sábado, 21 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 2º ANO - PERÍODO DE 23 À 27 DE NOVEMBRO DE 2020.

 



OLÁ! CRIANÇAS,COMO ESTÃO? ESPERO QUE ESTEJAM  BEM!

NESTA SEMANA VAMOS CONHECER MAIS UMA HISTÓRIA BEM LEGAL. COMO FOI FALADO NAS SEMANAS ANTERIORES, O MÊS DE NOVEMBRO É O MÊS DA CONSCIÊNCIA  NEGRA. ESSE É UM ASSUNTO REPLETO DE  INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS E NADA MELHOR DO QUE AS HISTÓRIAS PARA NOS DEMONSTRAR ISSO.

A HISTÓRIA QUE VAMOS CONHECER  É UMA HISTÓRIA BEM HUMORADA  SOBRE AUTOESTIMA E VALORIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS.

APRESENTA UMA FAMÍLIA CUJAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MODO DE SER FAZEM-NOS ESPECIAIS E ÚNICOS, CADA UM COM SEU JEITO, QUEBRANDO ESTEREÓTIPOS DE RAÇA, COR E IDADE.

VOCÊ PODE CONHECÊ-LA ASSISTINDO AO VÍDEO:


 OU  POR MEIO DA LEITURA.


QUESTÃO 1- LEIA  O RECONTO DA HISTÓRIA E EM SEGUIDA, REALIZE AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM SEU CADERNO.

CADA UM COM SEU JEITO, CADA JEITO É DE UM!

O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE UMA MENINA MUITO TRAVESSA E SAPECA CHAMADA LUANDA, NOME ESCOLHIDO POR SEU PAI QUE NA JUVENTUDE CONHECEU UMA CIDADE ANGOLANA COM ESSE NOME.

LUANDA É UMA MENINA QUE POSSUI UMA FAMÍLIA DIVERTIDA QUE GOSTAM DE FAZER MUITAS COISAS JUNTOS, MAS CADA UM TEM OS SEUS GOSTOS PARTICULARES, POR EXEMPLO: SUA MÃE ADORA LER O JORNAL E CUIDAR DO JARDIM, O PAI GOSTA DE FUTEBOL E DE COZINHAR, OS IRMÃOS: UM GOSTA DE JOGAR VÍDEO GAME O OUTRO DE BRINCAR DE ESCONDE- ESCONDE E A AVÓ GOSTA DE FAZER CAMINHADAS E OUVIR ROCK.  VIVEM BEM, SE RESPEITAM,  SE AMAM APESAR DAS DIFERENÇAS.

A MENINA SAPECA É MUITO VAIDOSA E SE GOSTA DA JEITO QUE ELA É, SUA COR, PELE E OS CABELOS QUE CADA DIA DESFILA COM UM PENTEADO DIFERENTE.

 

 RECONTO FEITO PELA PROFESSORA: LECY A.V NOGUEIRA



A)  NOME DO LIVRO.

B)  QUAL O NOME DO AUTOR(A) DO LIVRO?

C)  QUEM FEZ AS ILUSTRAÇÕES DA HISTÓRIA?

D)  QUAL É O NOME DA  EDITORA?

E)   QUEM SÃO OS PERSONAGENS QUE APARECEM NA HISTÓRIA?

F)   QUEM É A PROTAGONISTA DA HISTÓRIA?

G)  POR QUE A MENINA RECEBEU O NOME DE LUANDA?

 QUESTÃO 2: OBSERVE A IMAGEM:


FAÇA UM (X) OU RESPONDA ONDE ESTÁ ESCRITO A PALAVRA “ALTURA” QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.


(   ) ALMA

(   ) ALGEMA

(   ) ALTURA

(   ) FIGURA

 

QUESTÃO 3: OBSERVE OUTRA IMAGEM:MARQUE UM (X) OU ESCREVA NO CADERNO A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS DUAS COISAS QUE O PAI DE LUANDA GOSTA DE FAZER:


(   ) COZINHAR E LAVAR.                              

(   ) COZINHAR E PASSAR ROUPA.            

(   ) VER FUTEBOL E LAVAR ROUPA.            

(   ) VER FUTEBOL E COZINHAR.

 


QUESTÃO 4: OBSERVE MAIS UMA IMAGEM:

QUANTAS  SÍLABAS TEM A PALAVRA INDICADA PELA SETA NA IMAGEM

AO LADO? E COMO É CLASSIFICADA?

 

(   ) 2 SÍLABAS- DISSÍLABA. 

(   ) 1 SÍLABA-  MONOSSÍLABA.

(   ) 3 SÍLABAS-  TRISSÍLABA.

(   ) 4 SÍLABAS-  POLISSÍLABA.

👉LEMBRETE: SÃO CLASSIFICADAS COMO MONOSSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR APENAS UMA SÍLABA.

SÃO CLASSIFICADAS COMO DISSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR DUAS SÍLABAS.

SÃO CLASSIFICADAS COMO TRISSÍLABAS  AS PALAVRAS FORMADAS POR

TRÊS SÍLABAS.

