Outubro chegou! Que delícia!
É um mês muito especial! Comemoramos o Dia dos
Animais (4); o Dia das Crianças (12); o Dia dos Professores (15); e o Dia do
Saci (31).
No ano de 2020 o mês de outubro também é o mês
que antecede as eleições municipais, onde os cidadãos escolherão o prefeito e
os vereadores que cuidarão da nossa cidade por 4 anos.
As atividades deverão ser realizadas no
caderno ou pelo Google Forms (Ciências). Quando realizadas no caderno, você
deverá registrar através de fotos e enviar por e-mail.
Lembre-se que a aprendizagem e o conhecimento
são seus e só depende de você. Todos nós, professores, estamos à disposição
para esclarecer as suas dúvidas tanto pelo Blog (comentários) ou pelo e-mail (blogemvg@gmail.com).
Elaboramos as atividades com muito carinho e
pensando em você e em seu desenvolvimento como estudante e ser humano. Faça com
muito capricho e atenção!
Saudades e beijos…
Ana Lucia, Helena, Heloisa, Ivana, Joyce,
Renata e Samira.
MATEMÁTICA
Frações
História das Frações
A
história das frações remonta o Antigo Egito (3.000 a.C.) e traduz a necessidade
e a importância para o ser humano acerca dos números fracionários.
Naquele
tempo, os matemáticos marcavam suas terras para delimitá-las. Com isso, nas
épocas chuvosas o rio passava do limite e inundava muitas terras e,
consequentemente, as marcações.
Diante
disso, os matemáticos resolveram demarcá-las com cordas a fim de resolver o
problema inicial das enchentes.
Contudo,
notaram que muitos terrenos não eram compostos somente por números inteiros,
havia os terrenos que mediam partes daquele total.
Foi
a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito, começaram a utilizar os
números fracionários. Note que a palavra Fração é proveniente do latim fractus
e significa “partido”.
Rosimar
Gouveia
Professora de Matemática e Física
Na
matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo.
Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada
parte é uma fração do inteiro.
Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total. Se eu como 3 fatias, posso dizer que comi 3/8 (três oitavos) da pizza.
Importante lembrar que nas frações, o termo
superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador.
Tipos de
Frações
Fração Própria
São
frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um
número menor que um inteiro. Ex: 2/7
Fração Imprópria
São
frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o
inteiro. Ex: 5/3
Fração Aparente
São
frações em que o numerador é múltiplo ao denominador, ou seja, representa um
número inteiro escrito em forma de fração. Ex: 6/3= 2
Fração Mista
É
constituída por uma parte inteira e uma fracionária representada por números
mistos. Ex: 1 2/6. (um inteiro e dois sextos)
Frações Equivalentes
São aquelas que aparentemente são diferentes,
mas que possuem o mesmo resultado. Sendo assim, elas representam a mesma parte
de um todo indicando a mesma quantidade.
EXEMPLOS:
A) 2/4 e 4/8: se dividirmos o numerador e o denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o
valor 1/2.
Se
dividirmos 4/8 por 2, obteremos o valor de 2/4. E se dividirmos novamente por
2, temos o valor 1/2.
Assim,
as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes.
B) 3/4 e 9/12: se dividirmos o numerador e o
denominador da segunda por 3, obteremos o resultado da primeira: 3/4.
Note
que as representações de cada uma são diferentes, mas o valor numérico
resultante é igual.
Para
encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e
denominador pelo mesmo número. Esse número deve ser diferente de zero.
Assista
aos vídeos abaixo para entender um pouquinho mais.
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as
frações, leia e faça as atividades das páginas 140 a 151 e 157 a 159.
LÍNGUA PORTUGUESA
Poemas
para celebrar os primeiros anos da vida neste Mês das Crianças.
Leia
os poemas abaixo em voz alta prestando bastante atenção na entonação.
Depois copie e responda as questões no seu
caderno de Língua Portuguesa.
Texto
1
“Ser criança” – Tatiana Belinky
“Ser criança é dureza
Texto 2
O Direito das Crianças – Ruth Rocha
Questões
1. Quais os títulos dos poemas?
2. Quem são as autoras dos poemas?
3. Qual é o tema do 1º poema?
4. Qual é o tema do 2º poema?
5. O 1º poema é composto por:
6. O 2º poema é composto por:
7. Explique com suas
palavras, o que a autora quis dizer no 1º poema.
8. Você concorda com estes direitos que a autora descreve no 2º poema?
9.Qual o direito, no 2º poema, que você achou mais interessante?
Por quê?
10. Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?
Cuide-se e fique bem!
