Língua Portuguesa
Este ano 2020 vamos ter eleição para prefeito.
A eleição é feita de maneira democrática, onde cada pessoa tem o direito de escolher o seu representante ou candidato através do voto.
PREFEITO: É eleito pelo povo e é responsável pela administração de uma cidade.
Para entender melhor, leia o texto abaixo:
Eleição na floresta
Anualmente, os animais de uma floresta reuniram-se para eleger um rei. Era o maior evento que acontecia no ano. A coruja era a organizadora. Ela era responsável por procurar candidatos e fiscalizar a conduta deles.
Houve um ano em que os candidatos foram o lobo e o leão. Diariamente, os candidatos faziam passeatas pela floresta. Estes, cada um à sua maneira, tentavam convencer os animais a votar neles. O leão esbanjava simpatia. Conversava com todos e explicava suas propostas quantas vezes fossem necessárias. O lobo tentava ser amigável, mas nem sempre conseguia. Quando lhe perguntavam sobre seus planos para melhorar a floresta, ele fazia uma lista de propostas que só beneficiavam a ele e a seus familiares.
Quando a coruja divulgou os números da primeira pesquisa eleitoral, o leão tinha mais da metade das intenções de voto. O lobo recebeu esta notícia com indignação e resolveu mudar sua estratégia. A partir do dia em que soube o resultado da pesquisa, ele passou a ameaçar os eleitores. Os animais que não votassem nele seriam devorados. Esta notícia aterrorizou grande parte dos eleitores, pois eles queriam votar no leão, mas tinham medo do lobo.
Um grupo de animais decidiu contar o que estava acontecendo a coruja. Ela ficou assustada com o fato e resolveu anular a candidatura do lobo. Ao saber da decisão da coruja, o lobo tentou devorá-la, mas os animais da floresta, em parceria com o leão, prenderam-no. Sem a ameaça do lobo, o leão foi eleito o rei da floresta.
Moral: ”Conseguirás o que queres pela persuasão, e não pela violência”.
De acordo com o texto, cada candidato tem uma proposta para a organização da floresta.
Observação:
Cada partido tem um número e uma sigla.
Sigla: São abreviações utilizadas para reduzir palavras.
Exemplos: MG-Minas Gerais
BH-Belo Horizonte
PT-Partido dos Trabalhadores
PSDB-Partido da Social Democracia Brasileira
Matemática
Este ano, teremos Eleições Municipais para eleger prefeitos, vice prefeitos e vereadores. Mas, por que é tão importante participar das Eleições?
Para votar é preciso ter um Título de Eleitor. Este é um documento obrigatório para todas as pessoas com mais de 18 anos aqui no Brasil. Os jovens de 16 anos também podem fazer o seu Título, mas não são obrigados, pois o voto no Brasil é obrigatório a partir de 18 anos. Votar é um direito que devemos exercer. Através do voto, podemos mudar o nosso país!
Vamos às nossas atividades de Matemática? Faça tudo com muito capricho e atenção!
1) O gráfico abaixo mostra uma eleição para prefeito em uma cidade chamada Vila Nova.
d) Some os votos de Paulo mais os de Bela. Qual é o resultado? Não esqueça de fazer a operação (continha), no caderno.
e) O resultado deu mais de 2000 votos ou menos de 2000 votos?
f) Decomponha o resultado da atividade.
Vamos lembrar como se decompõe um numeral?
Exemplo: Decomponha o numeral 2893. Então vamos lá:
2893→ 2000 + 800 +90 + 3 ou:
2 unidades de milhar + 8 centenas + 9 dezenas + 3 unidades
g) Escreva por extenso (em palavras), o número de votos do vencedor da Eleição.
2)
Candidatos |
Número de Votos |
Alice |
4380 |
Carlos |
6731 |
João |
5126 |
Leonardo |
6759 |
Maria |
899 |
Natália |
278 |
Sérgio |
760 |
Votos em branco |
4171 |
Votos nulos |
2108 |
O que é voto em branco? VOTO EM BRANCO É QUANDO O ELEITOR APERTA A TECLA
“BRANCO” NA URNA ELETRÔNICA, EM VEZ DO NÚMERO DO CANDIDATO, E O VOTO É ASSIM CONFIRMADO.
