segunda-feira, 12 de outubro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 12 À 16 DE OUTUBRO DE 2020

 




Olá Criança!!!

Mais uma vez, seja muito bem-vindo ao nosso Blog!

É muito bom ter você conosco em mais uma semana de interação on line!

Temos novos materiais de estudo, diversão e muito aprendizado!

Desejamos que nesse período você:

SORRIA, só ria…

ACALMA, a alma…

RESPIRA, e não pira…

APRENDA, e entenda!

Conte conosco sempre!!!

Beijos das professoras Ana Lucia, Helena, Heloisa, Ivana, Joyce, Renata e Samira!

 

MÃOS À OBRA!!!






LÍNGUA PORTUGUESA

 

·         Copie e responda as questões abaixo no caderno de Língua Portuguesa.

·         Para responder a atividade pelo Google Forms clica no link abaixo

https://forms.gle/otB8TiVh3DTFg5f7A

·         Leia as informações abaixo e complete com as palavras que estão faltando.

·         Utilize as palavras do quadro.

 

  

 

PARA ENTENDER A PANDEMIA




1- ____________: Grande quantidade de coisas ou pessoas em um espaço. Ajuntamento.

 

2- ____________: Indivíduo que tem uma doença mas não apresenta sintomas. Estudos científicos apontam que algumas pessoas com corona vírus não têm sintomas como tosse, febre ou perda de paladar e olfato, alguns dos mais característicos da covid-19.

 

3- ____________: Família de vírus que causa infecções respiratórias em humanos e animais. Os primeiros corona vírus humanos foram isolados em 1937. O resfriado comum e a Influenza são exemplos de corona vírus.

 

4- ____________: Doença causada pelo corona vírus SARS-CoV-2, que afeta principalmente o sistema respiratório. Pode ter manifestação variada: de pessoas assintomáticas aos quadros respiratórios graves.

 

5- ____________: Medidas que buscam reduzir o convívio social para evitar a propagação de uma doença. Para exercer o distanciamento deve-se evitar aglomerações, preferir trabalhar em home-office - quando possível - e evitar o transporte coletivo em horários de pico.

 

6- ____________: Crescimento de uma doença acima do esperado, espalhando-se rapidamente por diversas regiões.


7-  ____________: Aquisição de proteção contra doenças infecciosas. A prática tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos.

 

8- ____________: Ato de separar um indivíduo ou um grupo do convívio do restante da sociedade. Esse isolamento pode ser voluntário ou não.

 

9- ____________: Disseminação mundial e simultânea de uma doença. Nem toda doença pode se tornar uma pandemia.

 

10- ____________: Ponto mais alto na curva de uma infecção.

 

11-____________: Procedimento de isolamento de pessoas expostas a uma doença contagiosa para impedir sua disseminação.

 

12- ____________: Preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença em particular.

 

13- ____________: Únicos organismos acelulares da Terra; são partículas proteicas capazes de infectar organismos vivos.

Fiquem seguros.

Estamos com saudades!



MATEMÁTICA

 

Oba!!! Vamos aprender muito mais!!!

Continuando a aprendizagem em frações vamos aprender a simplificar frações através do Máximo Divisor Comum (MDC).

 

Simplificar uma fração consiste em reduzir o numerador e o denominador por meio da divisão pelo máximo divisor comum aos dois números. Uma fração está totalmente simplificada quando verificamos que seus termos estão totalmente reduzidos a números que não possuem termos divisíveis entre si. Uma fração simplificada sofre alteração do numerador e do denominador, mas seu valor matemático não é alterado, pois a fração, quando tem seus termos reduzidos, torna-se uma fração equivalente.

 

Para descobrir o Máximo Divisor Comum (MDC) precisamos fazer uma lista com os divisores de cada número.

 

* Os divisores dos números 10 e 20:

 

D (10) = {1, 2, 5, 10}

D (20) = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

 

Desses dois números (10 e 20) o maior divisor entre esses números é o número 10. Então o Máximo Divisor Comum desses números é o 10. Logo o MDC (10, 20) = 10.

* Os divisores dos números 10, 15 e 20:

 

D (10) = {1, 2, 5, 10}

D (15) = {1, 3, 5, 15}

D (20) = {1, 2, 4, 5, 10, 20}

Desses três números (10, 15 e 20) o maior divisor entre os três números é o número 5. Então o Máximo Divisor Comum desses números é o 5. Logo o MDC (10, 15, 20) = 5.

A fração 8/16 possui as seguintes frações equivalentes:

Elas são formadas por elementos diferentes, mas todas possuem o mesmo valor proporcional. Nesse exemplo, temos que a fração 1/2 é a fração irredutível de 8/16.