CIÊNCIAS
O sistema
urinário, ou
aparelho urinário, é o sistema responsável por produzir, armazenar temporariamente e eliminar a urina, um composto que garante
a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo e resíduos
oriundos do metabolismo.
Órgãos do sistema urinário e suas funções
Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Eles atuam de maneira conjunta, garantindo a filtração do sangue, a produção da urina e sua eliminação.
Rins
Os rins são
encontrados em número de dois no nosso corpo, sendo eles os órgãos responsáveis
pela produção da urina. Estão localizados junto à parede posterior do abdômen,
abaixo do diafragma.
Possuem cerca
de 10 cm de comprimento, peso aproximado de 120 a 280 g e formato que lembra um
feijão.
Ureteres
Os
ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga. São encontrados em nosso corpo dois
ureteres, cada um partindo de um dos rins. Em média, os ureteres apresentam de
25 a 30 cm de comprimento e 4 a 5 mm de diâmetro.
Bexiga urinária
Uretra
A
uretra é um órgão que garante a eliminação da urina para o meio externo. No homem, a uretra apresenta um
comprimento médio de 20 cm e pode ser dividida em três porções: prostática,
membranosa e cavernosa ou peniana. A prostática passa próxima à bexiga e no
interior da próstata, a membranosa possui apenas um centímetro de extensão e
conecta-se com a cavernosa, que se localiza no interior do corpo cavernoso do
pênis. A uretra da mulher apresenta cerca de 4 cm de comprimento.
Como funciona o sistema urinário: a formação da urina
Como
sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa
pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada
para o exterior do corpo via uretra.
Após passar
pelo túbulo renal, a urina segue para o ducto coletor, que leva o composto até
a pelve renal (porção superior do ureter), saindo do rim, portanto, via ureter.
Do ureter, a urina segue até a bexiga, onde é armazenada e depois eliminada
pela uretra.
Diferenças entre o sistema urinário masculino e
feminino
O
sistema urinário masculino e feminino apresenta os mesmos órgãos. Portanto, se você avaliar esse
sistema em pessoas de sexos diferentes encontrará: dois rins, dois ureteres,
uma bexiga urinária e uma uretra. Entretanto, algumas diferenças podem ser
observadas. Veja algumas delas a seguir:
•
A
bexiga está localizada em frente ao reto. Nos homens, essa se separa do reto
pelas vesículas seminais, enquanto na mulher, observa-se a presença da vagina e
útero.
•
A
uretra no homem apresenta outra função além de garantir a eliminação da urina.
Nesse sexo, a uretra dá passagem também ao sêmen durante a ejaculação. No sexo
feminino, por sua vez, a uretra é considerada um órgão exclusivo do sistema
urinário.
•
A
uretra masculina é maior que a uretra feminina. Enquanto a uretra masculina
possui cerca de 20 cm, a feminina apresenta apenas 4 cm.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema
urinário"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm.
Acesso em 23 de setembro de 2020.
Para complementar a sua aprendizagem assista
ao vídeo abaixo:
Agora,
responda com atenção as perguntas abaixo, se preferir use o link abaixo:
https://forms.gle/96nX9RVJkx9qZiLV9
1 – Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?
a. Rim, ureter, útero e bexiga.
b. Rim, ureter, bexiga e intestino
delgado.
c. Rim, fígado, bexiga e uretra.
d. Rim, ureter, bexiga e vagina.
e. Rim, ureter, bexiga e uretra.
2
– Cada ureter conduz a urina:
a) do rim à
bexiga.
b) da bexiga
ao meio externo.
c) da bexiga
ao rim.
d) da pelve
renal aos cálices.
e) dos cálices
às pelves renais.
3 – Imagine que você foi ao médico e ele
observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Até serem
eliminados, esses cálculos passarão por quais partes do sistema urinário?
a) Rim e
bexiga.
b) Bexiga e
uretra.
c) Rim, bexiga
e uretra.
d)
Ureter e uretra.
4 – Os condutos que levam a urina dos rins
para a bexiga urinária são denominados
a)
canais aferentes.
b)
canais deferentes.
c)
uretra.
d)
ureteres.
5 – Como se chama a
eliminação de substâncias do organismo?
a) circulação
b) excreção
c) digestão
d) respiração
6 – Qual dos órgãos
constituintes do sistema urinário tem a função de acumulação de urina?
a)uretra
b) rins
c) bexiga
d) ureteres
7 – Qual a função do
sistema urinário?
a) Produzir e eliminar a
urina e filtrar o sangue.
b) Produzir ureia a ácido
úrico.
c) Produzir e eliminar as
fezes e retirar a água em excesso das mesmas.
d) Produzir suor e
libertá-lo para o exterior.
