sexta-feira, 6 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 2º ANO - PERÍODO DE 09 À 13 DE NOVEMBRO DE 2020

 





OLÁ CRIANÇAS! NESTA SEMANA VAMOS ESTUDAR UM POUQUINHO SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

VOCÊ CONHECE A GALINHA D’ANGOLA?

    NO BRASIL ELA É CONHECIDA POR VÁRIOS NOMES, DEPENDENDO DA REGIÃO: COCÁ, TÔ FRACO ...

ESSA AVE É DE ORIGEM AFRICANA, POR ISSO É CHAMADA DE: GALINHA D’ANGOLA.  ANGOLA É UM PAÍS DA ÁFRICA.

VAMOS OUVIR UM CONTO AFRICANO SOBRE COMO SURGIRAM AS PINTINHAS BRANCAS DA GALINHA D’ANGOLA.

VAMOS LÁ?  VOCÊ VAI GOSTAR...







AGORA VAMOS LER O TEXTO RETIRADO DO LIVRO E RESPONDER AS QUESTÕES:


POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?

OS MAIS ANTIGOS CONTAM QUE ESTA HISTÓRIA ACONTECEU DURANTE UMA DAS PIORES SECAS OCORRIDAS NAS SAVANAS AO SUL DA ÁFRICA.

O SOL, SEM PIEDADE, CASTIGAVA TODOS OS SERES VIVOS: PLANTAS E ANIMAIS.

LOGO OS RIOS E LAGOS SECARAM, AUMENTANDO O SOFRIMENTO. O CALOR RACHAVA O SOLO E LEVANTAVA UMA GROSSA POEIRA QUE MANCHAVA DE CINZA O CÉU AZUL.

OS HABITANTES DOS VILAREJOS, SEM SABER O QUE FAZER, FUGIRAM

PARA AS MONTANHAS, ORANDO POR CHUVAS, MAS NÃO HAVIA PRECE QUE DESSE JEITO NAQUELA SECA SEM FIM.

UM DIA, PORÉM, UMA NUVEM ESCURA DESPONTOU NO HORIZONTE.  TODOS FICARAM AGITADOS. SINAL DE QUE AS CHUVAS ESTAVAM SE APROXIMANDO.

SÓ QUE UM ELEFANTE, DESENGONÇADO, ATRAPALHOU TUDO.  ESPANTANDO A NUVEM.

A GALINHA-D'ANGOLA QUE, NAQUELA ÉPOCA, ALÉM DE UMA CRISTA AVERMELHADA NO ALTO DA CABEÇA, TINHA AS PENAS INTEIRAMENTE PRETAS, NÃO SE CONTEVE. INDIGNADA COM A ATITUDE DO ELEFANTE, CORREU HORAS E HORAS ATRÁS DA NUVEM, IMPLORANDO PARA QUE ELA RETORNASSE, SEM SE IMPORTAR COM OS ESPINHOS QUE IAM ARRANHANDO SUAS PERNAS.

–  POR FAVOR, SENHORA, VOLTE.  POR FAVOR, SENHORA, VOLTE –

REPETIA SEM PARAR, ENQUANTO O SANGUE ESCORRIA POR SUAS PERNAS FERIDAS.

        POR CAUSA DE SUA PERSEVERANÇA, DA SUA DOR E DA SUA PREOCUPAÇÃO COM O DESTINO DE TODAS AS OUTRAS CRIATURAS, EU VOLTAREI. GRAÇAS AOS MEUS PODERES, ACABAREI COM A SECA.

        OBRIGADA – AGRADECEU A CANSADA CORREDORA.

        E, COMO VOCÊ SE DIRIGIU A MIM DE UM MODO TÃO RESPEITOSO, RECEBERÁ DE PRESENTE O BRILHO DAS GOTAS DA CHUVA, QUE CAIRÃO SOBRE O SEU CORPO. ASSIM, SERÁ UMA DAS AVES MAIS BONITAS DA TERRA.

