segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 26 À 30 DE OUTUBRO DE 2020

 









LÍNGUA PORTUGUESA

 

Copie e responda as questões abaixo no caderno de íngua Portuguesa.

Para responder a atividade no Google Forms clique no link abaixo:

https://forms.gle/23mKaZsyQxhtNJ2m9

 

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

O LEÃO E O RATINHO

 

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore.

Vieram uns ratinhos passear em cima dele, e ele acordou.

Todos conseguiram fugir, menos um, porque o leão o prendeu debaixo da pata!

O ratinho pediu e implorou tanto, que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora.

Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores.

Como o leão não conseguia se soltar, o grande animal fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.

De repente, apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.

Moral: Uma boa ação ganha outra.

 

(adaptado de http://www.refletirpararefletir.com.br/fabulas-pequenas)

 

 

AGORA, ESCOLHA UMA DAS RESPOSTAS PARA CADA PERGUNTA!

 

1. Quem é que dormia debaixo de uma árvore?

a) um leão.

b) uns ratinhos.

c) uns caçadores.

d) umas formigas.

e) passarinhos.

 

2. Quem é que subiu no leão quando ele estava dormindo?

a) um leão.

b) uns ratinhos.

c) uns caçadores.

d) umas formigas.

e) passarinhos.

 

3. Quantos ratinhos não conseguiram fugir do leão?

a) um.

b) dois.

c) três.

d) quatro.

e) cinco.

 

4. Como o leão prendeu o ratinho?

a) com a boca.

b) com o corpo.

c) com a pata.

d) com a cabeça.

e) com uma árvore.

 

5. Quem prendeu o leão depois de algum tempo?

a) outro leão.

b) uns ratinhos.

c) umas formigas.

d) uns caçadores.

e) passarinhos.

 

6. Como o leão fez a floresta toda tremer?

a) com gritos.

b) com choro.

c) com risadas.

d) com patadas.

e) com urros de raiva.

 

7. Como o ratinho conseguiu soltar o leão?

a) o ratinho soltou o leão com um galho de árvore.

b) o ratinho soltou o leão roendo as cordas.

c) o ratinho soltou o leão puxando o leão.

d) o ratinho soltou o leão mordendo sua pata.

e) o ratinho soltou o leão atacando os caçadores.

 

 

Leia a história e responda às perguntas sobre o que acabou de ler!

Você terá que escolher somente uma resposta para cada questão!

Boa sorte!

 

O gato e os camundongos

 

Um gato que, enfraquecido pela idade e, por isso, já sem condições de caçar camundongos, pensou num modo de atraí-los ao alcance de suas patas. Para tanto, pendurou-se pelas pernas traseiras em uma pequena estaca, achando que os camundongos o tomariam por uma sacola ou, no mínimo, por um gato morto, dele arriscando aproximar-se. O primeiro camundongo que apareceu para dar uma olhada foi suficientemente prudente para se manter à distância: ─ Vi muitas sacolas na minha vida ─ sussurrou ele a um amigo ─, mas nenhuma com cabeça de gato!

O outro camundongo, por sua parte, disse ao gato:

─ Fique pendurado aí o tempo que quiser, mas eu é que não vou chegar perto. Você não é esperto o bastante para nós.

(https://grupocjc.wordpress.com/2009/12/23/o-gato-e-os-camundongos/)

 

1. Quais são todos os animais desta história?

a) um gato.

b) uns gatos.

c) uns camundongos.

d) uns gatos e o camundongo.

e) um gato e os camundongos.

 

2. Qual outra palavra que podemos utilizar no lugar de “camundongos”? 

a) gatos.

b) cachorros.

c) ratos.

d) patos.

e) cobras.

 

3. No trecho da história, “O primeiro camundongo que apareceu para dar uma olhada foi suficientemente prudente para se manter à distância”, a palavra em destaque tem o mesmo sentido de:

a) preguiçoso.

b) veloz.

c) lento.

d) cuidadoso.

e) alegre.

 

4. No trecho da história, “(...) para se manter à distância”, a expressão destacada significa:

a) para se manter bem perto.

b) para se manter longe.

c) para se manter feliz.

d) para se manter parado.

e) para se manter triste.

 

5. Ao ler toda a história, podemos concluir que:

a) o gato pegou os camundongos.

b) pelo menos um dos camundongos não conseguiu fugir do gato.

c) os camundongos prenderam o gato.

d) o gato não conseguiu enganar os camundongos.

e) o gato no fim da história conseguiu pegar os camundongos.

