segunda-feira, 26 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 26 À 30 DE OUTUBRO DE 2020













  

GEOGRAFIA / HISTÓRIA


Eleições municipais

 

Habilidades e competências: (EF04GE03) Distinguir funções e papéis do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

 

1 – Leia o texto abaixo e depois copie as perguntas e responda no caderno de Geo/História. Escreva a data.

Querido(a) aluno(a) na semana anterior você aprendeu sobre o histórico das eleições, a história do voto no Brasil e as mudanças ocorridas desde o Período Colonial até os dias atuais. Nesta semana, você vai aprender um pouco mais sobre esse tema, focando as eleições municipais do nosso país e que devido à pandemia da Covid-19 ocorrerá no mês de novembro.

A eleição desde ano será para eleger o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores de cada cidade e/ou Município brasileiro. Para vereador a eleição correrá apenas em um turno.  Já para prefeito e vice-prefeito, a eleição poderá ser dividida em dois turnos para que haja um processo eliminatório mais consciente e preciso. No primeiro turno, abrangem todos os candidatos propostos; no segundo turno apresentam-se apenas os candidatos que ficarem em primeiro e segundo lugares, para a decisão final.

Para que tenhamos a necessidade do segundo turno, o candidato deverá ter recebido mais de 50% dos votos válidos. É muito importante observarmos com atenção as propostas dos candidatos e conhecer bem o trabalho deles em mandatos anteriores. No Brasil, o prefeito é eleito a cada quatro anos, podendo ser reeleito mais uma vez em sequência ou por mais vezes em mandatos não consecutivos. O mandato de vereadores também tem duração de quatro anos. Não há limite para a reeleição de vereador.

Os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores são eleitos pelo povo por meio do voto secreto em urna eletrônica. Todo estado está dividido em partes menores chamadas de município. Os Municípios são governados pelo prefeito e a Câmara Municipal é formada pelos vereadores. Os vereadores fazem as leis municipais e fiscalizam o prefeito e vice-prefeito. Caso o prefeito esteja fora ou o mesmo renuncie, quem governa é o vice-prefeito, eleito na mesma chapa do prefeito.

Adaptado de: @atividadessuzano; br.pinterest.com; www.indagação.com.br;

mundoeducacao.uol.com.br;

www.cmbh.mg.gov.br; www.acessaber.com.br;




Foto: tiaivanete.blogspot.com

 

1 – Qual o motivo que levou as eleições municipais deste ano a ocorrerem no mês de novembro?

2 – Quais os cargos serão eleitos neste ano?

3 – Quem escolhe o prefeito e os vereadores de um Município? De que forma?

4 – Para que aconteça o segundo turno na eleição para prefeito, o que deverá acontecer?

5 – Quem governa os Municípios? 

6 - O que fazem os vereadores?

(    ) Fazem as municipais e fiscalizam o governador do estado.

(    ) Governam e administram a cidade.

(    ) Fazem as leis municipais e fiscalizam o prefeito.

(    ) Governam o Estado.

7 – Quanto tempo dura o mandato de prefeito e vereadores?

(    ) 02 anos

(    ) 04 anos

(    ) 06 anos

(    ) 08 anos

8 – Como são chamados os assistentes diretos nomeados pelo prefeito?

(    ) ministros

(    ) auxiliares

(    ) secretários

(    ) diretores

9 - A Câmara Municipal é formada por:

(    ) deputados

(    ) vereadores

(    ) senadores

(    ) ministros

10 – Qual o nome do atual prefeito e vice-prefeito do Município onde você mora? Peça ajuda aos seus pais para responder.

11 – Copie o texto a seguir no caderno e complete com as palavras corretas. Peça ajuda a seus pais.

O Município onde moro se chama ___________________. Esse Município faz parte do estado de ____________________. Eu moro na área _________ do Município. A vida no Município, assim como no estado e no país, é regulada por leis. São os _________________ que fazem as leis do Município.





 LÍNGUA PORTUGUESA



Você sabia o X pode apresentar sons diferentes nas palavras?
Faça as atividades e descubra.






