Língua Portuguesa
Olá alunas e alunos queridos! Olá famílias!
No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra!
É um dia para refletirmos sobre o preconceito e a discriminação contra a pessoa negra, a pessoa de cor de pele escura. O povo brasileiro vem de uma mistura de pessoas com cor de pele, e cultura diferentes. Essa mistura vem principalmente, dos africanos que vieram à força para o território brasileiro, onde, por mais de 300 anos, trabalharam como escravos, sem descanso, sem renda, sem identidade, sem direitos. Vamos conhecer um pouco da cultura desse povo tão importante para nossa formação.
A CULTURA AFRICANA
A cultura brasileira guarda importantes traços que foram herdados da cultura africana. A África é o terceiro maior continente do mundo. Sua cultura é muito rica e tem grande influência na cultura brasileira. É formado por vários povos, de culturas diferentes.
Os negros africanos pertenciam a diferentes reinos. Falavam diferentes línguas e tinham diferentes costumes. As tarefas domésticas eram divididas. As mulheres cuidavam das pequenas lavouras e da alimentação. Os homens cuidavam das grandes plantações, caçavam e pescavam. Eles cuidavam do corpo, usavam diferentes cortes de cabelo. Alguns povos se tatuavam e furavam as orelhas, os lábios e o nariz.
Culinária
Muitos dos nossos alimentos do dia a dia são de origem africana. Podemos citar o azeite de dendê, a pimenta malagueta, o feijão preto e o quiabo. Além disso, alimentos como o vatapá, feijoada, caruru, mungunzá, acarajé, angu, cuscuz, canjica e pamonha.
Religião
Existe uma grande variedade de religiões na África, como o hinduísmo, o cristianismo e o islamismo. Além das religiões tradicionais africanas, como o iorubá. Em grande maioria, acreditam num Deus que criador do universo.
Danças
As danças africanas podem apresentar vários ritmos juntos, como o kuduro, samba, marrenta, funaná entre outros. Entre as danças africanas no Brasil, também podemos citar a capoeira, o maracatu, a congada, entre outras.
Assista um dos vídeos abaixo para curtir um pouco da dança africana. É tão bom de assistir, que vai dar vontade de ver todos. Então, divirta-se!
Costumes
Algumas tribos africanas têm costumes muito curiosos.
Máscaras
Feita de madeira e colorida com tinta retirada da natureza, a máscara é uma das formas mais conhecidas da cultura africana. Elas podem ser criadas para garantir boas colheitas, para identificar famílias ou clãs, para casamentos, nascimentos e funerais. Para os africanos, a máscara protege quem a carrega.
Hora de praticar o que aprendemos!
1 – O texto que você leu é do gênero:
( ) carta. ( ) informativo. ( ) bilhete.
2- Qual é o assunto principal do texto?
3 – O texto escrito tem título e subtítulos. Escreva o título do texto e 3 subtítulos.
4 – Se tiver alguma palavra que você não conheça, anote e pesquise o significado.
5 – Qual o tipo de cultura africana que você mais gostou? Explique o por quê.
6 – Assista a um dos vídeos e escreva um pequeno texto sobre o que você achou. Se quiser, vale a pena assistir a todos.
7- Resolva a cruzadinha:
8 – Leia as palavras abaixo e separe-as em sílabas. Elas foram retiradas do texto que você leu e todas elas apresentam encontro consonantal.
CRIADOR – ACREDITAM – CRISTIANISMO – GRANDE – PRETO -TRADICIONAIS – TRAÇOS – GRANDE – NEGROS – BRASILEIRA - ÁFRICA – INFLUÊNCIA - GRANDES - PLANTAÇÕES
ENCONTRO CONSONANTAL É A REUNIÃO DE DUAS OU MAIS DE DUAS CONSOANTES SEGUIDAS NUMA MESMA PALAVRA.
OS PRINCIPAIS ENCONTROS CONSONANTAIS SÃO:
BL –BR – CL – CR – DR – FL – FR – GL – GR – PR – PL – TL – TR –VR
9 – Leia as palavras abaixo e distribua, de acordo com o encontro consonantal. Se não puder imprimir, faça no caderno mesmo.
Matemática
Olá, minhas queridas e meus queridos!
Você sabia que a maioria dos brasileiros tem sangue africano correndo em suas veias? Um dos lugares em que a presença dos africanos no Brasil é bem presente é na nossa culinária, muitas comidas que adoramos vieram da África e foram adaptados no Brasil.