 

6. Se você já terminou de responder a todas as questões, faça um desenho bem legal nesse espaço abaixo! Divirta-se! Pode desenhar imaginando a história que acabou de ler, pode desenhar um gato e os camundongos!

 

Boa diversão!

 

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto



MATEMÁTICA

 

Mais uma semana inicia e vamos de revisão…

Utilize seu caderno de Matemática para fazer os cálculos.

Faça com muita atenção e destine o tempo que precisar.

Saudades...

 

Caso queira fazer pelo Google Forms, utilize o link abaixo:

https://forms.gle/fPH5G17fcHKASKHD8


1 – O número 810037 é formado por:

a) 6 classes

b) 2 classes

c) 4 classes

d) 1 classe

  

2 – A representação em algarismos do número dez mil, trezentos e sete:

a) 103070
b) 1307
c) 100307
d) 10307

 

3 – A escrita por extenso do número 30672 está correta em:

a) Trinta mil, seiscentos e setenta e dois

b) Trinta milhões, seiscentos e setenta e dois
c) Trinta mil, seiscentos e dois
d) Três mil, seiscentos e setenta e dois

 

4 – O resultado da operação

64136 + 1009 + 442 é:


a) 65597

b) 65577
c) 64587
d) 65587

  

5 – Em 1994 Rosa completou 33 anos. Em que ano ela nasceu?

a) 1961

b) 1933
c) 2027
d) 1960

 

6 – Juliana tem 210 figurinhas. Carla tem 36 figurinhas a mais que Juliana e Silvia tem 75 a menos do que Carla. Quantas figurinhas Silvia tem?

a) 246

b) 135
c) 111
d) 171

 

Pedro tem 1972 bolinhas, Maria tem 380 bolinhas a menos que Pedro.

 

7 – Quantas bolinhas têm os dois juntos?

a) 1592

b) 2352

c) 3564

d) 3674

 

8 – Quantas bolinhas Maria tem?

a) 1592

b) 2352

c) 3564

d) 3674

  

9 – Sobre o número 609 é correto afirmar que:

a) É um número par.

b) Seu antecessor é 608.
c) Seu sucessor é 608.
d) A ordem das dezenas é ocupada pelo número 6.

 

10 – Sobre o número 1562 é incorreto afirmar:

a) É composto por 2 classes.

b) É composto por 4 classes.
c) Na 3ª ordem da 1ª classe está o número 5.
d) Na 4ª ordem está ocupada pelo número 1.

 

Marcos vendeu 5 caixas de maçãs com 160 maçãs em cada uma. E 3 caixas de peras com 80 peras em cada.

 

11 – Quantas peras ele vendeu? 

a) 240

b) 26
c) 24
d) 2400

 

12 – Quantas maçãs ele vendeu?

a) 155

b) 80
c) 800
d) 32

 

13 – Quantas frutas vendeu ao todo?

a) 104

b) 1004
c) 10400
d) 1040

 

14 – Papai compra meia dúzia de pães todos os dias. Ao final de 20 dias quantos pães terá comprado?

a) 240
b) 360
c) 26
d) 120

 

15 – Efetuando-se a multiplicação 4983 x 7, o resultado obtido é:

a) 35882

b) 34880
c) 37881
d) 34881

 

16 – Efetuando-se a divisão 1632 : 4, o resultado é: 

a) 4080

b) 48
c) 408
d) 44

 

17 – Comprei 423 brindes entre canetas, lápis e borrachas para distribuir entre meus 9 funcionários:

 Quantos brindes cada um receberá?

a) 47

b) 62
c) 407
d) 602





CIÊNCIAS

 

Exercícios de revisão Corpo Humano

 

Faça uma leitura das atividades das semanas 12, 13, 14, 15 e 16, antes de iniciar as atividades.

Copie as atividades abaixo no seu caderno de Ciências e responda.

Se preferir, faça pelo Google Forms, clicando no link abaixo:

https://forms.gle/3Dr5iBV5cmtgBxBr8 

 

1. O coração:

(A) possui paredes formadas por músculos. Dentro dele existe cavidades de sangue.

(B) possui paredes formadas por cavidades cheias de ar. Dentro dele existe cavidades de sangue.

(C) possui paredes formadas por ramos e bronquíolos. Dentro dele existe cavidades de sangue.

 

2. Vasos sanguíneos: 

(A)são canais por onde o sangue sai do corpo humano.

