sexta-feira, 25 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 2/09 A 02/10/2020


 






LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

 

·         O texto abaixo está na página 111 do livro de Língua Portuguesa.

·         Copie e responda a atividade abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa.

·         Você poderá responder a atividade abaixo através deste link:

https://forms.gle/zhjRy1g6v3tdjdZq6


Texto informativo

 

Por que algumas aves voam em bando formando um V?


        Elas parecem ter ensaiado. Mas é claro que isso não acontece. Quem nunca viu ao vivo, já observou em filme ou desenho animado aquele bando de aves voando em "V". Segundo os especialistas, esta característica de voo é observada com mais frequência nos gansos, pelicanos, biguás e grous.

        Há duas explicações para a escolha dessa formação de voo pelas aves. A primeira consiste na economia de energia que ela proporciona. Atrás do corpo da ave e, principalmente, das pontas de suas asas, a resistência do ar é menor e, portanto, é vantajoso para as aves voar atrás da ave dianteira ou da ponta de sua asa. Ou seja: ao voarem desta forma, as aves poupariam energia, se esforçariam menos, porque estariam se beneficiando do deslocamento de ar causado pelas outras aves. Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando.

        Essa é a primeira explicação para o voo em "V". E a segunda? O que diz? Ela sustenta que esse tipo de voo proporcionaria aos integrantes do bando um melhor controle visual do deslocamento, pois em qualquer posição dentro do "V" uma ave só teria em seu campo de visão outra ave, e não várias. Isso facilitaria todos os aspectos do voo. Os aviões militares de caça, por exemplo, voam nesse mesmo tipo de formação, justamente para ter um melhor campo de visão e poder avistar outros aviões do mesmo grupo. Essas duas explicações não são excludentes. É bem possível que seja uma combinação das duas o que torna o voo em "V" favorável para algumas aves.


                                       (NACINOVIC, Jorge Bruno, Por que   algumas aves... Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, n. 150, set. 2004.)

 

Atividades

 

1 – Bandos de aves e aviões militares de caça têm em comum

 

a) (   ) o objetivo de economizar energia.

b) (   ) a necessidade de ter um bom campo de visão.

c) (   ) a preferência por voos longos.

d) (   ) a substituição permanente do líder.

e) (   ) o objetivo de não ficarem isolados.

 

2 – Segundo o texto, as aves poupam energia voando em “V” porque

 

a) (   ) são beneficiadas pelo deslocamento do ar causado pelas aves da frente.

b) (   ) podem se ajudar mutuamente durante longos percursos.

c) (   ) podem obter melhor controle visual do deslocamento.

d) (   ) têm o instinto de sempre seguir o líder do bando em seu itinerário.

e) (   ) se acostumaram a voar assim.

 

3 – Pode-se afirmar que o texto

 

a) (   ) conta uma história curiosa e divertida sobre pássaros.

b) (   ) defende uma ideia sobre uma questão científica.

c) (   ) explica os movimentos das aves com base em informações científicas.

d) (   ) noticia uma descoberta científica ultrapassada sobre o voo das aves.

e) (   ) mostra uma hipótese de que voar em V pode ser melhor para os aviões.

 

4 – O texto tem como tema um aspecto particular da vida de algumas aves:

 

a) (   ) a economia de energia.

b) (   ) o modo de voar.

c) (   ) a semelhança entre elas e os aviões.

d) (   ) o formato das asas.

e) (   ) voam assim por serem parecidas.

 

5 – “Isso explicaria, até, a constante substituição do líder nesse tipo de bando.” Com base no texto, conclui-se que o líder é substituído constantemente porque essa posição...

 

a) (   ) é cobiçada por todas as aves do bando.

b) (   ) é a mais importante do grupo.

c) (   ) é só para líderes.

d) (   ) proporciona melhor controle visual.

e) (   ) consome muito mais energia.




MATEMÁTICA

 

Vamos continuar nosso processo de aprendizagem?

 

Nessa semana vamos complementar as unidades de medidas com as MEDIDAS DE CAPACIDADE, DE MASSA E TEMPERATURA.

 

Sabemos que você quer aprender sempre, então não deixe de ler o texto abaixo, assistir aos vídeos e fazer as atividades.

 

Um ótimo trabalho para você!!!

 

 

MEDINDO CAPACIDADES

MEDIDAS DE CAPACIDADE

 

Água, leite, refrigerante e outros líquidos são vendidos e consumidos em diferentes recipientes.

 

A quantidade de líquido que cabe em um recipiente é chamada CAPACIDADE.

