GEOGRAFIA / HISTÓRIA
Eleições municipais
Habilidades e competências: (EF04GE03) Distinguir funções e papéis do
poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município,
incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
1 – Leia o texto abaixo e depois copie as perguntas e responda no caderno
de Geo/História. Escreva a data.
Querido(a) aluno(a) na semana anterior você aprendeu sobre
o histórico das eleições, a história do voto no Brasil e as mudanças ocorridas
desde o Período Colonial até os dias atuais. Nesta semana, você vai aprender um
pouco mais sobre esse tema, focando as eleições municipais do nosso país e que
devido à pandemia da Covid-19 ocorrerá no mês de novembro.
A eleição desde ano será para eleger o prefeito, o
vice-prefeito e os vereadores de cada cidade e/ou Município brasileiro. Para
vereador a eleição correrá apenas em um turno.
Já para prefeito e vice-prefeito, a eleição poderá ser dividida em dois
turnos para que haja um processo eliminatório mais consciente e preciso. No
primeiro turno, abrangem todos os candidatos propostos; no segundo turno
apresentam-se apenas os candidatos que ficarem em primeiro e segundo lugares,
para a decisão final.
Para que tenhamos a necessidade do segundo turno, o
candidato deverá ter recebido mais de 50% dos votos válidos. É muito importante
observarmos com atenção as propostas dos candidatos e conhecer bem o trabalho
deles em mandatos anteriores. No Brasil, o prefeito é eleito a cada quatro
anos, podendo ser reeleito mais uma vez em sequência ou por mais vezes em
mandatos não consecutivos. O mandato de vereadores também tem duração de quatro
anos. Não há limite para a reeleição de vereador.
Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores são
eleitos pelo povo por meio do voto secreto em urna eletrônica. Todo estado está
dividido em partes menores chamadas de município. Os Municípios são governados
pelo prefeito e a Câmara Municipal é formada pelos vereadores. Os vereadores
fazem as leis municipais e fiscalizam o prefeito e vice-prefeito. Caso o
prefeito esteja fora ou o mesmo renuncie, quem governa é o vice-prefeito,
eleito na mesma chapa do prefeito.
Adaptado de: @atividadessuzano; br.pinterest.com; www.indagação.com.br;
mundoeducacao.uol.com.br;
www.cmbh.mg.gov.br;
www.acessaber.com.br;
Foto: tiaivanete.blogspot.com
1 – Qual o motivo que levou as eleições municipais deste ano a ocorrerem no mês de novembro?
2 – Quais os cargos serão eleitos neste ano?
3 – Quem escolhe o prefeito e os vereadores de um Município? De que
forma?
4 – Para que aconteça o segundo turno na eleição para prefeito, o que
deverá acontecer?
5 – Quem governa os Municípios?
6 - O que fazem os vereadores?
( ) Fazem as municipais e
fiscalizam o governador do estado.
( ) Governam e administram a
cidade.
( ) Fazem as leis municipais e
fiscalizam o prefeito.
( ) Governam o Estado.
7 – Quanto tempo dura o mandato de prefeito e vereadores?
( ) 02 anos
( ) 04 anos
( ) 06 anos
( ) 08 anos
8 – Como são chamados os assistentes diretos nomeados pelo prefeito?
( ) ministros
( ) auxiliares
( ) secretários
( ) diretores
9 - A Câmara Municipal é formada por:
( ) deputados
( ) vereadores
( ) senadores
( ) ministros
10 – Qual o nome do atual prefeito e vice-prefeito do Município onde você
mora? Peça ajuda aos seus pais para responder.
11 – Copie o texto a seguir no caderno e complete com as palavras corretas. Peça ajuda a seus pais.
O
Município onde moro se chama ___________________. Esse Município faz parte do
estado de ____________________. Eu moro na área _________ do Município. A vida
no Município, assim como no estado e no país, é regulada por leis. São os
_________________ que fazem as leis do Município.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Hoje vamos
desafiar sua destreza e memória!
Vai ser
divertido!