SÃO CLASSIFICADAS COMO POLISSÍLABAS AS PALAVRAS FORMADAS POR QUATRO SÍLABAS.

 

QUESTÃO 5: OBSERVE A IMAGEM E FORME UMA FRASE BEM CRIATIVA NO CADERNO.



1)   LEIA O POEMA E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO. 

    

O MENINO                                                      

ISABEL CRISTINA SILVEIRA SOARES                     

 


O MENINO NEGRO PELÉ                                            

QUE BRILHA NO SOL

LIGEIRO, BOM DE BOLA        

ARTILHEIRO  NO FUTEBOL!

 


MENINO ESPERTO

LUTADOR, VIVA COM AMOR  

NA FAMÍLIA OU NA ESCOLA                            

SEJA BOM DOUTOR OU JOGADOR!                       


MENINO, CRIANÇA COMO EU

NÃO IMPORTA SUA COR

SEU FUTURO TE PERTENCE

JÁ NASCEU UM VENCEDOR!

 

A)  O POEMA FALA DE:

        (   ) UM ADULTO.      (   ) UM ANCIÃO.       (   ) UM MENINO.

 

B)  QUEM NARRA O POEMA É:

        (   ) UMA CRIANÇA.   (   ) UM SENHOR.     (   ) UMA MÃE.

 

C)  O CONSELHO QUE O NARRADOR DÁ AO MENINO É:

(   ) QUE ELE SEJA LUTADOR DE MMA.

(   ) QUE ELE VIVA COM AMOR E SEJA BOM!

(   ) QUE ELE NÃO SEJA JOGADOR DE FUTEBOL.

 

D)  O POEMA NOS ENSINA QUE:

        (   ) ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OUTRAS.

        (   ) A PESSOA DE PELE NEGRA É MAIS IMPORTANTE.

        (   ) QUE NÃO IMPORTA NOSSA COR OU CONDIÇÃO SOCIAL, TODOS NÓS MERECEMOS RESPEITO.

   ( ) DEVEMOS SER BONS EM QUALQUER PROFISSÃO QUE ESCOLHERMOS.    

 


QUESTÃO 1: O DIREITO À ALIMENTAÇÃO É UM DOS DIREITOS GARANTIDOS POR LEI A TODAS AS CRIANÇAS, INDEPENDENTE DE QUEM SEJA.

LEIA  O TRECHO A SEGUIR, E RESPONDA AS PERGUNTAS NO CADERNO.

 

AS VITAMINAS

MUITA GENTE PENSA QUE AS VITAMINAS SÃO REMÉDIOS, PORQUE SÃO VENDIDOS NAS FARMÁCIAS.

NA VERDADE, AS VITAMINAS SÃO SUBSTÂNCIAS NECESSÁRIAS PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL E PARA PREVENIR CONTRA DOENÇAS. POR ISSO É IMPORTANTE TER UMA ALIMENTAÇÃO VARIADA E RICA EM NUTRIENTES.

 E COMO VIMOS A MENINA DA HISTÓRIA INDICADA ACIMA, É UMA MENINA BASTANTE ENÉRGICA E SAUDÁVEL. PROVAVELMENTE POSSUI BOA ALIMENTAÇÃO. E O MENINO DESCRITO NO POEMA TAMBÉM.

 

A)  QUAL É A  SUA REFEIÇÃO PREFERIDA?

B)  LUANDA SEPAROU ALGUMAS FRUTAS PARA FAZER UMA SALADA DE FRUTAS, VEJA :

🌰MANGA-🍌BANANA-🍍ABACAXI-🍊LARANJA-🍇UVA-🍐PERA

 

 

C) ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO, EM ORDEM ALFABÉTICA.

                       FRUTAS PARA SOBREMESA

 

1)

2)

3)

4)

5)

6

 

D) ESCREVA O NOME DA FRUTA QUE VOCÊ MAIS GOSTA E FAÇA O DESENHO DELA NO CADERNO.

E) SE VOCÊ FOSSE FAZER A SOBREMESA ACIMA, VOCÊ USARIA TODAS AS FRUTAS SELECIONADAS POR LUANDA? (  )SIM.(   ) NÃO. JUSTIFIQUE.

 



O METRO É A UNIDADE FUNDAMENTAL DE MEDIDA DE COMPRIMENTO.

1 METRO É IGUAL A 100 CENTÍMETROS


QUESTÃO 1: OBSERVE A ALTURA DAS CRIANÇAS E RESPONDA EM SEU CADERNO:

A)  QUANTO MEDE A MENINA MAIS BAIXA?

B)  QUANTO MEDE O MENINO MAIS ALTO?

C)  QUANTO MEDE A MENINA MAIS ALTA?

D)  QUANTO MEDE O MENINO MAIS BAIXO?

E)   QUAL É A SOMA DAS MEDIDAS DAS DUAS CRIANÇAS MENORES?

F)   QUAL É A DIFERENÇA DE ALTURA ENTRE AS DUAS CRIANÇAS  MAIORES?                                                

QUESTÃO 2: COMPLETE OS ESPAÇOS UTILIZANDO OS INSTRUMENTOS ABAIXO.

