QUERIDA CRIANÇA! QUANTO TEMPO ESTAMOS
LONGE…
A PANDEMIA AINDA
NÃO NOS PERMITE ESTARMOS JUNTOS, MAS NÓS PROFESSORAS ESTAMOS MORRENDO DE
SAUDADES DE VOCÊ…
E PREPARAMOS UMA
SEMANA DE MUITAS ATIVIDADES PARA VOCÊ APRENDER E SE DIVERTIR MUITO!
ESTE MÊS ESTAMOS
LHE APRESENTANDO VÁRIAS HISTÓRIAS SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
APROVEITE PARA
APRENDER MUITO… POIS TEMOS EM NOSSA CULTURA MUITO DA CULTURA AFRICANA, QUE FOI
TRAZIDA PARA O BRASIL ATRAVÉS DOS NEGROS ESCRAVIZADOS E QUE HOJE FAZ PARTE DE
NOSSA VIDA.
VAMOS VIVER ESSA
AVENTURA JUNTOS.
A HISTÓRIA NOS CONTA SOBRE O SONHO DE BINTOU, UMA MENINA AFRICANA QUER TER TRANÇAS COMO TODAS AS MULHERES MAIS VELHAS DE SUA ALDEIA. MAS, COMO AINDA É CRIANÇA, TEM DE SE CONTENTAR COMO OS BIROTES.
A AUTORA SYLVIANE A. DLOUF, FILHA DE PAI SENEGALÊS E MÃE FRANCESA, CRIOU UMA DELICADA HISTÓRIA SOBRE A ANGÚSTIA DO RITO DE PASSAGEM E O APRENDIZADO DO CRESCIMENTO. AS ILUSTRAÇÕES DE SHANE W. EVANS REFORÇAM BELEZA, TRADIÇÃO E ENCANTAMENTO DA CULTURA AFRICANA.
OBSERVE A CAPA DO LIVRO AS TRANÇAS DE BINTOU E VEJA AS INFORMAÇÕES QUE ESTÃO FALTANDO. VOCÊ SABE QUE INFORMAÇÕES SÃO ESTAS?
ESCREVA NA FOTO AS INFORMAÇÕES IMPORTANTES QUE TODA CAPA DE LIVRO DEVE TER.
ESTAS INFORMAÇÕES SÃO REFERÊNCIAS DE QUEM ESCREVEU, ILUSTROU O LIVRO E ONDE ELE FOI EDITADO.
QUESTÃO 1: AGORA QUE VOCÊ LEIA O LIVRO, RESPONDA ALGUMAS QUESTÕES SOBRE ELE:
QUAL É A PERSONAGEM PRINCIPAL DO LIVRO?
QUAL ERA O MAIOR DESEJO DE BINTOU?
QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DA PERSONAGEM BINTOU?
VOCÊ GOSTOU DESSA PERSONAGEM? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
PORQUE BINTOU NÃO PODIA TER TRANÇAS?
QUESTÃO 2: APÓS LER, ESCREVA COM SUAS PALAVRAS, O COMEÇO, O MEIO E O FIM DESSA HISTÓRIA.
QUESTÃO 3: PESQUISE O SIGNIFICADO DE ALGUMAS PALAVRAS DESCONHECIDAS DO LIVRO “AS TRANÇAS DE BINTOU” E ESCREVA DANDO SEU SIGNIFICADO:
(VOCÊ PODE COMPLETAR COM OUTRAS PALAVRAS QUE NÃO CONHECE)
PALAVRAS |
SIGNIFICADOS |
BIROTES |
|
RITUAL |
|
SOTAQUE |
|
PLANO |
|
ATALHO |
|
PONTIAGUDAS |
|
LIGEIRO |
|
ACARICIA |
|
ANINHAR |
|
CRESPO |
|
INVEJA |
|
VAIDADE |
|
EGOÍSTA |
|
|
|
|
|
|
|
QUESTÃO 4: INVENTE OUTRO FINAL PARA A HISTÓRIA. ESCREVA NO CADERNO UM FINAL DIFERENTE PARA BINTOU.
QUESTÃO 5: VOVÓ SOUKEYE ACARICIA E DIZ A BINTOU: “ QUERIDA QUANDO VOCÊ FOR MAIS VELHA, VOCÊ TERÁ BASTANTE TEMPO PARA A VAIDADE E PARA MOSTRAR A TODOS A BELA MULHER QUE VOCÊ SERÁ.”
