GEOGRAFIA / HISTÓRIA
A família é o primeiro grupo de convivência. A família é a base da sociedade. Nela você encontra proteção e segurança para crescer sadio, inteligente e livre. Nas famílias, as pessoas têm diferentes atividades. Cada família organiza as atividades do dia a dia da melhor maneira possível.
Há muitas pessoas que saem para trabalhar fora, a fim de garantir o sustento da família. Outras ficam em casa, cuidando do serviço doméstico, necessário para o bem-estar de todos.
O lazer também é praticado em família, como assistir à televisão, jogar, brincar, passear, viajar, ir ao cinema, ao teatro, ao futebol.
Em uma família as pessoas são diferentes. Alguns gostam de futebol e nem todos torcem pelo mesmo time. No momento de assistir à televisão, uns preferem os desenhos animados, enquanto outros gostam de noticiários, novelas ou filmes. Há aqueles que falam mais sobre religião e menos sobre política.
É importante saber aceitar as diferenças e dialogar e dialogar, para que haja união na família.
Na família, as crianças aprendem os hábitos e como se comportar. Aprendem a fazer a sua parte, contribuindo assim para a ordem das coisas.
Todos os dias você obedece a certas regras, as quais facilitam sua convivência. Muitas regras foram inventadas pelos homens há muitos anos. Algumas permanecem vivas e outras foram modificadas.
As regras devem ser do conhecimento de todos da família para que haja cooperação. Elas podem ser diferentes de uma família para outra porque a rotina e os hábitos também não são iguais.
Os costumes são diferentes de uma família para a outra: a forma de se alimentar, o modo de falar, a maneira de se divertir, o jeito de se vestir, entre outros. Os costumes das famílias variam de um lugar para o outro. Os costumes podem ser diferentes em cada país. Os alimentos, as roupas, as festas, as danças e o idioma, por exemplo, podem ser próprios de cada povo.
Famílias de Ontem e de Hoje
Falamos muito sobre as famílias atuais, agora falaremos um pouco sobre as famílias de antigamente.
Antigamente as famílias tinham muitos filhos. Ao final da tarde, elas se reuniam com os vizinhos na varanda da casa para conversar. As crianças brincavam…
Nas casas não existiam aparelhos de televisão nem computadores. Pelo rádio se ouviam notícias e novelas. Não existia geladeira. A comida era feita no fogão a lenha. E nem sempre a água era encanada. As mulheres costuravam as roupas para os familiares.
Todos se reuniam na hora das refeições, os mais velhos se serviam primeiro.
Antigamente, muitas famílias brasileiras dos centros urbanos moravam em ruas de terra e as crianças brincavam na rua porque poucos carros passavam por ali.
Era tranquilo, as crianças se conheciam da escola e da vizinhança. A regra era não se distanciar do bairro e a norma era não brigar e respeitar os colegas.
Os vizinhos eram considerados como membros da família também. Emprestavam açúcar e até ficavam com as chaves da casa ao lado enquanto os moradores viajavam de férias. A comunidade era muito próxima.
Era costume os parentes morarem juntos, ou bastante próximos, para se encontrarem na hora que quisessem e precisassem. Por isso as casas não podiam ser muito pequenas. Elas tinham que ser grandes, com muitos cômodos, para abrigar tanta gente.
Antigamente, as crianças eram vistas como adultos em miniatura. Tinham que se vestir e se comportar como adultos. Mesmo assim, as crianças viviam a infância. Provavelmente seu bisavô jogava bolinha de gude, soltava papagaio ou pandorga, brincava de marcha soldado. As bonecas de sua bisavó eram de porcelana ou de pano. Esses brinquedos contam a história da sua família.
Responda em seu caderno de Geografia/História as questões abaixo.
1-Escreva um comportamento seu que contribui para o bem-estar de seus familiares.
2-Você acha importante respeitar as diferenças entre os costumes das famílias? Por quê?
3-A pintura Cena de Família de Adolfo Augusto Pinto mostra como era formada uma família de 1891.
Com base na pintura responda:
a)Há quantos filhos na família?
b)A diferença de idade entre os filhos é grande ou pequena?
c)Descreva a roupa das crianças.
4-Descubra um costume antigo, herdado dos seus avós ou bisavós, que até hoje faz parte da rotina de sua família. Aproveite e registre esse costume em seu caderno.