(B) são canais por onde o sangue segue o caminho de volta ao coração.

(C) são canais (onde fica o sangue) que funcionam como tubos ou canos, que percorrem todo o corpo.

 

3. No sangue:

(A) contém, somente o oxigênio, obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

(B)contém, entre outras coisas, substâncias como os nutrientes, obtidos a partir da digestão dos alimentos,  e o oxigênio, obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

(C) contém apenas nutrientes, obtidos a partir da digestão dos alimentos. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas substâncias.

 

4. A artéria aorta: 

(A)é um grande vaso sanguíneo do nosso corpo.

(B)é um pequeno vaso sanguíneo da cabeça humana.

(C)é um pequeno vaso sanguíneo que libera substâncias para nosso abdome.

 

5. Os pulmões:

(A) ocupam quase toda a cavidade bucal. Temos dois pulmões, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

(B) ocupam quase toda a cavidade torácica. Temos dois pulmões, um do lado direito e outro do lado esquerdo.

(C) ocupam quase toda a cavidade torácica. Temos um pulmão localizado do lado esquerdo.

 

6. Os alvéolos pulmonares:

(A) são “sacos” microscópicos cheios de ar. Fazem parte do pulmão.

(B) são importantes para manter o pulmão funcionando corretamente.

(C) são órgãos internos que auxiliam na transpiração humana.

 

7. A traqueia:

(A) é uma espécie de “tubo” por onde passa o sangue do nosso corpo.

(B) é uma espécie de “veia” por onde passa o ar que respiramos durante à noite.

(C) é uma espécie de “tubo” por onde passa o ar que entra no corpo pela boca ou pelo nariz.

 

8. No nariz:

(A) possui apenas um espaço interno chamado “corneto” ou “concha nasal”. No nariz o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

(B) possui uma série de espaços internos chamados “cornetos” ou “conchas nasais”. No nariz o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

(C) possui uma série de espaços internos chamados “corretos”. No nariz o ar é aquecido, umidificado e filtrado.

 

9. As veias:

(A) são vasos sanguíneos por onde o sangue segue o caminho de retorno ao coração.

(B) são pequenos “tubos” sanguíneos por onde o sangue segue o caminho para o corpo humano.

(C) são pequenos “vasos” sanguíneos por onde o ar segue o caminho de retorno ao coração.

 

10. As artérias são:

(A) vasos sanguíneos por onde o ar sai do coração.

(B) vasos sanguíneos por onde o sangue sai do coração.

(C) vasos sanguíneos que bombeiam o coração.





     GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

Eleições municipais

 

 

Eleição é um processo pelo qual um grupo designa um ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio da votação. Consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido através do voto, devendo estes, cumprir o papel de representantes da nação. Veja os cargos disputados em eleições do Brasil e suas funções:

- Presidente: exerce a função de Chefe de Estado e Chefe de Governo, e é a autoridade máxima do Brasil.

- Senador: o senador tem funções legislativas, fiscalizadoras, autorizativas, julgadora e aprovadora de autoridades.

- Governador: É o representante máximo do poder executivo de um estado e exerce a direção superior administrativa.

- Deputado Federal: O Deputado Federal representa o poder legislativo e faz parte da Câmara dos Deputados federais. É o representante nacional popular, eleito pelo voto direto.

- Deputado Estadual: É eleito pelo voto direto para integrar a Assembleia Legislativa Estadual, o principal órgão do Poder Legislativo em cada estado.

- Prefeito: É eleito pelo povo e é responsável pela administração de uma cidade.

- Vereadores: Os vereadores são eleitos pelo voto direto e exercem o poder legislativo na esfera municipal. Eles exercem a função de mediadores entre os habitantes e o prefeito, dentre outras funções.

Todas as ações do governo devem ser feitas obedecendo à lei. Para que não ocorra favorecimento ou desvios de dinheiro, existe a divisão dos poderes. Essa divisão acontece nos governos federal, estaduais e municipais. Estes poderes nos governam de acordo com a lei do Estado. Observe o quadro abaixo:

Foto: br.pinterest.com

 

O voto é um direito e um dever do cidadão brasileiro. Votar quer dizer escolher. É por meio do voto que o povo escolhe as pessoas de sua confiança para representá-la no governo. Vence a eleição o candidato que tiver mais voto. Todas as pessoas que votam são chamadas de eleitores. Para ser eleitor é a partir dos dezesseis anos de idade.

