segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3º ANO - PERÍODO DE 19 À 23/10/2020

 





Língua Portuguesa

A lebre e a tartaruga


    Certo dia uma lebre topou com uma tartaruga e, ao ver como ela andava devagar, caiu na risada e fez muita troça. 

    Como você é lenta e desajeitada ― disse a lebre. ― É tão desengonçada, andando com essa sua concha pesada, que até admira que consiga chegar a algum lugar. 

    A tartaruga deteve-se na estrada poeirenta, levantou a cabeça, virou-se para a lebre e sorriu. ― Então vamos apostar uma corrida ― disse ela. 

    Na hora que você escolher. Aposto dez moedas por dez quilômetros. 

    A lebre se pôs a dar pulos, toda animada. 

    O quê! Dez moedas? Podemos começar agora mesmo? Só dez quilômetros? E sem esperar pela resposta da tartaruga, disparou pela estrada. 

    A tartaruga saiu atrás, com toda a lentidão. Sem olhar para trás nem para os lados, foi seguindo a passo firme e regular pela estrada. 

    Num instante, a grande velocidade da lebre deu-lhe uma grande dianteira, e ela, rindo consigo mesma, virou-se para ver a que distância se encontrava a tartaruga. Não conseguiu avistá-la, e, como estava um pouco cansada e achou que um descanso seria muito agradável, acomodou-se ao lado de uma placa da estrada, para tirar uma soneca. 

Vou dormir um pouco ― disse ela. ― Tenho muito tempo, e se a minha vagarosa amiga passar por aqui enquanto eu estiver dormindo, eu acordo, alcanço-a, e ainda assim venço a corrida com facilidade. 

    A tartaruga, enquanto isso, ia avançando, e depois de muito, mas muito tempo, chegou à placa da estrada, embaixo da qual a lebre roncava sonoramente. A tartaruga não parou. Sem hesitar, foi em frente, levando às costas o seu grande casco, rumo ao distante marco de chegada. 

    A lebre, muito confiante na própria vitória, dormiu a sono solto ao sol. Quando finalmente acordou, já era quase noite: ela tinha dormido demais! Piscou, pôs-se de pé com um pulo, olhou de um lado e de outro e saiu em disparada. Embora corresse mais rápido do que o vento, não conseguiu alcançar a tartaruga. Quando atingiu o marco de chegada, a tartaruga já estava lá, sorrindo calmamente consigo mesma. 

Moral da história: Devagar se vai ao longe. 

Mathias, R. Fábulas de Esopo. São Paulo: Círculo do livro, 1983

Interpretação textual (responda no caderno)

1. Na sua opinião, por que a lebre aceitou o desafio da Tartaruga? 

2. O que aconteceu depois que os dois competidores partiram do ponto inicial?  

Questões de Interpretação e Compreensão  


1) Quem conta a história? Assinale a resposta correta: 

( ) A tartaruga ( ) A lebre ( ) O narrador 


2) Por que a lebre estava certa que iria ganhar a corrida? 


3) O que fez a lebre perder a corrida? 


4) Qual foi a primeira atitude da lebre após o desafio feito pela tartaruga? 


5) Por que a tartaruga venceu a competição, mesmo sendo tão lenta? 


6) O que você pensa sobre quem tem atitudes como a da lebre? 


7) Relacione de acordo com a ordem dos acontecimentos da história: 

( 1 ) começo ( 2 ) meio ( 3 ) fim 

( ) “A tartaruga não parou. Sem hesitar, foi em frente, levando às costas o seu grande casco, rumo ao distante marco de chegada.” 

( ) “― É tão desengonçada, andando com essa sua concha pesada, que até admira que consiga chegar a algum lugar.”  

( ) “Sem olhar para trás nem pra os lados, foi seguindo a passo firme e regular pela estrada.”


8) Relacione corretamente: 

( 1 ) tartaruga ( 2 ) lebre 

( ) fez muita troça  

( ) andava devagar  

( ) dormiu a sono solto ao sol 

( ) levantou a cabeça, virou-se e sorriu 

( ) deu pulos toda animada 


HORA DA DIVERSÃO!

