Língua Portuguesa
Para ler e reler
Os três porquinhos
Era uma vez três porquinhos que resolveram construir suas próprias casas na floresta.
O porquinho mais novo só queria brincar; então, recolheu palha e em poucas horas construiu sua casa.
O porquinho do meio só pensava em descansar; por isso, escolheu madeira e com ela construiu sua cada em um dia.
O porquinho mais velho era disposto e cauteloso. Ele gastou dias construindo uma casa de tijolos e cimento. Por esse motivo, os mais novos riam e zombavam dele.
Certo dia, repentinamente, apareceu um lobo faminto e assustador. Então, cada porquinho fugiu para sua própria casa e trancou a porta.
O lobo aproximou-se da casa de palha, encheu o peito e soprou com tanta força que, instantes depois, a casa voou pelo ar. O porquinho mais novo correu e se refugiou na casa de madeira, mas o lobo soprou com tanta força que a madeira rachou e a casa foi ao chão.
Os dois porquinhos, assustados, correram para a casa do irmão mais velho. E o lobo voltou a soprar e soprar e soprar, mas desta vez não conseguiu derrubar a casa de tijolos. Então, furioso e cansado, o lobo foi embora.
Depois desse susto, os dois porquinhos aprenderam a lição e deixaram de ser preguiçosos. Recolheram toda a palha e a madeira esparramadas e trabalharam duro para reconstruir suas casas. Algum tempo depois, as casas ficaram assim:
E os três porquinhos viveram felizes e seguros para sempre.
(Conto dos irmãos Grimm adaptado por Adson Vasconcelos)
1 – O texto não cita os nomes dos personagens. Invente um nome para cada porquinho:
2 – Qual dos porquinhos:
a) gostava de descansar? ________________________
b) gostava de brincar? __________________________
c) era bem disposto? ____________________________
3 – Em que local se passa a história dos três porquinhos?
_____________________________________________________
4 – Qual das casas não voou com o sopro do lobo?
a) Casa de palha b) Casa de madeira. c) Casa de tijolo.
5 – Responda:
a) Por que a casa de tijolos não caiu?
b) Que lição os porquinhos mais novos aprenderam?
c) Os porquinhos reconstruíram suas casas. Como são as casas agora? Marque a letra certa:
a) uma de palha, uma de madeira, uma de tijolos,
b) todas de tijolos.
c) todas de madeira.
6 - O porquinho mais velho era esperto e trabalhador. Construiu sua casa com pedra, areia, tijolo e cimento. Encontre no diagrama, as palavras destacadas acima.
7 – Se você fosse um dos porquinhos, que tipo de casa você construiria? Pinte. Explique por que você escolheria essa casa.
8 – PRODUÇÃO DE TEXTO: CARTA
Nos tempos atuais, quase não escrevemos uma carta, pois hoje em dia temos outros meios de comunicação mais rápidos, como o telefone, as redes sociais, e-mail, entre outros. Porém, a CARTA é um meio de comunicação tão importante quanto os outros. Veja os elementos que contém uma carta.
AGORA É A SUA VEZ!
AGORA É A SUA VEZ!
Imagine que você é um dos porquinhos da história. Escreva em seu caderno uma carta para um parente ou amigo que mora do outro lado da floresta, contando o susto que você passou com o lobo. Não esqueça de colocar direitinho as partes da carta, como LOCAL, DATA, SAUDAÇÃO, O TEXTO DA CARTA E A DESPEDIDA.
!
HORA DA DIVERSÃO!
ENCONTRE AS 5 DIFERENÇAS!
ARA COMPLETAR A DIVERSÃO, ASSISTA AO FILME OS TRÊS PORQUINHOS. ESPERAMOS QUE VOCÊ GOSTE!
🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖🐖
PALAVRAS ESCRITAS COM AR, ER, IR, OR, UR (palavras escritas com R no final da sílaba)
Leia com atenção o grupo de palavras abaixo:
árvore – martelo – formiga – colher – porquinho – verde porta – Artur – partir – circo – forte - urso – orgulho – firme -irmão – barco – jornal – mordida – Marta – carta– esperto - fortaleza – vírgula – firme – sair – turma – curso – surdo
1 - Escreva as palavras que você leu no quadro abaixo
AR |
ER |
IR |
OR |
UR |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2 – Leia novamente o texto Os três porquinhos e encontre 8 palavras escritas com AR, ER, IR, OR ou UR. Copie-as no caderno, separando em sílabas.