5-Para que as crianças cresçam em segurança é necessário que elas tenham amor, carinho, atenção, confiança e respeito. Leia a tirinha e responda a pergunta de João Gabriel.
6-Quantos membros existem em sua família? Desenhe uma árvore genealógica colocando os membros de sua família.
7-Na sua casa existem muitas regras? Quais?
8-Você considera as regras necessárias para o convívio social? Por quê?
9-Quais são as semelhanças entre as famílias de antigamente e as de hoje?
10-Quais são as diferenças entre as famílias de antigamente e as de hoje?
LÍNGUA PORTUGUESA
Estamos entrando no mês de dezembro. Mais um ano se vai, e este bem diferente de todos os que já vivemos. Mesmo não gostando, vamos ser gratos por tudo que aprendemos.
O PROBLEMA DAS ENCHENTES
As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas pelas práticas humanas no espaço das cidades. O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida das populações de algumas cidades. Infelizmente, todos os anos ocorre a mesma coisa: entre os meses de dezembro e fevereiro, os noticiários são tomados por problemas relacionados com a elevação dos cursos d´água e a inundação de casas e ruas, desencadeando uma série de tragédias, que, quase sempre, poderiam ser evitadas.
Causas das enchentes
Para fins didáticos, dividimos a ocorrência das enchentes em dois tipos de causas principais: as naturais e as antrópicas, ou seja, resultantes das ações do homem. Estamos falando de um fenômeno comum na natureza, mas que é intensificado pela ação humana.
· Causas antrópicas das enchentes
A interferência humana sobre os cursos d'água, provocando enchentes e inundações, ocorrem das mais diversas formas. Em casos extremos, porém menos comuns, tais situações podem estar relacionadas com rompimentos de diques e barragens, o que pode causar sérios danos à sociedade. Mas, quase sempre, essa questão está ligada ao mau uso do espaço urbano.
Um problema que parece não ter uma solução rápida é o elevado índice de poluição, causado tanto pela ausência de consciência por parte da população quanto por sistemas ineficientes de coleta de lixo ou de distribuição de lixeiras pela cidade. Além do mais, há problemas causados pela poluição gerada por empresas e outros órgãos. Com isso, ocorre o entupimento dos bueiros, que seriam responsáveis por conter parte da água que eleva o nível dos rios. Além disso, o lixo gerado é levado pelas enxurradas e contribui ainda mais para elevar o volume das águas.
A ocorrência de enchentes nas cidades também pode estar relacionada com problemas nos sistemas de drenagem. Às vezes, não há bueiros ou outras construções que seriam responsáveis pela contenção ou desvio da água que corre para os rios, provocando a cheia deles. Além disso, somente a construção de bueiros e sistemas de drenagem pode não ser suficiente, isso porque as demais ações antrópicas podem elevar gradualmente a vazão das enxurradas ao longo dos anos, fazendo com que as drenagens existentes não atendem toda a demanda.
Outra questão é a ocupação irregular ou desordenada do espaço geográfico. Como explicamos, algumas áreas correspondem ao leito maior de um rio que, esporadicamente, inunda. Com a ocupação irregular dessas áreas – muitas vezes causada pela ausência de planejamento adequado –, as pessoas estão sujeitas à ocorrência de inundações. Além disso, a remoção da vegetação que compõe o entorno do rio pode intensificar o processo, pois ela teria a função de reter parte dos sedimentos que vão para o leito e aumentam o nível das águas.
Apesar de todos os problemas acima mencionados, a causa considerada principal para as enchentes é, sem dúvida, a impermeabilização do solo. Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios. Além disso, a impermeabilização contribui para a elevação da velocidade desse escoamento, provocando erosões e causando outros tipos de desastres ambientais urbanos.
Como combater as enchentes?
Existem inúmeras medidas de combate às enchentes. A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, contratou, em outubro de 2013, alguns “olheiros”, que são funcionários encarregados de detectar o início de inundações em áreas de risco. Eles teriam a função de minimizar os efeitos da “inundação relâmpago”, aquela que ocorre em um curtíssimo período de tempo. Outras ações envolvem a construção de barragens e o desassoreamento do leito dos rios, em que todos os sedimentos existentes no fundo dos cursos d'água são removidos, aumentando a sua profundidade.