Para você se divertir, segue a leitura desta semana. Não deixe de ler e responder as questões propostas.

O TRÂNSITO NO MUNDINHO 






 EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Hoje vamos desafiar sua destreza e memória!

Vai ser divertido!

Chama sua família e faça o desafio com eles. Grave e mande seu vídeo para nós; no grupo do whatszapp ou no nosso Blog.

Bora lá?

Desafio do copo maroto.









CIÊNCIAS

Olá!

Prontos para mais uma semana?

Nas últimas aulas, aprendemos mais sobre Cadeia Alimentar. Uma das etapas dessa cadeia é a decomposição, realizada pelos seres chamados decompositores.

Mas afinal, o que é e como ocorre o processo de decomposição? Quem são os seres decompositores, e qual a sua importância?

 

IMPORTÂNCIA DA DECOMPOSIÇÃO

Que maravilha seria se todos os alimentos não estragassem com o tempo, não é mesmo? Apesar de parecer uma vantagem, a falta de organismos decompositores poderia ser um grave problema mundial. 

Primeiramente devemos lembrar que todos os seres vivos são formados por matéria orgânica e, assim que eles morrem, essa matéria é degradada, ou seja, apodrece. Esse processo natural é chamado de decomposição e é realizado por seres chamados de decompositores. Como exemplo desses seres, podemos citar os fungos e as bactérias. Esses decompositores são encontrados no ar, no solo, na água, dentro do nosso corpo, etc.

 


Fungos e bactérias promovem o processo de decomposição


Os seres decompositores nutrem-se (ou alimentam-se) dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes, que ajudam a fertilizar o solo (adubo), sendo, portanto, reaproveitados. O solo fertilizado favorece o desenvolvimento das plantas.

A decomposição faz com que cadáveres de animais, restos de plantas e até mesmo nossos alimentos sejam degradados (decomposição é responsável por destruir nossos alimentos, sendo assim, evitá-la é um procedimento importante nesses casos. Nós fazemos isso diariamente ao colocar alimentos na geladeira, evitando a proliferação de bactérias e fungos e o início precoce da decomposição). É por isso que muitas vezes esse processo não é visto com bons olhos. Entretanto, a decomposição é fundamental para a manutenção da cadeia alimentar, além de evitar que o planeta seja um grande depósito de seres mortos. Sem a decomposição seria impossível, por exemplo, a manutenção da vida, uma vez que alguns nutrientes não retornariam ao meio e os organismos, que não conseguiriam obtê-los, morreriam. O processo de decomposição faz com que os nutrientes retornem ao meio.

O correto armazenamento dos alimentos evita que eles iniciem o processo de decomposição

 

Todos os compostos orgânicos que são capazes de sofrer decomposição recebem o nome de biodegradáveis e aqueles que não sofrem esse processo são chamados de não biodegradáveis.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

(Texto adaptado)

Original disponível em: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/importancia-da-decomposicao.htm

 

Sobre o texto que você acabou de ler, responda as perguntas:

1-   Como é chamado o processo natural de apodrecimento da matéria orgânica?

2-   Quem são os responsáveis por realizar essa tarefa?

3-   Qual é a importância do processo de decomposição para os seres vivos?

4-   O que aconteceria se não existissem os seres decompositores?


Fungos e bactérias são exemplos de microrganismos. O vídeo abaixo, vai nos ajudar a relembrar o que são e qual seu papel na cadeia alimentar.



 

Agora, vamos observar na prática, como se dá o processo de decomposição.

 

Materiais para realizar o experimento:

·         Recipiente de vidro com tampa (pote de azeitonas, por exemplo) ou saco plástico transparente;

·         Fita adesiva;

·         Diferentes tipos de alimento, como pães, bolachas e frutas e verduras;

·         Água.

 

Procedimentos:

Inicialmente, pegue o alimento e umidifique com um pouco de água. Pique em pedaços menores aqueles alimentos como pães e frutas grandes, como a laranja. Depois, coloque-os dentro do recipiente.

