LÍNGUA
PORTUGUESA/LITERATURA
·
O texto abaixo está na página 111 do livro de Língua Portuguesa.
·
Copie e responda a atividade abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa.
·
Você poderá responder a atividade abaixo através deste link:
https://forms.gle/zhjRy1g6v3tdjdZq6
Texto informativo
Por que algumas
aves voam em bando formando um V?
Elas
parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao
vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em
"V". Segundo os especialistas, esta característica de voo é observada
com mais frequência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.
Há duas explicações para a escolha dessa formação de voo
pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona.
Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, a resistência
do ar é menor e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira
ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam
energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento
de ar causado pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante substituição
do líder nesse tipo de bando.
Essa é a primeira explicação para o voo em "V". E a
segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de voo proporcionaria aos
integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em
qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria em seu campo de visão
outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do voo. Os aviões
militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente
para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo.
Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma
combinação das duas o que torna o voo em "V" favorável para algumas
aves.
(NACINOVIC, Jorge Bruno, Por que algumas aves... Ciência Hoje das
Crianças, Rio de Janeiro, n. 150, set. 2004.)
Atividades
1 – Bandos de aves e aviões militares de caça têm em comum
a) ( ) o objetivo de economizar
energia.
b) ( ) a necessidade de ter um
bom campo de visão.
c) ( ) a preferência por voos
longos.
d) ( ) a substituição permanente
do líder.
e) ( ) o objetivo de não ficarem
isolados.
2 – Segundo o texto, as aves poupam energia voando em “V” porque
a) ( ) são beneficiadas pelo
deslocamento do ar causado pelas aves da frente.
b) ( ) podem se ajudar
mutuamente durante longos percursos.
c) ( ) podem obter melhor
controle visual do deslocamento.
d) ( ) têm o instinto de sempre
seguir o líder do bando em seu itinerário.
e) ( ) se acostumaram a voar
assim.
3 – Pode-se afirmar que
o texto
a) ( ) conta uma história
curiosa e divertida sobre pássaros.
b) ( ) defende uma ideia sobre
uma questão científica.
c) ( ) explica os movimentos das
aves com base em informações científicas.
d) ( ) noticia uma descoberta
científica ultrapassada sobre o voo das aves.
e) ( ) mostra uma hipótese de
que voar em V pode ser melhor para os aviões.
4 – O texto tem como tema um aspecto particular da vida de algumas aves:
a) ( ) a economia de energia.
b) ( ) o modo de voar.
c) ( ) a semelhança entre elas e
os aviões.
d) ( ) o formato das asas.
e) ( ) voam assim por serem
parecidas.
5 – “Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse
tipo de bando.” Com base no texto, conclui-se que o líder é substituído
constantemente porque essa posição...
a) ( ) é cobiçada por todas as
aves do bando.
b) ( ) é a mais importante do
grupo.
c) ( ) é só para líderes.
d) ( ) proporciona melhor
controle visual.
e) ( ) consome muito mais
energia.
MATEMÁTICA
Vamos continuar nosso processo de aprendizagem?
Nessa semana vamos complementar as unidades de medidas com as MEDIDAS DE
CAPACIDADE, DE MASSA E TEMPERATURA.
Sabemos que você quer aprender sempre, então não deixe de ler o texto abaixo,
assistir aos vídeos e fazer as atividades.
Um ótimo trabalho para você!!!
MEDINDO CAPACIDADES
MEDIDAS DE CAPACIDADE
Água, leite,
refrigerante e outros líquidos são vendidos e consumidos em diferentes
recipientes.
A quantidade de líquido
que cabe em um recipiente é chamada CAPACIDADE.
A unidade padrão para
medir capacidade é o LITRO. O símbolo usado é L.
Para medir grandes
quantidades de líquidos, usamos unidades de medidas maiores que o litro, os
MÚLTIPLOS DO LITRO.
Para medir pequenas
quantidades de líquidos, usamos unidades de medidas menores que o litro, os
SUBMÚLTIPLOS DO LITRO.
Observe o quadro abaixo:
Cada unidade de medida
de capacidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior; as
unidades variam de 10 em 10.
Na medida de capacidade
usamos com mais frequência as unidades litro (l) e mililitro (ml).
Para você aprender
sempre mais assista ao vídeo abaixo:
MEDINDO MASSA
MEDIDAS DE MASSA
O símbolo do quilograma é kg.
Conheça os submúltiplos do quilograma (kg):
Como as demais unidades de medidas, para transformar medidas de massa de
uma unidade para outra imediatamente inferior multiplica-se por 10 e para
transformar para outra unidade imediatamente superior divide-se por 10.
Pense bem antes de responder a questão acima.
Assista ao vídeo abaixo para aprender sempre mais!!!
