Língua Portuguesa
Animais em Extinção na Floresta Amazônica
Juliana Diana
Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento
Atualmente, inúmeros animais que vivem na Floresta Amazônica estão ameaçados de extinção, desde mamíferos, peixes, aves e anfíbios.
Algumas das principais causas são: o desequilíbrio ambiental; a caça e pesca predatória; a poluição do solo, do ar e da água; alterações climáticas; tráfico de animais; e perda ou fragmentação dos habitats.
Vale lembrar que a Floresta Amazônica, em especial, possui uma função ambiental muito importante. O aumento de animais que compõem a lista de espécies em perigo de extinção vem aumentando a cada ano, o que tem gerado grande impacto na fauna brasileira.
Confira abaixo uma lista com 7 animais que apresentam risco de extinção na Amazônia.
1. Peixe-Boi da Amazônia (Trichechus inunguis)
O peixe-boi da Amazônia apresenta risco vulnerável de extinção
O peixe-boi da Amazônia é uma mamífero aquático considerado o menor dos peixes-bois. Ele habita rios e lagos da água doce na Amazônia.
Ele desempenha um importante papel ecológico no meio em que vive, pois sua alimentação baseada em plantas que ficam na superfície dos rios, impede que as mesmas se proliferem e diminua a intensidade dos raios solares na água.
Este animal está classificado como vulnerável pelo Livro Vermelho do ICMBio (2016), sendo que o principal motivo do risco de extinção é a caça para utilização de sua carne e gordura.
2. Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis)
O boto-cor-de-rosa é uma espécie classificada como em perigo de extinção
O boto-cor-de-rosa é uma espécie endêmica do Brasil, vivendo especialmente dos rios da bacia Amazônica. É considerado o maior golfinho de água doce.
3. Papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea)
O papagaio-de-peito-roxo está classificado como vulnerável risco de extinção
O papagaio-de-peito-roxo é uma ave que vive no território brasileiro e está classificada, segundo o livro vermelho do ICMBio, como vulnerável à extinção.
A principal ameaça para a extinção desta espécie está relacionada à destruição de seu habitat.
4. Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla)
O tamanduá-bandeira apresenta risco vulnerável de extinção
O tamanduá-bandeira não é endêmico do Brasil, porém pode ser encontrado em todos os biomas brasileiros.
Também conhecido como "papa-formigas", ele vem sofrendo com o desmatamento e a diminuição de seu habitat, o que torna um agravante para sua sobrevivência.
Segundo o Livro Vermelho do ICMBio, o tamanduá-bandeira está classificado com risco vulnerável de extinção.
5. Macaco-aranha (Ateles belzebuth)
O macaco-aranha está classificado com risco vulnerável de extinção
O macaco-aranha é uma espécie de primata não endêmica do Brasil, porém ele se tornou residente nos estados do Amazonas e do Roraima.
A caça predatória por indígenas e não indígenas é a principal causa da ameaça de sua extinção. De acordo com o Livro Vermelho publicado pelo ICMBio, o macaco-aranha está classificado como vulnerável.
6. Onça-Pintada (Panthera onca)
A onça-pintada está classificada como vulnerável de extinção
A onça-pintada é um felino que vive na Amazônia, porém também pode ser encontrado no bioma Pantanal.
A perda de habitat devido ao desmatamento, a caça predatória e a fragmentação das populações são as principais ameaçadas de extinção da onça-pintada.
Atualmente, a espécie está classificada como vulnerável seu risco de extinção, de acordo com o Livro Vermelho do ICMBio, publicado em 2016.
7. Gato-do-mato (Leopardus tigrinus)
O gato-do-mato é classificado como em perigo de extinção
O gato-do-mato é um felino que tem ampla incidência no Brasil, porém a espécie vem sofrendo com a fragmentação de seu habitat.
De acordo com o Livro Vermelho publicado pela ICMBio no ano de 2016, o gato-do-mato é classificado como em perigo de extinção.
Atividades:
1 - Leia o texto com atenção e responda as perguntas no caderno.
a) Qual é o assunto do texto?
b) Quais são os animais que aparecem em extinção no texto?
c) Quais são as principais causas que colocam em risco a vida desses animais?
d) O que devemos fazer para conservar o meio ambiente?
2 - Passe as palavras para o singular:
Peixes - mamíferos - aves - anfíbios - animais
3 - Forme frases com as palavras abaixo:
- pesca
- onça-pintada
- boto-cor-de-rosa
- papagaio
Matemática
Faça as atividades de Matemática com muito capricho e atenção! Copie as perguntas e responda no caderno.
FIGURA 1 |
Animais em extinção na Mata Atlântica
FIGURA 2 |
1) Observando a figura 1, responda:
-
a) Quantas pessoas estão na manifestação? b) Este número é par ou ímpar? c) Que número formará se eu acrescentar 1 dezena a este número? d) Qual é o dobro deste número? Lembrando que dobro é só você somar o número mais ele mesmo.
2) Observando a figura 2, faça as atividades abaixo: a) Segundo este gráfico, quantos animais estão ameaçados de extinção na Mata Atlântica?
b) Decomponha este numeral:
_____ centenas + ____ dezenas + ___unidades.
c) - Neste número, o valor posicional do 3 é 300 ou 3 centenas. - O valor posicional do 8 é ______ ou _____dezenas.
