sexta-feira, 6 de novembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 09 À 13 DE NOVEMBRO DE 2020

 








LÍNGUA PORTUGUESA


  • Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

  • Para responder a atividade pelo Google Forms clique  no link abaixo

https://forms.gle/Az1NoHdgLgVcfBkc7


Bruxas não existem

 

Moacyr Scliar

 

      Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas. Os meus amigos também acreditavam nisso. A prova para nós era uma mulher muito velha, uma solteirona que morava numa casinha caindo aos pedaços no fim de nossa rua. Seu nome era Ana Custódio, mas nós só a chamávamos de "bruxa".

       Era muito feia, ela; gorda, enorme, os cabelos pareciam palha, o nariz era comprido, ela tinha uma enorme verruga no queixo. E estava sempre falando sozinha. Nunca tínhamos entrado na casa, mas tínhamos a certeza de que, se fizéssemos isso, nós a encontraríamos preparando venenos num grande caldeirão.

       Nossa diversão predileta era incomodá-la. Volta e meia invadíamos o pequeno pátio para dali roubar frutas e quando, por acaso, a velha saía à rua para fazer compras no pequeno armazém ali perto, corríamos atrás dela gritando "bruxa, bruxa!"

       Um dia encontramos, no meio da rua, um bode morto. A quem pertencera esse animal nós não sabíamos, mas logo descobrimos o que fazer com ele: jogá-lo na casa da bruxa. O que seria fácil. Ao contrário do que sempre acontecia, naquela manhã, e talvez por esquecimento, ela deixara aberta a janela da frente. Sob o comando do João Pedro, que era o nosso líder, levantamos o bicho, que era grande e pesava bastante, e com muito esforço nós o levamos até a janela. Tentamos empurrá-lo para dentro, mas aí os chifres ficaram presos na cortina.

       - Vamos logo - gritava o João Pedro -, antes que a bruxa apareça. E ela apareceu. No momento exato em que, finalmente, conseguíamos introduzir o bode pela janela, a porta se abriu e ali estava ela, a bruxa, empunhando um cabo de vassoura. Rindo, saímos correndo. Eu, gordinho, era o último.

       E então aconteceu. De repente, enfiei o pé num buraco e caí. De imediato senti uma dor terrível na perna e não tive dúvida: estava quebrada. Gemendo, tentei me levantar, mas não consegui. E a bruxa, caminhando com dificuldade, mas com o cabo de vassoura na mão, aproximava-se. Àquela altura a turma estava longe, ninguém poderia me ajudar. E a mulher sem dúvida descarregaria em mim sua fúria.

     Em um momento, ela estava junto a mim, transtornada de raiva. Mas aí viu a minha perna, e instantaneamente mudou. Agachou-se junto a mim e começou a examiná-la com uma habilidade surpreendente.

     - Está quebrada - disse por fim. - Mas podemos dar um jeito. Não se preocupe, sei fazer isso. Fui enfermeira muitos anos, trabalhei em hospital. Confie em mim.

     Dividiu o cabo de vassoura em três pedaços e com eles, e com seu cinto de pano, improvisou uma tala, imobilizando-me a perna. A dor diminuiu muito e, amparado nela, fui até minha casa. "Chame uma ambulância", disse a mulher à minha mãe. Sorriu.

     Tudo ficou bem. Levaram-me para o hospital, o médico engessou minha perna e em poucas semanas eu estava recuperado. Desde então, deixei de acreditar em bruxas. E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua, uma senhora muito boa que se chamava Ana Custódio.


01. No texto, Moacyr Scliar 

(A) conta histórias de terror.

(B) narra histórias de sua infância.

(C) descreve a cidade em que nasceu.

(D) dá a receita para uma infância feliz.

 

02) O nome da mulher que era chamada de bruxa é: 

a) Maria da Silva.

b) Ana Custódio.

c) Ana Lúcia Custódio.

d) Genoveva Ourives.

e) Ane Custódio.

 

03) Leia o trecho: “Quando eu era garoto, acreditava em bruxas, mulheres malvadas que passavam o tempo todo maquinando coisas perversas”. O que significa o trecho sublinhado “maquinando coisas perversas” ?

a) significa planejar ações e atitudes malvadas ou ruins.

b) significa utilizar máquinas para fazer coisas ruins.

c) significa planejar boas ações aos outros.

d) significa usar computadores para suas ações.

e) significa utilizar máquinas para fazer coisas legais.

 

04) A mulher tinha uma enorme verruga em que lugar? 

a) no braço.  b) na perna  c) no queixo.  d) na testa.  e) na boca.

 

05) A mulher estava sempre falando com quem? 

a) com ela mesma.

b) com os meninos.

c) com as meninas.

d) com os vizinhos.

e) com suas amigas.

