GEOGRAFIA / HISTÓRIA
O surgimento da espécie humana no continente africano e sua expansão pelo mundo
Consciência negra – cultura africana
Habilidades e competências: (EF04GE02) Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
geledes.org.br
1 – Leia o texto abaixo e depois copie as perguntas e responda no caderno de Geo/História. Escreva a data.
Querido(a) aluno(a) nas semanas anteriores você aprendeu sobre a diversidade cultural brasileira e sobre o racismo que é uma forma de exclusão e desrespeito principalmente com a nossa raiz cultural africana. Nesta semana, você vai aprender um pouco mais sobre a importância da expansão da cultura africana pelo mundo e especialmente no nosso Brasil.
A diversidade do continente africano nos coloca uma série de possíveis respostas para o aparecimento dos primeiros humanos no planeta. A África é sem dúvida o continente mais antigo em todo globo terrestre, surgida no século XIX sua paisagem mantém as formas geológicas que adquiriu até o presente.
O continente é banhado por grandes volumes de água, ao norte pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelo oceano Índico e o Mar Vermelho, ao Oeste pelo oceano Atlântico. Esse conjunto possibilitou uma enorme diversidade ambiental, e foi onde ocorreu o longo processo da evolução humana.
Devido às suas características geomorfológicas o continente africano foi uma paisagem favorável para a evolução humana. Há 1,5 milhões de anos surgia no continente africano o Homo habilis, primeiro gênero Homo. Foi este gênero que conseguiu manipular, pela primeira vez, segundo arqueólogos, o fogo. Este avanço possibilitou ingerir alimentos mais facilmente. Bem como afugentar animais perigosos, aquecer-se e até mesmo fabricar armas mais eficientes.
No Paleolítico, situado entre cerca de 2,4 milhões e 12 mil anos, a África foi palco de diversos grupos humanos, entre caçadores e coletores, que usavam diversos artefatos. Por volta de 1 milhão de anos atrás é que estes grupos resolveram explorar outros territórios, como a Ásia e a Europa, levando sua base cultural originária da África.
Neste período surge, acerca de 200 mil anos atrás, o Homo sapiens que se aproximava do negro-africano atual. Foi à espécie que mais se adaptou aos climas variados da terra, gerando adaptações como a cor da pele; afinar e aumentar o nariz; pelos e gorduras corporais. Desta forma podemos verificar que os homens e as mulheres modernos(as) têm suas raízes mais profundas na África.
Extraído de: (Infoescola.com/historia/primeiros-humanos-na-áfrica/)
docplayer.com.br (foto evolução da espécie humana).
Vamos copiar e responder todas as questões no caderno de Geo/História. Respostas completas. Escreva a data antes de começar.
1) Qual o primeiro gênero Homo que surgiu na África?
2) A primeira espécie reconhecida como capaz de manipular o fogo foi:
a) ( ) Homo sapiens.
b) ( ) Homo habilis.
c) ( ) Homo ergaster.
d) ( ) Homo Homo erectus.
3) Qual o continente mais antigo da terra?
a) ( ) América
b) ( ) Ásia
c) ( ) Oceania
d) ( ) África
e) ( ) Antártica
4) Qual espécie que mais se aproximava do negro-africano atual e que mais se adaptou aos climas variados da terra:
a) ( ) Homo sapiens.
b) ( ) Homo habilis.
c) ( ) Homo ergaster.
d) ( ) Homo Homo erectus.
5) Quais as adaptações geradas pelo Homo sapiens?
6) Observe a imagem abaixo:
Essa imagem representa: assinale apenas uma alternativa correta.
a) ( ) A evolução da espécie humana
b) ( ) Como os macacos se parecem com os seres humanos.
c) ( ) Como a cor da pele dos seres humanos foi alternando-se ao longo dos anos.
d) ( ) Como o ser humano foi ficando mais alto ao longo dos anos.
