segunda-feira, 10 de agosto de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 10 A 14/08/20







Cartum e Tirinha – Comunicação

 

·         Observe com atenção o cartum e leia os quadrinhos.



Compreensão e Interpretação

 

·         Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

 

1-    O cartum, de Caulos, mostra duas pessoas.

a)   O que estão fazendo?

b)   Como sabemos disso?

  

2-           O que o encaixe dos balões de fala sugere, considerando a situação que o cartum mostra?

 

3-           Compare os balões do Cartum com os balões dos quadrinhos. O que os balões dos quadrinhos têm que os do cartum não têm?

 

4-   No primeiro quadrinho da história da Mônica, alguém a chama de dentuça.

a)   Como ela reage a isso no 2º quadrinho?

b)   Por que você acha que ela reagiu assim?

c)    O que ela provavelmente faria, se o autor da frase fosse o Cebolinha?

 

5-          No último quadrinho, Mônica surpreende o leitor com a sua reação. Dê uma razão para ela não ter reagido como esperávamos.


6-    No Cartum, as peças do quebra-cabeça se encaixam perfeitamente. Associe as peças do quebra-cabeça à comunicação indique em seu caderno a alternativa que completa corretamente a afirmação a seguir. Para que a comunicação se realize é necessário:

          a) (   ) Que uma pessoa tenha muita paciência com a outra.

       b)  (   ) Que uma das pessoas sejam muito inteligente.

       c)  (   ) Que uma pessoa entenda o que a outra diz.

       d) (   ) Que uma das pessoas sejam sensível a crítica.

 

7-           Se no Cartum as peças do quebra-cabeça não se encaixassem, o que é isso significaria?

 

8-          Atividade de pontuação

·          Relacione os sinais de pontuação com a sua função no texto.


A

“  “ aspas

Indica que a frase terminou

B

: dois pontos

Indica a suspensão de um pensamento dúvida ou que a frase foi interrompida

C

! Exclamação

Indica uma pausa maior que a vírgula

D

? Interrogação

Indica que alguém está falando

E

(  )Parênteses

Indicam uma citação ou destacam palavras estrangeiras gírias e etc.

F

. Ponto final

Indique uma pequena pausa na leitura e também serve para separar expressão e suas palavras

G

; Ponto e vírgula.

Indica a admiração alegria surpresa e espanto

H

... Reticências

Indica que alguém vai falar

I

__ Travessão

São usados para separar palavras ou expressões na frase para chamar atenção ou dar uma explicação

J

, Vírgula

Indica que está fazendo uma pergunta






O assunto desta semana será Divisão.


Assista ao vídeo abaixo e depois, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Matemática. Eu sugiro que você copie, pois o ato de copiar, ajudará na fixação do conteúdo.

 

DIVISÃO


Divisão é a operação inversa da multiplicação.

 

A divisão consiste em separar uma quantidade partes iguais.

 

Indicamos a divisão com o sinal :

E em alguns livros pode aparecer como ÷

 

TERMOS DA DIVISÃO


DIVISÃO EXATA

                          

DIVISÃO INEXATA

  


PASSOS DA DIVISÃO

 

1º PASSO: Divisão exata, sem resto nas divisões parciais.


2º PASSO: Divisão exata, com resto nas divisões parciais.


3º PASSO: Divisão inexata, com resto nas divisões parciais.


4º PASSO: Divisão exata, com zeros no dividendo.


5º PASSO: Divisão inexata, com zeros no dividendo.


6º PASSO: Divisão exata, com dois algarismos no divisor.

  Múltiplos                   

                                                          

7º PASSO: Divisão inexata, com dois algarismos no divisor.

                                                                      Múltiplos

8º PASSO: Divisão por 10, 100, 1000…

Não precisa armar a conta. Basta eliminar um, dois, três ou mais zeros, de acordo com o divisor.


Copie e resolva as atividades abaixo, no seu caderno de Matemática. Se necessário, retorne aos vídeos e anotações dos cadernos.

 

Resolva os problemas, se necessário reveja os passos de resolução de problemas que já postamos aqui no blog.

 

1) Depois de uma ventania que destruiu muitas casas da cidade, 504 pessoas se reuniram para ajudar na reconstrução, 6 bairros foram gravemente atingidos. Os voluntários decidiram se dividir igualmente para ajudar os moradores, quantos voluntários cada bairro receberá?

