segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 19 À 23 DE OUTUBRO DE 2020

 











LÍNGUA PORTUGUESA

 

Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

Para responder a atividade no Google Forms clique no link abaixo

https://forms.gle/6WJu1wTygR5aFHUCA

 


Avaliação de aprendizagem 5º ano

 

QUESTÃO 01

 

Leia o texto abaixo.

O disfarce dos bichos

Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho pau”. Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.

Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas. Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.

O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.

MAVIAEL MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.

 

O bicho pau se parece com:

(A) florzinha seca. (B) folhinha verde. (C) galhinho seco. (D) raminho de planta.

 

QUESTÃO 02

 

Leia o texto abaixo.

A Boneca Guilhermina

 

Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário, de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.

MUILAERT, A. A boneca Guilhermina. In: __ As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia das  Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo Rá-Tim-Bum – vol. 8.

 

O texto trata, PRINCIPALMENTE,

(A) das aventuras de uma menina.

(B) das brincadeiras de uma boneca.

(C) de uma boneca muito especial.

(D) do dia-a-dia de uma menina.

 

QUESTÃO 03

Leia o texto abaixo.

Bula de remédio

VITAMINA

COMPRIMIDOS

embalagens com 50 comprimidos

  


            

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

O Produto, quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.

É conveniente que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.

 

INDICAÇÕES

No tratamento das anemias.

 

CONTRA-INDICAÇÕES

Não deve ser tomado durante a gravidez.

EFEITOS COLATERAIS

Pode causar vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.

 

POSOLOGIA

Adultos: um comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.

 

LABORATÓRIO INFARMA S.A.

Responsável - Dr. R. Dias Fonseca

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.

 

No texto, a palavra COMPOSIÇÃO indica:

(A) as situações contra indicadas do remédio.

(B) as vitaminas que fazem falta ao homem.

(C) os elementos que formam o remédio.

(D) os produtos que causam anemias.

 

QUESTÃO 04

Leia o texto abaixo.

Talita

 

Talita tinha a mania de dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes que rimassem. Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a poltrona era Vó Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a escrivaninha era Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante.

Os pais de Talita achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir conversas tipo como esta:

— Filhinha, quer trazer o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha!

— É pra já, papai. Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro.

Ou então:

— Que amolação, Prima Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico.

— Ainda bem que tem roupa limpa dentro do Doutor Mário, né mamãe?

E todos riam.

               BELINKY, Tatiana. A operação do Tio nofre: uma história policial. São Paulo: Ática, 1985.

 

A mania de Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é:

(A) curiosa.   (B) exagerada.   (C) estudiosa.    (D) criativa.

 

QUESTÃO 05

 

Leia o texto abaixo.

A raposa e as uvas

 

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.

“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.

Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”

Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.

                           (http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

 

A frase que expressa uma opinião é:

 

(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1-2).

(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2-3).

(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 7-8)

(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 9-10).

 

QUESTÃO 06

Leia o texto abaixo.

EVA FURNARI

 

EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-los...

Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No en­tanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.

Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ.

Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles con­tam o Jabuti de “Melhor Ilustração” - Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) - setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.

                                                http://caracal.imaginaria.cam/autografas/evafurnari/index.html

A finalidade do texto é:

 

(A) apresentar dados sobre vendas de livros.

(B) divulgar os livros de uma autora.

(C) informar sobre a vida de uma autora.

(D) instruir sobre o manuseio de livros.

 

QUESTÃO 07

Leia o texto abaixo.

A Raposa e o Cancão

 

Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:

— Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não aguentava! Pas­sava uma descompostura!...

A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...

CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

 

No final da história, a raposa foi:

(A) corajosa.  (B) cuidadosa.  (C) esperta.   (D) ingênua

 

QUESTÃO 08

Leia o texto abaixo.

A Costureira das Fadas

(Fragmento)

 

Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.

– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.

Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.

MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.

