LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA
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A atividade a seguir está nas páginas 84 a 87 do livro de Língua
Portuguesa. Caso você tenha o livro poderá usá-lo. Caso não tenha, é só copiar
e responder a atividade abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa.
·
A atividade dessa semana é continuação da atividade “Um gigante que tem
medo de abelha”, feita na semana dos dias 17 a 21/08.
·
O livro de Língua Portuguesa utilizado em nossa escola é esse da imagem
abaixo:
Linguagem
e construção dos textos
Comparando
textos informativos
As informações que você leu foram
encontradas em uma revista. Veja agora as informações sobre o elefante
encontradas em um verbete de dicionário.
Verbete: conjunto de significados e explicações
referentes a uma palavra. Os verbetes são organizados em ordem alfabética. |
Observe como aparece o verbete suas partes neste dicionário.
Elefante (e-le-fan-te) substantivo Mamífero quadrúpede de grande porte e pele
áspera. Tem orelhas grandes e moles, patas grossas, cauda fina e presas de
marfim. O elefante tem também uma grande tromba, que usa para pegar qualquer
coisa. Com ela pode levantar objetos muito pesados. É o maior animal terrestre,
com até três metros de altura e até 5.000 quilos Vive na Ásia e na África.
Alimenta-se de vegetais. Na Ásia, o elefante é utilizado como meio de
transporte. [Feminino: elefanta] |
Aurélio B. H.
Ferreira. Aurelinho – Dicionário
infantil ilustrado da Língua Portuguesa. Curitiba:
Positivo, 2008. P. 117.
a
Considerando as informações desse verbete, marque
aquelas que você já tinha lido no texto informativo da revista Recreio.
( ) É um mamífero (
) Vive na Ásia e na África
( ) Tem orelhas grandes ( ) É quadrúpede
( ) Tem presas de marfim ( ) Alimenta-se de vegetais
Agora, escreva uma informação nova que o verbete apresenta.
1
Internet. Veja um trecho de outro texto informativo
sobre elefantes. Ele foi escrito pela bióloga Mara C. Marques e publicado em um
site.
Saiba tudo sobre o elefante Mara C.
Marques. Bióloga do setor de mamíferos do zoológico de SP Nome
popular: elefante Nome
científico: o
elefante africano é Loxodonta africana
e o elefante asiático é Elephas maximus [...] Hábitos
alimentares: Três
quartos da vida do elefante são devotados à procura de comida e água, a dieta
é estritamente herbívora. A maior parte dos elefantes consomem entre 70 e 150
quilos de comida e 80 a 100 litros de água por dia. As acácias estão entre as
folhagens e frutas mais consumidas e favoritas dos elefantes. Tamanho: O elefante africano é o maior
deles, medindo entre 7 e 8 metros de cabeça e corpo e 4 metros de altura. As
orelhas são enormes e podem alcançar metade da altura do indivíduo. Peso: Chega a pesar 7 toneladas. A longa
e flexível tromba apresenta dois “dedos” na ponta e pode pesar até 200 kg. [...] Mara C. Marques. Saiba tudo sobre o
elefante. Portal Terra. 30 de jul. 2003.
Disponível em: www.terra.com.br/criancas/bichos/elefante.htm Acesso em: 15 jan. 2018. |
a
Escreva
duas informações que você só encontrou no texto escrito pela bióloga.
b
Leiam
as informações encontradas nos textos da revista Recreio, do dicionário e da
internet.
Nome popular |
Elefante |
Nome científico |
Lexodonta africana |
Tamanho |
3 a 4 metros de altura |
Peso |
5 a 7 mil quilogramas (5
a 7 toneladas) |
Alimentação |
Herbívoro: folhagens,
vegetais, frutas |
Habitat (onde vive) |
África e Ásia |
Características |
Tromba comprida, orelhas
grandes, pele enrugada, pernas e pés fortes, presas de marfim |
Hábitos |
Dorme em pé, toma banho
de lama, abana-se com as grandes orelhas, tem boa memória, tem medo de
abelhas, faz cerca de 90 quilogramas de cocô por dia. |
c
Assinalem
de onde veio cada uma das informações.
|
Revista Recreio |
Dicionário |
Internet |
Tamanho |
|
|
|
Peso |
|
|
|
Alimentação |
|
|
|
Habitat (onde vive) |
|
|
|
Características |
|
|
|
Hábitos |
|
|
|
1 Observe o nome científico do elefante:
Lexodonta africana. Escreva sobre a forma como esse nome foi escrito.
