GEOGRAFIA / HISTÓRIA
Habilidade BNCC (EF04GE03)
Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de
participação social na gestão do município, incluindo a Câmara de Vereadores e
Conselhos municipais.
Histórico das eleições no Brasil
A
história das eleições no Brasil é extensa, e os registros históricos contam que
a primeira eleição aconteceu no nosso país ainda no período colonial, sob a colonização dos portugueses. O
funcionamento das eleições no Brasil passou por profundas alterações com o
passar do tempo. O atual modelo do sistema eleitoral brasileiro foi formulado
com a promulgação da Constituição de 1988.
Desde o período colonial,
há registros de realização de eleições no Brasil para escolha de pessoas
relacionadas a cargos municipais. O sistema eleitoral brasileiro sofreu
mudanças radicais ao longo de suas fases históricas.
No
período monárquico, as eleições eram
indiretas e só passaram a ser diretas após uma lei de 1881 conhecida como Lei
Saraiva. Com a Proclamação da República, o Brasil tornou-se uma
República presidencialista, e o sistema eleitoral de nosso país funcionou de
diferentes maneiras na Primeira República, na Quarta República e
na Nova República.
O
atual sistema eleitoral brasileiro foi elaborado a partir de 1988, quando foi
promulgada a Constituição Cidadã. No atual
sistema, presidente, governadores, prefeitos, deputados e vereadores são
eleitos para mandatos de quatro anos. O cargo de senador, exclusivamente, é
eleito para um mandato de oito anos. Atualmente, o voto é obrigatório para
pessoas com idade entre 18 anos e 70 anos.
História do voto no Brasil
O
voto é uma prática instituída no Brasil ainda no período colonial, quando o
país ainda era parte da América Portuguesa. A
primeira eleição em território brasileiro aconteceu em 1532 para determinar a
escolha das pessoas que ocupariam os cargos da Câmara
Municipal e que seriam responsáveis pela administração das vilas
coloniais.
Essa
eleição para a Câmara Municipal acontecia a cada três anos, e sua realização
seguia as determinações das Ordenações do Reino,
documento que fazia um compilado das leis realizadas pelos reis de Portugal. No
período em que a eleição foi realizada, Portugal estava sob o efeito das
Ordenações Manuelinas, do rei Manuel I.
Nessa
eleição realizada no período colonial, o
direito ao voto era restrito aos chamados homens
bons, grupo de homens que possuíam alguma linhagem nobre ou que possuíam
algum negócio de importância. Esse processo era indireto e funcionava,
resumidamente, da seguinte maneira: primeiro, os votantes presentes escolhiam
os eleitores, e este grupo escolhia alguns nomes que, ao final do processo,
eram elegidos por sorteio. Os cargos em disputa eram para juízes, vereadores e
procuradores.
Durante
o período monárquico, o sistema eleitoral era
totalmente diferente daquele que funcionava no período colonial. O
funcionamento desse sistema foi definido a partir da Constituição de 1824, outorgada pelo imperador
D. Pedro I. Essa Constituição, por exemplo, definia que os eleitores eram
somente homens livres e maiores de 25 anos.
A
idade mínima de 25 anos para votação não era cobrada de homens casados,
oficiais militares, padres e bacharéis. Além disso, o direito de voto durante o
período monárquico era censitário, ou seja,
impunha-se uma exigência (além das citadas) para que a pessoa pudesse ter o
direito. No caso do Brasil, essa limitação era a renda. Assim, somente pessoas
que ganhavam, no mínimo, 100 mil réis anuais poderiam
votar.
As eleições para o
Legislativo durante o período monárquico funcionavam da seguinte maneira:
. Os eleitores com as
condições mínimas de voto eram chamados de eleitores
da província e elegiam os compromissionários.
. Compromissionários
elegiam os eleitores da paróquia.
. Eleitores da paróquia
elegiam os eleitores da comarca.
. Por fim, os eleitores da
comarca elegiam os deputados.
Esse processo todo era
realizado para eleger deputados. No caso de senadores, os três nomes mais
votados eram levados ao imperador, que nomearia um deles (o cargo de senador
nessa época era vitalício). Nas eleições desse período, os libertos
(ex-escravos) tinham direito de participar apenas da instância básica de voto.
