LÍNGUA PORTUGUESA
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responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.
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Avaliação de
aprendizagem 5º ano
QUESTÃO 01
Leia o texto
abaixo.
O disfarce dos
bichos
Você já tentou
pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu
é porque o graveto era um inseto conhecido como “bicho pau”. Ele é tão parecido
com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem
lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem
isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de
alimento. Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
O cientista
inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na
selva amazônica estudando os animais.
MAVIAEL
MONTEIRO, José. Bichos que usam disfarces para defesa. FOLHINHA, 6 NOV. 1993.
O bicho pau se
parece com:
(A) florzinha
seca. (B) folhinha verde. (C) galhinho seco. (D) raminho de planta.
QUESTÃO 02
Leia o texto
abaixo.
A Boneca
Guilhermina
Esta é a minha
boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela
é muito boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um
pouco. Mas depois que pega no sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda
no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água para ela. Daí ela faz
xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário,
de castigo. Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha
boneca no colo. A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua.
MUILAERT, A. A
boneca Guilhermina. In: __ As reportagens de Penélope. São Paulo: Companhia
das Letrinhas, 1997. p. 17. Coleção Castelo
Rá-Tim-Bum – vol. 8.
O texto trata,
PRINCIPALMENTE,
(A) das
aventuras de uma menina.
(B) das
brincadeiras de uma boneca.
(C) de uma
boneca muito especial.
(D) do
dia-a-dia de uma menina.
QUESTÃO
03
Leia o texto
abaixo.
Bula de
remédio
VITAMINA
COMPRIMIDOS
embalagens com
50 comprimidos
INFORMAÇÕES AO
PACIENTE
O Produto,
quando conservado em locais frescos e bem ventilados, tem validade de 12 meses.
É conveniente
que o médico seja avisado de qualquer efeito colateral.
INDICAÇÕES
No tratamento
das anemias.
CONTRA-INDICAÇÕES
Não deve ser
tomado durante a gravidez.
EFEITOS
COLATERAIS
Pode causar
vômito e tontura em pacientes sensíveis ao ácido fólico da fórmula.
POSOLOGIA
Adultos: um
comprimido duas vezes ao dia. Crianças: um comprimido uma vez ao dia.
LABORATÓRIO
INFARMA S.A.
Responsável -
Dr. R. Dias Fonseca
CÓCCO, Maria
Fernandes; HAILER, Marco Antônio. Alp Novo: análise, linguagem e pensamento.
São Paulo:FTD, 1999.v.2.p.184.
No texto, a
palavra COMPOSIÇÃO indica:
(A) as
situações contra indicadas do remédio.
(B) as
vitaminas que fazem falta ao homem.
(C) os
elementos que formam o remédio.
(D) os
produtos que causam anemias.
QUESTÃO
04
Leia o texto
abaixo.
Talita
Talita tinha a
mania de dar nomes de gente aos objetos da casa, e tinham de ser nomes que
rimassem. Assim, por exemplo, a mesa, para Talita, era Dona Teresa, a poltrona
era Vó Gordona, o armário era o Doutor Mário. A escada era Dona Ada, a
escrivaninha era Tia Sinhazinha, a lavadora era Prima Dora, e assim por diante.
Os pais de
Talita achavam graça e topavam a brincadeira. Então, podiam-se ouvir conversas
tipo como esta:
— Filhinha,
quer trazer o jornal que está em cima da Tia Sinhazinha!
— É pra já,
papai. Espere sentado na Vó Gordona, que eu vou num pé e volto noutro.
Ou então:
— Que
amolação, Prima Dora está entupida, não lava nada! Precisa chamar o mecânico.
— Ainda bem
que tem roupa limpa dentro do Doutor Mário, né mamãe?
E todos riam.
BELINKY, Tatiana. A operação do
Tio nofre: uma história policial. São Paulo: Ática, 1985.
A mania de
Talita de dar nome de gente aos objetos da casa demonstra que ela é:
(A)
curiosa. (B) exagerada. (C) estudiosa. (D) criativa.
