Olá quinto ano!!!
Mais uma semana se inicia, mais um mês se inicia. Mês de novembro, mês de novidades!!!
A partir de novembro poderemos contar com mais um canal de estudo e apoio. Vocês receberam um e-mail com a extensão @edu.gov.br, com esse e-mail poderemos aumentar o nosso contato com a plataforma Google Classroom ou Google Sala de Aula, se preferir.
Utilize todos os meios para aprimorar e facilitar a sua aprendizagem.
Lembrem-se: O estudo é a única coisa que ninguém pode tirar de vocês!!!
Saudades e beijos (a distância) das professoras Ana Lucia, Helena, Heloisa, Ivana, Joyce, Renata e Samira.
LÍNGUA PORTUGUESA
Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
Para responder a atividade pelo Google Forms clica no link abaixo
https://forms.gle/9RgLz3RWyLXUv2FeA
O lenhador
Há muito tempo uma floresta verdejante e silenciosa, próximo a um riacho de águas cristalinas e espumantes corredeiras, vivia um pobre lenhador que trabalhava muito para sustentar a família. Todos os dias, empreendia a árdua caminhada floresta adentro, levando ao ombro seu afiado machado. Partia sempre assobiando contente, pois sabia que enquanto tivesse saúde e o machado, conseguia ganhar o suficiente para comprar todo o pão que a família precisava.
Um dia, estava ele cortando um enorme carvalho perto do rio. As lascas voavam longe e o barulho do machado ecoava pela floresta com tanta força que parecia haver uma dúzia de lenhadores trabalhando. Passado algum tempo, resolveu descansar um pouco, recostou o machado na árvore e virou-se para sentar mas tropeçou numa raiz velha e retorcida, e antes que pudesse pegá-lo, o machado caiu pela ribanceira abaixo, indo parar no rio!
O pobre lenhador esquadrinhou as águas tentando encontrar o machado, mas aquele trecho era fundo demais, o rio continuava correndo, com a mesma tranquilidade de sempre, ocultando o tesouro perdido.
– O que hei de fazer? Perdi o machado! Como vou dar de comer aos meus filhos? – gritou o lenhador.
Mal acabara de falar, surgiu de dentro do riacho uma bela mulher, era a fada do rio que viera até a superfície ao ouvir o lamento.
– Porque você está sofrendo tanto? – perguntou, em um tom amável, o lenhador contou o que aconteceu e ela mergulhou em seguida, tornando aparecer na superfície segundos depois com um machado de prata.
– É este o machado que você perdeu?
O lenhador pensou em todas as coisas lindas que poderia comprar para os filhos com toda aquela prata, mas o machado não era dele, então balançou a cabeça, dizendo:
– Meu machado era de aço.
A fada das águas colocou o machado de prata sobre a barranca do rio e tornou a mergulhar, voltou logo e mostrou outro machado ao lenhador:
– Talvez este machado seja o seu?
– Não é não! Este é de ouro! Vale muito mais do que o meu.
A fada das águas colocou o machado de ouro sobre a barranca do rio, mergulhou mais uma vez, tornou a subir à tona, desta vez trouxe o machado perdido.
– Esse é o meu! É o meu sim, sem dúvida!
– O seu – disse a fada das águas – e agora também são seus os outros dois, são um presente do rio por você ter dito a verdade.
E a noitinha, o lenhador empreendeu a árdua caminhada de volta para casa com os três machados as costas, assobiando e pensando em todas as coisas boas que eles iriam trazer para sua família.
WILLIAM J.BENNETT
Questões
1- Quantos parágrafos há no texto?
( ) 17 parágrafos
( ) 15 parágrafos
( ) 16 parágrafos
2- 2 - Quais são os personagens principais da história?
( ) Lenhador e a fada
( ) Lenhador e o machado
( ) Fada e o rio
3- O que o lenhador fazia?