E o que é voto nulo?
É QUANDO O ELEITOR COMPARECE AO LOCAL DA VOTAÇÃO, MAS DIGITA UM NÚMERO QUE NÃO É DE NENHUM CANDIDATO, NO CASO DA URNA ELETRÔNICA. NO CASO DE CÉDULA, FAZ UMA MARCAÇÃO QUE NÃO IDENTIFICA O VOTO.
Agora, observando o quadro acima sobre eleições para vereadores, responda:
Não se esqueça que os cálculos devem ser feitos no caderno de Matemática.
a) Juntando o número de votos em branco com os nulos, qual o total de votos?
b) Qual a diferença desse total de votos e o total de votos do último colocado?
c) Quantos votos a candidata Maria teve a mais que Natália?
d) Quantos votos o candidato João teve a menos que Leonardo?
e) O candidato João teve um bom número de votos no bairro onde mora, e 126 votos nos demais bairros. Quantos votos ele teve no bairro onde mora?
3) Decomponha os numerais da eleição para vereadores de duas formas diferentes:
a) Número de votos de João:
5126 – 5 unidades de milhar + 1 centena + 2 dezenas + 6 unidades
_ 5000 + 100 + 20 + 6
b) Número de votos de Leonardo:
6759 -
c) Número de votos de Maria:
899 -
d) Número de votos de Natália:
278
e) Número de votos de Sérgio:
760
4) Escreva por extenso, dê o antecessor e o sucessor dos números de votos que os vereadores tiveram na eleição:
Candidatos |
Votos |
Antecessor |
Sucessor |
Escrita por extenso |
João |
5126 |
5125 |
5127 |
Cinco mil, cento e vinte e seis |
Leonardo |
6759 |
|
|
|
Maria |
899 |
|
|
|
Natália |
278 |
|
|
|
Sérgio |
760 |
|
|
|
Geo./História
Brinquedos e brincadeiras
Brincadeiras Antigas e as Atuais
Antigamente, as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje. Por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Disponibilizavam um tempo de seu dia para assistir televisão, brincar com carrinhos, jogar amarelinha e empinar pipa.
As crianças brincavam de roda, corre cutia, pega-pega, ioiô, amarelinha, passa anel, cobra cega, peteca entre outras. Usavam tocos de madeira, pedrinhas para criar suas brincadeiras. Se divertiram por décadas. Veja algumas brincadeiras antigas:
As crianças de hoje, se divertem com computadores e vídeo games, fazendo com que as brincadeiras de antigamente não chamem mais a atenção. A informação hoje em dia é em tempo real, o aprendizado das crianças é mais rápido, não existem barreiras de tempo ou de distância para que qualquer um saiba o que está acontecendo. É normal ver uma criança que ao mesmo tempo navega na internet, folheia uma revista, fala ao telefone, e ainda assiste televisão.
Veja algumas brincadeiras atuais:
Com todo esse aparato tecnológico, muitas coisas do passado, as brincadeiras ingênuas, e sem qualquer tipo de tecnologia, criada apenas para divertir os pequenos, seja com giz, madeira, ou objetos improvisados ficam, esquecidas. Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto. Hoje em dia, as brincadeiras são mais dentro de casa em vídeo games, computadores e muitas se divertem assistindo tv de o dia todo. E aquela infância gostosa de correria e alegria quase não se vê mais. Essas duas realidades estão se tornando cada vez mais distantes entre si.
Queridos(as) alunos(as), as brincadeiras que envolvem jogos e atividades que exigem a imaginação e criatividade e movimento corporal são ideias para o seu desenvolvimento mental, intelectual e social. Os jogos de tabuleiros e estátua por exemplo, são ótimas atividades para estimular o seu aprendizado.