NÃO DEMOROU MUITO PARA DESABAR UM TEMPORAL, EM MEIO A RAIOS E TROVÕES. A GALINHA D'ANGOLA, TODA MOLHADA, GANHOU COMO ENFEITE OS PINGOS QUE FORAM CAINDO EM SUAS PENAS, TRANSFORMANDO-A, COMO FORA PROMETIDO, EM UMA DAS AVES MAIS LINDAS DE TODA A ÁFRICA.

DEVIDO À CANSEIRA DA GALINHA-D'ANGOLA, SUAS DESCENDENTES CISCAM POR VÁRIOS CANTOS DO PLANETA, AGITANDO A PENUGEM DE COR NEGRA, COMO A PELE DA MAIORIA DOS POVOS DE SEU EXTENSO CONTINENTE. ENQUANTO EXIBEM AS PENAS SALPICADAS DE PINTAS BRANCAS, AS GALINHAS-D'ANGOLA CACAREJAM COMO SE ESTIVESSEM EXPRESSANDO, ATÉ HOJE, O ESFORÇO EMPREENDIDO POR SUA ANCESTRAL:

TÔ FRACA, TÔ FRACA, TÔ FRACA, TÔ FRACA!


AUTOR: Rogério Andrade Barbosa. In: Outros contos africanos para crianças brasileiras. São Paulo:  Editora Paulinas, 2008.

FONTE (imagem e texto): Disponível em: <http://bancodashistorias.blogspot.com/2010/12/por-que-  galinha-dangola-tem-pintas.html>


VOCABULÁRIO


DESCENDENTES: GERAÇÕES; FILHOS; PARENTES. 

SALPICADAS: PINTADOS; MANCHADOS.

ANCESTRAL: ANTEPASSADOS; GERAÇÕES ANTERIORES.



DE ACORDO COM A HISTÓRIA QUE VOCÊ LEU, RESPONDA AS QUESTÕES, COPIANDO A PERGUNTA E RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:


QUESTÃO 1 – QUAL O TÍTULO DA HISTÓRIA?


QUESTÃO 2 – ONDE ESSA HISTÓRIA ACONTECEU?


QUESTÃO 3 – QUEM É A PERSONAGEM PRINCIPAL DESSA HISTÓRIA?


QUESTÃO 4 – QUANTAS SÍLABAS TEM A PALAVRA: “ANGOLA”?


QUESTÃO 5 – OBSERVE O TÍTULO DO TEXTO: “POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?”. A PONTUAÇÃO QUE INDICA A ENTONAÇÃO DE PERGUNTA É:

A)   (      ) PONTO FINAL.

B)   (      ) PONTO DE EXCLAMAÇÃO.

C)   (      ) PONTO DE INTERROGAÇÃO.

D)   (      ) VÍRGULA.


QUESTÃO 6 – RELEIA O TEXTO E ASSINALE A ALTERNATIVACORRETA:  QUEM ESPANTOU A NUVEM DE CHUVA?

A)   (      ) A GALINHA EDUCADA.

B)   (      ) OS ESPINHOS PONTUDOS.

C)   (      ) O SOL SEM PIEDADE.

D)   (      ) O ELEFANTE DESENGONÇADO.


QUESTÃO 7 – ENCONTRE NO TEXTO, UMA PALAVRA QUE TENHA AS SÍLABAS  FINAIS SEGUINTES:

NHA- ………………………………………      NHOS-     ……………………………………………


QUESTÃO 8 – QUANTAS PALAVRAS TEM O TRECHO ABAIXO?

“– E COMO VOCÊ SE DIRIGIU A MIM DE UM MODO TÃO RESPEITOSO,  RECEBERÁ DE PRESENTE O BRILHO DAS GOTAS DA CHUVA, QUE CAIRÃO  SOBRE O SEU CORPO.”

A)   ( ) 20 PALAVRAS.

