sexta-feira, 2 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 05 A 09/10/2020

 





Outubro chegou! Que delícia!

 

É um mês muito especial! Comemoramos o Dia dos Animais (4); o Dia das Crianças (12); o Dia dos Professores (15); e o Dia do Saci (31).

 

No ano de 2020 o mês de outubro também é o mês que antecede as eleições municipais, onde os cidadãos escolherão o prefeito e os vereadores que cuidarão da nossa cidade por 4 anos.

 

As atividades deverão ser realizadas no caderno ou pelo Google Forms (Ciências). Quando realizadas no caderno, você deverá registrar através de fotos e enviar por e-mail.

 

Lembre-se que a aprendizagem e o conhecimento são seus e só depende de você. Todos nós, professores, estamos à disposição para esclarecer as suas dúvidas tanto pelo Blog (comentários) ou pelo e-mail (blogemvg@gmail.com).

 

Elaboramos as atividades com muito carinho e pensando em você e em seu desenvolvimento como estudante e ser humano. Faça com muito capricho e atenção!

 

Saudades e beijos…

 

Ana Lucia, Helena, Heloisa, Ivana, Joyce, Renata e Samira.







MATEMÁTICA

 

Frações

 História das Frações

 

A história das frações remonta o Antigo Egito (3.000 a.C.) e traduz a necessidade e a importância para o ser humano acerca dos números fracionários.

Naquele tempo, os matemáticos marcavam suas terras para delimitá-las. Com isso, nas épocas chuvosas o rio passava do limite e inundava muitas terras e, consequentemente, as marcações.

Diante disso, os matemáticos resolveram demarcá-las com cordas a fim de resolver o problema inicial das enchentes.

Contudo, notaram que muitos terrenos não eram compostos somente por números inteiros, havia os terrenos que mediam partes daquele total.

Foi a partir disso, que os geômetras dos faraós do Egito, começaram a utilizar os números fracionários. Note que a palavra Fração é proveniente do latim fractus e significa “partido”.

 

Rosimar Gouveia

Professora de Matemática e Física

 

Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro.

Como exemplo podemos pensar numa pizza dividida em 8 partes iguais, sendo que cada fatia corresponde a 1/8 (um oitavo) de seu total. Se eu como 3 fatias, posso dizer que comi 3/8 (três oitavos) da pizza.



Importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador.

 

Tipos de Frações

 

Fração Própria

São frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um número menor que um inteiro. Ex: 2/7

 

Fração Imprópria

São frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o inteiro. Ex: 5/3

 

Fração Aparente

São frações em que o numerador é múltiplo ao denominador, ou seja, representa um número inteiro escrito em forma de fração. Ex: 6/3= 2

 

Fração Mista

É constituída por uma parte inteira e uma fracionária representada por números mistos. Ex: 1 2/6. (um inteiro e dois sextos)

 

Frações Equivalentes

São aquelas que aparentemente são diferentes, mas que possuem o mesmo resultado. Sendo assim, elas representam a mesma parte de um todo indicando a mesma quantidade.

 

EXEMPLOS:

 

A) 2/4 e 4/8: se dividirmos o numerador e o denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o valor 1/2.

 

Se dividirmos 4/8 por 2, obteremos o valor de 2/4. E se dividirmos novamente por 2, temos o valor 1/2.

Assim, as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes.

B) 3/4 e 9/12: se dividirmos o numerador e o denominador da segunda por 3, obteremos o resultado da primeira: 3/4.



Note que as representações de cada uma são diferentes, mas o valor numérico resultante é igual.

Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e denominador pelo mesmo número. Esse número deve ser diferente de zero.

 

Assista aos vídeos abaixo para entender um pouquinho mais.




 

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as frações, leia e faça as atividades das páginas 140 a 151 e 157 a 159.

 

 



LÍNGUA PORTUGUESA

 

Poemas para celebrar os primeiros anos da vida neste Mês das Crianças.


Leia os poemas abaixo em voz alta prestando bastante atenção na entonação. Depois copie e responda as questões no seu  caderno de Língua Portuguesa.

 

Texto 1

 

“Ser criança” – Tatiana Belinky 

“Ser criança é dureza

-Todo mundo manda em mim-
Se pergunto o motivo,
Me respondem “porque sim”.

Isso é falta de respeito,
“Porque sim” não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses “podes” e “não podes”,
Pra aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!”

 



 

Texto 2

O Direito das Crianças – Ruth Rocha

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir…

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola, bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.


 

Questões

1. Quais os títulos dos poemas?

2. Quem são as autoras dos poemas?

3. Qual é o tema do 1º poema?

4. Qual é o tema do 2º poema?

5. O 1º poema é composto por:

Versos -
Estrofes -

 

6. O 2º poema é composto por:

Versos -
Estrofes -

 

7. Explique com suas palavras, o que a autora quis dizer no 1º poema.

 

8. Você concorda com estes direitos que a autora descreve no 2º  poema?

9.Qual o direito, no 2º poema, que você achou mais interessante? Por quê?

