GEOGRAFIA / HISTÓRIA
HABILIDADE
(BNCC) Compreender os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais dos
processos de independência e formação territorial.
“Independência,
Causas e Consequências”
A independência
do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de
1822, e, por meio desse acontecimento, o país conquistou a sua
emancipação de Portugal. Nesse dia aconteceu o grito
da independência, realizado às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, e
dado por Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro I). A independência
brasileira foi acompanhada por pequenos conflitos armados, localizados
principalmente no Nordeste.
Causas
A independência do Brasil foi declarada
em 1822, mas esse acontecimento tem relação direta com a vinda da Família Real portuguesa para o
Brasil, em 1808. A vinda da corte portuguesa para a colônia
aconteceu devido à invasão de Portugal realizada pelas tropas napoleônicas em
1807. À época, Portugal tinha D. Maria como rainha e D. João como príncipe
regente.
A vinda da família real para o Brasil
resultou em transformações profundas nas
áreas cultural, comercial e econômica, e deu abertura para um processo político
que resultou na independência da colônia. A primeira grande medida decretada
por D. João VI (ele só se tornou de fato D. João VI em 1816) foi a abertura dos portos brasileiros para as nações
amigas, e isso permitiu que os comerciantes brasileiros negociassem diretamente
com comerciantes ingleses. D. João VI também tomou uma série de medidas que
incentivaram o desenvolvimento cultural e a modernização do Brasil,
demonstrando o intuito de torná-lo uma parte
integrante do reino português e não apenas uma colônia. Isso aconteceu
em 16 de dezembro de 1815, quando o Brasil foi elevado
à condição de reino. A partir daí, Portugal passou a chamar-se Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
O grande objetivo disso era manter os
colonos satisfeitos com Portugal e evitar que o
Brasil seguisse o caminho da revolução — como havia acontecido na
relação EUA e Inglaterra.
Apesar dos avanços, a presença portuguesa no Brasil gerou atritos, e o caso
simbólico desses foi a Revolução Pernambucana de 1817.
Essa revolução demonstrava a
insatisfação local com mudanças ocorridas após a vinda da família real para o
Brasil e foi duramente reprimida. Três anos depois, os problemas vieram de
Portugal quando estourou a Revolução Liberal do Porto, em 1820. Os
acontecimentos dessa última é que precipitaram o processo de independência
aqui.
Portugal enfrentava uma grave crise por
conta da invasão francesa do período napoleônico. Na metrópole havia uma grande
insatisfação pelas mudanças que aconteciam no Brasil, sobretudo pela liberdade
econômica que a colônia havia conquistado. As grandes exigências realizadas na
Revolução do Porto foram:
• O
retorno do rei para Portugal;
• O
restabelecimento do monopólio comercial.
A segunda exigência, principalmente,
incomodou profundamente os colonos porque deixava claras as intenções da elite
portuguesa em perpetuar os laços de exploração
colonial. Quanto à primeira exigência, ela resultou no retorno de D.
João VI para Lisboa em 26 de abril de 1821. Seu filho, Pedro de Alcântara,
permaneceu no Brasil como regente.
Processo
O processo de independência do Brasil
avançou e concretizou-se durante a regência de D. Pedro. As Cortes portuguesas,
instituição política surgida com a Revolução do Porto, tomaram algumas medidas
que foram bastantes impopulares no Brasil: o retorno de algumas instituições
originadas no Período Joanino em Portugal, o envio de mais tropas para o Brasil
e o retorno do príncipe regente para o país europeu.
As negociações realizadas entre as
autoridades brasileiras e portuguesas ficaram marcadas pela intransigência dos portugueses e contribuíram para
aumentar a resistência dos brasileiros em relação a Portugal. Esse
distanciamento entre brasileiros e portugueses deu margem para o discurso de
independência do Brasil, e é importante frisar que o desejo inicial dos brasileiros não era a separação.
