GEOGRAFIA / HISTÓRIA
Brincadeiras e jogos infantis africanos
Querido(a) aluno(a), você já sabe que, assim como os europeus e indígenas, os africanos contribuíram muito para a formação cultural brasileira nos mais diversos aspectos. Com os jogos e brincadeiras, isso não foi diferente.
Brincadeiras populares africanas apresentam como características o predomínio de atividades em grupos e desafiadoras, na perspectiva motora, cognitiva, e integradoras, no ponto de vista da corporeidade individual. Mesmo quando há competição, os jogos possibilitam a participação de muitas crianças simultaneamente, competindo em equipes ou individualmente.
Outra característica é a criatividade dos jogadores e o aproveitamento de recursos simples, do meio ambiente ou descartáveis, para a confecção de seus instrumentos de jogos como bolas, tacos e aros.
Como jogos de concentração e atenção, o “terra-mar”, popular em Moçambique, e “Neéz-deguíaan”, adaptação de uma brincadeira de Marrocos, são parecidos com o tradicional morto-vivo, muito conhecido no Brasil. Além desses jogos temos a Mancala com caixa de ovos e o jogo do anel entre outros.
As brincadeiras tradicionais brasileiras pato e ganso, e gato e rato possuem jogos africanos com características semelhantes. Como o “Ahm Totre” e “Antoakyre”, em Gana. A brincadeira com bolinha de gude, na África, alguns países também possuem brincadeiras com pedrinhas como “Pombo” ou “Matacuza” em Gana.
Encontramos também a Amarelinha africana ou Teca-teca que misturada ao ritmo da música “Minuê” se torna um divertido e emocionante jogo cooperação, ritmo e muita diversão. O diferencial desse jogo é que podemos jogá-lo em dupla ou em grupo e o nível de dificuldade pode aumentar.
Além disso, os africanos possuem outros tipos de jogos como o de arremesso com bola, jogos de conduzir, de força, de audição, de precisão ou alvo e de cognição espalhados por todo continente africano, alguns com características comuns aos jogos tradicionais brasileiros.
(Extraído de: clickideia.com.br; br.pinterest.com).
Brincadeira de roda Brincadeira Terra/Mar
Foto: escolaeducacao.com.br Foto: editoradobrasil.com.br
Amarelinha africana ou Teca-teca
Foto: ccda.com.br
Zumbi o pequeno guerreiro
Foto: br.pinterest.com
Após a leitura dos textos e das imagens acima, faça as atividades abaixo no seu caderno de Geo/História. Não esqueça de colocar a data.
Copie as questões e responda:
1) Quais as características das brincadeiras populares africanas?
2) Qual ou quais brincadeiras ou jogos africanos que você conhece?
3) Copie as frases completando as lacunas de acordo com o texto Zumbi o pequeno guerreiro:
Depois que o sol mostra a _______________ aonde vai _____________?
Eles brincam de ______________ e de plantar ______________.
Sabem dançar uma ______________ que parece __________________.
4) Observe as brincadeiras abaixo, escreva os nomes e forme uma frase bem criativa para cada uma em seu caderno:
Foto: o contadordecausos.com
5) Escreva com suas palavras em seu caderno um pequeno texto sobre a importância da contribuição africana em relação às brincadeiras e jogos tradicionais brasileiros.
LÍNGUA PORTUGUESA
Querida criança, apesar de distantes fisicamente, estivemos unidos pelo coração.
Construímos muitas coisas: sentimentos, conhecimentos, soluções para dificuldades...
Caminhamos lado a lado vencendo desafios, criando formas novas de aprender.
Estamos muito orgulhosos de vocês e de suas famílias, por tanto empenho e esforço. Está sendo uma parceria linda!
Descobrir que sempre podemos mais é o que torna a vida mais rica.
Continuem assim vida a fora. Serão, com certeza, grandes vencedores(as).
HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ)
História em quadrinhos é um gênero textual que consiste em enredos contados em pequenos quadros, através de diálogo direto entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.
Interpretação de texto
a)
Quais são as personagens da história?
b)
O que Mônica acabou de comprar?
c)
Quem aparece querendo e qual a maior
característica dessa personagem?
d)
Por que ela não pode desfrutar daquele
delicioso picolé?
e)
Quais são os cuidados que devemos ter com
nossos dentes?
f)
Nessa pandemia você tem se cuidado direitinho?
Escreva alguns cuidados que você está praticando.
Observe as imagens da HQ abaixo com atenção.
Escreva a história em forma de texto.
Lembre-se de todos os componentes de um texto: parágrafo, pontuação, narrador,
uso de letra maiúscula no início de frases e nomes e princípio, meio e fim.
Os quadrinhos abaixo contam a história dos
Três Porquinhos.
Escreva a história do seu jeito, mas capriche, colocando o maior número de detalhes possível.
Está faltando o final. Crie um igualzinho ao
da história tradicional ou crie um bem engraçado. Seja criativo(a).
Bullying
é desumano. Aprendamos sempre a dar o melhor de nós para o outro. Vamos
praticar a gentileza e solidariedade.
Disponível em:
https://pt.slideshare.net/Alvarenga-48/caa-palavras-bullying-176502716
EDUCAÇÃO FÍSICA
Bora dançar?!
Afaste os móveis, chame a galera e vamos suar a camisa.
ZUMBA KIDS - Electronic Song - Minions
CIÊNCIAS
BIOMA - FLORESTA AMAZÔNICA
Conheça as principais características e a importância da Floresta Amazônica!