2 Embora os textos lidos tenham sido
retirados de fontes diferentes, eles têm características em comum. Marque as
afirmações corretas sobre esses textos.
(
) Apresentam descrições com detalhes.
(
) Apresentam termos científicos.
(
) A linguagem é mais planejada, mais formal.
(
) A linguagem é mais espontânea, do dia a dia, mais informal.
(
) Os dados podem ser comprovados.
(
) Exploram a linguagem figurada.
3 As características dos elefantes foram
dadas de formas diferentes em cada um dos textos que você leu Leia as
descrições abaixo e complete-as com as palavras do quadro.
·
Texto
informativo na revista Recreio ·
Verbete de dicionário ·
Texto
informativo no site
|
a
Informações
organizadas e resumidas para explicar uma palavra. Linguagem formal.
Encontradas no __________________
b
Informações
científicas dadas por especialista com detalhes. Linguagem formal. Encontradas
no ________________
c
Informações
organizadas com recursos para chamar a atenção do leitor mais jovem. Linguagem
menos formal. Encontradas no ____________
4 Qual é a intenção predominante desses
textos?
(
) Divertir o leitor.
(
) Imaginar mundos fantásticos
(
) Dar informações.
( ) Apresentar resultados de pesquisas.
MATEMÁTICA
Nesta semana vamos retomar o Sistema de Medida de
Comprimento. Sabemos que esse assunto já é do seu conhecimento mas, como tudo
na Matemática, vamos aprendendo um pouco mais a cada ano de estudo.
Assista ao vídeo abaixo:
Agora que você assistiu ao
vídeo, copie a matéria (para assimilar e aprender com mais facilidade) e
resolva as atividades no seu caderno de Matemática
Vamos começar pela História…
Como você já sabe, sempre existe uma história dentro da
Matemática e das demais Ciências, e não poderia ser diferente no Sistema de
Medida de Comprimento.
Na
Antiguidade, quando ainda não existia nenhuma convenção, as pessoas buscavam
meios de poder medir. Para tanto, utilizavam partes do corpo, recurso que era
impreciso e que, portanto, resultava em erro.
Ao
utilizar os pés numa mediação, por exemplo, a probabilidade de ocorrência de
erros era muito grande dado que os tamanhos desses membros diferiam de pessoa
para pessoa.
Assim,
na década de 1960 é adotado o Sistema Internacional de Medidas (SI), o
qual teve origem na França.
Observe
o mapa Mundi abaixo:
Os países coloridos de verde adotaram
oficialmente o sistema métrico internacional (SI). Apenas três das 203 nações
não adotaram oficialmente o Sistema Internacional de Unidades como seu sistema
principal ou único de medição: Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Os Estados
Unidos são o único país industrializado do mundo que têm uma aversão ao uso do
Sistema Internacional de Unidades como o sistema predominante de medida.
Utilizamos
as medidas de comprimento quando necessitamos medir a altura de uma pessoa,
tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros
objetos.
O metro (m)
é a unidade fundamental de medida de comprimento.
Estes são os
instrumentos mais usados para medir comprimentos.
Para medir o
comprimento de grandes extensões usamos unidades de medida maiores que o metro,
ou seja, os múltiplos do metro.
MÚLTIPLOS DO METRO
Decâmetro (dam) = 10 metros = 10 vezes maior que o
metro
Hectômetro (hm) = 100 metros = 100 vezes maior que o
metro
Quilômetro (km) = 1 000 metros = 1 000 vezes maior que
o metro
O quilômetro (km) é o múltiplo mais usado do metro.
Para medir
pequenos comprimentos usamos unidades de medidas menores que o metro, ou seja,
os submúltiplos do metro.