Clique no vídeo para conhecer ou relembrar algumas brincadeiras e não deixar acabar a verdadeira infância:
Estas brincadeiras são antigas, mas ainda estão “em alta”:
Queridas famílias, vocês devem estar atentas à suas crianças e dosar o uso do computador, celular, local e distância do aparelho. Orientar a postura adequada quando estiver diante das telas. Incentivar atividade física e estabelecer regras e horários de uso da tecnologia fará com que ela tenha um equilíbrio entre essas e outras atividades.
Atividades
Responda no caderno
1) Faça as seguintes tarefas com sua família:
Escolha um jogo para brincarem. Se não tiver um, improvise, crie.
Escolha uma brincadeira que use o corpo.
Escreva como aconteceram as brincadeiras.
2) Quais os nomes das brincadeiras ilustradas no texto que você leu?
Antigas
Atuais
3) Como eram as brincadeiras:
Antigamente
Atualmente
4) Você conhece alguma dessas brincadeiras?
Cinco Marias, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa |
Elas são antigas ou atuais?
Qual delas ainda se vê muitas crianças brincando na rua?
O que pode acontecer se uma criança utilizar essa brincadeira sem orientação de um adulto?
5) Observe os brinquedos e responda o que se pede.
Quais dos brinquedos são mais antigos?
Quais são atuais?
Quais brinquedos antigos você já brincou ou brinca?
Peça a alguma pessoa mais velha de sua família para descrever um brinquedo de sua época e explicar como se brincava. Se for possível produzir esse brinquedo, produza e brinque. Seja criativo(a), reutilize objetos que tenha em casa. Escreva o nome do brinquedo e como se brincava. Se quiser, pode desenhar.
6) Observe esta imagem do artista plástico Ivan Cruz:
Escreva o nome de cada brincadeira retratada nas telas do artista. Aquelas que você não souber o nome, peça ajuda a um familiar.
IVAN CRUZ: ARTISTA PLÁSTICO
O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...
Apesar de amante da Arte, enveredou-se pelo caminho do Direito e se formou em 1970, mas nunca deixando de lado a pintura.
No ano de 1986 resolve abandonar a advocacia e se dedicar integralmente à produção artística
Passou a retratar em suas telas: piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça e muito mais...
De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 600 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.
CLIQUE E CONHEÇA ESSA HISTÓRIA CONTADA DE OUTRAS FORMAS!
APROVEITE SUA INFÂNCIA ENQUANTO VOCÊ A TEM!
Ciências
Assista ao vídeo, leia o texto, copie as perguntas e responda no caderno.
O AR E A VIDA NA TERRA
Quando respiramos podemos sentir o ar entrando e saindo pelo nariz.
Precisamos respirar para viver.
O ar é necessário à nossa vida e à vida de muitos outros seres vivos.
Você já sabe que o ar envolve a Terra, formando a atmosfera. Nós e muitos outros seres vivos estamos envolvidos nesse ar.
Não podemos ver o ar. Ele é invisível.
O ar, quando se movimenta, balança árvores, bandeiras, roupas no varal e nossos cabelos, bem como levanta papéis, folhas e poeira.
Existe ar no nosso corpo, nas plantas, nos outros animais, na água, no solo; também existe ar em lugares que nos parecem vazios, como dentro de copos, garrafas, balões etc. O ar está em toda parte.
O ar puro é incolor, não tem cor. Ele também é inodoro, não tem cheiro. Apesar disso, podemos sentir, por exemplo, o perfume das flores e o cheiro da comida que são levados pelo ar.
O ar pode ser comprimido em pequenos espaços fechados. Como o ar é invisível, vamos representá-lo por pequenas bolas ( ), para você entender melhor o que acontece quando comprimimos o ar. Observe as figuras:
Usamos o ar comprimido para encher pneus e boias. Também podemos usá-lo, por exemplo, para fazer funcionar equipamentos dentários e freios de certos veículos, como ônibus e caminhões.
O ar é composto de vapor de água e de uma mistura de vários gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio.