Simplificar uma fração consiste em dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número. Você pode simplificar uma fração por partes. Veja:

Você pode também simplificar a fração uma única vez. Para isso, você deve identificar o máximo divisor comum aos dois termos. Observe:

D (24) = {1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24}

D (36) = {1, 2, 3, 4, 6, 12, 18, 36}


O máximo divisor comum aos números 24 e 36 é o 12, então, simplificamos da seguinte maneira:

Portanto, para que uma fração torne-se irredutível, devemos dividir o numerador e o denominador pelo maior divisor comum ou realizar a simplificação por partes. Lembre-se de que toda fração irredutível possui inúmeras frações equivalentes.


Por Marcos Noé

Graduado em Matemática

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/simplificacao-fracao.htm


PARA COMPLEMENTAR SUA APRENDIZAGEM, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:


 

Leia e faça as atividades das páginas 160 a 162 do nosso livro didático: A CONQUISTA DA MATEMÁTICA e depois faça as atividades abaixo:

 

1) Faça como no modelo e simplifique as frações abaixo


a)      72=

        144

 

b)     35=

    80

 

c)      21=

     35

 

d)     192=

    200

 

e)     3=

   15

 

f )     45=

    63

 

g)     8=

    12


h)     3=

    6

 

i)       54=

          90


2) Faça como no modelo e simplifique as frações abaixo até torná-las irredutíveis:

D (35) = {1, 5, 7}

D (28) = {1, 2, 4, 7}

MDC (35,28) = 7

a)     5=

    40

 

b)     54=

     90

 

c )     18=

     12

 

d)     15=

         60


Podemos fazer uma pergunta? Você já memorizou a Tabuada/Tabela de multiplicação?






GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.

A importância do professor na vida da criança.

 

Capacidades e habilidades: (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

 

O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.

 

Antigamente, muitos anos atrás, na pré-história, o homem não sabia escrever. Começou, então, a usar sinais, desenhos gravados em pedras e nas paredes das cavernas, tábuas e argila para se comunicar. Mas nem todos entendiam o que os desenhos representavam. Era preciso descobrir desenhos com sentido igual para todo mundo.

 

A comunicação é uma necessidade inerente aos seres humanos e originou-se com os primeiros sons e gestos e foram necessários milhares de anos até que os seres humanos criassem e dominassem a linguagem escrita.

 

As formas de comunicação escrita antigas foram: a escrita cuneiforme, produzida há cerca de 3500 a.C (antes de Cristo) em placas de argila; a escrita egípcia por hieróglifos anos depois, na qual cada símbolo significava uma ideia ou objeto; a primeira escrita como alfabeto, na região atual Líbano, por volta de 1200 a.C. Destaque que em todos esses casos era necessário conhecer previamente o significado de cada símbolo ou do alfabeto para que a comunicação ocorresse.

 

As pinturas rupestres (formas mais antigas de registro), uma das formas mais antiga de arte e os primeiros escritos foram muito importantes para os historiadores estudarem como era a vida do ser humano em diferentes épocas.

 

Assim como o homem da caverna sentiu necessidade de registrar pensamentos, acontecimentos... nós também precisamos fazer estes registros, só que o homem atual utiliza várias formas de registro.

 

Foi na Fenícia que se percebe um salto na história do registro escrito da humanidade. Foi lá que surgiu a representação fonética. Eles sintetizaram tudo em 22 sinais, sendo que os gregos posteriormente acrescentaram as vogais.

 

Com a evolução linguística, as letras se estabilizaram em 24 sinais. O português surgiu bem mais tarde, originando no sistema greco-romano.


Extraído de: plurall-content.s3.amazonaws.com; br.pinteret.com; conhecimentocintifico.r7.com/escrita-origem-historia/

 

Observe as imagens abaixo e veja como a escrita teve diferentes formas até chegar a nossa atual:

Foto: eduardojunior.worpress.com

Foto: br.pinterest.com

Foto:gratispng.com/alfabeto fenício


Foto:escolaeducacao.com.br


Agora responda as questões abaixo em seu caderno de Geo/História. Escreva a data antes de começas.

1 - Qual a importância da linguagem escrita para a humanidade?

2 - Qual a importância do progresso dos meios de comunicação e suas consequências para a sociedade?

3 – Copie e numere cronologicamente as frases abaixo no caderno em ordem da evolução da comunicação:

 

( ) O homem faz uso dos meios de comunicação digitais, que são instantâneos.