QUESTÃO
05
Leia o texto
abaixo.
A raposa e as
uvas
Num dia quente
de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi
capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”,
pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de
um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e
frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas
estão verdes.”
Esta fábula
ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as
circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)
A frase que
expressa uma opinião é:
(A) “a raposa
passeava por um pomar.” (ℓ. 1-2).
(B) “sua
atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2-3).
(C) “a raposa afastou-se
da videira” (ℓ. 7-8)
(D) “aposto
que estas uvas estão verdes” (ℓ. 9-10).
QUESTÃO
06
Leia o texto
abaixo.
EVA FURNARI
EVA FURNARI -
Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em
Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo.
Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa
estranhamento algum imaginá-la envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando
mundos e personagens para habitá-los...
Suas
habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes
Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do
Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto,
erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das
narrativas visuais.
Iniciou sua
carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto
é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em
1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ.
Ao longo de
sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti
de “Melhor Ilustração” - Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos
(1986) e Anjinho (1998) - setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA
pelo conjunto de sua obra.
http://caracal.imaginaria.cam/autografas/evafurnari/index.html
A finalidade
do texto é:
(A) apresentar
dados sobre vendas de livros.
(B) divulgar
os livros de uma autora.
(C) informar
sobre a vida de uma autora.
(D) instruir
sobre o manuseio de livros.
QUESTÃO
07
Leia o texto
abaixo.
A Raposa e o
Cancão
Passara a
manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente
pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os
filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e
começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns
meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o
Cancão e fala:
— Comadre
raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não aguentava! Passava uma
descompostura!...
A raposa abre
a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa
triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...
CASCUDO, Luís
Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
No final da
história, a raposa foi:
(A)
corajosa. (B) cuidadosa. (C) esperta.
(D) ingênua
QUESTÃO
08
Leia o texto
abaixo.
A Costureira
das Fadas
(Fragmento)
Depois do
jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma
aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais!
Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha
– disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais
bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar
a corte.
Disse e
retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas
muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa,
uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se
possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio —
até carretéis de linha de seda fabricou.
MONTEIRO
LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
“— Dona Aranha
— disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais
bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar
a corte.”
A expressão
vê-la (ℓ. 9) se refere à:
(A) Fada. (B) Cinderela. (C) Dona Aranha. (D) Narizinho.
QUESTÃO
09
O príncipe
quer dar um vestido para Narizinho porque:
(A) ela deseja
ter um vestido de baile.
(B) o príncipe
vai se casar com Narizinho.
(C) ela deseja
um vestido cor-de-rosa.
(D) o príncipe
fará uma festa para Narizinho.
QUESTÃO
10
Leia o texto
abaixo.
Poluição do
solo
É na camada
mais externa da superfície terrestre, chamada solo, que se desenvolvem os
vegetais. Quando o solo é contaminado, tanto os cursos subterrâneos de água
como as plantas podem ser envenenadas.
Os principais
poluentes do solo são os produtos químicos usados na agricultura. Eles servem
para destruir pragas e ervas daninhas, mas também causam sérios estragos
ambientais.
O lixo
produzido pelas fábricas e residências também pode poluir o solo. Baterias e
pilhas jogadas no lixo, por exemplo, liberam líquidos tóxicos e corrosivos. Nos
aterros, onde o lixo das cidades é despejado, a decomposição da matéria
orgânica gera um líquido escuro e de mau cheiro chamado chorume, que penetra no
solo e contamina mesmo os cursos de água que passam bem abaixo da superfície.
{...}
Almanaque Recreio. São Paulo: Abril. Almanaques CDD_056-9. 2003.
No trecho “É na camada mais externa da superfície terrestre”
(ℓ.1), a expressão sublinhada indica:
(A)
causa. (B) finalidade. (C) lugar.
(D) tempo
QUESTÃO
11
Leia o texto
abaixo.
