Olá Criança!!!
Mais uma vez,
seja muito bem-vindo ao nosso Blog!
É muito bom
ter você conosco em mais uma semana de interação on line!
Temos novos
materiais de estudo, diversão e muito aprendizado!
Desejamos que nesse período você:
SORRIA, só
ria…
ACALMA, a
alma…
RESPIRA, e não
pira…
APRENDA, e
entenda!
Conte conosco
sempre!!!
Beijos das
professoras Ana Lucia, Helena, Heloisa, Ivana, Joyce, Renata e Samira!
MÃOS À OBRA!!!
LÍNGUA PORTUGUESA
·
Copie e responda as questões abaixo no caderno de
Língua Portuguesa.
·
Para responder a atividade pelo Google Forms clica
no link abaixo
https://forms.gle/otB8TiVh3DTFg5f7A
·
Leia as informações abaixo e complete com as palavras
que estão faltando.
·
Utilize as palavras do quadro.
PARA ENTENDER A PANDEMIA
1-
____________: Grande quantidade de coisas ou pessoas em um espaço. Ajuntamento.
2-
____________: Indivíduo que tem uma doença mas não apresenta sintomas. Estudos
científicos apontam que algumas pessoas com corona vírus não têm sintomas como
tosse, febre ou perda de paladar e olfato, alguns dos mais característicos da
covid-19.
3-
____________: Família de vírus que causa infecções respiratórias em humanos e
animais. Os primeiros corona vírus humanos foram isolados em 1937. O resfriado
comum e a Influenza são exemplos de corona vírus.
4-
____________: Doença causada pelo corona vírus SARS-CoV-2, que afeta
principalmente o sistema respiratório. Pode ter manifestação variada: de
pessoas assintomáticas aos quadros respiratórios graves.
5-
____________: Medidas que buscam reduzir o convívio social para evitar a
propagação de uma doença. Para exercer o distanciamento deve-se evitar
aglomerações, preferir trabalhar em home-office - quando possível - e evitar o
transporte coletivo em horários de pico.
6-
____________: Crescimento de uma doença acima do esperado, espalhando-se
rapidamente por diversas regiões.
7- ____________: Aquisição de proteção contra doenças
infecciosas. A prática tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo
contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou soro de
anticorpos.
8- ____________: Ato de separar um
indivíduo ou um grupo do convívio do restante da sociedade. Esse isolamento
pode ser voluntário ou não.
9-
____________: Disseminação mundial e simultânea de uma doença. Nem toda doença
pode se tornar uma pandemia.
10-
____________: Ponto mais alto na curva de uma infecção.
11-____________:
Procedimento de isolamento de pessoas expostas a uma doença contagiosa para
impedir sua disseminação.
12-
____________: Preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para
uma doença em particular.
13- ____________: Únicos organismos acelulares da Terra;
são partículas proteicas capazes de infectar organismos vivos.
Fiquem seguros.
Estamos com saudades!
MATEMÁTICA
Oba!!! Vamos aprender muito mais!!!
Continuando
a aprendizagem em frações vamos aprender a simplificar frações através do
Máximo Divisor Comum (MDC).
Simplificar
uma fração
consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo
divisor comum aos dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando
verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não
possuem termos divisíveis entre si. Uma fração
simplificada sofre alteração do numerador e do denominador, mas seu
valor matemático não é alterado, pois a fração, quando
tem seus termos reduzidos, torna-se uma fração equivalente.
Para descobrir
o Máximo Divisor Comum (MDC) precisamos fazer uma lista com os divisores de
cada número.
* Os divisores
dos números 10 e 20:
D
(10) = {1, 2, 5,
10}
D
(20) = {1, 2, 4,
5, 10, 20}
Desses dois
números (10 e 20) o maior divisor entre esses números é o número 10. Então o
Máximo Divisor Comum desses números é o 10. Logo o MDC (10, 20) = 10.
* Os divisores
dos números 10, 15 e 20:
D
(10) = {1, 2, 5,
10}
D
(15) = {1, 3, 5,
15}
D
(20) = {1, 2, 4,
5, 10, 20}
Desses três
números (10, 15 e 20) o maior divisor entre os três números é o número 5. Então
o Máximo Divisor Comum desses números é o 5. Logo o MDC (10, 15, 20) = 5.
A fração 8/16
possui as seguintes frações equivalentes:
Elas são formadas por elementos diferentes, mas todas possuem o mesmo valor proporcional. Nesse exemplo, temos que a fração 1/2 é a fração irredutível de 8/16.
