Olá galerinha do 5º ano
Como
vocês estão?
Esperamos
que estejam cuidando da saúde, seguindo as normas de higiene e fazendo todas as
atividades do nosso Blog.
As atividades estão sendo
elaboradas com muito capricho e cuidado. Lembramos que qualquer dúvida poderá
ser esclarecida através dos comentários aqui no Blog e pelo e-mail do Blog: blogemvg@gmail.com
A saudade está enorme, mas
a nossa saúde é mais importante!
Beijos e abraços virtuais…
MATEMÁTICA
Para aprofundar nossos
conhecimentos continuaremos seguindo nosso conteúdo e aprimorar cada vez mais a
aprendizagem.
Nessa semana vamos
aprofundar nossos conhecimentos referente às Expressões Numéricas.
Bora lá?!?!
Assista ao vídeo abaixo e
depois copie a matéria no seu caderno e resolva as atividades propostas.
EXPRESSÕES NUMÉRICAS
Expressão numérica são
números ligados por sinais de operação e associação.
Em uma expressão numérica,
se aparecem apenas operações de adição e subtração, efetuamos essas operações
de acordo com a ordem em que aparecem.
Exemplo:
18
+ 4 – 6 =
22 – 6 =
16
Em uma expressão numérica,
se aparecem as quatro operações, efetuamos primeiro a multiplicação ou divisão
e, em seguida, adição ou a subtração, obedecendo à ordem que aparecem.
Exemplo:
6
x 4 – 15 : 3 + 2 =
24
– 15 : 3 + 2 =
24
– 5 + 2 =
19
+ 2 =
21
Em uma expressão numérica,
se aparecem sinais de associação, devem ser eliminados nesta ordem:
1º Parênteses ( )
2º Colchetes [ ]
3º Chaves { }
Lembrando que dentro dos
sinais de associação seguimos a ordem das operações:
1º Multiplicação ou
divisão, de acordo com a ordem que aparecem;
2º Adição e subtração, de
acordo com a ordem que aparecem.
Exemplo:
2
+ [ 14 X ( 4 + 8 : 2) ] =
2
+ [ 14 X ( 4 + 4) ] =
2
+ [ 14 X 8 ] =
2
+ 112 =
114
E aí? Aprendeu mais um
pouquinho da nossa MATEMÁGICA?
Então, para verificar se
aprendeu mesmo, faça, no seu caderno de Matemática, as atividades a seguir e
caso tenha alguma dúvida mande para nós. Pode ser pelos comentários aqui no
Blog ou pelo e-mail: blogemvg@gmail.com
1) Resolva as expressões
abaixo:
a
18
: 2 x 5 + 6 – 4 =
b
240
: 3 + 5 – 19 =
c
270
: 9 – 3 + (11 + 25 x 2) =
d
(640
– 50 x 8) : 6 – 32 =
e
3
+ (16 – 4 x 3) – 6 : 2 =
f
78
: 2 + (9 x 5) – 33 =
g
2
x (7 – 4) – 12 : 3 + 25 =
h
15
+ 3 x 7 – 2 x 3 + 8 : 2 =
2) Leia e faça as
atividades das páginas 100 e 101 do seu livro didático de Matemática, A
CONQUISTA DA MATEMÁTICA, aquele que você recebeu no início do ano.
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
·
Copie
e responda as atividades abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
A Independência do Brasil
D.
João VI voltou para Portugal e deixou aqui seu filho D. Pedro, com apenas 22
anos. A corte portuguesa queria que o Brasil, que já era Reino Unido, voltasse
à condição de Colônia. Eles lutaram para impedir que o Brasil voltasse a ser
Colônia de Portugal.
Em 1821, Portugal exigiu que
D. Pedro retornasse. Uma comissão entregou a ele um abaixo-assinado com mais de
oito mil assinaturas, pedindo que ficasse no Brasil. Ao receber o
abaixo-assinado, em 9 de Janeiro de 1822 D. Pedro declarou: “Como é para o bem
de todos e felicidade da Nação, estou pronto: Diga ao povo que fico”. Este fato
ficou conhecido como o “Dia do Fico”.