Os povos africanos levaram e deixaram marcas de sua cultura para todo o mundo. A cultura africana chegou ao Brasil por intermédio dos povos africanos escravizados. A diversidade cultural da África contribuiu para uma maior multiplicidade do povo brasileiro. Eles acrescentaram variadas contribuições que utilizamos atualmente. É a nossa cultura afro-brasileira. Na arte, no idioma, na alimentação, no vestuário, na música, na dança, religião, plantas medicinais entre outras, são elementos passados da cultura africana para a cultura brasileira. O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na Região Nordeste.
A culinária africana está presente na cozinha brasileira em pratos misturados com farinha de mandioca (o pirão) ou com farinha de milho (o angu), azeite-de-dendê, e a famosa feijoada. Os instrumentos também são variados e utilizados pelos brasileiros de diferentes maneiras, tais como berimbau, cuíca, tambor. Na música a cultura africana contribuiu com ritmos que são à base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana como o lundu, deram origem à base rítmica do maxixe, choro, bossa-nova entre outros.
O samba é a principal influência da música africana no Brasil. Sendo hoje considerado o cartão postal da música brasileira, pois é o ritmo mais conhecido da maior festa popular do Brasil, o Carnaval. Além do samba, tem também outros ritmos como o Maracatu, a Congada, a Cavalhada e o Moçambique.
Destaca-se também a capoeira, inicialmente desenvolvida para ser uma defesa. Com o tempo os movimentos da luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim, que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes das fazendas.
Trajes, pinturas corporais, tecidos e adornos são marcas da identidade de cada povo da África. Na época de hoje as mulheres vestem-se em panos ou cangas que enrolam pelo corpo como vestidos, cangas, capulanas, etc. São belos tecidos que são conhecidos e usados mundialmente.
Outra contribuição importante foi o uso de máscaras. Algumas tribos africanas usam máscaras para retratar heróis, animais, o sol e a lua. Também faziam esculturas de marfim e ornamentos em ouro e bronze.
Fotos: pt.slideshare.net
7) Analise a imagem abaixo, depois copie todas as palavras no caderno e circule aquelas que mostram o que os negros africanos acrescentaram na cultura brasileira.
pt.slideshare.net
8) Como a cultura africana chegou ao Brasil?
9) Quais elementos africanos foram passados para a cultura brasileira?
10) Leia as palavras abaixo, copie tudo no caderno e marque um X nas palavras que mostram o que as pessoas de cor negra tem direito.
11) Qual a cidade considerada a mais negra do mundo fora do continente africano?
12) Produza em seu caderno um parágrafo utilizando todas as palavras da atividade 10 destacando da cultura africana no Brasil.
LÍNGUA PORTUGUESA
Olá criançada, é com carinho que percebemos os avanços de cada um. Torcemos para que todos(as) estejam gostando de nossas aulas.
Abraço com carinho de todas nós!!!
Vejam este móbile abaixo. É divertido. Construa um móbile desenhando sua família e outro com os amigos. Capriche!!! Temos certeza que vão ficar lindos.
Há sempre alguém que precisa de você.
O mundo inteiro está cheio de pessoas.
Há pessoas tristes que precisam de alguém que as conforte.
Há pessoas com medo que precisam de alguém para lhes darem a mão.
Há pessoas caladas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas tímidas que precisam de alguém que as ajude a vencer a timidez.
Há pessoas sozinhas que precisam de alguém para conversar.
Há pessoas fortes que precisam de alguém que as faça pensar na melhor maneira de usarem a sua força.
Há pessoas habilidosas que precisam de alguém para ajudar a descobrir a melhor maneira de usarem sua habilidade.
Há pessoas que julgam que não sabem fazer nada e precisam de alguém que as ajude a descobrir o quanto sabem fazer.
Há pessoas apressadas que precisam de alguém para lhes mostrar tudo o que não têm tempo para ver.
Há pessoas impulsivas que precisam de alguém que as ajude a não magoar os outros.