Continho
Era uma vez um
menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele
estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um
vigário a cavalo.
— Você, aí,
menino, para onde vai essa estrada?
— Ela não vai
não: nós é que vamos nela.
— Engraçadinho
duma figa! Como você se chama?
— Eu não me
chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
MENDES CAMPOS,
Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.
Há traço de
humor no trecho:
(A) “Era uma
vez um menino triste, magro”. (ℓ. 1)
(B) “ele
estava sentado na poeira do caminho”. (ℓ. 3)
(C) “quando
passou um vigário”. (ℓ. 4)
(D) “Ela não
vai não: nós é que vamos nela”. (ℓ. 7)
QUESTÃO
12
Leia o texto
abaixo.
O que disse o
passarinho
Um passarinho
me contou
que o elefante
brigou
com a formiga
só porque
enquanto
dançavam (segundo ele)
ela pisou no
pé dele!
Um passarinho
me contou
que o jacaré
se engasgou
e teve de
cuspi-lo inteirinho
quando tentou
engolir,
imaginem só,
um porco-espinho!
Um passarinho
me contou
que o namoro
do tatu e a tartaruga
deu num
casamento de fazer dó:
cada qual
ficou morando em sua casca
em vez de
morar numa casca só.
Um passarinho
me contou
que a ostra é
muito fechada,
que a cobra é
muito enrolada
que a arara é
uma cabeça oca,
e que o
leão-marinho e a foca...
Xô xô,
passarinho, chega de fofoca!
PAES, José
Paulo. O que disse o passarinho. In: ____.Um passarinho me contou. São Paulo:
Editora Ática, 1996.
A pontuação
usada no final do verso “e que o leão-marinho e a foca...” (ℓ. 20) sugere que o
passarinho
(A) está
cansado.
(B) está
confuso.
(C) não tem
mais fofocas para contar.
(D) ainda tem
fofocas para contar
QUESTÃO
13
Leia o texto
abaixo.
Carta
Lorelai:
Era tão bom
quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas,
tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro,
gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai.
Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada esconderijo tão bom
que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava. Meu pai e
minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente
ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa,
discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrando.
Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga?
Sabe o que é que eles falaram? Que não era assunto para criança. E o pior é que
esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto
achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que
você não acha um jeito pra mim?
Um beijo da
Raquel.
(...)
NUNES, Lygia
Bojunga. A Bolsa Amarela – 31ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.
Em “Agora tá tudo diferente:” (ℓ. 11), a palavra destacada é um
exemplo de linguagem
(A) ensinada
na escola.
(B) estudada
nas gramáticas.
(C) encontrada
nos livros técnicos.
(D) empregada
com colegas
QUESTÃO
14
Leia o texto
abaixo.
O hábito da
leitura
“A criança é o
pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto
conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que
se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma
mania prazerosa, um passatempo.
Você,
coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer
várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal,
gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o
dia do Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações,
saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E
aí, vamos participar de um projeto de leitura?
CORREIO
BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004, p. 7.
No trecho “Ele
leva ao mundo inteiro” ( (ℓ.
12), a palavra sublinhada refere-se ao:
(A)
carteiro. (B) jornal. (C) livro.
(D) poeta
QUESTÃO
15
Leia o texto
abaixo.
Pepita a piaba
Lá no fundo do
rio, vivia Pepita: uma piaba miudinha.
Mas Pepita não
gostava de ser assim.
Ela queria ser
grande... bem grandona...
Tomou pílulas
de vitamina... Fez ginástica de peixe... Mas
nada...
Continuava miudinha.
– O que é
isso? Uma rede?
Uma rede no
rio! Os pescadores!
Ai, ai, ai...
Foi um corre-corre... Foi um nada-nada...
Mas... muitos
peixes ficaram presos na rede.
E Pepita?
Pepita
escapuliu... Ela nadou, nadou pra bem longe dali!
CONTIJO,
Solange A. Fonseca. Pepita a piaba. Belo Horizonte: Miguilim, s.d.
