GEOGRAFIA / HISTÓRIA
Outubro – Mês
das crianças e dos professores
Infância:
identidade e direitos das crianças – Diversidade cultural mineira
Habilidades e competências: (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade
e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes
grupos sociais ou de parentesco.
Objeto(s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade,
convivência e interação entre as pessoas.
Direitos e deveres da criança na comunidade (o respeito ao espaço e a
diversidade)
As formigas
As formigas são insetos que vivem em sociedade. O papel
principal é desempenhado pelas formigas obreiras. Além destas, existem os
machos e as rainhas, que são encarregadas da reprodução.
Cada obreira tem uma atividade. Umas transportam
provisões, outras se ocupam com os serviços internos, e outras, ainda, são
guardiãs da entrada do formigueiro.
A formiga que mais prejudica o homem a saúva, porque
destrói as plantações, sendo comparável a uma praga de gafanhotos. As folhas
que a saúva corta são guardadas no formigueiro para nelas se desenvolverem
cogumelos, os quais lhe servirão de alimento.
(Adaptado da Enciclopédia Delta Júnior).
Para você lembrar e refletir: (comunidade é um grupo de pessoas que têm
os mesmos objetivos, que se reúnem para trabalhar, estudar, brincar ou somente
conversar).
Após a leitura copie todas as questões e responda no caderno de Geografia
e História. Capriche. Coloque a data. Dê respostas completas.
1 – Como você vive em comunidade?
2 – Copie e marque um X indicando o que faz e uma bolinha indicando o que você não faz no seu dia-a-dia.
( ) Cumprimento as pessoas que
encontro.
( ) Agradecer sempre é um
costume.
( ) Não sou amigável e nem
prestativo.
( ) Ajudo nas tarefas dentro de
casa.
( ) Não me preocupo em manter
limpos e preservados os espaços e ambientes públicos.
( ) Jogo o lixo sempre dentro
das lixeiras.
( ) Digo sempre obrigado(a),
desculpe-me e peço por favor.
( ) Procuro cuidar do ambiente
em que vivo.
( ) Não respeito o próximo e nem
às suas diferenças.
Identidade
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
“o meu queridinho”,
Às vezes sou
“moleque malcriado”.
Para mim
tem vezes que sou rei,
herói voador,
caubói lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e de vergonha.
Às vezes eu sou Hércules,
Sansão vencedor,
Peito de aço,
goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
(Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo,
Moderna1991).
Foto:
br.pinterest.com
3 - Preencha os dados abaixo no caderno. Preste atenção, eles são a sua
identidade.
Seu nome e sobrenome. O sobrenome veio de quem? A cor de seus cabelos, de
seus olhos e da sua pele. Onde nasceu? Sua data de nascimento. Seu endereço
completo. Nome da avó paterna, nome do avô paterno. Nome da avó materna, nome
do avô materno. Nome do seu pai e da sua mãe. Quantas irmãs e quantos irmãos? O
que você mais gosta de comer? Você gosta de brincar de que? Qual a sua diversão
favorita? Qual programa de TV mais gosta?
Direitos e deveres da criança. Os padrões internacionais de direitos da
criança avançaram fortemente ao longo do século passado, mas ainda existem
lacunas na realização dos ideais. A Convenção sobre os direitos da criança foi
adotado pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989. Entrou em vigor
em 02 de setembro de 1990. No Brasil o direito e o dever das crianças é
amparado pela lei 8.069, de 13 de julho de 1990 com o Estatuto da Criança e do
Adolescente (www.unicef.org)/brazil/historia-dos-direitos-da-crianca)
Observe as imagens abaixo sobre os direitos e deveres das crianças e depois responda as perguntas.
Foto: escolaeducacao.com.br
Foto:
br.pinterest.com
4 – Toda criança tem quais direitos?
5 – Quais são os deveres da criança?
6 – Todos os direitos das crianças são respeitados?
7 – Você cumpre todos os seus deveres em casa, na rua e nos locais
públicos?
8 – Qual o órgão responsável em fazer cumprir os direitos da criança?
Preste atenção nas imagens abaixo:
1 2 3
4 5 6
Foto: studylipt.com
9 – Escreva no caderno os numerais das cenas acima em que aparecem os
direitos da criança.
Seja uma criança
alegre, educada, inteligente e obediente. Jesus te ama!
LÍNGUA PORTUGUESA
Flores
e cores da Primavera
Qual é a rainha das estações?