MEDINDO TEMPERATURA
Os átomos ou moléculas que constituem um
corpo, seja ele sólido, líquido ou gasoso, encontram-se em constante movimento
(Agitação Molecular). Por essa razão, os líquidos e os gases não apresentam uma
estrutura molecular organizada, ao contrário do que ocorre com os sólidos.
Quanto mais agitadas estiverem as moléculas em um corpo, maior será sua
temperatura; em contrapartida, quanto menor for a agitação dessas moléculas,
menor será sua temperatura.
Temperatura
é o estado de agitação das moléculas que compõem o corpo analisado.
O aparelho
utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem
diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico,
composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
No Brasil, todas as medições são feitas através da
Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes
iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.
Por
Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola
ANJOS, Talita Alves
dos. "Medida da Temperatura "; Brasil
Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/medida-temperatura.htm. Acesso em 21 de
setembro de 2020.
Agora que você já leu e aprendeu muito vamos colocar em prática fazendo
as atividades do nosso livro didático.
LEIA E FAÇA AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 127, 128, 131, 132, 133, 134 E 135.
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Infância:
identidade – direitos e deveres das crianças
Capacidades e habilidades: (EF01HI03) Descrever e distinguir os seus
papéis e responsabilidades relacionadas à família, à escola e à comunidade.
1 – Leia o poema abaixo de Ruth Rocha sobre os direitos
da criança e também o texto sobre os deveres.
Toda criança do mundo
deve ser bem protegida.
Contra os rigores do tempo
contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar.
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar.
Os direitos das crianças
todos têm que respeitar.
Deveres
da criança
Os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em
sociedade. São deveres nossos: respeitar pai e mãe, tratar todos com boa
educação, cuidar dos lugares em que vivemos, etc. Os deveres existem para organizar
a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua – em qualquer lugar a gente
vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras a
convivência ficaria impossível. (ensinarhoje.com).
Vamos agora responder
tudo no caderno de Geo/História
2 – De acordo
com os textos e as imagens acima, RESPONDA:
a) Quais as
vantagens de ser criança?
b) Você acha
que toda criança tem lar? E têm comida?
c) Todas as
crianças têm escola e segurança de ir e vir onde quiserem?
d) Na última
estrofe a escritora diz: “Os direitos das crianças todos têm que respeitar”. A
que de refere à palavra TODOS?
e) Você
acredita que os direitos das crianças são respeitados?
f) Se você
fosse governante o que faria para garantir que todas as crianças tivessem lar e
comida?
g) Crie uma
frase em defesa dos direitos das crianças
h) Das
sugestões abaixo escreva os passeios que você gostaria de fazer depois da
pandemia da COVID-19.
Ir
às festas juninas – fazer churrasco em casa – brincar no parquinho – comer
cachorro quente no hot dog na esquina – nadar na piscina do clube – ir ao
teatro – assistir televisão – ir ao cinema – jogar videogame.
i)
Você procura cumprir os seus deveres como cidadão(ã)?
j)
Como você ajuda em casa?
3 – Sabemos
que um dos direitos da criança é a Educação. Mas também toda criança possui
deveres que devem ser cobrados pela família ou responsáveis. Copie as opções
abaixo e numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª no que se refere a direitos e
deveres.
(a)
Direitos
(b)
Deveres
( ) Respeitar pais e professores.
( ) Ter escola de qualidade e recreação.
( ) Ter um nome e uma qualidade.
( ) Ter alimentação, moradia, assistência
médica adequada.
( ) Cumprir com as tarefas escolares.
( ) Ser protegida contra o abandono e a
exploração do trabalho.
( ) Obedecer os mais velhos, tratando com
respeito e educação.
( ) Prestar atenção e fazer as atividades
propostas pelos professores.
Leia o poema
escrito por um menino de 10 anos.
CRIANÇA
Têm crianças
tristes e alegres.
Altas
e baixas,
Chupando
uma bala ou pirulito.
Um
dia até vi um menino esquisito!
Tem
criança estudiosa e caprichosa,
Aventureira
e bagunceira...
Tem
de tudo que é jeito,
E
todas merecem respeito!
(ANDRADE,
Vinícius. Criança: Folha de S. Paulo. 2. Jul. 2005. Folhinha, suplemento
infantil).
4 – Copie
todas as frases abaixo e risque as aquelas que estão de acordo com o poema que
você leu.
a)
As crianças são diferentes.
b)
Todas as crianças são iguais.
c)
Criança deve ser estudiosa e caprichosa.
d)
Não importa como sejam, as crianças devem ser respeitadas.
Identidade
– Vamos ler com atenção.
Eu sou único
Você tem um nome e um sobrenome que o
identifica. Esse nome é registrado em cartório, que é um lugar onde guardam documentos
importantes. Ao sermos registrados em cartório recebemos nosso primeiro
documento, que se chama Registro Civil ou Certidão de Nascimento.