SUBMÚLTIPLOS DO METRO
Decímetro (dm) = 0,1 do metro = 10 vezes menor que o
metro
Centímetro (cm) = 0,01 metro = 100 vezes menor que o
metro
Milímetro (mm) = 0,001 metro = 1 000 vezes menor que
o metro
O submúltiplo mais usado do metro é o centímetro
Representando
no quadro:
Cada unidade de comprimento é 10 vezes maior que a
unidade imediatamente inferior.
Cada unidade
de comprimento é 10 vezes menor que a unidade imediatamente superior.
Utilizamos o quilômetro para medir
distâncias entre cidades, estados ou países. O metro é utilizado para expressar
altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O
centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de
mesas e objetos domésticos. O milímetro é utilizado na medição de parafusos e
objetos muito pequenos.
Leia e faça
as atividades das páginas 110 a 116 do nosso livro didático e depois resolva as
atividades abaixo:
1.Quantos centímetros faltam para completar um metro?
-50
centímetros: ________________________________________
-40
centímetros: ________________________________________
-30
centímetros : ________________________________________
2.Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos
metros compramos juntos?
a.( ) 6 metros
b.( ) 8 metros
c.( )4 metros
3.Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças
iguais a essa?
a.( ) 166 metros
b.( )160 metros
c.( )150 metros
4.Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do
mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?
a.( ) 12 metros
b.( ) 13 metros
c.( ) 14 metros
5. A rua da escola Rondon mede 46 metros. A rua da casa da Jéssica mede 34 metros.
Quantos metros medem as duas ruas juntas?
a.( ) 80 metros
b.( ) 60 metros
c.( ) 50 metros
6.Comprei 56 metros de tecido para fazer 4 cortinas do mesmo tamanho. Elas serão
colocadas na sala de aula das minhas filhas. Quantos metros terá cada cortina?
a.( ) 12 metros
b.( ) 13 metros
c.( ) 14 metros
CIÊNCIAS
Olá!!!
Vamos
continuar falando sobre alimentação! Que delícia!
Como vimos
na semana anterior, nem sempre comer muito significa comer bem. Nessa semana,
vamos descobrir que existem grupos diferentes de alimentos, que precisamos
cuidar da conservação dos alimentos e o perigo de uma alimentação
desequilibrada.
Continue
cuidando de sua saúde através de uma alimentação saudável, prática de atividade
física e higiene.
Você sabe
quais são os principais grupos de alimentos?
Os alimentos
são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção
e funcionamento do nosso corpo.
Os alimentos
podem ser divididos em três grupos principais:
1.
Alimentos
energéticos: fornecem a energia para o corpo
se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos
que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão,
açúcar, mel e doces.
2.
Alimentos
construtores: ricos em proteína, ferro e
cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também
formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados,
carne, peixe, frango.
3.
Alimentos
reguladores: Com vitaminas, minerais e
fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão
facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a
visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.
Dentro dos
grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.
Além de todos
esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água.
A água é
essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso
peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos
vegetais.
Verduras e
legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o
melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade
hídrica do corpo.
Você
sabe o que são vitaminas?
As vitaminas
são substâncias químicas de que o nosso corpo necessita, mas que não consegue
produzir por si só, ou na quantidade suficiente. As vitaminas precisam ser
extraídas dos alimentos, mas pequenas quantidades já são suficientes para
suprir as nossas necessidades diárias.
Conheça algumas vitaminas:
A: Ela previne doenças como cegueira noturna
e fortalece o sistema imunológico. Encontramos em: óleo de fígado de bacalhau,
fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão,
laranja, banana, manga e goiaba.
B12 ou cobalamina:
Prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. Encontramos
em: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol.
C ou ácido
ascórbico: Aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de
prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Encontramos em: acerola,
laranja, lima, limão, caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e
kiwi.
D: Prevenção da osteoporose. Encontramos
em: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.
E: Alívio da fadiga; retardamento do
envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas.
Encontramos em: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.
Você sabe como ter uma alimentação saudável?
Uma
alimentação saudável é aquela equilibrada,
que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e
manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no
trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.