A Floresta Amazônica é a maior floresta do Brasil e a maior floresta tropical do mundo, ocupando praticamente a metade do território brasileiro, além de ocupar também o território de outros oito países. É considerada a mais importante floresta tropical do mundo em virtude da sua diversidade e do seu papel no clima, atuando no processo de controle das temperaturas.
Essa floresta é caracterizada por ser bastante heterogênea, ou seja, possui uma quantidade muito variada de espécies vegetais. Há árvores de diferentes tamanhos, bem como plantas epífitas (planta que vive apoiada sobre outras plantas, como as bromélias e orquídeas) e aquáticas. Caracteriza-se também por ser do tipo perene (as folhas das árvores não secam) e suas vegetações encontram-se muito próximas uma das outras.
Em espécies animais, a Floresta Amazônica apresenta mais de 470 mamíferos, 1.800 aves, 3.000 peixes, entre outras tantas espécies de insetos e répteis. Muitos desses animais são endêmicos, ou seja, existem apenas nessa região e correm risco de extinção caso ela seja destruída.
Boto
Pirarucu - maior peixe de água doce do mundo
O clima é quente o ano todo, com muitas chuvas.
Esse bioma é cortado por vários rios. O principal deles é o Amazonas.
MATA DE IGAPÓ
Na Floresta Amazônica, são identificados ambiente com características diferentes entre si.
As áreas baixas, próximas aos rios, ficam alagadas o tempo todo. A vegetação desses locais é chamada de mata de igapó e lá as plantas sobrevivem mesmo com parte do caule submerso.
MATA DE TERRA FIRME
Ocupa a maior parte da floresta Amazônica e existe nas áreas mais altas, que não são alagadas. Nesses locais existem epífitas, cipós e árvores grandes, como a castanheira-do-pará.
MATA DE VÁRZEA
Algumas áreas da floresta Amazônica são alagadas apenas na época das chuvas, quando os rios enchem. Nesses locais estão as matas de várzea, formadas por árvores como as seringueiras e o pau-mulato.
Seringueira - extração de látex
AMEAÇAS À FLORESTA
Infelizmente, o desmatamento predatório causado pelo crescimento das cidades, pela abertura de estradas, comercialização de madeira, plantio de criação de pastagem e o crescimento da prática da mineração vêm contribuindo para a devastação da floresta. Alguns estudiosos apontam que quase 20% da vegetação original da Amazônia já tenham sido destruídos.
A caça ilegal e a pesca excessiva também causam danos à fauna local.
https://escolakids.uol.com.br/geografia/florestaamazonica.htm
Aprender juntos ciências, 4º ano ensino fundamental. Edições SM, 2017
ATIVIDADES
1 - A floresta Amazônica possui uma grande biodiversidade, isto é, possui uma grande variedade de animais e vegetais.
Pesquise, escreva o nome e/ou recorte , desenhe ou cole em seu caderno, imagens de algumas das principais espécies de animais e vegetais da floresta Amazônica.
2 - Observando o mapa, identifique os estados brasileiros onde a floresta Amazônica está presente. Escreva o nome de cada um.
3 - Qual a importância de se preservar a floresta Amazônica?
ARTE
O SOM QUE VEM DAS RUAS:
FESTANÇA: Carnaval de Olinda
No carnaval, existem muitas personagens tradicionais, como o Rei Momo, o Arlequim e a Colombina. Uma delas, considerada Patrimônio Nacional, é o Calunga ou “Boneco de Olinda”, do bloco do Homem da Meia-Noite. Seu surgimento, em 1932, remete a várias histórias populares.
Conta-se que ele foi feito em homenagem a um homem famoso na cidade que saía para brincar o Carnaval em cima de um burro. Outros dizem que ele era um homem muito charmoso, com chapéu e dentes de ouro, que saía para a festa à meia-noite.
Suas cores oficiais, verde e branco, e seu simbolismo são ligados à cultura africana. Cada ano é eleito um tema para o famoso boneco de 4,5 metros e quase 50 quilos sair pontualmente à meia-noite no Carnaval de rua de Olinda.
Nos desfiles pelas ladeiras históricas de Olinda é possível observar a presença de diversos outros bonecos gigantes além dos tradicionais. Fora do período de Carnaval é possível vê-los na Embaixada de Pernambuco, localizada no Recife antigo, onde permanecem em exposição por todo o ano.
Assista um pouquinho do desfile do Bloco do Homem da Meia-Noite, saída da sede (23-24/02/2020).
ATIVIDADE
1- Você conheceu o bloco “Homem da Meia-Noite” e seu boneco, o “Calunga”. Agora, é sua vez de montar um bloco de bonecos. Para isso, siga as orientações.
Materiais:
folhas de jornal
balão de festa
rolinho de papel higiênico
tesoura
tiras de tecido ou papel colorido
cola branca
tinta guache colorida
pincel
Para fazer a cabeça do boneco, encha o balão e cole os pedaços de jornal em volta dele em várias camadas e deixe secar.
Corte as extremidades do rolinho de papel higiênico de acordo com a foto.
Cole o tubo de papelão unindo a cabeça do boneco e a caixa, que terá a base do corpo do boneco.
Pinte a cabeça do boneco dando suas características e deixe secar.
Acrescente os adereços que achar necessário, como cabelos, laços, chapéu, etc.
Cole as tiras de tecido ou papel cobrindo a caixa e deixe uma parte solta, como se fosse a roupa do boneco.
MATEMÁTICA
VAMOS CONTINUAR COM MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
1. Copie no caderno, resolva e pinte o resultado correspondente:
DESAFIO MATEMÁTICO
Faça no caderno com atenção e capricho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.