sábado, 19 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 3º ANO - PERÍODO DE 21 À 25/09/2020

 





Língua Portuguesa


Olá, 3º ano! Esperamos que esteja tudo bem com vocês!

Hoje vamos trabalhar com um tipo de texto que também pode transmitir muita informação para nós. Vamos trabalhar com a letra de música. É uma música muito bacana que se chama Herdeiros do Futuro. Ela traz uma mensagem muito importante para nós. Leia com atenção, depois, assista ao vídeo.



Herdeiros do futuro

Toquinho


A vida é uma grande

Amiga da gente

Nos dá tudo de graça

Pra viver

Sol e céu

Luz e ar

Rios e fontes

Terra e mar.



Somos os herdeiros do futuro

E pra esse futuro ser feliz

Vamos ter que cuidar

Bem desse país



Será que no futuro

Haverá flores?

Será que os peixes


Vão estar no mar?

Será que os arco-íris

Terão cores?

E os passarinhos

Vão poder voar?



Será que a terra

Vai seguir nos dando

O fruto, a folha

O caule e a raiz?

Será que a vida

Acaba encontrando

Um jeito bom

Da gente ser feliz?

Vamos ter que cuidar

Bem desse país.



Antes de realizar as atividades, assista ao vídeo com a música Herdeiros do Futuro, cantada por Leandro e Leonardo.


1- Qual é o assunto principal do texto?

( ) a preservação do ambiente. ( ) vários tipos de ambiente.

2 – De acordo com a letra da música, a vida é uma grande amiga da gente porque ___________________________________________.

3 – Que coisas a vida nos dá de graça? _______________________

______________________________________________________

4 – Procure no dicionário o significado da palavra “herdeiro” e copie.

5 – O que quer dizer que somos herdeiros do futuro?

6 – A letra da música traz uma preocupação com alguns elementos do meio ambiente no futuro. Que elementos são esses?



7 – Veja as imagens abaixo:



- Em qual delas há o cuidado com o meio ambiente?


- Escreva uma frase para as imagens onde NÃO há cuidado com o ambiente.


8 - A música diz que “Vamos ter que cuidar bem desse país”. Converse com sua família e faça uma lista de coisas que podemos e devemos fazer para cuidar do nosso país e para que nosso futuro seja feliz.







PALAVRAS ESCRITAS COM QUE/QUI

1 -Leia o grupo de palavras do quadro abaixo e copie-as em seu caderno para treinar. Use letra cursiva.


AQUELE – QUERIDO – QUEIJO - QUILO – QUIABO – CAQUI - COQUEIRO – ESQUILO – AQUI – ESQUINA – ESQUELETO – QUIBE - QUEDA – QUEIMADA – MÁQUINA – MOLEQUE – QUIETO – QUERIDO QUINTA – PAQUERA – PERIQUITO – BARQUINHO – PEQUENO QUEBRADO – QUERO – QUINDIN – QUITANDA - QUIRERA


2 – Faça em seu caderno um quadro como o abaixo e distribua as palavras da atividade 1, de acordo com a escrita.

Palavras com QUE

Palavras com QUI

























3 – Procure no dicionário o significado das palavras da atividade 1, que você ainda não conhecia.



4 – No caderno, separe as sílabas das palavras abaixo e classifique quanto ao número de sílabas (pode consultar o quadro de classificação)

Quitanda - _______________________________________

Periquito - _______________________________________

Coqueiro - _______________________________________

Barquinho - _______________________________________

Moleque - _______________________________________

Esqueleto - ______________________________________

5 – Faça as atividades em seu caderno. Se você não puder imprimir, não precisa colorir, basta formar as palavras e copiá-las.



Matemática


Vamos aprender mais sobre números ordinais? Assista o vídeo no Youtube antes de começarmos as atividades.





1 - Resolva as operações:


2 - Colora os números pares de verde e os números ímpares de azul.

168

225

189

176

315

896

555

286

341

210

264

433

177

249

522


3 - Resolva os problemas a seguir.



  1. Luana tem 76 figurinhas e comprou mais 8. Quantas figurinhas Luana tem?



  1. Júlio colheu 17 mangas e 15 maças. Quantas frutas Júlio colheu?


  1. Viviane comprou uma boneca por R$38,00 e um conjunto de bolas de gude por R$24,00. Quantos reais Viviane gastou?



Geografia/História

MEIO AMBIENTE E OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS RECURSOS NATURAIS.

    


Há muitos anos ouvimos falar da degradação ambiental, do excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento dos homens, do mundo consumista.

    Isso acontece em razão da pouca conscientização que temos de que é fundamental preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo que ela nos oferece de melhor, a começar pelo ar que respiramos.

    Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande responsabilidade.

    -Não jogue lixo nas ruas: Cada um deles possui um tipo diferente de matéria prima, que leva anos para se desmanchar na natureza. Um único chiclete leva cinco anos para se decompor.

    -Não desperdice água: Escovar os dentes, fazer a barba e tomar banho são atitudes que podem ser feitas com grande economia de água, mantendo os registros fechados. Molhe a escova e feche a torneira, abrindo-a para enxaguar a boca; com a barba e o banho a mesma coisa.

    -Separe o lixo: Quando o lixo é separado a coleta fica mais fácil, assim também deve ser com produtos que podem ser reciclados, para que o reaproveitamento da matéria prima seja viável.