 

06) Qual característica o texto NÃO menciona sobre a mulher ? 

a) feia   b) enorme   c) nariz comprido   d) gorda   e) alta

 

07) Quando entravam no pátio da casa , o que pegavam de lá? 

a) roupas   b) frutas   c) caixas   d) flores   e) doces

 

08) Na corrida, ao fugirem , o autor ficou em último lugar porque 

(A) caiu em um buraco.

(B) era o mais gordinho.

(C) perdeu tempo rindo muito.

(D) empunhava um cabo de vassoura.

 

09) No final do texto, descobrimos que a 

(A) velha senhora era amiga da família do menino.

(B) mulher era, na verdade, uma senhora de bom coração.

(C) velha planejara a queda para que o menino se machucasse.

(D) mulher velha e feia tinha sido médica e trabalhara em hospitais

 

10) Em “NAQUELA MANHÃ, e talvez por esquecimento” , a expressão destacada indica 

(A) lugar.   (B) modo.  (C) tempo.  (D) negação.

 

11) Ao ler o conto “Bruxas não existem”, se percebe que, a maioria dos verbos presentes ao longo da história, como na frase “E tornei-me grande amigo de uma senhora que morava em minha rua” estão: 

a) No tempo passado, pois o menino está contando uma lembrança da infância.

b) No tempo presente, porque a história é contada no mesmo momento em que os personagens a vivenciam.

c) No tempo futuro, pois o menino está inventando a história, então imagina como ela será.

12) Que lição podemos aprender com esse texto? 




MATEMÁTICA






EXERCÍCIOS







5

6
6


Coleção Eu Gosto M@is - 5° ano - IBEP/FTD




CIÊNCIAS

Importância da Energia

Hoje em dia, seria impossível pensar num mundo sem o uso da energia elétrica, seja para ligar computadores, tomar banho, iluminar, aquecer.

Com o passar dos anos, o ser humano foi aprimorando as teorias bem como a metodologia para expandir o uso e acesso de energia no mundo. Assim, o uso de aparelhos eletrônicos tem aumentado consideravelmente como as máquinas, os celulares, computadores, aquecedores, ventiladores, etc.

Assim, muitos recursos renováveis e não renováveis são utilizados a fim de produzir energia, como é o caso das usinas (hidrelétricas, nucleares e termoelétricas). Elas adquirem o produto bruto na natureza e o transforma em energia para suprir muitas das necessidades humanas.

Contudo, esse processo de geração de energia, muitas vezes é degradante para os homens e o meio ambiente. Isso porque muitas usinas lançam gases e resíduos tóxicos na atmosfera acarretando diversos problemas como a contaminação das águas, do ar, da terra, a proliferação de doenças, dentre outros.

Fontes de Energia

Há muitas maneiras de adquirir energia, por meio das fontes renováveis (energia limpa) ou não renováveis (energia suja).

Nesse ínterim, vale lembrar que as fontes renováveis de energia não cessam e se renovam na natureza.

Por outro lado, as fontes não renováveis causam diversos problemas ambientais. Com o aumento do uso da energia na atualidade, essa exploração gerou diversos problemas ambientais irreversíveis, como a perda de habitat, ecossistemas, espécies, degradação do meio ambiente.

Importante ressaltar que as fontes de energia primária, são encontradas na natureza como o sol, o vento, a água, o carvão, o gás e o petróleo dentre outras. Elas são transformadas em fontes de energia secundária por meio das usinas hidrelétricas, termoelétricas, refinarias, etc.



Fontes Renováveis

As fontes renováveis se regeneram na natureza e, por isso, não causam problemas ambientais e não se esgotam. São fontes de energia mais aconselhadas uma vez que não geram poluentes para o meio ambiente. São elas:

  • ENERGIA HIDRÁULICA: obtida pela força da água dos rios.

  • ENERGIA SOLAR: obtida pela energia do sol.

  • ENERGIA EÓLICA: obtida pela força dos ventos.

  • ENERGIA GEOTÉRMICA: obtida pelo calor do interior da terra.

  • BIOMASSA: obtida de matérias orgânicas.

Fontes Não Renováveis

Por sua vez, as fontes não renováveis de energia causam diversos problemas ambientais se não consumida de maneira racional. Seu uso pode implicar em desequilíbrios no ecossistema na medida em que seus recursos se esgotam. São elas:

  • Combustíveis Fósseis: petróleo, carvão mineral, xisto e gás natural.

  • Energia Nuclear: obtido a partir de elementos como o urânio e tório.

https://www.todamateria.com.br/tipos-de-energia/

Após a leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre energia responda as questões abaixo.