Os analfabetos também poderiam votar.
Esse sistema, no entanto,
sofreu uma alteração brusca no começo da década de 1880, quando foi aprovada a lei saraiva. A Primeira modificação profunda que
essa lei trouxe foi a transformação da eleição indireta para eleição direta. Assim, todo esse sistema citado anteriormente
deixou de existir a partir de 1881.
A
Lei Saraiva também aumentou a exigência de renda mínima, que passou para 200 mil réis anuais. Por fim, houve uma grande
mudança: a exigência da assinatura do documento de alistamento eleitoral. Essa
nova condição refletiu nos quadros de eleitores durante décadas. Seu impacto
foi grande, uma vez que analfabetos não conseguiriam assinar o documento.
Essa
lei fez com que o eleitorado brasileiro fosse
reduzido consideravelmente. Assim, se antes dessa lei os eleitores
correspondiam a 13% da população, depois
dela, os eleitores brasileiros passaram a corresponder a apenas 0,8% da população. Somente na eleição de 1945, o
Brasil conseguiu recuperar a quantidade de eleitores que havia no país antes da
Lei Saraiva.
Essa lei é considerada por
muitos historiadores como uma reação conservadora dos parlamentares brasileiros
quanto à possíveis mudanças que estavam em discussão na sociedade. Com o debate
abolicionista em evidência, a lei é vista como uma reação para impedir que escravos
que tivessem sua liberdade garantida pudessem tornar-se eleitores.
Como funcionam as eleições atualmente?
O
funcionamento do sistema eleitoral brasileiro segue as determinações do Código Eleitoral Brasileiro, documento que agrupa a
Constituição, a Lei das Eleições e uma série de outras leis eleitorais.
A eleição presidencial aqui no Brasil acontece
regularmente a cada quatro anos. Nela, a
população elege também governadores, senadores, deputados
federais, estaduais e distritais (este vale para o caso do Distrito
Federal). A cada quatro anos, também são realizadas eleições para prefeitos e vereadores.
Nos
cargos do Executivo (presidente, governadores
e prefeitos), a disputa acontece em duas etapas: primeiro
e segundo turno. A legislação
brasileira determina que um candidato é eleito em primeiro turno caso ele
alcance 50% + 1 dos votos válidos, se
obtiver, portanto, a maioria absoluta dos votos. Os votos em branco e nulos não
são considerados votos válidos e são descartados.
Se nenhum candidato
obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno, os dois melhores
colocados vão para a disputa do segundo turno, e aquele que obtiver a maioria
dos votos válidos é decretado vencedor. Na disputa presidencial, somente
Fernando Henrique Cardoso venceu as eleições que disputou no primeiro turno.
No
caso de senadores, a eleição acontece por maioria
simples. Assim, o candidato (ou os candidatos, caso esteja em disputa
mais de uma vaga) que obtiver a maioria simples dos votos válidos é eleito.
Para eleição de deputados (todos eles) e vereadores, a disputa acontece por uma
eleição proporcional, que varia de acordo com
o quociente eleitoral, ou seja, com o mínimo
de votos que um candidato de determinado partido precisa obter para ser eleito.
A duração dos mandatos
varia de acordo com os cargos. Presidente, governadores e prefeitos têm direito
a um mandato de quatro anos, podendo disputar uma reeleição. No caso de
deputados e vereadores, o mandato também é de quatro anos, podendo ser
reeleitos quantas vezes for possível. Já os senadores têm o cargo de oito anos
de duração, podendo reeleger-se indefinidamente também.
A
votação no Brasil sempre acontece no mês de outubro, sendo o primeiro domingo
do mês dedicado para o primeiro turno, e o último domingo do mês dedicado para
o segundo turno, caso haja necessidade. O voto no Brasil é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 anos e
70 anos (com algumas exceções previstas em lei). Pessoas com idade entre 16
anos e 18 anos, acima de 70 anos e analfabetos não são obrigadas a votar. O
direito para estes é facultativo.
Responda as atividades abaixo em seu caderno
de Geografia/História:
Observe a charge abaixo:
1-Pesquise e explique o quer dizer “voto de
cabresto”. Você acha que nos dias atuais ainda existe o voto de cabresto?