B)   ( ) 27 PALAVRAS. 

C)   ( ) 25 PALAVRAS.

( ) 24 PALAVRAS.



OBSERVE A CAPA DO LIVRO E RESPONDA ÀS QUESTÕES COPIANDO A PERGUNTA E A RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:

Disponível em: <https://www.paulinas.org.br/pub/produtos/509523.jpg/


QUESTÃO 1 – QUAL O NOME DO AUTOR DO LIVRO?

A)   (      ) MAURICIO DE SOUSA.

B)   (      ) ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA.

C)   (      ) CEBOLINHA.

D)   (      ) A PROFESSORA.


QUESTÃO 2 – QUAL O NOME DO ILUSTRADOR DA HISTÓRIA?

A)   ( ) MAURICIO DE SOUSA.

B)   ( ) MENINO MALUQUINHO.

C)   ( ) MAURÍCIO VENEZA.

D)   ( ) ZIRALDO.


QUESTÃO 3 – DE ACORDO COM O QUE ESTÁ NA CAPA DO LIVRO, ELE FOI  ESCRITO PARA CRIANÇAS:

A)   (      ) INDIANAS.

B)   (      ) BRASILEIRAS.

C)   (      ) AMERICANAS.

D)   (      ) ESPANHOLAS.


QUESTÃO 4 – QUAL É O ASSUNTO DO LIVRO?

A)   ( ) CONTOS BRASILEIROS.

B)   ( ) CONTOS ARGENTINOS. 

C)   ( ) CONTOS AMERICANOS.

D)   ( ) CONTOS AFRICANOS.


AGORA VAMOS DESFRUTAR DE UMA LINDA POESIA:


A GALINHA-D'ANGOLA

RIO DE JANEIRO , 1970

COITADA

DA GALINHA-

D’ANGOLA

NÃO ANDA

REGULANDO

DA BOLA

NÃO PARA

DE COMER

A MATRACA

E VIVE

A RECLAMAR

QUE ESTÁ FRACA:

 

— “TOU FRACA! TOU FRACA!”



fonte:http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/galinha-dangola





QUESTÃO 1 ESSAS SÃO AS GALINHAS D´ANGOLA COM SEUS FILHOTES DA FAZENDA DO SEU JOÃO. INDIQUE O NÚMERO QUE REPRESENTA A QUANTIDADE TOTAL DE GALINHAS:

A)  ( ) 11 GALINHAS.

B)  ( ) 23 GALINHAS.

C)  ( ) 13 GALINHAS.

D)  ( ) 15 GALINHAS.

 

QUESTÃO 2 – INDIQUE O VALOR POSICIONAL DO NÚMERO 1, NO TOTAL DE GALINHAS DA ATIVIDADE ANTERIOR:

A)   ( ) UMA UNIDADE.

B)   ( ) UMA DEZENA.

C)   ( ) UMA CENTENA.

D)   ( ) NENHUMA DAS ALTERNATIVAS.


QUESTÃO 3 – OBSERVE NA TABELA ABAIXO, A QUANTIDADE DE ANIMAIS QUE SEU JOÃO POSSUI NA FAZENDA:


INDIQUE OS NÚMEROS PARES QUE APARECEM NA TABELA:

A)  ( ) 1,8.

B)  ( ) 8,3.

C)  ( ) 6,8.

D)  ( ) 1,6

 

QUESTÃO 4 – INDIQUE A ORDEM DECRESCENTE DOS NÚMEROS DA TABELA DA ATIVIDADE ANTERIOR:

A)   (

) 1, 3, 6, 8.

B)   (

)  8, 6, 3, 1.

C)   (

)  6, 3, 8, 1.

D)   (

)  1, 8, 6, 3.

 




 

QUESTÃO 5  DE ACORDO COM A LENDA DA GALINHA D`ANGOLA, ATÉ HOJE  ELAS CISCAM E CACAREJAM PELOS CANTOS DO PLANETA, EXPRESSANDO  O ESFORÇO EMPREENDIDO POR SUA ANCESTRAL.