 

“— Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o ves­tido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”

 

A expressão vê-la (ℓ. 9) se refere à:

(A) Fada.  (B) Cinderela.  (C) Dona Aranha.  (D) Narizinho.

 

QUESTÃO 09

 

O príncipe quer dar um vestido para Narizinho porque:

(A) ela deseja ter um vestido de baile.

(B) o príncipe vai se casar com Narizinho.

(C) ela deseja um vestido cor-de-rosa.

(D) o príncipe fará uma festa para Narizinho.

 

QUESTÃO 10

 

Leia o texto abaixo.

Poluição do solo

É na camada mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desen­volvem os vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água como as plantas podem ser envenenadas.

Os principais poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios es­tragos ambientais.

O lixo produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro chamado chorume, que penetra no solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície.

{...}                

Almanaque Recreio. São Paulo: Abril. Almanaques CDD_056-9. 2003.

 

No trecho “É na camada mais externa da superfície terrestre” (ℓ.1), a expressão sublinhada indica:

 

(A) causa.   (B) finalidade.   (C) lugar.   (D) tempo

 

QUESTÃO 11

Leia o texto abaixo.

Continho

 

Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.

— Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?

— Ela não vai não: nós é que vamos nela.

— Engraçadinho duma figa! Como você se chama?

— Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.

MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.

 

Há traço de humor no trecho:

(A) “Era uma vez um menino triste, magro”. (ℓ. 1)

(B) “ele estava sentado na poeira do caminho”. (ℓ. 3)

(C) “quando passou um vigário”. (ℓ. 4)

(D) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. (ℓ. 7)

 

QUESTÃO 12

Leia o texto abaixo.

O que disse o passarinho

 

Um passarinho me contou

que o elefante brigou

com a formiga só porque

enquanto dançavam (segundo ele)

ela pisou no pé dele!

Um passarinho me contou

que o jacaré se engasgou

e teve de cuspi-lo inteirinho

quando tentou engolir,

imaginem só, um porco-espinho!

 

Um passarinho me contou

que o namoro do tatu e a tartaruga

deu num casamento de fazer dó:

cada qual ficou morando em sua casca

em vez de morar numa casca só.

 

Um passarinho me contou

que a ostra é muito fechada,

que a cobra é muito enrolada

que a arara é uma cabeça oca,

e que o leão-marinho e a foca...

 

Xô xô, passarinho, chega de fofoca!

PAES, José Paulo. O que disse o passarinho. In: ____.Um passarinho me contou. São Paulo: Editora Ática, 1996.

 

A pontuação usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” (ℓ. 20) sugere que o passarinho

 

(A) está cansado.

(B) está confuso.

(C) não tem mais fofocas para contar.

(D) ainda tem fofocas para contar

 

QUESTÃO 13

Leia o texto abaixo.

Carta

Lorelai:

Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas, tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro, gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai. Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada esconderijo tão bom que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava. Meu pai e minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa, discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrando. Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga? Sabe o que é que eles falaram? Que não era assunto para criança. E o pior é que esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que você não acha um jeito pra mim?

Um beijo da Raquel.

(...)

NUNES, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela – 31ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

 

Em “Agora tudo diferente:” (ℓ. 11), a palavra destacada é um exemplo de lingua­gem

(A) ensinada na escola.

(B) estudada nas gramáticas.

(C) encontrada nos livros técnicos.

(D) empregada com colegas

 

QUESTÃO 14

Leia o texto abaixo.

 

O hábito da leitura

 

“A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.

Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um projeto de leitura?

CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004, p. 7.

No trecho “Ele leva ao mundo inteiro” ( (ℓ. 12), a palavra sublinhada refere-se ao:

 

(A) carteiro.   (B) jornal.   (C) livro.   (D) poeta

 

QUESTÃO 15

Leia o texto abaixo.


Pepita a piaba

 

Lá no fundo do rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.

Mas Pepita não gostava de ser assim.

Ela queria ser grande... bem grandona...

Tomou pílulas de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas

nada... Continuava miudinha.