Você pode
também simplificar a fração uma única vez.
Para isso, você deve identificar o máximo divisor comum aos dois termos.
Observe:
D
(24) = {1, 2, 3,
4, 6, 8, 12, 24}
D
(36) = {1, 2, 3,
4, 6, 12, 18, 36}
O máximo
divisor comum aos números 24 e 36 é o 12, então,
simplificamos da seguinte maneira:
Portanto, para
que uma fração torne-se irredutível, devemos
dividir o numerador e o denominador pelo maior divisor comum ou realizar a simplificação por partes. Lembre-se de que toda
fração irredutível possui inúmeras frações equivalentes.
Por Marcos Noé
Graduado em
Matemática
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/simplificacao-fracao.htm
PARA
COMPLEMENTAR SUA APRENDIZAGEM, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
Leia e faça
as atividades das páginas 160 a 162 do nosso livro didático: A CONQUISTA DA
MATEMÁTICA e depois faça as atividades abaixo:
1) Faça como no modelo e simplifique as frações
abaixo
a) 72=
144
b) 35=
80
c) 21=
35
d) 192=
200
e) 3=
15
f ) 45=
63
g) 8=
12
h) 3=
6
i) 54=
90
2) Faça como no modelo e simplifique as frações
abaixo até torná-las irredutíveis:
D (35) = {1, 5, 7}
D (28) =
{1, 2, 4, 7}
MDC (35,28) = 7
a) 5=
40
b) 54=
90
c ) 18=
12
d) 15=
60
Podemos fazer uma pergunta? Você já memorizou a Tabuada/Tabela de
multiplicação?
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão
de saberes, culturas e histórias.
A importância do professor na vida da criança.
Capacidades e habilidades: (EF05HI06)
Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias de comunicação e avaliar
os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.
O
surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes,
culturas e histórias.
Antigamente, muitos anos atrás, na pré-história, o homem não
sabia escrever. Começou, então, a usar sinais, desenhos gravados em pedras e
nas paredes das cavernas, tábuas e argila para se comunicar. Mas nem todos
entendiam o que os desenhos representavam. Era preciso descobrir desenhos com
sentido igual para todo mundo.
A comunicação é uma necessidade inerente aos
seres humanos e originou-se com os primeiros sons e gestos e foram necessários
milhares de anos até que os seres humanos criassem e dominassem a linguagem
escrita.
As formas de comunicação escrita antigas
foram: a escrita cuneiforme, produzida há cerca de 3500 a.C (antes de Cristo)
em placas de argila; a escrita egípcia por hieróglifos anos depois, na qual
cada símbolo significava uma ideia ou objeto; a primeira escrita como alfabeto,
na região atual Líbano, por volta de 1200 a.C. Destaque que em todos esses
casos era necessário conhecer previamente o significado de cada símbolo ou do
alfabeto para que a comunicação ocorresse.
As pinturas rupestres (formas mais antigas de
registro), uma das formas mais antiga de arte e os primeiros escritos foram
muito importantes para os historiadores estudarem como era a vida do ser humano
em diferentes épocas.
Assim como o homem da caverna sentiu
necessidade de registrar pensamentos, acontecimentos... nós também precisamos
fazer estes registros, só que o homem atual utiliza várias formas de registro.
Foi na Fenícia que se percebe um salto na
história do registro escrito da humanidade. Foi lá que surgiu a representação
fonética. Eles sintetizaram tudo em 22 sinais, sendo que os gregos
posteriormente acrescentaram as vogais.
Com a evolução linguística, as letras se
estabilizaram em 24 sinais. O português surgiu bem mais tarde, originando no
sistema greco-romano.
Extraído de:
plurall-content.s3.amazonaws.com; br.pinteret.com;
conhecimentocintifico.r7.com/escrita-origem-historia/
Observe as imagens abaixo e veja como a escrita teve
diferentes formas até chegar a
nossa atual:
Foto: eduardojunior.worpress.com
Foto:gratispng.com/alfabeto fenício
Foto:escolaeducacao.com.br
Agora responda as questões abaixo em seu
caderno de Geo/História. Escreva a data antes de começas.
1 - Qual a importância da linguagem escrita para a humanidade?
2 - Qual a importância do progresso dos meios
de comunicação e suas consequências para a sociedade?