ARTE
A IMAGEM EM MOVIMENTO
Hoje em dia
estamos habituados com câmeras fotográficas e câmeras em aparelhos celulares
que captam fotos em sequência com o acionamento de um único botão,
possibilitando uma infinidade de animações. Mas, e nos séculos passados quando
não existia essa tecnologia, como as pessoas faziam para capturar um movimento
sequencial e transmiti-lo?
Essa semana na
nossa aula de “ARTE” vamos conhecer e construir um desses recursos
utilizados para colocar uma imagem em movimento, o TAUMATROSCÓPIO (brinquedo
óptico), você sabe o que é?
O TAUMATROSCÓPIO
foi um dos mais antigos e populares brinquedos de animação. Inventado por
Willian Fitton em 1825, consiste num pequeno disco preso a dois cordões em
lados opostos. Em cada uma das faces do disco existe uma imagem diferente.
Quando o disco é girado pelas mãos do espectador, as duas imagens se fundem em
uma única.
Materiais:
Dois pedaços
de barbante de 30cm de comprimento
Lápis, lápis
de cor ou canetinhas hidrocor
Papel branco
Tesoura
Molde redondo
(pode utilizar um CD, um prato pequeno, um compasso, etc.)
Modo de
fazer:
Faça dois
círculos no papel branco usando o seu molde e recorte.
Faça um
desenho em cada um dos círculos (exemplo: num círculo um aquário vazio e no
outro um peixe).
Colar os
círculos um no outro de forma que os desenhos fiquem invertidos (um para cima,
outro para baixo).
Fazer um pequeno
furo nas extremidades horizontais dos círculos e amarrar os barbantes.
Pronto! Agora
é só girar rapidamente para conseguir o efeito de movimento.
Dica
importante:
Produzir as
imagens que irão compor o disco com poucos detalhes, pois elas precisam se
complementarem. A ideia é que as duas imagens se juntem visualmente como
resultado do movimento produzido ao girar o disco. É importante que sejam
compatíveis.
Para melhor
compreensão de como funciona o TAUMATROSCÓPIO, assista o vídeo abaixo.
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Alô turma!
Hoje vamos
detonar!
Afaste os móveis, chama a família porque
chegou a hora do Hip
hop Infantil!
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Brinquedos
e brincadeiras
Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais. Diversidade cultural e respeito às
diferenças sociais, culturais e históricas.
Capacidades e habilidades: (EF05GE02) Identificar diferenças
étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em
diferentes territórios.
Você já ouviu falar que o Brasil é uma nação
composta por uma grande diversidade étnica, basicamente formada a partir da
mistura de cinco diferentes fontes migratórias: os nativos que aqui já se
encontravam antes da chegada dos portugueses colonizadores, os portugueses, os
negros africanos, os imigrantes europeus e os imigrantes vindos da Ásia e do
Oriente médio. Desta forma, a população brasileira é comumente classificada com
a seguinte composição étnica: brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos
caboclos e cafuzos.
Portanto, o Brasil é uma nação multirracial marcada
por diferenças étnico-raciais nas quais os afrodescendentes encontram-se
majoritariamente em posições subalternadas.
Entretanto, a história do Brasil é marcada por
desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas,
impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.
Aprendemos que todos têm direitos que devem
respeitados. As diferenças sociais, culturais e históricas exigem atenção e
respeito por parte de todos os cidadãos que cumprem seus deveres. E como se dá
a relação entre diversidade cultural e desigualdade social? É possível uma
diferença ser transformada em desigualdade social em determinada sociedade? De
fato, isso pode ocorrer, sobretudo, à medida que os homens estabelecem entre
eles relações de poder, dominação, discriminação e divisão do trabalho social.
Como você sabe, em nossa história, os colonizadores brancos passaram a
escravizar os negros. Esse fato histórico revela que uma diferença acabou se tornando um instrumento de discriminação e
desigualdade capaz de negar aos indivíduos – no caso, os negros – oportunidades
de terem acesso aos bens sociais, como por exemplo, à escola, ao trabalho livre
e ao reconhecimento da justiça. Assim, é preciso muito cuidado para que a
diferença não seja confundida com a desigualdade social.
Por isso, em uma sociedade democrática, todos têm
direitos, bem como à convivência com ela. Nessa convivência, é preciso
respeitar as diferenças, evitando qualquer forma de racismo, preconceito ou
discriminação. Leia a seguir, uma definição de cada conceito apresentado.
