LÍNGUA PORTUGUESA
Copie e responda as questões abaixo no caderno de íngua Portuguesa.
Para responder a atividade no Google Forms clique no link abaixo:
https://forms.gle/23mKaZsyQxhtNJ2m9
ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
O LEÃO E O RATINHO
Um leão,
cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore.
Vieram uns ratinhos
passear em cima dele, e ele acordou.
Todos
conseguiram fugir, menos um, porque o leão o prendeu debaixo da pata!
O ratinho
pediu e implorou tanto, que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse
embora.
Algum tempo
depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores.
Como o leão
não conseguia se soltar, o grande animal fazia a floresta inteira tremer com
seus urros de raiva.
De repente,
apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão.
Moral: Uma boa
ação ganha outra.
(adaptado de
http://www.refletirpararefletir.com.br/fabulas-pequenas)
AGORA, ESCOLHA
UMA DAS RESPOSTAS PARA CADA PERGUNTA!
1. Quem é que dormia debaixo de uma árvore?
a) um leão.
b) uns
ratinhos.
c) uns
caçadores.
d) umas
formigas.
e) passarinhos.
2. Quem é que subiu no leão quando ele estava
dormindo?
a) um leão.
b) uns
ratinhos.
c) uns
caçadores.
d) umas
formigas.
e)
passarinhos.
3. Quantos ratinhos não conseguiram fugir do leão?
a) um.
b) dois.
c) três.
d) quatro.
e) cinco.
4. Como o leão prendeu o ratinho?
a) com a boca.
b) com o
corpo.
c) com a pata.
d) com a
cabeça.
e) com uma
árvore.
5. Quem prendeu o leão depois de algum tempo?
a) outro leão.
b) uns
ratinhos.
c) umas
formigas.
d) uns
caçadores.
e)
passarinhos.
6. Como o leão fez a floresta toda tremer?
a) com gritos.
b) com choro.
c) com
risadas.
d) com
patadas.
e) com urros
de raiva.
7. Como o ratinho conseguiu soltar o leão?
a) o ratinho
soltou o leão com um galho de árvore.
b) o ratinho
soltou o leão roendo as cordas.
c) o ratinho
soltou o leão puxando o leão.
d) o ratinho
soltou o leão mordendo sua pata.
e) o ratinho
soltou o leão atacando os caçadores.
Leia a história e responda às perguntas sobre o que acabou de ler!
Você terá que escolher somente uma resposta para cada questão!
Boa sorte!
O gato e os camundongos
Um gato
que, enfraquecido pela idade e, por isso, já sem condições de caçar
camundongos, pensou num modo de atraí-los ao alcance de suas patas. Para tanto,
pendurou-se pelas pernas traseiras em uma pequena estaca, achando que os
camundongos o tomariam por uma sacola ou, no mínimo, por um gato morto, dele
arriscando aproximar-se. O primeiro camundongo que apareceu para dar uma olhada
foi suficientemente prudente para se manter à distância: ─ Vi muitas sacolas na
minha vida ─ sussurrou ele a um amigo ─, mas nenhuma com cabeça de gato!
O outro
camundongo, por sua parte, disse ao gato:
─ Fique
pendurado aí o tempo que quiser, mas eu é que não vou chegar perto. Você não é
esperto o bastante para nós.
(https://grupocjc.wordpress.com/2009/12/23/o-gato-e-os-camundongos/)
1. Quais
são todos os animais desta história?
a) um gato.
b) uns gatos.
c) uns camundongos.
d) uns gatos e o camundongo.
e) um gato e os camundongos.
2. Qual
outra palavra que podemos utilizar no lugar de “camundongos”?
a) gatos.
b) cachorros.
c) ratos.
d) patos.
e) cobras.
3. No
trecho da história, “O primeiro camundongo que apareceu para dar uma olhada foi
suficientemente prudente para
se manter à distância”, a palavra em destaque tem o mesmo sentido de:
a) preguiçoso.
b) veloz.
c) lento.
d) cuidadoso.
e) alegre.
4. No trecho
da história, “(...) para se manter à
distância”, a expressão destacada significa:
a) para se manter bem perto.
b) para se manter longe.
c) para se manter feliz.
d) para se manter parado.
e) para se manter triste.
5. Ao ler
toda a história, podemos concluir que:
a) o gato pegou os camundongos.
b) pelo menos um dos camundongos não conseguiu
fugir do gato.
c) os camundongos prenderam o gato.
d) o gato não conseguiu enganar os camundongos.
e) o gato no fim da história conseguiu pegar os camundongos.
