segunda-feira, 19 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 2º ANO - PERÍODO DE 19 À 23/10/2020

 


O MÊS DAS CRIANÇAS CONTINUA E NÓS PREPARAMOS MAIS ATIVIDADES COM TEMAS ESPECIAIS... NOSSO OBJETIVO É REFORÇAR TODOS OS DIREITOS QUE CADA CRIANÇA TEM!

OUTUBRO TAMBÉM É O MÊS EM QUE COMEMORAMOS O DIA DO PROFESSOR!

NOSSA HOMENAGEM A TODOS OS PROFESORES ... QUE SÃO AQUELES QUE ENSINAM E APRENDEM JUNTO COM VOCES...

SER CRIANÇA – RUBINHO DO VALE

VAMOS CANTAR COM RUBINHO DO VALE!

SER CRIANÇA

RUBINHO DO VALE

SER CRIANÇA É BOM DEMAIS
DESPREOCUPAR COM TUDO QUE SE FAZ
DAR UM PULO, UM GRITO E UMA RISADA
LEVAR A VIDA BEM VIVIDA E BEM AMADA.

TER UMA RUA E UM PARQUE PRÁ BRINCAR
O DIA INTEIRO SEM TER HORA DE PARAR
DEPOIS DORMIR, SONHAR COM A FANTASIA
E ACORDAR NUM MUNDO CHEIO DE ALEGRIA.

TER UMA ESCOLA E UMA CASA PRÁ MORAR
BOA SAÚDE PRÁ BRINCAR E PRÁ CORRER
TER AMOR E CARINHO TODO DIA
E UM MUNDO LINDO E LIMPO PRÁ PODER VIVER.



DESENHE NO SEU CADERNO DE PORTUGUÊS, CADA ESTROFE DA MÚSICA DO RUBINHO DO VALE. TENTE FAZER UM DESENHO QUE DEMONSTRE OS SENTIMENTOS E AÇÕES DA MÚSICA.

- ENCONTRE NO QUADRO PALAVRAS RELACIONADAS À MÚSICA “SER CRIANÇA”.

J

K

L

V

E

B

R

I

N

C

A

R

M

U

N

D

O

A

P

H

N

C

R

A

A

V

I

V

E

R

Z

D

S

K

I

M

B

Y

A

L

E

G

R

I

A

F

S

O

D

E

S

P

R

E

O

C

U

P

A

R

W

C

A

R

I

N

H

O

D

T

D

X

Q

S

O

N

H

A

R

V

E

U

A

G

S

R

F

A

N

T

A

S

I

A

O

M

(DESPREOCUPAR, BRINCAR, CARINHO, RISADA, VIVER, SAÚDE, ALEGRIA, FANTASIA, SONHAR, AMOR, MUNDO)

- ORGANIZE AS PALAVRAS ENCONTRADAS NO QUADRO EM ORDEM ALFABÉTICA.

- ESCOLHA 3 PALAVRAS ACIMA E FAÇA LINDAS FRASES EM SEU CADERNO.


TODA CRIANÇA TEM DIREITOS!

LEIA OS DIREITOS ASSEGURADOS POR LEI PARA TODAS AS CRIANÇAS.

EXISTE UMA LEI TOTALMENTE DIRECIONADA AS CRIANÇAS, ELAS ESTAO REGISTRADAS NO ECA – ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

- COPIE ESTES DIREITOS EM SEU CADERNO DE GEOGRAFIA/HISTÓRIA. PENSE EM ALGUM DIREITO QUE VOCÊ CONSIDERA MUITO IMPORTANTE E NÃO ESTÁ DESCRITO NA IMAGEM ACIMA.

- AO LER SEUS DIREITOS ACIMA, VOCÊ CONSIDERA QUE TEM ALGUM DIREITO NEGADO A VOCÊ? QUAL? EXPLIQUE O PORQUE?

- VOCÊ ACHA QUE AS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS TAMBEM POSSUEM ESTES DIREITOS? HÁ ALGUM DIREITO QUE NÃO ESTA SENDO CUMPRIDO PARA ESTAS CRIANÇAS?

- UM DOS DIREITOS GARANTIDOS À CRIANÇA É O BRINCAR, PREENCHA A CRUZADINHA COM ALGUNS BRINQUEDOS QUE JÁ FAZEM PARTE DAS BRINCADEIRAS A MUITOS ANOS:


RESPONDA COM ATENÇÃO:

- ONDE PODEMOS ENCONTRAR BRINQUEDOS?

