Língua Portuguesa
Olá, queridos e queridas! Tudo bem com vocês?
Essa semana, vamos trabalhar com contos africanos, contos que vêm de um continente distante do nosso, a África. Você conhece a galinha-d’angola? Leia o conto abaixo:
COMO
SURGIU A GALINHA-D’ANGOLA
Antigamente, as aves viviam felizes nos campos e florestas africanas,
até que a inveja se instalou entre elas, tornando insuportável a convivência.
Nessa
ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era
muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo-alaranjado,
despertava em todos a vontade de ser igual a ele. As fêmeas tinham o dorso
preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro e a garganta com manchas
esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.
O Melro,
vaidoso, certo de sua beleza, prometeu que se todas as aves o obedecessem,
usaria seus poderes mágicos e os tornaria negros, com plumagem brilhante.
Entretanto, os pássaros logo começaram a desobedecê-lo. Então ele, furioso, jurou
vingança, rogou-lhes uma praga, e deu-lhes cores e aspectos diferentes.
Para a
galinha-d’angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante.
Fez com que seu corpo se tornasse pintado, assim como o de um leopardo. Dessa
forma, seria devorada por aqueles felinos, que não suportariam ver outro animal
que tivesse o corpo tão belo, pintado de uma maneira semelhante ao deles. Ela
pagaria assim por sua inveja. E Foi isso
que aconteceu.
Desde
esse dia, a galinha-d’angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos
caçadores, vive reclamando: tô fraca, tô fraca! Com suas perninhas magras, foge
com seu bando assim que surge algum perigo e é muito difícil alcançá-la. Suas
penas, cinzas, brancas ou azuladas são sempre manchadinhas de escuro, tornando
as galinhas-d’angola belas e cobiçadas.
Conto africano
Hora de interpretar o texto!
1 – Onde se passa a história?
2 – Quem são os personagens da
história?
3 – De acordo com a história, qual era
o pássaro mais invejado? Por que?
4 – Descreva como era o corpo do Melro
macho. E como era o corpo da fêmea.
5 – Qual foi a praga que o Melro jogou
nos pássaros? Por que ele fez isso?
6 – De acordo com a praga que o Melro jogou na galinha d’angola, como ficou o corpo dela?
7 – Por que a galinha d’angola seria
devorada pelo leopardo, de acordo com o texto? O que a torna bela e cobiçada?
8 – Avalie o texto que você leu. Pinte a carinha que mais representa o que você achou da história. Se não gostou, se gostou pouco ou muito.
HORA DA PRODUÇÃO!
Faça uma pesquisa e descubras algumas curiosidades sobre a
galinha-d’angola e escreva em seu caderno. Não esqueça de dar um título à sua
pesquisa.
HORA
DA DIVERSÃO!
Como esse,
existem vários outros contos africanos.
Um deles se chama KIRIKU E A FEITICEIRA. Clique abaixo para assistir. É
um filme diferente, esperamos que você goste. Bom divertimento!
O bilhete é
uma mensagem curta, que escrevemos para pedir, agradecer, oferecer, perguntar
ou informar alguma coisa. Para escrever um bilhete, não podemos esquecer de alguns detalhes:
- Nome do destinatário (pessoa que vai receber o
bilhete)
- A mensagem (o assunto do bilhete)
- Saudação ou
despedida (Tchau! Até mais! Um abraço! Beijos!)
- Nome do remetente (quem está mandando o bilhete,
assinatura)
- Data (a data pode vir no início ou no final do
bilhete)
Veja abaixo um exemplo de bilhete:
Leia o bilhete abaixo e responda às questões:
1 – Marque a resposta correta:
A) Esse tipo de texto é um
( )
cartão. ( ) bilhete. ( ) conto.
B) Quem escreveu o bilhete foi:
( )
Belinha. ( ) Juliana. ( ) Paula.
C) O bilhete foi escrito para:
( )
Juliana. ( ) Paula. ( )Belinha.
D) O assunto principal do bilhete é:
( ) mostrar
um brinquedo.
( ) convidar
para um passeio.
( ) contar
um acontecimento.
E) A data do bilhete é
( ) 15 de
abril de 2011.
