NESTA SEMANA
VAMOS CONHECER MAIS UMA HISTÓRIA BEM LEGAL. COMO FOI FALADO NAS SEMANAS
ANTERIORES, O MÊS DE NOVEMBRO É O MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ESSE É UM ASSUNTO REPLETO DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS E NADA MELHOR DO
QUE AS HISTÓRIAS PARA NOS DEMONSTRAR ISSO.
A HISTÓRIA QUE
VAMOS CONHECER É UMA HISTÓRIA BEM
HUMORADA SOBRE AUTOESTIMA E VALORIZAÇÃO
DAS DIFERENÇAS.
APRESENTA UMA
FAMÍLIA CUJAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MODO DE SER FAZEM-NOS ESPECIAIS E
ÚNICOS, CADA UM COM SEU JEITO, QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS DE RAÇA, COR E IDADE.
VOCÊ PODE CONHECÊ-LA ASSISTINDO AO VÍDEO:
OU POR MEIO DA LEITURA.
QUESTÃO 1- LEIA O RECONTO DA HISTÓRIA E EM SEGUIDA, REALIZE AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEU CADERNO.
CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM!
O LIVRO CONTA A
HISTÓRIA DE UMA MENINA MUITO TRAVESSA E SAPECA CHAMADA LUANDA, NOME ESCOLHIDO
POR SEU PAI QUE NA JUVENTUDE CONHECEU UMA CIDADE ANGOLANA COM ESSE NOME.
LUANDA É UMA
MENINA QUE POSSUI UMA FAMÍLIA DIVERTIDA QUE GOSTAM DE FAZER MUITAS COISAS
JUNTOS, MAS CADA UM TEM OS SEUS GOSTOS PARTICULARES, POR EXEMPLO: SUA MÃE ADORA
LER O JORNAL E CUIDAR DO JARDIM, O PAI GOSTA DE FUTEBOL E DE COZINHAR, OS
IRMÃOS: UM GOSTA DE JOGAR VÍDEO GAME O OUTRO DE BRINCAR DE ESCONDE- ESCONDE E A
AVÓ GOSTA DE FAZER CAMINHADAS E OUVIR ROCK.
VIVEM BEM, SE RESPEITAM, SE AMAM
APESAR DAS DIFERENÇAS.
A MENINA SAPECA É
MUITO VAIDOSA E SE GOSTA DA JEITO QUE ELA É, SUA COR, PELE E OS CABELOS QUE
CADA DIA DESFILA COM UM PENTEADO DIFERENTE.
RECONTO FEITO PELA PROFESSORA: LECY A.V NOGUEIRA
A) NOME DO LIVRO.
B) QUAL O NOME DO
AUTOR(A) DO LIVRO?
C) QUEM FEZ AS
ILUSTRAÇÕES DA HISTÓRIA?
D) QUAL É O NOME
DA EDITORA?
E)
QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM NA HISTÓRIA?
F)
QUEM É A PROTAGONISTA DA HISTÓRIA?
G) POR QUE A MENINA
RECEBEU O NOME DE LUANDA?
QUESTÃO 2: OBSERVE A IMAGEM:
FAÇA UM (X) OU RESPONDA ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA “ALTURA” QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
( ) ALGEMA
( ) ALTURA
( ) FIGURA
QUESTÃO 3: OBSERVE OUTRA IMAGEM:MARQUE UM (X) OU ESCREVA NO CADERNO A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS DUAS COISAS QUE O PAI DE LUANDA GOSTA DE FAZER:
( ) COZINHAR E LAVAR.
( ) COZINHAR E PASSAR ROUPA.
( ) VER FUTEBOL E LAVAR ROUPA.
( ) VER FUTEBOL E COZINHAR.
QUESTÃO 4: OBSERVE MAIS UMA IMAGEM:
QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA INDICADA PELA SETA NA
IMAGEM
AO LADO? E COMO É
CLASSIFICADA?
( ) 2 SÍLABAS- DISSÍLABA.
( ) 1 SÍLABA-
MONOSSÍLABA.
( ) 3 SÍLABAS-
TRISSÍLABA.
( ) 4 SÍLABAS-
POLISSÍLABA.
👉LEMBRETE: SÃO CLASSIFICADAS COMO MONOSSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR APENAS UMA
SÍLABA.
SÃO CLASSIFICADAS
COMO DISSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR DUAS
SÍLABAS.
SÃO CLASSIFICADAS
COMO TRISSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR
TRÊS SÍLABAS.
SÃO CLASSIFICADAS
COMO POLISSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR
QUATRO SÍLABAS.
QUESTÃO 5: OBSERVE A IMAGEM E FORME UMA FRASE BEM CRIATIVA NO CADERNO.
