terça-feira, 3 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3ª ANO - PERÍODO DE 02 À 06 DE NOVEMRO DE 2020




Língua Portuguesa

Olá, queridos e queridas! Tudo bem com vocês?

       Essa semana, vamos trabalhar com contos africanos, contos que vêm de um continente distante do nosso, a África. Você conhece a galinha-d’angola? Leia o conto abaixo:


COMO SURGIU A GALINHA-D’ANGOLA

      Antigamente, as aves viviam felizes nos campos e florestas africanas, até que a inveja se instalou entre elas, tornando insuportável a convivência.

      Nessa ocasião, quase todos os pássaros passaram a invejar a família do Melro, que era muito bonito. O macho, com sua plumagem negra e seu bico amarelo-alaranjado, despertava em todos a vontade de ser igual a ele. As fêmeas tinham o dorso preto, o peito pardo-escuro, malhado de pardo-claro e a garganta com manchas esbranquiçadas. Elas causavam inveja maior ainda.

      O Melro, vaidoso, certo de sua beleza, prometeu que se todas as aves o obedecessem, usaria seus poderes mágicos e os tornaria negros, com plumagem brilhante. Entretanto, os pássaros logo começaram a desobedecê-lo. Então ele, furioso, jurou vingança, rogou-lhes uma praga, e deu-lhes cores e aspectos diferentes. 

        Para a galinha-d’angola, disse que seria magra e sentiria fraqueza constante. Fez com que seu corpo se tornasse pintado, assim como o de um leopardo. Dessa forma, seria devorada por aqueles felinos, que não suportariam ver outro animal que tivesse o corpo tão belo, pintado de uma maneira semelhante ao deles. Ela pagaria assim por sua inveja.  E Foi isso que aconteceu.

           Desde esse dia, a galinha-d’angola, embora seja muito esperta e voe para fugir dos caçadores, vive reclamando: tô fraca, tô fraca! Com suas perninhas magras, foge com seu bando assim que surge algum perigo e é muito difícil alcançá-la. Suas penas, cinzas, brancas ou azuladas são sempre manchadinhas de escuro, tornando as galinhas-d’angola belas e cobiçadas.

Conto africano



Hora de interpretar o texto!

1 – Onde se passa a história?

2 – Quem são os personagens da história?

3 – De acordo com a história, qual era o pássaro mais invejado? Por que?

4 – Descreva como era o corpo do Melro macho. E como era o corpo da fêmea.

5 – Qual foi a praga que o Melro jogou nos pássaros? Por que ele fez isso?

6 – De acordo com  a praga que o Melro jogou na  galinha d’angola, como ficou o corpo dela?

7 – Por que a galinha d’angola seria devorada pelo leopardo, de acordo com o texto? O que a torna bela e cobiçada?

8 – Avalie o texto que você leu. Pinte a carinha que mais representa o que você achou da história. Se não gostou, se gostou pouco ou muito.


HORA DA PRODUÇÃO!

      Faça uma pesquisa e descubras algumas curiosidades sobre a galinha-d’angola e escreva em seu caderno. Não esqueça de dar um título à sua pesquisa.

HORA DA DIVERSÃO!

      Como esse, existem vários outros contos africanos.  Um deles se chama KIRIKU E A FEITICEIRA. Clique abaixo para assistir. É um filme diferente, esperamos que você goste. Bom divertimento!




Você já escreveu ou recebeu algum bilhete? Vamos relembrar!

      O bilhete é uma mensagem curta, que escrevemos para pedir, agradecer, oferecer, perguntar ou informar alguma coisa. Para escrever um bilhete, não podemos esquecer   de alguns detalhes:

- Nome do destinatário (pessoa que vai receber o bilhete)

- A mensagem (o assunto do bilhete)

-  Saudação ou despedida (Tchau! Até mais! Um abraço! Beijos!)

- Nome do remetente (quem está mandando o bilhete, assinatura)

- Data (a data pode vir no início ou no final do bilhete)

Veja abaixo um exemplo de bilhete:


Leia o bilhete abaixo e responda às questões:


1 – Marque a resposta correta:

A) Esse tipo de texto é um

(      ) cartão.               (      ) bilhete.               (      ) conto.

B) Quem escreveu o bilhete foi:

(      ) Belinha.              (      ) Juliana.              (      ) Paula.

C) O bilhete foi escrito para:

(      ) Juliana.           (      ) Paula.           (      )Belinha.

