terça-feira, 3 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO PARA O 4º ANO - PERÍODO DE 02 À 06 DE NOVEMBRO DE 2020

 







 GEOGRAFIA/HISTÓRIA


Habilidade BNCC (EF04GE01X) Identificar e selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, quilombolas, afro-brasileiras, de outras regiões do país latino-americanas, europeias, asiáticas etc.) Valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.


Diversidade Cultural Brasileira

Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

Capoeira

As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.

No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.

O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.

        Cavalhadas em Pirenópolis (GO)

As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como o tacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.


      Festival de Parintins (AM)

No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.

    Feijoada

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.

Chimarrão

Responda as questões abaixo de acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre Diversidade Cultural:

1 - O Brasil possui uma vasta diversidade cultural. Quais grupos compõem a cultura brasileira?

2 - Como podemos definir Diversidade Cultural? Observe a figura abaixo e responda.

3 - E pra você. O que significa cultura?

4 - Fale um pouco sobre as diferentes culturas de cada região brasileira.

5 - Escreva em seu caderno a alternativa correta sobre Diversidade Cultural:

a) As culturas são iguais entre si.

b) A cultura brasileira é superior a qualquer outra cultura.

c) Não existem diferenças nas culturas, todos somos iguais.

d) Cada povo tem sua cultura, isto é, um jeito próprio de se vestir, de se alimentar, de agir e de pensar.

6 - Quais hábitos do seu dia a dia, são heranças culturais dos seus familiares?

7 - Como é cultura da região sudeste?

8 - Comente sobre o que significa intolerância racial.

9 - Nos dias atuais como podemos falar da diversidade cultural no Brasil. Existe respeito ou não

10 - Em qual dessas regiões você mora?

11 - Observe o diálogo acima e faça um pequeno texto falando sobre a Diversidade Cultural no Brasil.





LÍNGUA PORTUGUESA


Iniciando uma nova semana! Sejam todos(as) bem vindos(as).

Os noticiários nos dão tristes notícias de que no Brasil estamos sofrendo com incêndios horríveis. O planeta está precisando do nosso cuidado, carinho e respeito. 

A menina que desenhava

Márcia Harzim

Em uma cidade do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando.

     Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de árvores, pássaros e um lago com muitos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia à sua volta.

     O céu de lá era de um azul tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquinhas.

     E o ar? O ar  dava gosto de respirar, de tão puro.

     Mas à medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as árvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fábricas, lojas e outras coisas mais.

     Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das árvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi aí que ela teve uma grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, que era para não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.

     Ela começou pelo parque. Fez um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um Shopping no lugar.

     Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inaugurou uma fábrica que soltava uma fumaça terrível, e a cidade não viu mais aquele céu azul.

     Depois, Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe o que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente naquele lago? Ainda bem que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixinho que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir, acabaram morrendo.

     A menina começou a prestar atenção nas pessoas, que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas . . .

     Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas. Foi aí que ela teve outra grande ideia. Para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.

     Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram emocionados relembrando como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.

     Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.

     Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolveram de outra forma o problema do esgoto, para que os peixinhos voltassem e os rios não morressem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez esquecida.

     Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir.

     Sabe o melhor?

     Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?

     Biu, o peixinho o peixe boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.


1 - Responda. Dê respostas completas.

a)   Qual é o título do texto?

b)   Quem é o(a) autor(a)?

c)   Quantos parágrafos há no texto?

d)   Quem é a personagem principal?

e)   O que a menina gostava de fazer?

f)    Como era a cidade que  ela desenhava?

g)   O que aconteceu com a cidade conforme a menina foi crescendo?

h)   O que “a menina” resolveu fazer para ajudar as pessoas?

i)     Quais foram as atitudes das pessoas em relação a ação da menina?


A correção das respostas está em: www.acessasaber.com.br


 2 - Procure no dicionário o significado das palavras sublinhadas. Escreva a palavra e na frente dela, seu sentido.

3 - Há poucos dias vi uma reportagem falando sobre a importância de colocar vidros quebrados e outros produtos que podem ferir os Garis em lugares seguros, como caixinhas de leite longa vida.

Vamos cooperar fazendo nossa parte. Cuidem de cacos de vidro e outros com atenção e evitaremos que pessoas que são importantes para nosso planeta se firam. 








 Estamos com saudades!!!

Uma forma de repensar a vida é escrevendo o que nos acontece e rever nossas atitudes. Vamos nos transformar para melhor!!! Escreva um diário com seus sentimentos e atitudes. Depois de um tempo você se acostuma e tem sempre algo pra relatar. O início pode ser chato, mas insista. Vai ser muito bacana depois.





EDUCAÇÃO FÍSICA


Que tal imitarmos os animais?

Como será caminhar como eles? Será fácil... Difícil?

Observe os movimentos no vídeo, tente fazer e depois  registre mandando as fotos para nós.



 

Continue se cuidando... Eu não me esqueci de você!

Beijos!





CIÊNCIAS


OS ECOSSISTEMAS: A VIDA NO AMBIENTE

    Todos os seres vivos precisam interagir com o ambiente para que consigam sobreviver. Como já estudamos, as plantas precisam de ar, água e luz para produzir o próprio alimento. Já os animais têm de buscar outros seres vivos para se alimentar. Outros organismos, como os fungos, participam da decomposição de materiais.

    O conjunto formado pelos seres vivos, pelos componentes não vivos do ambiente e também pelas relações que existem entre todos eles é chamado ecossistema. Uma floresta, por exemplo, é um ecossistema. Um lago ou um aquário que tenham peixes, plantas, algas e microrganismos também são considerados ecossistemas. Juntos, todos os locais do planeta onde existe vida - desde o fundo do mar até o topo das montanhas podem ser considerados um grande ecossistema.