- OS BRINQUEDOS NÃO SÃO CONSTRUÍDOS DA MESMA FORMA. MUITOS BRINQUEDOS SÃO CONSTRUÍDOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS DISPONÍVEIS NO AMBIENTE, COMO GARRAFAS PET, MADEIRA, PAPEL ETC. PENSANDO NISSO, LISTE OS SEUS BRINQUEDOS PREDILETOS.


FAÇA EM SEU UM DESENHO BEM LEGAL DO SEU BRINQUEDO PREFERIDO.



- OUÇA COM MUITA ATENÇÃO A HISTÓRIA:



RESPONDA EM SEU CADERNO:

- SE VOCÊ GOVERNASSE O MUNDO, O QUE FARIA DE ESPECIAL, DIFERENTE OU DA MESMA FORMA QUE É HOJE? EXPLIQUE.

- VOCÊ ACHA QUE SERIA POSSÍVEL UM MUNDO GOVERNADO IGUAL A HISTÓRIA RETRATA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

- REPRESENTE COM DESENHO A PARTE DA HISTÓRIA QUE VOCÊ MAIS GOSTOU.

TODOS OS DIREITOS DA INFÂNCIA SÃO ASSEGURADOS ÀS CRIANÇAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS.


VAMOS APRENDER UM POUCO SOBRE A INCLUSÃO COM ESTA LINDA HISTÓRIA!




CADU ERA UMA GAROTO DIFERENTE E MUITO ESPECIAL...

QUE SABIA TUDO DE FUTEBOL E, EM MATEMÁTICA, ERA SENSACIONAL.

ELE NÃO PODIA ANDAR COMO A MAIORIA DAS PESSOAS, POR ISSO USAVA UMA CADEIRA DE RODAS, DAQUELAS MUITO BOAS...



COM ELA, TODOS OS DIAS, IA PARA A ESCOLA E, DEPOIS, IA PARA A RUA VER SEUS AMIGOS JOGAREM BOLA.

ELE CONHECIA TODAS AS REGRAS DO FUTEBOL, CONHECIA OS TIMES E AMPEONATOS, E O SEU MAIOR SONHO ERA MESMO SER UM JOGADOR NATO.


CADU SEMPRE PENSAVA: COMO EU POSSO JOGAR, SE NÃO TENHO PERNAS PARA ANDAR?


CERTO DIA SUA MÃE PEDIU QUE CADU FOSSE A CASA DA VIZINHA PEGAR EMPRESTADO UM POUCO DE FARINHA.

CADU BATEU NA PORTA DEVAGARINHO, A VIZINHA VEIO ATENDER.

UM SENHOR VELHINHO QUE, SENTADO EM FRENTE À MESA, MEXIA NUM TABULEIRO VERDE, COM TRISTEZA.


MOVENDO SUA CADEIRA DE RODAS, MUITO CURIOSO, CADU ENTROU E SE APROXIMOU.

PERGUNTOU AO SENHOR COMO SE CHAMAVA.  ERA SEU JOAQUIM.

ELE CONTOU A CADU QUE JÁ TINHA SIDO UM GRANDE CAMPEÃO DE UM JOGO CHAMADO FUTEBOL DE BOTÃO.


AGORA QUE ESTAVA IDOSO, NÃO SUPORTAVA TANTA SOLIDÃO.

CADU NÃO CONHECIA ESSE TAL FUTEBOL DE BOTÃO, NEM TÃO POUCO SABIA JOGAR.

MAS, COMO ERA CURIOSO, COMEÇOU A PERGUNTAR...

SEU JOAQUIM RESPONDIA A TUDO QUE ELE QUERIA SABER.

E OS DOIS COMEÇARAM, ALI, UMA AMIZADE, SEM PERCEBER.

TODOS OS DIAS, DEPOIS DA ESCOLA, CADU NÃO IA MAIS VER O JOGO DE BOLA, IA PARA A CASA DE SEU JOAQUIM.


UM ESTIMULAVA O OUTRO A JOGAR, O QUE CADU NÃO SABIA, SEU JOAQUIM PODIA EXPLICAR.

OS MENINOS DA RUA QUERIAM SABER, POIS NÃO ENTENDIAM O PORQUÊ.

TODO DIA, CADU ENTRAVA NA CASA DE SEU JOAQUIM, PARA FAER O QUÊ?