 

A unidade padrão para medir capacidade é o LITRO. O símbolo usado é L.

 

Para medir grandes quantidades de líquidos, usamos unidades de medidas maiores que o litro, os MÚLTIPLOS DO LITRO.


Para medir pequenas quantidades de líquidos, usamos unidades de medidas menores que o litro, os SUBMÚLTIPLOS DO LITRO.

Observe o quadro abaixo:

Cada unidade de medida de capacidade é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior; as unidades variam de 10 em 10.

Na medida de capacidade usamos com mais frequência as unidades litro (l) e mililitro (ml).

 

Para você aprender sempre mais assista ao vídeo abaixo:

 



MEDINDO MASSA

MEDIDAS DE MASSA

 

A massa de um corpo é popularmente chamada de “peso” e corresponde à quantidade de matéria que compõe esse corpo.



O símbolo do quilograma é kg.

Conheça os submúltiplos do quilograma (kg):




Como as demais unidades de medidas, para transformar medidas de massa de uma unidade para outra imediatamente inferior multiplica-se por 10 e para transformar para outra unidade imediatamente superior divide-se por 10.




Pense bem antes de responder a questão acima.

 

Assista ao vídeo abaixo para aprender sempre mais!!!

 




MEDINDO TEMPERATURA

 

Os átomos ou moléculas que constituem um corpo, seja ele sólido, líquido ou gasoso, encontram-se em constante movimento (Agitação Molecular). Por essa razão, os líquidos e os gases não apresentam uma estrutura molecular organizada, ao contrário do que ocorre com os sólidos.


Quanto mais agitadas estiverem as moléculas em um corpo, maior será sua temperatura; em contrapartida, quanto menor for a agitação dessas moléculas, menor será sua temperatura.

 

Temperatura é o estado de agitação das moléculas que compõem o corpo analisado.

 

O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.



O álcool ou mercúrio fica dentro de um recipiente chamado bulbo que, quando em contato com o corpo, atinge o equilíbrio térmico, se expande e torna possível a verificação da temperatura.
Existem vários tipos de termômetros, veja alguns exemplos:





No Brasil, todas as medições são feitas através da Escala Termométrica Celsius (ºC), onde o termômetro é dividido em 100 partes iguais, ou seja, sua variação de temperatura vai de 0 ºC a 100 ºC.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

ANJOS, Talita Alves dos. "Medida da Temperatura "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/medida-temperatura.htm. Acesso em 21 de setembro de 2020.

 

Agora que você já leu e aprendeu muito vamos colocar em prática fazendo as atividades do nosso livro didático.

 

LEIA E FAÇA AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 127, 128, 131, 132, 133, 134 E 135.








GEOGRAFIA/HISTÓRIA

 

Infância: identidade – direitos e deveres das crianças

 

Capacidades e habilidades: (EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionadas à família, à escola e à comunidade.

 

1 – Leia o poema abaixo de Ruth Rocha sobre os direitos da criança e também o texto sobre os deveres.

 


Toda criança do mundo

deve ser bem protegida.

Contra os rigores do tempo

contra os rigores da vida.

 

Criança tem que ter nome

Criança tem que ter lar.

Ter saúde e não ter fome

Ter segurança e estudar.

 

Não é questão de querer

Nem questão de concordar.

Os direitos das crianças

todos têm que respeitar.

 

Deveres da criança

 

Os deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade. São deveres nossos: respeitar pai e mãe, tratar todos com boa educação, cuidar dos lugares em que vivemos, etc. Os deveres existem para organizar a vida em comunidade. Em casa, na escola, na rua – em qualquer lugar a gente vai encontrar regras, o que pode ser feito e o que não pode. Sem essas regras a convivência ficaria impossível. (ensinarhoje.com).

Foto: novaescola.org.br

Vamos agora responder tudo no caderno de Geo/História

 

2 – De acordo com os textos e as imagens acima, RESPONDA:

 

a) Quais as vantagens de ser criança?

 

b) Você acha que toda criança tem lar? E têm comida?

 

c) Todas as crianças têm escola e segurança de ir e vir onde quiserem?

 

d) Na última estrofe a escritora diz: “Os direitos das crianças todos têm que respeitar”. A que de refere à palavra TODOS?

 

e) Você acredita que os direitos das crianças são respeitados?

 

f) Se você fosse governante o que faria para garantir que todas as crianças tivessem lar e comida?