Há pessoas que se sentem de fora e precisam de alguém que lhes mostre o caminho de entrada.
Há pessoas que dizem não ser importantes pra ninguém e precisam de alguém que lhes ajude a descobrirem seu valor para alguém.
E você, que muitas vezes pensa não ter nenhuma utilidade, pode ser justamente a pessoa que alguém está precisando.
É claro que você não precisa, nem pode ser a solução para todos os problemas, mas faça o melhor ao seu alcance.
Autor Desconhecido
Responda. Dê respostas completas.
a) Quais são as atitudes citadas no texto acima, que você se sente confortável para fazer? Por quê?
b) Você conhece alguém como as pessoas desse texto? O que você tem feito para ajudar?
c) Observando o desenho acima, percebemos que juntos somos mais fortes. Escreva um parágrafo contando uma experiência pessoal(sua), nesse sentido.
d) Quais são suas atitudes mais frequentes para ajudar em casa a sua família?
e) Quais são suas atitudes mais frequentes para ajudar aos amigos?
Veja esta pequena história que chamamos de não verbal:
Escreva um pequeno texto, lembrando-se que precisa ter início, meio e fim. Narre a história. Você é o(a) narrador(a) da historinha da Turma da Mônica. No final, escreva o que essa história ensinou.
Resolva as atividades abaixo com atenção.
A classificação que se pede é quanto à sílaba tônica: oxítona, paroxítona e
proparoxítona. Caprichem!!!
Abraço com carinho!
Correção das atividades da semana 20 – 09 a 13 de Novembro
Respostas da interpretação do texto
1-
C/ 2- mimetismo / 3-o bicho do pau /4- imitar
alguma coisa.
Use
M ou N
campina, cintura, tamborete, valente, limpeza, semente, emblema, morango, pimenta, tempestade, mandioca, tronco, manso, pomba, imposto, segundo, embrulhar, cambalhota, pinçar, embaixo
Cruzadinha
Cadeira, ambulância, caracol, gafanhoto, sombrinha, hipopótamo, garfo, gota, coração, girafa, caneco, carrossel, galinha, elefante, abelha, tubarão, abacaxi, sorvete, sapato, luvas, barco, laranja, casa, bolo, ovo, gato, ferradura, escada, macaco.
Use M antes de P e B, M no final.
bem, pintinho, jardim, samba, tampa, pente, dente, anjo, pomba, enxada, bom, correm, pulam, bombom, também, capim, ontem, garagem, tem, umbigo, cem, sim, fundo, ponte, cinto, campo, bandeira, morango, laranja, sombrinha, cantiga, senta, mentira, mangueira, ventania, zumba, xinga, zangado, montanha, campestre, sambista, manteiga
Complete e forme outras palavras
N
Vento
– canto – longo – grande – mundo – bonde – frente.
M
Tampa
– lombo – limpo – bambo – rampa.
L
Volta
– calma – talco – calça – solda – calvo – palco.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Desafio de A a Z
Hoje você vai escrever seu nome de forma bem diferente; usando um exercício para cada letra.
Preste atenção no vídeo, registre e mande para nós!
Estou aguardando suas fotos ou vídeos, assim mato um pouco a saudade de vocês!
Beijos!
CIÊNCIAS
MATA ATLÂNTICA
Principais características da Mata Atlântica e sua atual condição em termos de preservação.
A Mata Atlântica recebe esse nome porque se encontra na área mais próxima ao Oceano Atlântico. É o terceiro maior bioma do Brasil e caracteriza-se pela sua elevada biodiversidade, apesar de seu território ter sido em boa parte destruído.
É no território da Mata Atlântica que habita a maior parte da população brasileira, com cerca de 115 milhões de pessoas, o que corresponde a 61% dos habitantes do Brasil. Esses dados são do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010.
Estima-se que já tenham sido desmatados 96% de sua área original, restando alguns poucos trechos divididos em pequenas partes e em reservas ambientais. Existem, ao todo, 799 unidades de conservação.