No trecho “Lá
no fundo do rio, vivia Pepita” ((ℓ.
1), a expressão sublinhada dá ideia de:
(A)
causa. (B) explicação. (C) lugar.
(D) tempo.
MATEMÁTICA
Nesta semana
vamos fazer diferente!!!
Vamos fazer
uma avaliação do que foi trabalhado durante esse período de aulas remotas.
Para que a
avaliação possa acontecer de forma tranquila para você e para nós siga os
seguintes passos:
1. Não olhe as atividades antes de
começar.
2. Reveja todas as matérias e atividades
das semanas 01 até a 16.
3. Faça algumas atividades.
4. Estude antes de começar a responder.
5. Faça as questões com muita atenção.
6. Use seu caderno para fazer os cálculos
necessários.
7. Se possível faça pelo link https://forms.gle/kPjYjcfQ4NfSvYVFA
Confiamos em
seu potencial!!! Você vai longe!!!
QUESTÃO 1 – Onofre fez o triplo de pontos em relação a Carlos em uma partida de basquete.
Se Carlos fez 12 pontos, então Onofre fez
(A) 12.
(B) 15.
(C) 36
(D) 39.
QUESTÃO 2 – Na Escola Municipal Vicente Guimarães há quatro salas de 5º
ano: 2MA, 2MB, 2MC e 2MD. A coordenadora Claudineia fez um levantamento do
número de meninas e meninos nessas salas e organizou os dados na tabela a
seguir:
A turma que a
quantidade de meninos é maior que a de meninas é a do
(A) 2MA (B) 2MB
(C) 2MC (D) 2MD
QUESTÃO 3 – Um engenheiro representou na malha quadriculada, como mostra a figura a
seguir, o perímetro de uma casa.
O perímetro
dessa casa mede
(A) 34 m.
(B) 32 m.
(C) 18 m.
(D) 16 m.
QUESTÃO 4 –
Qual é a área da casa acima?
a) 64
b) 60
c) 56
d) 58
QUESTÃO 5 – Observe as figuras a seguir:
Assinale a
alternativa que apresenta um polígono de 5 lados.
(A) I (B) II (C) III (D) IV
QUESTÃO 6 – Em um único dia de trabalho, Osmar fez entregas em cinco lojas da cidade.
Em cada uma delas ele entregou 14 computadores. Qual foi o total de
computadores entregues por Osmar nesse dia?
(A) 50
(B) 52
(C) 70
(D) 90
QUESTÃO 7 – Rogério possui 45 reais e quer comprar um presente para sua mãe que custa
79 reais. Assinale a alternativa que indica quanto falta, em reais, para
Rogério comprar o presente.
(A) R$ 124,00
(B) R$ 79,00
(C) R$ 45,00
(D) R$ 34,00
QUESTÃO 8 – Na malha
quadriculada a seguir, a figura 2 é uma redução da figura 1.
A medida do
perímetro da figura 2
(A) é igual ao
triplo do perímetro da figura 1.
(B) é igual ao
perímetro da figura 1.
(C) é igual à
metade do perímetro da figura 1.
(D) possui 9
quadradinhos a mais do que o perímetro da figura 1.
QUESTÃO 9 – Uma sala de aula tem 40 estudantes e apenas 11 têm mais de 15 anos de
idade.
A fração que
representa a quantidade de estudantes com mais de 15 anos de idade em relação
ao total da turma é igual a
(A) 11
40
(B) 15
40
(C) 11
15
(D) 15
11
QUESTÃO 10 – Marta caminha 2 400 metros por dia. Quantos quilômetros Marta caminhará
em 5 dias?
(A) 8 km
(B) 10 km
(C) 12 km
(D) 14 km
QUESTÃO 11 – A figura, a seguir, representa uma barra de
chocolate que foi dividida em 16 partes iguais.
Sabe-se que as
partes coloridas, em cinza, representam a porção não consumida.
Assinale a
alternativa que apresenta a fração relativa às partes não consumidas em relação
a toda barra de chocolate.