O ideal é introduzir o material em um recipiente grande ou, então, posicionar o recipiente na horizontal, para que se tenha mais espaço para espalhar o alimento. Os pedaços de comida devem ficar próximos uns dos outros, mas não devem estar empilhados. Feche bem o recipiente e utilize fita para lacrá-lo. Feito isso, basta dispor o recipiente em um local seguro e esperar alguns dias. Com o passar do tempo, será possível observar o crescimento de fungos, que devem iniciar o processo de decomposição dos alimentos.

Após montar o observatório, é importante que seja feita uma constante análise do desenvolvimento dos fungos no recipiente. Você deve anotar em seu caderno, todas as mudanças que ocorrerem durante o experimento.

 

Questões norteadoras:

1. Quantos dias se passaram até que os fungos surgissem?

2. Todos os alimentos mofaram na mesma velocidade?

3. Qual alimento mofou primeiro?

4. Que mudanças podem ser observadas nos alimentos?

 

Atenção: Quando o observatório estiver cheio de fungos, é importante não o abrir. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas possuem alergia a esses seres e, portanto, abrir o recipiente pode ser um risco à saúde. Jogue tudo no lixo.

 

Atividade adaptada de https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/observacao-fungos.htm





ARTE

 

O SOM QUE VEM DAS RUAS:

A ARTE DE VERSAR E CANTAR NO BRASIL

 

NA ERA DO RÁDIO FOI ASSIM

Rádio da década de 30.

 

Você já pensou como as pessoas se informavam e ouviam música antes da invenção da televisão, do computador, do smartphone?

 

Há quase 100 anos acontecia no Brasil a primeira transmissão de rádio. Da primeira transmissão, em 1922, até a década de 1940, o rádio se popularizou e durante várias décadas foi o principal meio de comunicação no Brasil.

 

O rádio, além de ser um veículo de comunicação, tinha grande importância nas relações sociais, pois as pessoas se reuniam para ouvir suas transmissões.

 

As músicas e os programas de rádio eram feitos ao vivo, além das atrações musicais, havia radionovelas, programas esportivos, programas de humor, shows de calouros, entre outros.

 

Toda a programação de rádio era acompanhada por bandas compostas por músicos. Muitos cantores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Carmem Miranda, Orlando Silva, Dalva de Oliveira, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, entre outros ficaram famosos por terem suas vozes difundidas pelas ondas do rádio.

 

Foi por meio dos programas de rádio que alguns ritmos brasileiros se tornaram conhecidos, o que impulsionou o florescer da música popular brasileira.

 

*O CHORO foi o primeiro gênero musical urbano brasileiro. A princípio era um jeito abrasileirado de se tocar a “polca”, um ritmo vindo da Europa, aos poucos, foi se misturando a ritmos africanos e incluindo o uso da flauta, dando origem a um novo gênero.

 


 

*O SAMBA nasceu da mistura de ritmos africanos e europeus abrasileirada por músicos que improvisavam. Tratava-se de uma combinação de “maxixe” e “batuque africano”.

 


 

*O BAIÃO surgiu a partir da união de ritmos europeus e africanos que passaram por diversas transformações. O “baião” é um ritmo tradicionalmente nordestino.

 


 

ATIVIDADE: Responda no seu caderno de “ARTE”.

 

1-Na sua casa tem algum aparelho de rádio?

2-Que tipo de programação você costuma ouvir?

3-Atualmente, por quais meios obtemos informações e ouvimos música?

4-Quais gêneros musicais brasileiros você conhece?

5-Como você acha que seria viver nos dias de hoje sem TV, celular e internet?




 MATEMÁTICA

 

 

1. Copie no caderno a tabuada de divisão:



2. Fique atento aos termos da divisão e da multiplicação. Copie no caderno com atenção e capricho:



3. Leia com atenção:




DESAFIOS MATEMÁTICOS

1. Faça no caderno com atenção e capricho:



2. Escolha uma das operações da atividade anterior e coloque nome nos termos da Multiplicação e da Divisão.









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