sexta-feira, 2 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 2º ANO - PERÍODO DE 05 À 09/10/2020

 







OLÁ QUERIDA CRIANÇA!

ESTAMOS NO MÊS DE OUTUBRO, MÊS QUE COMEMORAMOS O DIA DAS CRIANÇAS...


COMO É BOM SER CRIANÇA! PODER BRINCAR, ESTUDAR, GANHAR COLO DOS PAIS, VIVER SEM PREOCUPAÇÕES, TER AMIGOS, IMAGINAR AVENTURAS, VIAJAR NA LEITURA, CRIAR BRINCADEIRAS...

MAS ESTE ANO SERÁ UM POUCO DIFERENTE... TEMOS UM VÍRUS AFETANDO A VIDA DE TODO MUNDO, DESDE CRIANÇAS ATÉ IDOSOS.

ENTÃO ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DIFERENTE E TEMOS QUE APRENDER A SER CRIANÇA NESTE MOMENTO, CONVIVENDO MAIS COM NOSSA FAMÍLIA, APRENDENDO A ESTAR MAIS DENTRO DE CASA, VER AMIGOS ATRAVÉS DE VÍDEOS. CONVERSAR POR TELEFONE E MANTER DISTÂNCIA DE TODOS... NÃO PODEMOS MAIS ABRAÇAR AS PESSOAS, NOSSO SORRISO E ATRAVÉS DOS OLHOS, PORQUE PARA NOS PROTEGER TEMOS QUE USAR MÁSCARAS.

MAS VAMOS BRINCAR UM POUCO ESTA SEMANA...

VAMOS RELEMBRAR BRINCADEIRAS DO TEMPO DE NOSSOS PAIS E BRINCADEIRAS QUE FAZEMOS HOJE EM DIA.

SERÁ QUE SÃO TÃO DIFERENTES ASSIM? 

VAMOS DESCOBRIR?


ATIVIDADE 1

A) COMPLETE O QUADRO DE ACORDO COM AS BRINCADEIRAS DE CADA ÉPOCA.

PERGUNTE SEUS PAIS E AVÓS QUAIS ERAM AS BRINCADEIRAS QUE ELES FAZIAM NO TEMPO DE CRIANÇA.

BRINCADEIRAS DO TEMPO DE NOSSOS PAIS E AVÓS

BRINCADEIRAS QUE FAZEMOS HOJE















AGORA RESPONDA NO SEU CADERNO DE PORTUGUÊS:

- TEM ALGUMA BRINCADEIRA QUE SEUS PAIS OU AVÓS BRINCAVAM E QUE VOCÊ CONHECE OU BRINCA?

- ESCREVA QUAIS BRINCADEIRAS SÃO ESSAS.

- ESCOLHA UMA BRINCADEIRA E DESCREVA COMO ELA É, COMO SE FAZ PARA BRINCÁ-LA.

- TEM ALGUMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ NÃO CONHECIA E GOSTARIA DE APRENDER A BRINCAR? QUAIS?


B) Observe as imagens a seguir e circule OU FAÇA FRASES EM SEU CADERNO DESCREVENDO aquelas que representam brincadeiras de antigamente.
C) Realize uma pesquisa, sobre crianças indigenas e como elas brincam nas aldeias, e desenhe, Conforme indicado nos quadros a seguir, atividades que meninas e meninos indígenas realizavam antigamente.

Meninos












Meninas



VOCÊ SABIA QUE BRINCAR, SER CRIANÇA É UM DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS.


ASSISTA O VÍDEO ABAIXO PARA APRENDER MELHOR SOBRE SEUS DIREITOS.


- AO OUVIR A MÚSICA:1BELLINHA A OVELHINHA - TODA CRIANÇA TEM DIREITOS, FAÇA EM SEU CADERNO UMA LISTA DOS DIREITOS QUE TODA CRIANÇA DEVE TER.



  1. RUTH ROCHA ESCREVEU UM LIVRO PARA AS CRIANÇAS SOBRE SEUS DIREITOS VAMOS LER?

A autora poetiza os conceitos quanto aos direitos das crianças de uma forma linda e expõe que tais direitos não é questão de concordar e sim de respeito à infância.


"OS DIREITOS DAS CRIANÇAS SEGUNDO RUTH ROCHA" 

TODA CRIANÇA DO MUNDO

DEVE SER BEM PROTEGIDA

CONTRA OS RIGORES DO TEMPO

CONTRA OS RIGORES DA VIDA


CRIANÇA TEM QUE TER NOME

CRIANÇA TEM QUE TER LAR

TER SAÚDE E NÃO TER FOME

TER SEGURANÇA E ESTUDAR.


NÃO É QUESTÃO DE QUERER

NEM QUESTÃO DE CONCORDAR

OS DIREITOS DAS CRIANÇAS

TODOS TEM DE RESPEITAR.