Quando os portugueses exigiram o retorno
de D. Pedro, os brasileiros reagiram e criaram o Clube
da Resistência, que entregou um documento a D. Pedro, com milhares de
assinaturas, exigindo a sua permanência no Brasil. Por causa dessa reação dos
colonos é que D. Pedro declarou a sua permanência no país, em 9 de janeiro de
1822, no que é conhecido como Dia do Fico.
Os acontecimentos dos meses seguintes e
a continuidade da posição intransigente e desrespeitosa (na visão dos colonos)
são os fatores que levaram o Brasil à ruptura com Portugal. Nesse processo, D. Pedro foi muito influenciado por duas
pessoas: D. Maria Leopoldina, sua esposa, e José Bonifácio de Andrada e Silva, seu conselheiro.
A
relação entre brasileiros e portugueses seguia deteriorando-se, e, no dia 28 de
agosto de 1822, notícias chegaram de Portugal. Essas, na verdade, eram ordens,
e as Cortes portuguesas exigiam o retorno imediato
de D. Pedro para a metrópole. Nessas ordens também estava incluída a
revogação de uma série de medidas em vigência no Brasil e classificadas pelos
portugueses como “privilégios”.
As
ordens foram lidas por D. Maria Leopoldina, que convocou uma sessão extraordinária em 2 de setembro e 1822 e
nela assinou uma declaração de independência. Então organizou uma mensagem e
enviou-a com caráter de urgência para D. Pedro, que estava em São Paulo. O
mensageiro enviado chamava-se Paulo Bregaro.
Nessa
ocasião, D. Pedro estava próximo ao Rio Ipiranga e, de acordo com a história
oficial, deu o grito da independência após ficar a par das notícias enviadas
por sua esposa. Esse acontecimento, porém, não possui evidências que permitam
que os historiadores o comprovem. Depois da declaração de independência, D.
Pedro foi aclamado imperador em 12 de outubro
e coroado no dia 1º de dezembro.
Guerra de independência
A independência do Brasil não foi pacífica. Depois que a sua notícia
espalhou-se, uma série de regiões rebelaram-se contra o movimento e
permaneceram leais aos portugueses. Esses movimentos de resistência à
independência deram-se no Pará, Bahia, Maranhão e
Cisplatina (atual Uruguai). A guerra de
independência estendeu-se até 1824 e foi encerrada com a derrota daqueles que
eram leais a Portugal.
Consequências
A independência do Brasil só foi
reconhecida pelos portugueses em 1825, por meio de um acordo realizado entre
Brasil e Portugal e mediado pela Inglaterra. Dentre as consequências desse
acontecimento, destacam-se:
• Ampliação
do sistema escravocrata conforme os interesses da elite econômica do Brasil;
• Surgimento do Brasil como nação;
• Construção do brasileiro como nacionalidade;
• Endividamento do Brasil para pagar uma
indenização acordada com os portugueses;
•
Estabelecimento de uma monarquia (a única na
América do Sul).
A independência, no entanto, não
resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D.
Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. Na
verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social
do país.
Responda as questões abaixo em seu
caderno de Geo/História:
Observe a foto acima e responda:
1-A
foto mostra o dia em que D. Pedro às margens do Rio Ipiranga declarou a
Independência do Brasil. Nos dias atuais você concorda que o Brasil é mesmo um
país livre?
2-Os
direitos atualmente são iguais para todos os brasileiros?
3-As
condições de vida, o acesso ao ensino, a uma moradia e uma vida digna, é igual
para todos?
4-Faça
um pequeno texto explicando as reais condições de vida do povo brasileiro.
5-Quais
foram as grandes exigências realizadas na Revolução do Porto?
6-Quais
foram as consequências que levaram a Independência do Brasil?
7-O
que levou D. Pedro a proclamar a independência?
8-Em
que data D. Pedro foi proclamado Imperador da República?
9-Em quais regiões aconteceram os movimentos de
resistência à independência do Brasil?
LÍNGUA PORTUGUESA
Leia
o texto com atenção.
Um por todos, todos por um
Ninguém
vive dentro de um casulo, não é? Pode reparar que você está sempre cercado de
pessoas: seu pai, sua mãe, tios, tias e primos, seus amigos...
