sexta-feira, 4 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO DO 4º ANO - PERÍODO DE 08 À 11/09/2020

 







GEOGRAFIA / HISTÓRIA

 

HABILIDADE (BNCC) Compreender os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais dos processos de independência e formação territorial.

“Independência, Causas e Consequências”

        A independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, e, por meio desse acontecimento, o país conquistou a sua emancipação de Portugal. Nesse dia aconteceu o grito da independência, realizado às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, e dado por Pedro de Alcântara (futuro D. Pedro I). A independência brasileira foi acompanhada por pequenos conflitos armados, localizados principalmente no Nordeste.

Causas

        A independência do Brasil foi declarada em 1822, mas esse acontecimento tem relação direta com a vinda da Família Real  portuguesa para o Brasil, em 1808. A vinda da corte portuguesa para a colônia aconteceu devido à invasão de Portugal realizada pelas tropas napoleônicas em 1807. À época, Portugal tinha D. Maria como rainha e D. João como príncipe regente.

        A vinda da família real para o Brasil resultou em transformações profundas nas áreas cultural, comercial e econômica, e deu abertura para um processo político que resultou na independência da colônia. A primeira grande medida decretada por D. João VI (ele só se tornou de fato D. João VI em 1816) foi a abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, e isso permitiu que os comerciantes brasileiros negociassem diretamente com comerciantes ingleses. D. João VI também tomou uma série de medidas que incentivaram o desenvolvimento cultural e a modernização do Brasil, demonstrando o intuito de torná-lo uma parte integrante do reino português e não apenas uma colônia. Isso aconteceu em 16 de dezembro de 1815, quando o Brasil foi elevado à condição de reino. A partir daí, Portugal passou a chamar-se Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

        O grande objetivo disso era manter os colonos satisfeitos com Portugal e evitar que o Brasil seguisse o caminho da revolução — como havia acontecido na relação EUA e  Inglaterra. Apesar dos avanços, a presença portuguesa no Brasil gerou atritos, e o caso simbólico desses foi a Revolução Pernambucana de 1817.

        Essa revolução demonstrava a insatisfação local com mudanças ocorridas após a vinda da família real para o Brasil e foi duramente reprimida. Três anos depois, os problemas vieram de Portugal quando estourou a Revolução Liberal do Porto, em 1820. Os acontecimentos dessa última é que precipitaram o processo de independência aqui.

        Portugal enfrentava uma grave crise por conta da invasão francesa do período napoleônico. Na metrópole havia uma grande insatisfação pelas mudanças que aconteciam no Brasil, sobretudo pela liberdade econômica que a colônia havia conquistado. As grandes exigências realizadas na Revolução do Porto foram:

O retorno do rei para Portugal;

O restabelecimento do monopólio comercial.

        A segunda exigência, principalmente, incomodou profundamente os colonos porque deixava claras as intenções da elite portuguesa em perpetuar os laços de exploração colonial. Quanto à primeira exigência, ela resultou no retorno de D. João VI para Lisboa em 26 de abril de 1821. Seu filho, Pedro de Alcântara, permaneceu no Brasil como regente.

Processo

        O processo de independência do Brasil avançou e concretizou-se durante a regência de D. Pedro. As Cortes portuguesas, instituição política surgida com a Revolução do Porto, tomaram algumas medidas que foram bastantes impopulares no Brasil: o retorno de algumas instituições originadas no Período Joanino em Portugal, o envio de mais tropas para o Brasil e o retorno do príncipe regente para o país europeu.

        As negociações realizadas entre as autoridades brasileiras e portuguesas ficaram marcadas pela intransigência dos portugueses e contribuíram para aumentar a resistência dos brasileiros em relação a Portugal. Esse distanciamento entre brasileiros e portugueses deu margem para o discurso de independência do Brasil, e é importante frisar que o desejo inicial dos brasileiros não era a separação.

