sábado, 12 de setembro de 2020

MATERIAL DE ESTUDO 2º ANO - PERÍODO DE 14 À 18/09/2020

 




OLÁ CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO, ESPERAMOS QUE VOCÊS E SEUS FAMILIARES ESTEJAM BEM, TOMANDO OS DEVIDOS CUIDADOS PARA EVITAR A COVID-19, PRINCIPALMENTE AGORA QUE A CIDADE ESTÁ MAIS MOVIMENTADA COM A REABERTURA DO COMÉRCIO. ESTE MÊS VAMOS VIVENCIAR UMA MUDANÇA NAS ESTAÇÕES, O INVERNO ACABA E COMEÇA A PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DAS FLORES... 





PARA INÍCIO DE CONVERSA, VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU POR QUE EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO? ESTE VÍDEO NOS AJUDARÁ A ENTENDER, CONFIRA:



VOCÊ DEVE TER REPARADO NO VÍDEO QUE O PLANETA TERRA É DIVIDIDO EM HEMISFÉRIO NORTE E SUL.


IMAGINE QUE O PLANETA TERRA É UMA BOLA OU UMA ESFERA, E QUE UMA LINHA DIVIDE ESSA BOLA EM DUAS PARTES, UMA ACIMA DA LINHA E OUTRA ABAIXO DA LINHA. ESSA LINHA NÃO EXISTE DE VERDADE, ELA É CHAMADA DE “LINHA IMAGINÁRIA DO EQUADOR” PORQUE FOI CRIADA PARA ENTENDER MELHOR O FUNCIONAMENTO DO PLANETA. A IMAGEM MOSTRA ESSA DIVISÃO:

AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM DE FORMA DIFERENTE NO HEMISFÉRIO NORTE E NO HEMISFÉRIO SUL, COMO O NOSSO PAÍS, O BRASIL, ESTÁ NO HEMISFÉRIO SUL, VAMOS PENSAR NAS ESTAÇÕES AQUI NO BRASIL. 

ESSA ÁRVORE PODE SER UM EXEMPLO DE COMO AS PLANTAS SE COMPORTAM EM CADA ESTAÇÃO. PARA PENSAR: QUAIS MUDANÇAS VOCÊ OBSERVA EM CADA ESTAÇÃO?


TEMOS MAIS UM VÍDEO EXPLICANDO SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO, VEJA:



AGORA, VOCÊS IRÃO ASSISTIR A UM VÍDEO DO GRUPO PALAVRA CANTADA COM A MÚSICA “VAI E VEM DAS ESTAÇÕES”:


QUE TAL LER A LETRA PARA AJUDAR A APRENDER A MÚSICA?


VAI E VEM DAS ESTAÇÕES

CANÇÃO DE PALAVRA CANTADA

TODO ANO ELA VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM

VEM PRA PLANTAR, ENFEITAR A FLORESTA

E TODA A NATUREZA ENTRA EM FESTA

PASSARINHOS E ABELHINHAS

JOANINHAS E FLORZINHAS PERFUMADAS

AS CRIANÇAS NAS ESCOLAS

COMEMORAM SUA CHEGADA

PRIMAVERA, PRIMAVERA, PRIMAVERA

PRIMAVERA, PRIMAVERA

TODO ANO ELE VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM

VEM TRAZENDO UM SOL BEM QUENTE

VEM ESQUENTANDO TODA A GENTE

O DIA INTEIRO SE ILUMINA

AS CRIANÇAS SÓ PENSAM NA PISCINA

NAS PRAIAS UM CALOR TOTAL

E PODE ATÉ CAIR UM TEMPORAL

VERÃO, VERÃO, É VERÃO

VERÃO, É VERÃO

TODO ANO ELE VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM

VEM ACALMANDO, VEM RESFRIANDO

É A NATUREZA SE RENOVANDO

OS PARQUES MUDAM O COLORIDO

PARA TONS DE VERMELHO E MARROM

AS FOLHAS CAEM, MAS TEM UM MOTIVO,

RENASCER É SEMPRE BOM

OUTONO, OUTONO, É OUTONO

OUTONO, É OUTONO

TODO ANO ELE VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM

VEM DE MANSINHO SOPRANDO UM VENTINHO

VEM DE SUPETÃO SOPRANDO UM VENTÃO

TUDO ESFRIA E VEM A NEVE

AS PLANTAS APROVEITAM PARA ENTRAR EM GREVE

A PONTA DO NARIZ FICA GELADA

E É BOM AGASALHAR A CRIANÇADA

INVERNO, INVERNO, É INVERNO

INVERNO, É INVERNO



GLOSSÁRIO:

SUPETÃO: MOVIMENTO RÁPIDO E INESPERADO, IMPULSO, REPENTE, SÚBITO.



RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE A MÚSICA:


A) A MÚSICA QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR FALA SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO. ANOTE NO SEU CADERNO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTAÇÃO, DE ACORDO COM A MÚSICA.

B) LOCALIZE NA LETRA DA MÚSICA PALAVRAS COM NH, CH, LH, E ANOTE NO SEU CADERNO.