 

2) Uma loja de animais possui 7 aquários, que no momento estão com 4 peixes cada um, hoje receberam mais 154 peixes. O funcionário deve distribuir estes peixes igualmente entre os aquários.

 

a  a)  Quantos peixes devem ser colocados em cada aquário?

 

b  b) Depois da distribuição dos novos peixes, qual será a quantidade de peixes em cada aquário?

 

3) Arme e efetue:


a) 70 : 14 =

b) 27 : 9 =

c) 260 : 13 =

d) 372 : 12 =

e) 120 : 15 =

f) 264 : 22 =

 

Vamos divertir um pouquinho?!

Assista aos vídeos abaixo e me conte o que achou. Beijos...



Realize as atividades abaixo no seu caderno de Geografia/História.

 

FOLCLORE

 

Fonte: site Significados                                                  

 

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações  populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).

O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

O folclore é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore.

 

FOLCLORE NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS

 

O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Composto por contribuições das mais variadas - com destaque para as culturas portuguesa, africana e indígena. Veja alguns exemplos:


Festas populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;

Lendas e Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem, Curupira, Bicho-papão, Boitatá;

Músicas e Danças: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha

Cantigas de roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a Rosa, Sapo Cururu.


Analisando o folclore das cinco regiões brasileiras destaca-se:

 

1 - Na REGIÃO SUDESTE destaca-se as danças: fandango, folia de reis, catira, batuque e quadrilha.

 

Festas tradicionais: Carnaval, Festas Juninas e Rodeios.

 

Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa Santa.


2 - REGIÃO SUL: Danças: pau de fita, congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.

 

Festas: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau (Oktoberfest); Festas Juninas e Rodeios.

 

Lendas: Negrinho do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do Saci-Pererê.

 

                                                                                                                                                                            Negrinho do Pastoreio

3 - REGIÃO CENTRO-OESTE. Danças: tapiocas, congada, reisado folia de reis, cururu e tambor.

Festas: Carvalhada, Tourada e Festas Juninas.


Lendas: Pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.


4 - REGIÃO NORDESTE. Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas.


Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; Festas Juninas, Romarias - destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.


Lendas: Boitatá, Cabra-cabriola, Cumade fulôzinha, Mula-sem-cabeça, Papa-figo e Quibungo.

 

                                           Capoeira                                                                


Frevo

Boitatá

5 - REGIÃO NORTE. Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.

Festas: Círio de Nazaré (Belém), Indígenas.

 

Lendas: Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru, o Boto Rosa.

 

                                           Indígenas                                                                                  

  Curupira

Vitóra-régia
Flor Vitória-régia



* No Brasil, o Dia do Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.

 

Fonte: Wikipédia; Almanaque Terra; EduKBR , IBGE Teen e adaptação MiniWeb Educação

 

Agora faça todas as atividades abaixo no caderno de Geo/História:

 

1 - Copie as palavras abaixo organizando de acordo com o número adequado:

 

BOITATÁ - CARNAVAL - SACI  - FREVO  - ESCRAVOS   DE  JÓ XOTE - SAPO CURURU- QUADRILHA - O CRAVO BRIGOU  COM  A  ROSA – SAMBA - CAVALHADAS LOBISOMEM - CIRANDA-CIRANDINHA – CURUPIRA


Músicas e Danças:

 

Festas:

 

Lendas e Mitos:

 


2 – Leia a frase, depois observe o mapa:

 

Segundo a lenda o Boto-cor-de-rosa vive nas águas da Bacia Amazônica Brasileira.


Identifique no mapa abaixo e escreva no caderno os dados de localização do Boto:

 

a) Planeta:

b) Hemisfério:

c) Continente:

d) País:

e) Região:

f) Estado:



3 – Crie e escreva uma história em seu caderno utilizando os personagens folclóricos abaixo:

Não se esqueça do título.





4 – Escreva no caderno uma lista das lendas folclóricas que você já ouviu falar:

             

5 – Leia o texto abaixo sobre a dança folclórica: Pau de fita

 

 

Pau de fita

 

Durante a dança é feito um trançado com fitas em um mastro, os participantes se movimentam em zigue zague e no ritmo de instrumentos musicais como sanfona, violão e pandeiro. Vai variando diversos trançados com diferentes estilos e tipos de desenhos. Ao terminar o trançado é feito ao contrário destrançando as fitas. A vestimenta é de caráter junino: calça xadrez, chapéu, vestido caipira sandálias ou botas.

