OLÁ CRIANÇAS!
NESTA SEMANA VAMOS ESTUDAR UM POUQUINHO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
VOCÊ CONHECE A
GALINHA D’ANGOLA?
NO BRASIL ELA É
CONHECIDA POR VÁRIOS NOMES, DEPENDENDO DA REGIÃO: COCÁ, TÔ FRACO ...
ESSA AVE É DE ORIGEM AFRICANA, POR ISSO É CHAMADA DE: GALINHA D’ANGOLA. ANGOLA É UM PAÍS DA ÁFRICA.
VAMOS OUVIR UM CONTO AFRICANO SOBRE COMO SURGIRAM AS PINTINHAS BRANCAS DA GALINHA D’ANGOLA.
VAMOS LÁ? VOCÊ VAI GOSTAR...
AGORA VAMOS LER O TEXTO RETIRADO DO LIVRO E
RESPONDER AS QUESTÕES:
POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?
OS MAIS ANTIGOS
CONTAM QUE ESTA HISTÓRIA ACONTECEU DURANTE UMA DAS PIORES SECAS OCORRIDAS NAS
SAVANAS AO SUL DA ÁFRICA.
O SOL, SEM
PIEDADE, CASTIGAVA TODOS OS SERES VIVOS: PLANTAS E ANIMAIS.
LOGO OS RIOS E LAGOS SECARAM, AUMENTANDO O SOFRIMENTO. O CALOR RACHAVA O SOLO E LEVANTAVA UMA GROSSA POEIRA QUE MANCHAVA DE CINZA O CÉU AZUL.
OS HABITANTES DOS
VILAREJOS, SEM SABER O QUE FAZER, FUGIRAM
PARA AS
MONTANHAS, ORANDO POR CHUVAS, MAS NÃO HAVIA PRECE QUE DESSE JEITO NAQUELA SECA
SEM FIM.
UM DIA, PORÉM,
UMA NUVEM ESCURA DESPONTOU NO HORIZONTE.
TODOS FICARAM AGITADOS. SINAL DE QUE AS CHUVAS ESTAVAM SE APROXIMANDO.
SÓ QUE UM
ELEFANTE, DESENGONÇADO, ATRAPALHOU TUDO.
ESPANTANDO A NUVEM.
A GALINHA-D'ANGOLA QUE, NAQUELA ÉPOCA, ALÉM DE UMA CRISTA AVERMELHADA NO ALTO DA CABEÇA, TINHA AS PENAS INTEIRAMENTE PRETAS, NÃO SE CONTEVE. INDIGNADA COM A ATITUDE DO ELEFANTE, CORREU HORAS E HORAS ATRÁS DA NUVEM, IMPLORANDO PARA QUE ELA RETORNASSE, SEM SE IMPORTAR COM OS ESPINHOS QUE IAM ARRANHANDO SUAS PERNAS.
– POR FAVOR, SENHORA, VOLTE. POR FAVOR, SENHORA, VOLTE –
REPETIA SEM
PARAR, ENQUANTO O SANGUE ESCORRIA POR SUAS PERNAS FERIDAS.
–
POR CAUSA DE SUA PERSEVERANÇA, DA SUA DOR E DA SUA PREOCUPAÇÃO COM O
DESTINO DE TODAS AS OUTRAS CRIATURAS, EU VOLTAREI. GRAÇAS AOS MEUS PODERES,
ACABAREI COM A SECA.
–
OBRIGADA – AGRADECEU A CANSADA CORREDORA.
–
E, COMO VOCÊ SE DIRIGIU A MIM DE UM MODO TÃO RESPEITOSO, RECEBERÁ DE
PRESENTE O BRILHO DAS GOTAS DA CHUVA, QUE CAIRÃO SOBRE O SEU CORPO. ASSIM, SERÁ
UMA DAS AVES MAIS BONITAS DA TERRA.
NÃO DEMOROU MUITO
PARA DESABAR UM TEMPORAL, EM MEIO A RAIOS E TROVÕES. A GALINHA D'ANGOLA, TODA
MOLHADA, GANHOU COMO ENFEITE OS PINGOS QUE FORAM CAINDO EM SUAS PENAS, TRANSFORMANDO-A,
COMO FORA PROMETIDO, EM UMA DAS AVES MAIS LINDAS DE TODA A ÁFRICA.