3 – Copie e
numere cronologicamente as frases abaixo no caderno em ordem da evolução da
comunicação:
( ) O homem
faz uso dos meios de comunicação digitais, que são instantâneos.
( ) O homem
faz uso de gestos e sons.
( ) O homem
faz uso dos meios de comunicação escritos em argila e pedras.
( ) O homem
faz uso dos meios de comunicação impressos em tecidos e papéis.
4 - Qual é uma
das mais antigas formas de arte, segundo o texto?
5 – Onde
surgiu a representação fonética?
6 – Quais as
duas primeiras formas de comunicação escrita antigas?
7 - Observe a
imagem a seguir e produza no seu caderno um pequeno texto sobre o que está
acontecendo.
Foto: br.pinterest.com
8 - Leia o texto abaixo com atenção, copie as
questões e responda no caderno:
As fontes Históricas
Sempre nos perguntamos
como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito,
muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das
fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao
historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.
As fontes históricas
podem ser vestígios arqueológicos, como ossos de animais e dos homens que
viveram no período da Pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais
escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários,
pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.
As fontes materiais não
escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas,
esculturas. O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa as
fontes não materiais baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para
filho, por meio de depoimentos transmitidos através da oralidade, ou seja, da
fala.
É por meio das relações
entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai
sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte
histórica pode ter diversas interpelações. Tudo depende da forma como cada
historiador trabalha sua fonte.
Infelizmente muitas fontes históricas se
perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e
populares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas têm
sido preservadas e guardadas.
Neste sentido,
observa-se que com sua grande capacidade de criação, o homem inventou
instrumentos para marcar de maneira mais exata a passagem do tempo em sua vida.
Por isso, hoje, tudo que um historiador usa em sua pesquisa de investigação é
chamado documento histórico ou fonte histórica.
Extraído de: parabonseducadores.blogspot.com – Projeto Buriti
– História.
De acordo com o texto acima escreva o que é:
A) Fontes históricas.
B) Fontes materiais escritas.
C) Fontes materiais não escritas.
D) Fontes não materiais.
E) Escreva 4exemplos de fontes históricas
escritas.
F) Escreva 4 exemplos de fontes históricas
não escritas.
9 - Copie e relacione em seu caderno a 2ª
coluna, de acordo com a 1ª:
(1) Documentos escritos (
) Relato de pessoas.
(2) Documentos não escritos (
) Revistas e jornais.
(
) Fotografias e pinturas.
(
) Pontas de lanças e flechas.
10 – Copie as frases abaixo e complete no
caderno:
Extraído: deimportantehistoria.blogspot.com
A
importância do professor na vida da criança.
Diante de tantas descobertas, nota-se que o
ser humano necessita está em constante formação. Desde a infância o aprendizado
precisa acontecer de maneira significativa para os envolvidos no processo
educativo, onde a criança possa construir seu próprio conhecimento de maneira
autônoma e segura.
Neste contexto, a figura do professor como incentivador e mediador se torna essencial para o desenvolvimento da aprendizagem. São os professores que desde a infância nos ensinam a ler, a escrever, a calcular e a conhecer o mundo em que vivemos.
Professor
Ensinar é sua missão.
Com esforço e dedicação,
Tem nas mãos as chaves
Para superar as fronteiras,
Quebrar barreiras.
Seu conhecimento é um tesouro.
Suas palavras valem ouro.
(Juliana Rondon)
As imagens acima mostram como o professor tem
trabalhado neste tempo de pandemia. É a evolução das formas de comunicação e da
escrita.
11 – Neste ano, com a pandemia da covid-19, os professores
estão planejando e organizando as atividades pensando em cada aluno(a) com
muito carinho. As atividades estão no blog da escola. Copie e responda no
caderno Você está gostando das atividades? Você já fez todas as atividades do
blog?
12 – Escreva em seu caderno o nome de todas
as suas professoras deste ano de 2020 e uma bonita mensagem para elas.
13 – Escreva em se caderno uma frase
destacando a importância do professor na vida dos estudantes.
14 – Agora se possível com a ajuda de seus
pais e/ou responsáveis, grave um vídeo com a mensagem e a frase que você
escreveu nas atividades 11 e 12 e envie para a coordenação da escola. Nós
professoras ficaremos imensamente felizes em ouvi-lo (a).
Beijinhos. Feliz dia das crianças. Muita
saúde e paz para você e sua família.