Chama sua
família e faça o desafio com eles. Grave e mande seu vídeo para nós; no grupo
do whatszapp ou no nosso Blog.
Bora lá?
Desafio do copo maroto.
CIÊNCIAS
Olá!
Prontos
para mais uma semana?
Nas
últimas aulas, aprendemos mais sobre Cadeia Alimentar. Uma das etapas dessa
cadeia é a decomposição, realizada pelos seres
chamados decompositores.
Mas
afinal, o que é e como ocorre o processo de decomposição? Quem são os seres
decompositores, e qual a sua importância?
IMPORTÂNCIA DA DECOMPOSIÇÃO
Que maravilha seria se todos os alimentos não
estragassem com o tempo, não é mesmo? Apesar de parecer uma vantagem, a falta de
organismos decompositores poderia ser um grave problema mundial.
Primeiramente devemos lembrar que todos os seres
vivos são formados por matéria orgânica e, assim que eles morrem, essa matéria
é degradada, ou seja, apodrece. Esse
processo natural é chamado de decomposição e é realizado por
seres chamados de decompositores. Como exemplo desses seres,
podemos citar os fungos e
as bactérias. Esses decompositores
são encontrados no ar, no solo, na água, dentro do nosso corpo, etc.
Fungos e bactérias
promovem o processo de decomposição
Os seres decompositores nutrem-se (ou alimentam-se)
dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza
sais minerais e outros nutrientes, que ajudam a fertilizar o solo (adubo),
sendo, portanto, reaproveitados. O solo fertilizado favorece o desenvolvimento
das plantas.
A decomposição faz com que cadáveres de animais,
restos de plantas e até mesmo nossos alimentos sejam degradados (a decomposição
é responsável por destruir nossos alimentos, sendo assim,
evitá-la é um procedimento importante nesses casos. Nós fazemos isso
diariamente ao colocar alimentos na geladeira, evitando a proliferação de
bactérias e fungos e o início precoce da decomposição). É por isso
que muitas vezes esse processo não é visto com bons olhos. Entretanto, a
decomposição é fundamental para a manutenção da cadeia alimentar, além de
evitar que o planeta seja um grande depósito de seres mortos. Sem a
decomposição seria impossível, por exemplo, a manutenção da vida, uma vez que
alguns nutrientes não retornariam ao meio e os organismos, que não conseguiriam
obtê-los, morreriam. O processo de decomposição faz com que os nutrientes
retornem ao meio.
O correto armazenamento dos alimentos evita que
eles iniciem o processo de decomposição
Todos os compostos orgânicos que são capazes de
sofrer decomposição recebem o nome de biodegradáveis e aqueles
que não sofrem esse processo são chamados de não biodegradáveis.
Por Vanessa Sardinha
dos Santos
(Texto adaptado)
Original
disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/importancia-da-decomposicao.htm
Sobre
o texto que você acabou de ler, responda as perguntas:
1-
Como é chamado o processo natural de apodrecimento
da matéria orgânica?
2-
Quem são os responsáveis por realizar essa
tarefa?
3-
Qual é a importância do processo de
decomposição para os seres vivos?
4-
O que aconteceria se não existissem os seres
decompositores?
Fungos e bactérias são exemplos de
microrganismos. O vídeo abaixo, vai nos ajudar a relembrar o que são e qual seu
papel na cadeia alimentar.
Agora,
vamos observar na prática, como se dá o processo de decomposição.
Materiais
para realizar o experimento:
·
Recipiente de vidro com tampa (pote de
azeitonas, por exemplo) ou saco plástico transparente;
·
Fita adesiva;
·
Diferentes tipos de alimento, como pães,
bolachas e frutas e verduras;
·
Água.
Procedimentos:
Inicialmente,
pegue o alimento e umidifique com um pouco de água. Pique em pedaços menores
aqueles alimentos como pães e frutas grandes, como a laranja. Depois,
coloque-os dentro do recipiente.