ASSINALE O QUE A VOVÓ SOULEYE QUIS DIZER SOBRE VAIDADE:
( ) PESSOA QUE SE PREOCUPA MUITO COM A APARÊNCIA, QUERENDO SER ADMIRADA PELOS OUTROS.
( ) PESSOA QUE AJUDA OS OUTROS.
( ) PESSOA QUE GOSTA DE FICAR BONITA, PARA SE SENTIR BEM.
QUESTÃO 6: PORQUE AS MÃES DECIDIRAM QUE AS MENINAS NÃO DEVERIAM TER TRANÇAS:
( ) POR QUE AS MENINAS FICARIAM MAIS BONITAS QUE AS MÃES.
( ) POR QUE AS TRANÇAS IRIAM DEIXAR AS MENINAS FEIAS.
( ) POR QUE AS MENINAS IRIAM DEIXAR DE BRINCAR, FAZER AMIGOS E APRENDER.
QUESTÃO 7: QUAL FOI A SURPRESA QUE A VOVÓ SOULEYE FEZ PARA BINTOU, PARA QUE ELA REALIZASSE O SEU SONHO DE SE SENTIR BONITA?
QUESTÃO 1: A FAMÍLIA DE BINTOU RECEBEU VÁRIAS VISITAS PARA O BATIZADO.
FORAM 5 TIAS POR PARTE DO PAI DE BINTOU, 8 SOBRINHAS, 2 AVÓS, 4 TIAS POR PARTE DA MÃE, 6 PRIMAS, ALÉM DE 9 AMIGAS. QUANTAS PESSOAS AO TODO COMPARECERAM AO BATIZADO?
DESENHO |
OPERAÇÃO |
RESPOSTA |
|
|
|
QUESTÃO 2: CADA MULHER DA TRIBO USAVA TRANÇAS E EM CADA TRANÇA TINHA 3 MIÇANGAS PARA ENFEITÁ-LAS.
SE UMA MULHER TEM 15 TRANÇAS. QUANTAS MIÇANGAS ELA PRECISARÁ PARA ENFEITAR SUAS TRANÇAS?
DESENHO |
OPERAÇÃO |
RESPOSTA |
|
|
|
QUESTÃO 3: NO BATIZADO, HOUVE UM SORTEIO PARA OS CONVIDADOS DE ALGUMAS LEMBRANCINHAS. VEJA OS NÚMEROS QUE FORAM SORTEADOS.
157 - 259 - 026 - 170 - 361 - 201 - 099 - 147
COLOQUE ESTES NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE PARA SABER A SEQUÊNCIA DOS NÚMEROS SORTEADOS.
QUESTÃO 4: ESCREVA O NOME DE CADA NÚMERO SORTEADO.
157 - 259 - 026 - 170 - 361 - 201 - 099 - 147
VAMOS RELEMBRAR UM POUCO SOBRE O MATERIAL DOURADO.
QUESTÃO 1: AGORA REPRESENTE OS NÚMEROS DO SORTEIO, DE ACORDO COM O MATERIAL DOURADO, DESENHANDO EM SEU CADERNO DE MATEMÁTICA.
157 - 259 - 026 - 170 - 361 - 201 - 099 - 147
QUESTÃO 2: COMPLETE O QUADRO DE ACORDO COM O NUMERAL:
BITOU, VIVE COM AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SUA FAMÍLIA. AS PESSOAS COM QUEM VOCÊ MORA TAMBÉM FAZEM PARTE DE SUA FAMÍLIA.
QUESTÃO 01: ESSAS PESSOAS E VOCÊ PODEM TER OU NÃO A MESMA ORIGEM FAMILIAR, POR NASCIMENTO. O QUE IMPORTA MESMO É O AFETO QUE HÁ ENTRE OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DAS FAMÍLIAS A SEGUIR. E RESPONDA:
ESSAS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES OU SÃO SEMELHANTES? EXPLIQUE.
SUA FAMÍLIA SE PARECE COM ALGUMA DESSAS FAMÍLIAS? EM CASO AFIRMATIVO, EXPLIQUE AS SEMELHANÇAS.
EM SUA OPNIÃO, O QUE É UMA FAMÍLIA?
MAS O QUE É FAMÍLIA?
A PALAVRA FAMÍLIA TEM MUITOS SIGNIFICADOS. ESSES SIGNIFICADOS VARIAM CONFORME A ÉPOCA E O POVO, OU SEJA, ESSA PALAVRA TINHA UM SIGNIFICADO DIFERENTE DO QUE HOJE.
