OLÁ CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO, ESPERAMOS QUE VOCÊS E SEUS FAMILIARES ESTEJAM BEM, TOMANDO OS DEVIDOS CUIDADOS PARA EVITAR A COVID-19, PRINCIPALMENTE AGORA QUE A CIDADE ESTÁ MAIS MOVIMENTADA COM A REABERTURA DO COMÉRCIO. ESTE MÊS VAMOS VIVENCIAR UMA MUDANÇA NAS ESTAÇÕES, O INVERNO ACABA E COMEÇA A PRIMAVERA, A ESTAÇÃO DAS FLORES...
PARA INÍCIO DE CONVERSA, VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU POR QUE EXISTEM AS ESTAÇÕES DO ANO? ESTE VÍDEO NOS AJUDARÁ A ENTENDER, CONFIRA:
VOCÊ DEVE TER REPARADO NO VÍDEO QUE O PLANETA TERRA É DIVIDIDO EM HEMISFÉRIO NORTE E SUL.
IMAGINE QUE O PLANETA TERRA É UMA BOLA OU UMA ESFERA, E QUE UMA LINHA DIVIDE ESSA BOLA EM DUAS PARTES, UMA ACIMA DA LINHA E OUTRA ABAIXO DA LINHA. ESSA LINHA NÃO EXISTE DE VERDADE, ELA É CHAMADA DE “LINHA IMAGINÁRIA DO EQUADOR” PORQUE FOI CRIADA PARA ENTENDER MELHOR O FUNCIONAMENTO DO PLANETA. A IMAGEM MOSTRA ESSA DIVISÃO:
AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM DE FORMA DIFERENTE NO HEMISFÉRIO NORTE E NO HEMISFÉRIO SUL, COMO O NOSSO PAÍS, O BRASIL, ESTÁ NO HEMISFÉRIO SUL, VAMOS PENSAR NAS ESTAÇÕES AQUI NO BRASIL.
ESSA ÁRVORE PODE SER UM EXEMPLO DE COMO AS PLANTAS SE COMPORTAM EM CADA ESTAÇÃO. PARA PENSAR: QUAIS MUDANÇAS VOCÊ OBSERVA EM CADA ESTAÇÃO?
TEMOS MAIS UM VÍDEO EXPLICANDO SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO, VEJA:
AGORA, VOCÊS IRÃO ASSISTIR A UM VÍDEO DO GRUPO PALAVRA CANTADA COM A MÚSICA “VAI E VEM DAS ESTAÇÕES”:
VAI E VEM DAS ESTAÇÕES
CANÇÃO DE PALAVRA CANTADA
TODO ANO ELA VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM
VEM PRA PLANTAR, ENFEITAR A FLORESTA
E TODA A NATUREZA ENTRA EM FESTA
PASSARINHOS E ABELHINHAS
JOANINHAS E FLORZINHAS PERFUMADAS
AS CRIANÇAS NAS ESCOLAS
COMEMORAM SUA CHEGADA
PRIMAVERA, PRIMAVERA, PRIMAVERA
PRIMAVERA, PRIMAVERA
TODO ANO ELE VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM
VEM TRAZENDO UM SOL BEM QUENTE
VEM ESQUENTANDO TODA A GENTE
O DIA INTEIRO SE ILUMINA
AS CRIANÇAS SÓ PENSAM NA PISCINA
NAS PRAIAS UM CALOR TOTAL
E PODE ATÉ CAIR UM TEMPORAL
VERÃO, VERÃO, É VERÃO
VERÃO, É VERÃO
TODO ANO ELE VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM
VEM ACALMANDO, VEM RESFRIANDO
É A NATUREZA SE RENOVANDO
OS PARQUES MUDAM O COLORIDO
PARA TONS DE VERMELHO E MARROM
AS FOLHAS CAEM, MAS TEM UM MOTIVO,
RENASCER É SEMPRE BOM
OUTONO, OUTONO, É OUTONO
OUTONO, É OUTONO
TODO ANO ELE VEM E VOLTA NO ANO QUE VEM
VEM DE MANSINHO SOPRANDO UM VENTINHO
VEM DE SUPETÃO SOPRANDO UM VENTÃO
TUDO ESFRIA E VEM A NEVE
AS PLANTAS APROVEITAM PARA ENTRAR EM GREVE
A PONTA DO NARIZ FICA GELADA
E É BOM AGASALHAR A CRIANÇADA
INVERNO, INVERNO, É INVERNO
INVERNO, É INVERNO
GLOSSÁRIO:
SUPETÃO: MOVIMENTO RÁPIDO E INESPERADO, IMPULSO, REPENTE, SÚBITO.
RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE A MÚSICA:
A) A MÚSICA QUE VOCÊ ACABOU DE OUVIR FALA SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO. ANOTE NO SEU CADERNO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA ESTAÇÃO, DE ACORDO COM A MÚSICA.
