Cartum e Tirinha – Comunicação
·
Observe com atenção o
cartum e leia os quadrinhos.
Compreensão e Interpretação
·
Copie e responda as questões abaixo no caderno de
Língua Portuguesa.
1-
O cartum, de
Caulos, mostra duas pessoas.
a)
O que estão fazendo?
b)
Como sabemos disso?
2-
O que o
encaixe dos balões de fala sugere, considerando a situação que o cartum mostra?
3-
Compare os
balões do Cartum com os balões dos quadrinhos. O que os balões dos quadrinhos
têm que os do cartum não têm?
4- No primeiro quadrinho da história da Mônica, alguém a chama de dentuça.
a)
Como ela reage a isso no 2º quadrinho?
b)
Por que você acha que ela reagiu assim?
c)
O que ela
provavelmente faria, se o autor da frase fosse o Cebolinha?
5-
No último quadrinho, Mônica surpreende o leitor com
a sua reação. Dê uma razão para ela não ter reagido como esperávamos.
6-
No Cartum,
as peças do quebra-cabeça se encaixam perfeitamente. Associe as peças do
quebra-cabeça à comunicação indique em seu caderno a alternativa que completa
corretamente a afirmação a seguir. Para que a comunicação se realize é
necessário:
a) ( ) Que uma pessoa tenha muita paciência com a outra.
b) ( ) Que uma das pessoas sejam muito inteligente.
c) ( ) Que uma pessoa entenda o que a outra diz.
d) ( ) Que uma
das pessoas sejam sensível a crítica.
7-
Se no Cartum
as peças do quebra-cabeça não se encaixassem, o que é isso significaria?
8-
Atividade de pontuação
·
Relacione os
sinais de pontuação com a sua função no texto.
A |
“ “ aspas |
Indica
que a frase terminou |
B |
: dois
pontos |
Indica
a suspensão de um pensamento dúvida ou que a frase foi interrompida |
C |
!
Exclamação |
Indica
uma pausa maior que a vírgula |
D |
? Interrogação |
Indica
que alguém está falando |
E |
( )Parênteses |
Indicam
uma citação ou destacam palavras estrangeiras gírias e etc. |
F |
. Ponto
final |
Indique
uma pequena pausa na leitura e também serve para separar expressão e suas
palavras |
G |
; Ponto
e vírgula. |
Indica
a admiração alegria surpresa e espanto |
H |
...
Reticências |
Indica
que alguém vai falar |
I |
__
Travessão |
São
usados para separar palavras ou expressões na frase para chamar atenção ou
dar uma explicação |
J |
,
Vírgula |
Indica que está fazendo uma
pergunta |
O assunto desta semana será Divisão.
Assista ao
vídeo abaixo e depois, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Matemática.
Eu sugiro que você copie, pois o ato de copiar, ajudará na fixação do conteúdo.
DIVISÃO
Divisão é a
operação inversa da multiplicação.
A divisão
consiste em separar uma quantidade partes iguais.
Indicamos a divisão com o sinal :
E em alguns livros pode aparecer como ÷
TERMOS DA DIVISÃO
DIVISÃO INEXATA
PASSOS
DA DIVISÃO
1º PASSO: Divisão exata, sem resto nas divisões parciais.
2º PASSO: Divisão exata, com resto nas divisões parciais.
3º PASSO: Divisão inexata, com resto nas divisões parciais.
4º PASSO: Divisão exata, com zeros no dividendo.
5º PASSO: Divisão inexata, com zeros no
dividendo.
6º PASSO: Divisão exata, com dois algarismos no divisor.
7º PASSO: Divisão inexata, com dois algarismos no
divisor.
Múltiplos
8º PASSO: Divisão por 10, 100, 1000…
Não precisa armar a conta. Basta eliminar um, dois, três
ou mais zeros, de acordo com o divisor.
Copie e resolva as
atividades abaixo, no seu caderno de Matemática. Se necessário, retorne aos
vídeos e anotações dos cadernos.
Resolva os
problemas, se necessário reveja os passos de resolução de problemas que já
postamos aqui no blog.
1) Depois de uma ventania que destruiu muitas casas da cidade, 504
pessoas se reuniram para ajudar na reconstrução, 6 bairros foram gravemente
atingidos. Os voluntários decidiram se dividir igualmente para ajudar os
moradores, quantos voluntários cada bairro receberá?
2)
Uma loja de animais possui 7 aquários, que no momento estão com 4 peixes cada
um, hoje receberam mais 154 peixes. O funcionário deve distribuir estes peixes
igualmente entre os aquários.
a a) Quantos peixes devem ser colocados em cada
aquário?
b b) Depois da distribuição dos novos peixes, qual
será a quantidade de peixes em cada aquário?