Reflita bastante sobre as questões, embora as respostas das questões nem sempre estão no texto elas estão de fácil entendimento e sabemos que você é capaz de respondê-las.


  • Copie e responda as questões abaixo no caderno de CIÊNCIAS;

  • Para responder a atividade pelo Google Forms clique  no link abaixo:

https://forms.gle/wkgSF3dusyKoiWgu6 

1) Atualmente, as questões sobre a capacidade de renovação de uma energia têm sido muito discutidas. O álcool produzido a partir da cana-de-açúcar é chamado de combustível renovável, porque sua produção depende do plantio da cana. Já o petróleo é considerado um recurso não renovável, porque:


a) podemos plantar vegetais e regular a sua decomposição.

b) é um combustível fóssil e se originou da decomposição de seres vivos durante milhões de anos.

c) é um combustível fóssil e se originou da decomposição rápida dos seres vivos.

d) é um combustível que não se forma na natureza, mas é fabricado pelos seres humanos.


2) Uma fonte de energia é de onde uma energia surge. Atualmente, o ser humano explora diferentes fontes de energia, como o sol, o vento e a água. As energias produzidas pelo sol e pelo vento são chamadas:


a) energia nuclear e energia eólica.

b) energia hidroelétrica e energia atômica.

c) energia solar e energia eólica.

d) energia eólica e energia hidroelétrica.


3) A figura abaixo representa uma usina hidrelétrica.

      

 Nesta usina a água é aproveitada para:

a) o abastecimento para as cidades.

b) a produção de energia.

c) a irrigação das terras.

d) a formação de açudes.





ARTE


A MÁQUINA DE ILUSÃO:

A LINGUAGEM DOS SONHOS

Observe a imagem abaixo: 

Cena do filme Godzilla, de Ishiro Honda, 1954.

Essa cena é do filme Godzilla, de 1954, dirigido por Ishiro Honda, com a produção de efeitos especiais de Eiji Tsuburaya. Na cena, vemos o monstro que dá nome ao filme caminhando sobre a cidade de Tóquio. Para conseguir esse efeito, foi necessário construir uma cidade em miniatura e criar uma série de efeitos especiais.

O cinema é uma “fábrica de sonhos” em que tudo é possível. Homens voam, cidades são construídas na órbita da Terra e monstros gigantes atacam grandes cidades. Tudo isso é possível graças à imaginação dos diretores de cinema e aos efeitos especiais. Para criar essas cenas, os artistas envolvidos na produção de um filme utilizam as mais diversas técnicas, entre elas: a maquiagem, o figurino, o chroma key, o bullet time, as cidades cenográficas e a captura de movimento. Vamos conhecer um pouco sobre essas técnicas: 

Maquiagem e Figurino: Os caracterizadores são responsáveis por montar as personagens. Para isso, eles utilizam próteses, máscaras de látex, maquiagem, entre outros recursos. Desse modo, eles alteram, por exemplo, as cores e as texturas de pele, envelhecendo os atores ou criando seres fantásticos.

Chroma key: O chroma key possibilita a sobreposição de uma imagem à outra, ou seja, esse efeito possibilita filmar uma cena no estúdio e depois, digitalmente, aplicar o cenário que se desejar. Para as filmagens, geralmente se usa um fundo verde ou azul, pois essas cores são mais fáceis de serem alteradas.

Bullet Time: O Bullet Time possibilita ver um ator ou objeto em 360° e em câmera lenta. Esse efeito surgiu com grande destaque no filme Matrix, no final dos anos 1990. Nele, são utilizadas dezenas de câmeras que disparam sequencialmente em torno do ator ou do objeto filmado.

As cidades cenográficas: Em vários filmes são construídos espaços onde as histórias são filmadas. Esses espaços são chamados cidades cenográficas. Podem ser maquetes, como vimos na cena de Godzilla, ou em escala natural. Nos dois casos, tudo é reproduzido nos mínimos detalhes. 

A captura do movimento: Diversos filmes nos fazem pensar como foi possível criar certas personagens. Será que os monstros que vemos são pessoas fantasiadas? Essa técnica foi muito utilizada ao longo da história do cinema. Hoje em dia, com as técnicas disponíveis, é possível criar uma fantasia digital. Uma das técnicas usadas para isso é a captura do movimento. Essa técnica utiliza alguns sensores que captam os movimentos dos atores. O registro desses movimentos serve de referência para que os designers possam criar fantasias digitais e efeitos especiais seguindo os movimentos e as características físicas dos atores.