(A) 3 (B) 4
16 16
(C) 6 (D) 8
QUESTÃO 12 – Para arrecadar dinheiro para a formatura os
alunos, começaram a vender rifas, cada número custava a R$12,00. Ao final do
mês os alunos arrecadaram R$ 996,00. Quantos números foram vendidos?
a) 73
b) 74
c) 83
d ) 84
QUESTÃO 13 – O
produto de 50 x 231 é:
a) 11.050
b ) 11.550
c ) 11.600
d ) 11.650
QUESTÃO 14 – Um
caminhão comporta 2.250 blocos. Quantos blocos ele transportará se realizar 35
viagens com sua capacidade máxima?
a) 76.550
b ) 77.750
c ) 78.750
d ) 78.785
CIÊNCIAS
Nesta semana
vamos fazer diferente!!! Mas igual à atividade de Matemática!!! RSRSRSRS!!!
Vamos fazer
uma avaliação do que foi trabalhado durante esse período de aulas remotas,
sobre o nosso organismo e os sistemas que o compõe.
Para que a
avaliação possa acontecer de forma tranquila para você e para nós siga os
seguintes passos:
1. Não olhe as atividades antes de
começar.
2. Reveja todas as matérias e
atividades das semanas 11 a 16.
3. Faça algumas atividades.
4. Estude antes de começar a responder.
5. Faça as questões com muita atenção.
6. Use seu caderno para fazer os cálculos
necessários.
7. Se possível faça pelo link https://forms.gle/QgWQW6vTX1V7xtxh6
Confiamos em
seu potencial!!! Você vai longe!!!
Responda as questões de 1 a 5 de acordo com o texto abaixo,
para isso lembre-se: LEIA O TEXTO PELO MENOS 3 VEZES, A PRIMEIRA PARA CONHECER,
A SEGUNDA PARA ENTENDER E A TERCEIRA PARA RESPONDER!
A
dura jornada de um sanduíche
Texto de Lucia Helena de Oliveira
“A boca avança sobre o sanduíche. Os
dentes cortam o pão e rasgam o recheio. A mordida marca a largada do percurso
que o alimento fará por um tubo com cerca de 9 metros de comprimento, ora mais
largo, ora mais estreito, na maior parte, cheio de curvas. Alguns obstáculos
diminuirão
a velocidade dessa longa travessia, que deverá durar entre 12 e 14 horas. No
final da jornada, as ligações químicas das moléculas do sanduíche estarão
quebradas em porções suficientemente pequenas para permitir que elas penetrem
nas células humanas”.
Disponível em:
http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_480628.shtml
1.
O texto se refere ao processo:
a) Respiratório
b) Circulatório
c) Digestivo
d) Imunológico
2.
“Os dentes cortam o pão e o recheio”. Com essa frase, a autora fala de:
a) Mordida
b) Paladar
c) Evacuação
d) Absorção
3.
O trecho do texto “A mordida marca a largada do percurso que o alimento fará
por um tubo com cerca de 9 metros de comprimento, ora mais largo, ora mais
estreito, na maior parte, cheio de curvas”, se refere ao:
a) Tubo digestivo
b) Intestino no grosso
c) Intestino no delgado
d) Duodeno
4.
O período de tempo de 12 a 14 horas percorrido pelo sanduíche é o tempo da:
a) Deglutição
b) Digestão
c) Absorção das vitaminas
d) Absorção dos sais minerais
5.
No final da jornada do sanduíche, constata-se que ele contribuiu para:
a) Matar o indivíduo
b) Alimentar o indivíduo
c) Adoecer o indivíduo
d) Adormecer o indivíduo
6.
Sabemos que o ar
inspirado passa inicialmente pelas narinas e cavidades nasais. Nesse local
encontramos pelos e muco que:
a) atuam
retirando impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos.
b) atuam
resfriando e umedecendo o ar.
c) atuam
auxiliando no processo de hematose.
d) atuam
resfriando o ar e fornecendo proteção contra entrada de micro-organismos.
