sexta-feira, 4 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 5º ANO - PERÍODO DE 08 A 11/09/2020

 

 







LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA


·         A atividade a seguir está nas páginas 84 a 87 do livro de Língua Portuguesa. Caso você tenha o livro poderá usá-lo. Caso não tenha, é só copiar e responder a atividade abaixo em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

·         A atividade dessa semana é continuação da atividade “Um gigante que tem medo de abelha”, feita na semana dos dias 17 a 21/08.

 

·         O livro de Língua Portuguesa utilizado em nossa escola é esse da imagem abaixo:


Linguagem e construção dos textos

Comparando textos informativos

 

        As informações que você leu foram encontradas em uma revista. Veja agora as informações sobre o elefante encontradas em um verbete de dicionário.

 

Verbete: conjunto de significados e explicações referentes a uma palavra. Os verbetes são organizados em ordem alfabética.

 

Observe como aparece o verbete suas partes neste dicionário.


   Elefante (e-le-fan-te) substantivo

Mamífero quadrúpede de grande porte e pele áspera. Tem orelhas grandes e moles, patas grossas, cauda fina e presas de marfim. O elefante tem também uma grande tromba, que usa para pegar qualquer coisa. Com ela pode levantar objetos muito pesados. É o maior animal terrestre, com até três metros de altura e até 5.000 quilos Vive na Ásia e na África. Alimenta-se de vegetais. Na Ásia, o elefante é utilizado como meio de transporte. [Feminino: elefanta]

Aurélio B. H. Ferreira. Aurelinho – Dicionário infantil ilustrado    da Língua Portuguesa. Curitiba: Positivo, 2008. P. 117.

  

a     Considerando as informações desse verbete, marque aquelas que você já tinha lido no texto informativo da revista Recreio.

 

(   ) É um mamífero                         (   ) Vive na Ásia e na África

(   ) Tem orelhas grandes                 (   ) É quadrúpede

(   ) Tem presas de marfim              (   ) Alimenta-se de vegetais

 

 Agora, escreva uma informação nova que o verbete apresenta.

 

1     Internet. Veja um trecho de outro texto informativo sobre elefantes. Ele foi escrito pela bióloga Mara C. Marques e publicado em um site.




Saiba tudo sobre o elefante

Mara C. Marques. Bióloga do setor de mamíferos do zoológico de SP

Nome popular: elefante

Nome científico: o elefante africano é Loxodonta africana e o elefante asiático é Elephas maximus

[...]

Hábitos alimentares: Três quartos da vida do elefante são devotados à procura de comida e água, a dieta é estritamente herbívora. A maior parte dos elefantes consomem entre 70 e 150 quilos de comida e 80 a 100 litros de água por dia. As acácias estão entre as folhagens e frutas mais consumidas e favoritas dos elefantes.

Tamanho: O elefante africano é o maior deles, medindo entre 7 e 8 metros de cabeça e corpo e 4 metros de altura. As orelhas são enormes e podem alcançar metade da altura do indivíduo.

Peso: Chega a pesar 7 toneladas. A longa e flexível tromba apresenta dois “dedos” na ponta e pode pesar até 200 kg.

[...]

Mara C. Marques. Saiba tudo sobre o elefante. Portal Terra. 30 de jul. 2003.

    Disponível em: www.terra.com.br/criancas/bichos/elefante.htm

Acesso em: 15 jan. 2018.

 

a     Escreva duas informações que você só encontrou no texto escrito pela bióloga.

 

 

b     Leiam as informações encontradas nos textos da revista Recreio, do dicionário e da internet.

 

Nome popular

Elefante

Nome científico

Lexodonta africana

Tamanho

3 a 4 metros de altura

Peso

5 a 7 mil quilogramas (5 a 7 toneladas)

Alimentação

Herbívoro: folhagens, vegetais, frutas

Habitat (onde vive)

África e Ásia

Características

Tromba comprida, orelhas grandes, pele enrugada, pernas e pés fortes, presas de marfim

Hábitos

Dorme em pé, toma banho de lama, abana-se com as grandes orelhas, tem boa memória, tem medo de abelhas, faz cerca de 90 quilogramas de cocô por dia.

 

c      Assinalem de onde veio cada uma das informações.

