Língua Portuguesa
Vamos ler com muita atenção esse lindo poema, para realizar as atividades a seguir.
1 - Responda as perguntas no caderno.
a) Qual é o assunto do texto?
b) Para você, o que significa ser criança?
c) Você se identifica com essa personagem do texto?
d) Quantas estrofes tem o poema?
e) Qual é o nome da autora do texto?
2 - Retire do texto palavras que rimam e escreva no caderno.
3 - Passe as palavras abaixo para o plural, depois separe-as em sílabas e escolha três palavras e forme frases.
a) Escola
b) Jardim
c) Casinha
d) Filme
e) Praia
f) Mãe
g) Criança
4 - Passe as palavras para o singular:
-
Árvores – calções – amigos – mãos
-
5 - Retire do texto três palavras monossílabas, três dissílabas, três trissílabas e três polissílabas. Registre no caderno.
6 - Cite quais são as brincadeiras que você mais gosta.
MATEMÁTICA
O primeiro direito da criança segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente é:
Toda criança tem direito à vida e à saúde!
Copie e responda todos os probleminhas no caderno de Matemática. Se precisar, faça a operação e dê respostas completas:
1 - O Hospital Vida estava lotado. A atendente distribuiu senhas as mamães com seus bebês para organizar o atendimento aos pediatras. Veja as senhas distribuídas:
Quais as senhas faltam para completar a sequência acima?
a)182 - 188
b) 180 - 190
c) 181 - 187
d) 180 – 186
2-Quando as mamães entraram no corredor dos consultórios, perceberam que do lado direito ficavam os consultórios pares. E do lado esquerdo os consultórios ímpares. Separe os números das salas abaixo em duas colunas:
-
12
13
14
25
5
9
3
22
22
5
9
8
17
16
20
13
Salas ímpares |
Salas pares |
3-No mês de julho de 2020, no hospital Vida, nasceram 176 crianças. Em agosto nasceram 123 crianças. Quantos bebês nasceram nesses dois meses?
4-Segundo direito das crianças e adolescentes é:
Toda Criança tem direito à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Direito à liberdade também quer dizer que a criança tem direito a divertir- se! Divirta-se: Desafio!
5-A criança também direito à Educação, à cultura, ao Esporte e lazer.
Assista atentamente o vídeo:
6 - Assista o vídeo:
Agora responda:
Ciências
Assista ao vídeo sobre os 4 elementos.
Depois, leia com atenção o texto sobre o elemento ÁGUA e faça as atividades.
Nas próximas semanas vamos falar sobre os outros elementos.
A Água
A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida. O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas. O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia. A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem. Ela não tem cheiro (inodora), não tem cor (incolor), não tem sabor (insípida) e é formada por dois gases: hidrogênio (H) e oxigênio (O2). Para que a água se torne potável, ou seja, própria para o consumo, precisa ser tratada. Atualmente, milhões de pessoas em todo mundo não dispõem de água de boa qualidade, e um dos motivos está na contínua poluição dos rios, decorrente da falta de cuidado do homem. Dizemos que a água está contaminada, ou imprópria para o consumo, quando apresenta sujeira e micro-organismos que causam doenças ao homem e aos animais.
|
Em seu caderno, responda ao questionário:
1- Segundo o texto quais são as propriedades principais da água?
2 - Além da hidratação humana, quais são os outros possíveis empregos da água?
3- Qual é o elemento fundamental para a maior parte dos seres vivos? Quantos e quais são os gases que o formam?
4 - Uma certa porcentagem do peso de uma pessoa é formada por água. Qual é essa porcentagem?
5 - Qual a função da água no corpo?
6- Dê exemplos de alimentos que contém água?
7 - Qual é a porcentagem dessa água que não está congelada?
8 – Na sua opinião, o que você pode fazer para a água do mundo não acabar?
GEO/HISTÓRIA
Nesta aula vamos entender um pouquinho melhor o conceito de paisagem natural e humanizada.
Olhando ao seu redor, você pode ver várias coisas. Muitas delas foram feitas pelo homem, outras não.
Tudo que existe e que não foi feito pelas mãos humanas, fazem parte da natureza, como rios, mares, fontes, serras, montanhas, florestas, animais, etc. Estes exemplos pertencem à paisagem natural.