DEVIDO À CANSEIRA
DA GALINHA-D'ANGOLA, SUAS DESCENDENTES CISCAM POR VÁRIOS CANTOS DO PLANETA,
AGITANDO A PENUGEM DE COR NEGRA, COMO A PELE DA MAIORIA DOS POVOS DE SEU
EXTENSO CONTINENTE. ENQUANTO EXIBEM AS PENAS SALPICADAS DE PINTAS BRANCAS, AS
GALINHAS-D'ANGOLA CACAREJAM COMO SE ESTIVESSEM EXPRESSANDO, ATÉ HOJE, O ESFORÇO
EMPREENDIDO POR SUA ANCESTRAL:
TÔ FRACA, TÔ
FRACA, TÔ FRACA, TÔ FRACA!
AUTOR: Rogério
Andrade Barbosa. In: Outros contos africanos para crianças brasileiras. São
Paulo: Editora Paulinas, 2008.
FONTE (imagem e texto): Disponível em: <http://bancodashistorias.blogspot.com/2010/12/por-que-
galinha-dangola-tem-pintas.html>
VOCABULÁRIO
DESCENDENTES: GERAÇÕES; FILHOS; PARENTES.
SALPICADAS: PINTADOS; MANCHADOS.
ANCESTRAL: ANTEPASSADOS; GERAÇÕES ANTERIORES.
DE ACORDO COM A
HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU, RESPONDA AS QUESTÕES, COPIANDO A PERGUNTA E RESPOSTA
CORRETA NO CADERNO:
QUESTÃO 1 – QUAL O TÍTULO DA HISTÓRIA?
QUESTÃO 2 – ONDE ESSA HISTÓRIA ACONTECEU?
QUESTÃO 3 – QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL DESSA HISTÓRIA?
QUESTÃO 4 – QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA: “ANGOLA”?
QUESTÃO 5 – OBSERVE O TÍTULO DO TEXTO: “POR QUE A GALINHA
D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?”. A PONTUAÇÃO QUE INDICA A ENTONAÇÃO DE PERGUNTA
É:
A) ( )
PONTO FINAL.
B) ( )
PONTO DE EXCLAMAÇÃO.
C) ( )
PONTO DE INTERROGAÇÃO.
D) ( )
VÍRGULA.
QUESTÃO 6 – RELEIA O TEXTO
E ASSINALE A ALTERNATIVACORRETA: QUEM ESPANTOU A NUVEM DE CHUVA?
A) ( )
A GALINHA EDUCADA.
B) ( )
OS ESPINHOS PONTUDOS.
C) ( )
O SOL SEM PIEDADE.
D) ( )
O ELEFANTE DESENGONÇADO.
QUESTÃO 7 – ENCONTRE NO
TEXTO, UMA PALAVRA QUE TENHA AS SÍLABAS
FINAIS SEGUINTES:
NHA- ……………………………………… NHOS- ……………………………………………
QUESTÃO 8 – QUANTAS
PALAVRAS TEM O TRECHO ABAIXO?
“– E COMO VOCÊ SE DIRIGIU A MIM DE UM MODO TÃO
RESPEITOSO, RECEBERÁ DE PRESENTE O
BRILHO DAS GOTAS DA CHUVA, QUE CAIRÃO
SOBRE O SEU CORPO.”
A) ( ) 20 PALAVRAS.
B) ( ) 27 PALAVRAS.
C) ( ) 25 PALAVRAS.
( ) 24 PALAVRAS.
OBSERVE A CAPA DO LIVRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES
COPIANDO A PERGUNTA E A RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:
Disponível em: <https://www.paulinas.org.br/pub/produtos/509523.jpg/
QUESTÃO 1 – QUAL O NOME DO
AUTOR DO LIVRO?
A) ( )
MAURICIO DE SOUSA.
B) ( )
ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA.
C) ( )
CEBOLINHA.
D) ( )
A PROFESSORA.
QUESTÃO 2 – QUAL O NOME DO
ILUSTRADOR DA HISTÓRIA?
A) ( ) MAURICIO DE SOUSA.
B) ( ) MENINO MALUQUINHO.
C) ( ) MAURÍCIO VENEZA.
D) ( ) ZIRALDO.
QUESTÃO 3 – DE ACORDO COM O
QUE ESTÁ NA CAPA DO LIVRO, ELE FOI
ESCRITO PARA CRIANÇAS:
A) ( )
INDIANAS.
B) ( ) BRASILEIRAS.
C) ( )
AMERICANAS.
D) ( )
ESPANHOLAS.
QUESTÃO 4 – QUAL É O
ASSUNTO DO LIVRO?
A) ( ) CONTOS BRASILEIROS.
B) ( ) CONTOS ARGENTINOS.
C) ( ) CONTOS AMERICANOS.