O
ideal é introduzir o material em um recipiente grande ou, então, posicionar o
recipiente na horizontal, para que se tenha mais espaço para espalhar o
alimento. Os pedaços de comida devem ficar próximos uns dos outros, mas não
devem estar empilhados. Feche bem o recipiente e utilize fita para lacrá-lo.
Feito isso, basta dispor o recipiente em um local seguro e esperar alguns dias.
Com o passar do tempo, será possível observar o crescimento de fungos, que
devem iniciar o processo de decomposição dos alimentos.
Após
montar o observatório, é importante que seja feita uma constante análise do
desenvolvimento dos fungos no recipiente. Você deve anotar em seu caderno,
todas as mudanças que ocorrerem durante o experimento.
Questões
norteadoras:
1.
Quantos dias se passaram até que os fungos surgissem?
2.
Todos os alimentos mofaram na mesma velocidade?
3.
Qual alimento mofou primeiro?
4.
Que mudanças podem ser observadas nos alimentos?
Atenção:
Quando o observatório estiver cheio de fungos, é importante não o abrir. Isso
se deve ao fato de que muitas pessoas possuem alergia a esses seres e,
portanto, abrir o recipiente pode ser um risco à saúde. Jogue tudo no lixo.
Atividade adaptada de https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/observacao-fungos.htm
ARTE
O SOM QUE VEM DAS RUAS:
A ARTE DE VERSAR E CANTAR NO BRASIL
NA ERA
DO RÁDIO FOI ASSIM
Rádio
da década de 30.
Você já pensou
como as pessoas se informavam e ouviam música antes da invenção da televisão,
do computador, do smartphone?
Há quase 100
anos acontecia no Brasil a primeira transmissão de rádio. Da primeira
transmissão, em 1922, até a década de 1940, o rádio se popularizou e durante
várias décadas foi o principal meio de comunicação no Brasil.
O rádio, além
de ser um veículo de comunicação, tinha grande importância nas relações
sociais, pois as pessoas se reuniam para ouvir suas transmissões.
As músicas e
os programas de rádio eram feitos ao vivo, além das atrações musicais, havia
radionovelas, programas esportivos, programas de humor, shows de calouros,
entre outros.
Toda a
programação de rádio era acompanhada por bandas compostas por músicos. Muitos
cantores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Carmem Miranda, Orlando Silva,
Dalva de Oliveira, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, entre outros ficaram famosos por
terem suas vozes difundidas pelas ondas do rádio.
Foi por meio
dos programas de rádio que alguns ritmos brasileiros se tornaram conhecidos, o
que impulsionou o florescer da música popular brasileira.
*O CHORO
foi o primeiro gênero musical urbano brasileiro. A princípio era um jeito
abrasileirado de se tocar a “polca”, um ritmo vindo da Europa, aos poucos, foi
se misturando a ritmos africanos e incluindo o uso da flauta, dando origem a um
novo gênero.
*O SAMBA
nasceu da mistura de ritmos africanos e europeus abrasileirada por músicos que
improvisavam. Tratava-se de uma combinação de “maxixe” e “batuque africano”.
*O BAIÃO
surgiu a partir da união de ritmos europeus e africanos que passaram por
diversas transformações. O “baião” é um ritmo tradicionalmente nordestino.
ATIVIDADE: Responda no seu caderno de “ARTE”.
1-Na sua casa
tem algum aparelho de rádio?
2-Que tipo de
programação você costuma ouvir?
3-Atualmente,
por quais meios obtemos informações e ouvimos música?
4-Quais
gêneros musicais brasileiros você conhece?
5-Como você
acha que seria viver nos dias de hoje sem TV, celular e internet?
MATEMÁTICA
1.
Copie no caderno a tabuada de divisão:
2.
Fique atento aos termos da divisão e da multiplicação. Copie no caderno
com atenção e capricho:
3.
Leia com atenção:
DESAFIOS MATEMÁTICOS
1.
Faça no caderno com atenção e capricho:
2.
Escolha uma das operações da atividade anterior e coloque nome nos termos da
Multiplicação e da Divisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.