Na penúltima aula de Matemática conhecemos o conto: Os segredos da nossa casa, ao longo da nossa aula dessa semana, vamos conhecer a história e aprender a fazer Cuscuz.
Vamos começar?
CUSCUZ
1.Vamos aprender um pouco mais sobre as medidas. Observe o relógio abaixo.
a) Quantos números têm o mostrador do relógio? __________________
b) Para que serve o ponteiro menor? ____________________________
c) E o ponteiro maior? _______________________________________
d) Que horas está marcando o relógio acima? _____________________
e) Quantas horas tem um dia? _________________________________
f) Quantos minutos tem 1 hora? ________________________________
g) Que horas você costumava sair de casa para ir à escola? ___________
h) Você chegava na escola que horas? ____________________________
i) Quanto tempo você gastava no trajeto? ________________________
3.Ligue cada relógio com as horas indicadas:
4. Escreva o valor de cada nota.
5. Veja as notas que essas pessoas têm.
Responda:
a) Quantos reais cada um possui?
Cláudia tem _________ reais. Aparecida tem ______reais.
Júlio tem ___________reais. Márcio tem _________reais.
b) Quem possui mais? __________
c) Quem possui menos? ____________
d) Quantos reais Aparecida tem a menos do que Cláudia? _____________
e) Escreva os nomes de três objetos que você pode comprar com 10 reais_________________________________________________________
.
Depois de conhecermos um pouco da história do Cuscuz, vamos a receita?
6. Pense e responda.
a) André tem 3 notas de 2 reais. Ao todo, ele tem _____________________
b) Vicente tem 4 notas de 10 reais. Ao todo, ele tem _________________
c) Vovô Damião distribuiu, igualmente, 20 reais entre seus 4 netos. Cada um ganhou uma nota de __________________
7. Responda:
a) Se você tem 3 notas e seu amigo tem 2 notas, ele pode ter mais reais do que você? __________
b) Faça um desenho para explicar sua resposta.
8. Veja quantos reais Kátia ganhou de mesada do seu pai.
Ela foi ao shopping e viu estes objetos numa vitrine.
Observe o preço de cada objeto e responda:
a) Quantos reais Kátia ganhou de mesada? _______________________
b) Qual desses objetos custa mais? _____________________________
c) Qual objeto tem o preço menor? ______________________________
d) Quanto a bolsa custa a mais que a sandália? _____________________
e) Se Kátia comprar o vestido, o colar e a bolsa, quanto vai gastar? ______
f) Se ela quiser comprar os quatro objetos, o dinheiro que tem vai faltar ou sobrar? __________________
g) O preço do vestido é o dobro do preço de qual objeto? _____________
h) A soma do preço da sandália com o preço da bolsa é igual ao preço do _____________________________
i) Qual é diferença entre os preços do vestido e da sandália? __________
Fonte:https://www.circulandoaqui.com.br/noticia/9256/saboreie-um-delicioso-cuscuz-africano
Geo./História
A cultura brasileira guarda importantes traços que foram herdados da cultura africana. Esta, por sua vez, chegou ao nosso país por conta das pessoas que foram escravizadas e trazidas até o Brasil.
O continente africano é uma verdadeira mistura de povos e culturas. Sendo assim, é impossível pensar em tradições únicas.
Isso reflete diretamente da cultura brasileira, já que a religião, a cultura e os costumes de cada um dos povos têm grande participação da formação das tradições nacionais.
Entre os povos trazidos para o Brasil, estão os bantos, nagôs, jejes, hauçás e malês. Ainda que a cultura desses povos tenha sido duramente reprimida pelos portugueses, a herança na culinária, religião, música e outros aspectos são inegáveis.
Veja algumas curiosidades de origem africanas muito vistas no Brasil:
CULTURA AFRICANA
NAS DANÇAS
A dança busca invocar o espírito da cerimônia. Cada movimento tem um significado, que vai desde poderes curativos até o afastamento de espíritos. Em algumas comemorações as pessoas têm o hábito de vestir roupas brancas e chapéus enfeitados com as cores do país (verde, amarelo e vermelho). Usam tambores, batem palmas criando o ritmo da dança.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E OUÇA O SOM DA ÁFRICA:
LEIA O TEXTO ABAIXO PARA CONHECER UM PERSONAGEM MUITO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA LUTA CONTRA A ESCRAVIDÃO E PORQUE O DIA 20 DE NOVEMBRO É LEMBRADO COMO O DIA DA “CONSCIÊNCIA NEGRA”.