7. Assinale
a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo.
a) Brônquios
b) Faringe
c) Pulmão
d) Esôfago
e) Laringe
8.
O sistema
respiratório possui como função principal permitir a entrada de oxigênio no
nosso corpo e a saída de gás carbônico. A respeito desse sistema, marque a
alternativa que indica corretamente o nome das estruturas indicadas pelo número
1, 2 e 3 na figura a seguir:
Esquema das
vias respiratórias
a) 1- laringe;
2- traqueia; 3- pulmões.
b) 1-
traqueia; 2- pulmão; 3- alvéolos.
c) 1-
traqueia; 2- brônquio; 3- pulmões.
d) 1-
brônquio; 2- bronquíolo; 3- alvéolos.
e) 1-
traqueia; 2- brônquio; 3- alvéolos.
9. Como se
chama a eliminação de substâncias do organismo?
a)
circulação
b)
excreção
c)
digestão
d)
respiração
10. Cada ureter conduz a urina:
a) do rim à
bexiga.
b) da bexiga
ao meio externo.
c) da bexiga
ao rim.
d) da pelve
renal aos cálices.
e) dos cálices
às pelves renais.
11.
Qual dos órgãos constituintes do sistema urinário tem a função de acumulação de
urina?
a)uretra
b)
rins
c)
bexiga
d)
ureteres
12.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função do sistema cardiovascular.
a) Transporte
de nutrientes
b) Eliminação
de excreções
c)
Distribuição de mecanismos de defesa
d) Produção de
hormônios
13. Sobre a
estrutura do sistema cardiovascular é correto afirmar que:
a) É formada
por coração, vasos sanguíneos e sangue.
b) O coração,
órgão muscular oco, está situado atrás dos pulmões.
c) Os vasos
sanguíneos são compostos por músculos estriados.
d) O sangue é o principal órgão do sistema cardiovascular.
14. Observe
a imagem abaixo e identifique que cavidades são responsáveis, respectivamente,
pela entrada e saída de sangue do coração.
a) Válvulas
tricúspide e mitral
b) Veias cava
superior e inferior
c) Veias
pulmonares
d) Átrios e ventrículos
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
As tradições
orais e a valorização da memória
Capacidades e
Habilidades: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e
difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de
diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Tradições
orais e memória
Na atividade
anterior você estudou sobre a importância da escrita para a comunicação dos
seres humanos. A evolução da escrita aconteceu gradativamente e demorou milhões
de anos para que as pessoas dominassem a linguagem escrita.
A Memória
Oral, em tempos mais remotos, era como um meio de preservar a História e as
tradições culturais, mesmo ainda quando os seres humanos ainda não dominavam a
escrita. No século XX, principalmente a partir dos anos 50, sentiu-se um crescente
interesse pelo uso da História Oral, como metodologia de pesquisa histórica. A
tradição oral é um recurso e uma técnica para transmitir sua cultura e sua
história, os mitos, contos, crenças, histórias e outros relatos
A preservação
da cultura, das tradições e da memória é muito importante para o indivíduo e
também para os diferentes grupos que formam a sociedade. Ela é tão importante
que se trata de um direito dos cidadãos, assegurado por lei na Constituição
brasileira.
Atualmente,
existem muitos recursos para registrarmos atividades, hábitos e modos de vida.
As redes sociais são um desses recursos. Por meio de textos e imagens (vídeos,
fotografias. gifs e outros) registramos e compartilhamos momentos importantes e
também cotidianos de nossas vidas.
As redes
sociais permitem a uma pessoa recorda-se de suas experiências passadas. Esses
registros também podem ser compartilhados com outras pessoas e ficam
disponíveis a todo tempo na internet.
Outros
recursos importantes da tradição oral podem ser textos diversos e de diferentes
gêneros com os que estão relacionados na imagem a seguir:
Extraído de: www2.bauru.sp.gov.br – pt.slideplayer.com.br
Depois de
realizada a leitura do texto e das imagens acima, copie e faça as atividades a
seguir em seu caderno de Geo/História com muita atenção. Não se esqueça de
colocar a data.
