sexta-feira, 25 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 29/09 À 02/10/2020

 









GEOGRAFIA / HISTÓRIA

 

Outubro – Mês das crianças e dos professores

Infância: identidade e direitos das crianças – Diversidade cultural mineira

 

Habilidades e competências: (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

Objeto(s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivência e interação entre as pessoas.

 

Direitos e deveres da criança na comunidade (o respeito ao espaço e a diversidade)

As formigas

 

As formigas são insetos que vivem em sociedade. O papel principal é desempenhado pelas formigas obreiras. Além destas, existem os machos e as rainhas, que são encarregadas da reprodução.

Cada obreira tem uma atividade. Umas transportam provisões, outras se ocupam com os serviços internos, e outras, ainda, são guardiãs da entrada do formigueiro.

A formiga que mais prejudica o homem a saúva, porque destrói as plantações, sendo comparável a uma praga de gafanhotos. As folhas que a saúva corta são guardadas no formigueiro para nelas se desenvolverem cogumelos, os quais lhe servirão de alimento.

(Adaptado da Enciclopédia Delta Júnior). 

Extraído de br.pinteret.com

                     

Para você lembrar e refletir: (comunidade é um grupo de pessoas que têm os mesmos objetivos, que se reúnem para trabalhar, estudar, brincar ou somente conversar).

Após a leitura copie todas as questões e responda no caderno de Geografia e História. Capriche. Coloque a data. Dê respostas completas.

 

1 – Como você vive em comunidade?

2 – Copie e marque um X indicando o que faz e uma bolinha indicando o que você não faz no seu dia-a-dia.

(    ) Cumprimento as pessoas que encontro.

(    ) Agradecer sempre é um costume.

(    ) Não sou amigável e nem prestativo.

(    ) Ajudo nas tarefas dentro de casa.

(   ) Não me preocupo em manter limpos e preservados os espaços e ambientes públicos.

(    ) Jogo o lixo sempre dentro das lixeiras.

(    ) Digo sempre obrigado(a), desculpe-me e peço por favor.

(    ) Procuro cuidar do ambiente em que vivo.

(    ) Não respeito o próximo e nem às suas diferenças.

 

Identidade

 

Às vezes nem eu mesmo 

Sei quem sou.

Às vezes sou

“o meu queridinho”,

Às vezes sou

“moleque malcriado”.

Para mim

tem vezes que sou rei,

herói voador,

caubói lutador,

jogador campeão.

Às vezes sou pulga,

Sou mosca também,

que voa e se esconde

de medo e de vergonha.

Às vezes eu sou Hércules,

Sansão vencedor,

Peito de aço,

goleador!

Mas o que importa

O que pensam de mim?

Eu sou quem sou,

eu sou eu,

sou assim,

sou menino.

 

(Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo, Moderna1991).

 

       


            Foto: br.pinterest.com

 

3 - Preencha os dados abaixo no caderno. Preste atenção, eles são a sua identidade.

Seu nome e sobrenome. O sobrenome veio de quem? A cor de seus cabelos, de seus olhos e da sua pele. Onde nasceu? Sua data de nascimento. Seu endereço completo. Nome da avó paterna, nome do avô paterno. Nome da avó materna, nome do avô materno. Nome do seu pai e da sua mãe. Quantas irmãs e quantos irmãos? O que você mais gosta de comer? Você gosta de brincar de que? Qual a sua diversão favorita? Qual programa de TV mais gosta?

 

Direitos e deveres da criança. Os padrões internacionais de direitos da criança avançaram fortemente ao longo do século passado, mas ainda existem lacunas na realização dos ideais. A Convenção sobre os direitos da criança foi adotado pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989. Entrou em vigor em 02 de setembro de 1990. No Brasil o direito e o dever das crianças é amparado pela lei 8.069, de 13 de julho de 1990 com o Estatuto da Criança e do Adolescente (www.unicef.org)/brazil/historia-dos-direitos-da-crianca)

Observe as imagens abaixo sobre os direitos e deveres das crianças e depois responda as perguntas.

   


         Foto: escolaeducacao.com.br

 

   


    Foto: br.pinterest.com

 

4 – Toda criança tem quais direitos?

5 – Quais são os deveres da criança?

6 – Todos os direitos das crianças são respeitados?

7 – Você cumpre todos os seus deveres em casa, na rua e nos locais públicos?

8 – Qual o órgão responsável em fazer cumprir os direitos da criança?

 

Preste atenção nas imagens abaixo:

     1                                      2                                     3

    4                                         5                                    6

Foto: studylipt.com

 

9 – Escreva no caderno os numerais das cenas acima em que aparecem os direitos da criança.

