Língua Portuguesa
Fonte de pesquisa: site www.pinterest.com
Atividades:
1. Leia o texto com muita atenção e responda as questões abaixo:
a) Qual é o assunto do texto ?
b) Quantas estrofes tem o texto?
c) Na terceira estrofe, o texto fala de algumas características que algumas pessoas apresentam. Escreva quais são elas.
d) Quais são os tipos de cabelos que aparecem no texto?
e) Para você, o que é ser diferente?
f) E você, que jeito tem?
2. Retire do texto palavras com: PR, CR e GR.
Escreva no caderno separe e classifique quanto ao número de sílabas.
3. Procure no caça-palavras o nome das figuras abaixo e copie no caderno.
4. Escolha três palavras e forme frases.
Matemática
O QUE É DIVERSIDADE?
Diversidade é definido pelo dicionário Aurélio como “a qualidade do que é diferente, diverso; multiplicidade”. É um conceito que pode ser usado em várias situações, como Diversidade étnica, cultural, de gênero, entre outras.
As diferenças existem, mas não existem pessoas melhores ou piores do que outras. São apenas maneiras diferentes de ser, de fazer e de compreender situações do dia-a dia.
Como falar sobre Diversidade com as crianças.www.dombosco.com.br, 2020. Acesso em 26, outubro de 2020.
Faça as atividades com muito capricho e atenção: responda ou cole a folha no caderno de Matemática:
1) Escreva como se lê por extenso os números abaixo:
754________________________________________________
1003_______________________________________________
2480_______________________________________________
1520_______________________________________________
2) Escreva o antecessor e o sucessor dos números abaixo:
3) Quanto é:
Quatro dezenas: ____________
Sete centenas e duas unidades:_____________
Nove centenas, nove dezenas e cinco unidades: _________________
Oito centenas: _______________
Sete centenas e quatro dezenas:________________
Três dezenas:_____________
Nove centenas, sete dezenas e cinco unidades:_______________
Duas centenas e uma unidade:________________
4) Marcos utilizou as cartas abaixo em um jogo:
Escreva os números das cartas em ordem crescente.
______________________________________________________
Escreva os números das cartas em ordem decrescente.
______________________________________________________
Decomponha o número da maior carta que Marcos utilizou.
______________________________________________________
O menor número da carta que Marcos utilizou foi:_____________________
O único número ímpar de todas as cartas de Marcos é: _________________
5) Observe o valor de cada figura:
5 3
4 2
Vamos brincar de multiplicar?
Multiplique o número pelo valor da figura. Exemplo;
2 x músicos (veja que a figura dos Músicos vale 4), ou seja 2 x 4 = 8.
Multiplicar é o mesmo que somar por parcelas iguais então, 4 + 4 = 8 é o mesmo que 2 x 4 = 8.
Continue:
2 x Malabarista = ______, pois 2 x ___ = _____ ou, ____+ _____= 10
3 x Bailarina = _____, pois 3 x ___= _____ ou, ___ + ____ + ____= 9
4 x Elefante = ___, pois 4 x ___= ___ ou, ___ +___ + ___+ ___= 8
5 x Músico = ___, pois 5 x ___ = ___ ou, ___+ ___+ ___+ ___+ ___= 20
6) Chico Bento é retratado como preguiçoso, trabalhador, aventureiro, carismático, esforçado e divertido, pois vive dormindo ou vai pescar com seus amigos. Vive namorando a Rosinha e faz todas as atividades do Sítio.
Wikipédia.org/chico Bento. Acesso em 27, outubro de 2020.
Chico Bento representa muito da nossa Diversidade brasileira. Fala como as pessoas do campo e tem costumes diferentes e muito interessantes em relação aos outros personagens de Maurício de Sousa. Falar diferente não é um defeito e sim uma qualidade da pessoa que fala. Vamos sempre respeitar as diferenças!
O Chico Bento está tão concentrado jogando no computador, que nem notou as sete diferenças. Vamos achá-las? Se for imprimir esta página, marque na própria folha as diferenças, se não for imprimir, escreva-as no caderno de Matemática.