Saiba mais sobre esta época colorida que enfeita nosso planeta.
Notícias miúdas |
A rainha das estações, a primavera, dá o ar da graça exatamente no dia
23 de setembro à 1h30 e acaba em 21 de dezembro às 22h22, com a entrada do
verão. Até essa data a natureza mostra toda a sua exuberância de cores e
sinaliza a chegada certeira do calor em quase todas as regiões do Brasil.
A chegada da primavera em Minas Gerais, é também um dos períodos mais
quentes do ano, com termômetros chegando a registrar 35 graus na capital.
A umidade relativa do ar fica baixa e só sobe novamente em novembro, com
a chegada das frentes frias que ocasionarão as chuvas.
O nascimento da maioria das espécies na natureza também ocorre nesse
período. Após os dias frios, a natureza recupera seu esplendor. É quando as
plantas saem do período de dormência para entrar na florescência.
Ipês amarelos, brancos, roxos e rosas marcam a transição do inverno para
a primavera. E florescem algumas famílias de orquídeas, além das Hortência,
magnólias, margaridas, copos-de-leite e outras flores.
A floração é explicada também pela quantidade de luz, já que na primavera
os dias vão ficando mais longos e mais claros, condição ideal para as flores
germinarem.
CAMPOS.Lody.Flores e cores da
primavera.Jornal Hoje em Dia,Belo Horizonte, domingo, 17 set.2006.
1 - Responda. Dê respostas completas, em
seu caderno.
a) A que se refere o texto?
b) Qual é, exatamente, o início e o final
do texto?
c) Como é a chegada da primavera em Minas
Gerais?
d) “A umidade relativa do ar fica baixa”.
O que isso significa?
e) A primavera é comparada aos melhores
dias de nossas vidas. Escreva um parágrafo explicando o porquê.
f) Este texto é um artigo. Em qual jornal
foi publicado?
g) Quando e onde ele foi publicado?
2 - Crie uma linda paisagem que
represente a primavera. Desenhe animais, plantas e pessoas, num ambiente bem
bonito. Faça um colorido bastante alegre. Capriche!!! Você é Show!!!
3 - Vamos recordar o uso de pontuação.
Leia com atenção.
4 - Em seguida, faça as atividades das
folhas abaixo, em seu caderno.
5 - Vamos enfeitar, com carinho, a vida de
alguém. Assista aos links abaixo, monte um muralzinho de primavera e presenteie
alguém que você ama.
https://images.app.goo.gl/MKmEz2aTnHV2Zfrz9
https://images.app.goo.gl/Ze88G2TAn1qza1o66
https://images.app.goo.gl/MKmEz2aTnHV2Zfrz9
https://images.app.goo.gl/jyKLsK37TuJfw7387
Acreditamos em você. Temos certeza que
tudo vai ficar lindo!
Respostas das atividades de pontuação.
Folha 1 – Uso de ? ou !
a1, b!!, c ?, d !!, e ?, f !!, g ?, h !, i ?, j !, k ?, l
?, m !, n ?
Folha 2
1- a ?, b ., c !, d ?, e . , f !
2- Use a vírgula em todos os quadrinhos.
3- Use a vírgula para separar e o ponto
final para finalizar.
EDUCAÇÃO FÍSICA
EMPATIA
·
Habilidade
de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
· Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
· Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
·
Capacidade
de interpretar padrões não verbais de comunicação.
·
Sentimento
que objetos externos provocam em uma pessoa.
(fonte: Dicionário Michaelis)
Temos aí nas imagens abaixo, dois
esportes com atletas de olhos vendados e assentados no chão para tentarem
perceber a dificuldade que os atletas deficientes físicos enfrentam. E entender
que nada é obstáculo quando se quer de verdade alguma coisa.
Tarefa da semana:
Você irá
escolher um dos dois esportes das ilustrações:
ü
Futebol
com os olhos vendados. Peça um adulto para ficar por perto.
ü
Rebater
bola assentados. Chame o pessoal de casa para entrar no jogo.
Depois
registre por fotos ou desenhos essa experiência e mande para galeria do nosso
Blog ou pelo grupo do whatsapp.
Registre
também, por escrito, em seu caderno sua experiência. Foi fácil? Foi difícil? O
que você pode aprender com isso.
Assista este
filme:
“Somos todos
iguais; mesmo sendo diferentes”.