 

 

Revista Recreio

Dicionário

Internet

Tamanho

 

 

 

Peso

 

 

 

Alimentação

 

 

 

Habitat (onde vive)

 

 

 

Características

 

 

 

Hábitos

 

 

 

 

1     Observe o nome científico do elefante: Lexodonta africana. Escreva sobre a forma como esse nome foi escrito.

 

2    Embora os textos lidos tenham sido retirados de fontes diferentes, eles têm características em comum. Marque as afirmações corretas sobre esses textos.

 

(   ) Apresentam descrições com detalhes.

(   ) Apresentam termos científicos.

(   ) A linguagem é mais planejada, mais formal.

(   ) A linguagem é mais espontânea, do dia a dia, mais informal.

(   ) Os dados podem ser comprovados.

(   ) Exploram a linguagem figurada.

 

3    As características dos elefantes foram dadas de formas diferentes em cada um dos textos que você leu Leia as descrições abaixo e complete-as com as palavras do quadro.

 

·         Texto informativo na revista Recreio          

·          Verbete de dicionário 

·         Texto informativo no site                                                                       

 

a     Informações organizadas e resumidas para explicar uma palavra. Linguagem formal. Encontradas no __________________

 

b     Informações científicas dadas por especialista com detalhes. Linguagem formal. Encontradas no ________________

 

c      Informações organizadas com recursos para chamar a atenção do leitor mais jovem. Linguagem menos formal. Encontradas no ____________

 

4    Qual é a intenção predominante desses textos?

 

(   ) Divertir o leitor.

(   ) Imaginar mundos fantásticos

(   ) Dar informações.

(   ) Apresentar resultados de pesquisas.





MATEMÁTICA

 

Nesta semana vamos retomar o Sistema de Medida de Comprimento. Sabemos que esse assunto já é do seu conhecimento mas, como tudo na Matemática, vamos aprendendo um pouco mais a cada ano de estudo.

 

Assista ao vídeo abaixo:



 

Agora que você assistiu ao vídeo, copie a matéria (para assimilar e aprender com mais facilidade) e resolva as atividades no seu caderno de Matemática

 

Vamos começar pela História…

 

Como você já sabe, sempre existe uma história dentro da Matemática e das demais Ciências, e não poderia ser diferente no Sistema de Medida de Comprimento.

 

Na Antiguidade, quando ainda não existia nenhuma convenção, as pessoas buscavam meios de poder medir. Para tanto, utilizavam partes do corpo, recurso que era impreciso e que, portanto, resultava em erro.

 

Ao utilizar os pés numa mediação, por exemplo, a probabilidade de ocorrência de erros era muito grande dado que os tamanhos desses membros diferiam de pessoa para pessoa.

 

Assim, na década de 1960 é adotado o Sistema Internacional de Medidas (SI), o qual teve origem na França.

 

Observe o mapa Mundi abaixo:




        Os países coloridos de verde adotaram oficialmente o sistema métrico internacional (SI). Apenas três das 203 nações não adotaram oficialmente o Sistema Internacional de Unidades como seu sistema principal ou único de medição: Mianmar, Libéria e Estados Unidos. Os Estados Unidos são o único país industrializado do mundo que têm uma aversão ao uso do Sistema Internacional de Unidades como o sistema predominante de medida.

 

        Utilizamos as medidas de comprimento quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos.

 

        O metro (m) é a unidade fundamental de medida de comprimento.

 

        Estes são os instrumentos mais usados para medir comprimentos.

 

        Para medir o comprimento de grandes extensões usamos unidades de medida maiores que o metro, ou seja, os múltiplos do metro.

 

MÚLTIPLOS DO METRO

 

Decâmetro (dam) = 10 metros = 10 vezes maior que o metro

 

Hectômetro (hm) = 100 metros = 100 vezes maior que o metro

 

Quilômetro (km) = 1 000 metros = 1 000 vezes maior que o metro

 

        O quilômetro (km) é o múltiplo mais usado do metro.




        Para medir pequenos comprimentos usamos unidades de medidas menores que o metro, ou seja, os submúltiplos do metro.