10. Você acrescentaria mais alguns direitos? Quais?



Cuide-se e fique bem!





CIÊNCIAS

 

O sistema urinário, ou aparelho urinário, é o sistema responsável por produzir, armazenar temporariamente e eliminar a urina, um composto que garante a eliminação de substâncias que estão em excesso no organismo e resíduos oriundos do metabolismo.

 

Órgãos do sistema urinário e suas funções

 

Os órgãos do sistema urinário são: dois rins, dois ureteres, a bexiga urinária e a uretra. Eles atuam de maneira conjunta, garantindo a filtração do sangue, a produção da urina e sua eliminação.


 

Rins

 

Os rins são encontrados em número de dois no nosso corpo, sendo eles os órgãos responsáveis pela produção da urina. Estão localizados junto à parede posterior do abdômen, abaixo do diafragma.

Possuem cerca de 10 cm de comprimento, peso aproximado de 120 a 280 g e formato que lembra um feijão.



Ureteres

 

Os ureteres são ductos que levam a urina do rim para a bexiga. São encontrados em nosso corpo dois ureteres, cada um partindo de um dos rins. Em média, os ureteres apresentam de 25 a 30 cm de comprimento e 4 a 5 mm de diâmetro.

 

Bexiga urinária

 

A bexiga urinária é um órgão muscular oco que serve de reservatório para a urina e gradativamente distende-se conforme esse produto acumula-se. Há músculos próximos ao local de junção entre a uretra e a bexiga, que atuam regulando a micção.



Uretra

 

A uretra é um órgão que garante a eliminação da urina para o meio externo. No homem, a uretra apresenta um comprimento médio de 20 cm e pode ser dividida em três porções: prostática, membranosa e cavernosa ou peniana. A prostática passa próxima à bexiga e no interior da próstata, a membranosa possui apenas um centímetro de extensão e conecta-se com a cavernosa, que se localiza no interior do corpo cavernoso do pênis. A uretra da mulher apresenta cerca de 4 cm de comprimento.

 

Como funciona o sistema urinário: a formação da urina

 

Como sabemos, o sistema urinário é o sistema responsável pela formação da urina. A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra.

Após passar pelo túbulo renal, a urina segue para o ducto coletor, que leva o composto até a pelve renal (porção superior do ureter), saindo do rim, portanto, via ureter. Do ureter, a urina segue até a bexiga, onde é armazenada e depois eliminada pela uretra.




Diferenças entre o sistema urinário masculino e feminino

 

O sistema urinário masculino e feminino apresenta os mesmos órgãos. Portanto, se você avaliar esse sistema em pessoas de sexos diferentes encontrará: dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Entretanto, algumas diferenças podem ser observadas. Veja algumas delas a seguir:

    A bexiga está localizada em frente ao reto. Nos homens, essa se separa do reto pelas vesículas seminais, enquanto na mulher, observa-se a presença da vagina e útero.

    A uretra no homem apresenta outra função além de garantir a eliminação da urina. Nesse sexo, a uretra dá passagem também ao sêmen durante a ejaculação. No sexo feminino, por sua vez, a uretra é considerada um órgão exclusivo do sistema urinário.

    A uretra masculina é maior que a uretra feminina. Enquanto a uretra masculina possui cerca de 20 cm, a feminina apresenta apenas 4 cm.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema urinário"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-excretor.htm. Acesso em 23 de setembro de 2020.

 

Para complementar a sua aprendizagem assista ao vídeo abaixo:



 

Agora, responda com atenção as perguntas abaixo, se preferir use o link abaixo:

https://forms.gle/96nX9RVJkx9qZiLV9


 1 – Qual das alternativas abaixo contém apenas órgãos do sistema urinário?

a.  Rim, ureter, útero e bexiga.

b. Rim, ureter, bexiga e intestino delgado.

c.  Rim, fígado, bexiga e uretra.

d. Rim, ureter, bexiga e vagina.

e.  Rim, ureter, bexiga e uretra.

2 – Cada ureter conduz a urina:

a) do rim à bexiga.

b) da bexiga ao meio externo.

c) da bexiga ao rim.

d) da pelve renal aos cálices.

e) dos cálices às pelves renais.

3 – Imagine que você foi ao médico e ele observou a presença de cálculos renais na região dos ureteres. Até serem eliminados, esses cálculos passarão por quais partes do sistema urinário?

a) Rim e bexiga.

b) Bexiga e uretra.

c) Rim, bexiga e uretra.

d) Ureter e uretra.