  • COLOQUE-AS EM ORDEM ALFABÉTICA,

  • SEPARE-AS EM SÍLABAS.

C) QUAL ESTAÇÃO DO ANO É A SUA PREFERIDA? O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NESSA ÉPOCA?

D) AO FALAR SOBRE O INVERNO, A MÚSICA SE REFERE À NEVE. LEIA O TEXTO A SEGUIR SOBRE A FORMAÇÃO DA NEVE:


A NEVE SURGE NAS NUVENS, QUANDO O VAPOR D’ÁGUA SE TRANSFORMA EM GELO.”

FONTE: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-neve-e-geada/

 TEXTO ADAPTADO.

ESSA “FUMAÇA” É UM EXEMPLO DE VAPOR D’ÁGUA.

VEJA TAMBÉM A PERSONAGEM LUNA EXPLICANDO SOBRE A NEVE NESTE CLIPE:


AGORA RESPONDA:

NA REGIÃO EM QUE VOCÊ MORA JÁ NEVOU? POR QUE VOCÊ ACHA QUE A NEVE CAI EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO E EM OUTROS NÃO?

E) OBSERVE A TABELA:


INÍCIO DAS ESTAÇÕES DO ANO NO HEMISFÉRIO SUL


ESTAÇÃO DO ANO

INÍCIO

OUTONO

20 DE MARÇO DE 2020

INVERNO

20 DE JUNHO DE 2020

PRIMAVERA

22 DE SETEMBRO DE 2020

VERÃO

21 DE DEZEMBRO DE 2020

   FONTE: HTTPS://WWW.GOOGLE.COM/AMP/S/M.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/AMP/GEOGRAFIA/ESTACOES-ANO.HTM

COPIE O TEXTO NO SEU CADERNO PREENCHENDO AS LINHAS COM AS INFORMAÇÕES DA TABELA ACIMA:


ESTAMOS NO MÊS DE ___________________, NESSE MÊS PASSAMOS POR DUAS ESTAÇÕES, O ____________________ ACABA E COMEÇA A _____________________. A ________________ VAI DURAR ________ MESES, ELA ACABARÁ NO MÊS DE _____________.


VOCÊ JÁ SABE QUE ESTAMOS NOS ÚLTIMOS DIAS DO INVERNO E A PRIMAVERA COMEÇARÁ EM BREVE. ESCREVA UMA CARTA PARA UM AMIGO OU PARENTE EXPLICANDO COMO FOI O INVERNO PRA VOCÊ E QUAIS SUAS EXPECTATIVAS PARA A PRIMAVERA.

PARA ISSO, VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE CARTA PESSOAL.


  • QUEM ESCREVE A CARTA É O REMETENTE.

  • QUEM RECEBERÁ A CARTA É O DESTINATÁRIO.

  • A CARTA DEVE SER INICIADA COM O NOME DA CIDADE EM QUE O REMETENTE ESTÁ E A DATA.

  • O REMETENTE FAZ UM CUMPRIMENTO AO SEU DESTINATÁRIO.

  • EM SEGUIDA VEM A MENSAGEM, O QUE VOCÊ QUER COMUNICAR À OUTRA PESSOA.

  • DEPOIS HÁ UMA FRASE DE DESPEDIDA.

  • POR ÚLTIMO, O REMETENTE ASSINA A CARTA.


VEJA UM EXEMPLO DE CARTA PESSOAL. 

SE TIVER OPORTUNIDADE, ENTREGUE A CARTA PARA O DESTINATÁRIO. QUANDO O DESTINATÁRIO MORA LONGE, É PRECISO USAR O SERVIÇO DOS CORREIOS, USANDO UM ENVELOPE.


  • ATRÁS DO ENVELOPE É ONDE VOCÊ COLOCA O NOME E O ENDEREÇO DO DESTINATÁRIO (QUEM VAI RECEBER A CARTA).


  • NA FRENTE DO ENVELOPE VÊM OS DADOS DO REMETENTE, OU SEJA, SEU NOME E ENDEREÇO. 

VEJA UM EXEMPLO DE COMO PREENCHER UM ENVELOPE: 


LEIA O TEXTO SOBRE UM PÁSSARO:




OS BEIJA-FLORES PODEM VIVER DE CINCO A OITO ANOS, MAS SAIBA QUE ELES SE ENCONTRAM AMEAÇADOS PELA DESTRUIÇÃO DE SEUS AMBIENTES NATURAIS. NAS CIDADES, O PLANTIO DE FLORES RICAS EM NÉCTAR, COMO HIBISCOS E GRAVATÁS, E O USO DE GARRAFINHAS COM ÁGUA AÇUCARADA EM PARQUES E JARDINS SÃO MEDIDAS SIMPLES QUE PERMITEM A PRESENÇA DE UM BEIJA-FLOR. SE VOCÊ QUISER RECEBER UMA VISITA DELE, BASTA TER UMA DESSAS GARRAFINHAS PENDURADAS NA VARANDA DA SUA CASA OU ATÉ MESMO NA JANELA DO SEU QUARTO. ANOTE AÍ A RECEITA: MISTURE DE QUATRO A SEIS PARTES DE ÁGUA COM UMA PARTE DE AÇÚCAR NÃO REFINADO. A CADA DOIS DIAS, JOGUE FORA A MISTURA ANTERIOR, LAVE A GARRAFINHA E PREPARE UMA NOVA.