Mas todas essas medidas são paliativas, ou seja, são apenas para minimizar ou combater uma situação já existente. A melhor forma de lidar com esse problema, na verdade, é realizar uma devida prevenção, que pode ocorrer por meio de medidas como estas:
· Construção de sistemas eficientes de drenagem;
· Desocupação de áreas de risco;
· Criação de reservas florestais nas margens dos rios;
· Diminuição dos índices de poluição e geração de lixo;
· Planejamento urbano mais consistente.
O problema das enchentes é crônico em muitas cidades brasileiras, com destaque para o Rio de Janeiro. A capital carioca costuma sempre aparecer nos noticiários com ocorrências desse tipo em períodos de chuva, além de outras cidades que também padecem da mesma situação. As inundações, além de danos materiais, podem provocar doenças, como a leptospirose. Portanto, trata-se também de uma questão de saúde pública.
Fonte: PENA, Rodolfo F. Alves. "Enchentes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/enchentes.htm. Acesso em 26 de novembro de 2020.
Responda. Dê respostas completas.
a) Segundo o autor do texto, quais são as causas das enchentes? Cite duas naturais e duas causadas pelo homem.
b) Quais são as atitudes mais simples que podemos adotar para evitar as enchentes?
c) No final do ano, vemos pela televisão, muitas reportagens sobre enchentes. Você conhece alguma história triste sobre pessoas que sofreram com as enchentes? Escreva sobre isso. Caso não conheça, escreva sobre a Avenida Vilarinho, quando chove muito.
d) Quando chove forte, quais são as providências que sua família toma em relação a isso?
e) O que o ser humano tem feito para que hajam muitas enchentes?
f) As ruas asfaltadas e os prédios em grande número também contribuem para isso. Escreva um pequeno texto sobre isso. Pesquise no Google.
Agora é a sua vez. Escolha em revistas, internet ou livros velhos, gravuras de alguns produtos e construa suas próprias propagandas.
Lembre-se de colocar tudo que está proposto nas explicações acima.
Agora, mãos à obra! Capriche! Abraço com carinho.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Agora vamos falar de assunto muito bacana: CAPOEIRA.
Assista ao vídeo com atenção e depois responda, em seu caderno de Educação Física, as questões propostas abaixo.
ORIGEM DA CAPOEIRA
1. Capoeira é luta, dança ou jogo?
2. Como surgiu no Brasil?
3. Onde a capoeira começa ser praticada?
4. Qual o principal movimento da capoeira?
5. O que significa capoeira?
6. Quais os três tipos de capoeira?
7. Como chama a dinâmica da capoeira?
8. Como começa o jogo da capoeira?
9. Qual o instrumento principal?
10. E quais os outros instrumentos usados?
11. O que é mandinga?
12. Como são batizados?
13. O que é camarada?
14. Como é o vestuário?
15. O que significam as cores das fitas?
16. Quando a capoeira deixou de ser proibida?
17. Quando a UNESCO reconheceu a capoeira?
18. Em quantos países se praticam capoeira?
19. Qual a importância da capoeira na vida dos jovens?
Agora vamos aprender um pouco da “ginga” da capoeira?
Gostou? Registre e mande suas fotos ou vídeo da ginga para mim!!!
Estou aguardando! Beijos...beijocas...
CIÊNCIAS
NESTA SEMANA, VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE 2 BIOMAS IMPORTANTES: O PANTANAL E O PAMPA (OU CAMPOS )
BIOMA PANTANAL
As características de um dos biomas mais ricos e diversificados do planeta: o Pantanal.
O Pantanal é um bioma que abrange quase 2% do território brasileiro, com uma área total de cerca de 250 mil km². É conhecido por ser a maior área inundável do planeta e ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de parte dos territórios da Bolívia e do Paraguai.
Por reunir espécies encontradas em todas as outras regiões e também por apresentar diferentes paisagens, que ora se assemelham à Amazônia, ora se assemelham à Caatinga ou ao Cerrado, essa região também é conhecida como Complexo do Pantanal.
Os rios que abastecem o Pantanal são provenientes de regiões bem altas e, por isso, as águas acumulam-se facilmente, transformando o Pantanal em uma grande planície de inundação, principalmente no período chuvoso.
Planície de inundação no Pantanal
A sua flora é composta por mais de 1500 tipos de vegetação distintos. Sua cobertura vegetal apresenta diversos tipos que lembram diversas outras paisagens brasileiras. É muito difícil definir o Pantanal como um todo em uma foto ou imagem em razão de sua pluralidade.