 

Seja uma criança alegre, educada, inteligente e obediente. Jesus te ama!

 




 LÍNGUA PORTUGUESA

Flores e cores da Primavera

     Qual é a rainha das estações?

     Saiba mais sobre esta época colorida que enfeita nosso planeta.


   Notícias miúdas

 

 


     A rainha das estações, a primavera, dá o ar da graça exatamente no dia 23 de setembro à 1h30 e acaba em 21 de dezembro às 22h22, com a entrada do verão. Até essa data a natureza mostra toda a sua exuberância de cores e sinaliza a chegada certeira do calor em quase todas as regiões do Brasil.

     A chegada da primavera em Minas Gerais, é também um dos períodos mais quentes do ano, com termômetros chegando a registrar 35 graus na capital.

     A umidade relativa do ar fica baixa e só sobe novamente em novembro, com a chegada das frentes frias que ocasionarão as chuvas.

     O nascimento da maioria das espécies na natureza também ocorre nesse período. Após os dias frios, a natureza recupera seu esplendor. É quando as plantas saem do período de dormência para entrar na florescência.

     Ipês amarelos, brancos, roxos e rosas marcam a transição do inverno para a primavera. E florescem algumas famílias de orquídeas, além das Hortência, magnólias, margaridas, copos-de-leite e outras flores.

     A floração é explicada também pela quantidade de luz, já que na primavera os dias vão ficando mais longos e mais claros, condição ideal para as flores germinarem.

CAMPOS.Lody.Flores e cores da primavera.Jornal Hoje em Dia,Belo Horizonte, domingo, 17 set.2006.


1 - Responda. Dê respostas completas, em seu caderno.

a) A que se refere o texto?

b) Qual é, exatamente, o início e o final do texto?

c) Como é a chegada da primavera em Minas Gerais?

d) “A umidade relativa do ar fica baixa”. O que isso significa?

e) A primavera é comparada aos melhores dias de nossas vidas. Escreva um parágrafo explicando o porquê.

f) Este texto é um artigo. Em qual jornal foi publicado?

g) Quando e onde ele foi publicado?

2 - Crie uma linda paisagem que represente a primavera. Desenhe animais, plantas e pessoas, num ambiente bem bonito. Faça um colorido bastante alegre. Capriche!!! Você é Show!!!

3 - Vamos recordar o uso de pontuação. Leia com atenção.

4 - Em seguida, faça as atividades das folhas abaixo, em seu caderno.

5 - Vamos enfeitar, com carinho, a vida de alguém. Assista aos links abaixo, monte um muralzinho de primavera e presenteie alguém que você ama.

   https://images.app.goo.gl/MKmEz2aTnHV2Zfrz9

   https://images.app.goo.gl/Ze88G2TAn1qza1o66

   https://images.app.goo.gl/MKmEz2aTnHV2Zfrz9

   https://images.app.goo.gl/jyKLsK37TuJfw7387

Acreditamos em você. Temos certeza que tudo vai ficar lindo!





Respostas das atividades de pontuação.

 

Folha 1 – Uso de ? ou !

a1, b!!, c ?, d !!, e ?, f !!, g ?, h !, i ?, j !, k ?, l ?, m !, n ?

 

Folha 2

1-   a ?, b ., c !, d ?, e . , f !

2-   Use a vírgula em todos os quadrinhos.

3-   Use a vírgula para separar e o ponto final para finalizar.





 EDUCAÇÃO FÍSICA




EMPATIA


·         Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.

·         Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.

·         Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.

·         Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.

·         Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.

(fonte: Dicionário Michaelis)

 

Temos aí nas imagens abaixo, dois esportes com atletas de olhos vendados e assentados no chão para tentarem perceber a dificuldade que os atletas deficientes físicos enfrentam. E entender que nada é obstáculo quando se quer de verdade alguma coisa.

 



Tarefa da semana:

Você irá escolher um dos dois esportes das ilustrações:

ü  Futebol com os olhos vendados. Peça um adulto para ficar por perto.

ü  Rebater bola assentados. Chame o pessoal de casa para entrar no jogo.

Depois registre por fotos ou desenhos essa experiência e mande para galeria do nosso Blog ou pelo grupo do whatsapp.

Registre também, por escrito, em seu caderno sua experiência. Foi fácil? Foi difícil? O que você pode aprender com isso.

Assista este filme:



 “Somos todos iguais; mesmo sendo diferentes”.