( ) O lenhador trabalhava em uma marcenaria
( ) O lenhador trabalhava em sua casa
( ) O lenhador trabalhava em uma linda floresta verdejante
4- O que o lenhador usava para trabalhar?
( ) Ele usava um serrote em seu trabalho
( ) Ele usava um machado em seu trabalho
( ) Ele usava uma foice em seu trabalho
5- Como se sentia o lenhador quando ia trabalhar? E por quê?
( ) Ele sempre ia trabalhar contente, porque sabia que enquanto tivesse saúde e o machado, conseguiria ganhar o suficiente, para comprar todo o pão que sua família precisava
( ) Ele sempre ia trabalhar triste, porque sabia que enquanto tivesse saúde e o machado, não conseguiria ganhar o suficiente, para comprar todo o pão que sua família precisava
( ) Ele sempre ia trabalhar contente, porque sabia que enquanto tivesse saúde e o machado, conseguiria ganhar o suficiente, para comprar uma mansão para sua família.
6- Qual foi a reação do lenhador quando perdeu seu machado?
( ) Ele ficou feliz pois pode se refrescar no rio enquanto procurava o seu machado
( ) Ele ficou nervoso e esquadrinhou o rio a procura de seu machado
( ) Ele ficou feliz pois pode ir embora mais cedo e descansar.
7- O que aconteceu enquanto o lenhador procurava seu machado?
( ) Um homem veio ajudar o lenhador a recuperar o seu machado
( ) Uma criança veio ajudar o lenhador a recuperar o seu machado
( ) Uma bela mulher, a fada do rio, veio ajudar o lenhador a recuperar o seu machado
8- Qual foi a reação do lenhador quando a fada trouxe outros machados que não eram o dele?
( ) Quando a fada trouxe um machado de prata e um de ouro, apesar de pensar no que ele poderia fazer por sua família, ele foi sincero e disse que não era dele. Ele só aceitou quando a fada trouxe o seu.
( ) Quando a fada trouxe um machado velho, ele disse que não era dele.
( ) Quando a fada trouxe um machado de prata e um de ouro, ele disse que era dele..
9- O que a fada fez em relação a sinceridade do lenhador?
( ) Em premiação pela honestidade do lenhador ela o premiou com o machado de prata
( ) Em premiação pela honestidade do lenhador ela o premiou com o machado de ouro e de prata
( ) Em premiação pela honestidade do lenhador ela o premiou com o machado de ouro
10- Leia as frases abaixo e veja se os verbos estão corretos:
a) Os meninos brincou com a bola.
( ) correto ( ) errado
b) Papai me chamei para passear no parque.
( ) correto ( ) errado
c) Entrei, falei com o diretor.
( ) correto ( ) errado
d) Ao sentia as patadas do cavalo, o lobo correu.
( ) correto ( ) errado
e) Você é forte, é corajoso e conhece tudo.
( ) correto ( ) errado
11- Leia os quadrinhos e veja o que Maluquinho aprontou com julieta e Carolina nas páginas 65, 66 e 67 do livro de Língua Portuguesa, depois responda as questões que estão nessas páginas.
MATEMÁTICA
Retomando nosso estudo sobre frações, vamos aprender como encontrar a fração de um número natural.
Imagine que sua sala de aula tenha 30 pessoas e num dia de chuva você ouve sua professora reclamar que um quinto dos alunos faltaram naquele dia.
E aí, quantos alunos faltaram?
Você saberia responder essa pergunta?
Acompanhe o exemplo abaixo e depois tente responder novamente a pergunta.
Então, conseguiu entender?
Vamos voltar ao início da atividade.
Imagine que sua sala de aula tenha 30 pessoas e num dia de chuva você ouve sua professora reclamar que um quinto dos alunos faltaram naquele dia.
E aí, quantos alunos faltaram?