    -Evite usar materiais descartáveis: Não existem aterros sanitários suficientes para abrigar a quantidade desses materiais, que são utilizados com frequência. Uma sacola grande, de palha ou tecido de algodão, carrinho de feira, poderá evitar o consumo de saquinhos de supermercado, um dos maiores poluentes.

    -Denuncie: Fábricas e pessoas têm jogado detritos poluentes em rios, lagos e mares, prejudicando as populações ribeirinhas, bem como os animais que vivem nesse ambiente. Algumas fábricas lançam fumaças pretas, contaminadas, o que carrega e polui o ar que respiramos.

    -Não compre animais silvestres: Retirados de seu habitat natural, algumas espécies animais encontram-se em extinção, prejudicando a natureza, a sustentação de sua cadeia alimentar. Se alguém compra, as vendas tendem a continuar.

    Existem várias formas de combatermos a destruição do meio ambientes, uma delas é exercermos a nossa cidadania, agindo contra atitudes que desrespeitem a natureza, para que não tenhamos que enfrentar uma crise socioambiental.


PRESERVAR RECURSOS NATURAIS

    Cerca de 70% da Terra é composta por água. Daí vem o nome Planeta Azul. Então, por que será que ambientalistas do mundo todo afirmam que a água é um recurso natural escasso hoje em dia? Porque somente 2,5% desse total é doce, sendo que a maior parte está nas geleiras. Por isso, a crise mundial de falta de água é uma realidade e um grande perigo para a humanidade.

    As atitudes simples no nosso dia a dia que já abordamos aqui ajudam muito na preservação desse recurso natural indispensável para a vida de todos os seres terrenos. No entanto, o principal, é evitar o desperdício de alimentos, pois mais da metade da água dos nossos reservatórios é direcionada à irrigação do setor Agropecuário. Isto é, quem estraga alimentos, está jogando fora água que foi usada no processo produtivo.

    Pronto! Agora você já sabe como a consciência ambiental é importante para a preservação dos recursos e a necessidade de ser transmitida para as novas gerações. Procure, dentro da sua realidade, colocar em prática algumas das ações citadas. Temos certeza que boa parte dessas medidas pode ser incorporada na sua rotina.

    Por mais que pareça um futuro distante a escassez de recursos naturais importantes, como a água, a realidade já está batendo em nossas portas. Inclusive, o Brasil criou o sistema de bandeiras tarifárias, justamente por causa da falta de água nas hidrelétricas. Ou seja, somos nós que estamos pagando, literalmente, o preço da falta de consciência ambiental.

    A água, o ar, o solo, o petróleo, as rochas, a madeira e tudo que o ser humano utiliza e que é retirado da natureza são chamados de Recursos Naturais.

    Os recursos naturais se dividem em duas categorias: Renováveis e Não Renováveis.

    Recursos naturais renováveis: são aqueles que após terem sido utilizados pelo ser humano poderá ser reciclado ou substituído pela natureza ou com ajuda do homem, como por exemplo, as árvores, a energia solar e elétrica.


    Os recursos naturais não renováveis: são recursos esgotáveis e cada vez mais os órgãos ambientais criam normas e leis para conter a exploração destes recursos. Estes recursos minerais são amplamente explorados como fonte de energia pelo homem (carvão, petróleo, gás natural). As principais fontes de energia provêm dos recursos não renováveis, considerados importantes economicamente e geradores de riquezas para os países que os exploram.


Responda as questões abaixo com base no texto acima:


1-Quais atitudes devemos ter para proteger o meio ambiente?

2-Em sua casa como você e sua família utiliza a água de maneira consciente.

3-O que são recursos naturais?

4-Dê exemplos de recursos naturais renováveis.

5-O que são recursos naturais não renováveis.

6-De que forma usamos esses recursos naturais no dia a dia.

a)Água

b)Ar

c)Solo

d)Vegetação


Observe a imagem a seguir:


6-O que podemos observar na paisagem acima? O que aconteceu para que ela ficasse desse jeito?

7-Observe as fotos a seguir e responda quais são as diferenças entre as suas paisagens?

FOTO A

FOTO B


8-Qual das paisagens está sendo preservada? Por quê?

9-Na paisagem da foto A, O recurso natural ( madeira), está sendo usado de maneira consciente?



10-Os lixões também representam um grande problema para o meio ambiente. De que maneira podemos produzir menos lixo?



11-Em sua casa, vocês têm o hábito de fazer a coleta seletiva?



Ciências



Realize as atividades abaixo no caderno de ciências:



Não pegue carona neste vírus

Coronavírus

(Isabel Cristina S. Soares)

Atenção amiguinhos

Uma coisa vou falar

Antebraço na boquinha

Se você vai espirrar!



Alimentos bem cozidos

Para o vírus não pegar

Lave sempre suas mãos

Evite se contaminar!



O corona tá chegando

Não podemos vacilar

De carona nesse vírus

Eu não quero viajar!






ARTE


Olá Pessoal, vocês sabiam que no dia 22 de setembro de 2020, 3ª feira, às 10:31h inicia-se a “Primavera”?

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, a “Primavera” é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como "Estação das Flores".

Para realizarmos nossa atividade de “Arte” dessa semana vamos nos inspirar na natureza e utilizar materiais como galhos secos, pétalas de flores, folhas e o que mais sua imaginação permitir. Crie desenhos alegres e divertidos usando esses elementos naturais.


Veja alguns exemplos e inspire-se:




Para você se inspirar mais ainda, assista o vídeo abaixo.



Queremos ver sua arte! Fotografe e nos envie!

blogemvg@gmail.com



EDUCAÇÃO FÍSICA


😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍😍




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.