FONTE: HTTP://CHC.ORG.BR/BEIJA-FLORES-BALE-NO-AR/

COPIE AS FRASES NO CADERNO, INDICANDO (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.

DE ACORDO COM O TEXTO:

( ) A RECEITA DESSE TEXTO É PARA AS PESSOAS APRENDEREM A FAZER UM DELICIOSO DOCE.

( ) ESSA RECEITA ATRAI OS BEIJA-FLORES NAS CIDADES ONDE HÁ POUCAS FLORES.

( ) É MAIS FÁCIL VER UM BEIJA-FLOR NUMA CIDADE FLORIDA DO QUE NUMA CIDADE SEM FLORES. 



OBA, MATEMÁTICA!

A) DESENHE 4 ANIMAIS, EM ORDEM DE TAMANHO, DO MAIOR PARA O MENOR.


B)DESENHE 4 MEMBROS DA SUA FAMÍLIA, EM ORDEM DE TAMANHO, DO MENOR PARA O MAIOR. 


C) CONVIDE ALGUM ADULTO DA SUA FAMÍLIA PARA TE AJUDAR A MEDIR A FRENTE DA CASA ONDE VOCÊ MORA. UTILIZEM PASSOS COMO FERRAMENTA DE MEDIÇÃO.

  • QUANTOS PASSOS VOCÊ DEU PARA MEDIR A FRENTE DA SUA CASA?

  • PEÇA O ADULTO PARA MEDIR. QUANTOS PASSOS ELE DEU PARA MEDIR A FRENTE DA CASA?

  • A QUANTIDADE DE PASSOS FOI IGUAL? JUSTIFIQUE


D) VEJA NA TABELA ABAIXO O NÚMERO DE PROFESSORES QUE ESTAVAM NA ESCOLA DURANTE UMA SEMANA.

DIA DA SEMANA

PROFESSORES

SEGUNDA

4

TERÇA

5

QUARTA

6

QUINTA

3

SEXTA

4


  • QUAL O DIA DA SEMANA COM MAIOR NÚMERO DE PROFESSORES?

  • QUARTA TEVE QUANTOS PROFESSORES A MAIS DO QUE QUINTA?

  • EM QUAIS DIAS HOUVE EMPATE NA QUANTIDADE DE PROFESSORES?

  • TERÇA TEVE QUANTOS PROFESSORES A MENOS DO QUE QUARTA?


LEIA O TEXTO:

UNIDADES E DEZENAS


NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É O SISTEMA DECIMAL, UMA VEZ QUE CONTAMOS AGRUPANDO 10 EM 10. DECIMAL VEM DO LATIM, DECEM QUE SIGNIFICA DEZ. INVENTADO PELOS HINDUS E

MELHORADO PELOS ÁRABES, QUE O LEVARAM PARA A EUROPA,

HOJE CONHECIDO COMO SISTEMA INDO-ARÁBICO.


DEZENA

UNIDADE

1

0


ASSISTA AO VÍDEO PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE UNIDADES E DEZENAS.



E) COMPLETE COM AS DEZENAS E UNIDADES. OBSERVE O MODELO:

12- 1 DEZENA E 2 UNIDADES

13-

15-

17-

23-

34-

68-

83-

F) ESCREVA OS NÚMEROS NOS QUADROS DE ACORDO COM O EXEMPLO:

14 

DEZENA

UNIDADE

1

4



18

DEZENA

UNIDADE




31

DEZENA

UNIDADE







47

DEZENA

UNIDADE




54

DEZENA

UNIDADE






DRAMATIZAÇÃO TAMBÉM É ARTE!

A ATIVIDADE DE ARTE DESTA SEMANA É UM CONVITE PARA VOCÊ E SUA FAMILIA FAZER UMA DRAMATIZAÇÃO, UM TEATRINHO, DA MÚSICA “A LINDA ROSA JUVENIL”. NÃO SE PREOCUPE COM FANTASIAIS OU CENÁRIO, USE O QUE VOCÊ TEM EM CASA, O IMPORTANTE É SE DIVERTIR.

ASSISTA AO VÍDEO PARA SE INSPIRAR:





EDUCAÇÃO FÍSICA

CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR DE CORRIDA DOS BICHOS. VALE INVENTAR MOVIMENTOS PARA VÁRIOS BICHOS, POR EXEMPLO, CORRIDA DO GATINHO (ENGATINHANDO) CORRIDA DO SAPO (SALTANDO) CORRIDA DA LAGARTA (ARRASTANDO)... SEGUE UM VÍDEO COM A CORRIDA DO SAPO.



💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚💛






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.