Vamos lá:
a turma tem 30 alunos
faltaram
Então eu preciso encontrar: de 30
Para isso vou precisar dividir 30 pelo denominador, ou seja, 5 e multiplicar o resultado pelo numerador, nesse caso, 1.
30 : 5 = 6
6 x 1 = 6
A resposta para a pergunta seria então 6 alunos faltaram.
E se eu te perguntar: Quantos alunos compareceram nesse dia?
Basta pegar o total de alunos e subtrair pelo número de alunos faltosos.
30 - 6 = 24
Compareceram nesse dia chuvoso 24 alunos.
Fácil não é?
Para complementar sua aprendizagem assista ao vídeo abaixo:
Agora para consolidar a sua aprendizagem, faça as atividades abaixo com muita atenção e capricho.
Copie e responda as atividades no seu caderno de Matemática.
Se preferir, responda pelo link abaixo:
https://forms.gle/Xq2RQqUKu3zmVr2i6
30
45
40
20
4
8
5
10
14
28
7
21
25
50
15
10
CIÊNCIAS
ENERGIA
A energia é responsável pela produção de trabalho, portanto, qualquer coisa que esteja trabalhando possui energia. Feita essa consideração, os mais importantes tipos de energia que existem são:
De movimento (mecânica) – A energia de movimento ou mecânica é a energia produzida pelo trabalho de um corpo que pode ser transferida entre os corpos.
Térmica (calor) - Calor é a energia que é transferida de um corpo para outro quando existe uma diferença de temperatura. Calor também é chamado de energia térmica. Existem fontes naturais (que vem da natureza) e artificiais (que são produzidas pelo homem) de calor.
Elétrica (potencial elétrico) – A energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo, produzida a partir do potencial elétrico de dois pontos de um condutor.
Luminosa – Energia detectada pelo olho. As lâmpadas e tochas funcionam transformando eletricidade ou calor em energia luminosa.
Sonora – Energia sonora é um tipo de energia que pode ser detectada pelo ouvido.
Química (reações químicas) - Energia química, energia armazenada nas ligações de compostos químicos. A energia química pode ser liberada durante uma reação química, muitas vezes sob a forma de calor, tais reações são chamadas de exotérmicas. As reações que requerem uma entrada de calor para prosseguir podem armazenar parte dessa energia como energia química em ligações recém-formadas. A energia química dos alimentos é convertida pelo corpo em energia mecânica e calor. A energia química no carvão é convertida em energia elétrica em uma usina de energia. A energia química em uma bateria também pode fornecer energia elétrica por meio de eletrólise.
nuclear (desintegração do núcleo) – Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível.
https://www.todamateria.com.br/tipos-de-energia/
ESCREVA, EM SEU CADERNO DE CIÊNCIAS, UM TEXTO RESPONDENDO ESSAS PERGUNTAS: O QUE VOCÊ SABE SOBRE ENERGIA? O QUE VOCÊ TEM DÚVIDA? E O QUE VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER?
NÃO TEM NECESSIDADE DE ENVIAR O TEXTO PARA NÓS, MAS SE QUISER VAMOS LER COM MUITA ATENÇÃO, PARA ISSO VOCÊ PODE ENVIAR PELO E-MAIL DO BLOG OU PELO GOOGLE SALA DE AULA.
AO ENCERRAR A MATÉRIA ENERGIA VOCÊ DEVERÁ RETOMAR O TEXTO, COMPARAR COM O QUE APRENDEU E PODERÁ REESCREVÊ-LO.
SE QUISER QUE SUA PROFESSORA LEIA SEU TEXTO VOCÊ PODERÁ ENVIAR POR E-MAIL OU FAZER PELO LINK ABAIXO:
https://forms.gle/BD8gQ7koNsVACq3n6
ARTE
A MÁQUINA DE ILUSÃO:
O CINEMA MUDO
Exibição do filme “Sherlock Jr” de Buster Keaton, acompanhada por músicos,1924.