Ele
contém dados importantes da nossa vida como: nome, sobrenome, local, data e
hora em que nascemos, nacionalidade, nome de nossos pais e avós.
5 – Copie e preencha o quadro abaixo no seu caderno.
Faça com muita atenção, pois esse quadro tratará da sua identidade.
|
Nome |
Sobrenome |
Data nascimento |
Nacionalidade |
Eu |
|
|
|
|
Mãe |
|
|
|
|
Pai |
|
|
|
|
Avô materno |
|
|
|
|
Avó materna |
|
|
|
|
Avô paterno |
|
|
|
|
Avó paterna |
|
|
|
|
Continue firme se cuidando. Faz
parte de seus deveres. Cuidar de você e dos outros. A pandemia ainda não
acabou. Bom trabalho. Amamos você.
CIÊNCIAS
Vamos continuar nossa viagem ao nosso corpo humano!!!
Nessa semana vamos conhecer e aprender um pouco mais sobre a importância
e o caminho que o oxigênio faz após entrar pelas vias nasais.
Leia o texto abaixo com muita atenção e depois assista aos vídeos e faça
as atividades.
Cuide bem de sua saúde e do seu corpo, lembre-se que não estamos dentro
de um videogame. Só temos essa vida!!!
Saudades...
Sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular,
formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, é o sistema responsável por
garantir a circulação de sangue por todo nosso corpo.
O sistema cardiovascular, também chamado de
sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo,
permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e
oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.
Componentes do sistema cardiovascular
O sistema
cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:
•
Coração: órgão responsável por garantir o
bombeamento do sangue;
•
Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os
três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias,
veias e capilares.
Coração
O coração dos seres humanos, assim como o dos outros mamíferos, é um órgão muscular formado por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são as câmaras responsáveis por garantir o recebimento do sangue no coração, enquanto os ventrículos são as câmaras responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para fora do coração.
No lado
esquerdo do coração, percebe-se a presença apenas de sangue rico em oxigênio,
enquanto do lado direito observa-se a presença apenas de sangue rico em gás
carbônico. No coração, há ainda a presença de quatro
válvulas que impedem o refluxo do sangue,
permitindo, desse modo, um fluxo contínuo.
O coração
apresenta três camadas ou túnicas: o endocárdio, o
miocárdio e o epicárdio. O endocárdio é a camada mais interna. O
miocárdio é a camada média, a qual é formada por tecido muscular estriado
cardíaco, sendo ela, portanto, a responsável por assegurar que o sangue seja
bombeado adequadamente devido às contrações musculares. O miocárdio é a camada
mais espessa do coração. Por fim, temos o epicárdio, que é a camada mais externa.
É no epicárdio que se acumula a camada de tecido adiposo que geralmente envolve
o órgão.
O coração é
capaz de contrair e também de relaxar, sendo chamada a contração de sístole e o relaxamento de diástole. Quando ele contrai, bombeia sangue e
quando relaxa, enche-se de sangue. Nos seres humanos, os batimentos cardíacos
originam-se no próprio coração. A região que origina o batimento cardíaco é
chamada de nó sinoatrial e ele é
caracterizado por ser um aglomerado de células que produzem impulsos elétricos.
Vasos sanguíneos
Os vasos
sanguíneos são um grande sistema de tubos fechados
por onde o sangue circula. Os três principais vasos sanguíneos encontrados no
corpo são as artérias, veias e os capilares. Veja, a seguir, algumas
características básicas desses três vasos:
Artérias: As artérias são vasos que levam o
sangue, a partir do coração, para os órgãos e tecidos do corpo. Nesses vasos, o
sangue corre em alta pressão. As artérias ramificam-se em arteríolas.
•
Capilares: São vasos sanguíneos muito delgados
que garantem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo.
•
Veias: Os capilares sanguíneos convergem para
as chamadas vênulas, as quais convergem para as veias. As veias são os vasos
que garantem que o sangue retorne ao coração. Nesses vasos, o sangue corre em
baixa pressão e para evitar o refluxo do sangue as veias são dotadas de valvas.
A circulação nos seres humanos
O sangue chega
ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse
sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado
segue, então, para o ventrículo direito. Do ventrículo direito, é bombeado para
os pulmões via artérias pulmonares.
Nos pulmões, ocorre o processo de hematose, o sangue
até então rico em gás carbônico, recebe oxigênio proveniente da respiração
pulmonar. O sangue rico em oxigênio volta ao coração via veias pulmonares,
chegando a esse órgão pelo átrio esquerdo. Do átrio, ele segue para o
ventrículo esquerdo.