Para conhecer essa história de uma maneira um pouco diferente, assista ao vídeo abaixo:




HORA DA PRODUÇÃO TEXTUAL!

O texto que acabamos de trabalhar é chamado de FÁBULA. A fábula é um texto onde os personagens geralmente são animais, plantas ou objetos. São textos que sempre trazem uma moral, que nos fazem refletir sobre nossas ações. Pinte as figuras abaixo, recorte e cole no caderno na ordem em que a história acontece. Se não puder imprimir, escreva a fábula, usando suas próprias palavras.





SÍLABA E CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS

Sílaba: é um som ou grupo de sons que se pronunciam de uma só vez. As palavras são formadas de uma, duas, três ou mais sílabas e são classificadas de acordo com o número de sílabas. Vamos relembrar!

CLASSIFICAÇÃO DAS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE SÍLABAS

Monossílabas: palavras formadas por uma só sílaba.

Exemplos: pão – mão – pé.

Dissílabas: palavras formadas por duas sílabas

Exemplos: casa – quintal – pipa.

Trissílabas: palavras formadas por três sílabas.

Exemplos: faqueiro – menino – galinha.

Polissílabas: palavras formadas por quatro ou mais sílabas. Exemplos: maluquinho – bicicleta – refrigerante.

Para compreender de uma maneira mais animada, clique para assistir ao filme abaixo:



HORA DO TREINO

1 - Leve o pato até a lagoa, passando pelo caminho só com palavras trissílabas.

2 – Separe as sílabas das palavras e classifique de acordo com o número de sílabas:

3– Ordene as sílabas e forme palavras:

VAMOS RELEMBRAR!

O R tem som forte quando:

- está no início da palavra. Exemplo: rato, rua, riacho.

- quando é a última letra da sílaba. Exemplo: falar, estudar, armário.

- quando vem junto com outro R. Exemplo: carroça, barro, carreta.

O R tem som fraco ou brando, quando aparece sozinho entre duas vogais. Exemplo: barata, arara, jacaré.

PARA TREINAR!

Leia as palavras abaixo e escreva-as no quadro abaixo, conforme se pede:

barraca – torre – barata – buraco – terra – couro – doar – viver – rio

rádio – ferro – rato – ouro – arara – rua – doer – carreta – amor –

rei - cair

R (INICIAL)

R (BRANDO)

RR (FORTE)

R (FINAL)


























PALAVRAS COM R OU RR






Matemática


Ideias de Multiplicação

Lucas organizou uma festa em seu prédio para comemorar o dia da criança. Preparou a comida e pediu que cada amigo levasse duas jarras de suco.


Observando a imagem percebemos que 4 amigos foram para a festa de Lucas. Podemos descobrir a quantidade total de jarras de suco usando a adição:


2+2+2+2=8



Também podemos calcular a quantidade de jarras de suco utilizando a multiplicação:


A multiplicação pode ser representada das seguintes formas:


O sinal da multiplicação é x (lê-se: vezes).

Para fixar o conteúdo veja o vídeo.


1 - Calcule o resultado das multiplicações e das adições.

2 x 2 = ______ ou 2 + 2 = _________

2 x 3 = _______ ou 2 + 2 + 2 = ________

2 x 4 = _______ ou 2 + 2 + 2 + 2 = ________

2 x 5 = _______ ou 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = ________

2 x 6 = _______ ou 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = ________

2 x 7 = _______ ou 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = ________

2 x 8 = _______ ou 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 = ________

2 x 9 = _______ ou 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 +2 = ________


2 - Ligue as figuras às multiplicações correspondentes. Depois, encontre os resultados das multiplicações.



3 - Observe a malha quadriculada e o que está representado nela.


Marque, com X, a localização da escola:

( ) (6,B)     ( )    (7,A)       ( )    (5,C)     ( ) (6,C)


4 - Em qual posição se encontra o balão do ursinho?