Observe a foto acima com bastante atenção e responda: Onde essas pessoas estão? O que elas estão fazendo?
Veja uma cena do filme.
Nos primeiros anos após a invenção do cinema, ainda não havia tecnologia para a gravação de sons. Por isso, os filmes eram mudos, ou seja; não tinham diálogos gravados, nem trilha sonora. Assim as cenas eram acompanhadas por músicos que tocavam uma trilha sonora. Na tela, entre algumas cenas, apareciam textos contendo diálogo entre as personagens ou explicações que auxiliavam na compreensão do enredo do filme.
Em alguns países, foram experimentadas outras maneiras de compensar a falta de diálogos gravados. No Japão por exemplo, havia atores nas salas de exibições chamados benshis. Esses atores faziam as leituras dramáticas acompanhando a exibição do filme, enquanto a música era tocada.
Em 1926, a “Warner Bros” lança um sistema de áudio chamado “Vitaphone”, responsável pela primeira grande revolução do cinema, ou seja; começava a era do cinema falado. Um ano depois é feita a estreia do primeiro filme do cinema falado, “O cantor de jazz”, de Alan Crosland, com diversas cenas faladas e cantadas. Após dois anos do lançamento desse sistema, 51% da produção de filmes norte-americanos fazia parte do cinema falado.
A partir da década de 1930, após o início do cinema falado, os gêneros cinematográficos se multiplicaram e ter uma boa dicção tornou-se parte importante da encenação e os atores passam por uma reeducação de treinamento vocal.
MESTRES DA PELÍCULA: Entre os diretores desse período, destaca-se Charles Chaplin, autor de cerca de 90 filmes. Ele criou a personagem “Carlitos”, um sensível e esperto vagabundo, que se metia nas mais diversas confusões e encantou gerações de espectadores no mundo todo.
Como seus filmes eram mudos, Chaplin construiu a identidade da personagem em sua maneira de andar e em sua aparência. Para torná-la engraçada, abusava da gestualidade. Com Carlitos, ele soube usar a pantomima (representação por meio de gestos e mímicas, sem o uso de palavras) e as expressões faciais para se comunicar e superar a ausência da fala, criando uma maneira própria de atuar e de fazer cinema.
“Carlitos”
Descubra a genialidade de Charles Chaplin em 3 minutos de cinema mudo.
Outros diretores criaram mundos fantásticos a partir de lugares inventados. Esse é o caso do filme “Metrópolis”, dirigido por Fritz Lang, ambientado numa época no futuro.
Assista o trailer “Metrópolis” de 1927
Desde o início do cinema, os filmes resultam de planejamentos detalhados, do storyboard (roteiro com desenhos em sequência) até a montagem de cenários grandiosos.
A FICÇÃO CIENTÍFICA E A COMÉDIA: Ao longo das primeiras décadas do cinema, dois tipos de filmes conquistaram a preferência do público. O primeiro era os filmes baseados em obras literárias, com adaptações de obras de ficção científica e contos. O segundo tipo era a comédia de forte relação como o gosto popular.
ATIVIDADES
1-Ao longo deste tema, aprendemos que para produzirem um filme, os cineastas e suas equipes se fazem valer de algumas técnicas, entre eles o storyboard, que é um desenho que indica a sequência das cenas de um filme. Observe o trecho de um storyboard.
Vamos criar um storyboard seguindo os passos abaixo:
a- Crie um pequeno texto narrando uma história.
b- No caderno de “ARTE”, faça uma marcação de nove retângulos (cada um com aproximadamente 10cmX6,5cm e depois numere-os.
c- Desenhe as cenas da história criada por você.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Que tal imitarmos os animais?
Como será caminhar como eles? Será fácil... Difícil?
Observe os movimentos no vídeo, tente fazer e depois registre mandando as fotos para nós.
Continue se cuidando... Eu não me esqueci de você!
Beijos!
