sexta-feira, 2 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º AN0 - PERÍODO DE 05 A 09/10/2020


 










  

GEOGRAFIA / HISTÓRIA

 

 

A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PARA AS CRIANÇAS.

 

As atividades lúdicas são extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois são atividades que reúnem, interessam e exigem concentração das crianças. A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, a criança consegue criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir, enfim, aprender.

Através de brinquedos, jogos e brincadeiras, a criança tem a oportunidade de se desenvolver, pois além de ter a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia estimuladas, ainda desenvolve a linguagem, a concentração e a atenção. O brincar contribui para que a criança se torne um adulto eficiente e equilibrado. Além disso, as crianças aprendem muito mais se o conteúdo for apresentado em forma de jogos ou brincadeiras.

Durante as brincadeiras, a criança se constrói, experimenta, pensa, aprende a dominar a angústia, a conhecer o próprio corpo, a compor sua personalidade e é nessa hora que ela exprime toda a sua criatividade.

Infelizmente, muitas escolas veem as atividades lúdicas apenas como um passatempo para preencher as horas vagas, um período de descanso ou como a hora de a criança gastar um pouco de energia, e não levam em consideração a importância dessa hora.

Piaget (apud WAJSKOP, 1995, p. 63) nos diz que: “Os jogos fazem parte do ato de educar, num compromisso consciente, intencional e modificador da sociedade; educar ludicamente não é jogar lições empacotadas para o educando consumir passivamente; antes disso é um ato consciente e planejado, é tornar o indivíduo consciente, engajado e feliz no mundo”.

A importância do professor na vida das crianças

Por meio das atividades lúdicas, o professor estimula a imaginação das crianças, fazendo com que ideias e questionamentos sejam despertados. É preciso que o professor fique muito atento para que nenhuma criança seja autoritária com as outras, e que todas tenham as mesmas oportunidades na brincadeira. O professor deve estar atento também com a competição nos jogos, e deve intervir quando necessário, para que as crianças saibam que os jogos são coletivos e democráticos, e dão condições de vencer a todos os jogadores.

É muito importante lembrar que as crianças têm todo o seu aprendizado baseado em imitações. Por isso, se quisermos que nossas crianças aprendam a tolerância, o respeito pelo próximo, a justiça, a paz, a solidariedade, a aceitação e o reconhecimento do valor das diferenças, é necessário darmos o exemplo, sendo um modelo vivo do que queremos ensiná-los.

                                   


Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.

                                          

Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho. Brincavam de jogar esta trouxa de um lado para outro, chamavam-na de Pe’teka, que em tupi significa bater.

                                       


De origem francesa, a amarelinha chegou ao Brasil e rapidamente se tornou popular. A brincadeira consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer às paredes de cada bloco.

Cerca de 1000 anos antes de Cristo a pipa era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Ela voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.

             

A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis. É bastante utilizada ainda hoje em escolas, parques e espaços que prezam as brincadeiras antigas, passando-as às novas gerações, mostrando sua importância folclórica e cultural.

                                               


O jogo do osso de origem pré-histórica também é bastante passado aos netos pelos avós. Consiste em jogar um objeto para o alto e pegar outro em seu lugar fazendo um jogo de malabarismo.

A questão do brincar é tão séria, que um dos princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que: “Toda criança tem direito à alimentação, habitação, recreação e assistência médica! Sugere-se que toda pessoa em especial, pais e profissionais que fazem parte da formação de uma criança, tenham em mente o quanto é importante repensar na forma de apresentar, oferecer, ou proporcionar certo brinquedo ou uma brincadeira à criança, avaliando o que poderá lhe proporcionar.

 

Responda as atividades abaixo em seu caderno de Geografia/História:

1-Quais das brincadeiras que aparecem no texto acima você conhece?

2-Quais das brincadeiras você não conhece?

3-Por que é importante brincar?

4-Recorte de jornais ou revistas gravuras, desenhos, qualquer ilustração sobre brinquedos ou brincadeiras e cole em seu caderno.

5-Você gosta de brincar sozinho com seus brinquedos ou com outras pessoas?

6-Escreva o nome do brinquedo de que você mais gosta. Em seguida faça um lindo desenho desse brinquedo.

7-Faça uma pesquisa com seus avós e descubra:

a)Quais eram os brinquedos de seus avós?

b)Qual era a brincadeira favorita de seus avós?

8-Faça um pequeno texto relatando as mudanças que ocorreram nos brinquedos dos tempos de antigamente para os de hoje.

9-Você já brincou de amarelinha? Desenhe você, ou você e seus amigos brincando de amarelinha.



10-Comente a frase abaixo. O que a frase quer nos dizer?