Em
7 de Setembro de 1822 foi declarada a Independência do Brasil, com o grito do
Ipiranga proclamado por Dom Pedro às margens do riacho Ipiranga.
Causas:
·
Vontade
de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia
política;
·
Desgaste
do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido
pela Coroa Portuguesa no Brasil.
Em 12
de outubro de 1822, D. Pedro recebeu o título de Imperador D. Pedro I, sendo
coroado em Dezembro.
Proclamada
a Independência, o Brasil assumiu a forma monárquica, onde o governante é
vitalício, ou seja, até sua morte. Na maioria das monarquias, o poder é
transmitido de pai para filho ou para outros familiares. Uma monarquia imperial
que teria no príncipe D. Pedro de Alcântara, herdeiro da Casa de Bragança, seu
primeiro imperador. O governo de D. Pedro I, entre 1822 e 1831, denominou-se
Primeiro Reinado, momento em que se inicia a instalação de Estado Nacional
Brasileiro, em meio a dificuldades econômico-financeiras e aos primeiros
conflitos internos, típicos de uma fase em que se acomodam os múltiplos
interesses que marcaram a luta pela independência.
A
aclamação de D. Pedro I no Campo de Santana, Rio de Janeiro, assinala o
nascimento do Império brasileiro.
Atividades
1
Complete
as frases com as palavras do quadro abaixo.
Brasil Brasil Brasil Cortes Colônia Partido Portugal Portugal |
a
D.
Pedro passou a governar o _______________________ após a partida de D. João VI
para _______________________.
b
A
intenção das _________________ de ______________ era fazer com que o _________________voltasse
à condição de ________________.
c
O
objetivo do ________________________ Brasileiro era evitar que o
__________________ voltasse à condição de colônia.
2 É correto afirmar que a Independência
do Brasil ocorreu por que o povo brasileiro:
a
( ) queria conquistar a autonomia política e
estava desgastado com o sistema econômico e pagava altos impostos.
b
( ) estava satisfeito com a forma que o Brasil
era governado pelo Rei de Portugal.
c
( ) gostava de ser dependente de Portugal e aceitava
as decisões de D. João VI.
3
Denomina-se
Monarquia um tipo de governo em que o governante é:
a
( ) o monarca, governa por ter sido eleito
pelo povo de forma direta
b
( ) o monarca, este indicado por alguém que
possui muitas propriedades de terra.
c
( ) O monarca, pessoa que governa de forma
vitalícia e é transmitida de pai para filho.
4 Em que dia, mês e ano foi declarada a
Independência do Brasil?
5
Quanto
tempo faz que isso aconteceu?
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Independência do Brasil
Capacidades e habilidades: despertar o sentimento de patriotismo, formar
nos alunos o conceito de Pátria e desenvolver a compreensão do passado
histórico e da significação da data “07 de setembro”.
Independência
ou morte
D.
Pedro que era príncipe regente do Brasil, ao chegar de Santos, encontrou nas
proximidades do riacho Ipiranga, emissários do Rio de Janeiro, que lhe traziam
mensagens de Lisboa exigindo seu imediato retorno, a Portugal.
Com
as mensagens, vinham cartas de José Bonifácio, de Dona Leopoldina e do deputado
Antônio Carlos, onde pediam a reação do príncipe para que o Brasil conquistasse
sua autonomia política, pois o povo estava desgastado com o sistema econômico e
pagavam altos impostos.
D.
Pedro sentiu que era chegada a hora, e no mesmo local, a 07 de setembro de
1822, às margens do riacho Ipiranga, com célebre brado:
- “Independência ou morte”, determinou o rompimento dos laços que prendiam o Brasil a Portugal. Por isso, 07 de setembro é dia de festa no Brasil.
Independência do Brasil – www.blogmeiahoranoticias.com.br
Dia
da independência do Brasil – www.brasilescola.uol.com.br
1 – Copie as
perguntas abaixo e dê as respostas no caderno de Geografia e História:
A – Qual é o
nome de sua Pátria?