Mesmo assim, a diversidade dos animais que compõem a sua fauna impressiona, com cerca de 1300 espécies registradas. A maior parte dessas espécies é endêmica, ou seja, encontra-se somente na Mata Atlântica, não existindo em nenhum outro lugar do mundo. Entre os animais, várias espécies de mamíferos, aves e anfíbios vivem nesse bioma. Alguns exemplos são o mono-carvoeiro, a jaguatirica, o papagaio-de-cara-roxa e a perereca verde.
Muitos encontram-se ameaçados de extinção, pois o seu ambiente natural foi praticamente todo destruído. Dentre as espécies mais ameaçadas estão o Mico-Leão-Dourado, a lontra, a onça pintada e muitos outros.
Mico-leão-dourado, uma das espécies em risco de extinção
A sua flora também é bastante diversificada. Algumas árvores são bem altas, com copas próximas umas das outras. Existem diversas espécies de árvores de tamanhos variados como jequitibás, embaúbas, e muitos tipos de palmeiras. Em algumas regiões do litoral, a Mata Atlântica recobre montanhas.
O clima varia com a região do país, mas em geral é quente e com muitas chuvas o ano todo.
Existem diversas tribos indígenas que habitam a região da Mata Atlântica, dentre elas, as mais conhecidas são: Pataxó, Guarani Kaiowa e Tupiniquim.
MANGUEZAL
A Mata atlântica tem em seu interior alguns ambientes com características próprias. Esse é o caso do manguezal, um ecossistema que ocorre em regiões costeiras, isto é, no litoral. ele é formado por vegetação e animais típicos das áreas onde a água doce que vem dos rios se encontra com a água salgada do mar. Nessas áreas, o solo é lamacento e com bastante matéria orgânica em decomposição.
Sua vegetação é formada por arbustos e árvores de pequeno porte, adaptados para sobreviver nesse solo rico em sal e que, por ser lodoso, tem pouco gás oxigênio disponível.
Entre os animais existem aves, caranguejos, peixes mariscos, camarões e muitos seres microscópicos. Vários deles encontram no manguezal alimentos abundante e adequado para a reprodução. Por isso, a destruição desse ecossistema ameaça a sobrevivência de uma grande variedade de espécies.
O caranguejo guaiamum vive nos manguezais
MATA DE ARAUCÁRIA
Outro ecossistema presente no bioma Mata Atlântica é a mata de araucária. Nele, ocorre um tipo característico de árvore, a araucária.
Essa vegetação é encontrada na região sul do Brasil. Nessa área, as estações do ano são bem definidas e durante o inverno, a temperatura costuma ficar mais baixa que em outras regiões do país.
Além das araucárias, nesse ecossistema crescem samambaiaçus e plantas rasteiras. O pinhão, que é a semente da araucária, é consumido por seres humanos, aves e outros animais.
Pinhão (semente comestível da araucária)
Atualmente resta pouco da mata de araucária. Ela foi bastante devastada para a obtenção de madeira usada na fabricação de móveis e na indústria de papel. Com isso, parte da área desmatada foi transformada em pasto ou em plantações.
https://escolakids.uol.com.br/geografia/mata-atlantica.htm
Aprender juntos ciências, 4º ano ensino fundamental, p.34 à 39. Edições SM, 2017
ATIVIDADES
1 - Os mapas apresentados no texto mostram a área de ocorrência do bioma Mata Atlântica em 1500 e em 2014. Compare esses mapas e responda em seu caderno ao que se pede.
Qual é a principal diferença que pode ser observada nos dois mapas? O que pode ter provocado essa diferença?
Por que é importante conservar o que resta da Mata Atlântica?
Localize seu Estado. A Mata Atlântica está presente nele?
2 - RELACIONE a 2.ª coluna de acordo com a 1.ª.
(A) ECOSSISTEMA
(B) BIOMA
(C) MATA ATLÂNTICA
( ) É o conjunto de vários ecossistemas semelhantes.