     CLIQUE E SAIBA MAIS. 👉  



INSTRUMENTOS: TRENA -FITA -MÉTRICA -RÉGUA- METRO ARTICULADO


 

A)  A COSTUREIRA USA O(A)__________________ PARA COSTURAR.

B)  O PEDREIRO USA O(A) ____________________ PARA TRABALHAR.

C)  O ALUNO USA A ___________________ PARA ESTUDAR.

D)  PARA MEDIR A PAREDE  O PEDREIRO USA ___________________ .

QUESTÃO 3: USAMOS NO NOSSO DIA A DIA UMA UNIDADE DE MEDIDA MENOR, CHAMADA DE CENTÍMETROS(CM) PARA MEDIR DISTÂNCIAS PEQUENAS.

RESOLVA O DESAFIO. USE UM METRO FAÇA AS MEDIDAS E RESPONDA OU MARQUE:     A) A ALTURA DA MESA DE SUA CASA:

(   ) MENOR QUE UM METRO.             QUANTO É?_________

(   ) IGUAL A UM METRO.              

(   ) MENOR QUE UM METRO.

 

 B) SUA ALTURA:

(   ) MENOR QUE UM METRO.             QUANTO É?__________

(   ) IGUAL A UM METRO.

(   ) MAIOR QUE UM METRO.

 

C) A LARGURA DE SEU CADERNO DE MATEMÁTICA:

(   ) MENOR QUE UM METRO.

(   ) IGUAL A UM METRO.                 QUANTO É____________

(   ) MAIOR QUE UM METRO.

 

QUESTÃO 4: PARA MEDIR OS OBJETOS FOI USADA UMA RÉGUA. INDIQUE A MEDIDA DE CADA UM DELES.


1) CONHEÇA A HISTÓRIA DE UMA BONECA QUE VOCÊ MESMO(A) PODE FAZER.  


 ABAYOMI

QUANDO OS NEGROS FORAM ESCRAVIZADOS E  VIERAM DA ÁFRICA PARA O BRASIL , ATRAVESSARAM O OCEANO ATLÂNTICO NOS PORÕES DOS NAVIOS. A  VIAGEM ERA MUITO DIFÍCIL. AS CRIANÇAS CHORAVAM ASSUSTADAS PORQUE VIAM A DOR E O DESESPERO DOS ADULTOS. AS MÃES NEGRAS, ENTÃO, PARA ACALENTAR SUAS CRIANÇAS, RASGAVAM TIRAS DE PANOS DE SUAS SAIAS E FAZIAM BONECAS COM ELAS PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM.

ESSAS BONECAS SÃO CHAMADAS DE ABAYOMI.

  BONECA ABAYOMI

CLIQUE NO LINK E VEJA UM POUCO DA HISTÓRIA DELA E O PASSO A PASSO DE COMO FAZER .  👉


 2) SIGA O PASSO A PASSO ABAIXO E FAÇA A SUA, OS MENINOS SE PREFERIREM PODEM ABUSAR DA CRIATIVIDADE E CRIAREM O BONECO.


 MATERIAIS: DUAS TIRAS DE TECIDO PRETO GROSSO, RETALHOS DE TECIDO E TESOURA SEM PONTA.

 

1) O JOGO QUE VAMOS APRENDER HOJE É UM JOGO DE TABULEIRO AFRICANO CHAMADO SHISIMA É JOGADO PELAS PESSOAS TIRIKI DO QUÊNIA. AS PEÇAS DO JOGO SÃO CHAMADAS IBALAVALI (WATERBUGS) E ELES ESTÃO SE MOVENDO EM DIREÇÃO AO SHISIMA (FONTE DE ÁGUA).

OS JOGADORES DESLIZAM ALTERNADAMENTE SUAS PEÇAS PARA UM LUGAR VAGO OU PARA O CENTRO (O SCHISMA). O PRIMEIRO QUE TEM TODAS AS SUAS TRÊS PEÇAS  EM UMA LINHA RETA É O VENCEDOR.

OBSERVE O MODELO A SEGUIR, FAÇA O SEU E DIVIRTA-SE COM ALGUÉM DE CASA.  


VOCÊ PODERÁ ATÉ MESMO DESENHAR

COMO O DESENHO AO LADO, EM UMA FOLHA A4 BRANCA E COLAR EM UM PAPEL MAIS FIRME OU DESENHAR DIRETO NO PAPEL FIRME( SUGIRO PAPELÃO) E SEIS PEÇAS PARA CADA JOGADOR PODENDO UTILIZAR TAMPINHAS DE PET.

        

 

DICAS DE LEITURA:

 https://drive.google.com/file/d/1S-XkXS2euFYlJ746sM7Wx3nIqWnss1bT/view?usp=sharing

MENINOS DE TODAS AS CORES - AUTOR(A): LUISA DUCLA SOARES/ EDITORA: NOVAGAIA

 

O AMIGO DO REI – AUTOR(A): RUTH ROCHA /EDITORA SALAMANDRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.