Fique esperto:
Coma pelo
menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação,
mais saudável ela será. Evite o uso frequente de alimentos gordurosos
(frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco),
excesso de sal e açúcar.
In:
www.smartkids.com.br/trabalho/nutricao
Separamos alguns vídeos
abaixo para completar a nossa atividade. Assista aos vídeos com muita atenção.
Obesidade infantil
Conservação de alimentos
Sedentarismo
Nutrição
LEMBRE-SE: VOCÊ É O QUE
COME
AGORA, LEIA E FAÇA AS ATIVIDADES DO NOSSO LIVRO DIDÁTICO,
PÁGINAS 82 A 89.
GEOGRAFIA/HISTÓRIA
Independência do Brasil: Liberdade
– Cidadania – Direitos e Deveres dos cidadãos
Capacidades e habilidades: associar o conceito de cidadania à conquista
dos direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista
histórica. (EF05HI05).
Liberdade: No dicionário significa: condição de uma
pessoa dispor de si; faculdade de fazer ou deixar de fazer uma coisa; livre
arbítrio. Devemos ter consciência que todas as pessoas têm direito de ser
livres. A Liberdade é um dom precioso. Para que todos sejam livres, cada um tem
que respeitar os direitos dos outros. O ser humano deve ter liberdade para
desenvolver sua personalidade em plenitude. Ser livre é ter a dignidade
respeitada. A liberdade plena funciona apenas quando os direitos são equilibrados
com a responsabilidade em ação. Falar em liberdade inclui também ser livre
internamente. Experimentar pensamentos positivos para todos, incluindo-os na
mente. Reside também, dentro do coração. Liberdade, portanto é um direito de
todos. Já dizia os poetas: (Medeiros e Albuquerque): “liberdade, liberdade!
Abre as asas sobre nós das lutas na tempestade dá que ouçamos tua voz”.
Foto: plataformacascais.com
O que é cidadania? A cidadania refere-se ao
conjunto de direitos e deveres do indivíduo em um dado território. Atualmente,
esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço
rural. A cidadania está associada ao campo do Direito, em que uma série de
legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os
deveres destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), zelo pelo espaço
e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se também o de ir e vir,
bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.
O conceito de cidadania também está relacionado à
nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um
determinado território administrativo por um Estado Nacional. Fala-se, por
exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.
Em casos de descumprimento aos deveres, o indivíduo
poderá ter parte de sua cidadania cassada, a exemplo de presidiários que
possuem o direito de votar vetado, entre outras penalidades impostas pela lei
penal.
(Imagem:
medium.com)
Direitos e Deveres dos cidadãos: Para garantir os
direitos e deveres dos cidadãos foi promulgada a Constituição de 1988 que é um
dos grandes marcos dos direitos fundamentais da população brasileira e que tem
mais de 30 anos de existência. Este documento define o papel dos poderes
públicos e estabelece os direitos e deveres dos cidadãos. Além disso, determina
as diretrizes para áreas como segurança, economia, seguridade social, cultura,
saúde, meio ambiente e educação. Interessa saber que os cidadãos precisam
respeitar as leis existentes no país. Cuidar da natureza, respeitar o outro,
cumprir as leis do trânsito, ajudar em casa, são alguns deveres do cidadão que
merecem destaque. Leia o texto abaixo:
Direitos e
deveres
Direitos e deveres,
Palavras que devem ser gravadas.
Se os direitos você quer,
Deveres também terá.
Direito à educação,
Dever da cidadania.
Ser um grande cidadão,
Com direito a moradia.
Ter saúde e segurança
E viver com tranquilidade.
São direitos da criança
E também da terceira idade.
Não podemos nos esquecer
De que vivemos em sociedade.
Cumprir deveres e ter direitos
É buscar a felicidade.
Agora copie e responda no caderno de
Geo/História;
1 – O quer dizer cidadania?
2 - De acordo com os textos acima quais os direitos que se destacam e
que os cidadãos têm na sociedade?
3 – Qual o significado do conceito liberdade?
4 - Que liberdade você acha que todas as pessoas deveriam ter? Faça uma
lista no caderno.
5 – Escreva o nome de uma luta pela liberdade que aconteceu em nosso
país.
