GEOGRAFIA / HISTÓRIA
A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
PARA AS CRIANÇAS.
As atividades lúdicas são
extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois são atividades que
reúnem, interessam e exigem concentração das crianças. A partir de jogos,
brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta,
experimentar, medir, enfim, aprender.
Através de brinquedos, jogos e brincadeiras,
a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade,
a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a
concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um
adulto eficiente e equilibrado. Além disso, as crianças aprendem muito mais se
o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou brincadeiras.
Durante
as brincadeiras, a criança se constrói, experimenta, pensa, aprende a dominar a
angústia, a conhecer o próprio corpo, a compor sua
personalidade e é nessa hora que ela exprime toda a sua criatividade.
Infelizmente, muitas escolas veem as
atividades lúdicas apenas como um passatempo para preencher as horas vagas, um
período de descanso ou como a hora de a criança gastar um pouco de energia, e
não levam em consideração a importância dessa hora.
Piaget (apud WAJSKOP, 1995, p. 63) nos diz
que: “Os jogos fazem parte do ato de educar, num compromisso consciente, intencional
e modificador da sociedade; educar ludicamente não é jogar lições empacotadas
para o educando consumir passivamente; antes disso é um ato consciente e
planejado, é tornar o indivíduo consciente, engajado e feliz no mundo”.
A importância do professor na vida das
crianças
Por meio das atividades lúdicas, o professor
estimula a imaginação das crianças, fazendo com que ideias e questionamentos
sejam despertados. É preciso que o professor fique muito atento para que
nenhuma criança seja autoritária com as outras, e que todas tenham as mesmas
oportunidades na brincadeira. O professor deve estar atento também com a
competição nos jogos, e deve intervir quando necessário, para que as crianças
saibam que os jogos são coletivos e democráticos, e dão condições de vencer a
todos os jogadores.
É muito importante lembrar que as crianças
têm todo o seu aprendizado baseado em imitações. Por isso, se quisermos que
nossas crianças aprendam a tolerância, o respeito pelo próximo, a justiça, a
paz, a solidariedade, a aceitação e o reconhecimento do valor das diferenças, é
necessário darmos o exemplo, sendo um modelo vivo do que queremos ensiná-los.
Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.
Os
índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam
uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho.
Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka,
que em tupi significa bater.
De
origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular.
A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com
semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve
obedecer às paredes de cada bloco.
Cerca
de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização,
mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente
uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por
uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.
A
ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como
dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras
infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que
prezam as brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua
importância folclórica e cultural.
O jogo do osso de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós. Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um jogo de malabarismo.
A questão do
brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos
da Criança diz que: “Toda criança tem direito à alimentação, habitação,
recreação e assistência médica! Sugere-se que toda pessoa em especial, pais e
profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o
quanto é importante repensar na forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar
certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe
proporcionar.
Responda as
atividades abaixo em seu caderno de Geografia/História:
1-Quais das
brincadeiras que aparecem no texto acima você conhece?
2-Quais das brincadeiras
você não conhece?
3-Por que é
importante brincar?
4-Recorte de
jornais ou revistas gravuras, desenhos, qualquer ilustração sobre brinquedos ou
brincadeiras e cole em seu caderno.
5-Você gosta
de brincar sozinho com seus brinquedos ou com outras pessoas?
6-Escreva o
nome do brinquedo de que você mais gosta. Em seguida faça um lindo desenho
desse brinquedo.
7-Faça uma
pesquisa com seus avós e descubra:
a)Quais eram
os brinquedos de seus avós?
b)Qual era a
brincadeira favorita de seus avós?
8-Faça um
pequeno texto relatando as mudanças que ocorreram nos brinquedos dos tempos de
antigamente para os de hoje.
9-Você já
brincou de amarelinha? Desenhe você, ou você e seus amigos brincando de
amarelinha.
11-Das
brincadeiras que aparecem no quadro abaixo, qual você mais gosta? Comente como
é essa brincadeira.
Olá crianças,
vamos seguir nossa jornada. Esperamos que vocês estejam bem e fazendo todas as
atividades com capricho e boa vontade.
Leia o texto
com atenção.
Um papo em brinquedês
Os brinquedos falam. Quem não sabe
disso? Quando seus donos estão dormindo, eles ganham vida. Vão mexendo os
braços, piscam os olhos e logo começa a falação.