(ANCESTRAL É AQUELA OU AQUELE QUE VIVEU ANTES)  INDIQUE ABAIXO OS ANTECESSORES DOS SEGUINTES NÚMEROS:

23 – 35 – 42 – 50

A)   (      ) 21 33 44 46.

B)   (      ) 20 31 39 52.

C)   (      ) 22 34 41 49.

D)   (      ) 24 36 43 51.


QUESTÃO 6– SEU JOÃO FOI À CIDADE LEVANDO 2 DÚZIAS DE OVOS DA  GALINHA D`ANGOLA PARA VENDER. QUANTOS OVOS ELE LEVOU?

A)   ( ) 30 OVOS. 

B)   ( ) 26 OVOS. 

C)   ( ) 24 OVOS.

D)   ( ) 20 OVOS .


QUESTÃO 7 – OBSERVE O PESO DE ALGUNS FILHOTES DE ANIMAIS QUE  VIVEM NA ÁFRICA:

SE JUNTARMOS O PESO DO FILHOTE DE GIRAFA COM O PESO DO FILHOTE  DE LEÃO, QUANTOS QUILOS TEREMOS?

A)   (      ) 35 QUILOS.

B)   (      ) 100 QUILOS.

C)   (      ) 48 QUILOS.

D)   (      ) 62 QUILOS.


ALGUNS INSTRUMENTOS MUSICAIS SÃO HERANÇAS DA CULTURA  AFRICANA. VEJA ALGUNS:


QUESTÃO 1 – QUAL FIGURA NÃO PLANA ABAIXO ENCONTRAMOS NO  INSTRUMENTO AFOXÊ:

A)   (      ) CUBO.

B)   (      ) CILINDRO.

C)   (      ) ESFERA.

D)   (      ) PIRÂMIDE.


QUESTÃO 2 – O INSTRUMENTO PANDEIRO É:

A)   (      ) UM CORPO NÃO ARREDONDADO.

B)   (      ) UM CORPO ARREDONDADO.

C)   (      ) UM PARALELEPÍPEDO. 

D)   (      ) UM CONE.


QUESTÃO 3 – OBSERVE COM BASTANTE ATENÇÃO O INSTRUMENTO  ATABAQUE. A PARTE SUPERIOR DESSE INSTRUMENTO SE PARECE COM  QUAL FIGURA PLANA?

A)   (      ) QUADRADO.

B)   (      ) TRIÂNGULO.

C)   (      ) RETÂNGULO.

D)   (      ) CÍRCULO.


QUESTÃO 4 – O TAMBOR É UM INSTRUMENTO QUE SE PARECE COM QUAL  FIGURA NÃO PLANA ABAIXO:






A HISTÓRIA QUE LEMOS: “POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS  BRANCAS?” É UM CONTO AFRICANO QUE FOI CONTADO HÁ MUITO TEMPO.  NA CULTURA AFRICANA AS HISTÓRIAS SÃO MUITO IMPORTANTES, E SÃO  PASSADAS DE UNS PARA OUTROS ATRAVÉS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS.  LEIA ESSE PEQUENO TRECHO E DEPOIS RESPONDA ÀS QUESTÕES:

“NAS ALDEIAS AFRICANAS ERA DE COSTUME SENTAR-SE À SOMBRA  DAS ÁRVORES OU EM VOLTA DE UM FOGUEIRA   PARA   ALI   PASSAR   HORAS   E HORAS,        OUVINDO   HISTÓRIAS  DO FANTÁSTICO MUNDO AFRICANO  CONTADAS PELOS MAIS VELHOS.”



TEXTO: Disponível em: <https://aculturaafricana.wordpress.com/2013/09/14/a-tradicao-oral-africana-griots/

(Trecho do texto: “A tradição oral Africana: Griots”) (Texto adaptado pelo professor).