Todo eleitor possui um documento importante que é o Título eleitoral. É essencial que os cidadãos escolham pessoas honestas e competentes para representá-los nos três poderes.  Estes representantes devem saber respeitar as nossas leis e trabalhar para um Brasil cada vez melhor. Todas as pessoas precisam de governantes para administrar o espaço onde vivem.

Neste ano, as eleições que aconteceram no país são apenas municipais. Devido a pandemia da covid-19, as eleições Municipais aconteceram no mês de novembro. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de cada Município dos estados brasileiros.

 

Extraído de: misturadaalegria.blogspot.com.br; br.pinterest.com.br; mundinhodacrianca.net; acif.org.br

 

Administração em um município:


Foto: br.pinterest.com

 

Após a leitura do texto e do quadro acima copie e responda tudo no caderno de Geo/História. Não esqueça de colocar a data.

 

1 – Quais são os três poderes que nos governam?

2 – Quem determina os direitos e os deveres do povo e dos governantes em cada poder?

3 – Escreva quem exerce:

a) Poder Legislativo do país:

b) Poder Executivo do Município:

c) Poder Judiciário do país:

d) Poder Executivo do Estado:

 

3 – Peça a ajuda de seus pais e escreva os nomes do:

a) Presidente da República:

b) Governador do estado:

c) Prefeito do seu Município:

 

4 – Copie no caderno as frases da imagem abaixo e complete com as palavras que estão embaralhadas nos cartazes nas mãos das crianças.

Foto: br.pinterest.com

 

Os prefeitos e os vereadores exercem funções importantes para o desenvolvimento do município onde atuam. A grande maioria dos cargos eletivos do Brasil é ocupada através das eleições municipais, sendo grande parte destinada para vereadores. Veja as funções de cada, leia os textos, copie e responda com muita atenção:

Foto função do prefeito: slideplayer.com.br



Foto: br.pinterest.com

Foto: barreiroempauta.com.br

 

5 – Quais as funções de um prefeito?

6 - Quais as funções de um vereador?

7 – O que deve ser observado na hora de escolher o candidato para representar o seu Município?

8 – Você acredita que os representantes do seu Município têm desempenhado bem as suas funções?

9 - Se você pudesse pedir alguma coisa para o prefeito do seu Município o que você pediria a ele?





ARTE

 

A MÁQUINA DE ILUSÃO:

OS IRMÃOS LUMIÈRE E O CINEMATÓGRAFO


Cinematógrafo-1895

 

Imagine a cena de um trem chegando à estação. Pessoas embarcam e desembarcam de seus vagões. Essas são imagens mostradas no filme “A chegada de um trem na estação” de 1895, produzido pelos irmãos Lumière. São apenas 55 segundos de filme que, juntamente com mais nove filmes curtos, foram exibidos por eles em Paris, em 28 de dezembro de 1895.

 



 A apresentação do filme do trem criou pânico na sala de exibição, pois os expectadores ainda não estavam preparados para verem a imagem em movimento (ainda estavam acostumadas a imagens estáticas, como a fotografia). Alguns gritavam, outros fugiam para o fundo da sala ao verem o trem avançando em sua direção.

 

Era a magia do “CINEMATÓGRAFO”, uma máquina a manivela que permitia captar as imagens, revelar o filme e, depois, projetá-lo em uma tela. Era portátil (pesava menos de 5Kg) e não usava eletricidade.

 

ATIVIDADE

 

Como pudemos ver no filme “A chegada de um trem na estação”, dos irmãos Lumière, uma das cenas causou tumulto entre os espectadores: aquela que mostra o trem se aproximando da estação. Essa cena continha uma sequência de planos de aproximação, a qual mostrava o trem ficando cada vez maior na tela, criando a ilusão de que ele estava de fato se aproximando do público. Isso demonstra como o cinema, desde seu início, cria sensações a partir do uso dos planos. Agora, no seu caderno de “ARTE”, você desenhará uma sequência de planos de aproximação (no mínimo 6). O tema é livre, você escolhe. Veja os exemplos.



Você também poderá fazer essa atividade usando a câmera de um celular.

Não deixe de nos enviar o registro da sua atividade.





EDUCAÇÃO FÍSICA


Hoje vamos desafiar sua destreza e memória!

Vai ser divertido!

Chama sua família e faça o desafio com eles. Grave e mande seu vídeo para nós; no grupo do whatsapp ou no nosso Blog.

Bora lá?

Desafio do copo maroto.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.