        Quando os portugueses exigiram o retorno de D. Pedro, os brasileiros reagiram e criaram o Clube da Resistência, que entregou um documento a D. Pedro, com milhares de assinaturas, exigindo a sua permanência no Brasil. Por causa dessa reação dos colonos é que D. Pedro declarou a sua permanência no país, em 9 de janeiro de 1822, no que é conhecido como Dia do Fico.

        Os acontecimentos dos meses seguintes e a continuidade da posição intransigente e desrespeitosa (na visão dos colonos) são os fatores que levaram o Brasil à ruptura com Portugal. Nesse processo,      D. Pedro foi muito influenciado por duas pessoas: D. Maria Leopoldina, sua esposa, e José Bonifácio de Andrada e Silva, seu conselheiro.

         A relação entre brasileiros e portugueses seguia deteriorando-se, e, no dia 28 de agosto de 1822, notícias chegaram de Portugal. Essas, na verdade, eram ordens, e as Cortes portuguesas exigiam o retorno imediato de D. Pedro para a metrópole. Nessas ordens também estava incluída a revogação de uma série de medidas em vigência no Brasil e classificadas pelos portugueses como “privilégios”.

         As ordens foram lidas por D. Maria Leopoldina, que convocou uma sessão extraordinária em 2 de setembro e 1822 e nela assinou uma declaração de independência. Então organizou uma mensagem e enviou-a com caráter de urgência para D. Pedro, que estava em São Paulo. O mensageiro enviado chamava-se Paulo Bregaro.

         Nessa ocasião, D. Pedro estava próximo ao Rio Ipiranga e, de acordo com a história oficial, deu o grito da independência após ficar a par das notícias enviadas por sua esposa. Esse acontecimento, porém, não possui evidências que permitam que os historiadores o comprovem. Depois da declaração de independência, D. Pedro foi aclamado imperador em 12 de outubro e coroado no dia 1º de dezembro.

Guerra de independência

        A independência do Brasil não foi pacífica. Depois que a sua notícia espalhou-se, uma série de regiões rebelaram-se contra o movimento e permaneceram leais aos portugueses. Esses movimentos de resistência à independência deram-se no Pará, Bahia, Maranhão e Cisplatina (atual Uruguai). A guerra de independência estendeu-se até 1824 e foi encerrada com a derrota daqueles que eram leais a Portugal.

Consequências

        A independência do Brasil só foi reconhecida pelos portugueses em 1825, por meio de um acordo realizado entre Brasil e Portugal e mediado pela Inglaterra. Dentre as consequências desse acontecimento, destacam-se:

    Ampliação do sistema escravocrata conforme os interesses da elite econômica do Brasil;

     Surgimento do Brasil como nação;

     Construção do brasileiro como nacionalidade;

     Endividamento do Brasil para pagar uma indenização acordada com os portugueses;

     Estabelecimento de uma monarquia (a única na América do Sul).

        A independência, no entanto, não resultou em transformações políticas profundas, nem tampouco sociais, porque D. Pedro já governava o país desde que D. João VI havia voltado para Portugal. Na verdade foi uma independência sem muitas mudanças no quadro político e social do país.

Responda as questões abaixo em seu caderno de Geo/História:




Observe a foto acima e responda:

1-A foto mostra o dia em que D. Pedro às margens do Rio Ipiranga declarou a Independência do Brasil. Nos dias atuais você concorda que o Brasil é mesmo um país livre?

2-Os direitos atualmente são iguais para todos os brasileiros?

3-As condições de vida, o acesso ao ensino, a uma moradia e uma vida digna, é igual para todos?

4-Faça um pequeno texto explicando as reais condições de vida do povo brasileiro.

5-Quais foram as grandes exigências realizadas na Revolução do Porto?

6-Quais foram as consequências que levaram a Independência do Brasil?

7-O que levou D. Pedro a proclamar a independência?

8-Em que data D. Pedro foi proclamado Imperador da República?

9-Em quais regiões aconteceram os movimentos de resistência à independência do Brasil?



 LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto com atenção.

Um por todos, todos por um

        Ninguém vive dentro de um casulo, não é? Pode reparar que você está sempre cercado de pessoas: seu pai, sua mãe, tios, tias e primos, seus amigos...