3 – Escolha 3 palavras da atividade 2 e faça uma frase com cada uma delas. Use letra cursiva.
4 – Complete as palavras abaixo com AR, ER, IR, OR ou UR
B____BOLETA - C ____NAVAL - C____CO - B_____CO
P____TO - P____ TA - CAD_____NO - S_____VETE
_____VILHA - _____MÁRIO - P____FUME - M____CEGO
F_____MIGA - V____DADE - SA______ - _____MÃO
FUG____ - _____SO - S_____PRESA - C____CULO
5 – Complete a cruzadinha:
6 – Encontre as palavras abaixo no diagrama
março – turma – verdura – orvalho – perna – círculo – vírgula – curva – marmelada – urna
Matemática
Tadeu precisa ir ao Hospital Santa Casa
Marque, com X, o nome da rua em que está localizado esse hospital.
( ) Rua Cambara ( ) Rua Mato Grosso
( ) Av. Juscelino Kubitsheck ( ) Rua Raposos
Depois, Tadeu irá descansar no hotel Sumatra, que fica na
( ) Rua Cambara ( ) Av. Rio de Janeiro
( ) Rua Mato Grosso ( ) Rua Sen. Souza Naves
Faça a brincadeira do Robô em sua casa com um familiar, se possível, filme e encaminhe para o e-mail ou para o Whatsapp dda escola.
3 - Escreva o nome do objeto ou animal que está localizado na malha quadriculada de acordo com as indicações abaixo:
(2,A)_______________ |
(1,A)_______________ |
(3,B)______________ |
(2,B)_______________ |
(4,A)_______________ |
(1,B) _____________ |
Onde estão localizados:
A tartaruga? _______________
O queijo? _________________
4 - Leve Antônio até à bola. O ponto de partida é o quadradinho (1,A), que está marcado com X.
Marque com X os quadradinhos: (4,A), (4,F), (8,F), (8,H) e (13,H).
Ligue, com um traço, as marcas que você fez e faça Antônio encontrar a sua bola.
Seguindo esse caminho, por quantos quadrados Antônio deve passar para chegar à bola? ________
Pense em dois caminhos diferentes para levar Antônio à bola. Escreva as indicações dos quadradinhos que formam os caminhos que você pensou.
Caminho 1 __________________________________________________ Caminho 2 __________________________________________________
5- Está acontecendo uma partida de futebol. Veja:
As setas indicam os jogadores preparados para fazer um gol. Quais desses jogadores estão mais distantes do goleiro? __________________
Qual jogador está entre Deivid e Gustavo? ______________________
Quem está ao lado de Manoel? ________________________________
Guerron está à frente de _____________________________________
Qual dos jogadores está no centro do campo? ____________________
Quem está à esquerda da trave? ____________________
6 - Conte os números e escreva-os em seu caderno.
De 1 em 1, a partir de 30, até o número 50.
De 2 em 2, começando em 10 e terminando em 40.
De 5 em 5, a partir de 15, indo até 60.
Vamos assistir os vídeos para relembrarmos a unidade, dezena e centena.
7 - Quem é o número formado por:
2 dezenas e 6 unidades ________ 9 dezenas e 3 unidades ________
10 dezenas e 2 unidades _______ 21 dezenas e 7 unidades ________
dezenas ___________________ 30 dezenas ___________________
8 - Complete o quadro:
9 - Resolva:
10 - Veja no gráfico o número de acidentes ocorridos em uma semana nas estradas de Minas Gerais.
Em qual dia da semana ocorreu o menor número de acidentes?
Quantos acidentes ocorreram nos três primeiros dias desta semana?
Ocorreram mais acidentes nos três primeiros dias ou nos três últimos dias desta semana?
Qual a diferença no número de acidentes entre os dias em que ocorreram mais e menos acidentes nesta semana?
Geo./História
DIREITOS E DEVERES DA CRIANÇA
Todas as pessoas, seja na escola ou em qualquer outra comunidade, tem direitos e deveres. Direito é aquilo que mereço receber da família e da sociedade. Dever é aquilo que devo cumprir como cidadão. Comunidade é um grupo de pessoas que convive próximas e com um mesmo objetivo.