 

SUBMÚLTIPLOS DO METRO

 

Decímetro (dm) = 0,1 do metro = 10 vezes menor que o metro

 

Centímetro (cm) = 0,01 metro = 100 vezes menor que o metro

 

Milímetro (mm) = 0,001 metro = 1 000 vezes menor que o metro

 

O submúltiplo mais usado do metro é o centímetro




        Representando no quadro:


        Cada unidade de comprimento é 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

 

        Cada unidade de comprimento é 10 vezes menor que a unidade imediatamente superior.

 

        Utilizamos o quilômetro para medir distâncias entre cidades, estados ou países. O metro é utilizado para expressar altura de pessoas, comprimentos, larguras, altura de prédios e de árvores. O centímetro é muito utilizado na medição de distâncias em mapas, tamanhos de mesas e objetos domésticos. O milímetro é utilizado na medição de parafusos e objetos muito pequenos.

 

Leia e faça as atividades das páginas 110 a 116 do nosso livro didático e depois resolva as atividades abaixo:

 

1.Quantos centímetros faltam para completar um metro? 

-50 centímetros: ________________________________________

-40 centímetros: ________________________________________

-30 centímetros : ________________________________________

 

2.Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?

a.(    ) 6 metros

b.(    ) 8 metros

c.(    )4 metros

 

3.Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?

a.(    ) 166 metros

b.(    )160 metros

c.(    )150 metros

 

4.Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?

a.(    ) 12 metros

b.(    ) 13 metros

c.(    ) 14 metros

 

5. A rua da escola Rondon mede 46 metros.  A rua da casa da Jéssica mede 34 metros. Quantos metros medem as duas ruas juntas?

 

a.(    ) 80 metros

b.(    ) 60 metros

c.(    ) 50 metros

 

6.Comprei 56 metros de tecido para fazer 4  cortinas do mesmo tamanho. Elas serão colocadas na sala de aula das minhas filhas. Quantos metros terá cada cortina?

a.(    ) 12 metros

b.(    ) 13 metros

c.(    ) 14 metros




CIÊNCIAS

 

        Olá!!!

        Vamos continuar falando sobre alimentação! Que delícia!

        Como vimos na semana anterior, nem sempre comer muito significa comer bem. Nessa semana, vamos descobrir que existem grupos diferentes de alimentos, que precisamos cuidar da conservação dos alimentos e o perigo de uma alimentação desequilibrada.

        Continue cuidando de sua saúde através de uma alimentação saudável, prática de atividade física e higiene.

 

Você sabe quais são os principais grupos de alimentos?

Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:

1.    Alimentos energéticos: fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.

2.    Alimentos construtores: ricos em proteína, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.

3.    Alimentos reguladores: Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.

Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água.

A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais.

Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.

Você sabe o que são vitaminas?

As vitaminas são substâncias químicas de que o nosso corpo necessita, mas que não consegue produzir por si só, ou na quantidade suficiente. As vitaminas precisam ser extraídas dos alimentos, mas pequenas quantidades já são suficientes para suprir as nossas necessidades diárias.

Conheça algumas vitaminas:

A: Ela previne doenças como cegueira noturna e fortalece o sistema imunológico. Encontramos em: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.

B12 ou cobalamina: Prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. Encontramos em: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol.

C ou ácido ascórbico: Aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Encontramos em: acerola, laranja, lima, limão, caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e kiwi.

D: Prevenção da osteoporose. Encontramos em: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.

E: Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas. Encontramos em: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.

Você sabe como ter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela equilibrada, que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.

Fique esperto:

Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação, mais saudável ela será. Evite o uso frequente de alimentos gordurosos (frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco), excesso de sal e açúcar.

In: www.smartkids.com.br/trabalho/nutricao

Separamos alguns vídeos abaixo para completar a nossa atividade. Assista aos vídeos com muita atenção.

Obesidade infantil


   


 

Conservação de alimentos


 

Sedentarismo



Nutrição



LEMBRE-SE: VOCÊ É O QUE COME


AGORA, LEIA E FAÇA AS ATIVIDADES DO NOSSO LIVRO DIDÁTICO, PÁGINAS 82 A 89.



GEOGRAFIA/HISTÓRIA


Independência do Brasil: Liberdade – Cidadania – Direitos e Deveres dos cidadãos

 

Capacidades e habilidades: associar o conceito de cidadania à conquista dos direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica. (EF05HI05).