2-Para ter direito de votar, tem que ter qual
idade?
3-Na eleição realizada no período colonial,
quem tinha o direito de votar?
4-De que forma foi realizado esse tipo de
eleição?
5-Como funcionava as eleições no período
monárquico?
6-Em que período aconteceu a primeira eleição
no Brasil?
7-Em que ano foi elaborado o atual sistema
eleitoral brasileiro?
8-Descreva as mudanças que ocorreram nas
eleições até hoje.
Observe a charge abaixo e responda:
9-O que quer dizer voto consciente?
10-Como podemos escolher nossos candidatos de
forma consciente?
11-Quais as consequências que o voto
inconsciente pode causar?
LÍNGUA PORTUGUESA
aprenderebrincar.com
Quando foi criado o Dia do
Professor?
A origem do Dia do
Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o
imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de
primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso,
o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e
as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais
precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área,
teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos
professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre,
até então muito sobrecarregado de aulas.
Mais tarde, em 1963, a
data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz
que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de
ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na
sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”1. O responsável por aprovar esse
decreto foi o presidente João Goulart.
1. Responda. Dê respostas
completas.
a)Em que ano foi oficializado
o Dia dos Professores, como feriado Escolar?
b) Qual foi o fato, ano e
personalidade que deram origem a essa data?
c)Quem foi Salomão Becker
e o que ele e os colegas decidiram fazer? Em qual data?
d)No mês de outubro
existem dois feriados. Quais são?
e) Você sabe
dizer(escreva) qual a importância dos professores na vida das pessoas?
f)Qual foi a coisa mais
legal que você aprendeu na escola e quem foi a professora que lhe ensinou?
g) Como você acha que
seria a Escola se não existissem professores?
2-Observe este calendário
abaixo. Colorir o dia da semana em que será comemorado o Dia dos
Professores.
Calendário 2020
Domingo |
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Sábado |
|
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|
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01 |
02 |
03 |
04 |
05 |
06 |
07 |
08 |
09 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
3-Veja abaixo como se faz um ACRÓSTICO.
Você sabe o que é?
É quando utilizam-se as letras de uma palavra para formar outras
palavras ou uma frase correspondente. Usa-se também o nome de uma pessoa ou
lugar para fazer acróstico, com adjetivos que expressem as qualidades dela.
Escreva o nome na vertical. Veja:
Espaço de muito aprendizado
Sabedoria, respeito
Colecionar amizades
Observar a vida
Lutar por um futuro melhor
Amar o conhecimento
#Crie um Acróstico com o
nome de sua professora favorita.
4-Conjugue os verbos
indicados nas tabelas.
Verbo Comprar
Presente |
Pretérito |
Futuro |
Eu |
Eu |
Eu |
Tu |
Tu |
Tu |
Ele/Ela |
Ele/Ela |
Ele/Ela |
Nós |
Nós |
Nós |
Vós |
Vós |
Vós |
Eles/Elas |
Eles/Elas |
Eles/Elas |
Verbo Falar
Presente |
Pretérito |
Futuro |
Eu |
Eu |
Eu |
Tu |
Tu |
Tu |
Ele/Ela |
Ele/Ela |
Ele/Ela |
Nós |
Nós |
Nós |
Vós |
Vós |
Vós |
Eles/Elas |
Eles/Elas |
Eles/Elas |
Verbo Trabalhar
Presente |
Pretérito |
Futuro |
Eu |
Eu |
Eu |
Tu |
Tu |
Tu |
Ele/Ela |
Ele/Ela |
Ele/Ela |
Nós |
Nós |
Nós |
Vós |
Vós |
Vós |
Eles/Elas |
Eles/Elas |
Eles/Elas |
5- Vamos trabalhar com Ortografia.
1. Copie o poema e as
palavras.
RESPOSTAS DA ATIVIDADE DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - SEMANA 16
1- CRUZADINHA
Horizontal: 1- RESPEITO – 3-
ALIMENTAÇÃO 4- VERES
6- CRIANÇA 9- EDUCAÇÃO
10- RESPEITAR
Vertical: 2- BRINCAR 5- ECA
7-APRENDIZ 8- TRABALHO
Respostas da última atividade da folha:
1-UNICEF é a sigla para Fundo das Nações Unidas para a Infância,
em inglês "United Nations Children's Fund" e é uma agência das
Nações Unidas. A UNICEF tem o objetivo
de promover a defesa dos
direitos das crianças,
suprir suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento, e
está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.