 ( )    (2,B)       ( ) (5,D)    ( ) (2,A)     ( ) (5,C)


5 - Suzana foi ao clube no domingo. Veja abaixo o mapa do clube.


Complete as frases escrevendo os nomes dos locais onde Suzana esteve.

Para isso, consulte o mapa.

Primeiro, Suzana foi ao _____________________ localizado em (1,C).

Depois, ela foi à _______________________________ que está na posição (5,D) do mapa.

As amigas a levaram para jogar vôlei no _________________ localizado em (2,F).

Por último, Suzana resolveu se refrescar na _________________ posicionada em (3,B).


6 - Siga as instruções:


Leve papel e lápis para desenhar e anotar o que você vê nas ruas.

Observe as casas e os pontos que chamam sua atenção.

Quando retornar à sua casa, faça, numa folha de papel, o desenho do caminho que você fez nessa visita. Desenhe, também, as casas e outras coisas que você viu.

Grave um áudio descrevendo o desenho que você fez.

Mande-o junto com seu desenho para o e-mail ou Whatsapp da escola.


Geo/História



A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA VIDA DA CRIANÇA


A infância é uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa. É nesta etapa que traços da personalidade são construídos, as primeiras relações entre pessoas que não são da família serão criadas, como na escola por exemplo. O professor tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças nesta fase. Ele é um dos principais responsáveis por divulgar conhecimentos científicos e ajudar no desenvolvimento social das crianças. O educador também é um dos principais responsáveis pelas atividades que são essenciais para formar sujeitos críticos, reflexivos e respeitosos. Ele atua ativamente na formação da criança como cidadã para conhecer valores sociais e éticos. 

A escola é um dos primeiros ambientes socializadores em que as crianças estão com seus colegas para perceber o mundo.

Contudo, o papel do professor não é apenas ensinar. Ele é um dos principais responsáveis por estimular as crianças a terem atitudes respeitosas com os colegas de classe, bem como os funcionários da escola, a serem pacientes e aguardar a vez na fila, saber agradecer e se desculpar, entre outras atitudes que são levadas para fora da sala de aula. 

Relação escola x Família

Entretanto, a escola por si só não é o suficiente para garantir as necessidades educacionais da criança, assim como os pais sozinhos também não conseguem oferecer uma educação completa. O ambiente familiar e escolar são parte do universo das crianças, por isso é importante que pais e professores participem da sua educação em conjunto. Os pais que se comprometem com o desempenho escolar dos filhos estão mais dispostos a ajudar o professor a vencer as barreiras educacionais. Pesquisas comprovam que crianças que recebem atenção e apoio escolar dos adultos tendem a ser sujeitos mais dedicados e esforçados.

Atividades

Responda no caderno.


1) De acordo com o texto, uma fase importante da vida é:

( ) A adolescência. ( ) A adolescência.

( ) O sono. ( ) A velhice.


2) Você concorda com o texto sobre a importância do professor? Por quê?

3) Explique essa frase: “Pesquisas comprovam que crianças que recebem atenção e apoio escolar dos adultos tendem a ser sujeitos mais dedicados e esforçados”.


Vamos falar agora sobre um assunto muito importante que não podemos deixar de lado: AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS, que acontecerão no próximo mês de novembro.


Na escola, os professores têm um papel fundamental de orientar os alunos sobre a importância de se tornarem cidadãos responsáveis no futuro. Acompanhe a história a seguir e veja como e porque devem ocorrer eleições. Você vai aprender de uma forma bem legal esse processo tão importante para uma sociedade!

ASSISTA O VÍDEO:



Você gostou da história? Ainda vamos falar sobre esse assunto em outras aulas. Nela aparecem duas palavras muito importantes:

DEMOCRACIA E COMITÊ ELEITORAL.

DEMOCRACIA é o sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas (no caso do Brasil, de 2 em 2 anos)

COMITÊ ELEITORAL é um grupo de pessoas responsáveis (como um partido ou uma associação) para tomar decisões em nome dos demais e organizar as eleições.

Sobre o vídeo:

1) Por que os animais fizeram um protesto?