Faça no caderno uma ilustração sobre a dança descrita acima.

 

 

6 – Você conhece alguma dança folclórica? Escreva no caderno o nome dessa dança e como ela é realizada.

 


Olá galerinha!

Ainda falando sobre recursos naturais vamos agora falar sobre a água, esse recurso essencial para a nossa sobrevivência.

Assista aos vídeos abaixo com bastante atenção.

 

https://www.youtube.com/watch?v=naHsw1SGnnQ

 

E aí? Gostou dos vídeos? Eu amei! Agora que você já assistiu aos vídeos leia com bastante atenção os textos abaixo, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Ciências. Eu sugiro que você copie, pois o ato de copiar, ajudará na fixação do conteúdo.


A ÁGUA

      

A ÁGUA UMA SUBSTÂNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NO PLANETA TERRA. A ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA QUE NÃO TEM COR, CHEIRO OU SABOR. PODEMOS ENCONTRÁ-LA NA NATUREZA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS:

·   ESTADO SÓLIDO: O GELO NÓS ENCONTRAMOS NAS GELEIRAS, NA NEVE, ETC.

·   ESTADO LÍQUIDO: NOS MARES, RIOS, LAGOS, FONTES, SOLO, SUBSOLO, ETC.

·   ESTADO GASOSO: NA ATMOSFERA, EM FORMA DE VAPOR DE ÁGUA.

   OS EVENTOS QUE LEVAM A ÁGUA A MUDAR DE ESTADO FÍSICO TÊM NOMES ESPECÍFICOS:

·    FUSÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO;

·   EVAPORAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O GASOSO;

·  CONDENSAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO GASOSO PARA O LÍQUIDO;

·  SOLIDIFICAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O SÓLIDO.

   NA NATUREZA A ÁGUA PASSA POR CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, A ISSO CHAMAMOS CICLO DA ÁGUA. O CICLO DA ÁGUA ACONTECE DA SEGUINTE MANEIRA:

·         O CALOR DO SOL AQUECE AS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES FAZENDO COM QUE A ÁGUA SE TRANSFORME EM VAPOR DE ÁGUA;

·         ESSE VAPOR SOBE E SE CONDENSA, FORMANDO AS NUVENS COM GOTÍCULAS DE ÁGUA E CRISTAIS DE GELO;

·         QUANDO ESSAS GOTÍCULAS FICAM MUITO PESADAS ELAS CAEM EM FORMA DE CHUVA. INICIANDO MAIS UMA VEZ O CICLO.

 

Agora copie e responda as questões abaixo no seu caderno de Ciências.

 

                                           QUESTÕES

 

1)  QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA?

 

2)  QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?

 

3)  ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO?

 

4)  ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?

 

5)  EXPLIQUE O QUE SE PEDE:

A) FUSÃO:

B) EVAPORAÇÃO:

C) CONDENSAÇÃO:

D) SOLIDIFICAÇÃO:

 

6)  EXPLIQUE O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA:

 

7)  QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O SER HUMANO?

 

8)  QUAIS PROBLEMAS PODEM CAUSAR O EXCESSO DE CHUVAS?

 

9)  QUAIS PROBLEMAS PODEM CAUSAR A FALTA DE CHUVAS?


Para complementar as atividades você poderá ler e responder as atividades do seu livro de Ciências, da página 48 a 61.



Estamos no mês do “Folclore” e para comemorarmos, vamos fazer uma dobradura de um dos nossos personagens?

Que tal o “Boto Rosa”?

Siga os passos abaixo, e bom trabalho!

Não se esqueça de colar no “Caderno de Arte”.




Assista ao vídeo abaixo, siga as instruções e tenha uma ótima atividade!

Se quiser, chame o papai e a mamãe para acompanhar, juntos vocês divertirão muito mais!

Instruções:

1.   Fazer a atividade ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na área de serviço);

2.   Use um colchonete ou uma colcha… uma toalha;

3.   Para cada movimento, conte até 10;

4.   Dê preferência a um lugar calmo; e fique voltado para o sol.

Boa atividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.