- Este número possui _____unidades. d) De acordo com o gráfico, há 250 espécies de animais preservados na Mata Atlântica. - Escreva qual é o antecessor deste número____. - O sucessor deste número é_____.
e) Se eu somar o número de espécies ameaçados de extinção mais o número de espécies preservadas, eu terei o número________.
f) Subtraia o número de espécies de animais ameaçados de extinção, menos o número de espécies de animais preservados. Terei o número______.
g) Escreva como se lê (por extenso). 250_______________________________________________
383_______________________________________________
h) Resolva os probleminhas abaixo: No caderno, faça as operações e dê as respostas:
1) Em uma floresta havia 321 Micos Leões Dourados. Como esta mata era muito preservada, nasceram em 1 ano mais 35 macaquinhos desta espécie. Quantos Micos Leões Dourados a mata passou a ter? |
2) Uma família de 12 Micos Leões Dourados estavam em uma árvore. Chegou uma família de saguis, totalizando 38 macaquinhos em uma árvore. Quantos saguis foram para árvore?
🌳🌳🌳🌳🌳
Ciências
Copie as perguntas e responda no caderno de Ciências:
2) Quanto tempo, os materiais abaixo levam para entrarem em decomposição?
a) vidro
b) filtro de cigarro
c) plástico
d)papel
3) O que pode ser produzido a partir da reciclagem do papel?
4)O que é lixo orgânico?
5) A partir das cores, identifique qual lixo deverá ser colocado na lixeira para fazer a reciclagem corretamente:
a) Marrom
b) Azul
c) Preta
d) Amarela
e) Verde
f) Vermelha
6) Leia a charge e responda:
Explique o que está acontecendo na charge.
Qual é o material que a tartaruga diz confundir com comida?
Como podemos evitar este tipo de poluição?
Desenhe um panfleto informativo com dicas para preservar o meio ambiente.
ARTE
DESENHO COM BOMBRIL
Essa semana vamos aprender uma técnica de pintura utilizando esponja de aço e folhas de revistas.
Os materiais necessários para esta atividade são: uma folha em branco, revista com páginas bem coloridas, um pedaço de bombril e uma tesoura.
Você deve abrir a página que foi recortada da revista e colocá-la em cima da folha em branco. A seguir, use o bombril para esfregar a página da revista, do meio para as beiradas, de forma que a tinta da revista seja aos poucos transferida para a folha em branco.
Você pode criar diversos tipos de arte com essa técnica, como papéis de carta, cartões, paisagens, etc.
Assista o vídeo e veja na prática como fazer essa arte.
Não deixe de nos enviar as fotos da sua atividade!
Bom Trabalho!!!
GEO/HISTÓRIA
O bioma Amazônia abrange a maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica.
A Amazônia Legal inclui os estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Tocantins, Mato Grosso e parte signifcativa do Maranhão. A região se caracteriza por grande variedade e quantidade de espécies da fauna e da flora. Além da Floresta Amazônica, a Amazônia Legal engloba um pouco dos Biomas Cerrado, Pantanal e pequenos trechos de formações vegetais variadas.
Desmatamento na Amazônia Legal
Umas das causas do desmatamento na Amazônia, são: a agropecuária (criação de animais e plantações), a exploração madeireira, a invasão de terras e aberturas de estradas e as queimadas.
O desmatamento deixa problemas econômicos como pobreza, conflitos entre as pessoas , floresta e solo arruinados.
Os ecossistemas e o clima são muito afetados pelo fogo em função de mudanças no ciclo hidrológico (chuvas), na composição da vegetação, da fauna, do solo e da atmosfera. Uma das consequências mais importantes das queimadas é que elas tornam uma área vulnerável a novos incêndios, criando um ciclo vicioso de degradação.
Leia o relato de um indígena e membro da Anistia Internacional do Brasil.
“Para nós, povos indígenas da Amazônia, a floresta é nosso berço de origem e de civilização, e nossa condição de existência, física, cultural e espiritual. A Amazônia é nossa casa, desde sempre. Sua exuberante e gigantesca socio biodiversidade garantiu ao longo dos tempos o surgimento e desenvolvimento de uma enorme diversidade sociocultural de povos, etnias, línguas, saberes, formados atualmente por povos indígenas, comunidades tradicionais, povos da floresta, ribeirinhos. Com essa condição orgulhosa de filhos da floresta, aprendemos ao longo de milhares de anos a conviver com ela, cuidando dela e tirando dela o que precisamos para viver dignamente, sem nunca ter colocado em risco sua exuberância e sustentabilidade existencial.
Foi assim que aprendemos a sentir a Natureza Amazônica como nossa verdadeira Mãe. Mãe, porque a Natureza é nossa fonte de vida, nosso alimento, nossa casa. Ela cuida de nós e nós cuidamos dela.
Para nós, a Natureza, as florestas, os rios e o ar formam um bem comum planetário, de humanos e não humanos. São bens comuns que não podem ser transformados ou tratados como mercadorias ou como propriedades particulares, assim como a Natureza, é uma dádiva ou uma benção”.
Para nós, a Natureza, as florestas, os rios e o ar formam um bem comum planetário, de humanos e não humanos. São bens comuns que não podem ser transformados ou tratados como mercadorias ou como propriedades particulares, assim como a Natureza, é uma dádiva ou uma benção”.
Responda as questões a seguir de acordo com as leituras acima.
1) De qual paisagem brasileira os dois textos tratam?
2) Observe os mapas apresentados. O que eles representam?
3) Escreva em seu caderno os nomes dos estados e suas siglas.
4) Cite as causas do desmatamento na Amazônia?
5) Quais são os problemas deixados pelo desmatamento?
6) Que povo está mais diretamente afetado com a destruição da Amazônia?
7) Por que os índios chamam a Amazônia de “verdadeira mãe”?
VALORIZE E CUIDE DO NOSSO BEM COMUM
Assista ao vídeo abaixo e reflita.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá galera!
Hoje nossa aula vai ser muito bacana e diferente!
Vamos interagir com crianças dos Estados Unidos.
Nesse mundo globalizado nós também fazemos parte.
Aumente o som e vamos suar a camisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.