendo elaboradas com muito capricho e cuidado. Lembramos que qualquer dúvida poderá ser esclarecida através dos comentários aqui no Blog e pelo e-mail do Blog: blogemvg@gmail.com

A saudade está enorme, mas a nossa saúde é mais importante!

Beijos e abraços virtuais…





MATEMÁTICA


Para aprofundar nossos conhecimentos continuaremos seguindo nosso conteúdo e aprimorar cada vez mais a aprendizagem.

Nessa semana vamos aprofundar nossos conhecimentos referente às Expressões Numéricas.

Bora lá?!?!

Assista ao vídeo abaixo e depois copie a matéria no seu caderno e resolva as atividades propostas.



 

EXPRESSÕES NUMÉRICAS

Expressão numérica são números ligados por sinais de operação e associação.

Em uma expressão numérica, se aparecem apenas operações de adição e subtração, efetuamos essas operações de acordo com a ordem em que aparecem.

Exemplo:

18 + 4 – 6 =

     22 – 6 =

         16

Em uma expressão numérica, se aparecem as quatro operações, efetuamos primeiro a multiplicação ou divisão e, em seguida, adição ou a subtração, obedecendo à ordem que aparecem.

Exemplo:

6 x 4 – 15 : 3 + 2 =

24 – 15 : 3 + 2 =

24 – 5 + 2 =

19 + 2 =

21

Em uma expressão numérica, se aparecem sinais de associação, devem ser eliminados nesta ordem:

 

1º Parênteses (     )

2º Colchetes [      ]

3º Chaves {       }

 

Lembrando que dentro dos sinais de associação seguimos a ordem das operações:

 

1º Multiplicação ou divisão, de acordo com a ordem que aparecem;

2º Adição e subtração, de acordo com a ordem que aparecem.

Exemplo:

2 + [ 14 X ( 4 + 8 : 2) ] =

2 + [ 14 X ( 4 + 4) ] =

2 + [ 14 X 8 ] =

2 + 112 =

114

E aí? Aprendeu mais um pouquinho da nossa MATEMÁGICA?

Então, para verificar se aprendeu mesmo, faça, no seu caderno de Matemática, as atividades a seguir e caso tenha alguma dúvida mande para nós. Pode ser pelos comentários aqui no Blog ou pelo e-mail: blogemvg@gmail.com


1) Resolva as expressões abaixo:


a     18 : 2 x 5 + 6 – 4 =

 

 

b     240 : 3 + 5 – 19 =

 

 

c      270 : 9 – 3 + (11 + 25 x 2) =

 

 

d     (640 – 50 x 8) : 6 – 32 =

 


e     3 + (16 – 4 x 3) – 6 : 2 =

 

 

f      78 : 2 + (9 x 5) – 33 =

 

 

g     2 x (7 – 4) – 12 : 3 + 25 =

 

 

h     15 + 3 x 7 – 2 x 3 + 8 : 2 =

 


2) Leia e faça as atividades das páginas 100 e 101 do seu livro didático de Matemática, A CONQUISTA DA MATEMÁTICA, aquele que você recebeu no início do ano.



LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

 

·         Copie e responda as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

 

A Independência do Brasil

 

D. João VI voltou para Portugal e deixou aqui seu filho D. Pedro, com apenas 22 anos. A corte portuguesa queria que o Brasil, que já era Reino Unido, voltasse à condição de Colônia. Eles lutaram para impedir que o Brasil voltasse a ser Colônia de Portugal.

Em 1821, Portugal exigiu que D. Pedro retornasse. Uma comissão entregou a ele um abaixo-assinado com mais de oito mil assinaturas, pedindo que ficasse no Brasil. Ao receber o abaixo-assinado, em 9 de Janeiro de 1822 D. Pedro declarou: “Como é para o bem de todos e felicidade da Nação, estou pronto: Diga ao povo que fico”. Este fato ficou conhecido como o “Dia do Fico”.