A fauna é bastante rica e diversificada. Na verdade, é considerada a zona com maior concentração de animais por quilômetro quadrado das Américas.
Jacaré Caiman – espécie de réptil existente no Pantanal brasileiro.
O Pantanal é uma das regiões mais ricas biologicamente, além de ser um dos locais mais belos do mundo.
Por Rodolfo Alves Pena
https://escolakids.uol.com.br/geografia/bioma-pantanal.htm
AMEAÇAS
Quando se fala em Pantanal, a imagem que se tem é de um santuário preservado e intocado, repleto de água, com belas paisagens formadas por rios, lagoas e uma grande variedade de animais e plantas. Mas o Pantanal belo e diverso que conhecemos é também uma região sensível e vulnerável a ameaças tanto de dentro quanto de fora e pode desaparecer se não for preservado.
O Pantanal depende da manutenção do ciclo hidrológico, que permite o subir e baixar das águas e a inter-relação entre as espécies. Qualquer mudança nesse ciclo pode comprometer os ecossistemas e modificar toda essa paisagem.
A pecuária não sustentável, a contaminação de solos e dos recursos hídricos com insumos agrícolas são pontos de alerta. Qualquer impacto negativo nas nascentes e cabeceiras dos rios pode, por exemplo, alterar de forma drástica toda a planície inundável.
Da mesma forma, grandes projetos de infraestrutura previstos para serem realizados na região podem impactar negativamente se forem executados sem considerar as características naturais nativas.
Disponível em: https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/ameacas_riscos_pantanal/
ATIVIDADES
Leia a reportagem abaixo, acesse o link e ouça a música com atenção. Não se esqueça de observar atentamente as imagens que aparecem.
“Artista sul-mato-grossense faz homenagem ao Pantanal no dia do bioma”
Com a música Águas para o Pantanal, Mariana Peralta tem a intenção de criar um alerta para a situação grave que o bioma enfrenta.
Por Débora Ricalde*, G1 MS e TV Morena
Garças reaparecem em busca em lago em busca de alimento após período de queimadas no Pantanal de MS. — Foto: Bruno Girotto/Arquivo pessoal
O dia 12 de novembro foi instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e por uma lei estadual de Mato Grosso do Sul, como Dia do Pantanal. Uma data para homenagear o bioma que é reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.
Em 2020, o bioma enfrenta grandes ameaças. Incêndios florestais destruíram em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso cerca de 4,3 milhões de hectares, o que corresponde a 29% de toda a área do Pantanal. Além das queimadas, sofre também com a maior estiagem (falta de chuva) dos últimos 22 anos, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Em meio a um cenário de seca provocada pela estiagem e destruição ocasionada pelas queimadas, a cantora e compositora Mariana Peralta resolveu fazer uma homenagem ao Pantanal.
[...]
Feita para expressar seus sentimentos e também levar o grave assunto para o mundo, a cantora apresenta a angústia da situação através de seus versos.
"Enquanto esse fogo todo atravessa o Pantanal veias abertas de mim secam temendo o fim. Segredos de onde venho de alagar o coração doce rio, deságua, banha Sucuri, tuiuiú, onça mãos do povo esperança"
[...]
Assista:
Disponível em: https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/2020/1 1/12/artista-sul-mato-grossense-faz-homenagem-ao-pantanal-no-dia-do-bioma.ghtml (acesso em 17 de novembro de 2020)
Agora, responda as questões com atenção:
1 - Que Estados brasileiros abrigam o bioma Pantanal?
2 - Qual é a principal característica desse bioma?
3 - Em 2020, incêndios florestais destruíram grande parte da flora e fauna do Pantanal. Que outros problemas ameaçam esse bioma?
4 - Na música feita em homenagem ao Pantanal, a autora cita alguns animais que o habitam. Quais são?
BIOMA PAMPA
O Bioma Pampa (ou Campos sulinos) é um dos mais belos tipos de paisagens naturais e está localizado em partes do estado do Rio Grande do Sul. É bom lembrar que o pampa também se estende por partes de vários outros países da América do Sul, como o Chile, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.
A característica principal do Bioma Pampa é a sua vegetação, que apresenta uma composição formada basicamente por gramíneas e arbustos.