5) Pesquise o que significa a palavra quilombo
OUÇA UMA LINDA HISTÓRIA AFRICANA PARA VOCÊ CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A CULTURA DESSE PAÍS
Responda no caderno.
6) Cite algumas das influências que o Brasil recebeu da África.
7) Qual é o nome da história que você ouviu?
8) Quem era Monifa?
9) Qual é o significado deste nome?
10) O encontro do passado com o presente embalava o tesouro da família da menina. Quais eram os tesouros que sua família guardava?
11) A mãe da menina deu a ela uma carta e pediu que ela a lesse com atenção. De qual assunto era a carta?
12) A menina descobriu que os tesouros que sua família guardava não era só de sua família. De quem mais era esse tesouro? Por que ela percebeu isso?
13) Observe as imagens abaixo e responda qual era o penteado que a mãe e a avó da menina fizeram em seus cabelos.
14) Desenhe no seu caderno o que você guardaria dentro do baú de tesouros de Monifa.
Ciências
Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:
Arte
O BRASIL EM FESTA:
TOCA, SANFONEIRO!
As músicas são parte essencial das festas juninas. Elas geralmente falam do modo de vida na roça e das belezas do sertão. Veja a seguir quais são os gêneros musicais mais importantes para a festa em cada região do país.
No Nordeste, o principal gênero tocado nessa festa é o baião, que foi popularizado na década de 1940 por Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”. A partir dos anos 1970, esse gênero foi retomado por artistas como Dominguinhos, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Luíz Gonzaga - “Rei do Baião”
No Nordeste, as festas juninas são comemoradas com bailes de forró, que, além do baião, contém outros ritmos, como o coco, o xote e o xaxado.
Os instrumentos mais utilizados no forró são a sanfona (acordeom), a zabumba e o triângulo.
No Norte, as festas também são animadas pelo baião e pelo xote, mas nelas aparecem outros ritmos, como o carimbó. Uma das principais cantoras do carimbo é a paraense Dona Onete.
Dona Onete - Cantora Paraense de Carimbó
No Sudeste e Centro-Oeste, nas festas juninas predomina a música sertaneja. Os instrumentos usados no gênero sertanejo são a viola, violão, acordeom, triângulo e zabumba.
A música sertaneja surgiu na década de 1910. No início, as modas de viola abordavam a vida no sertão, com melodias simples cantadas em dupla.
A partir da década de 1940, algumas dessas duplas se tornaram famosas, com Alvarenga e Ranchinho, Pena Branca e Xavantinho, Tonico e Tinoco e Irmãs Galvão.
No Sul, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, as festas juninas são animadas pelo ritmo do vanerão, que é acompanhado pelo som da gaita, nome que os gaúchos usam para se referir ao acordeom.
Vanerão gaúcho
SUGESTÃO: Assista os vídeos e conheça um pouquinho mais!
* Irmãs Galvão Beijinho Doce
*Tonico & Tinoco - Chico Mineiro (RARIDADE).
* Dona Onete | Carimbó Arrepiado [Videoclipe Oficial]
ATIVIDADES
1 – Você conhece alguns desses gêneros musicais? Quais?
2 – Você conhece os instrumentos musicais utilizados nas festas juninas brasileiras? Quais?
3 – Que músicas tocam nas festas juninas do lugar onde você mora?
Escreva um trecho de uma dessas músicas.
4 – As canções a seguir fazem parte da cultura de festas juninas.
Leia e aprenda as letras junto com a sua família. Depois cantem seguindo as
instruções abaixo.
a) Metade da família deve cantar as partes em destaque e a outra metade,
o restante da letra.
b) Da segunda vez, quem está cantando a parte destacada deve cantar mais forte.
c) Agora, quem está cantando a parte em destaque deve cantar mais rápido.
Os outros mantém o mesmo ritmo. Repita até ficar muito rápido.
d) Por fim, troquem de papéis. A metade que estava cantando a parte em destaque
canta a outra, e vice-versa.
Ed. Física
Desafio de A a Z
Hoje você vai escrever seu nome de forma bem diferente; usando exercícios para
cada letra. Preste atenção no vídeo.
Registre e mande para nós!
Estou aguardando suas fotos ou vídeos, assim mato um pouco a saudade de vocês!
Beijos!
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