D) ( ) CONTOS AFRICANOS.
AGORA VAMOS DESFRUTAR DE UMA
LINDA POESIA:
A GALINHA-D'ANGOLA
RIO DE JANEIRO , 1970
COITADA
DA
GALINHA-
D’ANGOLA
NÃO
ANDA
REGULANDO
NÃO
PARA
DE
COMER
A
MATRACA
E
VIVE
A RECLAMAR
QUE
ESTÁ FRACA:
—
“TOU FRACA! TOU FRACA!”
fonte:http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/galinha-dangola
QUESTÃO 1 –ESSAS SÃO AS
GALINHAS D´ANGOLA COM SEUS FILHOTES DA FAZENDA DO SEU JOÃO. INDIQUE O NÚMERO
QUE REPRESENTA A QUANTIDADE TOTAL DE GALINHAS:
A) ( )
11 GALINHAS.
B) ( )
23 GALINHAS.
C) ( )
13 GALINHAS.
D) ( )
15 GALINHAS.
QUESTÃO 2 – INDIQUE O VALOR POSICIONAL DO NÚMERO 1, NO
TOTAL DE GALINHAS DA ATIVIDADE ANTERIOR:
A) ( ) UMA
UNIDADE.
B) ( ) UMA
DEZENA.
C) ( ) UMA
CENTENA.
D) ( )
NENHUMA DAS ALTERNATIVAS.
QUESTÃO 3 – OBSERVE NA TABELA ABAIXO, A QUANTIDADE DE
ANIMAIS QUE SEU JOÃO POSSUI NA FAZENDA:
INDIQUE OS NÚMEROS PARES QUE APARECEM NA TABELA:
A) ( )
1,8.
B) ( )
8,3.
C) ( )
6,8.
D) ( )
1,6
QUESTÃO 4 – INDIQUE A ORDEM
DECRESCENTE DOS NÚMEROS DA TABELA DA ATIVIDADE ANTERIOR:
A)
( |
) 1, 3, 6, 8. |
B)
( |
) 8, 6, 3, 1. |
C)
( |
) 6, 3, 8, 1. |
D)
( |
) 1, 8, 6, 3.
|
|
|
|
|
(ANCESTRAL É AQUELA OU AQUELE QUE VIVEU
ANTES) INDIQUE ABAIXO OS ANTECESSORES
DOS SEGUINTES NÚMEROS:
23 – 35 – 42 – 50
A) ( )
21 – 33 – 44 – 46.
B) ( )
20 – 31 – 39 – 52.
C) ( )
22 – 34 – 41 – 49.
D) ( )
24 – 36 – 43 – 51.
QUESTÃO 6– SEU JOÃO FOI À
CIDADE LEVANDO 2 DÚZIAS DE OVOS DA
GALINHA D`ANGOLA PARA VENDER. QUANTOS OVOS ELE LEVOU?
A) ( ) 30 OVOS.
B) ( ) 26 OVOS.
C) ( ) 24 OVOS.
D) ( ) 20 OVOS .
QUESTÃO 7 – OBSERVE O PESO
DE ALGUNS FILHOTES DE ANIMAIS QUE VIVEM
NA ÁFRICA:
SE JUNTARMOS O PESO DO FILHOTE DE GIRAFA COM O
PESO DO FILHOTE DE LEÃO, QUANTOS QUILOS
TEREMOS?
A) ( )
35 QUILOS.
B) ( )
100 QUILOS.
C) ( )
48 QUILOS.
D) ( ) 62
QUILOS.
ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS SÃO HERANÇAS DA
CULTURA AFRICANA. VEJA ALGUNS:
QUESTÃO 1 – QUAL FIGURA NÃO
PLANA ABAIXO ENCONTRAMOS NO INSTRUMENTO AFOXÊ:
A) ( )
CUBO.
B) ( )
CILINDRO.
C) ( )
ESFERA.
D) ( )
PIRÂMIDE.
QUESTÃO 2 – O INSTRUMENTO PANDEIRO É:
A) ( ) UM
CORPO NÃO ARREDONDADO.
B) ( )
UM CORPO ARREDONDADO.
C) ( )
UM PARALELEPÍPEDO.
D) ( )
UM CONE.
QUESTÃO 3 – OBSERVE COM
BASTANTE ATENÇÃO O INSTRUMENTO ATABAQUE. A PARTE SUPERIOR DESSE
INSTRUMENTO SE PARECE COM QUAL FIGURA
PLANA?
A) ( )
QUADRADO.
B) ( )
TRIÂNGULO.