– O que é isso? Uma rede?

Uma rede no rio! Os pescadores!

Ai, ai, ai... Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...

Mas... muitos peixes ficaram presos na rede.

E Pepita?

Pepita escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!

CONTIJO, Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.

 

No trecho “Lá no fundo do rio, vivia Pepita” ((ℓ. 1), a expressão sublinhada dá ideia de:

(A) causa.   (B) explicação.   (C) lugar.   (D) tempo.






MATEMÁTICA

 

Nesta semana vamos fazer diferente!!!

Vamos fazer uma avaliação do que foi trabalhado durante esse período de aulas remotas.

 

Para que a avaliação possa acontecer de forma tranquila para você e para nós siga os seguintes passos:

 

1.   Não olhe as atividades antes de começar.

2.   Reveja todas as matérias e atividades das semanas 01 até a 16.

3.   Faça algumas atividades.

4.   Estude antes de começar a responder.

5.   Faça as questões com muita atenção.

6.   Use seu caderno para fazer os cálculos necessários.

7.   Se possível faça pelo link https://forms.gle/kPjYjcfQ4NfSvYVFA

 

Confiamos em seu potencial!!! Você vai longe!!!

 

 

QUESTÃO 1 – Onofre fez o triplo de pontos em relação a Carlos em uma partida de basquete. Se Carlos fez 12 pontos, então Onofre fez

 

(A) 12.

(B) 15.

(C) 36

(D) 39.

 

QUESTÃO 2 – Na Escola Municipal Vicente Guimarães há quatro salas de 5º ano: 2MA, 2MB, 2MC e 2MD. A coordenadora Claudineia fez um levantamento do número de meninas e meninos nessas salas e organizou os dados na tabela a seguir:


A turma que a quantidade de meninos é maior que a de meninas é a do

(A) 2MA                                (B) 2MB

(C) 2MC                                (D) 2MD

 

QUESTÃO 3 – Um engenheiro representou na malha quadriculada, como mostra a figura a seguir, o perímetro de uma casa.


O perímetro dessa casa mede

(A) 34 m.

(B) 32 m.

(C) 18 m.

(D) 16 m.

 

QUESTÃO 4 – Qual é a área da casa acima?

 

a) 64

b) 60

c) 56

d) 58

 

QUESTÃO 5 – Observe as figuras a seguir:


Assinale a alternativa que apresenta um polígono de 5 lados.

(A) I              (B) II              (C) III              (D) IV

 

QUESTÃO 6 – Em um único dia de trabalho, Osmar fez entregas em cinco lojas da cidade. Em cada uma delas ele entregou 14 computadores. Qual foi o total de computadores entregues por Osmar nesse dia?

 

(A) 50

(B) 52

(C) 70

(D) 90

 

QUESTÃO 7 – Rogério possui 45 reais e quer comprar um presente para sua mãe que custa 79 reais. Assinale a alternativa que indica quanto falta, em reais, para Rogério comprar o presente.

 

(A) R$ 124,00

(B) R$ 79,00

(C) R$ 45,00

(D) R$ 34,00

 

QUESTÃO 8 – Na malha quadriculada a seguir, a figura 2 é uma redução da figura 1.


A medida do perímetro da figura 2

 

(A) é igual ao triplo do perímetro da figura 1.

(B) é igual ao perímetro da figura 1.

(C) é igual à metade do perímetro da figura 1.

(D) possui 9 quadradinhos a mais do que o perímetro da figura 1.

 

QUESTÃO 9 – Uma sala de aula tem 40 estudantes e apenas 11 têm mais de 15 anos de idade.

A fração que representa a quantidade de estudantes com mais de 15 anos de idade em relação ao total da turma é igual a

 

(A)   11

        40 


(B)   15

        40


 (C)    11

          15 


(D)      15

           11

 

QUESTÃO 10 – Marta caminha 2 400 metros por dia. Quantos quilômetros Marta caminhará em 5 dias?