 

Liberdade: No dicionário significa: condição de uma pessoa dispor de si; faculdade de fazer ou deixar de fazer uma coisa; livre arbítrio. Devemos ter consciência que todas as pessoas têm direito de ser livres. A Liberdade é um dom precioso. Para que todos sejam livres, cada um tem que respeitar os direitos dos outros. O ser humano deve ter liberdade para desenvolver sua personalidade em plenitude. Ser livre é ter a dignidade respeitada. A liberdade plena funciona apenas quando os direitos são equilibrados com a responsabilidade em ação. Falar em liberdade inclui também ser livre internamente. Experimentar pensamentos positivos para todos, incluindo-os na mente. Reside também, dentro do coração. Liberdade, portanto é um direito de todos. Já dizia os poetas: (Medeiros e Albuquerque): “liberdade, liberdade! Abre as asas sobre nós das lutas na tempestade dá que ouçamos tua voz”.

Foto: plataformacascais.com



     Foto: pixaby.com           


    (Liberdade! Liberdade! Foto: portalodia.com)

  

O que é cidadania? A cidadania refere-se ao conjunto de direitos e deveres do indivíduo em um dado território. Atualmente, esse conceito extrapola os limites urbanos, podendo ser compreendido no espaço rural. A cidadania está associada ao campo do Direito, em que uma série de legislações voltadas para os direitos e deveres que o cidadão possui. Entre os deveres destaca-se o voto eleitoral (que também é um direito), zelo pelo espaço e o cumprimento das leis. Entre os direitos, destaca-se também o de ir e vir, bem como o de ter acesso à saúde, moradia, alimentação e educação.

O conceito de cidadania também está relacionado à nacionalidade do indivíduo, isto é, à legalidade de sua permanência em um determinado território administrativo por um Estado Nacional. Fala-se, por exemplo, de cidadania brasileira, cidadania portuguesa e cidadania americana.

Em casos de descumprimento aos deveres, o indivíduo poderá ter parte de sua cidadania cassada, a exemplo de presidiários que possuem o direito de votar vetado, entre outras penalidades impostas pela lei penal.

Infelizmente, nem todos usufruem da cidadania e dos seus direitos. Existem muitos indivíduos que legalmente possuem cidadania, mas que não dispõem de condições sociais, estruturais e materiais para exercê-la.   

(Imagem: medium.com)

 

Direitos e Deveres dos cidadãos: Para garantir os direitos e deveres dos cidadãos foi promulgada a Constituição de 1988 que é um dos grandes marcos dos direitos fundamentais da população brasileira e que tem mais de 30 anos de existência. Este documento define o papel dos poderes públicos e estabelece os direitos e deveres dos cidadãos. Além disso, determina as diretrizes para áreas como segurança, economia, seguridade social, cultura, saúde, meio ambiente e educação. Interessa saber que os cidadãos precisam respeitar as leis existentes no país. Cuidar da natureza, respeitar o outro, cumprir as leis do trânsito, ajudar em casa, são alguns deveres do cidadão que merecem destaque. Leia o texto abaixo:


Direitos e deveres

 

Direitos e deveres,

Palavras que devem ser gravadas.

Se os direitos você quer,

Deveres também terá.

 

Direito à educação,

Dever da cidadania.

Ser um grande cidadão,

Com direito a moradia.

 

 

Ter saúde e segurança

E viver com tranquilidade.

São direitos da criança

E também da terceira idade.

 

Não podemos nos esquecer

De que vivemos em sociedade.

Cumprir deveres e ter direitos

É buscar a felicidade.

 

Agora copie e responda no caderno de Geo/História;

1 – O quer dizer cidadania?

2 - De acordo com os textos acima quais os direitos que se destacam e que os cidadãos têm na sociedade?

3 – Qual o significado do conceito liberdade?

4 - Que liberdade você acha que todas as pessoas deveriam ter? Faça uma lista no caderno.

5 – Escreva o nome de uma luta pela liberdade que aconteceu em nosso país.