3) Arme e efetue:
a) 70 : 14 =
b)
27 : 9 =
c) 260 : 13 =
d)
372 : 12 =
e) 120 : 15 =
f)
264 : 22 =
Vamos divertir um
pouquinho?!
Assista aos vídeos abaixo e
me conte o que achou. Beijos...
Realize as atividades abaixo no seu caderno de
Geografia/História.
FOLCLORE
Fonte: site Significados
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos,
provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.
A palavra tem origem no inglês, em que
"folklore" significa sabedoria popular. A palavra é formada pela
junção de folk (povo) e lore (sabedoria ou conhecimento).
O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande
importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a
tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam
transmitidas através das gerações.
O folclore é o produto da cultura de um país e por isso
cada país tem elementos únicos de folclore.
FOLCLORE NAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS
O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Composto por contribuições das mais variadas - com destaque para as culturas portuguesa, africana e indígena. Veja alguns exemplos:
Festas
populares: Carnaval, Festas Juninas, Cavalhadas, Festa do Divino;
Lendas e
Mitos: Saci-Pererê, Negrinho do pastoreio, Mula sem cabeça, Lobisomem,
Curupira, Bicho-papão, Boitatá;
Músicas e
Danças: Frevo, Samba, Fandango, Xaxado, Xote, Maracatu, Pau-de-fita, Quadrilha
Cantigas de
roda: Atirei o Pau no Gato, Escravos de Jó, Ciranda-cirandinha, O Cravo e a
Rosa, Sapo Cururu.
Analisando o folclore das cinco regiões brasileiras
destaca-se:
1 - Na REGIÃO SUDESTE
destaca-se as danças: fandango, folia de reis, catira, batuque e quadrilha.
Festas tradicionais:
Carnaval, Festas Juninas e Rodeios.
Lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, Lagoa
Santa.
2 - REGIÃO SUL: Danças: pau
de fita, congada, cateretê,
baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada.
Festas:
Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da
Cerveja, em Blumenau (Oktoberfest); Festas Juninas e Rodeios.
Lendas: Negrinho
do Pastoreio, do Sapé, Tiaracaju do Boitatá, do Boiguaçú, do Curupira, do
Saci-Pererê.
3 - REGIÃO CENTRO-OESTE. Danças: tapiocas, congada, reisado folia de reis, cururu e
tambor.
Festas: Carvalhada, Tourada
e Festas Juninas.
Lendas: Pé-de-garrafa,
Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
4
- REGIÃO NORDESTE. Danças: frevo, bumba-meu-boi, maracatu, baião, capoeira,
caboclinhos, bambolê, congada, carvalhada e cirandas.
Festas:
Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, na Bahia; Missa do
Vaqueiro, Paixão de Cristo, em Pernambuco; Festas Juninas, Romarias -
destaca-se a de Juazeiro do Norte, no Ceará.
Lendas:
Boitatá, Cabra-cabriola, Cumade fulôzinha, Mula-sem-cabeça, Papa-figo e
Quibungo.
Capoeira
5
- REGIÃO NORTE. Danças: marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda.
Festas:
Círio de Nazaré (Belém), Indígenas.
Lendas:
Sumaré, Iara, Curupira, da Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru, o Boto Rosa.
Indígenas
* No Brasil, o Dia do
Folclore é celebrado no dia 22 de Agosto.
Fonte:
Wikipédia; Almanaque Terra; EduKBR , IBGE Teen e adaptação MiniWeb Educação
Agora faça todas as atividades abaixo no caderno de
Geo/História:
1 - Copie as palavras abaixo organizando de acordo com o
número adequado:
BOITATÁ - CARNAVAL
- SACI
- FREVO - ESCRAVOS DE
JÓ XOTE - SAPO CURURU- QUADRILHA - O CRAVO BRIGOU COM A ROSA
– SAMBA - CAVALHADAS LOBISOMEM - CIRANDA-CIRANDINHA –
CURUPIRA
Músicas e Danças:
Festas:
Lendas e Mitos:
2 – Leia a frase, depois observe o mapa:
Segundo a lenda o
Boto-cor-de-rosa vive nas águas da Bacia Amazônica Brasileira.
Identifique no mapa
abaixo e escreva no caderno os dados de localização
do Boto:
a) Planeta:
b) Hemisfério:
c) Continente:
d) País:
e) Região:
f) Estado:
3 – Crie e escreva
uma história em seu caderno utilizando os personagens folclóricos abaixo:
Não se esqueça do
título.