 

Em 7 de Setembro de 1822 foi declarada a Independência do Brasil, com o grito do Ipiranga proclamado por Dom Pedro às margens do riacho Ipiranga.

Causas:

·         Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

·         Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil.

Em 12 de outubro de 1822, D. Pedro recebeu o título de Imperador D. Pedro I, sendo coroado em Dezembro.





Proclamada a Independência, o Brasil assumiu a forma monárquica, onde o governante é vitalício, ou seja, até sua morte. Na maioria das monarquias, o poder é transmitido de pai para filho ou para outros familiares. Uma monarquia imperial que teria no príncipe D. Pedro de Alcântara, herdeiro da Casa de Bragança, seu primeiro imperador. O governo de D. Pedro I, entre 1822 e 1831, denominou-se Primeiro Reinado, momento em que se inicia a instalação de Estado Nacional Brasileiro, em meio a dificuldades econômico-financeiras e aos primeiros conflitos internos, típicos de uma fase em que se acomodam os múltiplos interesses que marcaram a luta pela independência.

A aclamação de D. Pedro I no Campo de Santana, Rio de Janeiro, assinala o nascimento do Império brasileiro.



 


Atividades

 

1     Complete as frases com as palavras do quadro abaixo.

 

Brasil         Brasil          Brasil              Cortes             Colônia       Partido        Portugal          Portugal 

 

a     D. Pedro passou a governar o _______________________ após a partida de D. João VI para _______________________.

b     A intenção das _________________ de ______________ era fazer com que o _________________voltasse à condição de ________________.

c      O objetivo do ________________________ Brasileiro era evitar que o __________________ voltasse à condição de colônia.

 

2     É correto afirmar que a Independência do Brasil ocorreu por que o povo brasileiro:

 

a     (   ) queria conquistar a autonomia política e estava desgastado com o sistema econômico e pagava altos impostos.

b     (   ) estava satisfeito com a forma que o Brasil era governado pelo Rei de Portugal.

c      (   ) gostava de ser dependente de Portugal e aceitava as decisões de D. João VI.

 

3     Denomina-se Monarquia um tipo de governo em que o governante é:

 

a     (   ) o monarca, governa por ter sido eleito pelo povo de forma direta

b     (   ) o monarca, este indicado por alguém que possui muitas propriedades de terra.

c      (   ) O monarca, pessoa que governa de forma vitalícia e é transmitida de pai para filho.

 

4     Em que dia, mês e ano foi declarada a Independência do Brasil?

 

5     Quanto tempo faz que isso aconteceu?





GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

Independência do Brasil

 

Capacidades e habilidades: despertar o sentimento de patriotismo, formar nos alunos o conceito de Pátria e desenvolver a compreensão do passado histórico e da significação da data “07 de setembro”.

 

Independência ou morte

 

D. Pedro que era príncipe regente do Brasil, ao chegar de Santos, encontrou nas proximidades do riacho Ipiranga, emissários do Rio de Janeiro, que lhe traziam mensagens de Lisboa exigindo seu imediato retorno, a Portugal.

Com as mensagens, vinham cartas de José Bonifácio, de Dona Leopoldina e do deputado Antônio Carlos, onde pediam a reação do príncipe para que o Brasil conquistasse sua autonomia política, pois o povo estava desgastado com o sistema econômico e pagavam altos impostos.

D. Pedro sentiu que era chegada a hora, e no mesmo local, a 07 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, com célebre brado:

- “Independência ou morte”, determinou o rompimento dos laços que prendiam o Brasil a Portugal. Por isso, 07 de setembro é dia de festa no Brasil.



  Independência do Brasil – www.blogmeiahoranoticias.com.br

Dia da independência do Brasil – www.brasilescola.uol.com.br


1 – Copie as perguntas abaixo e dê as respostas no caderno de Geografia e História:

A – Qual é o nome de sua Pátria?

B – Em que dia é comemorada a independência do Brasil?

C – Onde e quando ocorreu a independência do Brasil?