B) LOCALIZE NA LETRA DA MÚSICA PALAVRAS COM NH, CH, LH, E ANOTE NO SEU CADERNO.
COLOQUE-AS EM ORDEM ALFABÉTICA,
SEPARE-AS EM SÍLABAS.
C) QUAL ESTAÇÃO DO ANO É A SUA PREFERIDA? O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NESSA ÉPOCA?
D) AO FALAR SOBRE O INVERNO, A MÚSICA SE REFERE À NEVE. LEIA O TEXTO A SEGUIR SOBRE A FORMAÇÃO DA NEVE:
“A NEVE SURGE NAS NUVENS, QUANDO O VAPOR D’ÁGUA SE TRANSFORMA EM GELO.”
FONTE: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/qual-a-diferenca-entre-neve-e-geada/
TEXTO ADAPTADO.
ESSA “FUMAÇA” É UM EXEMPLO DE VAPOR D’ÁGUA.
VEJA TAMBÉM A PERSONAGEM LUNA EXPLICANDO SOBRE A NEVE NESTE CLIPE:
AGORA RESPONDA:
NA REGIÃO EM QUE VOCÊ MORA JÁ NEVOU? POR QUE VOCÊ ACHA QUE A NEVE CAI EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO E EM OUTROS NÃO?
E) OBSERVE A TABELA:
INÍCIO DAS ESTAÇÕES DO ANO NO HEMISFÉRIO SUL
ESTAÇÃO DO ANO |
INÍCIO |
OUTONO |
20 DE MARÇO DE 2020 |
INVERNO |
20 DE JUNHO DE 2020 |
PRIMAVERA |
22 DE SETEMBRO DE 2020 |
VERÃO |
21 DE DEZEMBRO DE 2020 |
FONTE: HTTPS://WWW.GOOGLE.COM/AMP/S/M.BRASILESCOLA.UOL.COM.BR/AMP/GEOGRAFIA/ESTACOES-ANO.HTM
COPIE O TEXTO NO SEU CADERNO PREENCHENDO AS LINHAS COM AS INFORMAÇÕES DA TABELA ACIMA:
ESTAMOS NO MÊS DE ___________________, NESSE MÊS PASSAMOS POR DUAS ESTAÇÕES, O ____________________ ACABA E COMEÇA A _____________________. A ________________ VAI DURAR ________ MESES, ELA ACABARÁ NO MÊS DE _____________.
PARA ISSO, VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE CARTA PESSOAL.
QUEM ESCREVE A CARTA É O REMETENTE.
QUEM RECEBERÁ A CARTA É O DESTINATÁRIO.
A CARTA DEVE SER INICIADA COM O NOME DA CIDADE EM QUE O REMETENTE ESTÁ E A DATA.
O REMETENTE FAZ UM CUMPRIMENTO AO SEU DESTINATÁRIO.
EM SEGUIDA VEM A MENSAGEM, O QUE VOCÊ QUER COMUNICAR À OUTRA PESSOA.
DEPOIS HÁ UMA FRASE DE DESPEDIDA.
POR ÚLTIMO, O REMETENTE ASSINA A CARTA.
VEJA UM EXEMPLO DE CARTA PESSOAL.
SE TIVER OPORTUNIDADE, ENTREGUE A CARTA PARA O DESTINATÁRIO. QUANDO O DESTINATÁRIO MORA LONGE, É PRECISO USAR O SERVIÇO DOS CORREIOS, USANDO UM ENVELOPE.
ATRÁS DO ENVELOPE É ONDE VOCÊ COLOCA O NOME E O ENDEREÇO DO DESTINATÁRIO (QUEM VAI RECEBER A CARTA).
NA FRENTE DO ENVELOPE VÊM OS DADOS DO REMETENTE, OU SEJA, SEU NOME E ENDEREÇO.
VEJA UM EXEMPLO DE COMO PREENCHER UM ENVELOPE:
LEIA O TEXTO SOBRE UM PÁSSARO:
OS BEIJA-FLORES PODEM VIVER DE CINCO A OITO ANOS, MAS SAIBA QUE ELES SE ENCONTRAM AMEAÇADOS PELA DESTRUIÇÃO DE SEUS AMBIENTES NATURAIS. NAS CIDADES, O PLANTIO DE FLORES RICAS EM NÉCTAR, COMO HIBISCOS E GRAVATÁS, E O USO DE GARRAFINHAS COM ÁGUA AÇUCARADA EM PARQUES E JARDINS SÃO MEDIDAS SIMPLES QUE PERMITEM A PRESENÇA DE UM BEIJA-FLOR. SE VOCÊ QUISER RECEBER UMA VISITA DELE, BASTA TER UMA DESSAS GARRAFINHAS PENDURADAS NA VARANDA DA SUA CASA OU ATÉ MESMO NA JANELA DO SEU QUARTO. ANOTE AÍ A RECEITA: MISTURE DE QUATRO A SEIS PARTES DE ÁGUA COM UMA PARTE DE AÇÚCAR NÃO REFINADO. A CADA DOIS DIAS, JOGUE FORA A MISTURA ANTERIOR, LAVE A GARRAFINHA E PREPARE UMA NOVA.