2-A UNICEF é a única organização
mundial que se dedica especificamente às crianças. Ela trabalha diretamente com
os governos dos países para criar programas de desenvolvimento nos setores da
saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também para defender e proteger
as crianças vítimas de violência.
3-No Brasil, a UNICEF está em
atividade em todo o território, no entanto, tem como prioridade as regiões
Norte e Nordeste, onde os índices sociais são mais baixos. Para ajudar os
elementos da infância mais desfavorecidos, a UNICEF apoia projetos de várias
instituições em todo o Brasil.
RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DE VERBO –
SEMANA 16
PRESENTE
CANTAR |
COMER |
PARTIR |
Eu canto |
Eu como |
Eu parto |
Tu cantas |
Tu comes |
Tu partes |
Ele/Ela canta |
Ele/Ela canta |
Ele/Ela parte |
Nós cantamos |
Nós cantamos |
Nós partimos |
Vós cantais |
Vós comeis |
Vós partis |
Eles/Elas cantam |
Eles/Elas cantam |
Eles/Elas partem |
PASSADO
CANTAR |
COMER |
PARTIR |
Eu cantei |
Eu comi |
Eu parti |
Tu cantaste |
Tu comeste |
Tu partiste |
Ele/Ela cantou |
Ele/Ela comeu |
Ele/Ela partiu |
Nós cantamos |
Nós comemos |
Nós partimos |
Vós cantastes |
Vós comestes |
Vós partistes |
Eles/Elas cantaram |
Eles/Elas comeram |
Eles/elas partiram |
FUTURO
CANTAR |
COMER |
PARTIR |
Eu cantarei |
Eu comerei |
Eu
partirei |
Tu cantarás |
Tu comerás |
Tu partirás |
Ele/Ela cantará |
Ele/Ela comerá |
Ele/Ela partirá |
Nós cantaremos |
Nós comeremos |
Nós partiremos |
Vós cantareis |
Vós comereis |
Vós partireis |
Eles/Elas cantarão |
Eles/Elas
comerão |
Eles/Elas
partirão |
EDUCAÇÃO FÍSICA
Alô
galera!
Antes
da nossa atividade da semana queria ter um papo reto com vocês:
Para especialistas, contra o CORONA VÍRUS é preciso investir pesadamente em estratégias
de vigilância em saúde que possibilitem identificar e isolar rapidamente
pessoas com sintomas e seus contatos próximos. É preciso, ainda, manter as
escolas fechadas pelo menos até o fim deste ano; fazer campanhas para
conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar medidas de proteção
— como uso de máscaras e distanciamento social, até que se tenha uma vacina
eficaz, por exemplo. E, por fim, parar de minimizar a importância da pandemia
ou de transmitir a ideia de que o pior já passou.
Agora vamos as atividades da semana.
Assista ao vídeo e acompanhe a nossa convidada professora
Patrícia e sua auxiliar Larissa.
Elas vão mostrar a vocês movimentos básicos de ginástica.
Vamos lá?
Tirem fotos e mande para nosso Blog ou grupo de whatsapp.
CIÊNCIAS
Nesta semana, vamos continuar nossos estudos sobre as
relações de dependência entre os seres vivos, observando e analisando a cadeia
alimentar.
De acordo com os conhecimentos já adquiridos, analise a
situação descrita no texto a seguir.
§ Por que você vai
fazer: para refletir sobre um exemplo de alteração na cadeia alimentar:
§ Como você vai
fazer: ler os fatos descritos a seguir e refletir sobre eles.
AS SERPENTES
NA CADEIA ALIMENTAR
Após um acidente em que uma
pessoa foi mordida por uma serpente, os moradores de uma ilha decidiram
exterminar todas as serpentes que ali viviam.
A operação “Mata serpente” foi
bem-sucedida e, em poucos meses, já não havia nenhuma serpente na ilha.
Em lugares onde há serpentes,
geralmente existem ratos, que fazem parte da alimentação desses répteis.