C) ( )
RETÂNGULO.
D) ( )
CÍRCULO.
QUESTÃO 4 – O TAMBOR É UM INSTRUMENTO QUE SE PARECE
COM QUAL FIGURA NÃO PLANA ABAIXO:
A HISTÓRIA QUE
LEMOS: “POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS
BRANCAS?” É UM CONTO AFRICANO QUE FOI CONTADO HÁ MUITO TEMPO. NA CULTURA AFRICANA AS HISTÓRIAS SÃO MUITO
IMPORTANTES, E SÃO PASSADAS DE UNS PARA
OUTROS ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.
LEIA ESSE PEQUENO TRECHO E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES:
“NAS ALDEIAS
AFRICANAS ERA DE COSTUME SENTAR-SE À SOMBRA
DAS ÁRVORES OU EM VOLTA DE UM FOGUEIRA
PARA ALI PASSAR
HORAS E HORAS, OUVINDO HISTÓRIAS DO FANTÁSTICO MUNDO AFRICANO CONTADAS PELOS MAIS VELHOS.”
TEXTO: Disponível
em: <https://aculturaafricana.wordpress.com/2013/09/14/a-tradicao-oral-africana-griots/
(Trecho do texto:
“A tradição oral Africana: Griots”) (Texto adaptado pelo professor).
IMAGEM:
Disponível em: <http://istoecampanha.blogspot.com/2013/09/os-griots-ssabe-quem-sao.html
QUESTÃO 1
NÓS TAMBÉM
CONHECEMOS VÁRIOS CONTOS, OS QUAIS TEMOS
CONTATO DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, TRANSMITIDOS PELOS NOSSOS PAIS E PROFESSORES.
ASSINALE O CONTO,
ONDE A PERSONAGEM PRINCIPAL É UMA MENINA
QUE ADORA SUA AVÓ:
QUESTÃO 2 – O CONTO AFRICANO (POR QUE A GALINHA D`ANGOLA
TEM PINTAS BRANCAS?) FOI CONTADO HÁ
MUITO TEMPO. UTILIZAMOS DIVERSOS
INSTRUMENTOS PARA REGISTRAR O TEMPO. INDIQUE O OBJETO UTILIZADO PARA MARCAR AS HORAS:
A ( ) CANETA.
B ( ) RELÓGIO.
C ( )
AGENDA.
D ( ) TERMÔMETRO.
QUESTÃO 3 – O CONTO VISTO POR NÓS NAS QUESTÕES ANTERIORES
(POR QUE A GALINHA D`ANGOLA TEM PINTAS
BRANCAS?) FALA A RESPEITO DA FALTA DE
ÁGUA E DO CALOR QUE RACHAVA O SOLO.
IDENTIFIQUE UMA
AÇÃO HUMANA QUE CONTRIBUI PARA A SECA DAS
NASCENTES NA NATUREZA:
A) ( )
PLANTIO DE ÁRVORES.
B) ( )
DESMATAMENTO.
C) ( )
APREENSÃO DE ANIMAIS SILVESTRES.
D) ( )
CUIDADOS COM O SOLO.
QUESTÃO 4 – A PERSONAGEM DO CONTO, EXERCEU UM PAPEL MUITO IMPORTANTE PERANTE A SUA COMUNIDADE (OS ANIMAIS). ELA LUTOU PELO BEM COMUM.
IDENTIFIQUE NAS
OPÇÕES ABAIXO, COMO PODEMOS DEFINIR A
GALINHA D`ANGOLA:
A) ( )
MEDROSA.
B) ( )
EGOÍSTA.
C) ( ) PERSISTENTE.
D) ( ) FOFOQUEIRA.
|
VOCÊS VIRAM NO
CONTO AFRICANO “POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?” QUE A FALTA DE
CHUVA ESTAVA CASTIGANDO TODOS OS SERES VIVOS. POR ISSO PRECISAMOS CUIDAR MUITO
BEM DA ÁGUA E DO AMBIENTE.
O SOLO, A ÁGUA, O
AR, SÃO COMPONENTES INDISPENSÁVEIS À SOBREVIVÊNCIA DE TODOS OS SERES VIVOS; POR
ISSO SOMOS RESPONSÁVEIS POR PRESERVÁ-LOS.
O AR QUE ESTÁ AO
REDOR DA TERRA CONTÉM OXIGÊNIO, QUE PRECISAMOS PARA RESPIRAR.
NO SOLO ACONTECE
O CRESCIMENTO DA VEGETAÇÃO.