    Os componentes vivos e não vivos de um ecossistema estão bastante conectados. Isso quer dizer que uma mudança em um componente pode afetar os outros. Acompanhe a situação ao seguir:

  1. Os seres vivos transpiram e eliminam água em forma de vapor no ambiente. A água presente no solo e em rios e mares também evapora.

  2. O vapor de água pode se condensar e formar nuvens, que vão dar origem às chuvas.

  3. Alterações no ambiente, como o desmatamento, podem diminuir a quantidade de vapor de água no ambiente e provocar mudanças no clima e na quantidade de chuvas de um lugar. Muitos animais e plantas não conseguem se adaptar a essas mudanças e morrem.

Fonte: Aprender juntos ciências, 4º ano ensino fundamental, p.28. Edições SM, 2017


Assistam ao vídeo para saber mais:


Atividades

Responda em seu caderno

  • Observando as imagens, o que é um ecossistema?

  • Quais são os seres vivos encontrados nas imagens? E os elementos não vivos?

  • Os dois ambientes apresentados são iguais ou diferentes? Por quê?

  • Quem interfere de forma negativa nos ecossistemas? Quais as consequências?

  • Os ecossistemas são importantes para a existência da vida no planeta Terra? Por quê?

  • De que forma os seres vivos dependem dos elementos não vivos?

Fonte: www.novaescola.org.br





ARTE



O SOM QUE VEM DAS RUAS:

A ARTE DE VERSAR E CANTAR NO BRASIL



O SAMBA

Na aula dessa semana aprenderemos mais um pouco sobre um dos ritmos musicais considerados uma das maiores referências da cultura popular do Brasil: “O Samba”.

Geralmente, o “Samba” tem como base instrumentos de percussão e de corda, mas pode contar com outros instrumentos.


O Dia Nacional do Samba é comemorado no dia 2 de dezembro. O ritmo está presente em todo território nacional, mas apresenta diferenças no estilo de acordo com a cultura local – ritmos, danças, instrumentos e letras.

Existem diferentes tipos de “Samba”:

*Samba de roda: associado à capoeira e às religiões de origem afro.

*Samba enredo: acompanha as escolas de samba e apresenta temáticas sociais, históricas e culturais.

*Samba-canção: tem melodias e letras românticas e lentas.

*Samba-exaltação: apresenta letras de caráter patriótico e ufanista.

*Samba de gafieira: apresenta ritmo mais acelerado e é considerado dança de salão.


Um pouco da história do Samba

Com a abolição da escravidão no Brasil, no final do século XIX, muitos alforriados foram da Bahia para o Rio de Janeiro e formaram o bairro de Cidade Nova. Lá, havia várias casas de “tias”, como eram conhecidas as ex-escravizadas que realizavam festas onde os músicos se encontravam para tocar, cantar e improvisar.

Uma das mais famosas foi a casa da Tia Ciata, como era conhecida Hilária Batista de Almeida. Foi lá que nasceu o primeiro samba com letra gravado na história do Brasil.




Tia Ciata, em foto do final do século XIX.



Conheça mais um pouquinho sobre Tia Ciata:




Esse samba foi registrado em 1916 por Donga e Mauro de Almeida e recebeu o nome de “Pelo telefone”. A Música foi sucesso no carnaval e no rádio e serviu para tornar o samba um ritmo popular.


“Pelo telefone” 

O chefe da folia

Pelo telefone manda me avisar

Que com alegria

Não se questione para se brindar

Ai, ai, ai

É deixar mágoas pra trás, ó rapaz

Ai, ai, ai

Fica triste se és capaz e verás

Tomara que tu apanhe

Pra não tornar fazer isso

Tirar amores dos outros

Depois fazer teu feitiço

Ai, se a rolinha, sinhô, sinhô

Se embaraçou, sinhô, sinhô

É que a avezinha, sinhô, sinhô

Nunca sambou, sinhô, sinhô

Porque este samba, sinhô, sinhô

De arrepiar, sinhô, sinhô

Põe perna bamba, sinhô, sinhô

Mas faz gozar, sinhô, sinhô

O peru me disse

Se o morcego visse

Não fazer tolice

Que eu então saísse

Dessa esquisitice

De disse-não-disse

Ah! Ah! Ah!

Aí está o canto ideal, triunfal

Ai, ai, ai

Viva o nosso carnaval sem rival

Se quem tira o amor dos outros

Por Deus fosse castigado

O mundo estava vazio

E o inferno habitado

Queres ou não, sinhô, sinhô

Vir pro cordão, sinhô, sinhô

É ser folião, sinhô, sinhô

De coração, sinhô, sinhô

Porque este samba, sinhô, sinhô

De arrepiar, sinhô, sinhô

Põe perna bamba, sinhô, sinhô

Mas faz gozar, sinhô, sinhô

Quem for bom de gosto

Mostre-se disposto

Não procure encosto

Tenha o riso posto

Faça alegre o rosto

Nada de desgosto

Ai, ai, ai

Dança o samba

Com calor, meu amor

Ai, ai, ai

Pois quem dança

Não tem dor nem calor


Agora ouça:





ATIVIDADE


Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o ritmo musical “Samba”, crie, escreva e ilustre no caderno “ARTE” a letra de uma música com o tema “Eleições Municipais” e cante no ritmo “Samba”. Caso queira, nos envie o seu áudio: blogemvg@gmail.com.






MATEMÁTICA


1. Leia com atenção e observe sobre Divisão exata e Divisão não exata.


2. Faça as operações no caderno, com atenção e capricho:


DESAFIOS MATEMÁTICOS

1. Resolva as divisões no caderno e em seguida separe em dois grupos: Divisões Exatas e Divisões Não Exatas (indique por letras).









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