( ) O homem faz uso de gestos e sons.

( ) O homem faz uso dos meios de comunicação escritos em argila e pedras.

( ) O homem faz uso dos meios de comunicação impressos em tecidos e papéis.

 

4 - Qual é uma das mais antigas formas de arte, segundo o texto?

5 – Onde surgiu a representação fonética?

6 – Quais as duas primeiras formas de comunicação escrita antigas?

7 - Observe a imagem a seguir e produza no seu caderno um pequeno texto sobre o que está acontecendo.

Foto: br.pinterest.com


8 - Leia o texto abaixo com atenção, copie as questões e responda no caderno:


As fontes Históricas

 

Sempre nos perguntamos como um historiador pode saber de coisas que aconteceram em um passado muito, muito distante. Para saber do passado, o historiador conta com a ajuda das fontes históricas. Fontes históricas são os documentos que permitem ao historiador recontar e interpretar os fatos passados e reconstruir a história.

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos de animais e dos homens que viveram no período da Pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

As fontes materiais não escritas são objetos antigos, pinturas, utensílios, ferramentas, armas, esculturas. O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa as fontes não materiais baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para filho, por meio de depoimentos transmitidos através da oralidade, ou seja, da fala.

É por meio das relações entre as várias fontes históricas que o conhecimento humano sobre o passado vai sendo interpretado e reconstruído. Assim, devemos lembrar que uma mesma fonte histórica pode ter diversas interpelações. Tudo depende da forma como cada historiador trabalha sua fonte.

Infelizmente muitas fontes históricas se perderam com o passar do tempo, mas com a ajuda de arquivos públicos e populares, bibliotecas, museus e colecionadores, outras fontes históricas têm sido preservadas e guardadas.

Neste sentido, observa-se que com sua grande capacidade de criação, o homem inventou instrumentos para marcar de maneira mais exata a passagem do tempo em sua vida. Por isso, hoje, tudo que um historiador usa em sua pesquisa de investigação é chamado documento histórico ou fonte histórica.
Extraído de: parabonseducadores.blogspot.com – Projeto Buriti – História.

 

De acordo com o texto acima escreva o que é:

A) Fontes históricas.

B) Fontes materiais escritas.

C) Fontes materiais não escritas.

D) Fontes não materiais.

E) Escreva 4exemplos de fontes históricas escritas.

F) Escreva 4 exemplos de fontes históricas não escritas.

 

9 - Copie e relacione em seu caderno a 2ª coluna, de acordo com a 1ª:

(1) Documentos escritos              (  ) Relato de pessoas.

(2) Documentos não escritos         (  ) Revistas e jornais.

                                                  (  ) Fotografias e pinturas.

                                                  (  ) Pontas de lanças e flechas.

 

10 – Copie as frases abaixo e complete no caderno:


Extraído: deimportantehistoria.blogspot.com

 

A importância do professor na vida da criança.

 

Diante de tantas descobertas, nota-se que o ser humano necessita está em constante formação. Desde a infância o aprendizado precisa acontecer de maneira significativa para os envolvidos no processo educativo, onde a criança possa construir seu próprio conhecimento de maneira autônoma e segura.

 

Neste contexto, a figura do professor como incentivador e mediador se torna essencial para o desenvolvimento da aprendizagem. São os professores que desde a infância nos ensinam a ler, a escrever, a calcular e a conhecer o mundo em que vivemos.

                                              Professor

 

Ensinar é sua missão.

Com esforço e dedicação,

Tem nas mãos as chaves

Para superar as fronteiras,

Quebrar barreiras.

Seu conhecimento é um tesouro.

Suas palavras valem ouro.

(Juliana Rondon)

   Foto: g1.globo.com 
                                                    Foto: porvir.org

As imagens acima mostram como o professor tem trabalhado neste tempo de pandemia. É a evolução das formas de comunicação e da escrita.

 

11 – Neste ano, com a pandemia da covid-19, os professores estão planejando e organizando as atividades pensando em cada aluno(a) com muito carinho. As atividades estão no blog da escola. Copie e responda no caderno Você está gostando das atividades? Você já fez todas as atividades do blog?

 

12 – Escreva em seu caderno o nome de todas as suas professoras deste ano de 2020 e uma bonita mensagem para elas.

 

13 – Escreva em se caderno uma frase destacando a importância do professor na vida dos estudantes.

 

14 – Agora se possível com a ajuda de seus pais e/ou responsáveis, grave um vídeo com a mensagem e a frase que você escreveu nas atividades 11 e 12 e envie para a coordenação da escola. Nós professoras ficaremos imensamente felizes em ouvi-lo (a).