( ) 15 de
janeiro de 2011.
( ) 15 de
abril de 2011.
Palavras escritas com GE,GI, JE, JI
GE GI
GEMA – TIGELA – GILETE – PÁGINA – GEMADA – GELEIA –
MÁGICO
GEMIDO - GELADO
– REGIME – GIRINO - GELATINA – AGITADO
MAGIA – GIGANTE – GIRAFA – GELADEIRA – MUGIDO –
GINÁSTICA
GELO – REGIÃO – GEADA – RELÓGIO – TIGELA – GELADO –
GILETE
JE
JI
CANJICA – JIPE – INJEÇÃO – LOJISTA – LAJE – PROJETO –
JEITO –
JILÓ – MAJESTADE – SUJEITO – JEREMIAS – JIBOIA – JESUS
–
ACARAJÉ – JENIPAPO – ANJINHO – MANJERICÃO – AJEITADO
JENIPAPO - CORUJINHA – JEGUE – JECA
ATIVIDADE
1 - Leia o texto abaixo e faça o que se pede:
Jerimum
e Jéssica
Jerimum é
um caramujinho que mora no canteiro de rabanetes, perto do pé de manjericão.
Todas as
tardes ele se encontra com a minhoca Jéssica e vão perto do canteiro de jiló
escutar o gorjeio do sabiá. Ficam encantados com tão linda melodia, que vem da
laranjeira!
Jéssica,
com seu jeitinho faceiro, ajeita o seu chapéu de fita e dá gingados para lá e
para cá, ao som da melodia do sabiá.
Graça
Batitucci
Retire do texto Jerimum e Jéssica, todas as palavras com JE/JI e escreva nos caramujos.
2 – Complete as palavras com ge, gi, je ou ji e marque com um X a sílaba que completa cada palavra.
Matemática
Olá, minhas
queridas e meus queridos!
Ao longo das nossas
atividades de Matemática, vamos ler um sábio Conto Africano. A cada atividade
uma parte do Conto será revelada.
O Conto que iremos
ler é: OS SEGREDOS DA NOSSA CASA.
Vamos começar?
OS
SEGREDOS DA NOSSA CASA
PRIMEIRA PARTE |
Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao
atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão. O cão queixou-se: — A senhora, por favor, não me queime! |
Observe o mapa e complete o que está abaixo.
a)
Um carro saiu de Campinas, virou à esquerda
e percorreu 42km. Em qual cidade chegou? _____________________________________
b)
Se esse carro virasse à direita e
percorresse 144 km, ele chegaria à cidade de: _____________________________________________
c)
Se o carro sair de Campinas para São Paulo,
deve virar à ______________________ e percorrer ________km.
1- Observe a vitrine da loja.
a) André tem 16 reais e quer comprar um papagaio. Quantos reais faltam para ele realizar essa compra? __________________________________
b)
Alice tem 3 notas de 5 reais. Ela quer
comprar um ursinho com esse dinheiro. Vai faltar ou sobrar reais? Quanto? _________________________
c)
Vítor tem uma nota de 20 reais e uma de 5
reais. Ele vai comprar a bola. Com quanto ficará? ____________________________________________
Qual é a diferença
entre os preços da boneca e do anel? _______________
SEGUNDA PARTE |
Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até
parecia mentira... Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que
mexia a comida. Mas o pau também falou: — O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe! |
1-
Resolva os cálculos e escreva os resultados
nas letras correspondentes.
a) 27 + 5 =
b)
20 - 8 =
c)
9 + 8 =
d)
100 - 30 =
1-
Crie uma conta maluca onde todos os
resultados devem ser 5.
Mas, você só pode usar adição e subtração. Mãos à obra!
1-
Invente um problema envolvendo uma das
contas que você escreveu no quadro da questão anterior.
TERCEIRA PARTE |
A senhora já não sabia o que fazer e resolveu
contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau. Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar
zangado, avisou-a: — Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os
segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos. |
1-
Preencha o calendário, abaixo, referente ao
mês em que estamos e pinte de vermelho o dia de hoje.
Não esqueça de colocar o nome do mês.
Responda e
complete.