 CIÊNCIAS

 

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

Para desenvolver-se, as pessoas, numa sociedade, precisam utilizar recursos naturais. Por exemplo:

- Para produzir energia, precisam represar agua, alagando grandes regiões;

- Para criar gado, derrubam grandes espaços de mata;

- Para embalar alimentos e objetos, produzem plástico e papel, que depois é jogado no ambiente;

- Outros.

        No entanto, alguns recursos naturais podem ser extintos porque não conseguem se renovar na mesma velocidade que são usados pelos seres humanos. Por essa razão, é importante adotar medidas de desenvolvimento que garantam a preservação ambiental.

        Atitudes simples no nosso dia-a-dia podem fazer a diferença. Para conservar o meio ambiente, a Turma da Mônica acredita na regra dos três "R"s: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR. Assista ao vídeo.

 


 

O desenvolvimento sustentável  nada mais é que aquele desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da sociedade, porém sem comprometer a capacidade do planeta de atender as necessidades das futuras gerações. Podemos dizer, de forma resumida, que é um desenvolvimento que não causa o esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta.

 

Importância do desenvolvimento sustentável

A importância do desenvolvimento sustentável é bastante simples: se não adotarmos medidas sustentáveis, faltarão recursos naturais no futuro. Precisamos utilizar os recursos de maneira consciente para não afetar as gerações futuras, caso contrário essas enfrentarão escassez de alguns produtos, bem como um aumento de preço em decorrência dessa redução.

 

Então? Como podemos ajudar?

Assista ao vídeo “Por que a reciclagem é tão importante”

 


 

AGORA RESPONDA: 

 

1 - OS VÍDEOS QUE VOCÊ ASSISTIU FALAM SOBRE:

(    )  A importância de se preservar as florestas.

(   ) As estratégias de utilização dos recursos como reciclagem, reutilização e redução de consumo.

(    ) Como evitar o desenvolvimento social.

  

2 - ESCREVA A COR DAS LIXEIRAS PARA A COLETA SELETIVA:

VIDRO: _______________________________________________

PAPEL: ________________________________________________

PLÁSTICO: _____________________________________________

 

3 - PESQUISE E LOCALIZE NO VÍDEO OS OBJETOS QUE ESTÃO POLUINDO O PLANETA. ESCREVA O NOME DELES AQUI.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – QUE AÇÕES DO HOMEM APRESENTADAS NO VIDEO DA TURMA DA MÔNICA, PREJUDICAM O MEIO AMBIENTE?

__________________________________________________________________________________________________________________________________

5 - VOCÊ ACHA QUE PODERIA AJUDAR A SALVAR O NOSSO PLANETA? ESCREVA AQUI COMO VOCÊ PODERIA FAZER ISSO.

__________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – LEIA A FRASE ABAIXO E EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU.


 




 ARTE



Nossa atividade de “Arte” dessa semana está direcionada a uma data muito importante, ao “Dia Nacional do Trânsito”, comemorado no dia 25 de setembro. Nessa data foi promulgada, por meio da lei nº 9.503, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997, cujo objetivo principal dessa lei era diminuir o número de acidentes de trânsito no país.

 

O Dia do Trânsito é uma data utilizada para ajudar a conscientizar todos nós sobre o nosso papel no trânsito, e como pedestres, fazemos parte dele, por isso temos a obrigação de contribuir para sua melhoria.

 

Uma das formas de fazermos isso é conhecermos e estarmos atentos a sinalização aprendendo o significado das placas de trânsito.

 

As placas de trânsito estão divididas em 7 categorias: Regulamentação, Advertência, Sinalização de Obras, Indicação, Educativas, Atrativo Turístico e Serviços Auxiliares.

 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o “Dia do Trânsito”, pesquise, escolha e desenhe no seu caderno de “Arte” 2 placas de trânsito. Escreva o significado delas e capriche no colorido!



PARA SABER MAIS  


CLIQUE AQUI


Bom trabalho!





MATEMÁTICA

 

Continuemos com os desafios escritos. Faça no caderno com capricho e atenção.

DESAFIOS MATEMÁTICOS

 

A. João estocou 75 caixas contendo meia dezena de tubos de cola cada uma. Quantos tubos de cola João estocou?

B. Num supermercado há 64 caixas com meia dúzia de laranjas cada uma. Quantas laranjas há ao todo?

C. Um caixote tem 120 maçãs. Quantas maçãs terão 8 caixotes?

D. Um feirante vendeu duas dúzias de caixas de abacates. Em cada caixa havia meia dúzia de abacates. Quantos abacates ele vendeu?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.