 

(A) 8 km

(B) 10 km

(C) 12 km

(D) 14 km

 

 

QUESTÃO 11 – A figura, a seguir, representa uma barra de chocolate que foi dividida em 16 partes iguais.


Sabe-se que as partes coloridas, em cinza, representam a porção não consumida.

Assinale a alternativa que apresenta a fração relativa às partes não consumidas em relação a toda barra de chocolate.

 

 

(A)                                               (B)   4

         16                                                     16      

      

(C)    6                                              (D)   8

          16                                                    16


QUESTÃO 12 – Para arrecadar dinheiro para a formatura os alunos, começaram a vender rifas, cada número custava a R$12,00. Ao final do mês os alunos arrecadaram R$ 996,00. Quantos números foram vendidos?

a) 73

b) 74

c) 83

d ) 84

 

QUESTÃO 13 – O produto de 50 x 231 é:

a) 11.050

b ) 11.550

c ) 11.600

d ) 11.650

 

QUESTÃO 14 – Um caminhão comporta 2.250 blocos. Quantos blocos ele transportará se realizar 35 viagens com sua capacidade máxima?

a) 76.550

b ) 77.750

c ) 78.750

d ) 78.785





CIÊNCIAS

 

Nesta semana vamos fazer diferente!!! Mas igual à atividade de Matemática!!! RSRSRSRS!!!

 

Vamos fazer uma avaliação do que foi trabalhado durante esse período de aulas remotas, sobre o nosso organismo e os sistemas que o compõe.

 

Para que a avaliação possa acontecer de forma tranquila para você e para nós siga os seguintes passos:

 

1.   Não olhe as atividades antes de começar.

2.   Reveja todas as matérias e atividades das semanas 11 a 16.

3.   Faça algumas atividades.

4.   Estude antes de começar a responder.

5.   Faça as questões com muita atenção.

6.   Use seu caderno para fazer os cálculos necessários.

7.   Se possível faça pelo link https://forms.gle/QgWQW6vTX1V7xtxh6

 

Confiamos em seu potencial!!! Você vai longe!!!

 

 

Responda as questões de 1 a 5 de acordo com o texto abaixo, para isso lembre-se: LEIA O TEXTO PELO MENOS 3 VEZES, A PRIMEIRA PARA CONHECER, A SEGUNDA PARA ENTENDER E A TERCEIRA PARA RESPONDER!

 

A dura jornada de um sanduíche

 

Texto de Lucia Helena de Oliveira

        “A boca avança sobre o sanduíche. Os dentes cortam o pão e rasgam o recheio. A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo com cerca de 9 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos diminuirão
a velocidade dessa longa travessia, que deverá durar entre 12 e 14 horas. No final da jornada, as ligações químicas das moléculas do sanduíche estarão quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir que elas penetrem nas células humanas”.

Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_480628.shtml

 

1. O texto se refere ao processo:


a) Respiratório


b) Circulatório


c) Digestivo


d) Imunológico

 

2. “Os dentes cortam o pão e o recheio”. Com essa frase, a autora fala de:


a) Mordida


b) Paladar


c) Evacuação


d) Absorção

 

3. O trecho do texto “A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará por um tubo com cerca de 9 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas”, se refere ao:


a) Tubo digestivo


b) Intestino no grosso


c) Intestino no delgado


d) Duodeno

 

 

4. O período de tempo de 12 a 14 horas percorrido pelo sanduíche é o tempo da:


a) Deglutição


b) Digestão


c) Absorção das vitaminas


d) Absorção dos sais minerais

 

5. No final da jornada do sanduíche, constata-se que ele contribuiu para:


a) Matar o indivíduo


b) Alimentar o indivíduo


c) Adoecer o indivíduo


d) Adormecer o indivíduo

 

6. Sabemos que o ar inspirado passa inicialmente pelas narinas e cavidades nasais. Nesse local encontramos pelos e muco que:

 

a) atuam retirando impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos.

b) atuam resfriando e umedecendo o ar.

c) atuam auxiliando no processo de hematose.

d) atuam resfriando o ar e fornecendo proteção contra entrada de micro-organismos.