D) O assunto principal do bilhete é:

(       ) mostrar um brinquedo.    

(      ) convidar para um passeio.

(      ) contar um acontecimento.

E) A data do bilhete é

(      ) 15 de abril de 2011. 

(      ) 15 de janeiro de 2011.

(      ) 15 de abril de 2011.

Palavras escritas com GE,GI, JE, JI

GE GI

GEMA – TIGELA – GILETE – PÁGINA – GEMADA – GELEIA – MÁGICO

GEMIDO  - GELADO – REGIME – GIRINO -  GELATINA – AGITADO

MAGIA – GIGANTE – GIRAFA – GELADEIRA – MUGIDO – GINÁSTICA

GELO – REGIÃO – GEADA – RELÓGIO – TIGELA – GELADO – GILETE

JE JI

CANJICA – JIPE – INJEÇÃO – LOJISTA – LAJE – PROJETO – JEITO –

JILÓ – MAJESTADE – SUJEITO – JEREMIAS – JIBOIA – JESUS –

ACARAJÉ – JENIPAPO – ANJINHO – MANJERICÃO – AJEITADO

 JENIPAPO  - CORUJINHA – JEGUE – JECA

ATIVIDADE

1 - Leia o texto abaixo e faça o que se pede:


Jerimum e Jéssica

      Jerimum é um caramujinho que mora no canteiro de rabanetes, perto do pé de manjericão.

      Todas as tardes ele se encontra com a minhoca Jéssica e vão perto do canteiro de jiló escutar o gorjeio do sabiá. Ficam encantados com tão linda melodia, que vem da laranjeira!

      Jéssica, com seu jeitinho faceiro, ajeita o seu chapéu de fita e dá gingados para lá e para cá, ao som da melodia do sabiá.

Graça Batitucci

Retire do texto Jerimum e Jéssica, todas as palavras com JE/JI e escreva nos caramujos.


2 – Complete as palavras com ge, gi, je ou ji e marque com um X a sílaba que completa cada palavra.



Matemática

 

Olá, minhas queridas e meus queridos!

Ao longo das nossas atividades de Matemática, vamos ler um sábio Conto Africano. A cada atividade uma parte do Conto será revelada.

O Conto que iremos ler é: OS SEGREDOS DA NOSSA CASA.

Vamos começar?

 

OS SEGREDOS DA NOSSA CASA

PRIMEIRA PARTE

Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão.

O cão queixou-se:

— A senhora, por favor, não me queime!

 

Observe o mapa e complete o que está abaixo.


a)          Um carro saiu de Campinas, virou à esquerda e percorreu 42km. Em qual cidade chegou? _____________________________________

b)          Se esse carro virasse à direita e percorresse 144 km, ele chegaria à cidade de: _____________________________________________

c)           Se o carro sair de Campinas para São Paulo, deve virar à ______________________ e percorrer ________km.

 

1-          Observe a vitrine da loja.


a)          André tem 16 reais e quer comprar um papagaio. Quantos reais faltam para ele realizar essa compra? __________________________________

b)          Alice tem 3 notas de 5 reais. Ela quer comprar um ursinho com esse dinheiro. Vai faltar ou sobrar reais? Quanto? _________________________

c)           Vítor tem uma nota de 20 reais e uma de 5 reais. Ele vai comprar a bola. Com quanto ficará? ____________________________________________

Qual é a diferença entre os preços da boneca e do anel? _______________

 

SEGUNDA PARTE

Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira...

Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou:

— O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe!

 

1-          Resolva os cálculos e escreva os resultados nas letras correspondentes.



a)         
27 + 5 =  

b)          20 - 8 =       

c)           9 + 8 =  

d)          100 - 30 =     


1-   Crie uma conta maluca onde todos os resultados devem ser 5.

    Mas, você só pode usar adição e subtração. Mãos à obra!



1-   Invente um problema envolvendo uma das contas que você escreveu no quadro da questão anterior.

 

TERCEIRA PARTE

A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau.

Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a:

— Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos.


1-   Preencha o calendário, abaixo, referente ao mês em que estamos e pinte de vermelho o dia de hoje.

Não esqueça de colocar o nome do mês.


Responda e complete.

Que dia da semana é hoje? _______________________________________

Daqui a três dias será _________________________________________ Quantas semanas completas têm este mês? __________________________

Quantos dias faltam para acabar o mês? _____________________________

O dia da semana em que caiu o primeiro dia desse mês é ________________

Marque, com X, o primeiro dia da terceira semana.