É que vivemos em sociedade. Cada um tem
uma função: uns são médicos, donas de casa, advogados, guardas de trânsito,
veterinários. Outros são arquitetos, estudantes, motoristas de táxi, cineastas,
jornaleiros, etc.
Para que todo mundo se entenda, as
pessoas não podem fazer o que bem entendem. Existem leis que garantem os
direitos das pessoas de ser livre, trabalhar, comer, ir à Escola, cuidar da
saúde, descansar, votar no partido e candidato que mais gostar e por aí vai.
Na Declaração dos Direitos Humanos e na
Declaração dos Direitos da Criança encontramos nossos direitos.
Não importa a idade, o grupo social ou a
religião, todos têm seus direitos.
Isso faz parte do que se chama Cidadania. Mas cidadania não é feita só
de direitos. Existem os deveres também.
É como uma rua de mão dupla. Para que
você tenha seus direitos respeitados, é preciso respeitar os direitos dos
outros. Não dá para pensar só no seu bem-estar. Cada pessoa precisa fazer sua
parte pelo bem-estar de todos.
Isso é ser cidadão.
Você está cumprindo seus deveres quando
respeita as pessoas que são diferentes de você, ajuda aos mais necessitados,
não desperdiça água ou Luz, obedece as placas e aos sinais, joga lixo na
lixeira,.
Cidadania tem tudo a ver com
solidariedade e respeito. É por isso que o lema dos Três Mosqueteiros é legal:
“Um por todos, todos por um”.
Pratique Cidadania
·
Em
casa:
·
Sempre que puder ajude seus pais em tarefas
domésticas.
·
Fique ligado(a) para não desperdiçar água e
energia. Se todos economizarem, não vai faltar para ninguém e ainda diminui o
valor das contas.
Ø Na Escola
Ø Dê
uma força aos seus colegas que têm dificuldade nas matérias em que você é
craque.
Ø Se a
Escola precisar de ajuda para algo, convide os colegas e façam uma campanha,
pedindo doações.
ü Em seu bairro
ü Procure
em seu bairro alguma instituição que ajude aos mais carentes e coopere como
puder.
ü Não
jogue lixo nas ruas, respeite as praças. Não quebre plantas e brinquedos.
1- Responda
em seu caderno usando respostas completas!
a)
Qual é o tema do texto?
b)
De acordo com o texto, para que as leis
existem?
c)
Qual deve ser o comportamento de um(a) bom(a)
cidadão(ã)?
d)
O que é solidariedade, para você e sua
família?
2-
Copie a frase e complete, de acordo com o
texto.
a)
Cidadania é
....................................................................
b)
Para que você tenha seus direitos
respeitados, é preciso
....................................................................................
3-
O texto diz que cidadania tem tudo a ver com
solidariedade e respeito. Escreva um pequeno parágrafo sobre o que você entende
sobre este assunto (conforme seu ponto de vista).
4-
O texto dá exemplos de atitudes que podemos
tomar que demonstram cidadania. Converse com sua família e escreva outros
cinco.
As palavras no texto
Releia
o seguinte trecho do texto.
“Dê uma força aos seus colegas que têm
problemas na matéria em que você é fera.”
5-
Reescreva essa frase, substituindo o que está
em negrito, por outras palavras e expressões de sentido semelhante.
6-
Procure três gravuras(desenhos), ou faça você
mesmo(a), mostrando atitudes solidárias. Cole em seu caderno e escreva para
cada uma um parágrafo, comentando essas atitudes. Faça algo alegre e positivo.
7-
Veja o quadro abaixo. Escreva sua opinião
sobre as práticas sustentáveis, citadas, pensando em um planeta mais saudável
para todos nós.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá galera!
Preservar o meio ambiente é
fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram
nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, essa semana
teremos em nossa aula uma atividade bem
divertida em homenagem aos bichos.