IMAGEM: Disponível em: <http://istoecampanha.blogspot.com/2013/09/os-griots-ssabe-quem-sao.html


QUESTÃO 1

NÓS TAMBÉM CONHECEMOS VÁRIOS CONTOS, OS QUAIS TEMOS  CONTATO DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, TRANSMITIDOS PELOS  NOSSOS PAIS E PROFESSORES.

ASSINALE O CONTO, ONDE A PERSONAGEM PRINCIPAL É UMA MENINA  QUE ADORA SUA AVÓ:

QUESTÃO 2 – O CONTO AFRICANO (POR QUE A GALINHA D`ANGOLA TEM  PINTAS BRANCAS?) FOI CONTADO HÁ MUITO TEMPO. UTILIZAMOS  DIVERSOS INSTRUMENTOS PARA REGISTRAR O TEMPO. INDIQUE O OBJETO  UTILIZADO PARA MARCAR AS HORAS:

A (    ) CANETA. 

B (    ) RELÓGIO.

 C (   ) AGENDA.

D (    ) TERMÔMETRO.


QUESTÃO 3 – O CONTO VISTO POR NÓS NAS QUESTÕES ANTERIORES (POR  QUE A GALINHA D`ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?) FALA A RESPEITO DA  FALTA DE ÁGUA E DO CALOR QUE RACHAVA O SOLO.

IDENTIFIQUE UMA AÇÃO HUMANA QUE CONTRIBUI PARA A SECA DAS  NASCENTES NA NATUREZA:

A)   (      ) PLANTIO DE ÁRVORES.

B)   (      ) DESMATAMENTO.

C)   (      ) APREENSÃO DE ANIMAIS SILVESTRES.

D)   (      ) CUIDADOS COM O SOLO.


QUESTÃO 4 – A PERSONAGEM DO CONTO, EXERCEU UM PAPEL MUITO  IMPORTANTE PERANTE A SUA COMUNIDADE (OS ANIMAIS). ELA LUTOU PELO BEM COMUM.

IDENTIFIQUE NAS OPÇÕES ABAIXO, COMO PODEMOS DEFINIR A  GALINHA D`ANGOLA:

A)   (      ) MEDROSA.

B)   (      ) EGOÍSTA.

C)   (      ) PERSISTENTE.

D)   (      ) FOFOQUEIRA.

 








VOCÊS VIRAM NO CONTO AFRICANO “POR QUE A GALINHA D’ANGOLA TEM PINTAS BRANCAS?” QUE A FALTA DE CHUVA ESTAVA CASTIGANDO TODOS OS SERES VIVOS. POR ISSO PRECISAMOS CUIDAR MUITO BEM DA ÁGUA E DO AMBIENTE.

O SOLO, A ÁGUA, O AR, SÃO COMPONENTES INDISPENSÁVEIS À SOBREVIVÊNCIA DE TODOS OS SERES VIVOS; POR ISSO SOMOS RESPONSÁVEIS POR PRESERVÁ-LOS.

O AR QUE ESTÁ AO REDOR DA TERRA CONTÉM OXIGÊNIO, QUE PRECISAMOS PARA RESPIRAR.

NO SOLO ACONTECE O CRESCIMENTO DA VEGETAÇÃO.

SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA, PORTANTO É PRECISO EVITAR O DESPERDÍCIO.

VEJA PORQUE A ÁGUA É TÃO IMPORTANTE PARA OS SERES HUMANOS:

     A ÁGUA É USADA PARA ABASTECER AS CASAS;

     FAZER A HIGIENE DO CORPO E PREPARAR OS ALIMENTOS;

     IRRIGAR AS PLANTAÇÕES;

     PRESERVAR A VIDA.

  

RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO COPIANDO A PERGUNTA E RESPOSTA CORRETA NO CADERNO:

 

QUESTÃO 1 – O QUE PODE CAUSAR POLUIÇÃO NO SOLO?