4 – Os condutos que levam a urina dos rins para a bexiga urinária são denominados

a) canais aferentes.

b) canais deferentes.

c) uretra.

d) ureteres.

5 – Como se chama a eliminação de substâncias do organismo?

a) circulação

b) excreção

c) digestão

d) respiração

6 – Qual dos órgãos constituintes do sistema urinário tem a função de acumulação de urina?

a)uretra

b) rins

c) bexiga

d) ureteres

7 – Qual a função do sistema urinário?

a) Produzir e eliminar a urina e filtrar o sangue.

b) Produzir ureia a ácido úrico.

c) Produzir e eliminar as fezes e retirar a água em excesso das mesmas.

d) Produzir suor e libertá-lo para o exterior.





ARTE

 

A IMAGEM EM MOVIMENTO

 

Hoje em dia estamos habituados com câmeras fotográficas e câmeras em aparelhos celulares que captam fotos em sequência com o acionamento de um único botão, possibilitando uma infinidade de animações. Mas, e nos séculos passados quando não existia essa tecnologia, como as pessoas faziam para capturar um movimento sequencial e transmiti-lo?

 

Essa semana na nossa aula de “ARTE” vamos conhecer e construir um desses recursos utilizados para colocar uma imagem em movimento, o TAUMATROSCÓPIO (brinquedo óptico), você sabe o que é?

 

O TAUMATROSCÓPIO foi um dos mais antigos e populares brinquedos de animação. Inventado por Willian Fitton em 1825, consiste num pequeno disco preso a dois cordões em lados opostos. Em cada uma das faces do disco existe uma imagem diferente. Quando o disco é girado pelas mãos do espectador, as duas imagens se fundem em uma única.

 

Materiais:

Dois pedaços de barbante de 30cm de comprimento

Lápis, lápis de cor ou canetinhas hidrocor

Papel branco

Tesoura

Molde redondo (pode utilizar um CD, um prato pequeno, um compasso, etc.)

 

Modo de fazer:

Faça dois círculos no papel branco usando o seu molde e recorte.

Faça um desenho em cada um dos círculos (exemplo: num círculo um aquário vazio e no outro um peixe).

Colar os círculos um no outro de forma que os desenhos fiquem invertidos (um para cima, outro para baixo).

Fazer um pequeno furo nas extremidades horizontais dos círculos e amarrar os barbantes.

Pronto! Agora é só girar rapidamente para conseguir o efeito de movimento.

 

Dica importante:

Produzir as imagens que irão compor o disco com poucos detalhes, pois elas precisam se complementarem. A ideia é que as duas imagens se juntem visualmente como resultado do movimento produzido ao girar o disco. É importante que sejam compatíveis.

 

Para melhor compreensão de como funciona o TAUMATROSCÓPIO, assista o vídeo abaixo.




 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Alô turma!

Hoje vamos detonar!

Afaste os móveis, chama a família porque chegou a hora do Hip hop Infantil!

 







GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

Brinquedos e brincadeiras

 

Diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais. Diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas.

 

Capacidades e habilidades: (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.

 

Você já ouviu falar que o Brasil é uma nação composta por uma grande diversidade étnica, basicamente formada a partir da mistura de cinco diferentes fontes migratórias: os nativos que aqui já se encontravam antes da chegada dos portugueses colonizadores, os portugueses, os negros africanos, os imigrantes europeus e os imigrantes vindos da Ásia e do Oriente médio. Desta forma, a população brasileira é comumente classificada com a seguinte composição étnica: brancos, negros, indígenas, pardos, mulatos caboclos e cafuzos.

Portanto, o Brasil é uma nação multirracial marcada por diferenças étnico-raciais nas quais os afrodescendentes encontram-se majoritariamente em posições subalternadas.

Entretanto, a história do Brasil é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, político e social.

Aprendemos que todos têm direitos que devem respeitados. As diferenças sociais, culturais e históricas exigem atenção e respeito por parte de todos os cidadãos que cumprem seus deveres. E como se dá a relação entre diversidade cultural e desigualdade social? É possível uma diferença ser transformada em desigualdade social em determinada sociedade? De fato, isso pode ocorrer, sobretudo, à medida que os homens estabelecem entre eles relações de poder, dominação, discriminação e divisão do trabalho social.

Como você sabe, em nossa história, os colonizadores brancos passaram a escravizar os negros. Esse fato histórico revela que uma diferença acabou se tornando um instrumento de discriminação e desigualdade capaz de negar aos indivíduos – no caso, os negros – oportunidades de terem acesso aos bens sociais, como por exemplo, à escola, ao trabalho livre e ao reconhecimento da justiça. Assim, é preciso muito cuidado para que a diferença não seja confundida com a desigualdade social.