11-Das brincadeiras que aparecem no quadro abaixo, qual você mais gosta? Comente como é essa brincadeira.





 LÍNGUA PORTUGUESA


Olá crianças, vamos seguir nossa jornada. Esperamos que vocês estejam bem e fazendo todas as atividades com capricho e boa vontade.

Leia o texto com atenção.


Um papo em brinquedês

        Os brinquedos falam. Quem não sabe disso? Quando seus donos estão dormindo, eles ganham vida. Vão mexendo os braços, piscam os olhos e logo começa a falação.

        Mas os brinquedos já ficaram um tempão sem conversar. Foi quando passaram a vir de todos os cantos do mundo. Quem espiar pela fechadura do quarto dos irmãos Antônio e Isadora Abrantes vão entender o que aconteceu.

        O robô de Antônio foi fabricado no Japão. Atrás dele está escrito “made in Japan”. Já o autorama veio da China. E o videogame, dos EUA.

       Isadora tem um ursinho de pelúcia feito na Coréia. Uma boneca “made in Germany” e um Mickey “made in India”.

        Como Antônio e Isadora dormem no mesmo quarto, todos esses brinquedos vivem juntos. De noite, quando os irmãos pegam no sono, eles ganham vida e começam a conversar. Só que ninguém estava se entendendo mais. Cada um falava uma língua diferente.

        Uma noite, a confusão foi tão grande que o urso de pelúcia deu um urro assim: ROOOAR!!!

        Isso todo mundo entendia e os brinquedos ficaram quietos na hora.

       Fazendo mímica e misturando as palavras, o ursinho explicou que precisavam fazer uma assembleia para encontrar a solução do problema.

     Todos se sentaram em círculo e começaram a pensar. O quarto ficou em silêncio durante um minuto. Dois minutos ... Cinco ... Até que o palhaço de mola saltou de uma caixa gritando: “eureka!”.

      Essa era uma palavra grega que por sorte todos conheciam. Queria dizer algo como: “Já sei!”. O palhaço explicou que sua ideia era criar uma língua só para todo mundo.

     Os brinquedos passaram muitas noites bolando um novo idioma. Era uma misturada de inglês com japonês, coreano com russo, alemão com javanês, inuktitut com guarani, mas no fim deu tudo certo.

        Inventaram um vocabulário completo. Só faltava um nome para a tal língua.

        Já usando as novas palavras, o cubo colorido, que tinha uma letra de cada lado, sugeriu:

        _ Não existe inglês, japonês e português? Então, a nossa língua vai se chamar brinquedês!

      Daí em diante, tudo voltou a ser como era antes no quarto dos irmãos Abrantes.

        Os brinquedos puderam se entender e também escrever cartas, mandar e-mails e falar ao telefone de plástico com brinquedos de outros quartos distantes.

(Cláudio Fragata. Um papo em brinquedês. Em; Recreio, ano 3, nº 134. São Paulo: Abril, 3/10/2002)


 1-   Responda em seu caderno. Dê respostas completas.

a) Qual o lugar onde a história acontece?

b) Quais os nomes dos personagens citados na história?

c) Por que os brinquedos uma língua própria?

d) Quando se vive em grupo precisamos nos comunicar. É possível cada um viver na sua, sem trocar com o outro?

e) Por que os brinquedos deram o nome de “brinquedês” à língua criada por eles?

f) Caso os brinquedos não criassem uma língua, como se comunicariam?


2- No texto estão sublinhadas algumas palavras. Copie-as em seu caderno e procure no dicionário o significado de cada uma. Escreva a palavra e à frente dela, seu significado.


3-   Hoje vamos trabalhar outro tipo de texto. É uma receita.

   É um tipo de texto informativo. Ele informa como preparar um prato. Fique atenta(o). às partes que a compõem.

    Faça as rosquinhas e saboreie com sua família. 

    Responda às perguntas abaixo.


4- Partindo das receitas que você conhece, crie uma de omelete. Capriche, e depois conte como ficou. Siga os passos corretamente.



5 - Agora, vamos relembrar aprendizados do ano passado. A matéria de hoje é VERBO. Leia com atenção e faça as atividades.



RESPOSTAS

 

Folha 1:  As respostas estão colocadas em sílabas fora da ordem. É só ordená-las e escrever as respostas. Exemplo: Eu como - Eu comi - Eu comerei.

 

Folha 2:  Escrevam em colunas – presente - am/ passado - ram/ futuro - rão

nadam - nadaram - nadarão

 

 Complete com am ou ão.

a)   pescaram, b) cantam, c) comem, d) acompanharão, e) farão, f) são, g) podem, h) chegam, i) apresentam, j) chegarão, k) sairão


(Todos no passado com M final. Todos no futuro com ÃO final)




 EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Alô turma!