Marque, com O, a terça-feira da segunda semana.

Quantas quintas-feiras tem esse mês? ______________________________

 

1-          Você sabe dizer os nomes dos meses em ordem? Então, escreva-os em seu caderno.

  

QUARTA PARTE

A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele.

 

 1-          Observe a agenda de Marcela para o mês de setembro. 


Responda:

a) Em que dia ela vai visitar o museu?________________________

 

1-          Anote o que Marcela vai fazer em cada dia da tabela abaixo.


Quais os dias em que Marcela vai ficar livre de compromissos?

_____________________________________________________________

Divisão

1.   Repartindo em partes iguais

Rodrigo tem 16 soldadinhos de chumbo e quer fazer quatro fileiras, cada uma com a mesma quantidade de bonecos. Quantos soldadinhos ficarão em cada fileira?


Ele usou a divisão para distribuir igualmente os soldadinhos em filas.


A divisão pode ser representada das seguintes maneiras:


 


Antes de fazer as atividades, assista o vídeo do Youtube. 




10- Circule os objetos do primeiro quadro, repartindo-os igualmente conforme se pede no segundo quadro. Depois, escreva a operação realizada.

a)


b)


c)



d)


MORAL

Comentário: é fundamental sabermos conviver uns com os outros, assegurar o respeito

 

 

Fonte: "Eu conto, tu contas, ele conta... Estórias africanas", org. de Aldónio Gomes, 1999 http://www.terravista.pt/Bilene/4619/Conto7.html


Geografia/História

 

SÍMBOLOS CARTOGRÁFICOS

 

     Os mapas são importantes formas de comunicação. Sendo assim, eles possuem a sua própria linguagem, usada para transmitir informações de forma simples, prática e direta sobre um determinado espaço. Essas linguagens são os símbolos dos mapas, e seus significados estão disponíveis nas legendas.

     Por exemplo, se eu quero estudar a espacialidade da diversidade de raças que existem no Brasil, posso utilizar um mapa do país que contenha símbolos que me indiquem esses registros.

     A escolha dos símbolos cartográficos não é aleatória (como quiser). Ela obedece a uma lógica. Cada tipo de mapa exige um tipo de símbolo, possibilitando a leitura da informação contida nele por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

     Existem os mapas políticos, chamados assim, porque representam a divisão do mundo por países, um país dividido por estados por exemplo.

     Vamos conhecer o mapa do Brasil que mostra a representação geográfica do país reunindo os estados e suas capitais. O atual mapa político do Brasil contém 26 estados e o Distrito Federal. Veja:


Veja que cada estado está representado por uma cor. A legenda vem mostrando os pontos que representam os estados e suas capitais.

 ATIVIDADES

 

Após ler o texto e observar o mapa, responda em seu caderno:

1) Por que é importante aprender a conhecer mapas?

2) O que são os mapas políticos?

3) O que o mapa acima representa?

4) Quantos estados tem o Brasil?

5) Escreva os nomes dos estados brasileiros e suas capitais.

 

O Brasil é país da diversidade.


     Diversidade significa variedade, pluralidade, diferença. É um substantivo feminino que caracteriza tudo que é diverso, que tem multiplicidade. O mundo é composto por pessoas de diferentes histórias, crenças, etnias, gêneros, entre outros. É necessário respeitar ao que é diferente e assim, colaborar para uma sociedade mais justa.  

     Existem vários tipos de diversidade. Podemos classificar os tipos de diversidade como: Cultural, étnica, racial, biológica, social, linguística, religiosa etc.

Observe o mapa.


          Ele representa a diversidade de etnias do Brasil, ou seja, pessoas com hábitos e costumes diferentes.

    Etnia: determina as características de um grupo por seus aspectos sociais e culturais, como tradições e linguagem.

Atividades

1) De acordo com a história dos povos, somos todos diferentes em vários aspectos. Em que somos diferentes?

2) Responda à pergunta abaixo.


3) O que você entendeu sobre diversidade?

4) Leia o poema a seguir e observe o mapa logo abaixo e escreva o que eles têm em comum.




Ciências


Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:




Observe a charge abaixo e marque x na resposta certa:







Arte

 

O QUE EXPRESSAR?