GEO/HISTÓRIA
1 - Leia o texto a seguir, observe as imagens e depois faça as atividades no caderno de Geo/História.
As formas de organização social e política: a noção de Estado
Chamamos de organização social o fenômeno que permite diversos elementos distintos vivendo em sociedade. Para além d a estrutura básica, há a organização de um todo complexo (sociedade) dividido em partes distintas (indivíduos). A gestão dessas partes de individuais e subjetivamente diferentes é a organização social. A organização social implica modelos políticos, econômicos e sociais que devem garantir o pleno funcionamento da ordem dentro da sociedade.
Os seres humanos desenvolveram novas formas de convívio, o que necessitou de uma gradativa organização para gerir a sociedade na medida em que ela fosse crescendo. Na esteira do desenvolvimento social, veio à política, as noções de governo, de Estado, de economia, de valor e de moeda para facilitar as trocas comerciais e todos os elementos que constituem a formação social atual. A organização social, portanto é um complexo conjunto de fatores que constitui às sociedades em suas facetas política, econômica e moral.
As sociedades se organizaram de distintas maneiras ao longo dos séculos. A noção de Estado surgiu, ainda na Antiguidade, para suprir a necessidade de uma organização social que abarcasse um grande número de indivíduos e sofreu diversas modificações ao longo dos tempos. Antes do surgimento do Estado, havia organizações sociais menores que perduram até hoje, apesar de serem abarcadas pelo Estado, que é a organização maior.
No começo os seres humanos agrupavam-se em famílias. As famílias começaram a crescer, formando união de famílias, que eram os clãs. A união dos clãs formou as tribos. Das tribos, vimos nascer as cidades, e, com as cidades, nasceu a noção de política e governo.
Mesmo com o grande desenvolvimento do Estado, a família não deixou de existir, sendo ela a primeira forma de socialização dos indivíduos existentes. É no seio da família que surge a socialização primária. Na medida em que cresce, o indivíduo passa a ter contato com a socialização secundária, na qual ele conhece outras instituições sociais, como a escola, o trabalho e o Estado.
Os objetivos do Estado são assegurar a vida humana em sociedade, garantir a ordem interna, assegurar a soberania na ordem internacional, elaborar as regras de conduta e distribuir a justiça.
(Extraído de: PORFÍRIO Francisco. “Organização social”: Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br; br.pinterest.com).
Foto: servicosocial.blogspot.com
Foto: gestaohumanista.com
Organização política do Brasil
A República Federativa do Brasil está organizada em dois termos: República significa governo que por si representa o povo e Federativa é composta por Estados com autonomia política garantida por lei. O Estado é composto por três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. (Extraído de: youtube.com).
Foto: br.pinteret.com
Foto: medium.com
Agora copie e responda tudo no caderno com muita atenção.
a) O que é organização social?
b) o que implica a organização social e o que eles devem garantir?
c) Quando surgiu à primeira noção de Estado e qual necessidade deveria suprir?
d) Qual foi à primeira forma de socialização dos indivíduos?
e) Quais as outras formas de organização surgiram depois da família?
f) Cite exemplos de socialização secundária que os indivíduos passam a ter contato na medida em que cresce.
g) Quais os objetivos do Estado?
h) Em que consiste a organização social, segundo Raymond Firth?
i) Quais os elementos de um Estado? Escreva o significado de cada um.
j) Copie em seu caderno e numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1 – Poder Executivo
2 - Poder Legislativo
3 – Poder Judiciário
( ) Juiz Estadual
( ) Deputado Federal
( ) Juiz Federal
( ) Vereador
( ) Presidente
( ) Senador
( ) Governador
( ) Prefeito
( ) Deputado Estadual
k) Escreva com suas palavras um parágrafo sobre o que você entendeu sobre organização social, política e sobre Estado.
Capriche. Faça tudo com muito carinho. Saiba que nós, professoras do 5º ano, amamos você e estamos com muitas saudades.
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