COPIE AS FRASES NO CADERNO, INDICANDO (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.
DE ACORDO COM O TEXTO:
( ) A RECEITA DESSE TEXTO É PARA AS PESSOAS APRENDEREM A FAZER UM DELICIOSO DOCE.
( ) ESSA RECEITA ATRAI OS BEIJA-FLORES NAS CIDADES ONDE HÁ POUCAS FLORES.
( ) É MAIS FÁCIL VER UM BEIJA-FLOR NUMA CIDADE FLORIDA DO QUE NUMA CIDADE SEM FLORES.
OBA, MATEMÁTICA!
A) DESENHE 4 ANIMAIS, EM ORDEM DE TAMANHO, DO MAIOR PARA O MENOR.
B)DESENHE 4 MEMBROS DA SUA FAMÍLIA, EM ORDEM DE TAMANHO, DO MENOR PARA O MAIOR.
C) CONVIDE ALGUM ADULTO DA SUA FAMÍLIA PARA TE AJUDAR A MEDIR A FRENTE DA CASA ONDE VOCÊ MORA. UTILIZEM PASSOS COMO FERRAMENTA DE MEDIÇÃO.
QUANTOS PASSOS VOCÊ DEU PARA MEDIR A FRENTE DA SUA CASA?
PEÇA O ADULTO PARA MEDIR. QUANTOS PASSOS ELE DEU PARA MEDIR A FRENTE DA CASA?
A QUANTIDADE DE PASSOS FOI IGUAL? JUSTIFIQUE
D) VEJA NA TABELA ABAIXO O NÚMERO DE PROFESSORES QUE ESTAVAM NA ESCOLA DURANTE UMA SEMANA.
DIA DA SEMANA |
PROFESSORES |
SEGUNDA |
4 |
TERÇA |
5 |
QUARTA |
6 |
QUINTA |
3 |
SEXTA |
4 |
QUAL O DIA DA SEMANA COM MAIOR NÚMERO DE PROFESSORES?
QUARTA TEVE QUANTOS PROFESSORES A MAIS DO QUE QUINTA?
EM QUAIS DIAS HOUVE EMPATE NA QUANTIDADE DE PROFESSORES?
TERÇA TEVE QUANTOS PROFESSORES A MENOS DO QUE QUARTA?
LEIA O TEXTO:
UNIDADES E DEZENAS
NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É O SISTEMA DECIMAL, UMA VEZ QUE CONTAMOS AGRUPANDO 10 EM 10. DECIMAL VEM DO LATIM, DECEM QUE SIGNIFICA DEZ. INVENTADO PELOS HINDUS E
MELHORADO PELOS ÁRABES, QUE O LEVARAM PARA A EUROPA,
HOJE CONHECIDO COMO SISTEMA INDO-ARÁBICO.
DEZENA |
UNIDADE |
1 |
0 |
E) COMPLETE COM AS DEZENAS E UNIDADES. OBSERVE O MODELO:
12- 1 DEZENA E 2 UNIDADES
13-
15-
17-
23-
34-
68-
83-
F) ESCREVA OS NÚMEROS NOS QUADROS DE ACORDO COM O EXEMPLO:
14
DEZENA |
UNIDADE |
1 |
4 |
DEZENA |
UNIDADE |
|
|
31
DEZENA |
UNIDADE |
|
|
47
DEZENA |
UNIDADE |
|
|
54
DEZENA |
UNIDADE |
|
|
DRAMATIZAÇÃO TAMBÉM É ARTE!
A ATIVIDADE DE ARTE DESTA SEMANA É UM CONVITE PARA VOCÊ E SUA FAMILIA FAZER UMA DRAMATIZAÇÃO, UM TEATRINHO, DA MÚSICA “A LINDA ROSA JUVENIL”. NÃO SE PREOCUPE COM FANTASIAIS OU CENÁRIO, USE O QUE VOCÊ TEM EM CASA, O IMPORTANTE É SE DIVERTIR.
ASSISTA AO VÍDEO PARA SE INSPIRAR:
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA BRINCAR DE CORRIDA DOS BICHOS. VALE INVENTAR MOVIMENTOS PARA VÁRIOS BICHOS, POR EXEMPLO, CORRIDA DO GATINHO (ENGATINHANDO) CORRIDA DO SAPO (SALTANDO) CORRIDA DA LAGARTA (ARRASTANDO)... SEGUE UM VÍDEO COM A CORRIDA DO SAPO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante para nós.