sexta-feira, 6 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 09 À 13 DE NOVEMBRO DE 2020

 










GEOGRAFIA / HISTÓRIA



BNCC(EF04HI06)Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.


Racismo no Brasil

O racismo no Brasil é conformado por mais de três séculos de escravidão e por teorias racialistas que fizeram parte da construção da identidade nacional. Após a abolição, a ausência do Estado na integração da população negra por meio do fornecimento de condições materiais e políticas para sua participação em uma sociedade livre garantiu a sobrevivência e ressignificação da mentalidade e prática escravocrata nas estruturas da república.

Como disse assertivamente Joaquim Nabuco, político abolicionista: " O nosso caráter, temperamento, a nossa moral acham-se terrivelmente afetados pelas influências com que a escravidão passou 300 anos a permear a sociedade brasileira (...) enquanto essa obra não estiver concluída, o abolicionismo terá sempre razão de ser".



Protesto antirracista realizado em 7 de junho de 2020, na cidade de São Paulo. 


O que é racismo?

O racismo é o ato de discriminar, isto é, fazer distinção de uma pessoa ou grupo por associar suas características físicas e étnicas a estigmas, estereótipos, preconceitos. Essa distinção implica um tratamento diferenciado, que resulta em exclusão, segregação, opressão, acontecendo em diversos níveis, como o espacial, cultural, social. Conforme definição do Artigo 1º do Estatuto da Igualdade Racial:

“Discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, o gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada”.

O termo raça, no século XIX, era baseado nas classificações taxonômicas das ciências biológicas pelas quais os seres vivos eram categorizados. Assim, presumia-se que, nos grupos humanos, características genéticas determinavam fenotípicas e mesmo sociais. A expressão, ainda hoje utilizada, que bem exemplifica essa associação é dizermos que uma pessoa tem determinado comportamento ou habilidade porque “está no sangue”.


Aspectos históricos do racismo no Brasil


Entre 1501 e 1870, mais de 12,5 milhões de africanos foram raptados, vendidos como escravos e transportados para o continente americano. Desses, 1 em cada 4 eram enviados para o Brasil, cerca de 4,8 milhões até a segunda metade do século XIX. Cerca de 20%, 1,8 milhão de pessoas, não chegaram ao destino – morreram de escorbuto, varíola, sarampo, sífilis, disenteria ou mesmo pela brutalidade dos traficantes. Muitas vezes os mortos jaziam por dias junto aos vivos nos navios negreiros até que fossem lançados ao mar.

Nesse período, até mesmo o hábito dos cardumes de tubarões do Oceano Atlântico foi modificado, conforme aponta o jornalista Laurentino Gomes em seu livro “Escravidão”. Alguns africanos suicidavam-se pulando em alto-mar, e os que sobreviviam à travessia, que podia durar meses, chegavam às novas terras debilitados, subnutridos, doentes, machucados e, por vezes, cegos devido a infecções oculares.

O tráfico negreiro trazia forçadamente africanos para serem escravizados no Brasil. 

O registro de desembarque oficial de escravizados no Brasil data de 1530, quando a produção de cana-de-açúcar começava a despontar. O auge do tráfico negreiro no Brasil ocorreu entre 1800 e 1850. A maior parte dos negros que aqui desembarcavam era proveniente de Angola, Congo, Moçambique e Golfo do Benim. As condições precárias de higiene, alimentação e descanso, as jornadas exaustivas e os cruéis castigos físicos a que eram submetidos restringiam a expectativa de vida dos escravizados a uma média de 25 anos. 


Racismo e preconceito


Preconceito, segundo o Dicionário Aurélio, é o “conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida; julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.”

Racismo é uma forma de preconceito, pois é feito um prejulgamento sobre outrem por conta de características físicas ou étnicas, mas há inúmeras outras formas de preconceito, baseadas na condição econômica, na religião, no gênero, na sexualidade, na escolaridade, na posição política, etc. Os preconceitos são construídos em nossa socialização pela assimilação de percepções a que somos expostos ao longo da vida, são associações entre fatores biológicos ou sociais (cor, renda, religião, escolaridade, orientação sexual, etnia, etc.) e comportamentos, traços de caráter ou condições específicas, como ser incompetente, ser corrupto, ser doente, ser desinteligente, ser violento, entre outras.

Essa associação também pode ser “positiva”. Há quem diga que todo japonês é perito em tecnologia, todo judeu tem boa condição financeira, todo árabe é bom negociador, todo negro é bom atleta e bom cantor.