Palavra
Cantada | Imitando os Bichos
CIÊNCIAS
MEIO AMBIENTE
Pense
rápido: qual ou quais destas imagens retrata(m) o meio ambiente?
Se
a sua resposta foi “todas elas”, você está de parabéns!
O
que é o Meio Ambiente:
Embora muitas pessoas costumem associar meio ambiente às paisagens naturais, o meio ambiente envolve todas as
coisas com vida e sem vida que existem na
Terra.
Também pode ser definido como o espaço onde a vida ocorre, o
mundo à sua volta.
Assista ao vídeo com atenção:
É dever de
todo cidadão cuidar do meio ambiente, garantindo assim, qualidade de vida às
futuras gerações.
Cuidar do
meio ambiente significa cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e
amigos; dos nossos animais de estimação e dos demais seres vivos, de nossa
casa, da escola, da água, do solo, do nosso ar, enfim...!
Cuidar do
meio ambiente é importante porque tudo o que existe nele está relacionado.
Assim, se algum de seus itens é prejudicado, dificilmente outros não o serão. E
sabe o que mais? Nossa espécie, como é a que possui maior capacidade de
modificar o meio ambiente, é a grande responsável por alguns problemas que têm
ocorrido, e é uma das que mais sofrem as consequências disso – principalmente
as pessoas mais pobres.
Curiosidade:
A
Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em 1972, o dia 5 de junho como
sendo o Dia do Meio Ambiente. Essa mesma agência constatou que aproximadamente
cinco mil crianças, por ano, morrem em razão dos problemas ambientais, como
falta de água tratada e poluição do ar.
Cuidar do meio ambiente é, em resumo,
cuidar do nosso planeta.
Fontes:
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/meio-ambiente.htm
https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/meio-ambiente
Depois
de ler o texto, assistir ao vídeo e observar as imagens, reflita e responda as
questões em seu caderno.
1 - Baseado nos conceitos que
aprendemos sobre Meio Ambiente, explique, com suas palavras, o que você
entendeu.
2 – Justifique a frase apresentada pelo
texto:
“ Cuidar do
meio ambiente significa cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e
amigos; dos nossos animais de estimação e dos demais seres vivos, de nossa
casa, da escola, da água, do solo, do nosso ar...”
3 - As atitudes do ser humano
interferem diretamente no meio ambiente. Identifique, em cada imagem abaixo, as
possíveis consequências geradas pelas ações do homem para o meio ambiente.
ARTE
Olá pessoal!
O tema da nossa aula de “ARTE” desta semana é “Floresta Amazônica”, mas antes de
começarmos vamos aprender um
pouquinho mais sobre ela?
Dia 05 de
setembro comemora-se o dia da “Amazônia”
que como já sabemos, é um dos patrimônios naturais mais valiosos
de toda a humanidade e a maior reserva
natural do planeta.
A “Amazônia” corresponde a 49,29% do território brasileiro.
A “Amazônia” está presente em
nove estados do nosso país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia,
Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso.
“Amazônia” é o maior bioma brasileiro, e a sua bacia hidrográfica é a maior do mundo.
O
rio Amazonas lança ao mar
aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo.
A “Amazônia” é o
lar de inúmeras espécies de animais e vegetais, sendo essas matérias-primas
muito importantes, por exemplo, para a fabricação de medicamentos.
A vitória-régia é uma planta típica da região amazônica e destaca-se por ser uma das maiores plantas aquáticas do mundo.
Uma única folha dela pode apresentar
um diâmetro de mais de dois metros,
e suas flores atingem até 33 cm.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a
nossa “Floresta Amazônica”, escolha
entre fauna (vida animal), flora(vida vegetal) ou recursos hídricos (águas) e
faça uma ilustração no seu caderno de “ARTE”
que os represente.
Vale fazer também pinturas ou colagens.
MATEMÁTICA
FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO
Continuaremos com os
desafios escritos! ATENÇÃO ao responderem cada desafio!!! Façam: Operação, Cálculo e Resposta
DESAFIOS MATEMÁTICOS
Resolva o desafio no caderno de Matemática:
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