 

g) Crie uma frase em defesa dos direitos das crianças

 

h) Das sugestões abaixo escreva os passeios que você gostaria de fazer depois da pandemia da COVID-19.

 

Ir às festas juninas – fazer churrasco em casa – brincar no parquinho – comer cachorro quente no hot dog na esquina – nadar na piscina do clube – ir ao teatro – assistir televisão – ir ao cinema – jogar videogame.

 

i) Você procura cumprir os seus deveres como cidadão(ã)?

 

j) Como você ajuda em casa?

 

3 – Sabemos que um dos direitos da criança é a Educação. Mas também toda criança possui deveres que devem ser cobrados pela família ou responsáveis. Copie as opções abaixo e numere a 1ª coluna de acordo com a 2ª no que se refere a direitos e deveres.


(a) Direitos

(b) Deveres

 

(  ) Respeitar pais e professores.

(  ) Ter escola de qualidade e recreação.

(  ) Ter um nome e uma qualidade.

(  ) Ter alimentação, moradia, assistência médica adequada.

(  ) Cumprir com as tarefas escolares.

(  ) Ser protegida contra o abandono e a exploração do trabalho.

(  ) Obedecer os mais velhos, tratando com respeito e educação.

(  ) Prestar atenção e fazer as atividades propostas pelos professores.

 


Leia o poema escrito por um menino de 10 anos.

 

CRIANÇA

 

Têm crianças tristes e alegres.

Altas e baixas,

Chupando uma bala ou pirulito.

Um dia até vi um menino esquisito!

 

Tem criança estudiosa e caprichosa,

Aventureira e bagunceira...

Tem de tudo que é jeito,

E todas merecem respeito!


(ANDRADE, Vinícius. Criança: Folha de S. Paulo. 2. Jul. 2005. Folhinha, suplemento infantil).


4 – Copie todas as frases abaixo e risque as aquelas que estão de acordo com o poema que você leu.

 

a) As crianças são diferentes.

b) Todas as crianças são iguais.

c) Criança deve ser estudiosa e caprichosa.

d) Não importa como sejam, as crianças devem ser respeitadas.

 

Identidade – Vamos ler com atenção.

 

Eu sou único

 

 Você tem um nome e um sobrenome que o identifica. Esse nome é registrado em cartório, que é um lugar onde guardam documentos importantes. Ao sermos registrados em cartório recebemos nosso primeiro documento, que se chama Registro Civil ou Certidão de Nascimento.

Ele contém dados importantes da nossa vida como: nome, sobrenome, local, data e hora em que nascemos, nacionalidade, nome de nossos pais e avós.

 

5 – Copie e preencha o quadro abaixo no seu caderno. Faça com muita atenção, pois esse quadro tratará da sua identidade.

 

 

Nome

Sobrenome

Data nascimento

Nacionalidade

Eu

 

 

 

 

Mãe

 

 

 

 

Pai

 

 

 

 

Avô materno

 

 

 

 

Avó materna

 

 

 

 

Avô paterno

 

 

 

 

Avó paterna

 

 

 

 

 

Continue firme se cuidando. Faz parte de seus deveres. Cuidar de você e dos outros. A pandemia ainda não acabou. Bom trabalho. Amamos você.




CIÊNCIAS


Vamos continuar nossa viagem ao nosso corpo humano!!!

 

Nessa semana vamos conhecer e aprender um pouco mais sobre a importância e o caminho que o oxigênio faz após entrar pelas vias nasais.

 

Leia o texto abaixo com muita atenção e depois assista aos vídeos e faça as atividades.

 

Cuide bem de sua saúde e do seu corpo, lembre-se que não estamos dentro de um videogame. Só temos essa vida!!!

 

Saudades...

 

Sistema cardiovascular

 

O sistema cardiovascular, formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, é o sistema responsável por garantir a circulação de sangue por todo nosso corpo.

 

O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

 

Componentes do sistema cardiovascular

 

O sistema cardiovascular é composto pelas seguintes estruturas:

  Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;

  Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.

Coração

O coração dos seres humanos, assim como o dos outros mamíferos, é um órgão muscular formado por quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são as câmaras responsáveis por garantir o recebimento do sangue no coração, enquanto os ventrículos são as câmaras responsáveis por garantir o bombeamento do sangue para fora do coração.

No lado esquerdo do coração, percebe-se a presença apenas de sangue rico em oxigênio, enquanto do lado direito observa-se a presença apenas de sangue rico em gás carbônico. No coração, há ainda a presença de quatro válvulas que impedem o refluxo do sangue, permitindo, desse modo, um fluxo contínuo.