Mas os brinquedos já ficaram um tempão
sem conversar. Foi quando passaram a vir de todos os cantos do mundo. Quem espiar
pela fechadura do quarto dos irmãos Antônio e Isadora Abrantes vão entender
o que aconteceu.
O robô de Antônio foi fabricado no
Japão. Atrás dele está escrito “made in Japan”. Já o autorama veio da China. E
o videogame, dos EUA.
Isadora tem um ursinho de pelúcia feito
na Coréia. Uma boneca “made in Germany” e um Mickey “made in India”.
Como Antônio e Isadora dormem no mesmo
quarto, todos esses brinquedos vivem juntos. De noite, quando os irmãos pegam
no sono, eles ganham vida e começam a conversar. Só que ninguém estava se
entendendo mais. Cada um falava uma língua diferente.
Uma noite, a confusão foi tão grande que
o urso de pelúcia deu um urro assim: ROOOAR!!!
Isso todo mundo entendia e os brinquedos
ficaram quietos na hora.
Fazendo mímica e misturando as
palavras, o ursinho explicou que precisavam fazer uma assembleia para
encontrar a solução do problema.
Todos se sentaram em círculo e começaram
a pensar. O quarto ficou em silêncio durante um minuto. Dois minutos ... Cinco
... Até que o palhaço de mola saltou de uma caixa gritando: “eureka!”.
Essa era uma palavra grega que por sorte
todos conheciam. Queria dizer algo como: “Já sei!”. O palhaço explicou que sua
ideia era criar uma língua só para todo mundo.
Os brinquedos passaram muitas noites bolando
um novo idioma. Era uma misturada de inglês com japonês, coreano com
russo, alemão com javanês, inuktitut com guarani, mas no fim deu tudo certo.
Inventaram um vocabulário
completo. Só faltava um nome para a tal língua.
Já usando as novas palavras, o cubo
colorido, que tinha uma letra de cada lado, sugeriu:
_ Não existe inglês, japonês e
português? Então, a nossa língua vai se chamar brinquedês!
Daí em diante, tudo voltou a ser como
era antes no quarto dos irmãos Abrantes.
Os brinquedos puderam se entender e
também escrever cartas, mandar e-mails e falar ao telefone de plástico com
brinquedos de outros quartos distantes.
(Cláudio
Fragata. Um papo em brinquedês. Em; Recreio, ano 3, nº 134. São Paulo: Abril,
3/10/2002)
a) Qual o lugar onde a história acontece?
b) Quais os nomes dos personagens citados
na história?
c) Por que os brinquedos uma língua
própria?
d) Quando se vive em grupo precisamos nos
comunicar. É possível cada um viver na sua, sem trocar com o outro?
e) Por que os brinquedos deram o nome de
“brinquedês” à língua criada por eles?
f) Caso os brinquedos não criassem uma
língua, como se comunicariam?
2- No texto
estão sublinhadas algumas palavras. Copie-as em seu caderno e procure no
dicionário o significado de cada uma. Escreva a palavra e à frente dela, seu
significado.
3- Hoje vamos trabalhar outro tipo de texto. É uma receita.
É um tipo de texto informativo. Ele informa como preparar um prato. Fique atenta(o). às partes que a compõem.
Faça as rosquinhas e saboreie com sua família.
Responda às perguntas abaixo.
4- Partindo das receitas que você conhece, crie uma de omelete. Capriche, e depois conte como ficou. Siga os passos corretamente.
5 - Agora, vamos relembrar aprendizados do ano passado. A
matéria de hoje é VERBO. Leia com atenção e faça as atividades.
RESPOSTAS
Folha 1: As respostas estão colocadas em
sílabas fora da ordem. É só ordená-las e escrever as respostas. Exemplo: Eu
como - Eu comi - Eu comerei.
Folha
2: Escrevam em colunas – presente - am/ passado - ram/ futuro - rão
nadam
- nadaram - nadarão
Complete
com am ou ão.
a) pescaram, b) cantam, c) comem,
d) acompanharão, e) farão, f) são, g) podem, h) chegam, i) apresentam, j)
chegarão, k) sairão
(Todos
no passado com M final. Todos no futuro com ÃO final)
EDUCAÇÃO FÍSICA
Alô
turma!
Hoje
vamos detonar!