Notou-se um aumento muito grande
na população de ratos. Os ratos passaram a comer e a contaminar as provisões de
cereais das pessoas.
Responda:
1 - O que aconteceu na ilha após o extermínio das serpentes?
______________________________________________________________________________________________________________________________.
2 - Qual seria sua explicação para a ocorrência deste fato?
______________________________________________________________________________________________________________________________.
Assim como o exemplo que você
estudou, o ser humano pode interferir em outras cadeias alimentares.
Analise outros exemplos e responda:
1 - Quais são os principais seres produtores em uma floresta?
2 - O que aconteceria com a floresta se os seus
produtores, por algum motivo, não conseguissem mais se reproduzir?
3
- O que aconteceria em determinada Cadeia Alimentar se não existissem as
árvores?
4
- Se o rio estivesse poluído, quais problemas surgiriam para a Cadeia Alimentar
aquática?
Complete:
a) Os animais herbívoros se alimentam de
_____________________________.
b) Os animais
carnívoros se alimentam de ______________________________.
c) Os animais
onívoros comem de ____________________________________.
ARTE
MUSEUS
Os MUSEUS são
estabelecimentos que preservam coleções de vários tipos de objetos, que
apresentam valor histórico, artístico, cultural ou científico.
Essa reunião
de objetos é chamada de acervo e é cuidadosamente escolhida por profissionais,
como historiadores, museólogos e curadores de arte.
No Brasil,
existem mais de 2.500 instituições museológicas que trazem ao público, diversos
acervos, desde peças históricas e artísticas até plantas classificadas por
espécie e região em que são cultivadas.
Conheça a
seguir alguns museus brasileiros.
-MUSEU DE ARTE
DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIANT (MASP): fundado em 1947, está localizado na
cidade de São Paulo. Possui um acervo de cerca de 8 mil peças de vários
períodos da história. O prédio onde está instalado foi projetado pela arquiteta
Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968.
-MUSEU DE ARTE
MODERNA DA BAHIA (MAM-BA): inaugurado em 1960, o museu fica na cidade de
Salvador, na Bahia, e possui um acervo de arte contemporânea e um parque de esculturas.
Em seu acervo estão artistas brasileiros como Manabu Mabe, Rubem Valentim e
Alfredo Volpi.
-MUSEU DA
IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO (MIS): inaugurado em 1965, o museu abriga um
enorme acervo de imagens, músicas e gravações de depoimentos de artistas
brasileiros.
Pesquise e
responda no seu caderno de “ARTE”:
1-Em sua
opinião, qual é a importância de um museu?
2-Você já
esteve em algum museu? Qual?
3-Qual é o
maior museu do Brasil?
4-Quais os 3
museus mais antigos do Brasil?
5-Quantos
museus existem no Brasil?
6-Qual foi o
primeiro museu Brasileiro?
7-O que tem
dentro de um museu?
8-Escreva o
nome de pelo menos 3 museus que existem em Belo Horizonte.
Curiosidades: Por serem tão ricos e oferecerem uma bagagem cultural tão ampla para
quem gosta de viajar, os Museus são definitivamente uma parada que deve ser
adicionada à sua programação. Assim, é uma oportunidade incrível para entrar em
contato com uma boa dose de cultura e conhecer mais sobre a história e as
artes.
Veja a lista “Top 10” dos principais Museus do mundo
02-Hermitage Museum, São Petersburgo
03-Metropolitan Museum of Art, Nova York
04-The British Museum, Londres
05-Kunsthistoriches Museum, Viena
06-Museu Nacional dos Países Baixos, Amsterdam
08-Museu Nacional da China, Pequim
10-Instituto Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
Para você
conhecer vários museus, acervos e galerias de arte pelo mundo acesse:
https://artsandculture.google.com/
MATEMÁTICA
1) Assista NOVAMENTE ao “ Vídeo Explicativo de Multiplicação
3) Copie a
tabuada de 9 no caderno, colocando os resultados. Depois copie as
multiplicações abaixo e resolva com atenção:
DESAFIO MATEMÁTICO
Olá! Responda cada questão
no caderno, fazendo
operação, cálculo e resposta. Capriche!!!
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