segunda-feira, 12 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 12 A 16 DE OUTUBRO DE 2020

 










GEOGRAFIA / HISTÓRIA

 

A importância do professor na vida da criança

 

Habilidades e competências: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

 

1 – Leia o texto abaixo e depois copie as perguntas e responda no caderno de Geo/História. Escreva a data.

 

Você sabe como surgiu o Dia dos Professores?

 

O dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu esse costume no Brasil.

A primeira comemoração aconteceu em São Paulo no ano de 1947 e surgiu a ideia de quatro professores em organizar um dia de parada no segundo semestre para evitar a estafa e que também seria um dia de análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada para depois crescer e implantar-se em todo o Brasil.

A data foi oficializada como feriado escolar em 1963 e o decreto que o definiu mostrava que este seria um dia para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar toda comunidade escolar.

Extraído de: bancodeatividades.blogspot.com

A) No mês de outubro existem feriados, quais são eles?

B) Você saberia dizer qual a importância dos professores na vida das pessoas?

C) Qual foi a coisa mais legal que você aprendeu na escola e qual foi o professor ou a professora que lhe ensinou?

D) Como você acha que seria a escola se não existissem professores?

 

Parabéns a todos os professores pelo seu dia e por tudo o que representam. Professores são portadores da esperança, do otimismo e têm uma missão preciosa: participar da construção de um mundo melhor.

2 - Pense nas suas professoras deste ano de 2020 e em tudo que elas representam para você. Escreva em seu caderno uma palavra para descrever esse sentimento e depois crie uma frase para cada uma de suas professoras com a palavra que você escreveu. (Faça tudo no caderno).


3 - Observe a imagem acima. Escreva com suas palavras no seu caderno um pequeno texto sobre o que está acontecendo na cena.

4 – Agora se puder com a ajuda de seus pais e/ou responsáveis grave um vídeo com a mensagem e as frases que você criou na atividade 2 e mande para a coordenação da escola. Todas as suas professoras ficaram imensamente felizes em receber esse vídeo.

Abraços. Parabéns pelo dia das crianças. Que Deus continue abençoando e cuidando de você e de sua família. Amamos você.




 LÍNGUA PORTUGUESA

Olá meninas e meninos, semana especial, toda para vocês. Aproveitem!!!



Hoje vamos falar sobre brinquedos e brincadeiras.

1- Vocês bem sabem que para tudo temos regras, não é? Então, comecem escrevendo os nomes e as regras destas brincadeiras acima.

2-   Vamos confeccionar alguns brinquedos interessantes. Use-os sozinho(a) ou com seus familiares.

MATERIAL: Tampinhas de garrafa e varetas ... Além de garrafas Pet.

COMO JOGAR: Tirar as varetas sem deixar cair as tampinhas.



Bilboquê no formato de tubarão ou flor.


Bilboquê simples:



Boliche: Junte dez garrafas plásticas de tamanho médio, pinte-as com tinta acrílica (ou guache mesmo). Ponha dentro delas um pouco de terra ou areia para dar peso. Caso não tenha acesso à terra ou areia, use outro material possível. Use também uma bola média e divirta-se.




Vamos trabalhar um tipo de texto que você já conhece. Escreveremos, não coisas corriqueiras, mas, seus sentimentos. O que faz você ficar  feliz? O que a(o) incomoda? O que é possível fazer para que você mude e não fique chateada(o).

Escolha um caderninho bem legal. Torne-o especial. Cole gravuras, fotos, faça-o ficar bonito, assim como você.

1-   Vamos continuar falando sobre verbo. Faça as atividades abaixo.










 EDUCAÇÃO FÍSICA


Atividade musical Sambalelê - corpo

Galera, vamos usar nosso corpo para cantar!

Acompanhe as crianças do vídeo

Vai ser divertido demais!







CIÊNCIAS

CADEIA ALIMENTAR

 

Na semana anterior, recordamos os que são seres vivos e seres não vivos e algumas relações de dependência entre eles. Agora, vamos aprender mais sobre a importância de cada ser vivo na cadeia alimentar.

 

Na natureza tudo é muito dinâmico…

A todo momento os seres vivos estão se relacionando. Se tivermos a oportunidade de observar, mesmo que seja por pouco tempo, os seres vivos que estão em um jardim ou em uma praça, teremos mais clareza do que ocorre: um gafanhoto pousa em uma folha em busca de alimento, mas a qualquer momento pode chegar um pássaro que também verá no gafanhoto uma opção para seu almoço. Daqui a pouco aparece um gato, que, como você sabe, pode transformar o pássaro em sua refeição e assim se dá o ciclo da vida…

 

Todos os seres vivos precisam se alimentar…

Uma das principais características dos seres vivos é a necessidade de alimento e a fonte de alimentação da grande maioria dos seres vivos é outro ser vivo. Somente as plantas conseguem fugir dessa regra, pois elas conseguem produzir seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da luz do sol. Este processo que a planta realiza chama-se fotossíntese.