 

Beijinhos. Feliz dia das crianças. Muita saúde e paz para você e sua família.




CIÊNCIAS

 

O CORPO HUMANO É UM TODO INTEGRADO

 

O corpo humano é constituído por diferentes partes, entre elas, a pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos, etc.

Cada parte do corpo humano é formada por inúmeras células que apresentam formas e funções definidas. Além disso, existem os tecidos, órgãos e sistemas, os quais funcionam de modo integrado.

Podemos comparar nosso corpo a uma máquina complexa e perfeita com todas as suas partes funcionando em sincronia.

Já vimos alguns sistemas que compõe o nosso organismo: digestório; respiratório; circulatório (cardiovascular); e excretor.

Antes de iniciar o sistema reprodutor vamos relembrar da importância de cuidar de nossa alimentação, da importância da prática de exercícios físicos, da qualidade do ar que inspiramos e da ingestão de água.

Leia e faça as atividades das páginas 112, 113, 114 e 115 do nosso livro didático: APRENDER JUNTOS.






ARTE

 

A IMAGEM EM MOVIMENTO/

ANIMAÇÃO EM STOP MOTION

 

Sabemos que desde sempre o homem busca maneiras de reproduzir a realidade, seja através de desenhos, pinturas, fotografias, etc. e, no decorrer dos séculos, com as tecnologias e experimentações várias maneiras diferentes foram surgindo.

 

Na aula passada, aprendemos sobre o TAUMATROSCÓPIO, essa semana, vamos falar sobre uma outra técnica de animação conhecida como STOP MOTION.

 

O que é STOP MOTION? Em tradução literal para o português, o termo STOP MOTION significa “movimento parado”. Neste tipo de animação, um objeto é fotografado do mesmo ângulo diversas vezes, mas com leves mudanças em sua posição.

 

Cada uma dessas fotografias representa um quadro do plano e, ao juntá-las em sequência, é possível criar vídeos animados com efeito de movimento. Veja o gif.


 Geralmente, cada segundo de uma animação filmada em STOP MOTION leva em torno de 24 frames (quadros). Embora seja um processo bastante lento e trabalhoso, o resultado final é muito interessante. É como se o objeto tivesse vida própria!

 

Essa técnica pode ser antiga, mas até hoje vem sendo aprimorada em diversos materiais audiovisuais da atualidade.

 

Assista à compilação produzida pelo artista Vugar Efendi sobre os 116 anos de história do stop motion no cinema:


 

A História do STOP MOTION: Esse recurso cinematográfico foi revelado pelo mágico francês George Méliès. Ele viu uma oportunidade de introduzir tal técnica nos seus truques de ilusionismo. Miélès aprimorou o STOP MOTION para o cinema, sendo o filme “Viagem a Lua”, um marco na história da filmografia mundial. O longa ficou conhecido pela famosa cena de um foguete tripulado por seres humanos chegando à lua.

Veja.

 

 

Desenvolvido por vários diretores, o STOP MOTION passou a ser utilizado nos filmes de ficção no século XX, utilizado como base para os efeitos visuais, já que na época as tecnologias usadas eram rudimentares se comparadas à atualidade.

 

 

Veja alguns exemplos de filmes de animação em STOP MOTION. Você já assistiu alguns deles?

 

-A fuga das galinhas (2000)

-O estranho mundo de Jack (1993)

-Coraline e o mundo secreto (2009)

-O fantástico senhor Raposo (2009)

-Kubo e as cordas mágicas (2016)

-A noiva cadáver (2005)

 

A nossa atividade da semana será criar um vídeo utilizando essa técnica. Como comemoramos no dia 12 de outubro o “Dia da Criança”, o tema do vídeo é: “Brinquedos e brincadeiras”.

 

Caso você, seus pais ou alguém da sua família tenha uma conta no Instagram, é muito fácil criar um STOP MOTION, pois não precisará utilizar nenhum outro aplicativo ou baixar algum programa no seu celular, basta usar o “Reels”. Veja a seguir as dicas no vídeo abaixo.

 


 

Agora, se você quiser criar seu vídeo utilizando o computador ou notebook, provavelmente precisará baixar algum programa, o sugerido no vídeo abaixo é o “Movie Maker”

 



 

Vamos lá, agora é com vocês! Capriche!!!

Não se esqueça de nos enviar sua atividade!!!

blogemvg@gmail.com





EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atividade musical Sambalelê – corpo

 

Galera, vamos usar nosso corpo para cantar!

Acompanhe as crianças do vídeo

Vai ser divertido demais!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.