2) A atitude dos animais estava correta? Por quê?

3) Quais foram as regras criadas pelo Comitê Eleitoral?

4) Converse com sua família e escreva o que a história “Eleição dos Bichos” tem de semelhante com a eleição que acontece no Brasil?

SER CIDADÃO É, ALÉM DE CONHECER SEUS DIREITOS E DEVERES, CONHECER TAMBÉM OS PROCESSOS POLÍTICOS DA SOCIEDADE.

Pense nisso. Na próxima aula vamos conhecer um pouco mais sobre esse tema. Grande abraço!



Ciências



Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:


Ao completar as lacunas você terá várias orientações para usar corretamente a máscara.

Ferro – individual – pano – sacola – seca – lave – limpas –

contaminado – descartada – tocado – elástico - sanitária


a)  A máscara precisa ser de uso ___________________, ou seja, não pode ser dividida com ninguém, mesmo que seja da família.

b) Cada máscara de ___________________ pode ser usada apensa por 2 horas.

c)  Ao sair de casa, leve máscara reserva e uma ___________________ para guardar a usada.

d) É preciso saber colocar e tirar: o lado de fora deve ser considerado _____________ por isso não deve ser ______________________.

e)  Use a tira ou __________________ para colocar e retirar a máscara.

f)   Coloque a máscara, com as mãos _______________, ainda em casa, antes de sair. Não toque mais nela.

g) Quando chegar, _____________as mãos, retire-a, higienize imediatamente, e lave as mãos.

h) Lave a máscara com água ______________ e deixe de molho por 10 minutos. Depois lave com água e sabão, e após secar passe com ___________. Ela deve estar ____________ para ser usada novamente.

i)    A máscara deve ser _______________ assim que apresentar sinais de desgaste.




 

Arte

 

O QUE EXPRESSAR?

A ARTE COMO ELEMENTO EXPRESSIVO DE IDENTIDADE NO ESPAÇO

 

Observe a imagem:


Essa imagem é a foto da maquete de uma favela. Quem iniciou a construção dessa obra foi um jovem chamado Nercirlan. Ele identificava-se tanto com a favela onde morava que, como uma brincadeira, começou a fazer uma maquete representando esse lugar.

 

A maquete da favela fez tanto sucesso na comunidade que foi gradativamente ampliada. Atualmente tem cerca de 400 metros quadrados. Ela está exposta na favela Pereira da Silva, no bairro Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

 

Devido à grande mobilização que essa obra promoveu na comunidade, foi criado o projeto Morrinho (1997), que tem como objetivo mostrar a riqueza cultural e social que existe dentro da favela.

 

Isso nos mostra que os lugares também servem de inspiração para as pessoas se expressarem. O espaço também é importante na expressão artística, pois simboliza a cultura e interfere no modo de vida das pessoas.

 

Conheça um pouquinho do “Projeto Morrinho”.


 Agora é com você!

Faça um desenho no seu caderno de “ARTE” representando o “espaço” que você mais se identifica. Pode ser algum lugar da cidade ou do seu bairro, ou a sua casa, o seu quarto, a sua escola, etc. Ao concluir sua arte escreva o que o faz se identificar tanto com este espaço.

 

Bom trabalho!




Educação Física

 

Alô galera!

Antes da nossa atividade da semana queria ter um papo reto com vocês:


Para especialistas, contra o CORONA VÍRUS é preciso investir pesadamente em estratégias de vigilância em saúde que possibilitem identificar e isolar rapidamente pessoas com sintomas e seus contatos próximos. É preciso, ainda, manter as escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano; fazer campanhas para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção — como uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina eficaz, por exemplo. E, por fim, parar de minimizar a importância da pandemia ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.

Agora vamos as atividades da semana:

Assista ao vídeo e acompanhe a nossa convidada professora Patrícia e sua auxiliar Larissa.

Elas vão mostrar a vocês movimentos básicos de ginástica.

Vamos lá?

Tirem fotos e mande para nosso Blog ou grupo de Whatsapp.


                                                                 


                                                                                                                                         







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