6 – Copie todas as frases abaixo e marque com um x apenas aquelas que mostram os deveres que devem ser respeitados:

a) Estudar com atenção.

b) Tratar com respeito às pessoas na rua, em casa, na escola, etc.

c) Ser teimoso e desobediente.

d) Não gostar de ajudar em casa.

e) Manter o ambiente limpo.

f) Esperar a minha vez de falar.

g) Cidadão que é cidadão não joga lixo no chão.

h) Desperdiçar água e energia é uma ótima atitude de cidadania.

i) Um bom cidadão protege todos os animais, principalmente os animais em extinção.

j) Falar palavrão combina com um bom cidadão.

k) Cidadão “antenado” chega sempre no horário marcado.

Falando de cidadania, direitos e deveres no trânsito:

O trânsito é um local onde há circulação de diferentes pessoas e veículos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, para circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga.

 

Ou seja, quando você está no carro, no ônibus, atravessando a rua ou esperando o semáforo abrir, você está no trânsito. Portanto, atitudes de cidadania, cumprimento dos direitos e deveres se faz necessário e importante. Educação no trânsito: todos somos pedestres.




7 - Vamos refletir sobre as atitudes de cidadania no trânsito, depois copie e responda no caderno.  Qual o seu comportamento?

 

a) Na faixa de pedestre.

b) Dentro do ônibus.

c) No Metrô.

d) Na calçada.

f) No ponto de ônibus.

 

8 - Observe a imagem abaixo e com suas palavras construa um texto de 4 parágrafos com o tema “Para você o que é exercer a cidadania e ser cidadão”.


Pratique cidadania:

Em casa: sempre que puder, ajude seus pais em tarefas como arrumar as camas, regar as plantas, cuidar do animal de estimação, guardar os brinquedos, etc;

Fique ligado para não desperdiçar água e energia. Se todos economizarem, não vai faltar para ninguém.

No Bairro: reúna seus amigos e pensem no que fazer para melhorar o bairro onde moram.

Façam uma limpeza em uma praça próxima a sua casa e convidem todos para ajudar.

Na escola: dê uma força aos seus colegas que têm problemas nas matérias que você é fera.

Se a escola não tem biblioteca, reúna seus colegas e organizem uma. Se já tem, faça uma campanha para doação de livros.

No trânsito: utilize sempre as calçadas, as faixas de pedestres e as passarelas. Olhe para os dois lados antes de atravessar as ruas. Se houver policiais ou agentes de trânsito, siga por perto, siga as orientações. Ao subir ou descer do ônibus não se esqueça de observar antes se ele está completamente parado. Não precisa correr, pois você pode tropeçar. Peça sempre ajuda a um adulto.

 

Lembrete: Devido à pandemia da covid-19, por enquanto pratique a cidadania somente dentro de casa. No bairro, na escola e no trânsito não se pode praticar. Não podemos sair de casa ainda. Evite aglomerações e fiquem dentro de casa.

 

Extraído de: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-cidadania.htm.

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/12669/constituicao-federal-muito-falada-pouco-conhecida.

Extraído de: Pensar, fazer e aprender. Caderno de apoio à aprendizagem: Língua Portuguesa e Matemática. V. 03.



ARTE


Neste mês de setembro, no dia 05, comemorou-se o dia da “Amazônia” que como já sabemos, é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.

 

Esta data foi escolhida como forma de homenagear a criação da “Província do Amazonas” por D. Pedro II em 1850 e tem como objetivo principal alertar a população sobre a destruição da floresta que tem sido constantemente ameaçada por inúmeras atividades predatórias, como por exemplo; a extração de madeira, a mineração, a conversão da floresta em áreas para pasto e agricultura.

Com cinco milhões e meio de florestas, este bioma é fundamental para o equilíbrio ambiental e climático do planeta e a conservação dos recursos hídricos.

Diante de tantas questões sérias que ameaçam nossa floresta, precisamos chamar a atenção das pessoas sobre a importância da sua conservação, e para isso; no caderno de “ARTE” faremos um mini cartaz

Veja alguns exemplos.



Não se esqueça de enviar as fotos da sua atividade para o e-mail do blog!

blogemvg@gmail.com



EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Olá galera! 

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, essa semana teremos em nossa aula uma atividade bem divertida em homenagem aos bichos.

Palavra Cantada | Imitando os Bichos

 








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