B – Em que dia
é comemorada a independência do Brasil?
C – Onde e
quando ocorreu a independência do Brasil?
D – Quem deu o
grito da independência? Por que?
E – Anote a
frase que marcou a independência do Brasil.
F – Em viagem
para São Paulo, D. Pedro recebeu cartas da Corte, exigindo seu retorno imediato
a Portugal. Ele acatou essas ordens? Explique.
2 – Escreva as
opções no caderno e marque a resposta correta.
É correto
afirmar que a independência do Brasil ocorreu por que o povo brasileiro:
A – ( ) queriam conquistar a autonomia política e
estavam desgastados com o sistema econômico e pagavam altos impostos.
B – ( ) estava satisfeito com a forma com que o
Brasil era governado pelo rei de Portugal.
C – ( ) gostava de ser dependente de Portugal e
aceitava as decisões de D. João VI.
3 - A independência do Brasil foi proclamada em:
A) ( ) 07/09/1822
B) ( ) 07/09/1889
CIÊNCIAS
Oba!!! Vamos falar de
coisa boa?
Aposto que você ama comer.
Eu também. Mas…
* você sabe a diferença
entre comida de verdade e comida de mentira?
* você sabe o que está
comendo? Quais são os nutrientes que você ingere?
* sua alimentação é
saudável?
Antes de iniciar nossa
aprendizagem, responda as questões acima no seu caderno de Ciências.
Já respondeu? Então,
agora, assista aos vídeos abaixo:
E aí? Gostou dos vídeos?
Responda novamente as perguntas, não apague as respostas anteriores. Leia as
duas respostas e faça a comparação entre elas.
Agora leia o texto abaixo:
Alimentação saudável
Alimentação
saudável é constituída por equilíbrio, variação e moderação. Uma alimentação
adequada é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo.
Uma alimentação saudável é uma alimentação balanceada, ou seja, que tenha variedade de alimentos e seja realizada de forma moderada e equilibrada,
qualitativa e quantitativamente. Uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo.
A alimentação inadequada é um dos fatores que
contribuem para diversos problemas de saúde. Alimentar-se de forma incorreta,
com a ingestão de alimentos pobres em nutrientes
e ricos, principalmente, em sódio e gordura
associada ao sedentarismo,
contribui para o aumento da obesidade, aumento
da pressão arterial e aparecimento de diversas doenças, como as doenças cardiovasculares (responsáveis por cerca de
30% das mortes anuais no mundo).
Uma
alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo. Os alimentos
possuem quantidades diferenciadas de nutrientes, assim, quanto maior a diversidade de alimentos ingeridos e em
quantidades adequadas, maior a diversidade de
nutrientes ingerida, e sabemos que esses são essenciais para nosso bem-estar físico e psicológico.
→ Alimentos e
nutrientes
Alimentos
e nutrientes apresentam diferentes definições:
•
Alimentos: são substâncias, sólidas ou líquidas,
que, após ingeridas, são degradadas e utilizadas pelo organismo em diversos
processos, como na obtenção de energia.
•
Nutrientes: são substâncias presentes nos
alimentos e que são indispensáveis para o funcionamento do organismo. Os
nutrientes podem ser divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os que o organismo necessita em
grandes quantidades, como proteínas, carboidratos e
lipídios. Já os micronutrientes são os
que, embora também essenciais, o organismo não necessita em grandes
quantidades, como as vitaminas e os sais minerais.
Embora as fibras sejam
essenciais para uma boa alimentação, exercendo um importante papel para o bom
funcionamento do sistema digestório, elas não são consideradas um
nutriente, pois não são absorvidas pelo organismo.
→ Importância da água para o organismo
A água é uma das principais substâncias que
compõem o nosso organismo. Dentre suas diversas
funções, podemos destacar:
• regulação
da temperatura corporal;
• atuação
como solvente de diversas substâncias;
• atuação
no transporte de substâncias pelo organismo, como os nutrientes obtidos na
alimentação;
• essencial para os processos de digestão dos alimentos, absorção de nutrientes e eliminação de resíduos metabólicos;
• essencial para o funcionamento de diversos órgãos, como os rins; entre outras funções.