6. Se você
já terminou de responder a todas as questões, faça um desenho bem legal nesse
espaço abaixo! Divirta-se! Pode desenhar imaginando a história que acabou de
ler, pode desenhar um gato e os camundongos!
Boa diversão!
https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto
MATEMÁTICA
Mais uma semana inicia e vamos de revisão…
Utilize seu caderno de Matemática para fazer os cálculos.
Faça com muita atenção e destine o tempo que precisar.
Saudades...
Caso queira fazer pelo Google Forms, utilize o
link abaixo:
https://forms.gle/fPH5G17fcHKASKHD8
1
– O número 810037 é formado por:
a) 6 classes
b) 2 classes
c) 4 classes
d) 1 classe
2 – A representação em algarismos do número dez mil, trezentos e sete:
a)
103070
b) 1307
c) 100307
d) 10307
3 – A escrita por extenso do número 30672 está correta em:
a)
Trinta mil, seiscentos e setenta e dois
b)
Trinta milhões, seiscentos e setenta e dois
c) Trinta mil, seiscentos e dois
d) Três mil, seiscentos e setenta e dois
4 – O resultado da operação
64136
+ 1009 + 442 é:
a) 65597
b)
65577
c) 64587
d) 65587
5 – Em 1994 Rosa completou 33 anos. Em que ano ela nasceu?
a)
1961
b)
1933
c) 2027
d) 1960
6 – Juliana tem 210 figurinhas. Carla tem 36 figurinhas a mais que Juliana e Silvia tem 75 a menos do que Carla. Quantas figurinhas Silvia tem?
a)
246
b)
135
c) 111
d) 171
Pedro tem 1972
bolinhas, Maria tem 380 bolinhas a menos que Pedro.
7 – Quantas bolinhas têm os dois juntos?
a)
1592
b)
2352
c)
3564
d)
3674
8 – Quantas bolinhas Maria tem?
a)
1592
b)
2352
c)
3564
d)
3674
9 – Sobre o número 609 é correto afirmar que:
a)
É um número par.
b)
Seu antecessor é 608.
c) Seu sucessor é 608.
d) A ordem das dezenas é ocupada pelo número 6.
10 – Sobre o número 1562 é incorreto afirmar:
a)
É composto por 2 classes.
b)
É composto por 4 classes.
c) Na 3ª ordem da 1ª classe está o número 5.
d) Na 4ª ordem está ocupada pelo número 1.
Marcos vendeu
5 caixas de maçãs com 160 maçãs em cada uma. E 3 caixas de peras com 80 peras
em cada.
11 – Quantas peras ele vendeu?
a)
240
b)
26
c) 24
d) 2400
12 – Quantas maçãs ele vendeu?
a)
155
b)
80
c) 800
d) 32
13 – Quantas frutas vendeu ao todo?
a)
104
b)
1004
c) 10400
d) 1040
14 – Papai compra meia dúzia de pães todos os dias. Ao final de 20 dias quantos pães terá comprado?
a)
240
b) 360
c) 26
d) 120
15 – Efetuando-se a multiplicação 4983 x 7, o resultado obtido é:
a)
35882
b)
34880
c) 37881
d) 34881
16 – Efetuando-se a divisão 1632 : 4, o resultado é:
a)
4080
b)
48
c) 408
d) 44
17
– Comprei 423 brindes entre canetas, lápis e borrachas para distribuir entre
meus 9 funcionários:
Quantos brindes cada um receberá?
a)
47
b)
62
c) 407
d) 602
CIÊNCIAS
Exercícios
de revisão Corpo Humano
Faça uma leitura das atividades das semanas 12, 13, 14, 15 e 16, antes de iniciar as atividades.
Copie as atividades abaixo no seu caderno de Ciências e responda.
Se preferir, faça pelo Google Forms, clicando no link abaixo:
https://forms.gle/3Dr5iBV5cmtgBxBr8
1. O coração:
(A) possui paredes formadas por
músculos. Dentro dele existe cavidades de sangue.
(B) possui paredes formadas por
cavidades cheias de ar. Dentro dele existe cavidades de sangue.
(C) possui paredes formadas por ramos
e bronquíolos. Dentro dele existe cavidades de sangue.
2. Vasos sanguíneos:
(A)são canais por onde o sangue sai
do corpo humano.
(B) são canais por onde o sangue
segue o caminho de volta ao coração.
(C) são canais (onde fica o sangue)
que funcionam como tubos ou canos, que percorrem todo o corpo.