A preconcepção firmada acerca do outro é uma forma que encontramos de dar previsibilidade às relações e às situações que experienciamos. Quando fundamentada em juízo de valor “positivo”, ela restringe as possibilidades do outro a um reducionismo imposto a ele, limitando suas capacidades. Quando norteada por juízo de valor negativo, pode gerar situações de exclusão social e mesmo de intolerância, aversão e violência. Reconhecer e desconstruir as associações mentais entre características e comportamentos específicos é fundamental para que possamos nos desvencilhar das diversas formas de preconceito e criar formas mais justas e humanas de nos relacionar e lidar com o diferente.


De acordo com o texto acima, responda as questões abaixo em seu caderno de Geografia/História.


1-Observe a imagem



a)Descreva essa imagem.

b) Que sentimentos essa imagem desperta em você?

c)Na foto há uma frase: “Amizade não tem cor”. O que essa frase quer dizer?


2-O que é racismo?


3-O que deve fazer uma pessoa que for vítima de racismo?


4-Observe a frase abaixo:





O que essa frase quer dizer?


5-No Brasil,  a todo momento, uma pessoa é vítima de racismo ou preconceito. Faça uma pesquisa e descreva um caso em seu caderno de Geo/História, sobre racismo ocorrido atualmente no Brasil.


6-Qual a diferença entre racismo e preconceito?


7-Em que época ocorreu o auge do tráfico negreiro no Brasil?


8-Recorte três reportagens sobre racismo e cole em seu caderno e depois faça um pequeno texto falando sobre as reportagens.


9-Você acha que o Brasil ainda é um país com muitos casos de racismo e preconceito? Dê sua resposta de acordo com o seu ponto de vista sobre o assunto.






LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

Sabemos que sentem falta dos amigos. Envie para seus amigos, cartões, falando o quanto são especiais em suas vidas.

Sabe o diário da semana passada? Então, a partir dessa semana, você vai consultar essa lista sempre que sentir necessidade para registrar seus sentimentos.

Quando não souber o significado das palavras, consulte um dicionário.




Use as instruções abaixo e escreva seu diário ou qualquer outro texto com capricho.






Seguindo as instruções acima, escreva seu diário ou uma história criada por você. O gênero você escolhe( humor, terror, drama).












EDUCAÇÃO FÍSICA


Aí turma !!

Hoje teremos a participação de um aluno de uma escola municipal  de Várzea Paulista. Será uma  parceria com os colegas de outros estados bem bacana! Vamos juntos nessa

Vamos aprender com ele?

Registre seus movimentos e envie para nós no grupo de whatsapp ou no nosso Blog.







CIÊNCIAS


BIOMAS BRASILEIROS



Provavelmente você já ouviu falar sobre a  Floresta Amazônica, o Pantanal, a Mata Atlântica… não é verdade?


Nos últimos meses, os telejornais e a internet têm destacado essas regiões brasileiras devido às crescentes queimadas e desmatamentos que vêm ocorrendo.


Elas têm em comum o fato de serem alguns dos Biomas brasileiros.


Mas,  o que são Biomas?


Existem regiões em  que o clima é mais quente ou mais frio, tem lugares com mais ou menos água, as plantas e animais são diferentes…


“Um bioma é formado por um conjunto de ecossistemas e se caracteriza, principalmente, pela vegetação e pelo clima que predomina nesses ambientes.”


O território brasileiro tem ambientes naturais com aspectos bem diferentes. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa, como nos mostra o mapa a seguir:


 Observe os exemplos nas imagens abaixo:


Foto A

Floresta Amazônica -

Fonte:https://images.app.goo.gl/ok8Bw2puqQnjZZXLA



Foto B

Caatinga - 

Fonte: https://images.app.goo.gl/YxLvrSE6Uz13WBpc8



Agora responda:


  • Que diferenças você identifica entre os dois ambientes mostrados nas fotos A e B?

  • Você conhece algum dos ambientes mostrados nas imagens?




Nas próximas semanas, vamos estudar um pouquinho sobre cada bioma brasileiro. Aguarde! Até lá!







ARTE


O SOM QUE VEM DAS RUAS:

A ARTE DE VERSAR E CANTAR NO BRASIL


Essa semana vamos abrir um parênteses para continuarmos falando um pouco mais sobre a “Era de Ouro do Rádio”. Sabemos que a programação era diversificada, havia apresentações de música e de humor, novelas, programas esportivos, entre outros.


As pessoas costumavam se reunir em casa para ouvir os programas radiofônicos, mas também era possível assistí-los ao vivo, nos auditórios onde eram realizados. O silêncio era fundamental, e as ações eram coordenadas por meio de placas que sinalizavam sobre a hora de rir ou aplaudir por exemplo.


Família brasileira reunida ouvindo rádio, 1942.


Os shows de talentos mostravam a diversidade e aceitavam cantores de diferentes ritmos e lugares, os principais ritmos eram o baião, o choro e o samba.