Geografia/História
Muito se fala sobre a igualdade social, igualdade de direitos. Todos devem ter o mesmo direito à educação, alimentação, cultura, lazer.
Na verdade, somos todos diferentes. Cada indivíduo com seu jeito de ser, de andar, de enxergar, tem suas crenças, valores e costumes. Portanto, é preciso conviver com as diferenças e respeitá-las.
Você conhece alguém que faz a diferença?
Combate ao racismo
Não podemos discriminar ninguém por causa do jeito de ser, de andar, pela condição social, pela cor da pele.
Discriminação é o ato de diferenciar, de tratar pessoas de modo diferente por diversos motivos. Já o racismo é uma forma de preconceito ou discriminação motivada pela cor da pele ou origem étnica.
Atividades
Todas as questões devem ser respondidas no caderno.
1) O que para você significa as palavras igualdade, diferença e respeito?
2) Recorte de jornais, revistas ou escreva no caderno, alguma informação que trata de uma das palavras que você pesquisou acima.
3) Você já sofreu discriminação por algum motivo?
4) Observe a imagem.
A) Descreva a imagem.
B) Que sentimentos ela desperta em você?
C) Na imagem há uma frase: “Amizade não tem cor”. Qual o significado dessa frase?
5) Observe o mapa.
A) Que país está sendo representado por este mapa?
B) As pessoas que você vê no mapa são todas iguais?
C) Cite pelo menos 3 diferenças que você observa nessas pessoas.
D) Você respeita as diferenças das pessoas com quem convive? Que atitudes deve ter para mostrar seu respeito a elas?
E) Divirta-se nas atividades abaixo.
Ciências
Saúde Mental
Brincar, ler, desenhar, cantar, participar de jogos e passeios, são exemplos de atitudes que fazem bem para a nossa saúde mental.
Leia a fábula: “O Leão e o ratinho” e descubra que apesar das diferenças, um ser pode fazer o bem para o outro.
O LEÃO E O RATINHO
UM LEÃO ESTAVA DORMINDO E ACORDOU COM AS CÓCEGAS QUE UM RATINHO FAZIA AO CORRER NO SEU FOCINHO. COM UM TERRÍVEL RUGIDO, O LEÃO AGARROU O IMPORTUNO E IA DEVORÁ-LO, QUANDO O RATINHO DISSE:
- POR FAVOR, POUPE MINHA VIDA! EU SABEREI RETRIBUIR A SUA GENEROSIDADE!
O REI DOS ANIMAIS ACHOU GRAÇA DA PRETENSÃO DO RATINHO. COMO É QUE UM SIMPLES CAMUNDONGO PODERIA AJUDAR UMA FERA TÃO PODEROSA? ACHOU TANTA GRAÇA QUE SOLTOU O INFELIZ.
TEMPOS DEPOIS, O LEÃO CAIU NUMA REDE ARMADA PELOS CAÇADORES E ALI SE DEBATIA QUANDO CHEGOU O RATINHO, QUE TINHA OUVIDO OS SEUS RUGIDOS.
- ESPERE UM POUCO! - DISSE O RATINHO.
E, ROENDO AS MALHAS DA REDE, LIBERTOU O LEÃO.
“OS FRACOS TAMBÉM PODEM AJUDAR OS FORTES.”
GUILHERME FIGUEIREDO. FÁBULAS DE ESOPO. SÃO PAULO: EDIOURO, 2005.
VOCABULÁRIO
IMPORTUNO: ABORRECIDO, IMPERTINENTE, CHATO, MAÇANTE, IMPORTUNADOR,
IMPRÓPRIO.
PRETENSÃO: É A AÇÃO DE PRETENDER ALGO, O QUE SE EXIGE OU SE DESEJA.
Você já reparou que humanos e animais conseguem manter uma relação de carinho, amizade e amor?
Em algumas situações, ter um animal de estimação e interagir com ele pode fazer muito bem para a saúde mental!
Vamos agora, aprender um pouco sobre os animais.
Os animais são seres vivos: eles nascem, crescem, reproduzem, envelhecem e morrem.
Existem animais domésticos e animais selvagens.
Animais domésticos são aqueles que vivem próximo às pessoas e às suas casas, como os gatos, os cachorros, os patos, as vacas, os cavalos, os pássaros, os carneiros e muitos outros.