Conheça um pouquinho mais acessando o site e os vídeos abaixo: 


*12 maquetes do cinema que todos pensam ser grandes cenários https://segredosdomundo.r7.com/12-maquetes-do-cinema-que-todos-pensam-ser-grandescenarios/


*Tipos de Efeitos Especiais usados no Cinema 


*Cine Off Atores de Vingadores Guerra Infinita antes e depois da maquiagem:




 

Atividade de Arte


1 – Conhecemos algumas técnicas utilizadas no cinema para produzir efeitos especiais. Agora, vamos nos aventurar nesse mundo.

Caso seja possível, faça essa atividade com a sua família e divirta-se! Siga as etapas abaixo. 

Obs: Lembre-se que os materiais podem ser substituídos por materiais que você tenha em casa.





 EDUCAÇÃO FÍSICA


Aí turma !!

Hoje teremos a participação de um aluno de uma escola municipal  de Várzea Paulista. Será uma  parceria com os colegas de outros estados bem bacana! Vamos juntos nessa

Vamos aprender com ele?

Registre seus movimentos e envie para nós no grupo de watzapp ou no nosso Blog.








GEO/HISTÓRIA



Consciência negra: combate ao racismo/respeito às diferenças

Origem do racismo

O racismo teve origem na cultura ocidental. Na Idade Média a discriminação era feita com base na cultura e na condição social, logo quem fosse menos sábio ou menos rico era discriminado. Os primeiros conceitos racistas surgem em meados do século XV, em Espanha sobre as culturas dos Judeus e Mulçumanos.

É costume ligar o racismo a escravatura, mas este fato é muito relativo, pois na antiguidade tanto uma pessoa branca, como negra podia ser vendida como escrava.

O racismo começa a intensificar-se. A raça negra começa a ser mais inferior enquanto a branca é assumida como superior. Depois surge a idéia de raça perfeita, a raça ariana. Hitler, o cruel ditador alemão que escravizou, discriminou e exterminou as raças que para ele eram fracas. Desde Judeus, Árabes, negros, ciganos, deficientes ou homossexuais foram completamente arrasados pelo diplomata alemão. 

O que é racismo: preconceito e discriminação direcionados a quem possui raça ou etnia diferente, geralmente refere-se à segregação racial. Comportamento hostil dirigido às pessoas ou nos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.

Formas de racismo

O racismo pode manifestar-se através:

- discriminação (cor de pele, cultura, ...)

- violência física (também psicológica, tratando-se desta em ofender pessoas e perturbá-las mentalmente).

Quando uma pessoa se sentir vítima de racismo a primeira providência é procurar uma testemunha, dirigir-se a um distrito policial, narrar o ocorrido à autoridade policial, que lavrará o fato e, depois, um Boletim de Ocorrência ou um Termo Circunstanciado. Também poderá procurar o representante do ministério Público, órgão federal que defende os interesses da sociedade e zela pelo respeito à lei, para que, se confirmado o crime de racismo, ingresse com as medidas legais cabíveis.

O racismo é crime inafiançável e imprescritível, pois é um crime que não cabe fiança e não prescreve nunca. Se o crime for praticado nesta data, a vítima não tem prazo para responsabilizar o autor do crime.

   

Cada um tem um jeito de ser

Aprendemos que as pessoas são diferentes. Algumas pessoas são mais altas, outras são mais baixas; algumas têm cabelos crespos, outras têm cabelos lisos. Além das diferenças físicas, cada pessoa tem uma forma de ver e entender o mundo em sua volta, ou seja, cada pessoa tem um jeito de ser, de se vestir, de falar, de pensar, para vivermos bem uns com os outros é preciso respeitar as diferentes culturas, religiões, raças etc. Essas diferenças não são boas e nem ruins; são apenas diferenças.

(Extraído de: pt.slideshare.net; todamateria.com.br; pt.slideshare.net; medium.com; facebook.com)

 A partir da leitura dos textos acima, copie e responda todas as atividades no seu caderno de Geo/História:


1) Qual a origem do racismo?

2) Como era o racismo na Idade Média?

3)O que é racismo?

4) Quais as formas de racismo?

5) O racismo é crime?

6) O que deve fazer uma pessoa quando se sentir vítima de racismo e discriminação?

7) Quais os efeitos do racismo nas crianças?

8) O racismo é crime inafiançável e imprescritível. O que isso significa?

9) Observe a imagem abaixo:

Foto: pt.pinterest.com

a) Descreva em seu caderno a imagem da primeira desse suplemento infantil de jornal.

b) Que sentimentos essa imagem desperta em você?

c) Na foto há uma frase: “Amizade não tem cor”. O que essa frase quer dizer?

10) Utilize as palavras abaixo e produza um texto de 15 linhas sobre o combate ao racismo e os direitos das pessoas, independente de raça, cor, religião ou classe social.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.