A importância
do professor na vida da criança
Habilidades e competências: (EF01HI08) Reconhecer o significado das
comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas
comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
1 – Leia o texto abaixo e depois copie as perguntas e responda no caderno
de Geo/História. Escreva a data.
Você sabe como surgiu o Dia dos Professores?
O dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem
como e quando surgiu esse costume no Brasil.
A primeira comemoração aconteceu em São Paulo no ano de 1947 e surgiu a
ideia de quatro professores em organizar um dia de parada no segundo semestre
para evitar a estafa e que também seria um dia de análise de rumos para o
restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de
outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces
de casa para uma confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio
Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada para depois crescer e
implantar-se em todo o Brasil.
A data foi oficializada como feriado escolar em 1963 e o decreto que o
definiu mostrava que este seria um dia para comemorar condignamente o Dia do
Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se
enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar toda comunidade
escolar.
Extraído de: bancodeatividades.blogspot.com
A) No mês de outubro existem feriados, quais são eles?
B) Você saberia dizer qual a importância dos professores na vida das
pessoas?
C) Qual foi a coisa mais legal que você aprendeu na escola e qual foi o
professor ou a professora que lhe ensinou?
D) Como você acha que seria a escola se não existissem professores?
Parabéns a todos os professores pelo seu dia e por tudo o que
representam. Professores são portadores da esperança, do otimismo e têm uma
missão preciosa: participar da construção de um mundo melhor.
2 - Pense nas suas professoras deste ano de 2020 e em tudo que elas
representam para você. Escreva em seu caderno uma palavra para descrever esse
sentimento e depois crie uma frase para cada uma de suas professoras com a
palavra que você escreveu. (Faça tudo no caderno).
3 - Observe a imagem acima. Escreva com suas palavras no seu caderno um
pequeno texto sobre o que está acontecendo na cena.
4 – Agora se puder com a ajuda de seus pais e/ou responsáveis grave um
vídeo com a mensagem e as frases que você criou na atividade 2 e mande para a
coordenação da escola. Todas as suas professoras ficaram imensamente felizes em
receber esse vídeo.
Abraços. Parabéns pelo dia das crianças. Que Deus continue abençoando e
cuidando de você e de sua família. Amamos você.
LÍNGUA PORTUGUESA
Olá meninas e meninos, semana especial, toda para
vocês. Aproveitem!!!
Hoje vamos
falar sobre brinquedos e brincadeiras.
1- Vocês
bem sabem que para tudo temos regras, não é? Então, comecem escrevendo os nomes
e as regras destas brincadeiras acima.
2-
Vamos
confeccionar alguns brinquedos interessantes. Use-os sozinho(a) ou com seus
familiares.
MATERIAL:
Tampinhas de garrafa e varetas ... Além de garrafas Pet.
COMO
JOGAR: Tirar as varetas sem deixar cair as tampinhas.
Bilboquê
no formato de tubarão ou flor.
Bilboquê
simples:
Boliche:
Junte dez garrafas plásticas de tamanho médio, pinte-as com tinta acrílica (ou
guache mesmo). Ponha dentro delas um pouco de terra ou areia para dar peso.
Caso não tenha acesso à terra ou areia, use outro material possível. Use também
uma bola média e divirta-se.
Vamos
trabalhar um tipo de texto que você já conhece. Escreveremos, não coisas
corriqueiras, mas, seus sentimentos. O que faz você ficar feliz? O que a(o) incomoda? O que é possível
fazer para que você mude e não fique chateada(o).
Escolha
um caderninho bem legal. Torne-o especial. Cole gravuras, fotos, faça-o ficar
bonito, assim como você.
1-
Vamos
continuar falando sobre verbo. Faça as atividades abaixo.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Atividade
musical Sambalelê - corpo
Galera,
vamos usar nosso corpo para cantar!
Acompanhe
as crianças do vídeo
Vai
ser divertido demais!
CADEIA ALIMENTAR
Na
semana anterior, recordamos os que são seres vivos e seres não vivos e algumas
relações de dependência entre eles. Agora, vamos aprender mais sobre a importância
de cada ser vivo na cadeia alimentar.
Na natureza tudo é muito dinâmico…
A todo momento os seres vivos estão se relacionando. Se tivermos a
oportunidade de observar, mesmo que seja por pouco tempo, os seres vivos que
estão em um jardim ou em uma praça, teremos mais clareza do que ocorre: um
gafanhoto pousa em uma folha em busca de alimento, mas a qualquer momento pode
chegar um pássaro que também verá no gafanhoto uma opção para seu almoço. Daqui
a pouco aparece um gato, que, como você sabe, pode transformar o pássaro em sua
refeição e assim se dá o ciclo da vida…
Todos os seres vivos precisam se
alimentar…
Uma das principais características dos seres vivos é a necessidade
de alimento e a fonte de alimentação da grande maioria dos seres vivos é outro
ser vivo. Somente as plantas conseguem fugir dessa regra, pois elas conseguem
produzir seu próprio alimento utilizando os nutrientes do solo e a energia da
luz do sol. Este processo que a planta realiza chama-se fotossíntese.
Preferências alimentares…
Da mesma forma que nós, seres humanos temos nosso prato predileto,
os outros seres vivos também têm. Como já vimos, as plantas são as únicas que
conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras.
Existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este
grupo recebe o nome de consumidores primários (são os animais herbívoros).
Como exemplo de consumidores primários temos o rato e o coelho.
Existem aqueles animais que se alimentam dos consumidores
primários, estes são os consumidores secundários (podem
ser os animais carnívoros). Alguns exemplos são pássaros e cobras. É importante
lembrar que os animais onívoros também são consumidores secundários porque se
alimentam de plantas e de outros animais.
Outros animais de grande porte têm como prato predileto os
consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor
terciário, o leão é um representante desse grupo e assim por
diante…
Mas… todos esses seres vivos um dia morrem e acabam entrando em decomposição.
Aí entra em ação um outro grupo de seres vivos, os decompositores,
que fecham o ciclo de uma cadeia alimentar. Os decompositores são os fungos e
as bactérias.
Observe o esquema:
Essa rede
de relações alimentares entre os seres vivos é chamada de cadeia alimentar e o equilíbrio do meio ambiente depende muito dela.
Curiosidade: Quanta fome!!!
Um único leão é capaz de comer até 30
quilos de carne de uma só vez. Por dia, um macho precisa de 7 quilos de carne,
e uma fêmea, de 5 quilos. (O Guia os Curiosos, Marcelo Duarte, 2005)
(Texto
adaptado) Original disponível em: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cadeia-alimentar
Assista
o vídeo a seguir para lembrar o que é a fotossíntese, o que são animais
herbívoros, carnívoros e onívoros, e saber mais sobre cadeia alimentar.
ATIVIDADES
1 -
Observe a imagem com atenção e responda as questões:
a) Que número indica o ser produtor ?
b) Quais são os seres consumidores dessa cadeia?
c) Qual deles é herbívoro?
d) Quais são carnívoros?
e) Onde podem ser
encontrados seres decompositores?
2 - Explique
a função dos seres abaixo na cadeia alimentar.
• Os seres produtores:_______________________________________
• Os seres
decompositores:___________________________________
• Os seres
consumidores:____________________________________
ARTE
ARTE NA RUA
A
rua é um espaço de diversidade. É um local onde ocorrem as mais diversas
manifestações. É na rua que as pessoas transitam, trabalham, realizam
passeatas. É na rua também que as pessoas criam. Dessa forma, os cidadãos
acabam se deparando com a arte sem a necessidade de deslocamento até centros
culturais.
A rua também é
palco para os mestres da cultura popular, como capoeiristas e repentistas. O
público do artista de rua é diversificado e composto principalmente pelas
pessoas que transitam pelas ruas.
Na prática, a arte urbana representa o encontro da
vida com a arte, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o
ser humano vive e se desloca pela cidade.
Qual é a forma de arte praticada pelo
artista da foto?
A arte de rua é tão antiga quanto a própria cidade. Na Europa, desde as cidades da Idade Média já havia cantores do povo que transitavam pelas ruas e pelas praças com um repertório de lendas e tradições populares.
A arte urbana propõe justamente sair dos lugares
ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas
- como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar
visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.
Essas manifestações populares permitem o encontro
das pessoas com a arte independente. Ainda assim,
alguns artistas de rua conseguiram um lugar de destaque e reconhecimento
mundial pela mídia, indústria e diversos meios de comunicação de massa.
Vamos conhecer
mais alguns tipos de Arte das Ruas?
Grafite: são desenhos estilizados feitos geralmente com
tinta sprays nas paredes de edifícios, túneis, muros, e ruas, etc.
Veja que sensacional esses grafites
nas paredes aproveitando as árvores.
Poemas
urbanos: são
qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos
bancos, paredes, postes. É uma forma interessante de levar a linguagem
literária para os locais de grande circulação de pessoas.
Cartazes
Lambe-lambe: são um tipo
de intervenção urbana muito comum, eles são papéis impressos ou produzidos
manualmente que são fixados com cola pelas ruas das cidades em postes, praças,
muros ou edifícios.
Estátuas
vivas: são muito
encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico.
Realizam um importante trabalho com o corpo, permanecem estáticas durante
longos períodos e em certos momentos realizam pequenos movimentos. Geralmente,
os artistas estão pintados e caracterizados.
Instalações artísticas: São inúmeros os tipos de
instalações artísticas como exemplos de arte de rua. Podem ser produzidas
utilizando objetos de materiais distintos e têm o intuito de provocar uma
mudança no cenário já existente.
Essa semana
pudemos conhecer alguns tipos de “ARTE DE RUA”, como no momento só temos as
folhas do caderno de “ARTE” para nos expressarmos, vamos imaginar que esse
caderno é um muro e você irá criar um grafite cujo tema é “Brinquedos e
Brincadeiras”.
Capriche no
desenho e no colorido!
Bom trabalho!
Nos dê um
retorno através do e-mail: blogemvg@gmail.com.
MATEMÁTICA
1) Assista ao “Vídeo Explicativo de Multiplicação”.
3) Copie a tabuada de 7 no caderno, colocando os
resultados. Depois copie as multiplicações abaixo e resolva com atenção:
DESAFIO MATEMÁTICO
Olá! Responda cada
questão no caderno, com atenção e capricho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.