D – Quem deu o grito da independência? Por que?

E – Anote a frase que marcou a independência do Brasil.

F – Em viagem para São Paulo, D. Pedro recebeu cartas da Corte, exigindo seu retorno imediato a Portugal. Ele acatou essas ordens? Explique.

 

2 – Escreva as opções no caderno e marque a resposta correta.

É correto afirmar que a independência do Brasil ocorreu por que o povo brasileiro:

A – (   ) queriam conquistar a autonomia política e estavam desgastados com o sistema econômico e pagavam altos impostos.

B – (    ) estava satisfeito com a forma com que o Brasil era governado pelo rei de Portugal.

C – (   ) gostava de ser dependente de Portugal e aceitava as decisões de D. João VI.

 

3 - A independência do Brasil foi proclamada em:

A) (    ) 07/09/1822

B) (    ) 07/09/1889


4 – Escreva no caderno um pequeno trecho mostrando como você pode homenagear a nossa Pátria.


Para saber mais, assista ao vídeo:





CIÊNCIAS


Oba!!! Vamos falar de coisa boa?

Aposto que você ama comer. Eu também. Mas…

* você sabe a diferença entre comida de verdade e comida de mentira?

* você sabe o que está comendo? Quais são os nutrientes que você ingere?

* sua alimentação é saudável?

Antes de iniciar nossa aprendizagem, responda as questões acima no seu caderno de Ciências.

Já respondeu? Então, agora, assista aos vídeos abaixo:





E aí? Gostou dos vídeos? Responda novamente as perguntas, não apague as respostas anteriores. Leia as duas respostas e faça a comparação entre elas.

Agora leia o texto abaixo:

Alimentação saudável

Alimentação saudável é constituída por equilíbrio, variação e moderação. Uma alimentação adequada é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo.

Uma alimentação saudável é uma alimentação balanceada, ou seja, que tenha variedade de alimentos e seja realizada de forma moderada e equilibrada, qualitativa e quantitativamente. Uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo.

A alimentação inadequada é um dos fatores que contribuem para diversos problemas de saúde. Alimentar-se de forma incorreta, com a ingestão de alimentos pobres em nutrientes e ricos, principalmente, em sódio e gordura associada ao sedentarismo, contribui para o aumento da obesidade, aumento da pressão arterial e aparecimento de diversas doenças, como as doenças cardiovasculares (responsáveis por cerca de 30% das mortes anuais no mundo).

Uma alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo. Os alimentos possuem quantidades diferenciadas de nutrientes, assim, quanto maior a diversidade de alimentos ingeridos e em quantidades adequadas, maior a diversidade de nutrientes ingerida, e sabemos que esses são essenciais para nosso bem-estar físico e psicológico.

Alimentos e nutrientes

Alimentos e nutrientes apresentam diferentes definições:

  Alimentos: são substâncias, sólidas ou líquidas, que, após ingeridas, são degradadas e utilizadas pelo organismo em diversos processos, como na obtenção de energia.

  Nutrientes: são substâncias presentes nos alimentos e que são indispensáveis para o funcionamento do organismo. Os nutrientes podem ser divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os que o organismo necessita em grandes quantidades, como proteínas, carboidratos e lipídios. Já os micronutrientes são os que, embora também essenciais, o organismo não necessita em grandes quantidades, como as vitaminas e os sais minerais.

Embora as fibras sejam essenciais para uma boa alimentação, exercendo um importante papel para o bom funcionamento do sistema digestório, elas não são consideradas um nutriente, pois não são absorvidas pelo organismo.


Importância da água para o organismo



Além de uma alimentação saudável, é essencial para o bem-estar que haja a ingestão adequada de água.

A água é uma das principais substâncias que compõem o nosso organismo. Dentre suas diversas funções, podemos destacar:

   regulação da temperatura corporal;

   atuação como solvente de diversas substâncias;

  atuação no transporte de substâncias pelo organismo, como os nutrientes obtidos na alimentação;

 essencial para os processos de digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos metabólicos;

  essencial para o funcionamento de diversos órgãos, como os rins; entre outras funções.