3. No sangue:
(A) contém, somente o oxigênio,
obtido a partir da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso
organismo com essas substâncias.
(B)contém, entre outras coisas,
substâncias como os nutrientes, obtidos a partir da digestão dos
alimentos, e o oxigênio, obtido a partir
da respiração. Além disso, ele abastece cada parte do nosso organismo com essas
substâncias.
(C) contém apenas nutrientes, obtidos
a partir da digestão dos alimentos. Além disso, ele abastece cada parte do
nosso organismo com essas substâncias.
4. A artéria aorta:
(A)é um grande vaso sanguíneo do
nosso corpo.
(B)é um pequeno vaso sanguíneo da
cabeça humana.
(C)é um pequeno vaso sanguíneo que
libera substâncias para nosso abdome.
5. Os pulmões:
(A) ocupam quase toda a cavidade
bucal. Temos dois pulmões, um do lado direito e outro do lado esquerdo.
(B) ocupam quase toda a cavidade
torácica. Temos dois pulmões, um do lado direito e outro do lado esquerdo.
(C) ocupam quase toda a cavidade
torácica. Temos um pulmão localizado do lado esquerdo.
6. Os alvéolos pulmonares:
(A) são “sacos” microscópicos cheios
de ar. Fazem parte do pulmão.
(B) são importantes para manter o
pulmão funcionando corretamente.
(C) são órgãos internos que auxiliam
na transpiração humana.
7. A traqueia:
(A) é uma espécie de “tubo” por onde
passa o sangue do nosso corpo.
(B) é uma espécie de “veia” por onde
passa o ar que respiramos durante à noite.
(C) é uma espécie de “tubo” por onde
passa o ar que entra no corpo pela boca ou pelo nariz.
8. No nariz:
(A) possui apenas um espaço interno chamado “corneto” ou “concha nasal”. No nariz o ar é aquecido, umidificado e filtrado.
(B) possui uma série de espaços
internos chamados “cornetos” ou “conchas nasais”. No nariz o ar é aquecido,
umidificado e filtrado.
(C) possui uma série de espaços
internos chamados “corretos”. No nariz o ar é aquecido, umidificado e filtrado.
9. As veias:
(A) são vasos sanguíneos por onde o
sangue segue o caminho de retorno ao coração.
(B) são pequenos “tubos” sanguíneos
por onde o sangue segue o caminho para o corpo humano.
(C) são pequenos “vasos” sanguíneos
por onde o ar segue o caminho de retorno ao coração.
10. As artérias são:
(A) vasos sanguíneos por onde o ar
sai do coração.
(B) vasos sanguíneos por onde o
sangue sai do coração.
(C) vasos sanguíneos que bombeiam o coração.
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Eleições
municipais
Eleição é um processo pelo qual um grupo designa um
ou mais de um de seus integrantes para ocupar um cargo por meio da votação.
Consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano,
concedido através do voto, devendo estes, cumprir o papel de representantes da
nação. Veja os cargos disputados em eleições do Brasil e suas funções:
- Presidente: exerce a função de Chefe de Estado e Chefe de Governo, e é
a autoridade máxima do Brasil.
- Senador: o senador tem funções legislativas, fiscalizadoras,
autorizativas, julgadora e aprovadora de autoridades.
- Governador: É o representante máximo do poder executivo de um estado e
exerce a direção superior administrativa.
- Deputado Federal: O Deputado Federal representa o poder legislativo e
faz parte da Câmara dos Deputados federais. É o representante nacional popular,
eleito pelo voto direto.
- Deputado Estadual: É eleito pelo voto direto para integrar a
Assembleia Legislativa Estadual, o principal órgão do Poder Legislativo em cada
estado.
- Prefeito: É eleito pelo povo e é responsável pela administração de uma
cidade.
- Vereadores: Os vereadores são eleitos pelo voto direto e exercem o
poder legislativo na esfera municipal. Eles exercem a função de mediadores
entre os habitantes e o prefeito, dentre outras funções.
Todas as ações do governo devem ser feitas
obedecendo à lei. Para que não ocorra favorecimento ou desvios de dinheiro,
existe a divisão dos poderes. Essa divisão acontece nos governos federal,
estaduais e municipais. Estes poderes nos governam de acordo com a lei do
Estado. Observe o quadro abaixo:
Foto:
br.pinterest.com
O voto é um direito e um dever do cidadão brasileiro. Votar quer dizer
escolher. É por meio do voto que o povo escolhe as pessoas de sua confiança
para representá-la no governo. Vence a eleição o candidato que tiver mais voto.