E COMEÇARAM A ESPIAR PELA JANELA, MAS NÃO ENTENDERAM QUE COISA ERA AQUELA:

CADU E SEU JOAQUIM SENTADOS FRENTE E FRENTE, JOGANDO ALGO DIFERENTE.

CADA MENINO, COM SUA CURIOSIDADE, FOI PARA CASA PERGUNTAR AO PAI QUE JOGO ERA AQUELE.

POUCO A POUCO, OS PAIS, RELEMBRANDO A INFANCIA, COMEÇARAM A JOGAR, ENSINANDO O JOGO AOS FILOS.

E TUDO COMEÇOU A MUDAR.


TODAS AS TARDES, NA RUA, HAVIA REUNIÃO PARA O JOGO DE FUTEBOL DE BOTÃO.

E LÁ SEMPRE CADU E SEU JOAQUIM QUE, NO MEIO DOS VIZINHOS, NÃO SE SENTIA MAIS SOZINHO.

ASSIM, ELES TIVERAM UMA IDEIA LEGAL: ORGANIZAR UMA COMPETIÇÃO, DA QUAL TODOS PUDESSEM PARTICIPAR, E QUE O IMPORTANTE NÃO FOSSE SÓ GANHAR.

CADU E SEU JOAQUIM PREPARARAM TODOS OS DETALHES.


A COMPETIÇÃO ESTAVA SUPER ORGANIZADA:

IA TER CAMISA, JUIZ E ATÉ TORCIDA UNIFORMIZADA.

QUANDO O DIA CHEGOU, FOI UMA GRANDE FESTA.


BANDEIROLAS BALANÇAVAM NOS VARAIS. TODA A VIZINHANÇA SE OURIÇOU.


NA CALÇADA, FILHOS FELIZES DE MÃOS DADAS COM SEUS PAIS!

OS PAIS BRINCARAM JUNTO COM SEUS FILHOS.

AVÓS COM SEUS NETOS. RELEMBRARAM AQUELES TEMPOS E CRIANÇA...

CALÇAS CURTAS, PES NO CHÃO.


TODA NOITE TINHA HISTÓRIAS À BEIRA DO LAMPIÃO...

FAZIAM BOLAS DE MAIS...

CARRINHOS DE PAU...

BONECOS DE MILHO...

FOI UMA SAUDADE SEM IGUAL!

ASSIM, TODOS FORAM JOGANDO COM PRAZER E SATISFAÇÃO, A VIZINHANÇA DECIDIU QUEM GANHARIA A COMPETIÇÃO: CADU E SEU JOAQUIM, PORQUE ENSINARAM A TODOS COMO SE FAZ A VERDADEIRA INCLUSÃO.



ESTA HISTÓRIA NOS MOSTRA O QUANDO PODEMOS APRENDER COM OS MAIS VELHOS E ELES CONOSCO!

QUE MESMO TENDO ALGUMA DEFICIÊNCIA PODEMOS APRENDER COISAS NOVAS TODOS OS DIAS!

E QUE SE NÃO PODEMOS FAZER ALGO PORQUE TEMOS ALGUMA DEFICIÊNCIA PODEMOS APRENDER COISAS DENTRO DE NOSSAS LIMITAÇÕES.

AS ATIVIDADES ABAIXO DEVERÃO SER RESPONDIDAS EM SEU CADERNO DE PORTUGUÊS.



A) VOCÊS JÁ CONHECERAM ALGUMA PESSOA QUE TEM ALGUMA DEFICIENCIA FÍSICA?

SE JÁ, DESCREVA COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA, E SE VOCÊ APRENDEU ALGUMA COISA COM ESSA PESSOA.



B) VOCÊ SABIA QUE EXISTEM VARIOS TIPOS DE DEFICIENCIA?

DEFICIÊNCIA FÍSICA – QUANDO UMA PESSOA POSSUI ALGUM PROBLEMA EM SEU CORPO.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – SÃO PESSOAS QUE TEM ALGUM PROBLEMA OU LESÃO NO CÉREBRO E NÃO CONSEGUEM APRENDER COMO A GENTE.

DEFICIÊNCIA MENTAL – É QUANDO A PESSOA POSSUI ALGUMA DOENÇA NO CÉREBRO COMO DEPRESSÃO, TOC, TDAH, ESQUIZOFRENIA. O CÉREBRO DELA FUNCIONA DIFERENTE DO NOSSO.