DIREITO DE PERGUNTAR...

TER ALGUÉM PRA RESPONDER.

A CRIANÇA TEM DIREITO

DE QUERER TUDO SABER.


A CRIANÇA TEM DIREITO

ATÉ DE SER DIFERENTE.

E TEM QUE SER BEM ACEITA

SEJA SADIA OU DOENTE.


TEM DIREITO À ATENÇÃO

DIREITO DE NÃO TER MEDOS

DIREITOS A LIVROS E A PÃO

DIREITOS DE TER BRINQUEDOS.


MAS A CRIANÇA TAMBÉM

TEM O DIREITO DE SORRIR.

CORRER NA BEIRA DO MAR,

TER LÁPIS DE COLORIR...


VER UMA ESTRELA CADENTE,

FILME QUE TEM ROBÔ,

GANHAR UM LINDO PRESENTE,

OUVIR HISTÓRIAS DO AVÔ.


DESCER NO ESCORREGADOR,

FAZER BOLHA DE SABÃO,

SORVETE, SE FAZ CALOR,

BRINCAR DE ADIVINHAÇÃO.


MORANGO COM CHANTILLY,

VER MÁGICO DE CARTOLA,

O CANTO DO BEM-TE-VI,

BOLA, BOLA, BOLA BOLA!


LAMBER FUNDO DE PANELA

SER TRATADA COM AFEIÇÃO

SER ALEGRE E TAGARELA

PODER TAMBÉM DIZER NÃO!


CARRINHO, JOGOS, BONECAS,

MONTAR UM JOGO DE ARMAR,

AMARELINHA, PETECAS,

E UMA CORDA DE PULAR.


UM PASSEIO DE CANOA,

PÃO LAMBUZADO DE MEL,

FICAR UM POUQUINHO À TOA...

CONTAR ESTRELAS NO CÉU...


FICAR LENDO REVISTINHA,

UM AMIGO INTELIGENTE,

PIPA NA PONTA DA LINHA,

UM BOM DUM CACHORRO QUENTE.


FESTEJAR O ANIVERSÁRIO,

COM BALA, BOLO E BALÃO!

BRINCAR COM MUITOS AMIGOS,

DAR UNS PULOS NO COLCHÃO.


LIVROS COM MUITA FIGURA,

FAZER VIAGEM DE TREM,

UM POUQUINHO DE AVENTURA...

ALGUÉM PARA QUERER BEM...


FESTINHA DE SÃO JOÃO,

COM FOGUEIRA E COM BOMBINHA,

PÉ DE MOLEQUE E ROJÃO,

COM QUADRILHA E BANDEIRINHA.


ANDAR DEBAIXO DE CHUVA,

OUVIR MÚSICA E DANÇAR.

VER CARREIRO DE SAÚVA,

SENTIR O CHEIRO DO MAR.


PISAR DESCALÇA NO BARRO,                                                        

COMER FRUTAS NO POMAR,

VER CASA DE JOÃO-DE-BARRO,

NOITE DE MUITO LUAR.


TER TEMPO PRA FAZER NADA,

TER QUEM PENTEIE OS CABELOS,

FICAR UM TEMPO CALADA...

FALAR PELOS COTOVELOS.


E QUANDO A NOITE CHEGAR,

UM BOM BANHO, BEM QUENTINHO,

SENSAÇÃO DE BEM ESTAR...

DE PREFERÊNCIA COM COLINHO.


UMA CAMINHA MACIA,

UMA CANÇAO DE NINAR,

UMA HISTÓRIA BEM BONITA,

ENTÃO, DORMIR E SONHAR...


EMBORA EU NÃO SEJA REI,

DECRETO, NESTE PAÍS,

QUE TODA, TODA CRIANÇA

TEM DIREITO A SER FELIZ!


- CIRCULE NO TEXTO TODAS PALAVRAS QUE RIMAM E DEPOIS COPIE-AS EM SEU CADERNO.


- APÓS A LEITURA DO TEXTO, ESCOLHA O TRECHO QUE VOCÊ GOSTOU E FAÇA UM LINDO DESENHO EM SEU CADERNO DE “ARTE”. NÃO ESQUEÇA DE COLORIR!



A) Estudamos a respeito dos direitos e deveres de todas as crianças brasileiras na atualidade.

No caça-palavras, encontre e circule E COPIE NO CADERNO cinco direitos que devem ser garantidos às crianças. 


B) FAÇA FRASES EM SEU CADERNO DESCREVENDO AS imagens que representam direitos das crianças.



C) A respeito dos direitos das crianças, faça o que se pede a seguir. Em seu caderno.

- Dê um exemplo de dever e outro de direito da criança.

Dever:



Direito:



- Existe diferença entre direitos e deveres?