( ) É um bioma que cobria grande parte do litoral brasileiro.
( ) É um conjunto de relações que os seres vivos estabelecem entre si e com os elementos do ambiente que não têm vida.
ARTE
O SOM QUE VEM DAS RUAS:
A ARTE DE VERSAR E CANTAR NO BRASIL
A GRANDE FESTA POPULAR
Festa de Carnaval de rua em Salvador, Bahia, 2016.
Essa festa chamava-se “Entrudo” e tinha como principal regra a desordem, o barulho e a diversão. As pessoas se atingiam com água e farinha, sujando a si e aos outros.
O Carnaval brasileiro é referência para o mundo todo, mas o início dele no Brasil se deu quando os portugueses chegaram ao país, trazendo consigo a tradição de uma festa que acontecia dentro dos salões.
Dessa tradição animada nasceu o “Carnaval” no formato que conhecemos hoje, onde as pessoas cantam e dançam ao som das tradicionais marchinhas que acompanham os blocos. Outros ritmos também embalam a festa, como o samba, o frevo, o maracatu e o axé.
No decorrer do tempo, cada região do país adotou um jeito próprio de brincar e criou seus personagens. Carnaval é tempo de criar. Essa festa é, geralmente, celebrada em bailes de máscara, blocos de ruas, festas das escolas de samba e trios elétricos.
Algumas regiões têm blocos de rua que cantam e dançam pela rua de grandes cidades. Cada bloco tem um nome, uma indumentária própria e leva para a rua milhares de pessoas ao ritmo de samba, axé, frevo, e outros ritmos animados.
Bloco de rua “Cordão do Boitatá”, RJ, 2013.
Bloco de Carnaval “Então Brilha”, BH, 2018.
Vale ressaltar que as máscaras, as fantasias, o samba, as marchinhas e a presença de foliões são elementos comuns no Carnaval de diferentes lugares do país.
Em alguns lugares, as alegorias e fantasias luxuosas são parte fundamental do Carnaval, e a festa é apresentada em um grande desfile. Nesse quesito destacam-se os desfiles das escolas de samba das cidades de São Paulo e Rio de janeiro.
Escola de Samba “Viradouro”, RJ, 2020.
Antes do surgimento dos grandes trios elétricos e de o “samba-enredo” ganhar espaço, os foliões se animavam ao som das marchinhas de carnaval. As marchinhas correspondem a um gênero musical originário das marchas populares portuguesas. Aos poucos os instrumentos de sopro vão sendo incorporados ao ritmo. Geralmente elas são críticas sociais expressas por humor escrachado. Tiveram seu auge entre 1920 e 1960, e, mesmo sendo substituída pelo samba-enredo, ainda anima os carnavais pelo país inteiro.
Ouça:
ATIVIDADE
1- É hora de cantar e dançar ao som de uma marchinha de carnaval. Foi com elas que o carnaval se espalhou por todo Brasil a partir do século XX.
Crie a letra de uma marchinha de carnaval (registre no seu caderno de “ARTE”). O tema é: Eleições 2020.
Não se esqueça de ilustrar.
MATEMÁTICA
1. Copie no caderno, resolva e pinte o resultado correspondente:
DESAFIO MATEMÁTICO
Faça no caderno com atenção e capricho.
1. Em uma multiplicação, o multiplicando é 98 e o multiplicador é 7. Qual é o produto dessa multiplicação?
Operação Cálculo Resposta
2. Em uma divisão, o dividendo é 369 e o divisor é 3. Qual é o quociente dessa divisão? E o resto?
Operação Cálculo Resposta
3. Em uma divisão, se o dividendo for 73 e o divisor for 2, qual será o quociente? E o resto?
Operação Cálculo Resposta
4. Numa multiplicação, se o multiplicador for 5 e o multiplicando for 125, qual será o produto dessa multiplicação?
Operação Cálculo Resposta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.