Que dia da semana é
hoje? _______________________________________
Daqui a três dias
será _________________________________________ Quantas semanas completas têm
este mês? __________________________
Quantos dias faltam
para acabar o mês? _____________________________
O dia da semana em
que caiu o primeiro dia desse mês é ________________
Marque, com X, o primeiro dia da terceira semana.
Marque, com O, a terça-feira da segunda semana.
Quantas
quintas-feiras tem esse mês? ______________________________
1-
Você sabe dizer os nomes dos meses em
ordem? Então, escreva-os em seu caderno.
QUARTA PARTE |
A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou
que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e
repartiu o almoço com ele.
|
1- Observe a agenda de Marcela para o mês de setembro.
Responda:
a) Em que dia ela
vai visitar o museu?________________________
1- Anote o que Marcela vai fazer em cada dia da tabela abaixo.
Quais os dias em que Marcela vai ficar livre de compromissos?
_____________________________________________________________
Divisão
1. Repartindo
em partes iguais
Rodrigo tem 16 soldadinhos de chumbo e quer fazer quatro fileiras, cada uma com a mesma quantidade de bonecos. Quantos soldadinhos ficarão em cada fileira?
Ele usou a divisão para distribuir
igualmente os soldadinhos em filas.
Antes de fazer as atividades, assista o vídeo do Youtube.
10- Circule os objetos do primeiro
quadro, repartindo-os igualmente conforme se pede no segundo quadro. Depois,
escreva a operação realizada.
a)
b)
c)
d)
MORAL |
Comentário: é fundamental sabermos conviver uns
com os outros, assegurar o respeito
|
Fonte: "Eu
conto, tu contas, ele conta... Estórias africanas", org. de Aldónio Gomes,
1999 http://www.terravista.pt/Bilene/4619/Conto7.html
Geografia/História
SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS
Os mapas são importantes formas de
comunicação. Sendo assim, eles possuem a sua própria linguagem, usada para
transmitir informações de forma simples, prática e direta sobre um determinado
espaço. Essas linguagens são os símbolos dos mapas, e seus significados
estão disponíveis nas legendas.
Por exemplo, se eu quero estudar a
espacialidade da diversidade de raças que existem no Brasil, posso utilizar um
mapa do país que contenha símbolos que me indiquem esses registros.
A escolha dos símbolos
cartográficos não é aleatória (como quiser). Ela obedece a uma lógica. Cada
tipo de mapa exige um tipo de símbolo, possibilitando a leitura da
informação contida nele por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.
Existem os mapas políticos, chamados
assim, porque representam a divisão do mundo por países, um país dividido por
estados por exemplo.
Veja
que cada estado está representado por uma cor. A legenda vem mostrando os
pontos que representam os estados e suas capitais.
Após ler o texto e
observar o mapa, responda em seu caderno:
1) Por que é importante
aprender a conhecer mapas?
2) O que são os mapas
políticos?
3) O que o mapa acima
representa?
4) Quantos estados tem o
Brasil?
5) Escreva os nomes dos
estados brasileiros e suas capitais.
O Brasil é país da diversidade.
Diversidade significa variedade,
pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza
tudo que é diverso, que tem multiplicidade. O mundo é composto por pessoas de diferentes
histórias, crenças, etnias, gêneros, entre outros. É necessário respeitar ao
que é diferente e assim, colaborar para uma sociedade mais
justa.
Existem vários tipos de diversidade.
Podemos classificar os tipos de diversidade como: Cultural, étnica, racial, biológica,
social, linguística, religiosa etc.
Observe o mapa.
Ele
representa a diversidade de etnias do Brasil, ou seja, pessoas com
hábitos e costumes diferentes.
Etnia: determina as características
de um grupo por seus aspectos sociais e culturais, como tradições e linguagem.
Atividades
1) De acordo com a história dos povos, somos todos diferentes em vários
aspectos. Em que somos diferentes?
2) Responda à pergunta abaixo.
3) O que você entendeu sobre diversidade?
4) Leia o poema a seguir e observe o mapa logo abaixo e escreva o que eles têm em comum.
Ciências
Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:
Observe a charge abaixo e marque x na resposta certa:
O QUE EXPRESSAR?