CIÊNCIAS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Para
desenvolver-se, as pessoas, numa sociedade, precisam utilizar recursos
naturais. Por exemplo:
- Para
produzir energia, precisam represar agua, alagando grandes regiões;
- Para
criar gado, derrubam grandes espaços de mata;
- Para
embalar alimentos e objetos, produzem plástico e papel, que depois é jogado no
ambiente;
-
Outros.
No entanto, alguns recursos naturais
podem ser extintos porque não conseguem se renovar na mesma velocidade que são
usados pelos seres humanos. Por essa razão, é importante adotar medidas de
desenvolvimento que garantam a preservação ambiental.
Atitudes simples no nosso dia-a-dia
podem fazer a diferença. Para conservar o meio ambiente, a Turma da Mônica acredita na regra
dos três "R"s: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. Assista
ao vídeo.
O desenvolvimento
sustentável nada mais é que aquele desenvolvimento capaz
de suprir as necessidades da sociedade, porém sem comprometer a capacidade do
planeta de atender as necessidades das futuras gerações. Podemos dizer, de
forma resumida, que é um desenvolvimento que não causa o esgotamento dos
recursos naturais do nosso planeta.
Importância do desenvolvimento sustentável
A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis,
faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os
recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso
contrário essas enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de
preço em decorrência dessa redução.
Então? Como podemos ajudar?
Assista
ao vídeo “Por que a reciclagem é tão importante”
AGORA RESPONDA:
1 - OS VÍDEOS QUE VOCÊ ASSISTIU FALAM SOBRE:
( )
A importância de se preservar as florestas.
(
) As estratégias de utilização dos recursos como reciclagem, reutilização
e redução de consumo.
( ) Como evitar o desenvolvimento social.
2 - ESCREVA A COR DAS LIXEIRAS PARA A COLETA SELETIVA:
VIDRO:
_______________________________________________
PAPEL: ________________________________________________
PLÁSTICO: _____________________________________________
3 - PESQUISE E LOCALIZE NO VÍDEO OS OBJETOS QUE ESTÃO POLUINDO
O PLANETA. ESCREVA O NOME DELES AQUI.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – QUE AÇÕES DO HOMEM APRESENTADAS NO VIDEO DA TURMA DA MÔNICA,
PREJUDICAM O MEIO AMBIENTE?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - VOCÊ ACHA QUE PODERIA
AJUDAR A SALVAR O NOSSO PLANETA? ESCREVA AQUI COMO VOCÊ PODERIA FAZER ISSO.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – LEIA A FRASE ABAIXO E EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU.
ARTE
Nossa
atividade de “Arte” dessa semana está
direcionada a uma data muito importante, ao “Dia Nacional do Trânsito”,
comemorado no dia 25 de setembro. Nessa data foi promulgada, por meio da
lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de
1997, cujo objetivo principal dessa lei era diminuir o número de
acidentes de trânsito no país.
O Dia do
Trânsito é uma data utilizada para ajudar a conscientizar todos nós sobre o
nosso papel no trânsito, e como pedestres, fazemos parte dele, por isso temos a
obrigação de contribuir para sua melhoria.
Uma das formas
de fazermos isso é conhecermos e estarmos atentos a sinalização aprendendo o
significado das placas de trânsito.
As placas de
trânsito estão divididas em 7 categorias: Regulamentação, Advertência,
Sinalização de Obras, Indicação, Educativas, Atrativo Turístico e Serviços
Auxiliares.
Agora que
você sabe um pouco mais sobre o “Dia do Trânsito”, pesquise, escolha e desenhe
no seu caderno de “Arte” 2 placas de
trânsito. Escreva o significado delas e capriche no colorido!
PARA SABER MAIS
Bom
trabalho!
MATEMÁTICA
Continuemos com os desafios escritos. Faça no caderno com
capricho e atenção.
DESAFIOS MATEMÁTICOS
A. João estocou 75 caixas contendo meia
dezena de tubos de cola cada uma. Quantos tubos de cola João estocou?
B. Num supermercado há 64 caixas com
meia dúzia de laranjas cada uma. Quantas laranjas há ao todo?
C. Um caixote tem 120 maçãs. Quantas
maçãs terão 8 caixotes?
D. Um feirante vendeu duas dúzias de
caixas de abacates. Em cada caixa havia meia dúzia de abacates. Quantos
abacates ele vendeu?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.