O clima do Pampa é bem ameno e as estações do ano são muito bem definidas e as chuvas bem distribuídas .
A fauna e a flora do pampa são bastante diversificadas. Há uma grande quantidade de espécies, algumas delas ainda não catalogadas. Dentre as espécies mais comuns, podemos citar o quero-quero, o perdigão, a vicunha, a ema e muitos outros.
Vicunha, um animal típico do Pampa
A principal atividade econômica da região é a pecuária, facilitada pelo relevo plano levemente ondulado. Com isso, boa parte desse bioma foi devastada, restando apenas 30% da vegetação original, o que gerou profundos impactos, como o risco de extinção de algumas espécies, o aumento da erosão e a intensificação do processo de arenização dos solos.
Por Me. Rodolfo Alves Pena
Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/bioma-pampa.htm
ATIVIDADES
Pesquise, recorte e cole (ou escreva o nome) de algumas espécies de animais e vegetais encontrados no Bioma Pampa.
ARTE
O SOM QUE VEM DAS RUAS:
Desafio do Improviso
Observe a imagem abaixo.
Responda:
1- Em que espaço esses artistas estão cantando?
2- Qual instrumento musical eles estão tocando?
3- Esse instrumento é utilizado em quais gêneros musicais?
Os artistas representados nesta imagem são chamados de emboladores. Esses artistas improvisam versos cantados, geralmente acompanhados pelo ritmo do pandeiro. O desafio da embolada é feito sempre em dupla. O ritmo é acelerado e os versos geralmente são de insulto, na intenção de destruir a imagem do adversário. Os emboladores se desfiam nos versos até que um deles perca a batalha.
Fazer versos cantados é um saber popular bastante explorado pelo povo brasileiro. Criar esses versos requer muita criatividade e agilidade dos emboladores, já que a maioria das vezes eles são improvisados.
A embolada, também conhecida como coco, tem origens europeias e africanas e adquiriu suas características típicas no Nordeste brasileiro.
Além da embolada, existem diversos tipos de arte que fazem uso da disputa versada em sua execução. Um deles é o repente, tipicamente nordestino, que é acompanhado por viola, e seus temas são o cotidiano do sertão.
Vamos ouvir uma embolada com Caju e Castanha? “O pobre e o rico”.
Versadores urbanos
Além dos emboladores, há outros tipos de versadores urbanos, como os partideiros e os MCs (Mestres de Cerimônias).
Os partideiros são sambistas que improvisam versos no partido-alto, uma variedade do samba criada nos morros da cidade do Rio de Janeiro. Nesses desafios, participam no mínimo dois versadores acompanhados de outros músicos que tocam instrumentos de percussão e cordas. os desafios são improvisados e bem-humorados.
As batalhas de rima feitas por MCs também são desafios de improviso entre dois rimadores que cantam no ritmo do Rap e das quais sai sempre um vencedor. As batalhas acontecem em locais públicos e promovem a interação da comunidade. O público decide o melhor argumento e o declara campeão.
*Rap: gênero musical urbano criado nos EUA que representa umas das bases afro-americanas da cultura do hip-hop.
Atividade
1- Leia os versos de um desafio entre um violeiro e um jogador de futebol. Observe os destaques em negrito e complete os versos com as palavras que rimam com elas.
Copiar e completar no caderno de “ARTE”.
Vou cantar um desafio
Quero ver o ganhador
Jogador de futebol
Ou violeiro e _______________ (juiz/cantador/guitarrista).
Caro amigo violeiro
os seus versos são furados
Toca e canta o dia inteiro
Versos mal ________________ (elaborados/viola/feitos).
Jogador preste atenção
Você diz que é ______________ (bombeiro/policial/artilheiro)
Fez um gol usando a _________ ( banheira/mão/boca)
Isso é catimba de boleiro.
Eu vivo da minha viola
Ser jogador ou cantador, tanto faz
Cada um segue o seu caminho
Para que possamos viver em ______________ (casa/campos/paz).
*catimba: atitude adotada para prejudicar o adversário.
*boleiro: jogador de futebol.
MATEMÁTICA
Leia com bastante atenção as explicações sobre frações, em seguida faça no caderno com capricho, a atividade.
Atividade
Faça com capricho e atenção no caderno.
DESAFIO MATEMÁTICO
Copie a tabela no caderno e faça com atenção!!!
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