6 – Copie todas as frases abaixo e marque com um x apenas aquelas que
mostram os deveres que devem ser respeitados:
a) Estudar com atenção.
b) Tratar com respeito às pessoas na rua, em casa, na escola, etc.
c) Ser teimoso e desobediente.
d) Não gostar de ajudar em casa.
e) Manter o ambiente limpo.
f) Esperar a minha vez de falar.
g) Cidadão que é cidadão não joga lixo no chão.
h) Desperdiçar água e energia é uma ótima atitude de cidadania.
i) Um bom cidadão protege todos os animais, principalmente os animais em
extinção.
j) Falar palavrão combina com um bom cidadão.
k) Cidadão “antenado” chega sempre no horário marcado.
Falando de cidadania, direitos e deveres no trânsito:
O trânsito é um local onde há circulação de
diferentes pessoas e veículos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro,
trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para
circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.
Ou seja, quando você está no carro, no ônibus,
atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito.
Portanto, atitudes de cidadania, cumprimento dos direitos e deveres se faz
necessário e importante. Educação no trânsito: todos somos pedestres.
7 - Vamos refletir sobre as atitudes de cidadania no trânsito, depois
copie e responda no caderno. Qual o seu
comportamento?
a) Na faixa de pedestre.
b) Dentro do ônibus.
c) No Metrô.
d) Na calçada.
f) No ponto de ônibus.
8 - Observe a imagem abaixo e com suas palavras construa um texto de 4
parágrafos com o tema “Para você o que é exercer a cidadania e ser cidadão”.
Pratique cidadania:
Em casa: sempre que puder, ajude seus pais em
tarefas como arrumar as camas, regar as plantas, cuidar do animal de estimação,
guardar os brinquedos, etc;
Fique ligado
para não desperdiçar água e energia. Se todos economizarem, não vai faltar para
ninguém.
No Bairro: reúna seus amigos e pensem no que
fazer para melhorar o bairro onde moram.
Façam uma
limpeza em uma praça próxima a sua casa e convidem todos para ajudar.
Na escola: dê uma força aos seus colegas que têm
problemas nas matérias que você é fera.
Se a escola
não tem biblioteca, reúna seus colegas e organizem uma. Se já tem, faça uma
campanha para doação de livros.
No
trânsito: utilize sempre as calçadas, as faixas de pedestres e as passarelas. Olhe
para os dois lados antes de atravessar as ruas. Se houver policiais ou agentes de trânsito, siga
por perto, siga as orientações. Ao subir ou descer do ônibus não se esqueça de
observar antes se ele está completamente parado. Não precisa correr, pois você
pode tropeçar. Peça sempre ajuda a um adulto.
Lembrete: Devido à pandemia da covid-19, por
enquanto pratique a cidadania somente dentro de casa. No bairro, na escola e no
trânsito não se pode praticar. Não podemos sair de casa ainda. Evite
aglomerações e fiquem dentro de casa.
Extraído de: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm.
Fonte:
https://novaescola.org.br/conteudo/12669/constituicao-federal-muito-falada-pouco-conhecida.
Extraído de: Pensar, fazer e aprender. Caderno de
apoio à aprendizagem: Língua Portuguesa e Matemática. V. 03.
ARTE
Neste mês de setembro, no dia 05, comemorou-se o dia da “Amazônia” que como já sabemos, é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.
Esta data foi escolhida como forma de
homenagear a criação da “Província do Amazonas” por D. Pedro II em 1850 e tem como
objetivo principal alertar a população sobre a destruição da
floresta que tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades
predatórias, como por exemplo; a extração de madeira, a mineração, a conversão
da floresta em áreas para pasto e agricultura.
Diante de tantas questões sérias que ameaçam nossa
floresta, precisamos chamar a atenção das pessoas sobre a importância da sua
conservação, e para isso; no caderno de “ARTE” faremos um mini cartaz
Não se
esqueça de enviar as fotos da sua atividade para o e-mail do blog!
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá galera!
Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, essa semana teremos em nossa aula uma atividade bem divertida em homenagem aos bichos.
Palavra Cantada | Imitando os Bichos
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