domingo, 29 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3º ANO - PERÍODO DE 30/11 À 04/12/2020




Leia o texto abaixo com atenção!


a) Pinte no trecho abaixo o que não é letra. Que nomes damos a esses sinais?

b) Algumas  partes desse trecho foi escrita incorretamente. Sublinhe e reescreva corretamente essa parte no seu caderno.

c) Qual foi o erro na parte escrita incorretamente?

9 – No texto, encontramos várias palavras que indicam uma ação, ou seja, alguma coisa que alguém fez ou está fazendo. Essas palavras se chamam verbos. Leia:

VIVIAM – DORMINDO – RONCANDO – SONHANDO – COCHILANDO

RESSONANDO – DORMITANDO – ASSUSTOU – ARRANHOU – PICOU

CAIU – QUEBROU – ESTAVA


Agora, clique no link abaixo e veja a história contada diretamente do livro. Divirta-se!


HORA DA ATIVIDADE

1 – Essa é a capa do livro da história que você leu e ouviu. Observe e responda às questões:

a) O que você vê na capa do livro?

b) Qual é o título da história? Quantas palavras tem o título?

c)Qual é   o nome da autora?

d) Quantas letras  e quantas sílabas tem a palavra SONOLENTA?

c) Pesquise e escreva o significado da palavra SONOLENTA e marque abaixo o melhor lugar  onde você poderá pesquisar.


3 - Após ler e ouvir a história, responda:

a) Por que você acha que a história tem o nome de “A casa sonolenta” ? Você daria outro título para a história? Qual seria?

b) Quem são as personagens dessa história?

c) Por que você acha que todos dormiam nessa casa? Dê um motivo.

d) Ao longo da história, todos vão dormindo na mesma cama. Por que  será que isso aconteceu? Será que não tem uma cama para cada um?

e) Como termina essa história?

4 – Observe a imagem abaixo e invente um outro final para a história, no caderno.


5 – Numere a segunda coluna, de acordo com a primeira:

( 1 ) avó                                     (      ) acordada

( 2 ) menino                               ) roncando

( 3 ) cachorro                             ) sonhando

( 4 ) gato                                   ) dormitando

( 5 ) rato                                    ) ressonando

( 6 ) pulga                                  (      ) cochilando




6 – Complete

7 – Encontre no diagrama, 7 adjetivos positivos para a cama da história e copie

no caderno em ordem alfabética.

ADJETIVOS SÃO PALAVRAS QUE DÃO CARACTERÍSTICAS,

QUALIDADES  AOS SUBSTANTIVOS.

8 - Leia o trecho abaixo  da história e faça o que se pede:

a) Pinte no trecho abaixo o que não é letra. Que nomes damos a esses sinais?

b) Algumas  partes desse trecho foi escrita incorretamente. Sublinhe e

reescreva corretamente essa parte no seu caderno.

c) Qual foi o erro na parte escrita incorretamente?

9 – No texto, encontramos várias palavras que indicam uma ação, ou seja, alguma coisa que

alguém fez ou está fazendo. Essas palavras se chamam verbos. Leia:

VIVIAM – DORMINDO – RONCANDO – SONHANDO – COCHILANDO

RESSONANDO – DORMITANDO – ASSUSTOU – ARRANHOU – PICOU

CAIU – QUEBROU – ESTAVA



 a) De acordo com o texto, quem estava realizando as ações abaixo:

roncando - sonhando - dormitando - cochilando - ressonando -  dormindo

Matemática

1.                Ligue cada moeda ao seu valor.

2.           Pense e responda.

a)O que você pode comprar com 50 centavos?

b)  O que você pode comprar com 10 centavos?

 

3.           Preencha o calendário, abaixo, referente ao mês de dezembro e pinte de vermelho o dia de hoje.


Responda e complete.

a)  Que dia da semana é hoje?

b)  Daqui a três dias será?

c)  Quantas semanas completas têm este mês?

d)  Quantos dias faltam para acabar o mês?

e)  O dia da semana em que caiu o primeiro dia desse mês é

f)   Marque, com X, o primeiro dia da terceira semana.

g) Marque, com O, a terça-feira da segunda semana.

h) Quantas quintas-feiras tem esse mês?

 4. Fui até loja e comprei alguns presentes. Calcule corretamente o troco que recebi por cada compra feita.

5. Resolva as operações das multiplicações por 2.

6. Preencha a tabela da multiplicação por 2.


X

2

3

4

5

6

7

8

2

4








7. Observe as figuras e complete as operações.





Geo./História

 

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

  Família é o conjunto de pessoas que normalmente vivem na mesma casa. Geralmente, é formada pela mãe, pai e filhos, o que chamamos de núcleo familiar. Hoje esse grupo familiar também é conhecido como família tradicional.