 

7. Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo.

a) Brônquios

b) Faringe

c) Pulmão

d) Esôfago

e) Laringe

 

8. O sistema respiratório possui como função principal permitir a entrada de oxigênio no nosso corpo e a saída de gás carbônico. A respeito desse sistema, marque a alternativa que indica corretamente o nome das estruturas indicadas pelo número 1, 2 e 3 na figura a seguir:

Esquema das vias respiratórias

 

 

a) 1- laringe; 2- traqueia; 3- pulmões.

b) 1- traqueia; 2- pulmão; 3- alvéolos.

c) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- pulmões.

d) 1- brônquio; 2- bronquíolo; 3- alvéolos.

e) 1- traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos.

 

 

9. Como se chama a eliminação de substâncias do organismo?

 

a) circulação

b) excreção

c) digestão

d) respiração

 

10. Cada ureter conduz a urina:

 

a) do rim à bexiga.

b) da bexiga ao meio externo.

c) da bexiga ao rim.

d) da pelve renal aos cálices.

e) dos cálices às pelves renais.

 

11. Qual dos órgãos constituintes do sistema urinário tem a função de acumulação de urina?

 

a)uretra

b) rins

c) bexiga

d) ureteres

 

 

12. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função do sistema cardiovascular.

a) Transporte de nutrientes

b) Eliminação de excreções

c) Distribuição de mecanismos de defesa

d) Produção de hormônios

 

13. Sobre a estrutura do sistema cardiovascular é correto afirmar que:

 

a) É formada por coração, vasos sanguíneos e sangue.

b) O coração, órgão muscular oco, está situado atrás dos pulmões.

c) Os vasos sanguíneos são compostos por músculos estriados.
d) O sangue é o principal órgão do sistema cardiovascular.

 

14. Observe a imagem abaixo e identifique que cavidades são responsáveis, respectivamente, pela entrada e saída de sangue do coração.


a) Válvulas tricúspide e mitral

b) Veias cava superior e inferior

c) Veias pulmonares

d) Átrios e ventrículos





GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

As tradições orais e a valorização da memória

 

Capacidades e Habilidades: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

 

Tradições orais e memória

Na atividade anterior você estudou sobre a importância da escrita para a comunicação dos seres humanos. A evolução da escrita aconteceu gradativamente e demorou milhões de anos para que as pessoas dominassem a linguagem escrita.

A Memória Oral, em tempos mais remotos, era como um meio de preservar a História e as tradições culturais, mesmo ainda quando os seres humanos ainda não dominavam a escrita. No século XX, principalmente a partir dos anos 50, sentiu-se um crescente interesse pelo uso da História Oral, como metodologia de pesquisa histórica. A tradição oral é um recurso e uma técnica para transmitir sua cultura e sua história, os mitos, contos, crenças, histórias e outros relatos

A preservação da cultura, das tradições e da memória é muito importante para o indivíduo e também para os diferentes grupos que formam a sociedade. Ela é tão importante que se trata de um direito dos cidadãos, assegurado por lei na Constituição brasileira.

Atualmente, existem muitos recursos para registrarmos atividades, hábitos e modos de vida. As redes sociais são um desses recursos. Por meio de textos e imagens (vídeos, fotografias. gifs e outros) registramos e compartilhamos momentos importantes e também cotidianos de nossas vidas.

As redes sociais permitem a uma pessoa recorda-se de suas experiências passadas. Esses registros também podem ser compartilhados com outras pessoas e ficam disponíveis a todo tempo na internet.

Outros recursos importantes da tradição oral podem ser textos diversos e de diferentes gêneros com os que estão relacionados na imagem a seguir:


        Extraído de: www2.bauru.sp.gov.br – pt.slideplayer.com.br


Foto: pt.slidesharon.net     
                


Depois de realizada a leitura do texto e das imagens acima, copie e faça as atividades a seguir em seu caderno de Geo/História com muita atenção. Não se esqueça de colocar a data.