Diante disso,
é essencial que, além de uma alimentação balanceada, haja uma ingestão adequada de água. A água está presente em
diversos alimentos, como verduras, frutas, carnes,
leites, sucos, entre outros. No entanto, é importante que ela também
seja consumida na sua forma pura, observando
sempre se essa se encontra própria para consumo.
A quantidade
de água ingerida por dia varia de acordo com cada organismo e suas
necessidades, além das condições climáticas e atividades realizadas por cada
indivíduo. O valor recomendado para ingestão diária de água varia entre 1,5 litro e 3 litros. Crianças
e idosos devem ter atenção redobrada
em relação à ingestão desse líquido, pois são mais suscetíveis
à desidratação.
Por
Helivania Sardinha dos Santos
Escola
Kids
Agora com muita
atenção copie e resolva as atividades abaixo:
1) Observe que no texto
algumas palavras estão destacadas. Pesquise em livros, na internet e no nosso
livro didático e escreva no seu caderno a definição (ou o que você entendeu)
dessas palavras:
sedentarismo
proteínas
carboidratos
lipídios
vitaminas
sais minerais
fibras
2)Leia as páginas 77, 78 e 79 do nosso
livro didático, APRENDER JUNTOS.
3) Em seu caderno faça a
atividade prática das páginas 80 e 81. Depois mande uma foto da atividade
pronta para o nosso e-mail: blogemvg@gmail.com
Como estamos passando por
um período delicado de pandemia, temos que cuidar da nossa higiene, da nossa saúde
física e emocional.
Assista ao vídeo abaixo e
depois registre quais os cuidados que você está tendo para evitar contrair essa doença.
ARTE
MOSAICO
Você sabe o
que é um MOSAICO?
É um tipo de
arte decorativa das mais antigas. Teve sua origem na antiga civilização
egípcia.
Essa técnica
consiste em cortar pequenos pedaços de algum tipo de material (no nosso caso,
papel) de diversas cores e uni-los de forma harmoniosa formando um todo (uma
figura).
A arte do MOSAICO é uma técnica de muita
paciência, ela adquire maior beleza se observada a distância.
Veja alguns
exemplos:
Gostou? Agora
é a sua vez, mostre sua criatividade no caderno de “ARTE” construindo um lindo MOSAICO.
Faça um
desenho de sua preferência e preencha com papéis coloridos. Vale utilizar
outros materiais como E.V.A., folhas de revistas, jornais, CD’s velhos, etc.
Para você ver
como é fácil, assista o vídeo abaixo.
EDUCAÇÃO FÍSICA
1ª atividade “virtual”de Educação Física
Tema: Brincadeiras do Folclore
Queridas crianças e família,
Nas duas últimas semanas de nossas atividades aprendemos um pouco sobre Brincadeiras Folclóricas. Agora é hora de vocês nos mostrarem um pouco do que aprenderam. E para isto, nesta semana, faremos uma atividade “virtual” das brincadeiras.
TAREFA
Vocês vão escolher uma Brincadeira que mais gostaram nestas atividades anteriores (por exemplo: passa anel, amarelinha, rouba bandeira, etc...), e registrá-la com uma foto ou fazer um desenho, caso prefira.
Depois, basta enviar esta foto ou desenho, no no grupo de Whatsapp da escola e no e-mail do Blog (blogemvg@gmail.com);
NESTA SEMANA!
OBSERVAÇÕES
1 - Queremos publicar estas fotos em nosso Blog. Então, caso não queira enviar sua foto , pode ser um desenho ! 2 - Para lembrar de nossas brincadeiras anteriores, basta acessar nosso blog!
3 - Você poderá também pesquisar na internet e descobrir outras Brincadeiras Folclóricas. | |
Um grande abraço cheio de saudades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.