Programa de auditório na Rádio Nacional, RJ, 1950.

Agora, você já parou para pensar como eram produzidas as radionovelas, como eram criados os sons de trovões dentro de um teatro? Ou como eram criados um clima de perigo? A resposta a essas perguntas estão na sonoplastia.


SONOPLASTIA:

Sonoplastia é a técnica de manipular os sons para criar efeitos sonoros, como trovões e barulho de veículos, ou utilizar trilhas musicais para criar sensações de tensão, de alegria, entre outras. 


Os recursos dos sons como forma de comunicação é utilizado desde os primórdios da humanidade, seja como assobios ou com outros recursos, como apitos e tambores. Foi na Grécia Antiga, no entanto, que a imitação de sons começou a ser utilizada para um fim artístico, dando origem à sonoplastia. Como recurso cênico, ela tornava as peças mais realistas, função que desenvolveu desde então.


No século 20, a sonoplastia ganhou novos espaços de aplicação, como o cinema e o rádio, passou a ser empregada em filmes e radionovelas, criando ambientes sonoros. Coube ao sonoplasta operar todos os efeitos sonoros, planejar os efeitos e sensações que cada música ou som passará para o espectador (e também para os atores) nas cenas. A paisagem sonora da radionovela, do teatro ou do filme,  – o som do sapato ao tocar o chão, a faca cortando uma maçã, o rangido da porta e o som do trovão, etc.


Assista os vídeos abaixo para entender melhor como podem ser criados os efeitos sonoros.






Atividade


 1 – Pesquise o que é uma radionovela, quando ela foi criada e quais suas principais características.


2 – Para imitar os sons que podem existir na paisagem sonora de uma peça de teatro ou radionovela, os sonoplastas utilizam diversos objetos. Quais objetos você usaria para reproduzir os sons abaixo? 

a) Som de trovão: __________________________________________________________

b) Som de chuva: __________________________________________________________

c) Som de cavalo galopando: __________________________________________________________

d) Som de fogo: __________________________________________________________ 


3 – Escreva abaixo o nome de uma música que você colocaria num filme para criar um clima de:

 a) Medo: __________________________________________________________

b) Alegria: __________________________________________________________

c) Tristeza: __________________________________________________________






MATEMÁTICA


  1. Copie as duas tabelas no caderno. Resolva as multiplicações e divisões. Depois faça a correspondência, colorindo, conforme o modelo:

  1. Responda a atividade sobre os termos da multiplicação e divisão que estão no formulário.

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1AaFxVuzeJlbFX9M7X2-vzIl5uuTxhTrdxva_DVwDXR8/edit?usp=sharing

Termos da Multiplicação e Divisão

Resolva as questões no caderno.

Para você relembrar quando precisar:


1. Numa multiplicação, o multiplicando é 25 e o multiplicador é 8. Qual é o produto?

   A) 230                 B) 250                 C) 200               D) 280


2. Numa multiplicação, O produto é 180 e o multiplicador é 2. Qual é o multiplicando?

         A) 90                   B) 92                    C) 98                D) 102

3. Numa multiplicação, O multiplicando é 35 e o produto é 105. Qual é o multiplicador?

         A) 140                    B) 3                      C) 5                 D) 30

4. Numa divisão, o dividendo é 84 e o divisor é 4. Qual é o quociente?

         A) 25                      B) 28                    C) 21                D) 26

5. Numa divisão, o divisor é 6 e o quociente é 35. Qual é o dividendo?

         A) 230                   B) 280                   C) 250               D) 210

6. Numa divisão, o dividendo é 54 e o quociente é 6. Qual é o divisor?

          A) 5                       B) 9                      C) 6                  D) 8




DESAFIO MATEMÁTICO 


Responda no caderno.


  1. Rodolfo é motorista em uma fábrica de bicicletas. Hoje ele fez 4 entregas, descarregando 38 bicicletas em cada loja. Após a última entrega, Rodolfo voltou para fábrica com o caminhão vazio. Quantas bicicletas Rodolfo entregou hoje?

Operação                      Cálculo                  Resposta



  1. Débora quer economizar dinheiro. Ela vai depositar na poupança 125 reais por mês. Em 5 meses, quantos reais Débora terá depositado?

                Operação                      Cálculo                  Resposta



  1. Beth comprou 4 novas cadeiras para sua mesa de jantar. Cada cadeira custou 85 reais. Quanto Beth gastou nessa compra?

Operação                      Cálculo                  Resposta



  1. Dionísio foi a uma loja de material de construção e comprou 7 pacotes de 50 kg de cimento cada um. Quantos quilogramas de cimento Dionísio comprou?

                Operação                      Cálculo                  Resposta





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