                                 🕀 Sim

                                 🕀Não


D)Ligue as palavras a seguir com o significado de cada uma OU COPIE NO CADERNO A PALAVRA AO LADO DE SEU SIGNIFICADO.


DIREITO

O que é preciso cumprir.



DEVER

O que não pode ser negado a alguém.



E) A respeito dos direitos da criança. Agora, responda às questões.

-As crianças de antigamente tinham mais ou menos direitos que as crianças da atualidade?

( ) Mais ( ) Menos


-Explique a resposta anterior. 


F) Observe as imagens e CIRCULE os DESENHOS com a cor correta conforme descrito a seguir.


USE AZUL PARA INDICAR AS IMAGENS QUE MOSTRAM O QUE É NECESSÁRIO PARA A SOBREVIVÊNCIA DE UMA CRIANÇA.


USE VERDE PARA INDICAR O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA CRIANÇA  VIVA DE UMA FORMA PLENA, COMPLETA.


g) A respeito dos direitos das crianças, responda às questões seguintes.

- Todas as crianças têm os mesmos direitos?

( ) Sim         ( ) Não


- COPIE EM SEU CADERNO SOMENTE AS FRASES COM INFORMAÇÕES VERDADEIRAS: 


As crianças podem ajudar na organização de casa.


Toda criança deve começar a trabalhar a partir dos 7 anos.


O trabalho infantil é permitido se for realizado na comunidade onde a criança vive.


Toda criança tem direito de brincar e estudar, mas trabalhar não é permitido.



A) Observe a imagem a seguir:

Menina trabalhando em uma fábrica de tijolos no Nepal, em fotografia de 2001.

- Que atividade a menina da foto está realizando? RESPONDA NO CADERNO.



- De acordo com a lei brasileira, essa é uma atividade que pode ser realizada por uma criança?

( ) Sim.        ( ) Não.


- Por quê?




A) Observe esta imagem e faça o que se pede a seguir. RESPONDA NO CADERNO.

LEUZINGER, George. Secagem de café na Fazenda do Quititi, em Jacarepaguá. ca. 1865. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles.


- Quantas crianças é possível identificar na imagem?



- O que essas crianças estão fazendo?


- Quais são as diferenças entre as crianças sentadas no chão e a criança sentada no brinquedo?



B) A respeito das crianças escravizadas no Brasil, marque V se a afirmativa for verdadeira e F se a afirmativa for falsa. COPIE AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS NO CADERNO:

( ) Na época da escravidão, as crianças africanas tinham seus direitos respeitados.

( ) As crianças escravizadas trabalhavam em atividades domésticas e na agricultura.

( ) As crianças escravizadas brincavam muito durante toda a infância delas.


C) Estudamos que, de acordo com a Declaração dos Direitos das Crianças, toda criança deve ter seus direitos respeitados.

Observe as imagens e registre NO CADERNO, qual direito está representado em cada uma.




E) Estudamos que nem todas as crianças têm seus direitos respeitados. Algumas, por exemplo, trabalham desde pequenas. RESPONDA NO SEU CADERNO EXPLICANDO:

- Por que isso acontece?



- Ao passar o dia trabalhando, que direitos não estão sendo garantidos a essas crianças?


F) Observe a foto a seguir:

- O que as crianças da foto estão fazendo?

- O trabalho infantil é um dos direitos das crianças?

( ) Sim.            ( ) Não.

- Explique a sua resposta.

HORA DA MATEMÁTICA

VAMOS CALCULAR!

A) EM UMA BRINCADEIRA DE RODA, TINHA VÁRIAS CRIANÇAS SE DIVERTINDO.


CHEGARAM MAIS 8 CRIANÇAS PARA A BRINCADEIRA. QUANTAS CRIANÇAS HÁ NO TOTAL AGORA NA RODA?


B) UM GRUPO DE AMIGOS ESTAVAM PARTICIPANDO DE UMA BRINCADEIRA DE RODA COM 12 CRIANÇAS. DURANTE A BRINCADEIRA DECIDIRAM FAZER 3 PEQUENAS RODAS. QUANTAS CRIANÇAS TERÁ CADA UMA DAS 3 RODAS


HORA DE CANTAR E CRIAR

VAMOS EXERCITAR O CORPO AO SOM DESTA MÚSICA!1

AS MÚSICAS DA CAROCHINHA VOL.3 - O PIÃO


AGORA OBSERVE O PASSO A PASSO E CONFECCIONE O SEU PIÃO USE ABUSE DE SUA CRIATIVIDADE E DIVIRTA-SE!

PARA CONSTRUÍ-LO, VOCÊ VAI PRECISAR DE:

1 – UM CD VELHO;

2 – UMA BOLINHA DE GUDE;

3 – DESENHO DO CD EM UMA FOLHA BRANCA;

4 – COLA;

5 – GIZ DE CERA E/OU CANETINHA.


🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭🍭










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.