A)   (      ) PLANTAR ÁRVORES.

B)   (      ) JOGAR O LIXO NO LIXO.

C)   (      ) JOGAR LIXO EM TERRENOS BALDIOS, COMO PLÁSTICOS E  BORRACHA.


QUESTÃO 2 – O QUE DEVEMOS FAZER PARA ECONOMIZAR ÁGUA?  ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

A)   (      )  DEIXAR A TORNEIRA PINGANDO.

B)   (      ) ESCOVAR OS DENTES COM A TORNEIRA ABERTA.

C)   (      ) DEMORAR NO BANHO.

D)   (      )  FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO SE ESCOVA OS DENTES.


QUESTÃO 3 – A ÁGUA É MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA VIDA.  OBSERVE AS CENAS ABAIXO E ASSINALE QUAL NÃO UTILIZA ÁGUA:







A GALINHA D’ANGOLA AO PERCEBER QUE A NUVEM IA EMBORA E QUE TODOS IAM CONTINUAR NAQUELA SECA INSUPORTÁVEL, CORREU ATRÁS DA NUVEM E PEDIU PARA QUE ELA VOLTASSE, SEM SE IMPORTAR COM SUAS PERNAS MACHUCADAS. 


QUESTÃO 1- ESSA ATITUDE DA GALINHA D’ ANGOLA, DEMONSTRA:

 

A)   (  ) UMA ATITUDE EGOÍSTA, ELA SÓ PENSOU EM SI.

B)   ( ) UMA ATITUDE DE COOPERAÇÃO E SOLIDARIEDADE, ELA PENSOU  EM TODOS.

C)   ( ) UMA ATITUDE VAIDOSA, POIS ELA FICOU  PREOCUPADA COM AS SUAS PERNAS FERIDAS.

D)   (  ) UMA ATITUDE INVEJOSA.

 

QUESTÃO 2 – A GALINHA D’ANGOLA ALÉM DE TER PENSANDO EM TODOS, AO PEDIR QUE A NUVEM VOLTASSE, ELA TEVE UMA ATITUDE, QUE DEMONSTROU:

 

A)   (  ) FALTA DE CORAGEM, POIS SE CANSOU.

B)   (  ) FALTA DE AMOR, PORQUE BRIGOU COM O ELEFANTE.

C)   ( ) PERSEVERANÇA, POIS NÃO DESISTIU MESMO COM AS PERNAS  MACHUCADAS.

D)   (  ) QUE DESISTIU FACILMENTE, AFINAL ESTAVA COM DOR.

 

QUESTÃO 3 – A GALINHA D’ANGOLA AGRADECEU A NUVEM POR VOLTAR E  ACABAR COM A SECA. MARQUE QUAL FOI A “PALAVRA MÁGICA” QUE ELA  USOU PARA ISSO:

 

A)   (  ) POR FAVOR.

B)   (  ) LICENÇA.

C)   (   ) DESCULPA.

D)   (  ) OBRIGADA.






VAMOS DESENHAR?














ATIVIDADE - PASSAR A BOLA COM OS PÉS

-EM DUPLA, VOCÊ COM SEU PAI, MÃE OU RESPONSÁVEL, DEVE PASSAR A BOLA USANDO SOMENTE OS PÉS (CHUTANDO).

-BUSCAR FORMAS DIFERENTES DE CHUTAR.

-UM CHUTA, O OUTRO RECEBE COM AS MÃOS.

-OS DOIS CHUTAM E A BOLA DEVE PASSAR ENTRE DUAS CADEIRAS (IMITANDO UM GOL)

 

RECURSOS / MATERIAIS

-QUALQUER ESPAÇO, 2 CADEIRAS OU ALGUM OBJETO PARA DEMARCAR.

-1 BOLA

 

 

REFERÊNCIAS

Arribas, T. L. A Educação Física de 3 a 8 anos. 7 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

DICAS DE LEITURA:








VAMOS NOS DIVERTIR?












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.