DEFICIÊNCIA AUDITIVA – QUANDO A PESSOA NÃO ESCUTA OU POSSUI UMA PERDA AUDITIVA MUITO GRAVE.

DEFICIÊNCIA VISUAL – QUANDO A PESSOA NÃO ENXERGA COMPLETAMENTE OU TEM UMA PERDA MUITO GRANDE DA VISÃO

DEFICIENCIA MULTIPLA – SÃO PESSOAS QUE POSSUEM MAIS DE UMA DEFICIÊNCIA JUNTAS.

AGORA PROCURE EM REVISTAS OU JORNAIS DE PESSOAS QUE PODEM TER ALGUMA DEFICIÊNCIA, COLE NO CADERNO E ESCREVA AO LADO O TIPO DE DEFICIÊNCIA QUE VOCÊ ENCONTROU. TENTE ACHAR PELO MENOS UMA DE CADA.

VOCÊ SABIA?

AS PESSOAS COM DEFICIENCIA FISICA SENTEM AS MESMAS COISAS QUE VOCÊ? ELAS SENTEM MEDO, RAIVA, ALEGRIA, AMOR, DECEPÇÃO, TRISTEZA, IGUAL A VOCÊ.

POR ISSO NÃO DEIXE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SEM BRINCAR COM VOCÊ.


OBSERVE ESTA CAPA DE UMA REVISTA DA TURMA DA MÔNICA:


  1. ELA TEM UM ASSUNTO ESPECIAL. QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL DESSA REVISTA?

  2. VOCE ACHA QUE A IMAGEM DESSA REVISTA ESTÁ REALMENTE FAZENDO A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS NA ESCOLA? EXPLIQUE.

  3. ESCREVA QUAIS AS DEFICIENCIAS ENCONTRAMOS NESTA IMAGEM?


ESCUTE ESTA MÚSICA E PRESTE ATENÇÃO NA LETRA:

NORMAL É SER DIFERENTE!



VAMOS CANTAR!


VOCÊ SE CONSIDERA UMA CRIANÇA NORMAL OU DIFERENTE?

  1. TODOS TEMOS COISAS IGUAIS E COISAS DIFERENTES AS OUTRAS PESSOAS. PREENCHA O QUADRO DE ACORDO:

  2. COISAS QUE EM TODOS SÃO IGUAIS

    COISAS QUE EM TODOS SÃO DIFERENTES















ASSISTA A REPORTAGEM E TENTE FAZER ALGUMA ATIVIDADE.



  1. QUAL FOI A ATIVIDADE QUE VOCE REALIZOU?

  2. QUAL FOI O SENTIMENTO QUE VOCÊ TEVE AO REALIZAR A ATIVIDADE?

  3. VOCE CONSEGUIU SENTIR AS DIFICULDADES QUE UMA PESSOA COM DEFICIENCIA POSSUI?

  4. APÓS REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOCÊ MUDOU A SUA MANEIRA DE PENSAR SOBRE UMA PESSOA QUE POSSUI A DEFICIENCIA QUE VOCÊ EXPERIMENTOU? O QUE MUDOU?





HORA DA MATEMÁTICA


RESOLVA OS PROBLEMINHAS NO CADERNO DE MATEMÁTICA.

LEMBRE-SE DE FAZER OPERAÇAO E RESPOSTA ESCRITA, COMO ESTUDADO NA ESCOLA. CONFIO NA SUA CAPACIDADE.






HORA DA DIVERSÃO!






É MUITO IMPORTANTE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS!

QUER SABER MAIS SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS QUE PODEM SER FEITAS COM MATERIAS RECICLÁVEIS E MUITA IMAGINAÇÃO? PEÇA A AJUDA DE UM ADULTO E ASSISTA OS VÍDEOS A SEGUIR. OS VÍDEOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO YOUTUBE:

  1. "TRAILER OFICIAL DO FILME TERRITÓRIO DO BRINCAR"


  1. "TERRITÓRIO DO BRINCAR - PIPAS BICUDAS - ACUPE, BA" 


- AGORA É SUA VEZ!

ESCOLHA UM DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS APRESENTADOS NOS VÍDEOS E FAÇA COM SUA FAMÍLIA!

BOA DIVERSÃO!

EDUCAÇÃO FISICA

A ATIVIDADE FÍSICA TAMBEM É UM DIREITO DA CRIANÇA. ENTÃO VAMOS LÁ?


VEJA ESTE VÍDEO E BORA PRATICAR! 

😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃😃







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.