1 – O que
significa o termo memória?
2 – O que é
tradição oral?
3 – Qual a
diferença entre tradição oral e tradição escrita?
4 – Qual a
importância das memórias?
5 – Qual a
importância das memórias do passado para o nosso presente e para a construção
do futuro?
6 – Quais os
tipos de memória que estão destacadas na imagem acima?
7 – O que você
pode contar da história da sua família? Escreva o texto no seu caderno. Dê um
título bem bonito.
8 – Que tal
escrever a sua história por meio de fotografias? Houve muitos acontecimentos
interessantes na sua vida e de sua família desde que você nasceu. Vamos criar um
álbum de memória desses acontecimentos? Nesse tempo de pandemia é um bom
momento para junto com a família olhar as fotos que estão guardadas. Então é
hora de procurar fotografias. Faça o seu álbum de memória em folhas de ofício
ou de cadernos já usados, cole as fotos relacionadas a cada ano do seu
nascimento e junto com a sua família descreva o que está acontecendo em cada
foto.
Capriche. Você
vai arrasar.
ARTE
A IMAGEM EM
MOVIMENTO:
FLIP BOOK
Dando continuidade
ao tema “Imagem em Movimento”, essa semana aprenderemos sobre o FLIP
BOOK.
Veja o gif
abaixo.
FLIP
BOOK, FOLIOSCÓPIO
ou LIVRO FILME é uma série de imagens organizadas sequencialmente em blocos ou
cadernos, que resulta numa animação quando as páginas são viradas rapidamente,
simulando movimento ou alguma outra alteração. Mas, para que isso aconteça a
leitura tem que acontecer da esquerda para a direita; ou seja, de trás para
frente. Assim, o espectador olha para o mesmo ponto e acompanha o movimento
segurando o livro com uma mão e folheando as páginas com o polegar da outra com
velocidade suficiente para criar a ilusão de ótica.
Os FLIP
BOOKS foram essencialmente uma das primeiras formas de animação que
contribuíram com o surgimento das ideias que originaram o cinema moderno.
O primeiro FLIP
BOOK foi feito em setembro de 1868 e patenteado por John Barnes Linnett com
o nome Kineograph (imagem em movimento). Foi a primeira forma de animação a
empregar uma sequência linear de imagens, que antes era feita de forma circular
(exemplo: Taumatroscópio).
Para fazer o seu
FLIP BOOK você precisará apenas de lápis e um bloquinho de papel, caso
não tenha, você mesmo pode fazer o seu bloquinho (veja o vídeo abaixo).
Para o seu FLIP
BOOK ficar realmente como um “cineminha de bolso”, desenhe no mínimo uma
sequência de 20 páginas.
O tema do seu FLIP
BOOK deverá ser “Brincadeiras”.
Siga as dicas
abaixo.
Inspire-se nos
vídeos abaixo e faça o seu FLIP BOOK!
Envie-nos sua
atividade!
Faça com
carinho e capricho!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Alô galera!
Antes da nossa
atividade da semana queria ter um papo reto com vocês:
Para especialistas, contra o CORONA VÍRUS é preciso investir
pesadamente em estratégias de vigilância em saúde que possibilitem identificar
e isolar rapidamente pessoas com sintomas e seus contatos próximos. É preciso,
ainda, manter as escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano; fazer
campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar
medidas de proteção — como uso de máscaras e distanciamento social, até que se
tenha uma vacina eficaz, por exemplo. E, por fim, parar de minimizar a
importância da pandemia ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.
Agora vamos as
atividades da semana.
Assista ao vídeo
e acompanhe a nossa convidada professora Patrícia e sua auxiliar Larissa.
Elas vão
mostrar a vocês movimentos básicos de ginástica.
Vamos lá?
Tirem fotos e mande para nosso Blog ou
grupo de WhatsApp.
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