ATUALMENTE, FAMÍLIA É UM GRUPO DE PESSOAS QUE VIVEM JUNTAS E TÊM LAÇOS AFETIVOS, PODENDO OU NÃO TER ANTEPASSADOS EM COMUM.
PARA MUITOS POVOS AFRICANOS, CONHECER A HISTÓRIA VIVIDA PELOS ANCESTRAIS É O MESMO QUE CONHECER A FAMÍLIA.
QUESTÃO 02: LEIA O TEXTO ABAIXO.
EM MUITAS COMUNIDADES AFRICANAS ACREDITA-SE QUE SÓ SE CONHECE DE VERDADE UMA PESSOA CONHECENDO A SUA FAMÍLIA DE ORIGEM. SUA PERSONALIDADE, EDUCAÇÃO E CARACTERÍSTICAS SÃO DEFINIDAS A PARTIR DA FAMÍLIA…
QUAL A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS MAIS VELHAS PARA VOCÊ?
E EM SUA FAMÍLIA, QUAL A IMPORTANCIA DELAS?
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU COM OS ADULTOS E OS IDOSOS DE SUA FAMÍLIA? LISTE 3 ENSINAMENTOS.
A MÚSICA É MUITO PRESENTE ENTRE O POVO AFRICANO. PARA HOMENAGEAR ESSA CULTURA, VAMOS CONFECCIONAR UM TAMBOR COM MATERIAIS RECICLÁVEIS:
TAMBOR DE LATA E BEXIGA( BALÃO)
VOCÊ SABIA QUE SE COBRIR UMA LATA VAZIA COM UMA BEXIGA CORTADA VOCÊ CONSEGUE CRIAR UM TAMBOR SUPER LEGAL? VOCÊ COBRE O LADO ABERTO DA LATA COM A PARTE DA BEXIGA SEM O NÓ. E AINDA TEM A VANTAGEM DE TRANSFORMAR O TRABALHO DE DECORAR A LATA NUMA ATIVIDADE DE ARTE BEM BACANA.
COMO CONFECCIONAR:
VAMOS USAR UMA LATA (DE CAFÉ, LEITE, ACHOCOLATADO ETC), BEXIGA, ELÁSTICO, DUREX COLORIDO, UM PALITO DE CHURRASCO E MUITA CRIATIVIDADE.
ANTES DE TAMPAR O RECIPIENTE COM A BEXIGA, PARA FAZER O TAMBOR, VOCÊ PODE ENCHÊ-LO COM OBJETOS COMO GRAVETOS, AREIA OU QUALQUER OUTRA COISA QUE VAI TRANSFORMÁ-LO TAMBÉM EM UM CHOCALHO. OU SEJA, NA HORA DE TOCAR É POSSÍVEL ESCOLHER ENTRE BATER OU BALANÇAR O INSTRUMENTO, DEPENDENDO DO SOM QUE SE PRETENDE OBTER.
VOCÊ SABIA QUE MUITAS BRINCADEIRAS E JOGOS QUE BRINCAMOS TEM ORIGEM AFRICANA?
HOJE A NOSSA PROPOSTA É A BRINCADEIRA: “TERRA-MAR”.
É UMA BRINCADEIRA POPULAR DE UM PAÍS AFRICANO CHAMADO MOÇAMBIQUE E FOI ADAPTADA PARA O BRASIL.
ASSISTA O VÍDEO E CONHEÇA UM POUCO A HISTÓRIA DESSA BRINCADEIRA.
COMO BRINCAR:
AS CRIANÇAS DESENHAM UMA LINHA NO CHÃO. UM LADO DO RISCO SERÁ A TERRA E O OUTRO SERÁ O MAR.
TODOS FAZEM UMA FILA EM CIMA DA LINHA E ESCOLHEM ALGUÉM PARA SER O COMANDANTE DA BRINCADEIRA.
ESSE JOGADOR FICA FORA DO DESENHO E DIZ "TERRA" OU "MAR", NA ORDEM EM QUE QUISER.
CADA VEZ QUE ELE DISSER "TERRA", OS PARTICIPANTES TÊM QUE PULAR PARA O LADO DA LINHA ONDE ESTÁ ESCRITO TERRA. QUANDO ELE DISSER "MAR", TODOS PULAM PARA O LADO DO MAR.
QUEM ERRAR SAI DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR É QUEM FICAR POR ÚLTIMO.
CONVIDE SUA FAMÍLIA E BOA DIVERSÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.