O coração apresenta três camadas ou túnicas: o endocárdio, o miocárdio e o epicárdio. O endocárdio é a camada mais interna. O miocárdio é a camada média, a qual é formada por tecido muscular estriado cardíaco, sendo ela, portanto, a responsável por assegurar que o sangue seja bombeado adequadamente devido às contrações musculares. O miocárdio é a camada mais espessa do coração. Por fim, temos o epicárdio, que é a camada mais externa. É no epicárdio que se acumula a camada de tecido adiposo que geralmente envolve o órgão.

O coração é capaz de contrair e também de relaxar, sendo chamada a contração de sístole e o relaxamento de diástole. Quando ele contrai, bombeia sangue e quando relaxa, enche-se de sangue. Nos seres humanos, os batimentos cardíacos originam-se no próprio coração. A região que origina o batimento cardíaco é chamada de nó sinoatrial e ele é caracterizado por ser um aglomerado de células que produzem impulsos elétricos.

Vasos sanguíneos




Os vasos sanguíneos são um grande sistema de tubos fechados por onde o sangue circula. Os três principais vasos sanguíneos encontrados no corpo são as artérias, veias e os capilares. Veja, a seguir, algumas características básicas desses três vasos:

Artérias: As artérias são vasos que levam o sangue, a partir do coração, para os órgãos e tecidos do corpo. Nesses vasos, o sangue corre em alta pressão. As artérias ramificam-se em arteríolas.

  Capilares: São vasos sanguíneos muito delgados que garantem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos do corpo.

  Veias: Os capilares sanguíneos convergem para as chamadas vênulas, as quais convergem para as veias. As veias são os vasos que garantem que o sangue retorne ao coração. Nesses vasos, o sangue corre em baixa pressão e para evitar o refluxo do sangue as veias são dotadas de valvas.

 

A circulação nos seres humanos

O sangue chega ao coração pelo átrio direito por meio das veias cavas. Esse sangue é rico em gás carbônico e pobre em oxigênio. Esse sangue desoxigenado segue, então, para o ventrículo direito. Do ventrículo direito, é bombeado para os pulmões via artérias pulmonares.

Nos pulmões, ocorre o processo de hematose, o sangue até então rico em gás carbônico, recebe oxigênio proveniente da respiração pulmonar. O sangue rico em oxigênio volta ao coração via veias pulmonares, chegando a esse órgão pelo átrio esquerdo. Do átrio, ele segue para o ventrículo esquerdo.


Do ventrículo esquerdo, o sangue segue para o corpo, saindo do coração pela artéria aorta. O sangue então segue para os vários órgãos e tecidos do corpo. Nos capilares, ocorrem as trocas gasosas. O oxigênio presente no sangue passa para os tecidos e o gás carbônico produzido na respiração celular passa para o sangue.

Os capilares reúnem-se formando vênulas, que formam as veias, as quais seguem levando o sangue pobre em oxigênio para o coração. As veias cavas superior e inferior garantem que o sangue rico em gás carbônico seja levado até o átrio direito.

Circulação sistêmica e pulmonar

A circulação nos seres humanos é denominada de circulação dupla, uma vez que se observa a presença de dois circuitos: a circulação sistêmica ou grande circulação e a circulação pulmonar ou pequena circulação:

  Circulação sistêmica ou grande circulação: Diz respeito ao circuito que o sangue faz partindo do coração em direção aos vários tecidos do corpo e depois retornando a esse órgão. Ao chegar do pulmão, o sangue é impulsionado para o corpo. Nos capilares, são feitas as trocas gasosas, e o sangue, agora rico em gás carbônico e pobre em oxigênio, retorna ao coração.

  Circulação pulmonar ou pequena circulação: Diz respeito ao circuito realizado pelo sangue do coração aos pulmões e seu retorno ao coração. Nesse circuito, o sangue sai pobre em oxigênio do coração, segue para o pulmão, onde é oxigenado, e retorna ao coração.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Sistema cardiovascular"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-circulatorio.htm. Acesso em 21 de setembro de 2020.


Para complementar a sua leitura assista aos vídeos abaixo:


 


 


 

Leia as páginas 107 e 108 do livro de Ciências e faça a experiência da página 109.