TEMPO

 

Você já parou para refletir sobre a questão do tempo e de como é representado nas diferentes linguagens da arte?

 

O “Tempo” é um tema muito presente na vida contemporânea. Estamos sempre reféns do relógio, correndo para conseguir fazer tudo o que precisamos fazer dentro dessa medida que é o tempo. A arte apropria-se e discute a noção de tempo constantemente, pois vivemos em uma era em que os meios de comunicação utilizam a imagem em movimento para atrair o público. A arte faz o mesmo. O tempo na arte torna-se meio e mensagem.

 

A arte possibilita diferentes interpretações dependendo do olhar do espectador em interação com a obra. A imaginação pode correr solta a partir de uma provocação do artista. Algumas mostram a passagem do tempo, o questionam, captam um instante para eternizá-lo.

 

Vamos tentar entender um pouco mais. Observe as imagens abaixo:


Espera, de Elke Coelho. 12,5X12,5cm. 2012/2013. Museu de Arte Contemporânea/SP

 

Nesse caso, Elke Coelho utilizou elementos do cotidiano: cabide de parede, alfinete, papel, prego, e arrematou com a palavra “espera”, que nos faz lembrar do tempo. A técnica utilizada pela artista foi assemblage, (a arte de reunir objetos para contar uma história).

 

Para você, o que essa obra representa?

 

Atividade 1 - “ASSEMBLAGE” com o tema “Tempo”

 

Escolha um ou mais objetos e escreva uma frase sobre qual tempo (fase) da sua vida ele representa.

 

Veja essa outra obra de arte:


O relógio, de Liubov Popova. Óleo sobre tela, 101X69 cm 1914. Coleção particular.

 

De que maneira o tempo foi retratado nessa imagem? Você conseguiria descrever?

 

Faça agora uma pequena reflexão sobre o “seu tempo”:

1-Como você organiza o seu tempo?

2-É responsável pelo seu próprio tempo ou alguém o auxilia nesse sentido?

3- Como você percebe a passagem do tempo no seu dia a dia?

4-Em um álbum de fotografias, como você as organiza?

 

Complementando:

O TEMPO NA MÚSICA: Na linguagem musical, o tempo é o tema de várias músicas. Mas o tempo é também um elemento essencial da linguagem musical. Ele marca o tempo de duração de cada som e também o espaço entre um som e outro numa música. Assim, existem sons que são mais curtos e outros, mais longos, determinando o ritmo da música.

Ouça a música “Vovô”, do grupo Palavra Cantada que fala sobre o tempo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=aGR-MP0dYXo

 

Conheça a letra:

“VOVÔ”

Quando vejo o meu vovô

Que é pai do meu papai

Penso que há um tempo atrás

Ele era o que eu sou

Agora sou criança

E o vovô também já foi

A vida é uma balança

Ontem, hoje e depois

Amanhã talvez, quem sabe

Eu serei um outro avô

E o filho do meu filho

Será o que hoje eu sou

Ontem, hoje e depois

Amanhã talvez, quem sabe

Eu serei um outro avô

E o filho do meu filho

Será o que hoje eu sou

Ontem, hoje e depois

Ontem, hoje e depois

Ontem, hoje e depois

Fonte: Musixmatch

Compositores: Pedro Mourão

 

Atividade 2 - “Parede do Tempo”

 

Sabemos que a vida é dividida em fases, e nossa memória é recheada de momentos marcantes, sejam eles agradáveis ou não. As fotos nos permitem ver o envelhecimento de todos, correspondendo a diferentes épocas vividas. Para contextualizarmos esse assunto iremos montar no caderno de “ARTE” uma pequena “Parede do Tempo”. Siga os passos abaixo.

 

1-Selecionar 3 fotos sua. Cada foto deve ser de uma fase diferente da vida (bebê/criança/atual).

2-Cole-as no caderno de “ARTE” em ordem cronológica.

3-Escreva uma memória da fase de vida embaixo de cada foto.

 

Observação: Caso não seja possível utilizar fotografias ou xerox delas, você poderá substituí-las por um desenho.


Educação Física


 Que tal imitarmos os animais?

Como será caminhar como eles? Será fácil... Difícil?

Observe os movimentos no vídeo, tente fazer e depois registre mandando as fotos para nós.



Continue se cuidando... Eu não me esqueci de você!

Beijos!

💞💢💞💢💞💢💞💢💞💢💞💢💞




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.