        É que vivemos em sociedade. Cada um tem uma função: uns são médicos, donas de casa, advogados, guardas de trânsito, veterinários. Outros são arquitetos, estudantes, motoristas de táxi, cineastas, jornaleiros, etc.

        Para que todo mundo se entenda, as pessoas não podem fazer o que bem entendem. Existem leis que garantem os direitos das pessoas de ser livre, trabalhar, comer, ir à Escola, cuidar da saúde, descansar, votar no partido e candidato que mais gostar e por aí vai.

       Na Declaração dos Direitos Humanos e na Declaração dos Direitos da Criança encontramos nossos direitos.

        Não importa a idade, o grupo social ou a religião, todos têm seus direitos.

        Isso faz parte do que se chama Cidadania. Mas cidadania não é feita só de direitos. Existem os deveres também.

      É como uma rua de mão dupla. Para que você tenha seus direitos respeitados, é preciso respeitar os direitos dos outros. Não dá para pensar só no seu bem-estar. Cada pessoa precisa fazer sua parte pelo bem-estar de todos.

        Isso é ser cidadão.

        Você está cumprindo seus deveres quando respeita as pessoas que são diferentes de você, ajuda aos mais necessitados, não desperdiça água ou Luz, obedece as placas e aos sinais, joga lixo na lixeira,.

        Cidadania tem tudo a ver com solidariedade e respeito. É por isso que o lema dos Três Mosqueteiros é legal: “Um por todos, todos por um”.


Pratique Cidadania

·         Em casa:

·         Sempre que puder ajude seus pais em tarefas domésticas.

·         Fique ligado(a) para não desperdiçar água e energia. Se todos economizarem, não vai faltar para ninguém e ainda diminui o valor das contas.

Ø  Na Escola

Ø  Dê uma força aos seus colegas que têm dificuldade nas matérias em que você é craque.

Ø  Se a Escola precisar de ajuda para algo, convide os colegas e façam uma campanha, pedindo doações.

ü  Em seu bairro

ü  Procure em seu bairro alguma instituição que ajude aos mais carentes e coopere como puder.

ü  Não jogue lixo nas ruas, respeite as praças. Não quebre plantas e brinquedos.

1-      Responda em seu caderno usando respostas completas!

a)   Qual é o tema do texto?

b)   De acordo com o texto, para que as leis existem?

c)   Qual deve ser o comportamento de um(a) bom(a) cidadão(ã)?

d)   O que é solidariedade, para você e sua família?

2-   Copie a frase e complete, de acordo com o texto.

a)   Cidadania é ....................................................................

b)   Para que você tenha seus direitos respeitados, é preciso ....................................................................................

3-   O texto diz que cidadania tem tudo a ver com solidariedade e respeito. Escreva um pequeno parágrafo sobre o que você entende sobre este assunto (conforme seu ponto de vista).

4-   O texto dá exemplos de atitudes que podemos tomar que demonstram cidadania. Converse com sua família e escreva outros cinco.


As palavras no texto

Releia o seguinte trecho do texto.

Dê uma força aos seus colegas que têm problemas na matéria em que você é fera.”

5-   Reescreva essa frase, substituindo o que está em negrito, por outras palavras e expressões de sentido semelhante.

6-   Procure três gravuras(desenhos), ou faça você mesmo(a), mostrando atitudes solidárias. Cole em seu caderno e escreva para cada uma um parágrafo, comentando essas atitudes. Faça algo alegre e positivo.

7-   Veja o quadro abaixo. Escreva sua opinião sobre as práticas sustentáveis, citadas, pensando em um planeta mais saudável para todos nós.






 EDUCAÇÃO FÍSICA


Olá galera!

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, essa semana teremos em nossa aula uma atividade bem divertida em homenagem aos bichos.

Palavra Cantada | Imitando os Bichos

 







CIÊNCIAS


MEIO AMBIENTE

 

Pense rápido: qual ou quais destas imagens retrata(m) o meio ambiente?