1)
LEIA O POEMA E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.
O MENINO
ISABEL CRISTINA SILVEIRA SOARES
QUE BRILHA NO SOL
LIGEIRO, BOM DE
BOLA
ARTILHEIRO NO FUTEBOL!
MENINO ESPERTO
LUTADOR, VIVA COM
AMOR
NA FAMÍLIA OU NA
ESCOLA
SEJA BOM DOUTOR
OU JOGADOR!
MENINO, CRIANÇA
COMO EU
NÃO IMPORTA SUA
COR
SEU FUTURO TE
PERTENCE
JÁ NASCEU UM
VENCEDOR!
A) O POEMA FALA DE:
(
) UM ADULTO. ( ) UM ANCIÃO. (
) UM MENINO.
B) QUEM NARRA O
POEMA É:
(
) UMA CRIANÇA. ( ) UM SENHOR. (
) UMA MÃE.
C) O CONSELHO QUE O
NARRADOR DÁ AO MENINO É:
( ) QUE ELE SEJA LUTADOR DE MMA.
( ) QUE ELE VIVA COM AMOR E SEJA BOM!
( ) QUE ELE NÃO SEJA JOGADOR DE FUTEBOL.
D) O POEMA NOS
ENSINA QUE:
( )
ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OUTRAS.
(
) A PESSOA DE PELE NEGRA É MAIS IMPORTANTE.
(
) QUE NÃO IMPORTA NOSSA COR OU CONDIÇÃO SOCIAL, TODOS NÓS MERECEMOS
RESPEITO.
( ) DEVEMOS SER BONS EM QUALQUER PROFISSÃO
QUE ESCOLHERMOS.
QUESTÃO 1: O DIREITO À ALIMENTAÇÃO É UM DOS DIREITOS GARANTIDOS POR LEI A TODAS AS CRIANÇAS, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA.
LEIA O TRECHO A SEGUIR, E RESPONDA AS PERGUNTAS NO
CADERNO.
AS VITAMINAS
MUITA GENTE PENSA
QUE AS VITAMINAS SÃO REMÉDIOS, PORQUE SÃO VENDIDOS NAS FARMÁCIAS.
NA VERDADE, AS
VITAMINAS SÃO SUBSTÂNCIAS NECESSÁRIAS PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL E
PARA PREVENIR CONTRA DOENÇAS. POR ISSO É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA
E RICA EM NUTRIENTES.
E COMO VIMOS A MENINA DA HISTÓRIA INDICADA
ACIMA, É UMA MENINA BASTANTE ENÉRGICA E SAUDÁVEL. PROVAVELMENTE POSSUI BOA
ALIMENTAÇÃO. E O MENINO DESCRITO NO POEMA TAMBÉM.
A) QUAL É A SUA REFEIÇÃO PREFERIDA?
B) LUANDA SEPAROU
ALGUMAS FRUTAS PARA FAZER UMA SALADA DE FRUTAS, VEJA :
🌰MANGA-🍌BANANA-🍍ABACAXI-🍊LARANJA-🍇UVA-🍐PERA
|
C) ORGANIZE AS
PALAVRAS NA TABELA ABAIXO, EM ORDEM ALFABÉTICA.
FRUTAS PARA SOBREMESA |
1) |
2) |
3) |
4) |
5) |
6 |
D) ESCREVA O NOME
DA FRUTA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E FAÇA O DESENHO DELA NO CADERNO.
E) SE VOCÊ FOSSE
FAZER A SOBREMESA ACIMA, VOCÊ USARIA TODAS AS FRUTAS SELECIONADAS POR LUANDA?
( )SIM.( ) NÃO. JUSTIFIQUE.
O METRO É A UNIDADE FUNDAMENTAL DE MEDIDA DE COMPRIMENTO.
1 METRO É IGUAL A 100 CENTÍMETROS
QUESTÃO 1: OBSERVE A ALTURA DAS CRIANÇAS E RESPONDA EM SEU CADERNO:
A) QUANTO MEDE A
MENINA MAIS BAIXA?
B) QUANTO MEDE O
MENINO MAIS ALTO?
C) QUANTO MEDE A
MENINA MAIS ALTA?
D) QUANTO MEDE O
MENINO MAIS BAIXO?
E)
QUAL É A SOMA DAS MEDIDAS DAS DUAS CRIANÇAS MENORES?
F)
QUAL É A DIFERENÇA DE ALTURA ENTRE AS DUAS CRIANÇAS MAIORES?
QUESTÃO 2:
COMPLETE OS ESPAÇOS UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS ABAIXO.
CLIQUE E SAIBA MAIS. 👉
INSTRUMENTOS: TRENA -FITA -MÉTRICA -RÉGUA- METRO
ARTICULADO |
A) A COSTUREIRA USA
O(A)__________________ PARA COSTURAR.