  O primeiro grupo social em que o indivíduo convive é a família, e nela a criança aprende a falar, a andar, a amar e ser amada.

         Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos,

“A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado. O princípio da solidariedade familiar implica respeito e consideração mútuos (entre todos) em relação aos membros da família”.

     

O primeiro grupo social em que o indivíduo convive é a família, e nela a criança aprende a falar, a andar, a amar e ser amada. A família tradicional é formada pelo papai, mamãe e filhos.

                          Quem são os parentes?

Junto a essa família que denominamos de núcleo familiar, há os parentes, que 

são membros da família do casal, como os avós avôs, tias, tios e primos.

    Assim, nossa família fica maior ainda. Alguns podem morar conosco e outros visitam nossas casas periodicamente ou não, dependendo da distância em que moram.

 Como são os outros tipos de família?

  Sabemos que o conceito de família tem mudado no decorrer do tempo. Antigamente eram considerados como família somente pai, mãe e filhos. Hoje, com o passar dos tempos, encontramos diferentes tipos de famílias em nossa sociedade, que são constituídas de diferentes formas, como:

  • mamãe e filhos;

  • vovó, vovô e netos;

  • papai e filhos;

  • titios e sobrinhos;

  • crianças que vivem em orfanatos;

  • crianças adotadas por famílias que não tiveram filhos;

  • casais sem filhos;

  • pessoas que moram sozinhas.

Para que serve a família?

  A família é muito importante, pois ela é a responsável por promover a educação dos filhos para que eles possam se desenvolver com saúde, boa alimentação e, claro, em um lugar tranquilo para se viver.

Quando é comemorado o Dia da Família?

     Essa data pode ser celebrada em diferentes momentos aqui no Brasil. Para isso, temos três comemorações.

·         Dia Internacional da Família (15 de maio)

   Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reflete a importância que a comunidade internacional dá para as questões relacionadas à família, bem como sua importância para o desenvolvimento e estabelecimento de melhores condições de vida para todos.

 ·         Dia Nacional da Família (8 de dezembro) 

     Em nosso país essa data surgiu por meio de um decreto de 1968.  Antigamente essa data era considerada uma comemoração religiosa, mas isso não acontece nos dias atuais, sendo considerado um ponto facultativo ( feriado ou não) em diversas cidades.

 

·         Dia Nacional da Família na Escola (24 de abril)

  É um momento da escola reforçar junto às famílias a importância das duas perante os filhos, lembrando-se da boa convivência familiar, relação com outras pessoas, atividades coletivas, respeito, diálogo e demais relações que são necessárias na constituição do vínculo familiar.

Foi instituída oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) como o Dia Nacional da Família na Escola, comemorado anualmente em todas as escolas do país.

 

Atividades

1) Como podemos definir a palavra família?

2) Quem são os parentes?

3) Dos núcleos familiares citados no texto, a qual deles você faz parte? Se o grupo a qual pertence não estiver descrito, relate.

4) Cite os dias da família comemorados no Brasil. Explique cada um.   

5) Por que a família é importante na vida das pessoas? 

6) O que a  Declaração Universal dos Direitos Humanos diz sobre a família?

7) Você acha que as famílias brasileiras estão sendo bem cuidadas pelos governantes? Converse com um familiar sobre esse assunto e comente.

 

8) Marque (escreva no caderno) a opção que explica o que chamamos de núcleo familiar.

A) Avós, netos e primos.

B) As pessoas que vivem na mesma casa.

C) Os parentes.

D) Os antepassados.

 

9) Assinale V para verdadeiro e F para falso.

a) ( ) Família tradicional é formada por pai, mãe e filhos.

b) ( ) A família não tem responsabilidade em promover a educação dos filhos.

c) ( ) Os parentes não possuem relação com o núcleo familiar.

d) ( ) Avós e netos podem formar uma família.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/historia/a-familia-e-o-tempo.htm

  



Ciências


Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:


1-   Quando o primeiro caso de Covid-19 chegou ao Brasil duas cientistas brasileiras decifraram o genoma do Coronavírus, quanto tempo elas levaram para fazer essa análise?

2-   Quanto tempo os outros países levaram para fazer a análise do genoma do Coronavírus?

3-   Ao estudar o genoma do Coronavírus o que os cientistas buscam entender?

4-   Por que entender a origem e a evolução do Coronavírus é tão importante?

(   ) Para desenvolver mais vírus no ambiente.

(   ) Para propagar o Covid-19 nas pessoas.

(   ) Para desenvolver possíveis vacinas e curas.


Arte

ARTE AFRICANA

A arte africana engloba um rico repertório de artes visuais, danças e músicas. Vamos aprender um pouquinho mais sobre os aspectos estéticos e culturais das criações africanas? Levaremos em consideração a rica diversidade e complexidade desse grande e rico continente.