Diante disso, é essencial que, além de uma alimentação balanceada, haja uma ingestão adequada de água. A água está presente em diversos alimentos, como verduras, frutas, carnes, leites, sucos, entre outros. No entanto, é importante que ela também seja consumida na sua forma pura, observando sempre se essa se encontra própria para consumo.

A quantidade de água ingerida por dia varia de acordo com cada organismo e suas necessidades, além das condições climáticas e atividades realizadas por cada indivíduo. O valor recomendado para ingestão diária de água varia entre 1,5 litro e 3 litros. Crianças e idosos devem ter atenção redobrada em relação à ingestão desse líquido, pois são mais suscetíveis à desidratação.

Por Helivania Sardinha dos Santos

Escola Kids


Agora com muita atenção copie e resolva as atividades abaixo:

1) Observe que no texto algumas palavras estão destacadas. Pesquise em livros, na internet e no nosso livro didático e escreva no seu caderno a definição (ou o que você entendeu) dessas palavras:

sedentarismo

obesidade

proteínas

carboidratos

lipídios

vitaminas

sais minerais

fibras

 

2)Leia as páginas 77, 78 e 79 do nosso livro didático, APRENDER JUNTOS.

 

3) Em seu caderno faça a atividade prática das páginas 80 e 81. Depois mande uma foto da atividade pronta para o nosso e-mail: blogemvg@gmail.com

 

Como estamos passando por um período delicado de pandemia, temos que cuidar da nossa higiene, da nossa saúde física e emocional.

Assista ao vídeo abaixo e depois registre quais os cuidados que você está tendo  para evitar contrair essa doença.





ARTE

 

MOSAICO

 

Você sabe o que é um MOSAICO?

 

É um tipo de arte decorativa das mais antigas. Teve sua origem na antiga civilização egípcia.

 

Essa técnica consiste em cortar pequenos pedaços de algum tipo de material (no nosso caso, papel) de diversas cores e uni-los de forma harmoniosa formando um todo (uma figura).

 

A arte do MOSAICO é uma técnica de muita paciência, ela adquire maior beleza se observada a distância.

 

Veja alguns exemplos:


Gostou? Agora é a sua vez, mostre sua criatividade no caderno de “ARTE” construindo um lindo MOSAICO.

 

Faça um desenho de sua preferência e preencha com papéis coloridos. Vale utilizar outros materiais como E.V.A., folhas de revistas, jornais, CD’s velhos, etc.

 

Para você ver como é fácil, assista o vídeo abaixo.

 





 EDUCAÇÃO FÍSICA

 


       1ª atividade “virtual”de Educação Física

TemaBrincadeiras do Folclore

 

Queridas crianças e família,


Nas duas últimas semanas de nossas atividades aprendemos um pouco sobre Brincadeiras Folclóricas. Agora é hora de vocês nos mostrarem um pouco do que aprenderam. E para isto, nesta semana, faremos uma atividade “virtual” das brincadeiras.

 

TAREFA



Vocês vão escolher uma Brincadeira que mais gostaram nestas atividades anteriores (por exemplo: passa anel, amarelinha, rouba bandeira, etc...),  registrá-la com uma foto ou fazer um desenho, caso prefira.

Depois, basta enviar esta  foto ou desenho, no no grupo de Whatsapp da escola e no e-mail do Blog (blogemvg@gmail.com);

NESTA SEMANA!

 

 


OBSERVAÇÕES

                   




1 - Queremos publicar estas fotos em nosso Blog. Então, caso não queira enviar sua foto , pode ser um desenho !

2 - Para lembrar de nossas brincadeiras anteriores, basta acessar nosso blog!

 

3 - Você poderá também pesquisar na internet e descobrir outras Brincadeiras Folclóricas.


 

Participem! Quero ver  todos vocês!

 

Um grande abraço cheio de saudades.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.