Para que todas as comunidades às quais você pertence, funcione bem, todos devem colaborar respeitando os direitos dos outros e cumprindo seus deveres.
Quando todos colaboram, o ambiente e a convivência entre as pessoas ficam mais agradáveis. Você como criança faz parte de várias comunidades. A escola é uma delas.
A Constituição Brasileira no artigo 227, assegura a proteção integral à criança e ao adolescente:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
É através do exercício do compromisso social e da cidadania que podemos garantir o nosso direito
RESPONDA EM SEU CADERNO:
1) Qual é o significado da palavra cidadão?
2) Que atitudes você pode ter para ser um(a) cidadão (ã)?
3) Dê exemplos de pelo menos 3 comunidades às quais você pertence.
4) Leia as frases abaixo e escreva o que se pede
A - Os direitos que você deve ter na escola.
* Ter bons professores.
* Limpar a sala de aula.
* Receber merenda.
* Destruir o patrimônio escolar.
* Ser respeitado(a) em minhas opiniões.
* Sair da sala de aula quando eu quiser.
* Receber explicações para o que não entendi.
B- Os deveres que você deve cumprir na escola:
* Manter a sala de aula e toda a escola limpa.
* Estudar com atenção.
* Faltar à aula quando quiser.
* Ser cordial e respeitoso com os professores, colegas e demais funcionários da escola.
* Fazer todas as tarefas com capricho e organização.
* Ficar para mim tudo aquilo que encontrar na sala de aula.
Assista ao vídeo a seguir:
Toda criança tem direitos (Vídeo Oficial)
4) Faça uma linda ilustração sobre a música, representando
todos os direitos da criança citados.
5) Clique no link para conhecer o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) de uma forma bem divertida com a Turma da Mônica.
Vamos brincar de trilha?
A trilha abaixo pode ser desenhada no caderno de ciências.
A trilha contém espaços com informações sobre o Coronavírus, sendo:
Fique atento aos sintomas: febre e tosse.
Não compartilhe copos e talheres.
Use álcool gel.
Manter o ambiente bem ventilado.
O melhor é ficar em casa!
Lave bem as mãos!
Fique atento aos sintomas: febre e tosse.
Realizar lavagem frequente das mãos
Cobrir a boca ao tossir e usar lenço descartável.
Arte
OS SENTIMENTOS ATRAVÉS
DAS EXPRESSÕES FACIAIS
Quadro “O Grito” de Edvard Munch. Óleo, têmpera e papel sobre cartão, 91X73,5cm, 1893. Museu Nacional de Arte, Arquitetura e Desing, Oslo, Noruega.
Para você, qual sentimento a imagem está expressando?
A expressão dos sentimentos na arte pode ganhar variadas formas de acordo com o modo como o artista percebe e vê o mundo. O artista pode fazer o uso de diferentes linguagens da arte, como a música, o teatro, a dança e as artes visuais (desenho, pintura, colagem, escultura, fotografia, videoarte, etc.).
Por meio das expressões faciais podemos representar as mais diversas emoções. Observe algumas delas.
Assista o vídeo abaixo e identifique outras emoções.
Na nossa atividade de “ARTE” dessa semana, para expressarmos os sentimentos vamos fazer uso da “selfie”, um dos fenômenos contemporâneos ligados diretamente a popularização dos smartphones.
Mas o que significa a palavra “selfie”? Ela é formada pela combinação de “self” (em inglês “eu”, “a própria pessoa”) com o sufixo -ie (“-inho(a)”), resultando “euzinho(a)”. O “selfie” tornou-se uma brincadeira que está presente em todas as redes sociais.
Responda no caderno de “ARTE”:
Quais emoções cada uma dessas expressões faciais representa?
Reproduza através de desenhos as expressões faciais acima (pode ser através de emojis também), vale acrescentar outras que você se lembrar! Não se esqueça de nomeá-las.
Agora é a sua vez: Tire várias “selfies” com diferentes expressões faciais e nos envie (blogemvg@gmail.com).
Bom trabalho!
Educação Física
Alô turma!
Hoje vamos detonar!
Afaste os móveis, chama a família porque chegou a hora do Hip hop Infantil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.