O artista sul-africano Falco One afirma que as obras de arte devem tornar

o ambiente mais feliz. Você concorda com ele?


Grafite de Falko One, em Joanesburgo, África do Sul.

Responda:

1- Que animal está pintado na parede?

2- Quais elementos na imagem indicam que essa é uma intervenção artística?

3- Essa pintura é um grafite. Você saberia dizer quais são os locais e as técnicas

utilizadas por esses artistas para pintarem?

As narrativas ilustradas

A tradição oral é uma maneira de preservar a cultura de um povo por meio da comunicação falada. No continente africano, a tradição oral é bastante desenvolvida, assim como diversas formas de expressão artísticas.

As narrativas ilustradas, por exemplo, fazem parte da tradição de diversos povos da África e estão presentes nas obras de artistas até os dias atuais.

Os povos africanos preservam várias de suas tradições e, ao mesmo tempo, convivem com modernização. Assim, a arte contemporânea da África revela essa integração entre as tradições e a cultura urbana.


A tradição em cores e formas

Como vimos, muitos artistas contemporâneos africanos recorrem à memória de seus povos, assim como à fauna e à flora dos lugares onde vivem. Esse é o caso da pintura Tinga Tinga.

Pintura representando diferentes animais africanos.

Responda:

4- Quais animais foram representados nessa pintura?

5- Que cores você identifica nesta obra?

Os pintores Tinga Tinga têm uma fonte inesgotável de inspiração: elefantes, girafas, hipopótamos, leões e outros animais, além de flores, árvores, aves e peixes.

Esse estilo artístico foi iniciado pelo pintor tanzaniano Edward Saidi Tingatinga, que nasceu em 1937, em uma família de agricultores.

As pinturas Tinga Tinga são coloridas e têm muita informação visual, como texturas e formas diversificadas. Embora aborde temas do espaço rural, essa pintura se desenvolveu nas ruas de cidades da Tanzânia.



Sugestão

Foi criada uma série de televisão infantil inspirada na arte Tinga Tinga. Rica em cores, trabalha os contos africanos com muita música e curiosidades sobre o mundo animal. Veja o episódio “Tinga Tinga - Porque o sapo coacha? / Por que

a aranha tem a cintura fina?” acessando o link abaixo:

Conhecendo mais uma artista africana

A artista plástica moçambicana Reinata Sadimba trabalha com cerâmica e criou um estilo pessoal. Suas obras têm como tema animais presentes nas lendas de seu povo, como cobras e tartarugas, e personagens estilizados.

Reinata Sadimba nasceu em 1945, em uma aldeia de Nimu em Moçambique. Filha de camponeses, aprendeu ainda criança a fabricar objetos utilitários em argila. Em 1975, passou a criar obras figurativas, desenvolvendo seu estilo artístico pessoal, tornando-se uma das artistas mais importantes do continente africano.

Em um cenário artístico predominantemente masculino, ela superou as barreiras e se tornou uma das poucas mulheres artistas africanas a conquistar reconhecimento.


Responda:

6- Você consegue identificar que imagem está representada na peça acima?


ATIVIDADE

Vimos que a pintura Tinga Tinga é rica em cores e texturas, agora, é sua vez de se inspirar nessa arte e fazer o desenho de um animal da nossa fauna explorando detalhes e cores.

Observação: Caso você tenha material disponível em casa, vale fazer uma pintura.

Bom trabalho!




Ed. Física


Agora vamos falar de assunto muito bacana: CAPOEIRA.

Assista ao vídeo com atenção e depois responda, em seu caderno de Educação Física, as questões propostas abaixo.


ORIGEM DA CAPOEIRA

1. Capoeira é luta, dança ou jogo?

2. Como surgiu no Brasil?

3. Onde a capoeira começa ser praticada?

4. Qual o principal movimento da capoeira?

5. O que significa capoeira?

6. Quais os três tipos de capoeira?

7. Como chama a dinâmica da capoeira?

8. Como começa o jogo da capoeira?

9. Qual o instrumento principal?

10. E quais os outros instrumentos usados?

11. O que é mandinga?

12. Como são batizados?

13. O que é camarada?

14. Como é a vestuário?

15. O que significa as cores das fitas?

16. Quando a capoeira deixou de ser proibida?

17. Quando a UNISCO reconheceu a capoeira?

18. Em quantos países praticam capoeira?

19. Qual a importância da capoeira na vida dos jovens?

Agora vamos aprender um pouco da “ginga” da capoeira?


Gostou?

Registre e mande suas fotos ou vídeo da ginga para mim!!!

Estou aguardando!    Beijos...beijocas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.