4 – Escreva no caderno uma
lista das lendas folclóricas que você já ouviu falar:
5 – Leia o texto abaixo
sobre a dança folclórica: Pau de fita
Pau de fita
Durante a dança é feito um trançado com fitas em um
mastro, os participantes se movimentam em zigue zague e no ritmo de
instrumentos musicais como sanfona, violão e pandeiro. Vai variando diversos
trançados com diferentes estilos e tipos de desenhos. Ao terminar o trançado é
feito ao contrário destrançando as fitas. A vestimenta é de caráter junino:
calça xadrez, chapéu, vestido caipira sandálias ou botas.
Faça no caderno uma ilustração sobre a
dança descrita acima.
6 – Você conhece alguma dança
folclórica? Escreva no caderno o nome dessa dança e como ela é realizada.
Olá galerinha!
Ainda falando sobre recursos
naturais vamos agora falar sobre a água, esse recurso essencial para a nossa
sobrevivência.
Assista aos vídeos abaixo
com bastante atenção.
https://www.youtube.com/watch?v=naHsw1SGnnQ
E aí? Gostou dos vídeos? Eu
amei! Agora que você já assistiu aos vídeos leia com bastante atenção os textos
abaixo, se quiser, copie a matéria no seu caderno de Ciências. Eu sugiro que
você copie, pois o ato de copiar, ajudará na fixação do conteúdo.
A ÁGUA
A ÁGUA UMA
SUBSTÂNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NO PLANETA TERRA. A ÁGUA É UMA
SUBSTÂNCIA QUE NÃO TEM COR, CHEIRO OU SABOR. PODEMOS ENCONTRÁ-LA NA NATUREZA EM
TRÊS ESTADOS FÍSICOS:
· ESTADO SÓLIDO: O GELO NÓS ENCONTRAMOS NAS
GELEIRAS, NA NEVE, ETC.
· ESTADO LÍQUIDO: NOS MARES, RIOS, LAGOS,
FONTES, SOLO, SUBSOLO, ETC.
· ESTADO GASOSO: NA ATMOSFERA, EM FORMA DE VAPOR DE ÁGUA.
OS EVENTOS QUE LEVAM A ÁGUA A MUDAR DE ESTADO FÍSICO TÊM NOMES ESPECÍFICOS:
· FUSÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO SÓLIDO
PARA O LÍQUIDO;
· EVAPORAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO
LÍQUIDO PARA O GASOSO;
· CONDENSAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO
GASOSO PARA O LÍQUIDO;
· SOLIDIFICAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O SÓLIDO.
NA NATUREZA A ÁGUA PASSA POR CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, A ISSO CHAMAMOS CICLO DA ÁGUA. O CICLO DA ÁGUA ACONTECE DA SEGUINTE MANEIRA:
·
O CALOR DO SOL AQUECE AS ÁGUAS DOS RIOS,
LAGOS E MARES FAZENDO COM QUE A ÁGUA SE TRANSFORME EM VAPOR DE ÁGUA;
·
ESSE VAPOR SOBE E SE CONDENSA, FORMANDO AS
NUVENS COM GOTÍCULAS DE ÁGUA E CRISTAIS DE GELO;
·
QUANDO ESSAS GOTÍCULAS FICAM MUITO PESADAS
ELAS CAEM EM FORMA DE CHUVA. INICIANDO MAIS UMA VEZ O CICLO.
Agora copie e responda as
questões abaixo no seu caderno de Ciências.
QUESTÕES
1) QUAIS
SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA?
2) QUAIS
SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
3) ONDE
ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO?
4) ONDE
ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
5) EXPLIQUE
O QUE SE PEDE:
A) FUSÃO:
B) EVAPORAÇÃO:
C) CONDENSAÇÃO:
D) SOLIDIFICAÇÃO:
6) EXPLIQUE
O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA:
7) QUAL
É A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O SER HUMANO?
8) QUAIS
PROBLEMAS PODEM CAUSAR O EXCESSO DE CHUVAS?
9) QUAIS
PROBLEMAS PODEM CAUSAR A FALTA DE CHUVAS?
Para complementar as
atividades você poderá ler e responder as atividades do seu livro de Ciências,
da página 48 a 61.
Estamos no mês do “Folclore” e para comemorarmos, vamos
fazer uma dobradura de um dos nossos personagens?
Que tal o “Boto
Rosa”?
Siga os passos abaixo, e bom trabalho!
Não se esqueça de colar no “Caderno de Arte”.
Assista ao vídeo abaixo, siga as
instruções e tenha uma ótima atividade!
Se quiser, chame o papai e a mamãe para
acompanhar, juntos vocês divertirão muito mais!
Instruções:
1. Fazer a atividade
ao ar livre (se morar em apartamento, faça perto da janela ou na área de
serviço);
2. Use um colchonete
ou uma colcha… uma toalha;
3. Para cada
movimento, conte até 10;
4. Dê preferência a um lugar calmo; e fique
voltado para o sol.
Boa atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.