 

1 – O que significa o termo memória?

 

2 – O que é tradição oral?

 

3 – Qual a diferença entre tradição oral e tradição escrita?

 

4 – Qual a importância das memórias?

5 – Qual a importância das memórias do passado para o nosso presente e para a construção do futuro?

 

6 – Quais os tipos de memória que estão destacadas na imagem acima?

 

7 – O que você pode contar da história da sua família? Escreva o texto no seu caderno. Dê um título bem bonito.

 

8 – Que tal escrever a sua história por meio de fotografias? Houve muitos acontecimentos interessantes na sua vida e de sua família desde que você nasceu. Vamos criar um álbum de memória desses acontecimentos? Nesse tempo de pandemia é um bom momento para junto com a família olhar as fotos que estão guardadas. Então é hora de procurar fotografias. Faça o seu álbum de memória em folhas de ofício ou de cadernos já usados, cole as fotos relacionadas a cada ano do seu nascimento e junto com a sua família descreva o que está acontecendo em cada foto.

 

Capriche. Você vai arrasar.




ARTE

 

A IMAGEM EM MOVIMENTO:

FLIP BOOK

 

Dando continuidade ao tema “Imagem em Movimento”, essa semana aprenderemos sobre o FLIP BOOK.

 

Veja o gif abaixo.


FLIP BOOK, FOLIOSCÓPIO ou LIVRO FILME é uma série de imagens organizadas sequencialmente em blocos ou cadernos, que resulta numa animação quando as páginas são viradas rapidamente, simulando movimento ou alguma outra alteração. Mas, para que isso aconteça a leitura tem que acontecer da esquerda para a direita; ou seja, de trás para frente. Assim, o espectador olha para o mesmo ponto e acompanha o movimento segurando o livro com uma mão e folheando as páginas com o polegar da outra com velocidade suficiente para criar a ilusão de ótica.

 

Os FLIP BOOKS foram essencialmente uma das primeiras formas de animação que contribuíram com o surgimento das ideias que originaram o cinema moderno.

 

O primeiro FLIP BOOK foi feito em setembro de 1868 e patenteado por John Barnes Linnett com o nome Kineograph (imagem em movimento). Foi a primeira forma de animação a empregar uma sequência linear de imagens, que antes era feita de forma circular (exemplo: Taumatroscópio).

 

Para fazer o seu FLIP BOOK você precisará apenas de lápis e um bloquinho de papel, caso não tenha, você mesmo pode fazer o seu bloquinho (veja o vídeo abaixo).

 




Para o seu FLIP BOOK ficar realmente como um “cineminha de bolso”, desenhe no mínimo uma sequência de 20 páginas.

 

O tema do seu FLIP BOOK deverá ser “Brincadeiras”.

 

Siga as dicas abaixo.


Inspire-se nos vídeos abaixo e faça o seu FLIP BOOK!

 



 



 

Envie-nos sua atividade!

 

blogemvg@gmail.com

 

Faça com carinho e capricho!





EDUCAÇÃO FÍSICA


Alô galera!

Antes da nossa atividade da semana queria ter um papo reto com vocês:



Para especialistas, contra o CORONA VÍRUS é preciso investir pesadamente em estratégias de vigilância em saúde que possibilitem identificar e isolar rapidamente pessoas com sintomas e seus contatos próximos. É preciso, ainda, manter as escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano; fazer campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção — como uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficaz, por exemplo. E, por fim, parar de minimizar a importância da pandemia ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.

Agora vamos as atividades da semana.

Assista ao vídeo e acompanhe a nossa convidada professora Patrícia e sua auxiliar Larissa.

Elas vão mostrar a vocês movimentos básicos de ginástica.

Vamos lá?

Tirem fotos e mande para nosso Blog ou grupo de WhatsApp.

 



 




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