 

Agora responda as questões abaixo

Você poderá responder diretamente pelo link abaixo:

https://forms.gle/PoebJVrwXSDgAW9X7

 

Questão 1

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma função do sistema cardiovascular.

a) Transporte de nutrientes
b) Eliminação de excreções
c) Distribuição de mecanismos de defesa
d) Produção de hormônios

Questão 2

Sobre a estrutura do sistema cardiovascular é correto afirmar que:

a) É formada por coração, vasos sanguíneos e sangue.
b) O coração, órgão muscular oco, está situado atrás dos pulmões.
c) Os vasos sanguíneos são compostos por músculos estriados.
d) O sangue é o principal órgão do sistema cardiovascular.

Questão 3

Sobre os vasos sanguíneos é INCORRETO afirmar que:

a) Constituem uma ampla rede de tubos por onde circula o sangue, distribuídos por todo o corpo.
b) Existem três tipos de vasos sanguíneos: as artérias, as veias e os vasos capilares.
c) Esses tubos possuem diferentes diâmetros e fazem circular o sangue arterial e venoso.
d) São formados por duas camadas, também chamadas de túnicas.

Questão 4

O coração é o órgão responsável por bombear sangue para todo o corpo. Para isso, os movimentos de sístole e diástole, dois momentos primordiais no ciclo cardíaco, realizam, respectivamente:

a) contração, enchendo-se de sangue, e relaxamento, liberando sangue para o corpo.
b) relaxamento, recebendo sangue, e contração, liberando sangue para o corpo.
c) contração, bombeando sangue para o corpo, e relaxamento, enchendo-se de sangue.
d) contração, transformando sangue arterial em venoso, e relaxamento, liberando sangue para o corpo.

Questão 5

Observe a imagem abaixo e identifique que cavidades são responsáveis, respectivamente, pela entrada e saída de sangue do coração.



a) Válvulas tricúspide e mitral
b) Veias cava superior e inferior
c) Veias pulmonares
d) Átrios e ventrículos

Questão 6

A pressão arterial está diretamente relacionada ao ciclo cardíaco e sobre ela é INCORRETO afirmar que:

a) A hipertensão corresponde à pressão arterial acima do ideal.
b) Apresenta valores fixos independente da condição do indivíduo, como por exemplo a gravidez.
c) Corresponde à pressão que o sangue faz sobre as paredes das artérias.
d) A hipotensão arterial corresponde aos valores abaixo do ideal.

 

Como nós somos cientistas mirins, abaixo segue o link Sessão Virtual de Planetário - ABP exibida no dia 22 de setembro. No solstício de Primavera.

 




ARTE





 

Nossa atividade de “Arte” dessa semana está direcionada a uma data muito importante, ao “Dia Nacional do Trânsito”, comemorado no dia 25 de setembro. Nessa data foi promulgada, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997, cujo objetivo principal dessa lei era diminuir o número de acidentes de trânsito no país.

 

O Dia do Trânsito é uma data utilizada para ajudar a conscientizar todos nós sobre o nosso papel no trânsito, e como pedestres, fazemos parte dele, por isso temos a obrigação de contribuir para sua melhoria.

 

Uma das formas de fazermos isso é conhecermos e estarmos atentos a sinalização aprendendo o significado das placas de trânsito.

 

As placas de trânsito estão divididas em 7 categorias: Regulamentação, Advertência, Sinalização de Obras, Indicação, Educativas, Atrativo Turístico e Serviços Auxiliares.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o “Dia do Trânsito”, pesquise, escolha e desenhe no seu caderno de “Arte” 2 placas de trânsito. Escreva o significado delas e capriche no colorido!


PARA SABER MAIS

CLIQUE AQUI

Bom trabalho!





 EDUCAÇÃO FÍSICA




EMPATIA


·         Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.

·         Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.

·         Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.

·         Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.

·         Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.

(fonte: Dicionário Michaelis)

 

Temos aí nas imagens abaixo, dois esportes com atletas de olhos vendados e assentados no chão para tentarem perceber a dificuldade que os atletas deficientes físicos enfrentam. E entender que nada é obstáculo quando se quer de verdade alguma coisa.

 



Tarefa da semana:

Você irá escolher um dos dois esportes das ilustrações:

ü  Futebol com os olhos vendados. Peça um adulto para ficar por perto.

ü  Rebater bola assentados. Chame o pessoal de casa para entrar no jogo.

Depois registre por fotos ou desenhos essa experiência e mande para galeria do nosso Blog ou pelo grupo do whatsapp.

Registre também, por escrito, em seu caderno sua experiência. Foi fácil? Foi difícil? O que você pode aprender com isso.

Assista este filme:




 “Somos todos iguais; mesmo sendo diferentes”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.