Se a sua resposta foi “todas elas”, você está de parabéns!

O que é o Meio Ambiente:

Embora muitas pessoas costumem associar meio ambiente às paisagens naturais, o meio ambiente envolve todas as coisas com vida e sem vida que existem na Terra.

Também pode ser definido como o espaço onde a vida ocorre, o mundo à sua volta.


Assista ao vídeo com atenção:

 



É dever de todo cidadão cuidar do meio ambiente, garantindo assim, qualidade de vida às futuras gerações.

Cuidar do meio ambiente significa cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e amigos; dos nossos animais de estimação e dos demais seres vivos, de nossa casa, da escola, da água, do solo, do nosso ar, enfim...!

Cuidar do meio ambiente é importante porque tudo o que existe nele está relacionado. Assim, se algum de seus itens é prejudicado, dificilmente outros não o serão. E sabe o que mais? Nossa espécie, como é a que possui maior capacidade de modificar o meio ambiente, é a grande responsável por alguns problemas que têm ocorrido, e é uma das que mais sofrem as consequências disso – principalmente as pessoas mais pobres.

 

Curiosidade:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu, em 1972, o dia 5 de junho como sendo o Dia do Meio Ambiente. Essa mesma agência constatou que aproximadamente cinco mil crianças, por ano, morrem em razão dos problemas ambientais, como falta de água tratada e poluição do ar.



Cuidar do meio ambiente é, em resumo, cuidar do nosso planeta.

 

Fontes:

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/meio-ambiente.htm

https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/meio-ambiente

 

Depois de ler o texto, assistir ao vídeo e observar as imagens, reflita e responda as questões em seu caderno.

 

1 - Baseado nos conceitos que aprendemos sobre Meio Ambiente, explique, com suas palavras, o que você entendeu.

2 – Justifique a frase apresentada pelo texto:

Cuidar do meio ambiente significa cuidar de nós mesmos, dos nossos familiares e amigos; dos nossos animais de estimação e dos demais seres vivos, de nossa casa, da escola, da água, do solo, do nosso ar...”

3 - As atitudes do ser humano interferem diretamente no meio ambiente. Identifique, em cada imagem abaixo, as possíveis consequências geradas pelas ações do homem para o meio ambiente.




 ARTE

 

Olá pessoal!

O tema da nossa aula de “ARTE” desta semana é “Floresta Amazônica”, mas antes de começarmos vamos aprender um pouquinho mais sobre ela?

 

Dia 05 de setembro comemora-se o dia da “Amazônia” que como já sabemos, é um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.


A “Amazônia” corresponde a 49,29% do território brasileiro.

 

A “Amazônia” está presente em nove estados do nosso país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e do Mato Grosso.

 


         “Amazônia” é o maior bioma brasileiro, e a sua bacia hidrográfica é a maior do mundo.

 

        O rio Amazonas lança ao mar aproximadamente 175 milhões de litros de água por segundo.

 

        A “Amazônia” é o lar de inúmeras espécies de animais e vegetais, sendo essas matérias-primas muito importantes, por exemplo, para a fabricação de medicamentos.

 

        A vitória-régia é uma planta típica da região amazônica e destaca-se por ser uma das maiores plantas aquáticas do mundo. Uma única folha dela pode apresentar um diâmetro de mais de dois metros, e suas flores atingem até 33 cm.

 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a nossa “Floresta Amazônica”, escolha entre fauna (vida animal), flora(vida vegetal) ou recursos hídricos (águas) e faça uma ilustração no seu caderno de “ARTE” que os represente.

Vale fazer também pinturas ou colagens.




MATEMÁTICA


FAÇA AS ATIVIDADES NO CADERNO





Continuaremos com os desafios escritos! ATENÇÃO ao responderem cada desafio!!! Façam:  Operação, Cálculo e Resposta


DESAFIOS MATEMÁTICOS


Resolva o desafio no caderno de Matemática:





CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DE MATEMÁTICA 
SEMANAS 8 E 9


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