 

Preferências alimentares…

Da mesma forma que nós, seres humanos temos nosso prato predileto, os outros seres vivos também têm. Como já vimos, as plantas são as únicas que conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras.

Existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este grupo recebe o nome de consumidores primários (são os animais herbívoros). Como exemplo de consumidores primários temos o rato e o coelho.

Existem aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, estes são os consumidores secundários (podem ser os animais carnívoros). Alguns exemplos são pássaros e cobras. É importante lembrar que os animais onívoros também são consumidores secundários porque se alimentam de plantas e de outros animais.

Outros animais de grande porte têm como prato predileto os consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor terciário, o leão é um representante desse grupo e assim por diante…
Mas… todos esses seres vivos um dia morrem e acabam entrando em decomposição. Aí entra em ação um outro grupo de seres vivos, os decompositores, que fecham o ciclo de uma cadeia alimentar. Os decompositores são os fungos e as bactérias.

Observe o esquema:



Essa rede de relações alimentares entre os seres vivos é chamada de cadeia alimentar e o equilíbrio do meio ambiente depende muito dela.

 

Curiosidade: Quanta fome!!!

Um único leão é capaz de comer até 30 quilos de carne de uma só vez. Por dia, um macho precisa de 7 quilos de carne, e uma fêmea, de 5 quilos. (O Guia os Curiosos, Marcelo Duarte, 2005)

 

(Texto adaptado) Original disponível em: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cadeia-alimentar

 

Assista o vídeo a seguir para lembrar o que é a fotossíntese, o que são animais herbívoros, carnívoros e onívoros, e saber mais sobre cadeia alimentar.


 



ATIVIDADES

 

1 - Observe a imagem com atenção e responda as questões:


a) Que número indica o ser produtor ?


b) Quais são os seres consumidores dessa cadeia?

 

c) Qual deles é herbívoro?

 

d) Quais são carnívoros?

 

e) Onde podem ser encontrados seres decompositores?



2 -  Explique a função dos seres abaixo na cadeia alimentar.


Os seres produtores:_______________________________________



Os seres decompositores:___________________________________



Os seres consumidores:____________________________________





 ARTE

 

ARTE NA RUA

 

A rua é um espaço de diversidade. É um local onde ocorrem as mais diversas manifestações. É na rua que as pessoas transitam, trabalham, realizam passeatas. É na rua também que as pessoas criam. Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem a necessidade de deslocamento até centros culturais.

 

A rua também é palco para os mestres da cultura popular, como capoeiristas e repentistas. O público do artista de rua é diversificado e composto principalmente pelas pessoas que transitam pelas ruas.

 

Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se desloca pela cidade.



Qual é a forma de arte praticada pelo artista da foto?

 

A arte de rua é tão antiga quanto a própria cidade. Na Europa, desde as cidades da Idade Média já havia cantores do povo que transitavam pelas ruas e pelas praças com um repertório de lendas e tradições populares.


A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

 

Essas manifestações populares permitem o encontro das pessoas com a arte independente. Ainda assim, alguns artistas de rua conseguiram um lugar de destaque e reconhecimento mundial pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação de massa.

 

Vamos conhecer mais alguns tipos de Arte das Ruas?

 

Grafite: são desenhos estilizados feitos geralmente com tinta sprays nas paredes de edifícios, túneis, muros, e ruas, etc.

 

Veja que sensacional esses grafites nas paredes aproveitando as árvores.

 



Poemas urbanos: são qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes. É uma forma interessante de levar a linguagem literária para os locais de grande circulação de pessoas.

 

Cartazes Lambe-lambe: são um tipo de intervenção urbana muito comum, eles são papéis impressos ou produzidos manualmente que são fixados com cola pelas ruas das cidades em postes, praças, muros ou edifícios.

 

Estátuas vivas: são muito encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico. Realizam um importante trabalho com o corpo, permanecem estáticas durante longos períodos e em certos momentos realizam pequenos movimentos. Geralmente, os artistas estão pintados e caracterizados.

 



Instalações artísticas: São inúmeros os tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua. Podem ser produzidas utilizando objetos de materiais distintos e têm o intuito de provocar uma mudança no cenário já existente.



Essa semana pudemos conhecer alguns tipos de “ARTE DE RUA”, como no momento só temos as folhas do caderno de “ARTE” para nos expressarmos, vamos imaginar que esse caderno é um muro e você irá criar um grafite cujo tema é “Brinquedos e Brincadeiras”.

 

Capriche no desenho e no colorido!

Bom trabalho!

Nos dê um retorno através do e-mail: blogemvg@gmail.com.





3)  Copie a tabuada de 7 no caderno, colocando os resultados. Depois copie as multiplicações abaixo e resolva com atenção:



DESAFIO MATEMÁTICO

Olá! Responda cada questão no caderno, com atenção e capricho!!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.