Afaste os móveis, chama a família porque
chegou a hora do Hip hop Infantil!
CIÊNCIAS
O
MEIO AMBIENTE E A VIDA NO PLANETA
Você
já deve ter observado em nossos estudos sobre o meio ambiente, como ele é
importante para a nossa sobrevivência, não é verdade?
Por
isso, a partir de agora, vamos estudar as relações de dependência existentes
entre todos os seres vivos que habitam este planeta.
Para
começar, vamos relembrar o que são seres vivos.
Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem,
se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o
homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias (Protozoários e bactérias são
microrganismos, seres vivos que
só podem ser visualizados com a ajuda de um microscópio. Esses microrganismos
estão presentes no ar, no
solo e no corpo humano).
Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não
possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar,
a água, o solo e as pedras.
Existem
ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como
os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e
vários outros.
Veja
o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos: a
água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as
plantas aquáticas. Do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as
plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não
possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da
água e da terra.
Fonte: Por Jussara de Barros
Pedagoga - Equipe Escola Kids
Disponível em: Http://escolakids.uol.com.br/seres-vivos-e-seres-naovivos.htm
Então, lembrou
o que são seres vivos e seres não vivos?
Assista aos vídeos para saber mais, depois faça os exercícios propostos.
Seres vivos e não vivos
1) Pinte
as palavras de acordo com a legenda.
AMARELO
– SERES VIVOS
VERDE
– SERES NÃO VIVOS
CARRO |
MINHOCA |
BONECA |
GOLFINHO |
CASA |
TELEVISÃO |
FORMIGA |
PEDRA |
CACHORRO |
PAPEL |
PEIXE |
BICICLETA |
SERES VIVOS |
SERES NÃO VIVOS |
|
|
ARTE
MONUMENTOS DA CIDADE
Os MONUMENTOS,
fazem parte da identidade histórica e artística de um povo. Eles são
construídos para celebrar datas comemorativas ou para homenagear pessoas
ilustres, ou seja; pessoas que se destacaram por suas qualidades ou por alguma
realização. Eles também podem ser compostos por obras arquitetônicas, ou seja,
edificações que têm as mais diversas finalidades. Entre essas obras estão
palácios, museus e bibliotecas.
Os MONUMENTOS
nem sempre fazem homenagem a pessoas ilustres e poderosas. Existem MONUMENTOS
que homenageiam as lutas populares por direitos e por igualdade de
oportunidade.
Vocês já
notaram a existência de algum MONUMENTO (estátuas) na cidade onde vivem?
Quem são as
pessoas representadas?
Por qual
motivo foram retratadas?
Quem foi o
artista que fez a obra?
Quais
materiais utilizou?
Você seria
capaz de responder algumas das perguntas acima? Caso consiga, registre no seu
caderno de “ARTE”.
Agora é a sua
vez de construir um MONUMENTO!
a-Escolha uma
pessoa ou algo que você admira para homenagear com um MONUMENTO. Pode
ser um amigo, um familiar, um artista ou, então, um brinquedo, um jogo, um
filme de que você goste.
b-Depois que
você tiver feito a escolha, escreva no caderno algumas características que você
considera interessante no objeto de sua homenagem.
c-Desenvolva a
ideia de como será seu MONUMENTO e onde ele será instalado.
d-Agora, é só
desenhá-lo no caderno de “ARTE” e colorir do jeito que você achar
melhor.
Bom trabalho!
Curiosidade:
Assista o vídeo abaixo e conheça as “10 maiores estátuas do mundo”.
MATEMÁTICA
3. Copie a
atividade no caderno e faça com atenção
DESAFIO MATEMÁTICO
Olá
crianças!!! Nessa semana o desafio é estudar a tabuada de 9 e em seguida se
conectar no link https://wordwall.net/pt/resource/4080585. Vocês poderão jogar quantas vezes
quiser e ainda tem opção de mudar o tipo de jogo. Mas será a tabuada de 9,
portanto estudem antes:
9 x 1 = 9 |
9 x 2 = 18 |
9 x 3 = 27 |
9 x 4 = 36 |
9 x 5 = 45 |
9 x 6 = 54 |
9 x 7 = 63 |
9 x 8 = 72 |
9 x 9 = 81 |
9 x 10 = 90 |
Aprendam divertindo-se!!!
CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA ANTERIORES
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.