Por isso, em uma sociedade democrática, todos têm direitos, bem como à convivência com ela. Nessa convivência, é preciso respeitar as diferenças, evitando qualquer forma de racismo, preconceito ou discriminação. Leia a seguir, uma definição de cada conceito apresentado.









Mesmo com todas as diferenças podemos observar elos comuns. Um exemplo é a língua portuguesa que é partilhada pela maioria da população. Além disso, temos outros aspectos culturais, como o futebol, músicas, telenovelas, crenças religiosas etc., que são partilhados por grande parte da população. Esses elos de ligação formam a chamada identidade nacional de um povo.



Extraído de: novaescola.org.br; slideplayer.com.br; docplayer.com,br e adaptado de SOUSA (2009, p. 32).


Foto: pt.slideshare.net


Após a leitura e reflexão dos textos e imagem acima, copie e responda todas as atividades no caderno de Geo/História. Coloque a data sempre.

1 – Identifique três diferenças sociais que, em sua opinião, foram se transformando em desigualdade social na vida cotidiana das pessoas e escrevam sugestões de como combater essas desigualdades sociais.

2 – Observe a imagem e as frases abaixo e copie no caderno a pergunta e apenas a resposta correta.


3 – Quais os povos que formam a composição étnica da população do Brasil?

4 – Quais os elos de ligação comuns entre a maioria da população brasileira?

5 – O que uma sociedade democrática precisa evitar?

7 – Copie e responda no caderno de acordo com a sua opinião o que é:

a) racismo:

b) preconceito:

c) discriminação:

Cada pessoa é diferente uma da outra. Apesar de diferentes todos somos iguais perante a lei. Preste atenção nas imagens a seguir, copie e faça no caderno o que se pede:

A


B


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6 – Escreva no caderno a letra em que a cena representa a diversidade humana e explique essa diversidade com suas palavras.

7 – Escreva a letra e forme uma frase bem criativa sobre a cena em que representa a igualdade entre os povos perante a lei.



8 – Em quais dessas cenas abaixo as pessoas têm mais conforto que as demais? Por que?


9 – A seguir, em qual cena há uma pessoa passando dificuldades? Que dificuldade ela está passando? Explique.


blogeducacaoetransformacaooficial.com

 

Brinquedos e brincadeiras

Existem brinquedos e brincadeiras que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras e brinquedos também fazem parte da diversidade cultural do nosso povo e partem do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos. Muitos brinquedos contam um pouco da história da humanidade, suas descobertas, valores, formas de vida, trabalho e lazer, como pensavam, viam o mundo e interagiam com ele.

Alguns brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais entre as crianças brasileiras têm origem surpreendentes. Vêm tanto dos povos que deram origem à nossa civilização (o índio, o branco e o negro), como até mesmo longínquo do Oriente. Nota-se com isso, que a diversidade cultural, social e histórica de nosso país é muito rica e, portanto, precisa ser preservada. Cada povo deixou o seu legado para as gerações atuais e futuras. Existem diferenças de cultura e sociedade. Essas diferenças é que enriquecem e torna mais bela a história do Brasil.

Extraído de: pt.slideshare.net

Pintura: Jogos infantis de Pieter Bruegel (1560) - www.folha.uol.com.br


10. a) Observando as imagens acima, quais brinquedos, jogos e brincadeiras você consegue identificar? Escreva no caderno os nomes.

b) Converse com seus pais e descubra quais das brincadeiras apresentadas na imagem acima eles já brincaram quando eram crianças? Escreva no caderno as respostas deles.

c) Quais as suas brincadeiras e brinquedos preferidos?


Pintura de: Candido Portinari – br.pinteret.com

11. a) Que brincadeira está retratada na pintura acima?

b) Você gosta desta brincadeira?

c) Onde as crianças estão brincando?

Quantas pipas no céu! Mas lembre-se de que não podemos soltar pipas onde há fios. E também nada de cerol.

d) Quais os cuidados que devemos ter ao soltar pipas para evitar choques elétricos? Copie e coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas no caderno.

A (   ) Não solte pipas em dias de chuva e relâmpago;

B (   ) Evite brincar perto de antenas, fios ou cabos elétricos;

C (   ) Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la;

D (   ) Solte pipas em dias chuvosos;

E (   ) Use cerol.

e) Leia com atenção. Tem-se um fio elétrico desencapado próximo aos seguintes materiais:

I.  Madeira         II. Vidro         III. Cobre         IV. Alumínio

Pergunte aos seus responsáveis. Se o fio estiver em contato com esses materiais, quais deles levarão energia elétrica com facilidade provocando choque elétrico a quem usá-los sem segurança? Copie todas as opções e marque a alternativa correta no caderno.

A – (   ) O vidro e o cobre;

B – (   ) O cobre e o alumínio;

C – (   ) A madeira seca e o vidro;                     

D – (   ) A madeira seca e o alumínio.








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