O homem, para o seu bem-estar e para ter melhores condições de vida, modifica a paisagem natural construindo pontes, estradas, barragens nos rios, moradias. Essa modificação é chamada paisagem humanizada.
Em ambientes urbanos, como nas grandes cidades, existem em sua maioria a paisagem modificada, pois o homem necessita da tecnologia a seu favor. Já nos ambientes rurais, como os sítios, fazendas se vê mais a paisagem natural. Nesses locais a natureza está a favor do homem.
Veja o vídeo:
Responda e dê exemplos:
1) Onde há mais paisagens modificadas?
2) Onde há mais paisagens naturais?
Assista ao vídeo:
Responda em seu caderno:
1) Ao chegar na casa de Chico Bento, qual é a reação de seu primo?
2) O que o menino da cidade aprende com Chico Bento?
3) Descreva as paisagens das regiões onde cada criança mora.
4) As crianças do vídeo trabalham. Você acha que o trabalho que elas faziam era prejudicial ou era para ajudar nas tarefas domésticas? Explique sua resposta.
5) As crianças eram iguais? Escreva um pouco sobre cada uma.
6) Qual aprendizado o primo de Chico leva para cidade?
7) É possível pessoas diferentes conviver e se entender? Explique.
8) Como esse mês é comemorado o dia das crianças, vai aí um vídeo em sua homenagem!
ARTE
Nossa atividade de “Arte” dessa semana está direcionada a uma data muito importante, ao “Dia Nacional do Trânsito”, comemorado no dia 25 de setembro. Nessa data foi promulgada, por meio da lei nº 9.503,o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano de 1997, cujo objetivo principal dessa lei era diminuir o número de acidentes de trânsito no país.
O Dia do Trânsito é uma data utilizada para ajudar a conscientizar todos nós sobre o nosso papel no trânsito, e como pedestres, fazemos parte dele, por isso temos a obrigação de contribuir para sua melhoria.
Uma das formas de fazermos isso é conhecermos e estarmos atentos a sinalização aprendendo o significado das placas de trânsito.
As placas de trânsito estão divididas em 7 categorias: Regulamentação, Advertência, Sinalização de Obras, Indicação, Educativas, Atrativo Turístico e Serviços Auxiliares.
Agora, iremos ler a Cartilha sobre os 10 mandamentos do trânsito, disponibilizada pelo Governo Federal.
A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, mobilização suprapartidária do Congresso Nacional, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Ministério das Cidades, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) uniram-se na Semana Nacional do Trânsito para levar às Igrejas, escolas, empresas e associações de bairro a ideia de promover a educação, a solidariedade e o respeito de todos nas ruas e estradas do Brasil. Para isso, valeram-se dos "Dez Mandamentos do Motorista", publicados no documento "Orientações para a pastoral da estrada" do Conselho Pontifício da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes.
Agora que você sabe um pouco mais sobre o “Dia do Trânsito”, pesquise, escolha e desenhe no seu caderno de “Arte” 2 placas de trânsito. Escreva o significado delas e capriche no colorido!
EDUCAÇÃO FÍSICA
EMPATIA
Habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa.
Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.
Qualquer ato de envolvimento emocional em relação a uma pessoa, a um grupo e a uma cultura.
Capacidade de interpretar padrões não verbais de comunicação.
Sentimento que objetos externos provocam em uma pessoa.
(fonte: Dicionário Michaelis)
Temos aí nas imagens abaixo, dois esportes com atletas de olhos vendados e assentados no chão para tentarem perceber a dificuldade que os atletas deficientes físicos enfrentam. E entender que nada é obstáculo quando se quer de verdade alguma coisa.
Tarefa da semana:
Você irá escolher um dos dois esportes das ilustrações :
Futebol com os olhos vendados. Peça um adulto para ficar por perto.
Rebater bola assentados. Chame o pessoal de casa para entrar no jogo.
Depois registre por fotos ou desenhos essa experiência e mande para galeria do nosso Blog ou pelo grupo do whatsapp.
Registre também por escrito, em seu caderno sua experiência. Foi fácil? Foi difícil? O que você pode aprender com isso.
Assista este filme :
“Somos todos iguais; mesmo sendo diferentes”.
💙💚💛💜💜💛💚💙💙💚💛💜💜💛💚💙💙💚💛💜💜💛💚💙💙💚💛💜💜💛💚💙
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.