TEMPO
Você já parou para
refletir sobre a questão do tempo e de como é representado nas diferentes
linguagens da arte?
O “Tempo” é um tema
muito presente na vida contemporânea. Estamos sempre reféns do relógio,
correndo para conseguir fazer tudo o que precisamos fazer dentro dessa medida
que é o tempo. A arte apropria-se e discute a noção de tempo constantemente,
pois vivemos em uma era em que os meios de comunicação utilizam a imagem em
movimento para atrair o público. A arte faz o mesmo. O tempo na arte torna-se
meio e mensagem.
A arte possibilita
diferentes interpretações dependendo do olhar do espectador em interação com a
obra. A imaginação pode correr solta a partir de uma provocação do artista.
Algumas mostram a passagem do tempo, o questionam, captam um instante para
eternizá-lo.
Vamos tentar entender um pouco mais. Observe as imagens abaixo:
Espera, de Elke Coelho. 12,5X12,5cm. 2012/2013. Museu de Arte Contemporânea/SP
Nesse caso, Elke
Coelho utilizou elementos do cotidiano: cabide de parede, alfinete, papel,
prego, e arrematou com a palavra “espera”, que nos faz lembrar do tempo. A técnica
utilizada pela artista foi assemblage, (a arte de reunir objetos
para contar uma história).
Para você, o que essa
obra representa?
Atividade 1 - “ASSEMBLAGE”
com o tema “Tempo”
Escolha um ou mais
objetos e escreva uma frase sobre qual tempo (fase) da sua vida ele representa.
Veja essa outra obra de arte:
O
relógio, de Liubov Popova. Óleo sobre tela, 101X69 cm 1914. Coleção particular.
De que maneira o
tempo foi retratado nessa imagem? Você conseguiria descrever?
Faça agora uma
pequena reflexão sobre o “seu tempo”:
1-Como você
organiza o seu tempo?
2-É responsável
pelo seu próprio tempo ou alguém o auxilia nesse sentido?
3- Como você
percebe a passagem do tempo no seu dia a dia?
4-Em um álbum de
fotografias, como você as organiza?
Complementando:
O TEMPO NA MÚSICA: Na linguagem musical, o
tempo é o tema de várias músicas. Mas o tempo é também um elemento essencial da
linguagem musical. Ele marca o tempo de duração de cada som e também o espaço
entre um som e outro numa música. Assim, existem sons que são mais curtos e
outros, mais longos, determinando o ritmo da música.
Ouça a música
“Vovô”, do grupo Palavra Cantada que fala sobre o tempo.
https://www.youtube.com/watch?v=aGR-MP0dYXo
Conheça a letra:
“VOVÔ”
Quando vejo o meu vovô
Que é pai do meu papai
Penso que há um tempo atrás
Ele era o que eu sou
Agora sou criança
E o vovô também já foi
A vida é uma balança
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Amanhã talvez, quem sabe
Eu serei um outro avô
E o filho do meu filho
Será o que hoje eu sou
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
Ontem, hoje e depois
Fonte: Musixmatch
Compositores: Pedro Mourão
Atividade 2 - “Parede do
Tempo”
Sabemos que a vida
é dividida em fases, e nossa memória é recheada de momentos marcantes, sejam
eles agradáveis ou não. As fotos nos permitem ver o envelhecimento de todos,
correspondendo a diferentes épocas vividas. Para contextualizarmos esse assunto
iremos montar no caderno de “ARTE” uma pequena “Parede do Tempo”. Siga os
passos abaixo.
1-Selecionar 3
fotos sua. Cada foto deve ser de uma fase diferente da vida
(bebê/criança/atual).
2-Cole-as no
caderno de “ARTE” em ordem cronológica.
3-Escreva uma
memória da fase de vida embaixo de cada foto.
Observação:
Caso não seja possível utilizar fotografias ou xerox delas, você poderá
substituí-las por um desenho.
Educação Física
Que tal imitarmos os animais?
Como será caminhar como eles?
Será fácil... Difícil?
Observe os movimentos no vídeo, tente fazer e depois registre mandando as fotos para nós.
Continue se cuidando... Eu não
me esqueci de você!
Beijos!
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