Todas as pessoas que votam são chamadas de eleitores. Para ser eleitor é a
partir dos dezesseis anos de idade.
Todo eleitor possui um documento importante que é o
Título eleitoral. É essencial que os cidadãos escolham pessoas honestas e
competentes para representá-los nos três poderes. Estes representantes devem saber respeitar as
nossas leis e trabalhar para um Brasil cada vez melhor. Todas as pessoas
precisam de governantes para administrar o espaço onde vivem.
Neste ano, as eleições que aconteceram no país são
apenas municipais. Devido a pandemia da covid-19, as eleições Municipais
aconteceram no mês de novembro. Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e
vereadores de cada Município dos estados brasileiros.
Extraído de: misturadaalegria.blogspot.com.br; br.pinterest.com.br;
mundinhodacrianca.net; acif.org.br
Administração em um município:
Foto: br.pinterest.com
Após a leitura do texto e do quadro acima copie e responda tudo no
caderno de Geo/História. Não esqueça de colocar a data.
1 – Quais são os três poderes que nos governam?
2 – Quem determina os direitos e os deveres do povo e dos governantes em
cada poder?
3 – Escreva quem exerce:
a) Poder Legislativo do país:
b) Poder Executivo do Município:
c) Poder Judiciário do país:
d) Poder Executivo do Estado:
3 – Peça a ajuda de seus pais e escreva os nomes do:
a) Presidente da República:
b) Governador do estado:
c) Prefeito do seu Município:
4 – Copie no caderno as frases da imagem abaixo e
complete com as palavras que estão embaralhadas nos cartazes nas mãos das
crianças.
Foto: br.pinterest.com
Os prefeitos e os vereadores exercem funções importantes para o
desenvolvimento do município onde atuam. A grande maioria dos cargos eletivos
do Brasil é ocupada através das eleições municipais, sendo grande parte
destinada para vereadores. Veja as funções de cada, leia os textos, copie e
responda com muita atenção:
Foto função do prefeito: slideplayer.com.br
Foto: barreiroempauta.com.br
5 – Quais as funções de um prefeito?
6 - Quais as funções de um vereador?
7 – O que deve ser observado na hora de escolher o
candidato para representar o seu Município?
8 – Você acredita que os representantes do seu Município têm
desempenhado bem as suas funções?
9 - Se você pudesse pedir alguma coisa para o prefeito do seu Município
o que você pediria a ele?
ARTE
A MÁQUINA DE ILUSÃO:
OS IRMÃOS LUMIÈRE E O CINEMATÓGRAFO
Cinematógrafo-1895
Imagine a cena
de um trem chegando à estação. Pessoas embarcam e desembarcam de seus vagões.
Essas são imagens mostradas no filme “A chegada de um trem na estação” de 1895,
produzido pelos irmãos Lumière. São apenas 55 segundos de filme que, juntamente
com mais nove filmes curtos, foram exibidos por eles em Paris, em 28 de
dezembro de 1895.
A apresentação do filme do trem criou pânico na sala de exibição, pois os expectadores ainda não estavam preparados para verem a imagem em movimento (ainda estavam acostumadas a imagens estáticas, como a fotografia). Alguns gritavam, outros fugiam para o fundo da sala ao verem o trem avançando em sua direção.
Era a magia do
“CINEMATÓGRAFO”, uma máquina a manivela que permitia captar as imagens,
revelar o filme e, depois, projetá-lo em uma tela. Era portátil (pesava menos
de 5Kg) e não usava eletricidade.
ATIVIDADE
Como pudemos
ver no filme “A chegada de um trem na estação”, dos irmãos Lumière, uma das
cenas causou tumulto entre os espectadores: aquela que mostra o trem se
aproximando da estação. Essa cena continha uma sequência de planos de
aproximação, a qual mostrava o trem ficando cada vez maior na tela, criando a
ilusão de que ele estava de fato se aproximando do público. Isso demonstra como
o cinema, desde seu início, cria sensações a partir do uso dos planos. Agora, no
seu caderno de “ARTE”, você desenhará uma sequência de planos de aproximação
(no mínimo 6). O tema é livre, você escolhe. Veja os exemplos.
Você
também poderá fazer essa atividade usando a câmera de um celular.
Não
deixe de nos enviar o registro da sua atividade.
Hoje
vamos desafiar sua destreza e memória!
Vai
ser divertido!
Chama
sua família e faça o desafio com eles. Grave e mande seu vídeo para nós; no
grupo do whatsapp ou no nosso Blog.
Bora
lá?
Desafio do copo maroto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.