Do ventrículo esquerdo, o sangue segue para o
corpo, saindo do coração pela artéria aorta. O sangue então segue para os
vários órgãos e tecidos do corpo. Nos capilares, ocorrem as trocas gasosas. O
oxigênio presente no sangue passa para os tecidos e o gás carbônico produzido
na respiração celular passa para o sangue.
Os capilares
reúnem-se formando vênulas, que formam as veias, as quais seguem levando o
sangue pobre em oxigênio para o coração. As veias cavas superior e inferior
garantem que o sangue rico em gás carbônico seja levado até o átrio direito.
Circulação sistêmica e pulmonar
A circulação
nos seres humanos é denominada de circulação dupla, uma vez que se observa a
presença de dois circuitos: a circulação sistêmica ou grande circulação e a
circulação pulmonar ou pequena circulação:
•
Circulação sistêmica ou grande
circulação: Diz
respeito ao circuito que o sangue faz partindo do coração em direção aos vários
tecidos do corpo e depois retornando a esse órgão. Ao chegar do pulmão, o
sangue é impulsionado para o corpo. Nos capilares, são feitas as trocas gasosas,
e o sangue, agora rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, retorna ao
coração.
•
Circulação pulmonar ou pequena
circulação: Diz
respeito ao circuito realizado pelo sangue do coração aos pulmões e seu retorno
ao coração. Nesse circuito, o sangue sai pobre em oxigênio do coração, segue
para o pulmão, onde é oxigenado, e retorna ao coração.
SANTOS,
Vanessa Sardinha dos. "Sistema cardiovascular"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm. Acesso em 21
de setembro de 2020.
Para
complementar a sua leitura assista aos vídeos abaixo:
Leia
as páginas 107 e 108 do livro de Ciências e faça a experiência da página 109.
Agora
responda as questões abaixo
Você
poderá responder diretamente pelo link abaixo:
https://forms.gle/PoebJVrwXSDgAW9X7
Questão 1
Assinale
a alternativa que NÃO apresenta uma função do sistema cardiovascular.
Questão 2
Sobre
a estrutura do sistema cardiovascular é correto afirmar que:
Questão 3
Sobre
os vasos sanguíneos é INCORRETO afirmar que:
Questão 4
O
coração é o órgão responsável por bombear sangue para todo o corpo. Para isso,
os movimentos de sístole e diástole, dois momentos primordiais no ciclo
cardíaco, realizam, respectivamente:
Questão 5
Observe
a imagem abaixo e identifique que cavidades são responsáveis, respectivamente,
pela entrada e saída de sangue do coração.
Questão 6
A
pressão arterial está diretamente relacionada ao ciclo cardíaco e sobre ela é
INCORRETO afirmar que:
Como nós somos cientistas mirins, abaixo segue o link Sessão Virtual de
Planetário - ABP exibida no dia 22 de setembro. No solstício de Primavera.
ARTE
Nossa
atividade de “Arte” dessa semana está
direcionada a uma data muito importante, ao “Dia Nacional do Trânsito”,
comemorado no dia 25 de setembro. Nessa data foi promulgada, por meio da
lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de
1997, cujo objetivo principal dessa lei era diminuir o número de
acidentes de trânsito no país.
O Dia do
Trânsito é uma data utilizada para ajudar a conscientizar todos nós sobre o
nosso papel no trânsito, e como pedestres, fazemos parte dele, por isso temos a
obrigação de contribuir para sua melhoria.
Uma das formas
de fazermos isso é conhecermos e estarmos atentos a sinalização aprendendo o
significado das placas de trânsito.
As placas de
trânsito estão divididas em 7 categorias: Regulamentação, Advertência,
Sinalização de Obras, Indicação, Educativas, Atrativo Turístico e Serviços
Auxiliares.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o “Dia do Trânsito”, pesquise, escolha e desenhe no seu caderno de “Arte” 2 placas de trânsito. Escreva o significado delas e capriche no colorido!
PARA SABER MAIS
Bom trabalho!
EDUCAÇÃO FÍSICA
EMPATIA
· Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
· Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
· Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
· Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
· Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.
(fonte: Dicionário Michaelis)
Temos aí nas imagens abaixo, dois esportes com atletas de olhos vendados e assentados no chão para tentarem perceber a dificuldade que os atletas deficientes físicos enfrentam. E entender que nada é obstáculo quando se quer de verdade alguma coisa.
Tarefa da semana:
Você irá escolher um dos dois esportes das ilustrações:
ü Futebol com os olhos vendados. Peça um adulto para ficar por perto.
ü Rebater bola assentados. Chame o pessoal de casa para entrar no jogo.
Depois registre por fotos ou desenhos essa experiência e mande para galeria do nosso Blog ou pelo grupo do whatsapp.
Registre também, por escrito, em seu caderno sua experiência. Foi fácil? Foi difícil? O que você pode aprender com isso.
Assista este filme:
“Somos todos iguais; mesmo sendo diferentes”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.