B) O PEDREIRO USA
O(A) ____________________ PARA TRABALHAR.
C) O ALUNO USA A
___________________ PARA ESTUDAR.
D) PARA MEDIR A
PAREDE O PEDREIRO USA
___________________ .
QUESTÃO 3: USAMOS
NO NOSSO DIA A DIA UMA UNIDADE DE MEDIDA MENOR, CHAMADA DE CENTÍMETROS(CM) PARA
MEDIR DISTÂNCIAS PEQUENAS.
RESOLVA O
DESAFIO. USE UM METRO FAÇA AS MEDIDAS E RESPONDA OU MARQUE: A) A ALTURA DA MESA DE SUA CASA:
( ) MENOR QUE UM METRO. QUANTO É?_________
( ) IGUAL A UM METRO.
( ) MENOR QUE UM METRO.
B) SUA ALTURA:
( ) MENOR QUE UM METRO. QUANTO É?__________
( ) IGUAL A UM METRO.
( ) MAIOR QUE UM METRO.
C) A LARGURA DE
SEU CADERNO DE MATEMÁTICA:
( ) MENOR QUE UM METRO.
( ) IGUAL A UM METRO. QUANTO É____________
( ) MAIOR QUE UM METRO.
QUESTÃO 4: PARA MEDIR OS OBJETOS FOI USADA UMA RÉGUA. INDIQUE A MEDIDA DE CADA UM DELES.
1) CONHEÇA A HISTÓRIA DE UMA BONECA QUE VOCÊ MESMO(A) PODE FAZER.
ABAYOMI
QUANDO OS NEGROS
FORAM ESCRAVIZADOS E VIERAM DA ÁFRICA
PARA O BRASIL , ATRAVESSARAM O OCEANO ATLÂNTICO NOS PORÕES DOS NAVIOS. A VIAGEM ERA MUITO DIFÍCIL. AS CRIANÇAS
CHORAVAM ASSUSTADAS PORQUE VIAM A DOR E O DESESPERO DOS ADULTOS. AS MÃES
NEGRAS, ENTÃO, PARA ACALENTAR SUAS CRIANÇAS, RASGAVAM TIRAS DE PANOS DE SUAS
SAIAS E FAZIAM BONECAS COM ELAS PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM.
ESSAS BONECAS SÃO CHAMADAS DE ABAYOMI.
BONECA ABAYOMI
CLIQUE NO LINK E VEJA UM POUCO DA HISTÓRIA DELA E O PASSO A PASSO DE COMO FAZER . 👉
2) SIGA O PASSO A PASSO ABAIXO E FAÇA A SUA, OS MENINOS SE PREFERIREM PODEM ABUSAR DA CRIATIVIDADE E CRIAREM O BONECO.
MATERIAIS: DUAS TIRAS DE TECIDO PRETO GROSSO, RETALHOS DE TECIDO E TESOURA SEM PONTA.
1) O JOGO QUE
VAMOS APRENDER HOJE É UM JOGO DE TABULEIRO AFRICANO CHAMADO SHISIMA É JOGADO
PELAS PESSOAS TIRIKI DO QUÊNIA. AS PEÇAS DO JOGO SÃO CHAMADAS IBALAVALI
(WATERBUGS) E ELES ESTÃO SE MOVENDO EM DIREÇÃO AO SHISIMA (FONTE DE ÁGUA).
OS JOGADORES
DESLIZAM ALTERNADAMENTE SUAS PEÇAS PARA UM LUGAR VAGO OU PARA O CENTRO (O
SCHISMA). O PRIMEIRO QUE TEM TODAS AS SUAS TRÊS PEÇAS EM UMA LINHA RETA É O VENCEDOR.
OBSERVE O MODELO A SEGUIR, FAÇA O SEU E DIVIRTA-SE COM ALGUÉM DE CASA.
VOCÊ PODERÁ ATÉ MESMO DESENHAR
COMO O DESENHO AO
LADO, EM UMA FOLHA A4 BRANCA E COLAR EM UM PAPEL MAIS FIRME OU DESENHAR DIRETO
NO PAPEL FIRME( SUGIRO PAPELÃO) E SEIS PEÇAS PARA CADA JOGADOR PODENDO UTILIZAR
TAMPINHAS DE PET.
DICAS DE LEITURA:
https://drive.google.com/file/d/1S-XkXS2euFYlJ746sM7Wx3nIqWnss1bT/view?usp=sharing
MENINOS DE TODAS
AS CORES - AUTOR(A): LUISA DUCLA SOARES/ EDITORA: NOVAGAIA
O AMIGO DO REI –
AUTOR(A): RUTH ROCHA /EDITORA SALAMANDRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.