O gás necessário à nossa respiração e à respiração de muitos outros seres vivos é o oxigênio.
Fonte: Pinterest.com
Qual a composição do ar?
Qual o gás está presente em maior quantidade no ar?
Qual gás é essencial para a fotossíntese?
O ar ocupa espaço?
( ) Sim ( ) Não
Dê exemplos.
Qual o nome do ar que envolve a Terra?
Qual a composição do ar?
Arte
O QUE EXPRESSAR?
A ARTE COMO ELEMENTO EXPRESSIVO
DE IDENTIDADE
O que é identidade?
São características próprias de uma pessoa ou coisa por meio da qual podemos distingui-las. Ela pode ser abordada por meio de diferentes linguagens artísticas.
Vários artistas usam a arte como forma de expressar as mais diferentes identidades. Por meio da produção artística e cultural podemos verificar que existem diversas identidades. Essas identidades resgatam memórias e afetividades, chamando a atenção para questões sociais e até denunciando preconceitos. Vamos conhecer alguns artistas e suas artes visuais?
A foto abaixo faz parte da “Parede da Memória”, trabalho da artista Rosana Paulino é composta no total por 850 fotos tiradas do álbum familiar e que foram serigrafadas em pequenas almofadas arrematadas com pontos de crochê. Estão dispostas lado a lado, assemelhando-se a um grande mural. As imagens são opacas e desbotadas, e sua repetição sugerem o desgaste sofrido pela sua família de artistas sofridos ao longo do tempo, decorrente do trabalho manual imposto historicamente às mulheres negras livres desde os tempos do Brasil Colônia.
Detalhe de Parede da Memória, de Regina Paulino. Tecido, microfibra, xerox, linha de algodão e aquarela. 8,0cmX3,0cm cada elemento, 1994-2015.
Veja a imagem:
Como você descreveria a imagem acima?
Esta foto é uma obra do artista Alexandre Sequeira. Ela foi feita em Nazaré do Mocajuba, uma pequena vila de pescadores no Pará. O menino retratado no lençol chama-se Lucas e faz parte dessa comunidade.
Como podemos ver na foto, o lençol em que o menino está retratado é ambientado dentro de sua residência. O fogão, as paredes velhas e o próprio lençol reforçam impressões da identidade de Lucas, o que enriqueceu ainda mais a escolha do tecido como suporte.
Vamos refletir um pouco sobre a vida de Lucas?
1-Onde o menino mora?
2-Com quem mora?
3-Como você imagina que seja a personalidade dele?
4-Ele mora na cidade ou no campo?
5-Como é a sua casa?
6-Por que colocaram a foto de Lucas nesse local da casa?
Agora observe a foto abaixo da artista norte-americana Lorna Simpson:
Qual identidade podemos observar nessa obra?
Lorna, em muitos dos seus trabalhos faz referência à mulher negra e sua realidade de discriminação e violência. Grande parte de suas personagens são retratadas de costas ou com o rosto e os olhos ocultados. Ela enfatiza as implicações sociais e políticas envolvidas nos penteados e texturas africanas, como no exemplo.
ATIVIDADES
Agora é a sua vez de montar um “Painel da Memória”. Busque fotos ou faça desenhos de pessoas e de acontecimentos que são importantes em sua história e nas memórias de sua vida. No caderno de “ARTE” cole as imagens escolhidas e monte seu pequeno painel, se preferir pode fazer numa cartolina.
Ouça a música composta pelo rapper Emicida, chamada “Aos olhos de uma criança”, que fala sobre os desejos e sonhos de um menino. O que somos e desejamos ser faz parte da nossa identidade.
Veja o vídeo:
Quais são seus sonhos de criança? Tente responder em forma de música? Crie rimas para os versos e se conseguir crie também uma melodia para sua canção.
ATIVIDADE 6
Educação Física
Atividade Musical Sambalelê – Corpo
Galera, vamos usar nosso corpo para cantar!
Acompanhe as crianças do vídeo
Vai ser divertido demais!
💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃💃
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.