Hoje vamos detonar!

Afaste os móveis, chama a família porque chegou a hora do Hip hop Infantil!

 








 CIÊNCIAS

 

O MEIO AMBIENTE E A VIDA NO PLANETA

 

Você já deve ter observado em nossos estudos sobre o meio ambiente, como ele é importante para a nossa sobrevivência, não é verdade?

Por isso, a partir de agora, vamos estudar as relações de dependência existentes entre todos os seres vivos que habitam este planeta.

Para começar, vamos relembrar o que são seres vivos.

Tudo o que existe na natureza chamamos de seres, que são as coisas que a compõe.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias (Protozoários e bactérias são microrganismos, seres vivos que só podem ser visualizados com a ajuda de um microscópio. Esses microrganismos estão presentes no ar, no solo e no corpo humano).

Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.


Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros.



Veja o quanto é interessante, os seres vivos precisam dos seres não vivos: a água não tem vida, porém quem mora na água possui vida, como os peixes e as plantas aquáticas. Do mesmo modo, a terra não possui vida, mas as plantas necessitam dela e da água para nascer e viver. O ar também não possui vida, mas homens e animais precisam dele para sobreviver, bem como da água e da terra.

 

Fonte: Por Jussara de Barros Pedagoga - Equipe Escola Kids 

Disponível em: Http://escolakids.uol.com.br/seres-vivos-e-seres-naovivos.htm


Então, lembrou o que são seres vivos e seres não vivos?

Assista aos vídeos para saber mais, depois faça os exercícios propostos.



 




Seres vivos e não vivos

 

1) Pinte as palavras de acordo com a legenda.

 

AMARELO – SERES VIVOS             

 

VERDE – SERES NÃO VIVOS

 

CARRO

MINHOCA

BONECA

GOLFINHO

CASA

TELEVISÃO

FORMIGA

PEDRA

CACHORRO

PAPEL

PEIXE

BICICLETA

 

 2) Cole ou desenhe:

SERES VIVOS

SERES NÃO VIVOS

 

 

 

 

 

 

 

 


3) Responda:

De acordo com o que você aprendeu, que características definem os seres vivos?





 ARTE

 

MONUMENTOS DA CIDADE

 

Os MONUMENTOS, fazem parte da identidade histórica e artística de um povo. Eles são construídos para celebrar datas comemorativas ou para homenagear pessoas ilustres, ou seja; pessoas que se destacaram por suas qualidades ou por alguma realização. Eles também podem ser compostos por obras arquitetônicas, ou seja, edificações que têm as mais diversas finalidades. Entre essas obras estão palácios, museus e bibliotecas.


Os MONUMENTOS nem sempre fazem homenagem a pessoas ilustres e poderosas. Existem MONUMENTOS que homenageiam as lutas populares por direitos e por igualdade de oportunidade.




Vocês já notaram a existência de algum MONUMENTO (estátuas) na cidade onde vivem?

Quem são as pessoas representadas?

Por qual motivo foram retratadas?

Quem foi o artista que fez a obra?

Quais materiais utilizou?

 

Você seria capaz de responder algumas das perguntas acima? Caso consiga, registre no seu caderno de “ARTE”.

 

Agora é a sua vez de construir um MONUMENTO!

 

a-Escolha uma pessoa ou algo que você admira para homenagear com um MONUMENTO. Pode ser um amigo, um familiar, um artista ou, então, um brinquedo, um jogo, um filme de que você goste.

b-Depois que você tiver feito a escolha, escreva no caderno algumas características que você considera interessante no objeto de sua homenagem.

c-Desenvolva a ideia de como será seu MONUMENTO e onde ele será instalado.

d-Agora, é só desenhá-lo no caderno de “ARTE” e colorir do jeito que você achar melhor.

 

Bom trabalho!

 

Curiosidade: Assista o vídeo abaixo e conheça as “10 maiores estátuas do mundo”.

 





MATEMÁTICA



3. Copie a atividade no caderno e faça com atenção



DESAFIO MATEMÁTICO


Olá crianças!!! Nessa semana o desafio é estudar a tabuada de 9 e em seguida se conectar no link https://wordwall.net/pt/resource/4080585. Vocês poderão jogar quantas vezes quiser e ainda tem opção de mudar o tipo de jogo. Mas será a tabuada de 9, portanto estudem antes:

 

9 x 1 = 9

9 x 2 = 18

9 x 3 = 27

9 x 4 = 36

9 x 5 = 45

9 x 6 = 54

9 x 7 = 63

9 x 8 = 72

9 x 9 = 81

9 x 10 = 90

                                                              

 Aprendam divertindo-se!!!


CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA ANTERIORES

CLIQUE AQUI







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