CIÊNCIAS
O CORPO
HUMANO É UM TODO INTEGRADO
O
corpo humano é constituído por diferentes partes, entre elas, a pele, os
músculos, os nervos, os órgãos, os ossos, etc.
Cada parte do
corpo humano é formada por inúmeras células que apresentam formas e funções
definidas. Além disso, existem os tecidos, órgãos e sistemas, os quais
funcionam de modo integrado.
Podemos
comparar nosso corpo a uma máquina complexa e perfeita com todas as suas partes
funcionando em sincronia.
Já vimos alguns
sistemas que compõe o nosso organismo: digestório; respiratório; circulatório
(cardiovascular); e excretor.
Antes de
iniciar o sistema reprodutor vamos relembrar da importância de cuidar de nossa
alimentação, da importância da prática de exercícios físicos, da qualidade do
ar que inspiramos e da ingestão de água.
Leia e faça
as atividades das páginas 112, 113, 114 e 115 do nosso livro didático: APRENDER
JUNTOS.
ARTE
A IMAGEM EM
MOVIMENTO/
ANIMAÇÃO EM STOP MOTION
Sabemos que desde sempre o homem busca maneiras de reproduzir a
realidade, seja através de desenhos, pinturas, fotografias, etc. e, no decorrer
dos séculos, com as tecnologias e experimentações várias maneiras diferentes
foram surgindo.
Na aula passada, aprendemos sobre o TAUMATROSCÓPIO, essa semana,
vamos falar sobre uma outra técnica de animação conhecida como STOP
MOTION.
O que é STOP MOTION? Em tradução literal para o português,
o termo STOP MOTION significa “movimento parado”. Neste tipo de
animação, um objeto é fotografado do mesmo ângulo diversas vezes, mas com leves
mudanças em sua posição.
Cada uma dessas fotografias representa um quadro do plano e, ao juntá-las em sequência, é possível criar vídeos animados com efeito de movimento. Veja o gif.
Geralmente, cada segundo de uma animação filmada em STOP MOTION leva em torno de 24 frames (quadros). Embora seja um processo bastante lento e trabalhoso, o resultado final é muito interessante. É como se o objeto tivesse vida própria!
Essa técnica pode ser antiga, mas até hoje vem sendo aprimorada em
diversos materiais audiovisuais da atualidade.
Assista à compilação produzida pelo artista Vugar Efendi sobre os 116
anos de história do stop motion no cinema:
A História do STOP MOTION: Esse recurso cinematográfico
foi revelado pelo mágico francês George Méliès. Ele viu uma oportunidade de
introduzir tal técnica nos seus truques de ilusionismo. Miélès aprimorou o STOP
MOTION para o cinema, sendo o filme “Viagem a Lua”, um marco na história da
filmografia mundial. O longa ficou conhecido pela famosa cena de um foguete
tripulado por seres humanos chegando à lua.
Veja.
Desenvolvido por vários diretores, o STOP MOTION passou a ser
utilizado nos filmes de ficção no século XX, utilizado como base para os
efeitos visuais, já que na época as tecnologias usadas eram rudimentares se
comparadas à atualidade.
Veja alguns exemplos de filmes de animação em STOP MOTION. Você
já assistiu alguns deles?
-A fuga das galinhas (2000)
-O estranho mundo de Jack (1993)
-Coraline e o mundo secreto (2009)
-O fantástico senhor Raposo (2009)
-Kubo e as cordas mágicas (2016)
-A noiva cadáver (2005)
A nossa atividade da semana será criar um vídeo utilizando essa técnica.
Como comemoramos no dia 12 de outubro o “Dia da Criança”, o tema do
vídeo é: “Brinquedos e brincadeiras”.
Caso você, seus pais ou alguém da sua família tenha uma conta no
Instagram, é muito fácil criar um STOP MOTION, pois não precisará
utilizar nenhum outro aplicativo ou baixar algum programa no seu celular, basta
usar o “Reels”. Veja a seguir as dicas no vídeo abaixo.
Agora, se você quiser criar seu vídeo utilizando o computador ou
notebook, provavelmente precisará baixar algum programa, o sugerido no vídeo
abaixo é o “Movie Maker”
Vamos lá, agora é com vocês! Capriche!!!
Não se esqueça de nos enviar sua atividade!!!
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Atividade musical Sambalelê – corpo
Galera, vamos usar nosso corpo para cantar!
Acompanhe as crianças do vídeo
Vai ser divertido demais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.