Mesmo
com todas as diferenças podemos observar elos comuns. Um exemplo é a língua
portuguesa que é partilhada pela maioria da população. Além disso, temos outros
aspectos culturais, como o futebol, músicas, telenovelas, crenças religiosas
etc., que são partilhados por grande parte da população. Esses elos de ligação
formam a chamada identidade nacional de um povo.
Extraído de: novaescola.org.br; slideplayer.com.br; docplayer.com,br e adaptado de SOUSA (2009, p. 32).
Foto: pt.slideshare.net
Após a leitura e reflexão dos textos e imagem acima, copie e responda
todas as atividades no caderno de Geo/História. Coloque a data sempre.
1 – Identifique três diferenças sociais que, em sua opinião, foram se
transformando em desigualdade social na vida cotidiana das pessoas e escrevam
sugestões de como combater essas desigualdades sociais.
2 – Observe a imagem e as frases abaixo e copie no caderno a pergunta e
apenas a resposta correta.
3 – Quais os povos que formam a composição étnica da população do
Brasil?
4 – Quais os elos de ligação comuns entre a maioria da população brasileira?
5 – O que uma sociedade democrática precisa evitar?
7 – Copie e responda no caderno de acordo com a sua opinião o que é:
a) racismo:
b) preconceito:
c) discriminação:
Cada pessoa é diferente uma da outra. Apesar de diferentes todos somos
iguais perante a lei. Preste atenção nas imagens a seguir, copie e faça no
caderno o que se pede:
A
blogeducacaoetransformacaooficial.com
6 – Escreva no caderno a letra em que a cena representa a diversidade
humana e explique essa diversidade com suas palavras.
7 – Escreva a letra e forme uma frase bem criativa sobre a cena em que
representa a igualdade entre os povos perante a lei.
8 – Em quais dessas cenas abaixo as pessoas
têm mais conforto que as demais? Por que?
9 – A seguir, em qual
cena há uma pessoa passando dificuldades? Que dificuldade ela está passando?
Explique.
blogeducacaoetransformacaooficial.com
Brinquedos e brincadeiras
Existem brinquedos e brincadeiras que hoje conhecemos
por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de
várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras e brinquedos
também fazem parte da diversidade cultural do nosso povo e partem do folclore
brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos. Muitos brinquedos contam um
pouco da história da humanidade, suas descobertas, valores, formas de vida,
trabalho e lazer, como pensavam, viam o mundo e interagiam com ele.
Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais
entre as crianças brasileiras têm origem surpreendentes. Vêm tanto dos povos
que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco e o negro), como até
mesmo longínquo do Oriente. Nota-se com isso, que a diversidade cultural,
social e histórica de nosso país é muito rica e, portanto, precisa ser
preservada. Cada povo deixou o seu legado para as gerações atuais e futuras.
Existem diferenças de cultura e sociedade. Essas diferenças é que enriquecem e
torna mais bela a história do Brasil.
Extraído de: pt.slideshare.net
Pintura: Jogos infantis de Pieter Bruegel
(1560) - www.folha.uol.com.br
10. a) Observando as imagens acima, quais brinquedos, jogos e
brincadeiras você consegue identificar? Escreva no caderno os nomes.
b) Converse com seus pais e descubra quais das brincadeiras apresentadas
na imagem acima eles já brincaram quando eram crianças? Escreva no caderno as
respostas deles.
c) Quais as suas brincadeiras e brinquedos preferidos?
11. a) Que brincadeira está retratada na pintura acima?
b) Você gosta desta brincadeira?
c) Onde as crianças estão brincando?
Quantas pipas no céu! Mas lembre-se de que não
podemos soltar pipas onde há fios. E também nada de cerol.
d) Quais os cuidados que devemos ter ao soltar pipas para evitar choques
elétricos? Copie e coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as
falsas no caderno.
A ( ) Não solte pipas em dias de
chuva e relâmpago;
B ( ) Evite brincar perto de
antenas, fios ou cabos elétricos;
C ( ) Se a pipa enroscar em
fios, não tente tirá-la;
D ( ) Solte pipas em dias
chuvosos;
E ( ) Use cerol.
e) Leia com atenção. Tem-se um fio elétrico desencapado próximo aos
seguintes materiais:
I. Madeira II. Vidro III. Cobre IV. Alumínio
Pergunte aos seus responsáveis. Se o fio estiver em contato com esses
materiais, quais deles levarão energia elétrica com facilidade provocando
choque elétrico a quem usá-los sem segurança? Copie todas as opções e marque a
alternativa correta no caderno.
A – ( ) O vidro e o cobre;
B – ( ) O cobre e o alumínio;
C – ( ) A madeira seca e o
vidro;
D – ( ) A madeira seca e o
alumínio.
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