Animais selvagens ou silvestres são aqueles que vivem livremente em ambientes onde nasceram como as florestas, as savanas, os oceanos, os rios e outros lugares. São animais selvagens: os leões, as girafas, os ursos, os elefantes e muitos outros.
QUESTÃO 1: Marque a alternativa em que todos os animais podem ser domesticados; ou seja, podem conviver próximo ao ser humano.
A. ( ) cobra venenosa, cachorro, gato, cavalo.
B. ( ) leão, tigre, girafa, lobo.
C. ( ) pato, galinha, elefante, gato.
D. ( ) cavalo, gato, cachorro, vaca.
QUESTÃO 2: “OS ANIMAIS SE REPRODUZEM...”. O que isto quer dizer?
A. ( ) podem ter filhotes.
B. ( ) Brigam uns com os outros.
C. ( ) Sabem procurar alimento.
D. ( ) Convivem em harmonia com a natureza.
Atualmente, é comum as pessoas dizerem a palavra “pet” quando se referem ao animal de estimação.
Rodrigo vai dar as pistas para você descobrir qual é o animal de estimação que ele tem e adora fotografar.
QUESTÃO 3: Qual é o pet do Rodrigo?
A. ( ) um gato.
B. ( ) um cachorro.
C. ( ) um coelho.
D. ( ) um peixe.
QUESTÃO 4: Os pets (animais de estimação) ofertam carinho, atenção, amizade e amor aos seus donos quando são bem tratados.
Decidir, com responsabilidade, ter um pet significa:
A. ( ) Cuidar dele até quando chegar sua morte.
B. ( ) Ficar com ele somente enquanto for um filhotinho.
C. ( ) Soltar na rua quando não quiser mais tê-lo em casa.
D. ( ) Entregar para a adoção quando ele causar algum incômodo.
Arte
O BRASIL EM FESTA
Nas diversas festas espalhadas pelo Brasil, encontramos uma variedade de elementos culturais que celebram o encanto e o apego dos brasileiros pela música, pela dança, pelo encontro e pela visualidade.
Balão e bandeirinhas de festa junina.
AS FESTAS JUNINAS - ENTRE MASTROS E BANDEIRAS
As festas juninas têm origem europeia e de acordo com os historiadores, foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
Na Europa, celebrava-se o início da colheita e as pessoas se reuniam para comer e dançar em torno de uma fogueira. Da França, veio a dança marcada, a “quadrille”, com características típicas de dança da nobreza e que influenciou a quadrilha; a tradição de soltar fogos de artifício tem sua origem na China; as comidas típicas têm como base grãos e raízes cultivados pelos indígenas, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. Depois, foram incluídos aspectos da religião católica, a homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, no entanto, essa festa se constituiu em uma fusão de culturas distintas, incorporou características culturais indígenas, africanas e continua em constante transformação.
Apesar de algumas especificidades locais, as festas juninas e seus símbolos são amplamente divulgados em todo território brasileiro, por isso é fácil reconhecer os elementos nelas presentes como bandeirinhas, balões, fogueiras, roupas típicas, comidas, danças, mastros, a cena do casamento na roça, etc. Os “arraiás” e quermesses são eventos que simbolizam as regiões rurais do país.
ATIVIDADE
Vamos fazer um balão bem colorido.
Materiais:
*Papel colorido (se tiver cartolina).
*Tesoura
*Grampeador ou cola
*Régua
*Barbante
*Lápis
*Furador
A) Recorte tiras de papel de cores diferentes. Para cada balão serão 11 tiras de 2,5 cm de largura com os seguintes comprimentos: uma com 19 cm, duas com 22 cm, duas com 24 cm, duas com 26 cm, duas com 28 cm e duas com 30 cm.
B)Coloque a tira menor no meio e a partir dela acrescente a seguinte menor de cada lado.
C) Junte as pontas de um dos lados e grampeie (ou cole).
D) Junte as pontas que estão soltas e coloque-as no mesmo nível. Grampeie (ou cole).
E) O balão já está pronto! Basta furar uma das extremidades, amarrar o barbante e pendurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.