SEM ÁGUA NÃO HÁ
VIDA, PORTANTO É PRECISO EVITAR O DESPERDÍCIO.
VEJA PORQUE A
ÁGUA É TÃO IMPORTANTE PARA OS SERES HUMANOS:
⮚
A ÁGUA É USADA PARA ABASTECER AS CASAS;
⮚
FAZER A HIGIENE DO CORPO E PREPARAR OS ALIMENTOS;
⮚
IRRIGAR AS PLANTAÇÕES;
⮚
PRESERVAR A VIDA.
RESPONDA ÀS
QUESTÕES ABAIXO COPIANDO A PERGUNTA E RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:
QUESTÃO 1 – O QUE PODE CAUSAR POLUIÇÃO NO SOLO?
A) ( )
PLANTAR ÁRVORES.
B) ( )
JOGAR O LIXO NO LIXO.
C) ( )
JOGAR LIXO EM TERRENOS BALDIOS, COMO PLÁSTICOS E BORRACHA.
QUESTÃO 2 – O QUE DEVEMOS
FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA? ASSINALE A
ALTERNATIVA CORRETA:
A) ( ) DEIXAR A TORNEIRA PINGANDO.
B) ( )
ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA ABERTA.
C) ( )
DEMORAR NO BANHO.
D) ( ) FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO SE ESCOVA OS
DENTES.
QUESTÃO 3 – A ÁGUA É MUITO
IMPORTANTE PARA A NOSSA VIDA. OBSERVE AS
CENAS ABAIXO E ASSINALE QUAL NÃO UTILIZA ÁGUA:
A GALINHA D’ANGOLA AO PERCEBER QUE A NUVEM IA EMBORA E QUE TODOS IAM CONTINUAR NAQUELA SECA INSUPORTÁVEL, CORREU ATRÁS DA NUVEM E PEDIU PARA QUE ELA VOLTASSE, SEM SE IMPORTAR COM SUAS PERNAS MACHUCADAS.
QUESTÃO 1- ESSA ATITUDE DA GALINHA D’ ANGOLA, DEMONSTRA:
A) ( ) UMA
ATITUDE EGOÍSTA, ELA SÓ PENSOU EM SI.
B) ( ) UMA ATITUDE DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE,
ELA PENSOU EM TODOS.
C) ( ) UMA ATITUDE VAIDOSA, POIS ELA FICOU PREOCUPADA COM AS SUAS PERNAS FERIDAS.
D) ( ) UMA
ATITUDE INVEJOSA.
QUESTÃO 2 – A GALINHA D’ANGOLA
ALÉM DE TER PENSANDO EM TODOS, AO PEDIR QUE A NUVEM VOLTASSE, ELA TEVE UMA
ATITUDE, QUE DEMONSTROU:
A) ( )
FALTA DE CORAGEM, POIS SE CANSOU.
B) ( )
FALTA DE AMOR, PORQUE BRIGOU COM O ELEFANTE.
C) ( ) PERSEVERANÇA, POIS NÃO DESISTIU MESMO COM
AS PERNAS MACHUCADAS.
D) ( ) QUE
DESISTIU FACILMENTE, AFINAL ESTAVA COM DOR.
QUESTÃO 3 – A GALINHA D’ANGOLA
AGRADECEU A NUVEM POR VOLTAR E ACABAR
COM A SECA. MARQUE QUAL FOI A “PALAVRA MÁGICA” QUE ELA USOU PARA ISSO:
A) ( ) POR
FAVOR.
B) ( )
LICENÇA.
C) ( )
DESCULPA.
D) ( )
OBRIGADA.
VAMOS DESENHAR?
ATIVIDADE - PASSAR A
BOLA COM OS PÉS
-EM DUPLA, VOCÊ COM
SEU PAI, MÃE OU RESPONSÁVEL, DEVE PASSAR A BOLA USANDO SOMENTE OS PÉS
(CHUTANDO).
-BUSCAR FORMAS DIFERENTES DE CHUTAR.
-UM CHUTA, O OUTRO RECEBE COM AS MÃOS.
-OS DOIS CHUTAM E A BOLA DEVE PASSAR ENTRE DUAS
CADEIRAS (IMITANDO UM GOL)
RECURSOS / MATERIAIS
-QUALQUER ESPAÇO, 2 CADEIRAS OU ALGUM
OBJETO PARA DEMARCAR.
-1 BOLA
REFERÊNCIAS
Arribas, T. L. A Educação Física de 3 a 8 anos. 7 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
DICAS DE LEITURA:
VAMOS NOS DIVERTIR?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.